Feira: Fiéis madrugam para confeccionar tradicional tapete de Corpus Christi
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

A tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi movimentaram a manhã desta quinta-feira (20) na Avenida Senhor dos Passos em Feira de Santana, segundo o Acorda Cidade. A celebração é uma homenagem a Jesus e a festa da eucaristia. 

Os fieis enfrentaram chuva e frio logo cedo para manter a tradição religiosa. O tapete começou a ser confeccionado às 3h30, e são feitos de pó de serra. Todo o material é preparado antes. Após isso, houve uma missa às 8h30.

Quinta, 20 de Junho de 2019 - 10:40

Itália anuncia intenção de emprestar peças e 'know how' para recuperar Museu Nacional

por Ana Luiza Albuquerque | Folhapress

Itália anuncia intenção de emprestar peças e 'know how' para recuperar Museu Nacional
Foto: Divulgação

Estava cheio o salão do Instituto Italiano de Cultura, no centro do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (19). Por lá circulavam autoridades italianas, diretores de museus, curadores e pesquisadores que participavam do evento "O museu como laboratório". O ponto alto do dia, conforme adiantava o texto de divulgação do simpósio, seria um anúncio de cooperação entre Itália e Brasil para a recuperação do Museu Nacional, atingido por um grande incêndio em setembro do ano passado. 

Os italianos manifestaram a intenção de ajudar por meio de duas principais iniciativas: fazendo um empréstimo a longo prazo de peças do parque e do museu arqueológico de Herculano e Nápoles, respectivamente, e oferecendo "know how" para a restauração e recuperação das peças atingidas pelo fogo. O incêndio destruiu a maior parte do acervo do Museu Nacional, gerando grande comoção e doações para a instituição.

A ideia das autoridades italianas, representadas no evento por Lucia Borgonzoni, vice-ministra de Bens e Atividades Culturais, e por Antonio Bernardini, embaixador da Itália no Brasil, é levar para o Instituto Italiano de Cultura no Rio um determinado número de peças de Herculano e Nápoles. 

Quando o Museu Nacional estivesse recuperado e pronto para abrigar as coleções, o material seria transferido para a instituição. A intenção dos italianos é de que as peças fiquem por cerca de 20 anos no país. "Infelizmente não podemos fazer doação de patrimônio", disse Borgonzoni, membro do partido ultradireitista Liga. 

O anúncio dos italianos e o evento no instituto, no entanto, ocorreram ainda na fase inicial de conversações e antes do efetivo firmamento do acordo de cooperação.  

O diretor do Museu Nacional Alexander Kellner disse à Folha de S.Paulo que vê com bons olhos a iniciativa do governo italiano, mas que não há acordo firmado entre o país e a instituição. Ele afirma que a prioridade no momento é a obtenção de verbas, até mesmo para a construção de um centro educacional com áreas para exposição.

"Apreciamos a intenção dos italianos, mas tem que ficar claro que a gente não consegue recuperar as coleções com empréstimos. Neste momento não nos interessa porque não temos onde colocar", diz Kellner.

O diretor também é resistente à ideia de expor as peças primeiramente no Instituto Italiano de Cultura porque avalia que, ao chegarem ao Museu Nacional, o ineditismo em torno da coleção já teria passado e o público teria um interesse menor em conhecê-la.

"Nossa prioridade é o centro educacional, onde, aí sim, poderia haver uma exposição, quem sabe, de Herculano e Pompeia", diz Kellner. O objetivo é construir o centro em um terreno adjacente ao Museu Nacional, com áreas para exposição e atividades recreacionais. 

Outros países já estabeleceram cooperações com a instituição. O governo alemão doou quase R$ 1,5 milhão em verbas, enquanto o British Council repassou R$ 150 mil.

"Conseguimos recuperar vários materiais da [imperatriz] Tereza Cristina graças à verba do governo alemão. É isso que a gente precisa agora. 'Know how' sozinho não é suficiente. O Brasil tem gente que sabe fazer", afirma Kellner.

A imperatriz de origem italiana, casada com D. Pedro II, foi lembrada pelas autoridades da Itália durante o anúncio da cooperação. Tereza Cristina trouxe ao Brasil peças recuperadas em escavações promovidas em Herculano e Pompeia -e que séculos depois seriam atingidas no incêndio no Museu Nacional.

Em conversa com jornalistas, a vice-ministra Lucia Borgonzoni disse que é interessante para a Itália reconstruir esta coleção, por considerá-la importante em termos de acesso à cultura de seu país. 

Brasil e Itália vêm estreitando laços desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que tem ascendência italiana. Em abril, o filho do presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), foi ao país se encontrar com o líder da Liga, o vice-premiê e ultradireitista Matteo Salvini, que costuma fazer acenos ao presidente. 

Borgonzoni, membro do mesmo partido, jantou nesta terça-feira (18) com o ministro da Cidadania Osmar Terra. Ela disse que conversou com o ministro sobre a possibilidade de intensificar a valorização da língua italiana no país.

"Fiquei muito impressionada com a ligação com a Itália, quase todo mundo aqui é descendente de italiano. A relação do Brasil com a Itália vai além das questões políticas, é uma origem comum que une os dois povos. Tem uma questão de solidariedade", afirmou.

O anúncio da possível cooperação foi realizado após uma reunião no início do mês entre Alberto Bonisoli, ministro dos Bens e das Atividades Culturais da Itália, e Antonio Patriota, embaixador do Brasil na Itália. Segundo nota do ministério, ambos conversaram sobre como fortalecer as relações entre os dois países e Bonisoli informou que a Itália colaboraria com o empréstimo de peças ao Museu Nacional. 

"O objetivo é permitir que o público brasileiro, em particular jovens e estudantes, voltem a desfrutar aquela parte da herança cultural de origem italiana que foi destruída pelo incêndio", diz o texto. 

Projeto baiano, 'Arte Eletrônica Indígena' é selecionado para festival em Londres
Foto: Divulgação / Ângelo Rosário

Iniciativa baiana da ONG Thydêwá, o projeto “Arte Eletrônica Indígena - AEI” foi selecionado pela British Academy para participar do Festival “Summer Showcase”, que será realizado nesta sexta-feira (21) e sábado (22), em Londres, no Reino Unido.


Esta será a segunda montagem do projeto AEI. A primeira delas aconteceu no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), com dez obras fruto de residências artísticas em comunidades indígenas. Desta vez, na Europa, serão apresentadas quatro dessas obras, cocriadas interculturalmente entre artistas convidados e indígenas, e com alto grau de interatividade. 


