Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 15:00

GastrôBahia: O universo do churrasco argentino

por Cris Montenegro

GastrôBahia: O universo do churrasco argentino
Antônio Costaguta | Foto: Divulgação

A parrilla , tradicional técnica de assado argentino, é explorada em seus diferentes e característicos sabores na nova websérie “Na parrilla com Patagonia” , produzida pela Cerveza Patagonia, maior cervejaria craft da Argentina, que traz em sua origem a paixão pelo universo da carne. 

 

Dividida em 12 episódios disponíveis no Instagram, ela conta com a apresentação de 6 mestres parrilleros: Antônio Costaguta, Clarice Chwartzmann, Marcos Livi e Roberta Sudbrack, do Brasil, além de Alejandro Roth e Federico Desseno, da Argentina, que ensinam todo o processo da parrilla , desde a preparação da brasa até a apresentação do alimento, com seis cortes diferentes de carne, vegetais, acompanhamentos e sobremesas. O intuito é mostrar, em formato de curso rápido, como preparar um churrasco argentino perfeito, assim como explorar a experiência pessoal de cada chef com essa técnica, encorajando novos assadores a desbravar esse universo.

 

Nos primeiros episódios, é apresentada a tradição da parrilla em sua origem e a importância do fogo no processo. Em seguida, são preparados diferentes tipos de carnes clássicas: Asado de Tira , Chorizo Ancho , Entraña , Cordero , Vacío e Achurras . Os chefs ainda trazem os vegetais assados na brasa como protagonistas, mostrando a versatilidade da técnica para o preparo de alimentos. Por fim, são ensinadas receitas de Empanada , uma massa recheada e assada; Provoleta , queijo provolone na brasa; Chimichurri , tradicional tempero argentino, além de uma panqueca de doce de leite e frutas vermelhas como opção de sobremesa.

 

“Temos com a parrilla uma grande aliada para os sabores de nossas cervejas. A Cerveza Patagonia quer estar perto de quem curte comer, beber, viajar e se aventurar, seja nas montanhas ou até mesmo na cozinha. Por isso, reunimos um conteúdo que tem tudo a ver com o nosso público, para conversar e interagir. Essa websérie nos permitiu mostrar uma tradição tão especial da Argentina, nosso ponto de origem e fonte de inspiração”, explica Guilherme Almeida, brand manager da cervejaria no Brasil.  Todos os episódios, com média de três minutos cada, já estão disponíveis no Instagram da Cerveza Patagonia (@cervezapatagonia.br), em formato para IGTV.

Histórico de Conteúdo