Terça, 24 de Abril de 2018 - 21:50

Data do episódio final de 'Sense8' é divulgado pela Netflix

por Estadão Contúdo

Data do episódio final de 'Sense8' é divulgado pela Netflix
Foto: Reprodução / Twitter

Avise seu cluster: a Netflix anunciou nesta terça-feira (24), a data de lançamento do último episódio da série Sense8. O episódio derradeiro estará disponível na plataforma de streaming a partir do dia 8 de junho. "Vidas pessoais são colocadas em segundo plano à medida em que o cluster, seus companheiros e alguns aliados inesperados se reúnem em uma missão de resgate e derrubada da BPO para proteger o futuro de todos os Sensates", diz um informativo da Netflix. A série Sense8 teve duas temporadas, mas foi cancelada em junho de 2017. Inconformados com o episódio final não muito conclusivo da segunda temporada, fãs protestaram nas redes sociais e até criaram petições públicas. A comoção foi tanta que a Netflix acabou cedendo em produzir um último episódio especial de duas horas, que agora ganhou data de estreia. Seu lançamento será global.

 

Queixa-crime de Caetano Veloso contra Feliciano ganha parecer favorável da PGR
Foto: Divulgação

A Procuradora Geral da República, Raquel Dodge deu parecer favorável para que a queixa-crime proposta por Caetano Veloso contra o deputado Marco Feliciano seja recebida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo informações do O Globo, a ação foi aberta em dezembro pelo cantor após Feliciano chama-lo de “pedófilo”. O deputado fez a ofensa depois que Caetano defendeu a performance realizada no MAM-SP em dezembro de 2017, em que um dos atores se encontrava nu e foi filmado sendo tocado na perna por uma criança. Após o cantor baiano se pronunciar, Feliciano postou em suas redes sociais ofensas ao mesmo, como por exemplo: “Em inúmeros sites na internet você vai encontrar ele dizendo que tirou a virgindade de uma menina de 13 anos de idade na festa de 40 anos dele. Todos sabemos que isso é crime, é estupro de vulnerável, é pedofilia...”. A PGR afirmou que a imunidade parlamentar não inclui esse tipo de manifestação e caracterizou o caso como “crime de difamação”. O relator do processo será Luís Roberto Barroso. O advogado de Caetano, Ticiano Figueiredo comentou sobre a decisão da PGR, utilizando nomes de algumas músicas conhecidas do artista: Nessas horas Raquel mostra que “é linda”, que esse caso não é “qualquer coisa”, que Feliciano não ficará berrando como um “leaozinho” tampouco fará um “panis et circensis” no Congresso nem em “Sampa”. Eis o encontro da mais “fina estampa”, da “beleza pura” do direito. Nessas horas eu vejo que a PGR “não me ensinou a te esquecer” e agora, com “odara” vamos aguardar o julgamento, esperando colocar fim a essas agressões infundadas, desproporcionais, contra pessoas tão queridas!”.

Filme que retrata o impeachment de Dilma recebe prêmio em festival da Suíça
Foto: Divulgação

“O Processo”, filme que mostra o andamento do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, venceu o prêmio de melhor longa, um dos mais importantes do Festival Internacional de Documentários da Suíça. De acordo com informações do Uol, o longa foi dirigido por Maria Augusta Ramos, que acompanhou a petista por vários meses em Brasília, durante o processo de deposição dela. Sem realizar entrevistas ou intervir nos acontecimentos registrados, foram praticamente 450 horas de material para utilizar na produção. O filme ao ser transmitido na mostra Panorama do Festival de Berlim, segunda mais importante do evento, foi escolhido pelo público do evento como o terceiro melhor documentário. O filme estreou mundialmente em fevereiro, e chega aos cinemas do Brasil no dia 17 de maio.  

Hammer Fitness Club prepara programação especial para Dia Internacional da Dança
Foto: Divulgação

A rede Hammer Fitness Club preparou uma programação especial para comemorar O Dia Internacional da Dança que é celebrado neste domingo (29). O Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) instituiu essa data há 36 anos. A Hammer organizou seu calendário com aulas especiais que conta com os diferentes estilo de dança que estão presentes na academia - FitDance, Forró, Let’s Dance, Zumba e Forró. A programação terá início no dia 25 e vai até o dia 28. Serão ao todo seis aulas, sendo quatro delas na unidade da Rua das Rosas, na Pituba, uma em Patamares e outra na unidade Stella Maris 2 (confira no calendário abaixo). Para o público que tem interesse em participar das aulas e não está matriculado na rede, deve solicitar um Free pass no portal da Hammer (acesse aqui). As vagas para participar gratuitamente são limitadas. 

Alice Braga e Gabriel Leone irão estrelar filme inspirado na canção ‘Eduardo e Mônica’
Foto: Divulgação

Alice Braga e Gabriel Leone serão os protagonistas do filme “Eduardo e Mônica”, inspirado na música da banda Legião Urbana. De acordo com informações da jornalista Maria Fortuna, do O Globo, a dupla foi a primeira a realizar o teste para estrelar o longa, mas com as mudanças de datas do projeto,  eles não estavam conseguindo se organizar para filmar. Com isso, outros atores também realizaram o teste, mas no final o diretor decidiu por Gabriel e Alice. Com produção de Gávea Filmes e Barry Company, sob o comando do diretor René Sampaio, que comandou “Faroeste Caboclo”, filme baseado em outro sucesso da banda, “Eduardo e Mônica” iniciará suas  gravações em junho. 

