‘50 Formas de Amar, Uma É Matar’: Presidente do partido de Bolsonaro finaliza livro ‘picante’ 
Foto: Divulgação

Luciano Bivar, presidente do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, está finalizando um livro intitulado “50 Formas de Amar, Uma É Matar”. “Será um romance bem picante. O cenário é Nova York”, contou Bivar, em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo. Ainda segundo a jornalista, ele revelou que se reuniu com um agente literário na cidade americana e pretende lançar a publicação primeiro nos Estados Unidos.

Sábado, 19 de Janeiro de 2019 - 09:00

Michelle Obama desbanca 'Cinquenta Tons de Cinza' e tem livro mais vendido na Amazon

por Leonardo Volpato | Folhapress

Michelle Obama desbanca 'Cinquenta Tons de Cinza' e tem livro mais vendido na Amazon
Foto: Divulgação

Ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama mostra que ainda é bastante querida pelo público. O livro publicado por ela, "Minha História", é o mais vendido da Amazon em todos os formatos e quebrou o recorde de 47 dias no topo.

A publicação, lançada há dois meses, desbancou o best-seller "Cinquenta Tons de Cinza", escrito por E. L. James e publicado em 2012. O livro virou filme e fez sucesso de bilheterias pelos Estados Unidos e Brasil. Até então, "Cinquenta Tons" estava há 46 dias em primeiro lugar. 

A obra de Michelle revela desde sua infância, em Chicago, até os anos em que passou pela Casa Branca e atuou com o cargo mais importante do país ao lado do presidente da república. Há também uma parte em que ela conta o espanto ao ver Donald Trump no poder. O livro é publicado pela editora Objetiva aqui no Brasil.

Fundador d'O Rappa, Marcelo Yuka, morre aos 53 anos no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

Um dos fundadores da banda O Rappa, o músico e compositor Marcelo Yuka, morreu no fim da noite de sexta-feira (18), aos 53 anos, no Rio de Janeiro. 

 

Yuka estava internado em estado grave com um quadro de infecção generalizada. O músico sofreu um acidente vascular-cerebral (AVC) no começo do ano. 

 

De acordo com o G1, no meio do ano passado, Yuka já havia tido outro AVC. Em 2000, ele ficou paraplégico ao ser atingido por nove tiros enquanto acontecia um assalto a uma mulher na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

 


O músico nasceu em 1965 e era o baterista e principal compositor até sua saída, em 2001.

 

Como conta a reportagem, Yuka escreveu letras sobre temas como violência urbana, racismo e desigualdades sociais. “Minha alma (a paz que eu não quero)”, “Me deixa” e “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, por exemplo, foram compostas por ele.

Sábado, 19 de Janeiro de 2019 - 00:00

Com disco em produção, Lazzo experimenta músicas novas no show do 'Toca!'

por Lara Teixeira

Com disco em produção, Lazzo experimenta músicas novas no show do 'Toca!'
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Lazzo Matumbi, conhecido por suas canções de pegada afro, soul, reggae e samba, abrirá a temporada de verão do projeto "Toca!" que acontecerá neste sábado (26), no Goethe-Institut Salvador, a partir das 18h. 

 

Em outubro de 2018, Lazzo fez uma participação especial no show do grupo IFÁ, realizado na primeira edição do "Toca!". Em conversa com o Bahia Notícias, o cantor informou os pontos positivos do Goeth e revelou um pouco sobre o que o público poderá encontrar. 

 

"Eu achei o lugar muito bacana, até porque não existe palco, existe um espaço em que você fica muito olho no olho com o público, muito família. Para mim é interessante porque lima aquela imagem de ‘o artista que está lá em cima e o público lá em baixo’, e se torna na verdade uma grande festa. Eu gosto muito disso, me faz bem", conta Lazzo. 

 

"Eu vou fazer um show dançante, com músicas dos discos velhos, colocar também uma música nova, ‘14 de maio’, e uma música inédita para experimentar um pouco com o público. Vou fazer um show em que as pessoas possam aproveitar, já que estamos no verão, e se deleitar com uma festa pra cima, astral, que possam se sentir bem. Eu quero me sentir feliz, fazendo as pessoas felizes". 

 

Lazzo está há dois anos produzindo o seu novo disco. O cantor disse que esse trabalho terá materiais inéditos "que estavam guardados na gaveta", 2 releituras e também uma música de Chico César, que ele chegou a gravar para o disco do artista, mas que desta vez terá sua "leitura e forma de cantar”.

 

"Eu nunca tive esse histórico de fazer disco na forma muito rápida, eu sempre fui muito tranquilo fazendo na energia astral, então eu continuo fazendo isso. Como não tenho essa necessidade imediata de lançar, eu acredito que o disco vai chegando em um estágio do perfeccionismo, de estar cada vez olhando e pensar 'precisa dar uma lapidada melhor aqui, precisa melhorar isso ali'. E acredito que quando colocarmos isso para fora vai sair uma coisa bacana, graças a Deus". 