Duas artistas indígenas estarão presentes na mostra para interagir com os visitantes, ‘Aruma’ De Berduccy, artista e pesquisadora da relação têxtil com tecnologia e ‘Mangtxai’, representante da comunidade indígena Camacan Imboré, localizada no município de Ribeirão do Largo, na Bahia. Elas são as cocriadoras de “Pulsação”, que consiste em uma estrutura semelhante a um casulo feito de fibras naturais trançadas com fibra óptica que se ilumina com o batimento cardíaco do público.


Representando a obra “A Voz da Terra Pankararu” estará em Londres também Alberto Harres, um dos artistas cocriadores da peça, além de duas curadoras do programa Arte Eletrônica Indígena, Anna Campagnac e Thea Pitman. 

Quarta, 19 de Junho de 2019 - 19:00

Giro: CEO Fórum 2019

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: CEO Fórum 2019
Iara Schimmelpfeng, presidente da Petrobahia,
A presidente da Petrobahia, Iara Schimmelpfeng, foi uma das palestrantes do CEO Fórum, encontro de executivos e líderes, promovido pela Amcham - Câmara Americana de Comércio, que aconteceu na última terça-feira, 18. Ela apresentou o painel "Legado Baiano: Criando valor, alcançando o propósito e gerando impacto" no evento, que aconteceu no Cinemark do Salvador Shopping, das 8h às 12h, e teve como foco a inovação e o legado em ambientes corporativos. Iara Schimmelpfeng também é responsável pela Diretoria Jovem Empresária, do Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial da Bahia. A Petrobahia completa 23 anos de atuação neste mês de junho e é referência na região Nordeste no segmento de combustíveis. (Por Cris Montenegro)

 

'Famosos não podem fazer nudes', diz Whoopi Goldberg ao comentar fotos de Bella Thorne
Foto: Divulgação

Bella Thorne publicou um longo texto em seu Instagram além de uma série de vídeos em que aparece chorando após ser criticada por Whoopi Goldberg.

 

No início dessa semana, a atriz Bella Thorne, 21, optou por publicar fotos suas nuas após ter sido chantageada por um hacker nas redes sociais. Um internauta que teria conseguido acesso às fotos íntimas da atriz ameaçava publicá-las nas redes, e Thorne resolveu reverter a situação.

 

Em entrevista ao programa "The View", Whoopi Goldberg criticou a atitude de Thorne. "Se você é famoso, eu não quero nem saber qual sua idade, você não pode tirar nudes. Se você não sabe isso em 2019, isso é um problema, me desculpe. Não estou surpresa se alguém hackeou você, principalmente se você tem esse material em seu telefone", afirmou Whoopi Goldberg.

 

Thorne respondeu à atriz pelas redes sociais. "Querida Whoopi. Eu tenho amado você por muito tempo, mas sinceramente, me sinto ofendida e triste com sua resposta. Culpar garotas por tirar fotos? Isso é doente e nojento", começou Bella. E continuou dizendo que não era justo ser julgada por suas fotos. 

 

"Por que uma namorada não pode mandar fotos em que ela está sexy para o namorado que ela sente falta? Coisas que ele já viu? Eu, como toda mulher, deveria estar assustada andando em minha casa, com meu celular, fazendo qualquer coisa? É assim que você quer que as mulheres se sintam? Assustadas com sua sexualidade? É isso que você quer? Eu não".

 

Nos videos, em lágrimas, Throne disse que se sentiu ofendida por outras mulheres que passaram pela mesma coisa, como a atriz Jennifer Lawrence. "Me sinto ofendida por todas as pessoas que cometeram suicídio porque alguém vazou suas nudes. Sua visão sobre isso é realmente horrível e eu espero que você mude sua mentalidade", afirmou a atriz.

 

Em outras publicações, com uma imagem de Godlberg, ela escreveu a frase: "Você devia se envergonhar".

 

NUDES
No último domingo (16), ao publicar os seus próprios nudes, a atriz escreveu: "Ontem, como vocês sabem, todas as minhas coisas foram hackeadas. Pelas últimas 24 horas, eu fui ameaçada com minhas próprias nudes", escreveu a atriz.

 

"Nas últimas 24 horas eu fiquei chorando ao invés de celebrar meu novo livro", disse a atriz sobre a obra "The Life of a Wannabe Mogul: A Mental Disarray" ("A Vida de um Magnata Aspirante: Uma Desordem Mental", em tradução livre). "Aqui estão as fotos com as quais ele me ameaçou, em outras palavras, aqui estão meus peitos", escreveu a atriz, mostrando duas imagens nas quais é possível ver a parte de cima de seu corpo nu. 

 

"Por muito tempo, eu deixei um homem tomar vantagem de mim e estou cansada disso, estou postando isso porque é minha decisão e agora você não pode tirar nada mais de mim", escreveu.

'Patrimônio do Povo' é tema de programação do 2 de Julho da Fundação Gregório de Mattos
Foto: Júnior Improta/ Ag. Haack

As festividades para o Dois de Julho, promovidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) este ano terão como tema “Patrimônio do Povo”. 


Dentro da programação está o Concurso de Fachadas, que aumentou o valor da premiação e vai contemplar com R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, as três melhores decorações situadas no trajeto do cortejo.


Está previsto ainda o concurso cultural Aos pés do caboclo, que selecionou duas pessoas para subir no Monumento ao Dois de Julho.

 

SERVIÇO

DIA 30/06 (Domingo)
07h30 – Saída do Fogo Simbólico da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador, conduzido pelos Soldados do Exercito e Atletas Baianos.
11h - Celebração do TE DEUM na Catedral Basílica de Salvador e homenagem à Hildegardes Cantolino Viana.

 

DIA 01/07 (Segunda)
16h – Chegada do Fogo Simbólico – Largo de Pirajá.
Acendimento da Pira.
Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Policia Militar do Estado da Bahia.
Colocação de Flores no túmulo do General Labatut,
17h – Encerramento da Solenidade.


DIA 02/07 (Terça)
06h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.
07h – Organização do Cortejo Cívico.
08h30 – Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
Colocação de Flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut pelo Governador, Prefeito, Presidente da Assembleia, Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e Comandantes Militares.
Entrega dos Carros Emblemáticos – Discurso do Exmº Senhor Eduardo Morais de Castro - Presidente do IGHBA
Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

09h – Início do Cortejo Cívico.
Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade.
Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição.
Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja.
11h30 – Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
14h – Organização do Cortejo Cívico.
15h – Início do Cortejo Cívico.
Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
15h30 – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval
16h15 – Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.

 

SOLENIDADES PREVISTAS NO CAMPO GRANDE
Hasteamento das bandeiras por Autoridades.
Execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica.
Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes. Governador, Prefeito, Presidente da Assembleia, Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e Comandantes Militares.
Acendimento da Pira do Fogo Simbólico Pelo atleta olímpico de natação Edvaldo Valério

Execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/Ba com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.