‘Coisa mais fofa’, vídeo com Caetano Veloso e Milton Nascimento andando de charrete
Foto: Reprodução / Instagram

Caetano Veloso publicou em sua conta do Instagram, um vídeo registrado por sua esposa Paula Lavigne, em que ele aparece ao lado de Milton Nascimento passeando em uma charrete. Paula escreveu como legenda da publicação: “Olha que coisa mais fofa: Caetano Veloso com seu amigo querido, Milton Nascimento na charrete”.  De acordo com o Extra, os artistas estavam na fazenda de Paula, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Milton também compartilhou em suas redes sociais um vídeo, só que este foi dele tocando “Paula e Bebeto”, ao lado de Caetano e Tom e outro post fez um agradecimento: “Foram dias de muita alegria ao lado dessa família da qual temos o privilégio imenso de compartilhar uma linda amizade que só nos enche de orgulho a cada momento vivido! Muito obrigado Caetano Veloso e Paula Lavigne pela receptividade maravilhosa na casa de vocês! Dias inesquecíveis!! Sem falar na companhia dos afilhados da Banda Donica e aquela vibração de sempre!!Vocês são incríveis!!”.

 

 

 

‘De Um Tudo’ encerra temporada neste sábado na Casa do Comércio
Foto: Divulgação

Chega ao fim, neste sábado (28), às 20h, a temporada 2018 do espetáculo “De Um Tudo” no Teatro Sesc Casa do Comércio. Dirigida por Fernando Guerreiro, a montagem faz um mergulho no cotidiano, retratando de forma satírica e bem humorada a identidade baiana, para além dos rótulos. No elenco, Ana Mametto, Alexandre Moreira, Denise Correia, Diogo Lopes Filho, José Carlos Júnior e o cantor e compositor Gerônimo Santana, que assina as canções inéditas que compõem o espetáculo. A direção musical é de Yacoce Simões, que também é responsável pelos arranjos e pela execução das músicas durante toda a peça.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Espetáculo Musical “De Um Tudo” 
QUANDO: Sábado, 28 de abril, às 20h
ONDE: Teatro Sesc Casa do Comércio – Salvador (BA)
VALOR: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Escritora baiana Betty Coelho recebe homenagem da Biblioteca Juracy Magalhães Jr
Foto: Eloi Corrêa / GOVBA

A escritora baiana Betty Coelho recebe uma homenagem na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, situada no bairro do Rio Vermelho, às 15h desta quarta-feira, 25 de abril, dia de seu aniversário de 95 anos. Jurada do prêmio Jabuti e membro da Fundação Nacional do livro infantil e Juvenil, Betty Coelho formou diversas gerações contando histórias. No evento comemorativo não será diferente, durante o evento serão transmitidos pela oralidade os livros “O Contador de pensamentos”, de Monika Feth e Antoni Boratynski; “O Contador de pensamentos”, de Monika Feth e Antoni Boratynski e “Quem aprecia o belo, rejeita o mal”, da própria Betty. “Homenagear Betty Coelho é uma demonstração de respeito e carinho por uma escritora, que contribuiu para divulgar a arte de contar histórias, despertando o imaginário e o hábito pela leitura de crianças e adultos”, avalia Débora Leitão, diretora da biblioteca.  

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Homenagem à contadora de história e escritora Betty Coelho
QUANDO: Quarta-feira, 25 de abril, às 15h
ONDE: Biblioteca Juracy Magalhães Jr – Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: Grátis

‘Contipurânia’: Nara Couto lança novo EP nas plataformas digitais nesta sexta
Foto: Fernanda Maia / Divulgação

Com passagens pela Orquestra Afrosinfônica e pelo Bale? Folclórico da Bahia, a cantora, dançarina e pesquisadora baiana Nara Couto lança, nesta sexta-feira (27) seu novo EP: “Contipurânia”. O disco, que estará disponível nas principais plataformas digitais, faz referência à cultura oral, evidenciando a forma com que os antepassados africanos pronunciavam as palavras portuguesas ao chegarem ao Brasil. Na visão da artista, a expressão que dá nome ao EP carrega ancestralidade, mas também é a mistura e o diálogo com o novo e com seu desejo de misturar o tradicional e o pop. O disco conta com cinco faixas: “Brilho do Mar” (Maurício Faísca e Leandro Oliveira); “Filho de Rei” (Mateus Aleluia), “Diplomacia” (Batatinha e J. Luna), “Fósforo” (Rafael Mike e Pedro Breder), além de “Linda e Preta” (Jarbas Bittencourt). A  artista falou para o Bahia Notícias sobre a sua relação com o novo projeto: "Assim como o Ep eu também tenho contipurânia na minha essência, preservando e cultuando a ancestralidade e ao mesmo tempo dialogando e experimentando o novo, novas texturas, sons, cores, movimento, criando um projeto artístico afrotranscendete. Esse DNA contipurânio se reflete nas canções e seus compositores, todos vivenciam o ancestralidade e a modernidade". 