 

Sobre os assuntos abordados no novo disco, Matumbi revela que suas músicas normalmente apresentam uma "reflexão" do momento em que ele está vivendo. "É sobre o que eu estou vendo no meu entorno. Mesmo que eu não traga uma coisa direcionada para o governo atual, tem um conteúdo que de certo modo diz respeito sobre tudo isso que estamos vivendo". 

 

Em setembro de 2018, Lazzo realizou três shows em homenagem ao cantor Luiz Melodia e teve uma resposta positiva do público. As apresentações foram lotadas. Por isso, Matumbi pretende fazer novas edições do show em 2019 e também realizá-lo em outros países. 

 

"O resultado dos shows foi um pouco surpreendente, porque quando eu fiz a primeira releitura, foi no Teatro Rubi e tivemos que fazer um dia extra porque lotou. Aí houve um convite para fazermos no Teatro Castro Alves e lotou novamente. As pessoas falavam para mim: ‘Lazzo, que show maravilhoso, que show bonito, por que você não repete?’. Então assim, já que o público sinalizou que tá aprovado e foi uma coisa boa, com certeza isso não saiu da minha cabeça e eu já falei várias vezes para minha produção para colocarmos em prática e correr o mundo, porque eu acho muito interessante", apontou.  

 

Está previsto, também para este ano, o lançamento de um disco com a releitura do álbum "Atrás do Por do Sol" (o não uso do acento em “pôr” é proposital), de Lazzo Matumbi, em que artistas do atual cenário da música serão os responsáveis pelas gravações. Lazzo contou ao BN que esse projeto só aconteceu porque o jornalista Peu Araujo inscreveu a ideia no Edital da Natura Musical.

 

"Eu dei uma entrevista para o Peu e durante a nossa conversa ele ficou impressionado com o disco e falou: ‘pô Lazzo, esse disco poderia ter sido estourado no Brasil, porque o conteúdo dele é tão atual’. O disco está completando 30 anos, e na época que ele foi lançado não teve esse sucesso todo. E aí ele falou: 'que tal você fazer uma releitura?'. Eu achei muito interessante. Não sei se ele inscreveu com a pretensão de passar, mas passou, demos a sorte. A partir de março, abril, nós começamos a retomar essa produção, então acho que no final do ano já conseguimos lançar esse disco". 

 

"Como é um disco de uma ideia da cabeça do Peu, ele falou que queria trazer pessoas da cena atual para fazer uma homenagem para mim. Ele citou alguns nomes como Luedji Luna, Russo Passapusso. Se realmente acontecer eu já estou muito feliz", completou Lazzo. 

 

O compositor listou ainda os artistas mais jovens que ele tem acompanhado e deu sua opinião sobre o cenário musical. "Outro dia eu ouvi muito o som de Larissa Luz, mas foi na época que ela estava fazendo o trabalho com a Elza Soares, e na nossa participação juntos no Pérolas Negras eu falei: ‘pô, que legal, poucas pessoas estão trazendo essas vertentes parecidas com as de Karol Conka, letras que empoderam a mulher negra’. Eu achei muito interessante. E outra que estou bastante feliz de ouvir é Luedji Luna, que vem com uma pegada moderna, mas com o tempero baiano, que é meio um ‘olha, eu tô aqui, mas não perdi minha identidade cultural’. Isso para mim é tão bacana", disse o cantor. "O Russo, eu já conhecia há bastante tempo, porque desde o início eu já participei do disco do Baiana System. Então, tem uma galera nova que merece o maior respeito. Os meninos da Ifá, eu tenho o maior carinho. Eles estão chegando em uma onda da releitura do afrobeat, mas de um certo modo trazendo a assinatura e identidade deles. Eu acho que tem uma galera nova que está trazendo uma música boa e de qualidade para a Bahia e que merece todo o meu respeito e aplauso". 

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Toca! Verão - Lazzo Matumbi
QUANDO: Sábado, 19 de janeiro, às 20h
ONDE: Pátio do Goethe-Institut Salvador (BA)
VALOR: Lote 2 - R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Grupo feminista Pussy Riot realiza dois shows no Brasil em abril
Foto: Divulgação / Daniel Garzon Herazo / Getty Images

O grupo feminista russo Pussy Rio irá se apresentar no Brasil. A banda fará show no festival recifense Abril Pro Rock, no dia 19 de abril e no Fabrique Club, dia 20 de abril, casa de shows em São Paulo. 

 

Conhecido pelo seu ativismo, o coletivo de artistas foi formado em 2011 já com objetivo de fazer vídeos e performances rápidas em que misturam arte e política. Na maioria das vezes, de forma não autorizada. As integrantes do grupo geralmente se apresentam com os rostos cobertos por balaclavas, espécie de touca ninja. 

 

Em 2018, a banda invadiu o campo na final da Copa do Mundo e em 2012, cinco de suas integrantes foram presas por incitação ao ódio religioso e baderna após tocarem uma música intitulada Virgem Maria, Tire o Putin do Poder dentro da Catedral de Cristo Salvador, em Moscou.