Quarta, 19 de Junho de 2019 - 15:00

GastrôBahia: Recesso temporário

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Recesso temporário
Salão principal do Manga
Além do bar no térreo e do salão principal, o Restaurante Manga vai trazer para o público, no segundo semestre, um novo espaço com vista para o mar. Para concluir a reforma do terraço, o restaurante suspenderá suas atividades temporariamente no período de 17/06 a 11/07. “Nesse tempo faremos as adequações necessárias para proporcionarmos um ambiente ao ar livre. Os nossos clientes finalmente vão poder desfrutar da vista maravilhosa do mar do Rio Vermelho”, revela o chef Dante Bassi. O restaurante Manga reabrirá suas portas no dia 12/07/2019.

 

Concurso para Escritores Escolares tem prazo de inscrições prorrogado
Foto: Divulgação

Foi prorrogado, até o dia 26 de julho, o prazo das inscrições da quinta edição do Concurso de Poesia e Redação para Escritores Escolares. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os estudantes para o ato da escrita, revelar novos talentos e promover integração entre escolas, famílias e conhecimento.


Os interessados em participar devem se inscrever pelo site da Fundação Pedro Calmon (clique aqui), presencialmente nas bibliotecas ou via postal. Para participar basta estar matriculado nas escolas.

Quarta, 19 de Junho de 2019 - 14:15

Giro: Inauguração

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Inauguração
Jean Felix, Jô Abreu, Anette e Marcel Rivkind
Uma festa que foi inspirada pelo jeito baiano de receber marcou a inauguração oficial da Breton, em Salvador, nesta terça-feira (18 de junho), no Caminho das Árvores. Por lá, os empresários Jô Abreu e Jean Félix, franqueados da marca paulista, e Márcio Sobral, gerente geral, receberam diversos convidados, das 13h às 20h. Anette e Marcel Rivkind, que presidem a Breton, também marcaram presença no evento, que reuniu arquitetos e decoradores, e também os designers da marca Murilo Weitz e Estevão Tôledo.
Bruna Martins
 
Com gastronomia assinada pelo Mignon, a festa de abertura da Breton também contou com o set list dos DJs Leandro Becker (SP) e Barbie (BA). Além disso, a loja exibiu a nova coleção, intitulada “Desejos de Família”, que busca, essencialmente, favorecer o contato e possibilitar, por meio de uma construção técnica esmerada e de um ideal de conforto total - do primeiro esboço aos detalhes finais – a coleção sugere um aceno, um gesto de envolvimento. Enfim, um real get together. (Por Cris Montenegro)
Nágila Andrade e Ada Gatto
 
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove curso sobre Língua Iorubá em julho
Foto: Divulgação

Com o objetivo é proporcionar uma introdução à léxica e a sintática da Língua Ioruba-Nagô, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) realizará o curso “Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes”, de 22 a 26 de julho, em Salvador. Com carga horária de 20h, as aulas acontecerão das 14h às 18h. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site do IGHB , mediante pagamento de R$ 50 (clique aqui).


Ministrado pelo professor de Língua e Cultura Iorubá, Adelson Silva de Brito, o curso abordará a conversação regular do dia-a-dia do idioma e aspectos culturais comuns aos povos Iorubá na Nigéria e na diáspora africana, além da estrutura da língua nos seus processos fundamentais de comunicação (pronomes, verbos, preposições) e a língua falada no dia a dia como instrumento de interação social e cultural, entre os indivíduos.


SERVIÇO 
O QUÊ:
“Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes”
QUANDO: 22 a 26 de julho, das 14h às 18h
ONDE: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – Salvador (BA)
VALOR: R$ 50

Quarta, 19 de Junho de 2019 - 12:50

João Gordo tem alta após ser internado na UTI com pneumonia

por Maurício Dehò | Folhapress

João Gordo tem alta após ser internado na UTI com pneumonia
Foto: Divulgação

O vocalista e apresentador João Gordo recebeu alta do hospital em que estava internado em São Paulo, desde a semana passada, quando chegou a ficar na UTI por conta de pneumonia. A esposa do roqueiro, Vivi Torrico, anunciou a notícia em seu Instagram.

"E finalmente JG (João Gordo) teve alta!! Ainda tem um período de recuperação e cuidados, exames e retornos médicos, mas está tudo bem", disse ela, tranquilizando os seguidores e fãs do líder do Ratos de Porão após pouco mais de uma semana de internação.

Vivi agradeceu à equipe do hospital e às mensagens de apoio. Na terça (18), João Gordo postou foto do carinho que recebeu da família. "A preocupação das minhas crianças tem mais efeito que qualquer terapia".

A mulher do vocalista chegou a cobrá-lo por um melhor cuidado de sua saúde, no post em que revelou que ele passou três dias na UTI. João Gordo vinha de uma gripe não resolvida e viu seus índices glicêmicos se alterarem quando o amigo Andre Matos, ex-vocalista do Angra, morreu.

"Tome jeito e se cuide por favor!", postou Vivi, na ocasião. Ao UOL, explicou: "João é um eterno adolescente, então, ele não toma todos os devidos cuidados, e acha que está tudo bem, às vezes não entende a gravidade de certas questões. Dessa vez, os filhos o viram na UTI, ficaram abalados, então quero realmente que ele tome mais consciência".

João Gordo, um dos grandes nomes do punk, hardcore e metal do país, vinha em ritmo forte de turnê, com o Ratos de Porão comemorando os 30 anos do icônico disco Brasil. O show marcado para o próximo sábado em São José dos Campos, foi cancelado, devido aos problemas de saúde do vocalista. Outras datas já marcadas ainda serão avaliadas.

Escola de Música da Ufba faz série de concertos no Museu de Arte Sacra
Foto: Divulgação

A Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) abre, nesta quarta-feira (19), às 19h, a série Quartas no Museu. A iniciativa será realizada mensalmente no Museu de Arte Sacra, em Salvador, com entrada gratuita.


O recital de estreia fica por conta do violonista Mario Ulloa, costa-riquenho doutor em música e professor nos cursos de Graduação e pós-graduação da Emus. Na ocasião, ele apresenta, em solos instrumentais, peças do compositor mexicano Manuel Ponce, incluindo “Tres Canciones Mexicanas” e “Variações sobre a Folia de Espanha e Fuga”.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Quartas no Museu – Recital com o violonista Mario Ulloa
QUANDO: Quarta-feira, 19 de junho, às 19h
ONDE: Museu de Arte Sacra – Salvador (BA)
VALOR: Entrada gratuita

Coreógrafo franco-holandês apresenta 'The Love Project' no Teatro Sesi Rio Vermelho
Foto: Divulgação / Brisa Andrade

O coreógrafo franco-holandês Herman Diephuis estreia temporada do espetáculo “The Love Project” no dia 4 de julho, no Teatro Sesi Rio Vermelho, em Salvador. A montagem, que contará com participação de Nirlyn Seijas e Vinicius Bustani, seguirá em cartaz às quintas-feiras, até o dia 25 de julho, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).


