BN HQ: Panini anuncia edição definitiva de Crise nas Infinitas Terras
por Edimario Duplat (edimarioduplat@bahianoticias.com.br)

Lançada originalmente entre 1985 e 1986, Crise nas Infinitas Terras tem roteiro de Marv Wolfman e arte de George Pérez e nos conta de uma força misteriosa que passa a destruir universos e ameaça os principais mundos onde vivem os heróis da DC Comics. Em uma ação orquestrada, superseres de todas as realidades são convocados por tudo que conhecem, mesmo que para isso um grande sacrifício precise ser realizado pelo bem da própria existência.
A história por trás da história
Falar sobre Crise das Infinitas Terras é também contar a história da própria DC Comics. Criada na década de 30, a editora sempre foi uma referência no âmbito dos super-heróis, criando ícones como Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Mesmo após o final da Era de Ouro dos Quadrinhos, a empresa conseguiu manter os seus principais títulos e revitalizou outros –criando novas versões de personagens como Flash e Lanterna Verde, por exemplo – intensificando a mitologia desse estilo de história em quadrinhos.
Ao longo dos anos, a sede por novas e instigantes histórias fizeram com que os criadores da empresa procurassem mais do que a criação de novos personagens. Em Flash Comics #123, o encontro entre as duas encarnações do personagem (Jay Garrick, da década de 40, e Barry Allen dos anos 50) estimulou a revitalização de tudo que tinha sido criado anteriormente como um universo distinto daquele que era publicado na época. Com grande interesse do público sobre o tema, outras histórias foram levando a descoberta de novos mundos que brincavam com versões dos já conhecidos heróis ou até assimilavam protagonistas de outras editoras que eram adquiridas pela DC.
Os primeiros encontros entre os personagens da
Terra-1 (Liga da Justiça) e Terra-2 (Sociedade da Justiça)
No decorrer da década de 60 e 70, até o início dos anos 80, as extensas versões de um mesmo personagem e um número infinito de universos fez com que a confusão tomasse conta das histórias da Dectetive Comics. Em uma crise sem precedentes, quase sendo adquirida pela Marvel, a sua maior concorrente no momento, foi tomada a decisão de reformular aquele grande número de personagens e dar um pouco de coerência para o entendimento dos fãs. Dessa maneira, Crise nas Infinitas Terras funciona como uma mega-saga que se despede do passado e abre as portas da editora para um novo tempo, colocando nas páginas da história um teste de fogo para a sobrevivência dos super-heróis para um novo mundo.
Apesar de anos depois o conceito do Multiverso ter sido retomado, Crise é um conto atemporal que demonstra de forma magistral o verdadeiro épico ao qual todos os heróis estão prontos para enfrentar.
Crise nas Infinitas Terras sairá no formato 18,5 x 27,5 cm, com 464 páginas e capa dura, ao preço de R$ 115,00.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Os impactos da eventual candidatura de João Roma ao governo da Bahia
Pouco depois de assumir o Ministério da Cidadania, o deputado federal João Roma (Republicanos) surgiu como um possível candidato ao governo da Bahia. Neste cenário, ele seria o representante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa, dando palanque para o mandatário no estado. Roma ressalta que isso nunca foi discutido com Bolsonaro, mas o assunto persiste, então o episódio 73 do Terceiro Turno recupera os passos que o levaram ao cargo de ministro e discute os impactos que essa eventual candidatura teria no pleito para o governo baiano. Apresentado pelos jornalistas Jade Coelho, Bruno Luiz e Ailma Teixeira, o episódio ainda conta com a participação do cientista político Cláudio André.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Lula apto para 2022 influencia cena nacional e disputa na Bahia, gostemos ou não
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve destaque no noticiário da última semana e tende a manter os níveis de atenção na que se inicia. Depois de ter anuladas as condenações contra ele, o que o coloca como um potencial candidato em 2022, os olhos se mantêm no Supremo Tribunal Federal durante a discussão sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para julgar o petista. Independente do resultado sobre a atuação de Moro, Lula de volta à cena mexe com qualquer configuração prevista para o pleito do próximo ano - e não apenas no plano federal.
Buscar
Enquete
Artigos
Meus Deus! 36 meses é muito tempo
Essa foi a reação que tive ao saber que o Ministério da Saúde trabalha com um planejamento de ações para os próximos três anos visando vacinar, prevenir, tratar e cuidar das pessoas atingidas pelo vírus causador da Covid-19. A informação foi revelada pelo Dr. Lauricio Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) do Ministério, em reunião com os deputados estaduais e distritais representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) na última terça-feira (13).