 

De acordo com o site Veja, elas foram liberadas em 2014, e desde então, não costumam se apresentar juntas. No Brasil, Nadya Tolokonnikova irá liderar o grupo.
 

Espaço Cultural da Barroquinha recebe o 'Recital da Onça' de Regina Casé
Foto: Divulgação

Regina Casé irá apresentar o espetáculo “Recital da Onça” em Salvador. O solo da artista acontece no Espaço Cultural da Barroquinha, no dia 23 de janeiro, às 19h. 

 

O monólogo marca o retorno de Regina Casé aos palcos teatrais depois de mais de 25 anos. No espetáculo, a personagem recebeu convite de Harvard para inventar um novo formato pop para palestras sobre literatura brasileira para estudantes estrangeiros. Ela precisa ensaiar suas propostas antes da viagem, a partir de textos de grandes autores. A peça é exatamente esse “ensaio”.

 

A plateia tem a tarefa de ajuda-la a escolher os textos mais adequados para a missão e a enfrentar seu pavor de aeroportos, da imigração americana e do frio do inverno em Harvard. 

 

O espetáculo acontece também nos dias 24, 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro, sempre às 19h. Os ingressos custam R$ 100 inteira e R$ 50 meia entrada e estão à venda no Sympla. 
 

 

SERVIÇO
O QUÊ:
"Recital da Onça” - Regina Casé
QUANDO: 23, 24, 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro, às 19h
ONDE: Espaço Cultural da Barroquinha, Salvador-BA
VALOR: R$ 100 inteira e R$ 50 meia 

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 19:00

Giro: Bonfim com Fé reuniu convidados no píer do Soho da Bahia Marina

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Bonfim com Fé reuniu convidados no píer do Soho da Bahia Marina
Roberta Roma/Fotos - Elias Dantas

Antes de seguir o Cortejo do Bonfim do Comércio até a Colina Sagrada, 200 convidados se reuniram às 07h da manhã no Píer do Restaurante Soho, na Bahia Marina, para prestigiar e curtir a chegada do “Bonfim com Fé”, evento que proporcionou uma caminhada acompanhada de fanfarra, diversão e uma estrutura que contou com todo suporte, de SPA para os pés aos cuidados com a pele. 

Lia Ferreira

Os 200 convidados estavam usando uma camisa exclusiva, assinada pela Litoraneus empresa líder nacional em roupas com proteção UV. A realização do evento ficou por conta da Hash, marca de t-shirts customizadas, e da Cristal Eventos, empresa de live marketing. Na caminhada, os participantes do “Bonfim com Fé” ainda contaram com carrinhos com água mineral, brindes, mimos e ações especiais. (Por Cris Montenegro)

Glauco Campos e Juliana Madeira

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 18:40

Nova HQ do Demolidor associa vilão que espalha 'fake news' a Bolsonaro

por Maurício Meireles | Folhapress

Nova HQ do Demolidor associa vilão que espalha 'fake news' a Bolsonaro
Foto: Reprodução / HQ do Demolidor

Depois de todos terem esquecido sua identidade, o Demolidor volta para Nova York e para o exercício da advocacia, mas logo encontra um cenário que o assusta. Wilson Fisk, o Rei do Crime, seu arqui-inimigo, foi eleito prefeito da cidade.

 

Já na primeira cena, Matt Murdock, verdadeira identidade do herói, pergunta a um amigo como os eleitores escolheram o vilão. "Os outros candidatos eram a mesma coisa de sempre. Fisk parecia diferente. Ele lançou uma candidatura independente, sem filiação partidária, não tinha o rabo preso com ninguém", responde o amigo.

 

A passagem está no volume 17 da HQ do Demolidor que acaba de chegar às bancas, pela editora Panini, e já causou uma polêmica entre fãs. Em um quadro no meio da história, há uma manifestação de partidários. Na versão brasileira, dois deles seguram placas que dizem "Fisk mito" —numa clara referência ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

 

No original em inglês, as placas diziam "Fisk rules", que poderia ser traduzido como "Fisk governa" ou "comanda". O assunto tomou os fóruns de quadrinhos nos últimos dias —boa parte elogiava a solução, mas outros afirmavam que o tradutor tentou inserir sua ideologia na história.

 

A Panini, em nota, afirmou que o cartaz não faz referência a nenhum político brasileiro. "A editora esclarece que a tradução se apropria do termo 'mito' para se referir a alguém que as pessoas admiram, como é o caso do personagem Wilson Fisk."

 

O tradutor da edição, Paulo França, explica melhor sua decisão. Ele diz que traduzir "rules" por "governa" seria pouco natural em português —e que escolheu "mito" pensando na idolatria que os seguidores têm pelo personagem.

 

"Temos um paralelo de um político que é idolatrado no Brasil, achei que seria algo próximo do leitor. Apelidaram o sujeito [Bolsonaro] de mito, mas ele não se apropriou da palavra", afirma.