O espetáculo mistura dança e teatro para expor múltiplas representações do amor e de casais presentes em pinturas, músicas e no cinema, inspiradas em obras como “O Desprezo”, de Godar, “Dirty Dancing” e até “Titanic”. “Há muito tempo desejo trabalhar com o tema do amor, mais particularmente sobre representação de casais e relacionamentos que são parte de nossa memória coletiva”, conta Herman.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
“The Love Project”
QUANDO: Quintas-feiras, 4 a 25 de julho, às 20h
ONDE: Teatro Sesi Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Começam gravações de série derivada de 'Game of Thrones'
Foto: Divulgação

Um mês após a exibição do último episódio de “Game of Thrones”, começaram as gravações da série derivada da atração. 


De acordo com informações do Entertainment Weekly, de forma discreta, a HBO iniciou as filmagens na Irlanda do Norte, locação que já serviu de base para as oito temporadas da série original. Ainda não se sabe, no entanto, se paisagens de outros países serão exploradas. 


Com o título provisório de “Bloodmoon”, o spin-off foi oficializado em junho de 2018. Comandada pela roteirista Jane Goldman, com apoio do autor George R. R. Martin, a trama se passa centenas de anos antes dos acontecimentos de “Game of Thrones”, mostrando segredos da histórias de Westeros, como a origem dos Caminhantes Brancos. 


Por enquanto a atração terá apenas um episódio piloto, dirigido por S.J. Clarkson. Caso obtenha sucesso, a HBO pode investir em uma temporada completa. Até então, o elenco contará com Naomi Watts, Miranda Richardson, Jamie Campbell Bower, Naomi Ackie, Denise Gough, Alex Sharp, Georgie Henley, John Simm e Toby Regbo. A série tem previsão de estreia para 2020.

RBN toca o melhor do forró tradicional em Especial São João

O mês de junho não traz só comida boa e fogueiras, mas também os sucessos do forró nordestino. E a RBN Digital não podia ficar de fora desse clima de animação. Por isso, quem quiser dançar coladinho e curtir esse clima junino não vai perder o Especial São João, uma seleção com o melhor do forró tradicional.

 

O arrasta pé vai acontecer duas vezes neste feriadão. No domingo (23), vai ao ar às 21h, e na segunda-feira (24) às 15h. Você não vai perder, né?

 

Para curtir o Especial São João, basta entrar no site da RBN Digital (acesse aqui) ou baixar os aplicativos disponíveis para smartphones com Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui). Além de música de qualidade e informações atualizadas, a cada hora, sobre tudo que acontece de mais importante na Bahia, no Brasil e no mundo, a rádio também tem dicas sobre estética, automóveis, saúde, literatura e cinema, entradas ao vivo para informações urgentes e comentários políticos feitos pelo jornalista e editor-chefe Fernando Duarte, sempre às 7h.

Cine Horror: Em tributo a Larry Cohen, Sala Walter exibe 'Nasce um Monstro' e 'A Coisa' 
Foto: Divulgação

Em homenagem ao diretor Larry Cohen, morto em março deste ano, o Cine Horror faz sessão dupla de obras do artista nesta terça-feira (19), a partir das 16h30, na Sala Walter da Silveira, em Salvador. Na ocasião, o público poderá assistir gratuitamente os filmes "Nasce um Monstro" (It's Alive, de 1974) e "A Coisa" (The Stuff, de 1985).

 

"Nasce Um Monstro" tornou-se um enorme sucesso, garantindo a Cohen um lugar de destaque no coração dos fãs do gênero do terror. Com apenas meio milhão de dólares, o realizador comandou a história do casal que aguarda para muito breve o nascimento do próximo filho. O problema é que uma mutação dá origem a uma criatura monstruosa e feroz, que foge logo após o parto. Segue-se aí a caçada ao bebê, entremeada com os conflitos morais enfrentados pelos pais e as mortes violentas causadas pelo pequeno. O título original faz referência a "Frankenstein", a versão dirigida por James Whale em 1931.

 

"A Coisa" é um dos mais conhecidos do diretor. O filme mostra uma nova sobremesa conhecida simplesmente como "the stuff”, que vira mania graças a sua agressiva campanha de marketing, mas secretamente consome seus consumidores por dentro, sendo uma boa crítica à indústria do fast food americano, ganância e ao consumismo. 

 


SERVIÇO
O QUÊ:
Cine Horror - Tributo a Larry Cohen
QUANDO: Quarta-feira, 19 de junho, 16h30 e 18h30
ONDE: Sala Walter da Silveira - Biblioteca Pública dos Barris – Salvador (BA)
VALOR: Entrada franca

Após diretor bolsonarista propor 'guerra cultural', artistas apontam 'incitação ao ódio'
Foto: Divulgação

Após o diretor de teatro bolsonarista Roberto Alvim convocar “artistas conservadores” para compor um banco de dados e criar uma “máquina de guerra cultural” (clique aqui), o setor ficou alarmado com as declarações dele, que acabou ganhando um cargo no governo e será diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte (clique aqui e saiba mais). 


“Isso é perseguição política e religiosa. É a construção de um pensamento único que vai na contramão da democracia”, rebateu Rudifran Pompeu, presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.


“Antes de entrar no governo ele já está cometendo discriminação, incitação ao ódio e propondo projetos sectários e segregadores”, avaliou Gabriel Paiva, presidente da Associação de Produtores Teatrais Independentes (APTI).


Depois do mal estar causado pelas declarações, Alvim voltou às redes para se defender. Segundo ele, a ideia não se refere “a orientações ideológicas, muito menos partidárias”. “O que estou propondo é um renascimento da arte e da cultura nacionais a partir da redescoberta dos clássicos. Fazer do palco palanque ideológico é justamente o avesso desta proposta”, explicou.

Terça, 18 de Junho de 2019 - 20:50

HIV e violências sexuais são temas de animações no festival francês de Annecy

por Humberto Mouteira | Folhapress

HIV e violências sexuais são temas de animações no festival francês de Annecy
Foto: Divulgação

O Festival de Animação de Annecy segue sendo a meca da animação e parada obrigatória para produções que almejam olhares internacionais. DreamWorks, Warner Bros. e a Netflix desembarcaram na cidade francesa não só para exibir produções, mas também à procura de projetos para investir e títulos para adquirir.