Após 8 edições, CachoeiraDoc anuncia ‘pausa’ este ano por falta de patrocínio
Foto: Divulgação

Há oito edições movimentando a cena cultural no Recôncavo baiano, o CachoeiraDoc será descontinuado este ano, por falta de patrocínio. “As forças nefastas se alastram, o golpe se adensa e, perplexos, vamos reajustando nossas crenças, buscando caminhos para restaurar nossa capacidade de reação. Certamente, não há momento pior para anunciarmos que, este ano, o CachoeiraDoc não se realizará”, anunciou a produção do festival, por meio das redes sociais. A organização explica que no primeiro ano, 2010, o projeto teve apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e que a partir de 2013 foi contemplado pelo edital de eventos calendarizados, garantindo sua realização por quatro edições. Após este período, na segunda convocatória, no entanto, o CachoeiraDoc não foi contemplado sequer como suplente. "Apesar das solicitações feitas [à Secult], ainda aguardamos um parecer para que sejam compreendidos os motivos", diz o texto. “Neste mesmo ano, concorremos e fomos contemplados pelo edital setorial de audiovisual que assegurou a realização do evento em 2017. Desde então, não foram lançados, pelo Governo do Estado da Bahia, novos editais setoriais de modo que se tornou inviável contarmos com os recursos que assegurou nossa existência até aqui e, portanto, mantermos o cronograma de realização do CachoeiraDoc”, argumenta a organização do evento, destacando a dificuldade de conseguir apoio junto à iniciativa privada e também do governo federal. “Entre as grandes empresas que patrocinam cultura no país não se aposta em festival de documentário numa cidade do interior do nordeste brasileiro cujo retorno midiático não é garantido. As linhas de financiamento federal parecem seguir a mesma lógica comercial, o último edital da SAV para festivais, por exemplo, exige um retorno financeiro do investimento, inviável para um evento como o nosso”, criticam, afirmando que diante da situação “uma pausa se impôs e o primeiro e mais importante evento do Nordeste dedicado ao documentário está sob o risco de desaparecimento”. O texto destacou ainda a importância do festival para o desenvolvimento regional, ao longo de seus oito anos: “O CachoeiraDoc tem acontecido em dos raros cinemas de rua em operação no interior do estado da Bahia, reunindo estudantes, pesquisadores, cineastas, artistas, comerciantes, professoras, para assistir filmes de todo o Brasil, debater e pensar a vida através do cinema. Ao mesmo tempo em que desenvolveu projetos de extensão para as comunidades locais, o CachoeiraDoc fez de Cachoeira um lugar de encontros e intercâmbios, de onde se tem interrogado e instigado o cinema produzido no Brasil, colocando a Bahia na rota dos eventos cinematográficos mais respeitados do país”. 

 

O anúncio foi recebido com consternação pelo público, além der profissionais e artistas do audiovisual. "Muito triste! Estamos na mesma situação!", comentou o cineasta ipiauense Edson Bastos, idealizador do FECIBA - Festival de Cinema Baiano. “A cada dia vejo o poder político e aqueles que governam nosso Brasil, fazer merda e me entristece ver um evento tão lindo e importante como o CachoeiraDoc não ser realizado. E eu me pergunto Aonde esse Fundo de Cultura da Secretária de Cultura do Estado da Bahia está sento usado?”, questionou o ator e dançarino Alderivo Amorim.

Cerca de uma semana após fim do Rappa, Marcelo Falcão inicia gravações de disco solo
Foto: Divulgação

Pouco mais de uma semana após o último show do grupo O Rappa, ocorrido no dia 15 de abril, o ex-vocalista Marcelo Falcão acaba de entrar em estúdio para começar a gravar seu primeiro disco solo. De acordo com informações do G1, as gravações acontecem no Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, sob produção de Felipe Rodarte. Ainda segundo a publicação, para evitar comparações, o novo trabalho do cantor e compositor deve se distanciar do estilo do Rappa e ser mais alinhado à música pop produzida e consumida atualmente no Brasil.

Martinho da Vila pede autorização para visitar Lula: ‘Quero ir lá dar um abração nele’
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Martinho da Vila fez uma solicitação formal à juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal, para ter autorização de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sala prédio da Polícia Federal, em Curitiba, onde o petista está preso. “Excelentíssima senhora juíza. Saudações. Gostaria de fazer uma visita ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva com minha esposa Clediomar Ferreira. Trata-se de uma visita de amizade, sem conotações políticas. Isto posto, solicito autorização. Antecipadamente grato, Martinho da Vila”, diz o documento enviado nesta segunda-feira (23). “Quero ir lá (na prisão da PF) dar um abração nele. Se você é meu amigo e tiver algum problema eu tenho a obrigação de lhe dar o meu conforto. Só isso, um abraço de conforto que eu quero dar no Lula”, explicou o músico, ao Estadão. De acordo com informações do jornal, a magistrada ainda não deu uma resposta a Martinho da Vila, mas na segunda, mesmo dia do pedido, ela recusou uma solicitação de visita realizada por parlamentares e amigos de Lula. 