 

"Mas não é uma alusão direta. É uma tradução aberta à interpretação. O pessoal que é eleitor do Bolsonaro está doído achando que é uma comparação com o vilão -—mas pensei muito mais na questão da idolatria do que numa associação tão direta [de associá-lo a um vilão]. Comparação direta é algo meio raso."

 

Ainda que com muitas diferenças —o presidente americano não é um mafioso do submundo nova-iorquino como Fisk— a história original faz uma clara associação entre o inimigo do Demolidor e Donald Trump.

 

Na série da Netflix, por exemplo, o Rei do Crime se safa de um processo judicial e ataca a imprensa. Diz que o povo foi manipulado por "fake news" dos jornalistas, que tentaram convencer todos de que ele era um criminoso. Tudo porque ele, Wilson Fisk, "desafia o sistema".

 

É o próprio Fisk quem espalha notícias falsas. Nos quadrinhos, o herói conseguiu junto à Suprema Corte que os super-heróis tivessem legitimidade no sistema legal. Mas o vilão quer criminalizá-los.

 

"Impossível não fazer uma associação com a notícias [das 'fake news'] espalhadas por WhatsApp [pela campanha de Bolsonaro]", diz França. "Vejo paralelos, mas é a minha visão. Eu não coloquei uma alusão direta a nenhum político do Brasil."

 

Por exemplo, um grupo de policiais é assassinado e o prefeito culpa o Justiceiro. Em dado momento, o Homem Aranha faz um autorretrato em um prédio acompanhado da frase "Não sou um criminoso".

 

"A cidade está em polvorosa. As pessoas estão irritadas. Elas querem segurança... e Fisk está lhes prometendo isso e mais", diz um personagem da HQ. "Gostei da solução", diz o tradutor Fábio Bonillo. "Não é preguiçosa. Só o seria se a HQ fosse do começo do século, aí sim seria ridículo forçar uma associação. O tradutor vive e trabalha em um período histórico do qual não dá para fugir."

 

Vale dizer que não há na tradução de Paulo França, contudo, nenhuma associação entre os heróis e o PT.

Mariane de Castro apresenta nova edição do projeto 'Santo de Casa' em Salvador
Foto: Divulgação

Mariane de Castro volta a Salvador com o projeto "Santo de Casa". O show irá acontecer no Espaço Cultural da Barroquinha, e tem sua primeira apresentação marcada para o dia 25 de janeiro, a partir das 18h. 

 

O evento contará com a participação da cantora Elba Ramalho e Filhos de Gandhy. No repertório, Mariene resgata sambas clássicos da música brasileira, além de canções autorais. Os ingressos custam R$ 80 inteira e R$ 40 meia entrada, e estarão disponíveis no site da Safe Ticket 

 

Outros três shows fazem parte da temporada nos dias 8 e 22 de fevereiro e 8 de março. 

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Mariene de Castro "Santo de Casa"
QUANDO: 25 de janeiro, a partir das 18h
ONDE: Espaço Cultural da Barroquinha, Centro, Salvador-BA
VALOR: R$ 80 inteira e R$ 40 meia

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 16:50

Beto Barbosa se recupera em UTI após sucesso em cirurgia

Beto Barbosa se recupera em UTI após sucesso em cirurgia
Foto: Reprodução/ Instagram

O cantor e compositor Beto Barbosa teve sucesso na cirurgia que se submeteu nesta quinta-feira (17) em São Paulo. De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin do site UOL, na operação que durou cerca de oito horas, os médicos retiraram a próstata e também retiraram e reconstruíram a bexiga do artista. 

 

"Graças a Deus estou bem", informou à coluna nesta sexta-feira (18). Ainda abatido, o cantor está internado na UTI da Beneficência Portuguesa em São Paulo. Se a recuperação for boa, ele deve ser transferido para um quarto normal até domingo. 

 

Beto Barbosa foi diagnosticado ano passado com um câncer na bexiga que já estava se espalhando para a próstata e uretra. Mesmo tendo realizado quimioterapia ele teve que retirar os órgãos atingidos (veja aqui).

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 15:50

Filme sobre sequestro de Silvio Santos e Patricia Abravanel estreia em dezembro

por Folhapress

Filme sobre sequestro de Silvio Santos e Patricia Abravanel estreia em dezembro
Foto: Divulgação

O filme "Silvio Santos - O Sequestro" com Rodrigo Faro no papel do apresentador vai estrear no dia 12 de dezembro nos cinemas. 

 

As filmagens já começaram. A história terá como linha central um dos episódios mais marcantes da vida de Silvio: em agosto de 2001, um sequestrador invadiu a sua casa e o manteve refém por sete horas. Algumas semanas antes, sua filha Patricia também havia sido sequestrada.

 

Em visita que fez a Silvio, Faro já teve aprovação do apresentador para representá-lo. "Você foi bem escolhido, porque é apresentador de programa de televisão e tem um bom talento artístico. Agradeço a você e parabenizo quem te escolheu para me representar", afirmou Silvio ao lado de Faro.

 

A direção será de Maurício Eça, que comandou, entre outras produções, "Carrossel - O Filme" e "Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina". Ainda não há data para a estreia.