 

Embora o Brasil seja visitante assíduo no evento, neste ano somente um curta brasileiro foi selecionado para competição. "Sangro", dirigido por Thiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR, busca desestigmatizar questões que rondam o imaginário social em relação à aids.

 

Ao longo de sete minutos, o filme utiliza técnicas de desenho sobre papel, fotografia, objetos animados para conduzir através das emoções a história de um recém-diagnosticado portador de HIV. Seus medos e suas preocupações de como lidar com o vírus do HIV costuram o enredo inspirado na história de Caio Deroci, namorado de Minamisawa e narrador do curta.

 

"O Caio foi diagnosticado no começo do nosso namoro. Em uma de nossas conversas, ele falou que o preconceito que as pessoas teriam é que o perturbava. É como ter que sair do armário pela segunda vez", explicou Minamisawa. "Sinto-me honrado em ter o curta competindo em Annecy", disse o diretor que faz seu début, "mas no Brasil, infelizmente, o cinema de animação é visto como uma arte menor. A animação ainda é vista como destinada ao público infantil", completou.

 

Por duas vezes o Brasil ganhou o Cristal, prêmio máximo em Annecy. Consecutivamente, em 2013 e 2014, por "Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi, e "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, premiado em mais de 40 festivais, além de ser indicado ao Oscar de melhor longa ficcional de animação. Além disso, Rosana Urbes levou para casa o prêmio de melhor primeiro filme por "Guida", em 2015. Todos os títulos são para adultos.

 

Entre as 214 produções em competição, "Zero Impunity" (impunidade zero), documentário coproduzido pela França e Luxemburgo, traz à tona violências sexuais cometidas em regiões de conflitos.

 

Arma radioativa, crime invisível e licença para estuprar são alguns dos capítulos que estruturam o filme de Nicolas Blies e Stéphane Hueber-Blies. A mistura de animação e live-action navega nos mecanismos, na complexidade e diversidade das violências sexuais em guerras.

 

Doze jornalistas francesas do coletivo YouPress se encontraram com vítimas no campo de refugiados Zaatari, na Jordânia, na Ucrânia e na República Centro-Africana. "Todas as entrevistas investigativas e testemunhos estão em animação por questões de segurança", afirmou Blies.

 

As torturas em Guantánamo associadas à violência sexual e a prostituição como meio de sobrevivência no Congo também são mostradas em "Impunidade Zero". "É um grito necessário para aumentar a conscientização do público, mas acima de tudo também uma ode à vida, amor e humanidade", disse a produtora Marion Guth.

 

No sábado (15), no Théâtre Bonlieu, a cerimônia de encerramento premiou "J'ai Perdu Mon Corps" (eu perdi o meu corpo), de Jérémi Clapin, com o Cristal de Annecy. Ele também levou o prêmio do público. A animação de Clapin foi vencedora na Semana da Crítica no Festival de Cannes. Na história, uma mão escapa de uma sala de dissecação em busca de seu corpo. Ainda em Cannes a Netflix comprou os direitos da animação.

Terça, 18 de Junho de 2019 - 19:50

Salvador recebe edição do Festival Afropunk em 2020

Salvador recebe edição do Festival Afropunk em 2020
Foto: Divulgação

O Afropunk Festival, um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, ganhará uma edição em Salvador em 2020. O cantor Fióti, irmão do rapper Emicida foi o responsável por compartilhar esta informação em sua conta do Twitter. Ainda não se sabe mais detalhes do evento na capital baiana. 

 

De acordo com informações do site Correio, o Afropunk acontece desde 2005 no Brooklyn, em Nova York. Mas já teve edições em Londres, Paris, Atlanta e Joanesburgo. O evento além de ser reconhecido pela sua grade de artistas é também referência por promover a liberdade e ser um transformador social. Ele contempla arte, moda, empreendedorismo negro e economia criativa. 

 

 

 

Sobre a relação do Afropunk com o Brasil, principalmente com Salvador, se estreitou no início de 2019 quando o co-fundador do evento Matthew Morgan acompanhou o Carnaval da cidade. Nessa ocasião, ele conheceu de perto o Batekoo, festa criada no Rio Vermelho há cinco anos.

 

O Batekoo foi criado durante uma festa de despedida e para um dos seus organizadores, o jornalista, DJ e produtor Wesley Miranda e para o produtor e designer Mauricio Sacramento aquela ocasião foi a oportunidade certa para colocar em pratica um projeto que já estava sendo planejado: realizar uma festa feita por pessoas negras e para elas. Ao longo dos anos, o evento foi ganhando destaque e neste ano eles participaram do Carnaval de São Paulo com um trio elétrico próprio. 

 

Adrielle Coutinho, responsável pela elaboração do planejamento e desenvolvimento estratégico da Batekoo, contou ao Correio que o grupo conversou muito com Matthwe Morgan durante sua passagem em Salvador. "Ele já conhecia a Batekoo, já sabia do movimento no Brasil e ficou impressionado com as mobilizações e a quantidade de público que os eventos atraiam", disse Adrielle. 

 

"A gente trocou muitas ideias aqui em Salvador, e ele disse que iria formalizar o convite quando chegasse no escritório do Afropunk e assim aconteceu. O que posso adiantar também é que vamos fazer outro grande evento fora do país, mas ainda não posso revelar detalhes", conta Adrielle. A Batekoo irá se apresentar em agosto na edição do Afropunk que irá acontecer no Brooklyn, em Nova York.

 

 

 

Wesley Miranda disse ao site, que participa desse festival é um sonho. "É um sonho desde que a gente soube da existência, porque sempre foi uma referência. Depois que a gente conheceu o Matthew, ele também disse que éramos referência para eles em vários aspectos. O festival é só um ponto de partida, porque a gente está elaborando outras parcerias que vão acontecem em 2019 e mais para frente também. A gente está muito feliz de representar o Brasil nesse festival que é mundialmente famoso, e antes da gente só teve a Karol Conka em Paris. Então, é realmente uma responsabilidade muito grande, que deixa a gente muito feliz", revelou.

Terça, 18 de Junho de 2019 - 19:00

Giro: Nova loja

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Nova loja
Claudia Belfort

Com 20 anos no mercado de joias e pedras preciosas. Claudia Belfort, abre mais um espaço no Paseo Itaigara. Em 2017, a empresária ganhou um prêmio de design de jóias nos EUA, o Press Awards, em Miami, onde morou por dois anos. Especialista em gemas, como esmeraldas e turmalinas, Claudia iniciou a sua trajetória com pedras brasileiras em 1994, no Pelourinho, onde abriu sua primeira loja. (Por Cris Montenegro)


 

Pabllo Vittar faz apresentação em sede da ONU em homenagem à Rainha Elizabeth II
Foto: Reprodução / Instagram

Pabllo Vittar irá se apresentar nesta terça-feira (18), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Segundo o site da Veja, o evento chamado "The Queen's Birthday Party, é organizado pela embaixada britânica para celebrar o aniversário da Rainha Elizabeth II, que completou 93 anos no dia 21 de abril. A assessoria da drag queen confirmou as informações. 