 

Confira a solicitação enviada pelo músico:

Terça, 24 de Abril de 2018 - 09:50

Com mais de 20 heróis, novo 'Vingadores' quer ser o maior filme do gênero

por Pedro Antunes | Estadão Conteúdo

Com mais de 20 heróis, novo 'Vingadores' quer ser o maior filme do gênero
Foto: Divulgação

Quando escalou Robert Downey Jr. para o papel de Homem de Ferro, a pedido do diretor do filme do herói Jon Favreau, a ideia da construção de todo um universo cinematográfico baseado nas histórias em quadrinhos da editora Marvel, era uma loucura. A própria escalação do ator, então de 43 anos, para interpretar um personagem que era importante para os quadrinhos, mas não tinha a mesma importância - dentro do que se entendia como cultura pop naquele fim de anos 2000 - de nomes como Homem Aranha, os X-Men, Wolverine, entre outros. Depois de se salvar da falência vendendo os direitos dos seus grandes personagens para outros estúdios, em 1990, Tony Stark e a versão de Downey Jr. era o que a Marvel tinha em mãos naquele ano de 2008. Numa união de timing (os filmes de heróis estavam, enfim, sendo aceitos após os sucessos de outros estúdios, como a trilogia de X-Men, da Fox, Homem-Aranha, da Sony, e Batman, da Warner), com uma dose de humor ainda não usada pela concorrência e a promessa, numa cena escondida depois dos créditos, de que a aventura se expandiria para formar o supergrupo Vingadores, o estúdio se estabeleceu como a principal força do segmento de super-heróis na tela grande.

Uma década depois, às vésperas da estreia de "Vingadores: Guerra Infinita", a história já é outra. Com um orçamento de aproximadamente US$ 300 milhões, segundo o Wall Street Journal, o longa é o segundo mais caro da história - atrás apenas de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, de 2011, cujo custo ultrapassou os US$ 378,5 milhões -, o terceiro filme d'Vingadores também é o mais superlativo projeto dentre os longas dos personagens de quadrinhos. São, pelo menos, 28 personagens de destaque - que tiveram seus próprios filmes solo ou eram importantes para seus núcleos. Guerra Infinita, filme que estreia nesta quinta-feira (26), nos cinemas brasileiros, é o resultado da união de personagens acumulados pela Marvel ao longo de 19 filmes - estes compõem o que se convencionou a chamar de Universo Cinematográfico da Marvel já que, como nas HQs, as histórias são correlacionadas. E, tal qual nos quadrinhos, a união dessas figuras se dá diante de uma ameaça grande demais para qualquer um deles. O vilão da vez é Thanos, interpretado por Josh Brolin, uma ameaça ultra poderosa cinda do espaço, cuja presença tem sido constante nos filmes da companhia. Alguns mais, outros menos, os filmes da Marvel giram em torno de seis pedras precisas chamadas Joias do Poder espalhadas pela galáxia. Quem dominar as seis terá poderes inimagináveis - e é o que Thanos quer.


Elenco inflado
Dentre vantagens de se ter tantos companheiros de cena, para Chris Pratt, o Peter Quill/StarLord de Guardiões da Galáxia, que passa a integrar também Vingadores neste filme, está a possibilidade de não precisar girar o mundo na promoção do filme. "Cada vingador foi enviado para um País diferente", brinca ele, na passagem por São Paulo, no início do mês. "Eu tive a sorte de vir para o Brasil. Depois daqui, vou direto para Los Angeles e só" De fato, Pratt parece ter se divertido durante os dois dias nos quais esteve por aqui - leia mais no texto ao lado. Ele é o protagonista dos filmes dos Guardiões da Galáxia, um grupo de foras da lei de bom coração que percorrem o espaço e, mesmo pouco conhecido fora do nicho dos fanáticos por quadrinhos, tornou-se queridinho ao estrear nos cinemas em 2014. Foi durante as histórias dos dois filmes de Pratt e companhia que a ameaça de Thanos pode ser mais sentida.

Eles, Guardiões, formavam o "núcleo do espaço", que acabou se unindo com o herói Thor, desde o seu terceiro filme, Ragnarok, lançado no ano passado. Tony Stark, o Homem de Ferro, lidera o que se entende como "núcleo terrestre" e principal alvo da busca de Thanos pelas tais Joias. "São grupos diferentes, mas que se unem para derrotar esse inimigo em comum", explica Pratt. Diante de um time tão inchado de heróis, contudo, há quem se preocupe com a falta de arcos próprios para tantos personagens. "Entendo essa questão", defende Pratt. "Mas o que eu posso dizer é que sim, vamos ver a evolução desses personagens."

Olodum celebra aniversário de 39 anos com festa no Pelourinho neste domingo 
Foto: Magali Moraes / Divulgação

Tendo como tema "Tributo a Ranavalona III" – Ravalona III foi a última soberana do Reino de Madagascar -, o Olodum celebra seu aniversário de 39 anos com festa, neste domingo (29), a partir das 14h, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. No repertório do show, canções que marcaram a história do grupo de samba reggae, desde "Egito Madagascar", primeiro LP lançado. “Eu Falei Faraó”, “Faraó”; “Avisá Lá”; “Rosa”; “Alegria Geral”; “Vem Meu Amor”; “Berimbau”; “Madagascar Olodum”; “Ladeira do Pelô”; “Protesto Olodum”; “Canto ao Pescador”; “Deusa do Amor” e “Jeito Faceiro”, estão entre as canções que não irão faltar no setlist. 