 

SEQUESTRO
Em 22 de agosto de 2001, a filha do apresentador Patrícia Abravanel foi sequestrada quando se preparava para sair da casa no Morumbi. Ela foi dominada e levada em seu próprio carro, um Passat alemão blindado, e libertada somente sete dias depois após pagamento do resgate. Ela voltou para a casa dirigindo seu carro.

 

No dia seguinte, a polícia descobriu que o mentor do sequestro, Fernando Dutra Pinto, estava hospedado com nome falso em flat em Barueri, na Grande São Paulo. À noite ele escapa do cerco. Dois policiais são mortos no flat. O crime é atribuído a Dutra Pinto.

 

Na manhã do dia 30, o sequestrador invadiu a casa de Silvio Santos. A mulher e suas filhas foram libertadas, mas o apresentador foi mantido refém. O então governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o então secretário da Segurança Pública Marco Vinício Petrelluzzi estiveram na casa. Sete horas depois, o sequestrador se rendeu.

 

Em janeiro de 2002, Dutra Pinto foi encontrado morto no ambulatório do CDP (Centro de Detenção Provisória), no Belém, em São Paulo. Ele morreu devido a uma infecção generalizada, causada por um ferimento profundo nas costas.

 

Relatório elaborado pela ONG Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos apontou que o sequestrador morreu em consequência de tortura e negligência. 

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 15:00

GastrôBahia: Saladas e carnes brancas são dicas do Outback para o Verão

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Saladas e carnes brancas são dicas do Outback para o Verão
Tilápia Filet J. Woodhouse Style

O Verão chegou com força no Brasil e a expectativa é de que as temperaturas continuem acima da média, pelo menos, até fevereiro. Nos dias mais quentes, é bom poder contar com alimentos leves e bebidas refrescantes para atenuar os efeitos do calor. Por isso, o Outback Salvador reuniu dicas de pratos no cardápio do restaurante que combinam bem com o momento.

Grilled Chicken Caesar Salad

 

Algumas das melhores pedidas estão no menu de saladas especiais da casa. Uma delas é a Herb Filet Caesar Salad (R$45,90), uma salada Caesar com cortes de um filet supermacio realçados pelo sabor de ervas finas. Para os que preferem carne branca, a Grilled Chicken Caesar Salad (R$43,90) vem acompanhada por um suculento peito de frango temperado e grelhado. Também faz sucesso a El Rancho Salad (R$43,90): peito de frango temperado e grelhado, servido sobre uma combinação de alface, cenoura, repolho roxo, mix de queijos, bacon e crocantes tiras de nachos. Tudo regado com o exclusivo molho Barbecue Ranch.

Suco Lara Mora

 

Outro prato que mescla sabor e leveza é o South American Salmon (R$62,50). Nele, salmão (rico em ômega-3, vitamida D e selênio) finamente temperado e grelhado e servido com molho Remoulade. Como acompanhamento, os legumes ao vapor são uma ótima escolha. Eles também são bons acompanhamentos para outros pratos, como o Tilapia Filet J. Woodhouse Style (R$57,50), um filé de peixe coberto por champignons e espinafres frescos, com toque especial de conhaque e Chardonnay.

E nesta época do ano é ainda mais importante se manter hidratado. A sugestão para as bebidas é pedir um dos famosos chás gelados da casa, que existem nos sabores tradiconal, limão, pêssego e cranberry (R$11). Para quem prefere frutas, a rede também oferece sucos (R$11), incluindo o Laramora, suco especial de laranja com morango. Um pedida certa para o Verão.

Arquivo Público da Bahia tem atendimento ao público suspenso para execução de obras
Foto: Divulgação

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) teve o atendimento ao público suspenso, desde esta quinta-feira (17), para a execução das obras de restauração e requalificação do Solar da Quinta do Tanque, onde está localizada sua sede, na Baixa de Quintas, em Salvador. A ordem de serviço para as obras foi assinada no dia 13 de dezembro de 2018 (clique aqui). O contrato firmado pela Fundação Pedro Calmon (FPC) e a Marsou Engenharia Eireli, no valor de R$ 2.301.585,96, prevê a construção de refeitório, depósitos e sanitários, além de reforma nas instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de circuito fechado de TV, pintura, recuperação de janelas, portas e esquadrias, iluminação externa, restauração dos elementos arquitetônicos e bens artísticos, recuperação da estrutura e cobertura e instalações mecânicas.

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 14:00

Giro: Verão pede harmonização

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Verão pede harmonização
Dra. Amine Senhorinho

Não restam dúvidas que a alta estação deixa as pessoas ainda mais vaidosas, fazendo com que elas dediquem uma atenção especial ao corpo e a beleza. Dentre o leque de tratamentos oferecidos, destaque para aqueles em prol do rejuvenescimento facial. Dra. Amine Senhorinho, Mestre em ortodontia e  Graduada  em harmonização facial, é uma das profissionais da cidade com uma agenda pra lá de concorrida por realizar tratamentos rápidos, menos invasivos e com a eficácia comprovada como Botox, Preenchimentos e  Intradermoterapia.