 

O evento tem como tema "igualdade e inclusão" e também lembra os cinquenta anos de revolta de Stonewall, manifestações que aconteceram em junho de 1969 contra uma invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn. O orgulho LGBT é comemorado em junho por causa da rebelião, que foi considerada um marco na história do movimento. 

 

Pabllo Vittar está em turnê pelos Estados Unidos, e irá se apresentar em diversas Paradas do Orgulho LGBT.

Terça, 18 de Junho de 2019 - 17:50

Flerte Flamingo e Tangolos Mangos se apresentam no Rio Vermelho

por Lara Teixeira

Flerte Flamingo e Tangolos Mangos se apresentam no Rio Vermelho
Foto: Divulgação

As bandas baianas Flerte Flamingo e Tangolo Mangos irão se apresentar na "Festa do Sindicato N. 11", que acontecerá no dia 5 de julho (sexta-feira), na Commons Studio Bar, às 22h. 

 

No repertório do show Tangolo Mangos irá interpretar as canções do seu primeiro EP "Mangas a Caminho da Feira nº 1" (lembre aqui), lançado em março de 2019. Músicas como "Cidade Dorme", "Gosto de Sol", "O Erro de Townshend" e outras serão apresentadas pelo grupo. Já a banda Flerte Flamingo, tocará as faixas já conhecidas pelo público como "Ladinho", "A Falta", "Índia", "Toque Ensaiando" e mais.

 

 Os ingressos já estão à venda no Sympla e custam R$ 10 no 1º lote, R$ 15 no 2º lote e R$ 20 na porta.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Festa do Sindicato N. 11
QUANDO:
Sexta-feira, 5 de julho, às 22h 
ONDE: Commons Studio Bar, Rio Vermelho
VALOR: 1º lote - R$ 10 | 2º lote - R$ 15 | Porta - R$ 20

XI Festival de Canto Popular é aberto com shows Ânima e Festa Imodesta no Pelourinho
Foto: Divulgação

Idealizado pela cantora e professora Ana Paula Albuquerque, o Festival de Canto Popular realiza sua 11ª edição desta terça-feira (18) até 27 de junho, em diversos espaços de Salvador.


O evento será aberto a partir das 19h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, com a Festa Imodesta, que apresenta um repertório de compositores clássicos da música popular brasileira, a exemplo de Fátima Guedes, Joyce Moreno, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Lenine, Djavan e João Donato. 


Em seguida, o público poderá conferir o show “Ânima”, com direção artística de Ana Barroso, que traz como tema a alma feminina. Com participação especial da artista trans Inaê Leoni, a apresentação passeia por canções consagradas nas vozes de nomes como Elza Soares, Alcione, Gal Costa, Rita Lee, Sueli Costa, Larissa Luz, Céu, Ava Rocha e Caetano Veloso.


Após a abertura, o evento segue sua programação no dia 19 de junho, às 20h, no Teatro Sesc Senac Pelourinho e no dia 27 de junho, às 19h, no Teatro Sesi Rio Vermelho. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Abertura do XI Festival de Canto Popular
QUANDO: Terça-feira, 18 de junho, às 19h
ONDE: Largo Tereza Batista – Pelourinho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

'Respeita as Mina' é tema de decoração junina do Pelourinho
Foto: Divulgação / Rosilda Cruz / Bahiatursa

Com projeto artístico concebido pela artista Telma Calheira, inspirado na diversidade feminina do Nordeste, a decoração junina do Pelourinho este ano tem como tema “Respeita as Mina”. “Resgatamos elementos da nossa cultura, como dança da fita, a arte dos fuxicos, a beleza das rendas, a poesia dos balões, o colorido das bandeirolas e as vestimentas tradicionais”, explicaa Calheira. “Toda decoração foi planejada no sentido de não provocar danos ao patrimônio público”, destaca.


Espalhada pelos 780 mil metros quadrados do Pelourinho, a decoração conta com mais de 35 mil metros de bandeirolas distribuídas entre ruas e largos, 40 luminárias de três metros, 200 metros de gambiarras de luminárias, além de um balão de sete metros, 20 de quatro e 40 de três.


No Cruzeiro de São Francisco, um portal de entrada de 6m x 7m dá boas vindas aos turistas e baianos que forem curtir a festa. Cinco bonecas de 3,5m, sendo uma cangaceira, uma noiva caipira, uma retirante, uma forrozeira caipira e uma forrozeira vaqueira valorizam a luta das mulheres do Nordeste. Arcos de fuxico formam um túnel ligado a gambiarras coloridas. O espaço conta ainda com bustos femininos em resina de 1,60m x 1,10m. No Largo do Cruzeiro de São Francisco fica a tradicional “casa de reboco” com elementos característicos de um “arraiá” de raíz.


Já o Terreiro de Jesus terá dois portais de entrada de 6m x 5m, cinco bustos femininos, bandeirolas plásticas coloridas, um poste com dez metros de altura no centro da praça, 12 postes de oito metros e balões coloridos. Nas ruas 20 luminárias forradas em tecido de chitão, acabamentos com fitas e flores de fuxico.

Agnaldo Timóteo tem piora em seu quadro de saúde e está em estado crítico na UTI
Foto: Divulgação

Agnaldo Timóteo teve mais uma piora em seu quadro de saúde. Segundo informações do Hospital das Clínicas de São Paulo, para onde ele foi transferido (lembre aqui), o cantor está em estado crítico e o tratamento vem sendo realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

De acordo com o filho do cantor, Cícero Timóteo, Agnaldo está respirando com ajuda de aparelhos e está isolado no hospital. O cantor está internado desde o dia 20 de maio após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Após ficar com a pressão alta, vômitoe e glicemia baixa, Agnaldo foi internado no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) do Hospital do Oeste, em Barreiras. 