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Aniversário do Olodum - "Tributo a Ranavalona III"
QUANDO: Domingo, 29 de abril, às 14h
ONDE: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 50 (meia promocional)

Centro de Documentação da Ufba irá abrigar arquivos históricos das lutas estudantis
Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) acaba de receber a custódia dos arquivos históricos do Diretório Central de Estudantes (DCE), com os registros da atividade e lutas do movimento estudantil. A partir de agora, o material integrará os arquivos da Ufba e será guardado no Centro de Documentação, localizado na Biblioteca Reitor Macedo Costa, em Ondina. A previsão é de que nos próximos dois meses os documentos sejam tratados e inventariados para ser disponibilizados para consulta pública. “É um material muito rico, que ocupa quase três estantes”, revela a coordenadora do Centro de Memória, Lucileide Cardoso, professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH). Ela explica que o centro foi um desdobramento da Comissão da Verdade na Ufba, que apontou a necessidade da universidade de aprofundar políticas de preservação da memória, resgatando suas lutas contra o regime militar e a atuação do movimento estudantil. Além desse material, o projeto pesquisará o fundo documental da Assessoria Especial de Segurança e Informação (AESI), que atuou durante a ditadura. Há ainda uma terceira frente de trabalho voltada para a história oral, com o objetivo de resgatar depoimentos de lideranças estudantis em diferentes décadas para compor um arquivo de memórias audiovisual.

Teatro Sesc-Senac Pelourinho recebe o espetáculo Gato-Corvo
Foto: Divulgação

Teatro Sesc-Senac Pelourinho recebe o espetáculo inédito Gato-Corvo, na sexta-feira (4), às 19h30. A realização do Coletivo Livre de Espetáculos – Cole, trata do universo sombrio da psique humana, a partir de temas como perversão e outras formas de distúrbios psíquicos. A temporada dura quatro fins de semana, sempre às sextas-feiras e sábados, com encerramento no dia 26 de maio. Gato-Corvo é inspirado no universo literário do autor norte-americano Edgar Allan Poe (1809 – 1849), e aborda temas atuais como violência psicológica, angústia, solidão e alcoolismo. Com texto e encenação de Sandro Souza (Indicado ao Braskem 2015 como revelação em direção teatral), direção musical de Luciano Salvador Bahia, a montagem tem atuação de Evana Jeyssan (Prêmio Braskem de Teatro 2014 como Atriz Revelação) e Érico José (ator e professor doutor da Escola de Teatro da UFBA), sendo Érico também idealizador e produtor, desde 2012, do Cole. Os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 14 a meia entrada. 

 
SERVIÇO
O QUÊ: Gato-Corvo
QUANDO: Sextas e Sábados, 4 a 26 de maio, às 19h30
ONDE: Teatro SESC-SENAC Pelourinho
VALOR: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Segunda, 23 de Abril de 2018 - 20:50

'Melhor base de fãs do mundo', diz Nicki Minaj no Twitter confirmando que vem ao Brasil

por Estadão Contúdo

'Melhor base de fãs do mundo', diz Nicki Minaj no Twitter confirmando que vem ao Brasil
Foto: Divulgação / Getty Images

A cantora Nicki Minaj deu um forte indício de que planeja vir em breve ao Brasil em suas redes sociais. "Sim, Brasil. Eu prometi a vocês. Estou indo a todos os lugares, pessoal, por favor não me perguntem sobre locais específicos. Vocês são a melhor base de fãs no mundo. Apenas saibam que Chun tem vocês", escreveu a cantora em seu Twitter, em resposta a um fã brasileiro que pedia para ela não esquecer do País. "Estamos esperando para vê-la há anos", destacou o fã. Posteriormente, Nicki retuitou uma mensagem enviada por outro fã que trazia uma bandeira do Brasil: "Finalmente os brasileiros conhecerão de perto a maior e mais bem sucedida rapper mulher de todos os tempos. Mal posso esperar!". Caso a apresentação venha a se confirmar, seria o primeiro show de Nicki Minaj em território brasileiro.
 

 

 

Centro de Cultura João Gilberto recebe temporada de ‘O Santo e a Porca’
Foto: Divulgação

O Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, recebe o espetáculo “O Santo e a Porca”, baseado na obra de Ariano Suassuna com as máscaras da commedia dell’arte , a partir desta terça-feira (24) até a sexta-feira (27). A peça realizada pela Cia. Acordada está dividida em três atos e traz as características do Movimento Armorial, criado por Suassuna. A comédia narra a historia de Euricão Àrabe, um velho devoto de santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. O espetáculo que estreou em 2016 e participou do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia, foi indicado ao prêmio Braskem de Teatro 2017. Ele ocorre em três horários: às 09h, 10h e 14h e os ingressos custam custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com classificação de 12 anos.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Espetáculo “O Santo e a Porca”
QUANDO: Terça-feira até Sexta-feira, 24 a 27, às 09h, 10h e 14h
ONDE: Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, Bahia
VALOR: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Hospital Martagão Gesteira realiza III Jantar do Bem, com show de Mariene de Castro
Foto: Divulgação

O Hospital Martagão Gesteira realiza, no dia 6 de junho, a terceira edição do Jantar do Bem. O evento beneficente acontecerá no Convento do Carmo, com show de Mariene de Castro. Como nas edições anteriores, os recursos arrecadados serão revertidos para melhorias na unidade hospitalar. No jantar, será lançado um prato artístico em homenagem à artista plástica Eliana Kertész. O evento conta com apoio de Milton Martinelli e do restaurante Bottino. Os valores serão divulgados posteriormente.