As técnicas utilizadas por Dra. Amine aprimoram áreas que têm um envelhecimento visível como regiões com ausência de gordura que provocam fendas, como o bigode chinês, além de oferecer volume ao queixo, face e lábios, dentre outras ações. "A harmonização viabiliza um olhar mais amplo para a face, não sendo utilizada de forma isolada em áreas do rosto como era realizado no passado", explana Senhorinho. "O foco não é a perfeição e sim uma face em perfeita harmonia, saudável e que seja sinônimo de beleza e plenitude", acrescenta.

Para que este resultado seja conquistado, diversos procedimentos podem ser feitos como iFios Facias,  Bichectomia e Bioestimuladores faciais.  "A harmonização facial contribui para o aumento da autoestima e uma boa saúde corporal e mental. (Por Cris Montenegro)

Marcia Castro e Marcia Short fazem mais uma edição do show ‘Xarás’ no Pelourinho
Foto: Divulgação

Marcia Castro e Marcia Short voltam ao palco do Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, nesta sexta-feira (18), a partir das 21h, com o show “Xarás”. Neste projeto conjunto, que elas chamam de show-espaço-festa dentro do verão baiano, as cantoras têm como proposta celebrar a mulher, a força do feminino, da voz, da liberdade e da alegria, através da música produzida por baianos ao longo de gerações. Outra marca do projeto são as participações especiais. Nas edições anteriores as Márcias receberam o Cortejo Afro, Ilê Ayê, Lazzo, Margareth Menezes e Atoxxa.


SERVIÇO
O QUÊ:
Marcia Castro e Marcia Short – “Xarás”
QUANDO: Sexta-feira, 18 de janeiro, às 21h
ONDE: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) 

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 12:50

MySpace é obrigada pela Justiça a pagar direitos autorais

por Fabiana Schiavon | Folhapress

MySpace é obrigada pela Justiça a pagar direitos autorais
Foto: Divulgação

Criada em 2003, a rede social de música MySpace, que chegou a ser mais popular do mundo, foi lembrada por um processo judicial. No final de 2018, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) conseguiu provar que a empresa deve pagar os direitos autorais aos artistas que usaram a plataforma.

Pouca gente se lembra, mas o MySpace ainda funciona e foi comprado pela Fox Interactive Media Inc, em 2005. "Eles começaram como uma plataforma de lançamento de bandas independentes, mas começou a crescer muito e a fazer playlists com outros artistas que nem haviam dado autorização para isso", afirma Hélio Saboya , do escritório de advocacia Saboya, Direito, Muanis.

É o mesmo entendimento da Justiça que afirmou que o MySpace se enquadra como serviço de streaming musical. "A disponibilização de músicas e obras líteromusicais, por meio da internet via tecnologia streaming, configura execução pública de obras protegidas, ficando sujeita ao pagamento de royalties ao Ecad", disse o ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). 

Mesmo vendendo publicidade e assinaturas, o MySpace utilizava o argumento de que não promovia execução pública de músicas. O argumento de cobrança do Ecad tem como base a execução pública de obras. "Dissemos que não havia nada mais público do que a internet, já que qualquer pessoa teria acesso a esse conteúdo", disse Saboya.

Grandes veículos de comunicação mantêm acordos fixos com o Ecad para que os direitos autorais não deixem de ser recolhidos. Saboya lembra que rádios e TVs pagam um valor fechado por um período que permite a eles executarem as músicas que quiserem com liberdade. "No fim desse período, é gerado um relatório, e cada artista que foi tocado recebe os seus direitos. Isso ainda não é comum na internet."

Plataformas digitais como o Spotify e a Deezer já tem regras definidas de pagamento aos artistas. Mesmo assim, o terreno da internet ainda causa discussões. O YouTube e a Universal, por exemplo, brigam na Justiça para que a gravadora receba mais pela execução das músicas. Recentemente, os dois chegaram a um acordo. 

Com o tempo e com as brigas judiciais que já ocorrem com o YouTube e outros sites e plataformas digitais, as decisões da Justiça ficaram mais claras. "Hoje, não se usa mais o termo executar uma música ou uma obra, mas disponibilizar. Os tempos são outros. A discussão se alonga porque a Justiça é muito lenta, e tudo se moderniza muito rápido", lembra o advogado. 

O processo contra MySpace foi instaurado pelo Ecad em 2009. O órgão chegou a ser condenado, em primeira instância, pela Justiça do Rio, em 2015. Só no fim de 2018, o STJ entendeu que a empresa precisava pagar os direitos devidos.

Com essa decisão, o Ecad e o MySpace ainda terão de chegar a uma conclusão de qual é o valor devido, e qual o período em que a empresa deixou de pagar os direitos. Os dados serão avaliados por um perito, que designará o valor dos direitos devidos. 