Terça, 18 de Junho de 2019 - 14:00

Giro: Preview 2020

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Preview 2020
Sabrina Furtado e sua mãe, a também empresária Martha Paiva
A empresária Sabrina Furtado vai apresentar 30 looks do preview da coleção Riviera Cholet Verão 2020 em evento exclusivo para convidados da Revista Yacht, dia 29 de junho, sábado, a partir das 13h, no cenário paradisíaco do Tivoli Ecoresort, no balneário baiano de Praia do Forte. Com hospedagens esgotadas para o fim de semana do desfile, o evento terá dezenas de convidadas especiais: como a mãe de Sabrina, a empresária capixaba Martha Paiva – que dá nome à loja da filha e que vem de Vitória(ES) para prestigiar a nova coleção; além da estilista e fundadora da grife Cholet, Denise Roque Sahd – que vem de Fortaleza (CE) para esta grande première da moda na Bahia. O grande refresh desta temporada será trazido pelo universo náutico da Cholet, que é comercializada por Sabrina em sua loja multimarcas, na Pituba. Na passarela, todo o glamour da Riviera Francesa é contemplado em uma versão navy desconstruída e nada óbvia. A combinação de marinho, branco e vermelho vão aparecer de forma atualizada, com um amarelo solar, num céu avermelhado e novas versões dos tradicionais elementos típicos – como boias, cordas e iates – além das lindas praias e os belos jardins com seus verdes e flores locais, também exploradas na cartela de cores. Todas as peças apresentadas estarão disponíveis para compra imediata numapop up store instalada no evento, logo após o desfile. Na semana seguinte elas chegarão na loja física da Martha Paiva, em Salvador. (Por Cris Montenegro)

 

Diretor bolsonarista convoca 'artistas conservadores' para 'guerra cultural'
Foto: Reprodução / Facebook

Após alegar estar sendo perseguido pelo setor cultural por ter declarado voto em Bolsonaro e ter conquistado um cargo no governo federal pelo mesmo motivo (clique aqui e saiba mais), o diretor de teatro Roberto Alvim agora mobiliza “artistas conservadores” para criar criarem "uma máquina de guerra cultural".


“Peço a todos os atores, diretores de teatro, dramaturgos, professores de artes cênicas, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e sonoplastas, que se alinham aos valores conservadores no campo da arte do teatro, que enviem mensagens para o e-mail teatrobrasileirodearte@outlook.com com seus currículos”, convocou Alvim, por meio de suas redes sociais. “Estamos montando um grande banco de dados de artistas de teatro conservadores para aproveitamento em uma série de projetos”, explicou o diretor, solicitando que os alinhados à sua posição politica compartilhem a mensagem para criar a “máquina de guerra cultural”.


As declarações do diretor foram recebidas com aplausos e também críticas. “Fico impressionado. Um diretor de teatro que apoia o desmonte da cultura e a desqualificação dos artistas. Não sei se é um pândego ( aminho perigoso), um burro, ou somente um irresponsável. Prefiro ficar sem trabalhar como artista a ter que me sujeitar a trabalhar com imbecis defensores desse governo. Ficaria com muita vergonha. Aliás, por tudo q você produziu é muito triste q você não tenha aprendido nada. Que pena. Prefiro ser Uber a me sujeitar a fascistas que servem a um sistema que destrói a cultura. Vergonha!”, respondeu o ator Leandro da Matta. “E depois o PT era o grande demônio das ideologias. E isso é o quê? O problema é sempre a ideologia dos outros, né? A minha sempre é a certa. Tá bom...”, comentou um internauta. “Mas a mamata da lei rouanet não ia acabar gente? Ou vai ser uma Rouanet só pros amigos?”, questionou outro.


Houve também quem apoiasse a iniciativa de Alvim. “Sou conservadora. Arquiteta /UFRJ e cenógrafa (e de quebra também atriz / CAL) Vou enviar o meu. Fui professora de cenografia na EBA / UFRJ”, respondeu Lu Nunes De Siqueira. “Se prepara pro bombardeio. Parabéns pela iniciativa. Sou músico e completamente contra as práticas marxistas”, disse Willian Batiston. 

Funceb divulga propostas habilitadas para a 7ª edição do Prêmio Pierre Verger
Foto: Divulgação / Pierre Verger

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) divulgou, nesta terça-feira (18), a lista das 287 propostas habilitadas para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (clique aqui e confira a relação completa).


O resultado da seleção final será anunciado no dia 8 de julho, através do site da Funceb. Os selecionados serão premiados com R$ 30 mil em três modalidades: Ancestralidade e Representação, Fotografia Documental e Inovação e Experimentação.


O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger  prevê também a seleção de quatro fotógrafos de cada categoria para compor o Catálogo do Prêmio e participar de Exposição Coletiva em Salvador.  

Primeira edição da festa Hype mistura música eletrônica e funk em Salvador
Foto: Divulgação

A festa Hype realiza sua primeira edição no dia 2 de julho, a partir das 15h, na Área Verde do Othon, no bairro de Ondina, em Salvador. A programação inclui atrações de música eletrônica e funk, tendo confirmadas as participações de nomes como Kvsh, Evokings, Tucho, Maria Zigoni, Costæd e Pedro Chamusca.


Além de música, o público poderá curtir ainda uma espécie de parque de diversões para adultos, com piscina de bolinhas, cama elástica, pista de skate, artistas circenses e brinquedos infláveis.


A festa ainda contará com open bar de água, refrigerante, cerveja, vodka, gin e whisky e ainda algodão doce. O 2º lote de ingressos está à venda no Sympla, pelo valor de R$ 129.


SERVIÇO
O QUÊ:
Festa Hype 
QUANDO: Terça-feira, 2 de julho, às 15h
ONDE: Área Verde do Othon – Ondina – Salvador (BA)
VALOR: R$ 129 (2º lote)

'Chacrinha' lidera lista de indicados do Grande Prêmio ao Cinema Brasileiro
Foto: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (17), a lista de indicados da 18ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, cuja cerimônia de premiação acontece no dia 12 de agosto. A cinebiografia "Chacrinha : o velho guerreiro", de Andrucha Waddington, lidera a disputa pelo Troféu Otelo, figurando em 12 categorias, incluindo melhor filme, direção e ator (Stepan Nercessian).


Em seguida, com 10 indicações, está “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, representante do Brasil no Oscar deste ano.

 

Confira a lista completa de indicados:

Melhor longa-metragem de ficção
A Voz do Silêncio
Benzinho
Chacrinha: O Velho Guerreiro
O Grande Circo Místico
O Paciente: O Caso Tancredo Neves


Melhor longa-metragem documentário
A Luta do Século
Ex Pajé
My Name is Now, Elza Soares
O Processo
Todos os Paulos do Mundo


Melhor longa-metragem infantil
Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano
O Colar de Coralina


Melhor longa-metragem comédia
Minha Vida em Marte
Mulheres Alteradas
Não se Aceitam Devoluções
Os Farofeiros
Todas as Razões Para Esquecer
Uma Quase Dupla


Melhor direção
Aly Muritiba, por Ferrugem
Andrucha Waddington, por Chacrinha: O Velho Guerreiro
Carolina Jabor, por Aos Teus Olhos
Gabriela Amaral Almeida, por O Animal Cordial
Gustavo Pizzi, por Benzinho