Escrito por Almir Oliveira, livro sobre Humberto de Campos é lançado na AL-BA
Foto: Divulgação

Um estudo biográfico do autor maranhense Humberto de Campos, escrito pelo jornalista baiano Almir Oliveira, será lançado na quarta-feira (25), às 16h30, na Assembleia Legislativa da Bahia. O livro “Humberto de Campos – Um Exemplo de Vida” conta a história do menino que aos 14 anos era um simples lavador de garrafas, aos 16 foi trabalhar nos seringais amazônicos e que apesar de ter apenas cursado até o segundo ano primário ainda hoje é considerado, ao lado de Machado de Assis, dos maiores autodidatas brasileiros de todos os tempos, tendo chegado à Academia Brasileira de Letras com apenas 33 anos. Humberto de Campos dedicou-se à poesia, ao conto, foi crítico e pesquisador literário, sobressaindo-se, entretanto, como memorialista e cronista. Mais de vinte anos após sua morte o nome de Humberto de Campos foi o centro de duas questões polêmicas: a primeira, quando do processo movido por seus familiares contra a Federação Espírita Brasileira e Francisco Cândido Xavier, devido aos livros atribuídos a ele e psicografados por intermédio do famoso médium (o capitulo 16 do livro conta essa inédita questão judicial), e o segundo em consequência do escândalo provocado pela publicação de seu "Diário Secreto". Humberto faleceu com apenas 48 anos de idade.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Lançamento do livro "Humberto de Campos – Um Exemplo de Vida”
QUANDO: Quarta-feira, 25 de abril, às 16h30
ONDE: Assembleia Legislativa da Bahia
VALOR: Gratuito

Netflix transmite série animada de 'Velozes e Furiosos', projeto da DreamWorks Animation
Foto: Divulgação

A Netflix irá transmitir uma série animada do filme Velozes e Furiosos. De acordo com informações do Deadline, o projeto é da DreamWorks Animation Television, que tem parceria com o serviço de streaming e já produziu séries de TV para Caçadores de Trolls, Trolls e Voltron. A produção executiva é de Vin Diesel, Chris Morgan e Neal Mortiz, também produtores do filme. A animação irá apresentar Tony Toretto, primo adolescente de Dom Toretto (Vin Diesel), que é recrutado pelo governo para se infiltrar em uma liga profissional de corridas que na verdade serve como uma organização criminosa.  Ainda não foi divulgada uma data para a estreia da série. Veja abaixo a primeira cena: 

 


Foto: Divulgaçãom / Netflix

Segunda, 23 de Abril de 2018 - 16:50

Homem é preso após invadir apartamento de Taylor Swift em Nova York

por Estadão Contúdo

Homem é preso após invadir apartamento de Taylor Swift em Nova York
Foto: Divulgação

A polícia de Nova York prendeu na última sexta-feira (20), um homem que invadiu o apartamento da cantora Taylor Swift no bairro de Tribeca, em Manhattan. Segundo os policiais que atenderam o caso, eles encontraram Roger Alvarado (22), dormindo na cama de Taylor. A cantora não estava no local no momento da invasão. Ele foi autuado pelos crimes de perseguição, arrombamento, vandalismo e invasão de propriedade. Não é a primeira vez que Alvarado é preso tentando invadir o apartamento: no dia 13 de fevereiro ele havia sido preso por arrombar o portão do prédio com uma pá. É a terceira vez só neste mês de abril que um fã obcecado com a cantora é preso tentando invadir alguma propriedade de Taylor Swift. No dia 4, Bruce Rowley foi detido após jogar dinheiro roubado em uma casa da cantora no Estado do Connecticut. Já no dia 17, Julius Sandrock foi preso em Los Angeles após tentar ir até a casa de Taylor em Beverly Hills portando armas, munições e facas.

 

Dedicado à literatura há 5 anos, maestro baiano lança ‘O Príncipe Negro’ em Salvador
Fotos: Divulgação

Dedicado ao mundo literário há cinco anos, o compositor e maestro baiano Hélio Bacelar lança o livro “O Príncipe Negro”, no dia 5 de maio, em Salvador. Publicada pela editora portuguesa Chiado, a obra chega ao Brasil em evento de lançamento na Livraria Cultura do Salvador Shopping, com início às 16h30. "O livro expressa o sofrimento absurdo que causou o escravismo no contexto afro-brasileiro. Mas não é um livro de história ou biográfico, centrado num período. Traz símbolos universais que nos remetem à origem do ser humano, à verdade inconteste que nos expõe a uma realidade preenchida por sentimentos. Os encontros entre Habu e os personagens míticos e místicos podem traduzir uma profunda sessão analítica, num mundo de encantos e desencantos, de amor e desamor, de prisão e liberdade. Sugere uma reflexão de si mesmo numa trajetória entre o nada e a plenitude", diz o prefácio, assinado por Regina Cajazeira. Já o autor classifica a obra como “ficção que contrapõe o Pequeno Príncipe, sem, no entanto linkar com o estrutural no plano da intertextualização”.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Lançamento do livro “O Príncipe Negro” 
QUANDO: Sábado, 5 de maio, às 16h30
ONDE: Livraria Cultura – Salvador Shopping – Salvador (BA)

Segunda, 23 de Abril de 2018 - 15:00

GastrôBahia: Novidade de Skol

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

GastrôBahia: Novidade de Skol
Foto: Divulgação

A cerveja Skol começou o ano mostrando toda a sua leveza ao lançar uma long neck de embalagem transparente. E como transparência e Skol nunca saem de moda, a cerveja resolveu aprimorar ainda mais a sua garrafa. 