A decisão diz que a plataforma deve "se abster de reproduzir conteúdo musical sem a autorização dos autores da obra, bem como à indenização pela disponibilização já efetuada das obras". A empresa também terá que pagar perdas e danos correspondente ao valor 7,5% da receita de publicidade obtida com tais divulgações, além das despesas processuais e honorários advocatícios.

Procurada, a defesa do MySpace informou que a empresa não comentaria sobre o assunto. Cabe recurso da decisão.

Vocalista da banda O Círculo, Vinicius Trovador morre aos 37 anos
Foto: Reprodução / Facebook

O vocalista da banda O Círculo, Vinicius Trovador, conhecido como Roy, morreu aos 37 anos, na madrugada desta sexta-feira (18). No mesmo dia, o artista havia publicado uma carta de despedida, na qual agradece aos amigos, familiares e fãs, além de relatar problemas com depressão e dependência de drogas. “Queria ter feito muitas coisas diferentes, ter mais alto confiança, amor próprio! Me permiti passar por situações que me fizeram adoecer, entrei em depressão, esquizofrenia e pra aliviar minha angústia me refugiei em maconha! A ansiedade era muito grande e por conta da doença fumava descontroladamente, saía atrás  de maconha em qualquer lugar com qualquer um! Isso me gerou problemas com o mundo das drogas! Minha vida perdeu o sentido por conta disso! Sinto falta de Salvador, queria ter voltado a cantar, ter lançado o disco que estava gravando!”, escreveu Roy, antes de cometer suicídio. Ao final, ele pede perdão aos familiares e diz que gostaria de ser sepultado em Salvador. 

Iza lança versão de ‘Divino Maravilhoso’ com participação de Caetano Veloso
Foto: Reprodução / Facebook

A parceria já vinha sendo anunciada há algum tempo, mas chega nesta sexta-feira (18) o lançamento da versão de Iza para “Divino Maravilho”, com a participação de Caetano Veloso. “Ah! Divino Maravilhoso já está disponível pra todo mundo ouvir. Muito obrigada, Caetano Veloso! Tô muito feliz por fazer parte disso com você!”, escreveu a artista em suas redes sociais. 


“Foi inacreditável para mim gravar com meu ídolo, Caetano Veloso. Eu não sei nem como explicar como foi estar ao lado de um artista que representa tanto o Brasil e que representa uma realização profissional pra mim”, disse Iza ao Popline, “essa é uma das músicas mais bonitas que o Brasil já ouviu, além de ser muito necessária ainda hoje”, acrescentou.


A música está disponível no Spotify, Apple Music, Deezer, TIdal, iTunes Store, Google Play e Youtube.


Composta por Caetano e Gilberto Gil em 1969, “Divino Maravilho ficou marcada na voz de Gal Costa. 

 

Confira a versão de Iza com participação de Caetano Veloso:

Paroano Sai Milhó faz nova edição de baile de Carnaval no Café-Teatro Rubi
Foto: Divulgação

Depois de animar o pré-Carnaval do Café-Teatro Rubi em 2017 e 2018, o grupo Paroano Sai Milhó volta ao palco do espaço cultural nos dias 15 e 16 de fevereiro, com seu tradicional baile. Com a proposta de relembrar o clima dos Carnavais de salão, o grupo convida o público a vestir sua fantasia e dançar ao som de músicas que marcaram época. “Vamos reviver os bailes que aconteciam em períodos de ouro da folia e deixaram saudades. Queremos levar nosso abraço e nossa alegria para comemorar os mais de 50 carnavais do grupo”, afirma Francisco Mascarenhas, integrante e cofundador do Paroano. 


No repertório, composições de nomes como de Walter Queiroz, Carlinhos Cor das Águas, Caetano, Pepeu, Gil, Moraes, Gerônimo e Dito. O Paroano Sai Milhó é formado por Adilson, André, Ari, Jackson, Ferreira, Quico, Niltão, Flávio, Mundinho, Geraldo, Caito, Gerson, Álvaro, Chico Ulisses, Chico Mascarenhas, Lindberg e Zé Raimundo. O couvert artístico custa R$ 80.


SERVIÇO
O QUÊ:
Paroano Sai Milhó
QUANDO: Sexta-feira e sábado, 15 e 16 de fevereiro, às 20h30
ONDE: Café-Teatro Rubi – Salvador (BA)
VALOR: Couver artístico de R$ 80

Sexta, 18 de Janeiro de 2019 - 09:00

Giro: Bonfim de Tarde se consagra como a melhor festa dos festejos

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Bonfim de Tarde se consagra como a melhor festa dos festejos
Ana Marques/Fotos - Erick Salles

A Bahia Marina foi o espaço mais cobiçado depois do cortejo em direção à Igreja do Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (17), para a cerimônia de lavagem das escadarias. O ritual sagrado foi seguido de festejos pela cidade e, sem dúvida, o Bonfim de Tarde com Bell Marques e Thiaguinho foi o evento mais disputado, reunindo anônimos e personalidades em torno de uma super estrutura, assinada pela Núcleo 55, e dois grandes shows.