Melhor Atriz
Adriana Esteves, por Canastra Suja
Débora Falabella, por O Beijo no Asfalto
Gace Passô, por Praça Paris
Karine Teles, por Benzinho
Marjorie Estiano, por As Boas Maneiras


Melhor Ator
Daniel de Oliveira, por 10 Segundos para Vencer
Lázaro Ramos, por O Beijo no Asfalto
Murilo Benício, por O Animal Cordial
Otávio Müller, por Benzinho
Othon Bastos, por O Paciente: O Caso Tancredo Neves
Stepan Nercessian, por Chacrinha: O Velho Guerreiro


Melhor Atriz Coadjuvante
Adriana Esteves, por Benzinho
Fernanda Montenegro, por O Beijo no Asfalto
Gilda Nomacce, por As Boas Maneiras
Laura Cardono, por Encantados
Marjorie Estiano, por Paraíso Perdido
Sandra Corveloni, por 10 Segundos para Vencer 


Melhor ator coadjuvante
Ailton Graça, por Mare Nostrum
Enrique Diaz, por Ferrugem
Matheus Nachtergaele, por O Nome da Morte
Milhem Cortaz, por Canastra Suja
Otávio Müller, por O Beijo no Asfalto
Otávio Müller, por O Paciente: O Caso Tancredo Neves


Melhor direção de fotografia
Fernando Young, por Chacrinha: O Velho Guerreiro
Gustavo Hadba, por Motorrad
Gustavo Hadba, por O Grande Circo Místico
Lula Carvalho, por 10 Segundos para Vencer
Mauro Pinheiro Jr, por Unicórnio
Walter Carvalho, por O Beijo no Asfalto


Melhor roteiro original
Aly Muritiba e Jessica Candal, por Ferrugem
André Ristum, por A Voz do Silêncio
Claudio Paiva, Julia Spadaccini e Carla Faour, por Chacrinha: O Velho Guerreiro
Gabriela Amaral Almeida, por O Animal Cordial
Juliana Rojas e Marco Dutra, por As Boas Maneiras
Karine Teles e Gustavo Pizzi, por Benzinho


Melhor roteiro adaptado
Carlos Dieges e George Moura, por O Grande Circo Místico
Felipe Hirsch, por Severina
Gustavo Lipsztein, por O Paciente: O Caso Tancredo Neves
Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, por Rasga Coração
Murilo Benício, por O Beijo no Asfalto


Melhor direção de arte
André Weller, por Unicórnio
Artur Pinheiro, por O Grande Circo Místico
Dina Salem Levy, por Benzinho
Marcos Flaksman, por O Paciente: O Caso Tancredo Neves
Rafael Targat, por Chacrinha: O Velho Guerreiro


Melhor figurino
Diana Leste, por Benzinho
Flávia Lhacer, por O Doutrinador - O Filme
Kika Lopez, por O Grande Circo Místico
Kika Lopes, por O Paciente: O Caso Tancredo Neves
Marcelo Pies, por 10 Segundos para Vencer
Marcelo Pies, por Chacrinha: O Velho Guerreiro


Melhor maquiagem
Adriano Manques, por O Paciente: O Caso Tancredo Neves
André Anastácio, por O Animal Cordial
Catherine LeBlanc Caraes e Emmanuelle Fèvre, por O Grande Circo Místico
Marlene Moura, por Chacrinha: O Velho Guerreiro
Martín Macías Trujillo, por 10 Segundos para Vencer


Melhor efeito visual
Chacrinha: O Velho Guerreiro
As Boas Maneiras
O Grande Circo Místico
Motorrad
O Doutrinador - O Filme


Melhor montagem - ficção
Gustavo Giani, por A Voz do Silêncio
Idê Lacreta, por O Animal Cordial
Livia Serpa, por Benzinho
Lucas Gonzaga, por Motorrad
Mair Tavares e Daniel Garcia, por O Grande Circo Místico
Thiago Lima, por Chacrinha: O Velho Guerreiro


Melhor montagem - documentário
Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, por Todos os Paulos do Mundo
Karen Akerman, por O Processo
Karen Harley, por Hilda Hilst pede Contato
Lorena Ortiz e Pablo Paniagua, por My Name is Now, Elza Soares
Natara Ney, por A Última Abolição
Richardo Farias, por Ex Pajé
Yan Motta, por Soldados do Araguaia


Melhor som
O Grande Circo Místico
As Boas Maneiras
O Animal Cordial
Legalize Já - A Amizade Nunca Morre
O Doutrinador - O Filme


Melhor trilha sonora original
Antonio Pinto, por Chacrinha: O Velho Guerreiro
Antonio Pinto, por O Banquete
Berna Ceppas, por 10 Segundos para Vencer
Edu Lobo, por O Grande Circo Místico
Elza Soaes e Alexandre Martins, por My Name is Now, Elza Soares

 

Melhor trilha sonora
Fabio Góes, por Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano
Frejat, Leoni e Vinícios Cantuária, por Intimidade entre Estranhos
Maria Gadú, por Todas as Canções de Amor
Mauricio Nader, por Rasga Coração
Sinai Sganzerla, por O Desmonte do Monte
Yan Motta, por Soldados do Araguaia
Zeca Baleiro, por Paraiso Perdido


Melhor longa-metragem estrangeiro
A Forma da Água
Bohemian Rhapsody
Infiltrado na Klan
Me Chame Pelo Seu Nome
Nasce Uma Estrela
The Square - A Arte da Disórdia
Três Anúncios Para Um Crime


Melhor longa-metragem ibero-americano
A Noiva do Deserto (Argentina)
Alguém Como Eu (Brasil, Portugal)
As Herdeiras (Paraguai, Alemanha, Brasil, Uruguai, Noruega, França)
Cachorros (Chile)
Uma Noite de 12 Anos (Argentina, Espanha, Uruguai)


Melhor curta-metragem de animação
Aquário
Guaxuma
Lé Com Cré
O Malabarista
Sobre a Gente


Melhor curta-metragem documentário
Azul Vazante
Copacabana Auschwitz
Cor de Pele
Um Corpo Feminino


Melhor curta-metragem de ficção
Adeus à carne
Nova Iorque
O Menino Pássaro
O Órfão
Peripatético

 

Melhor série brasileira de animação
Boris e Rufus
Cupcake e Dino: Serviços Gerais
Irmão do Jorel
Vivi Viravento
O Show da Luna!


Melhor série brasileira documentário
Aeroporto - Área Restrina
Arquitetos De Carona com os Óvnis
Mil Dias - A Saga da Construção de Brasília
Inhotim - Arte Presente


Melhor série brasileira de ficção
A Lei do Riso - Crimes Bizarros
Escola de Gênios
Mostra Tua Cara!
Natália

Histórico de Conteúdo