 

Todas as long necks de Skol terão agora a tampa pull off. Ou seja, uma tampa que vem com anel, como o das latas, que abre de forma muito mais prática, sem precisar de nenhum utensílio. Além disso, com 275ml, gela muito mais rápido.

 

A nova SKOL foi desenvolvida para refletir todos os atributos e valores da cerveja. 

 

“Essa embalagem mostra o que Skol tem de melhor, um líquido refrescante com a leveza ideal para nossos dias quentes e a nossa paixão por inovação, ao trazer uma tampa diferente, muito mais prática para nossos consumidores. Um convite para se tomar uma cerveja gostosa de beber e agora mais fácil de abrir”, conta Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da cerveja”.

 

As garrafas com a tampa pull off chegam ao mercado a partir de maio e gradativamente substituirão as antigas embalagens de Skol. (Por Cris Montenegro)

Funceb realiza Mostra Audiovisual em Dança na Sala Walter da Silveira
Mostra marca estreia de 'DendÊAR' | Foto: Divulgação

Em celebração ao Mês da Dança, a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) realiza a Mostra Audiovisual em Dança, nesta sexta-feira (27) e no sábado (28), na Sala Walter da Silveira, situada nos Barris, em Salvador. O evento, que conta com sessões gratuitas às 15h e às 17h, marca a estreia do filme "dendÊAR", de Ariana Andrade. Outro destaque da programação é o filme produzido pelos alunos do Curso de Educação Profissional Técnico em Dança da Escola de Dança Funceb de 2017, “Pedaço de Mim”.


Confira a programação:
27 de abril (sexta-feira), às 19h

dendÊAR - Registros. Visões. Portais. (Quilombo do Dendê, BA 2017) - Estreia
Direção: Ariana Andrade

Sensações Contrárias (Recôncavo Baiano, BA 2007)
Direção: Amadeu Alban, Jorge Alencar e Matheus Rocha (Coletivo Dimenti)

KickOnTaish Too? (Salvador, BA 2014)
Direção: Alex Soares (BTCA)

Isso é apenas uma mulher com um pano na cabeça (Salvador, BA 2011)
Direção: Márcio Nonato (Núcleo Vagapara e Domínio Público)

CROP (Salvador, BA 2012)
Direção: Charlene Leal

S/Título (Salvador, BA 2012)
Direção: Priscila Vitório

 

28 de abril (sábado), às 15h
Quem te viu, quem quer te vê: Lia Robatto (Salvador, BA 2014)

Direção: Jorge Silva

Sob Rasura (Salvador, BA 2014)
Direção: Alex Soares (BTCA)

Anda Luz (Salvador, BA 2016)
Direção: Daniela Guimarães e Llano

Filme dos alunos da Escola de Dança Funceb:
O que for, quando for, é o que será o que o é (Salvador, BA 2017)

Direção: Taila Samile, Sauara Santos, Douglas Rodrigues, William Santanna e Reilane Silva

Aurora (Salvador, BA 2017)
Direção: Flávio Bueno, Fernanda Fonseca, Arieli Batista, Luana Fulô e Eron Pimenta

Pedaço de Mim (Salvador, BA 2017)
Direção: Everton Barbosa, Ygor Máximo, Livia Tavares, Jonilson Santos e Alexandre Santos

Hilde (Salvador, BA 2017)
Direção: Sauara Santos

Mirror (Salvador, BA 2017)
Direção: Douglas Rodrigues, Reilane Silva, TailaSamile, William Santana.


28 de abril (sábado), às 17h
Quem te viu, quem quer te vê: Mestre King (Salvador, BA 2014)
Direção: Jorge Silva

Programa de Videodanças:
Memórias de uma Memória, Gretas do Tempo [1 - 6] (Salvador, BA 2014)

Direção: Ivani Santana (BTCA)

Raiz Aérea (Salvador, BA 2015)
Direção: Bel Souza e Patrícia Leal

Carolina Ferraz faz aula-show em Salvador com dicas de culinária
Foto: Divulgação

A atriz Carolina Ferraz, que entre 2014 e 2017 expandiu sua área de atuação no comando do programa “Receitas da Carolina”, desembarca em Salvador para inaugurar uma Varanda Gourmet, no Shopping Barra, no dia 3 de maio. Na ocasião, a artista, que acaba de lançar seu segundo livro “Receitas Na Cozinha com Carolina”, realizará uma aula-show. O evento integra a programação especial em comemoração ao Mês das Mães, que segue até 13 de maio, com cursos, workshops e palestras. 

Juliana Ribeiro faz desabafo e critica ‘racismo institucional’ de funcionário do TRE
Foto: Dora Almeida / Divulgação

A cantora e compositora baiana Juliana Ribeiro usou as redes sociais para fazer um desabafo, nesta segunda-feira (23), criticando o comportamento discriminatório de um servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). “Fui fazer o recadastramento biométrico semana passada. Dei bom dia a todos na sala, e o funcionário me vem com essa: - Bom dia. A senhora pode tirar o torço? Pensei comigo ‘de novo esta história de racismo institucional disfarçado de 'lei'?’. Respirei fundo, sorri sarcasticamente é claro, e respondi sorrindo: - Não, não posso”, lembrou a artista. Segundo ela, o funcionário insistiu na instrução, afirmando que ela teria que retirar o adereço, por ser proibido por lei. Juliana conta, então que pediu que ele lhe apresentasse tal lei, para que pudessem discutir melhor o assunto. “Nessa hora ele me olhou, ficou sem graça e falou: - É que eu estou sem a Lei aqui”, contou a artista, que em seguida retrucou: “Ah, sei... Meu senhor, pela designação federal para documentos, o rosto precisa estar à vista, sem cobrir olhos ou testa. Meu torço ainda ajuda neste sentido, pois retira meu cabelo da face”. Diante do atrito, Juliana conta que duas funcionárias a reconheceram e disseram que ela, de fato, não precisava tirar o torso para fazer a foto. “Sim, sei disso, mas parece que seu colega não está informado sobre isso”, teria respondido, incomodada. “O funcionário não deu mais uma palavra. Fez a minha biometria com a cara emburrada e concluiu meu atendimento. Saí de lá fina, dando tchauzinho para as funcionárias e deixei ele e o racismo dele colocados no devido lugar! Será que não dá para se instruir melhor, ao invés de ficar reproduzindo atitudes preconceituosas? Cansada desses racismos institucionais e cotidianos”, desabafou. Atualizado às 12h14 do dia 24 de abril.

 

Junto com o desabafo, a artista postou uma imagem para mostrar o adereço:

Artista baiano, Felix Sampaio é selecionado para participar de mostra na Áustria
Foto: Divulgação

O artista plástico baiano Felix Sampaio foi selecionado para participar da mostra “Mares, cores e estrela guia”, em cartaz de 25 de abril a 2 de maio em Vienna, na Áustria. Com curadoria de Ângela Oliveira e coordenadoria da crítica de arte Mônica Ferrarini, o projeto, que reúne obras de mais de 50 artistas brasileiros, estará exposto na The Vienna Workshop Gallery. Na ocasião, Félix Sampaio expõe uma de suas esculturas da Série “Ciclo da Vida”, que conta com peças modeladas em argila nas quais relevos em dimensões diferentes se fundem. As obras desta série são revestidas por lâminas de fibra de vidro, material predileto do artista, e pintadas com acabamento em pátina. “Quando Ângela Oliveira me convidou para participar desse grupo de artistas a expor na Europa com esse projeto Mares, Cores e Estrelas Guia com sua curadoria, fiquei feliz, pois é muito importante para nós artistas levar nossa arte para o mundo e elevar a cultura do nosso país", avalia o artista.

Prefeitura divulga licitação para reforma do Centro Histórico; obra deve custar R$ 19 mi
Foto: Júlia Vigné / Bahia Notícias

A prefeitura de Salvador divulgou nesta segunda-feira (23) um aviso de licitação para as obras de reforma do Centro Histórico de Salvador, na Avenida Sete de Setembro e Praça Castro Alves. Nessa etapa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) abre para propostas para a supervisão e para as próprias obras de melhorias urbanas do Centro Histórico, que irá da Praça da Aclamação à Praça Castro Alves, cerca de 34 mil m².  Dentre os serviços a serem realizados no local estão pavimentação asfáltica, pavimentação das calçadas, serviços de arqueologia, construção de valas técnicas e implantação de instalações, como elétrica, telefonia, gás, fibra ótica, serviços de saneamento e drenagem, paisagismo, equipamentos urbanos, entre outros. O prazo do contrato é de 16 meses. Para a realização das obras, são previstos gastos de aproximadamente R$ 19,696 milhões. O de supervisão é de R$ 1,386 milhões. Os licitantes interessados poderão obter mais informações e ver os documentos de licitação na Secult, na Rua Humberto de Campos, na Graça. As propostas devem ser enviadas às 9h30 do dia 23 de maio, quando as propostas serão abertas em sessão pública.

‘Lula é um preso político, ou um político preso? Creio que seja as duas coisas’, diz Gilberto Gil
Gil foi ministro da Cultura no 1ª governo de Lula | Foto: Ricardo Stuckert

Em um vídeo de apoio ao manifesto “Liberdade para o Brasil”, lançado na última semana pela candidata à presidência Manuela D’Ávila, como carta de intenções de seu governo, o baiano Gilberto Gil se somou a ela no movimento contrário à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O Lula é um preso político, ou um político preso? Creio que seja as duas coisas. Político preso, por razões obvias. Réu, processado, julgado, condenado, segundo a lei. Preso político porque, como réu, ao longo de todo o processo, até o seu desfecho, foi alvo de vários atos discricionários, tais como a prisão coercitiva mal justificada; a quebra ilegal de sigilo de um interlocutor, a Presidente da República, no caso; a ordem de prisão precipitada, antes do esgotamento dos prazos processuais; e alguns outros atos excepcionais a que foi sujeito, atos assim consideráveis, se examinados à luz do estrido direito republicano, democrático, legal”, avaliou o cantor e compositor, que foi ministro da Cultura no primeiro governo do petista. “O clamor pela libertação de Lula, portanto, se não plenamente, é, pelo menos, parcialmente justificado. Sinto-me assim no direito de me juntar a todos vocês que, de um lado gritam 'Lula livre!'”, acrescentou Gil, desejando sucesso e afirmando que a candidatura de Manuela é “muito bem-vinda”.

 

Confira o vídeo:

Histórico de Conteúdo