Nina e Tinho Albuquerque

“O evento já se firmou e, nesta 3ª edição, só posso dizer que está melhor. Fico muito feliz com o resultado, por conseguir reunir tantas pessoas queridas e um público tão grande num dia que é especial demais para o baiano. Foi lindo!”, celebrou o anfitrião Bell Marques. (Por Cris Montenegro)

Paula e Ewerton Visco

Patricia Guerra e Rafa Marques

 

Autora do ‘Ninguém Solta a Mão de Ninguém’ é convidada para desfilar em escola de samba
Foto: Divulgação

A tatuadora Thereza Nardelli, autora do “Ninguém Solta a Mão de Ninguém", foi convidada para desfilar em um carro alegórico da escola de samba carioca “Paraíso do Tuiuti”, no Carnaval. Ela se juntará a personalidades como Conceição Evaristo, Monica Iozzi, Carlos Tufvesson, Rafael Losso e Pai Adailton Moreira, filho da Mãe Beata de Iemanjá, no último carro alegórico da agremiação.

 

A ideia do carnavalesco Jack Vasconcelos é passar uma mensagem de tolerância entre os diversos segmentos da sociedade. O enredo da Tuiuti vai homenagear o Bode Ioiô, que, reza a lenda, foi eleito vereador em Fortaleza, no ano de 1922. 


Com 9 mil seguidores no Instagram, Thereza conquistou em dois dias quase 40 mil depois da viralização da postagem da imagem do “Ninguém Solta a Mão de Ninguém”, após o resultado das eleições presidenciais. Thereza conta que a ilustração, na verdade, é um desenho antigo, inspirado em uma frase de sua mãe. Ela decidiu publicar nas redes sociais dia 28 de outubro, antes mesmo do resultado das eleições sair. “É uma ilustração política de uma frase que minha mãe me disse”, afirma.

Kéfera e João Côrtes desembarcam em Salvador para pré-estreia de ‘Eu Sou Mais Eu’ 
Foto: Camila Sousa / Divulgação

Os atores Kéfera Buchmann e João Côrtes desembarcam em Salvador para a pré-estreia do filme “Eu Sou Mais Eu”, que acontece na próxima segunda-feira (21), às 20h30, no Cinépolis do Shopping Bela Vista.  Com direção de Pedro Amorim, a comédia conta a história de Camilla, uma estrela da música pop que vê todo o sucesso que conquistou desaparecer misteriosamente ao voltar no tempo. De volta ao ano de 2004, ela vai precisar lidar com os dramas da adolescência, o bullying da inimiga Drica, as provas e trabalhos da escola, tudo outra vez. Além de todas essas atribulações, ela precisa ainda convencer seu melhor amigo, Cabeça, de que veio do futuro e precisa da sua ajuda para descobrir como voltar.


Além de Kéfera e João, o elenco tem ainda Giovanna Lancellotti, Flávia Garrafa, Arthur Kohl, Marcella Rica, André Lamoglia e Felipe Titto, numa participação especial. A estreia oficial do longa-metragem acontece no dia 24 de janeiro, em todo país.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Pré-estreia de “Eu Sou Mais Eu”
QUANDO: Segunda-feira, 21 de janeiro, às 20h30
ONDE: Cinépolis do Shopping Bela Vista – Salvador (BA)
VALOR: R$ 40 

Terceira edição do projeto Digitalia acontece em Salvador
Foto: Divulgação

A terceira edição do Digitalia - Congresso/Festival/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital, que esse ano tem como tema “Da Tropicália à Digitalia: a Cultura no Brasil disruptivo”, acontece em Salvador entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. 

 

O evento é uma atividade que abrange diversos movimentos artísticos integrando a música às novas tecnologias, notadamente aquelas conformadas pela cultura digital. Digitalia tem o intuito de reunir pesquisadores, artistas, produtores e o público em geral em um grande encontro criativo de fomento à cultura, o evento promoverá atividades de diferentes modalidades.

 

Com uma programação gratuita, conferências, apresentações de trabalhos científicos, workshops e parte dos trabalhos artísticos irão acontecer, entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, no Goethe Institut (ICBA). Já na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro e no Palco Digitalia, no Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro, acontecerão os shows inscritos na Chamada Pública do evento.

 

Gilberto Gil, que já marcou presença nas edições anteriores do Digitalia, fará a conferência de encerramento no domingo, 03 de fevereiro, na Concha Acústica do TCA. A programação completa do Digitalia pode ser encontrada no site do evento (acesse aqui). 
 

Museu Nacional apresenta primeira exposição após incêndio
Foto: Divulgação

O Museu Nacional apresentou a exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo - Novas Descobertas no Continente Antártico” nesta quarta-feira (16). Esta é a primeira mostra após o incêndio que aconteceu em setembro de 2018, e destruiu cerca de 90% do acervo do museu.

 

A exposição foi montada no Centro Cultural Casa da Moeda, no centro do Rio de Janeiro e abriu para o público nesta quinta-feira (17). A mostra que tem entrada gratuita ficará em cartaz até maio.

 

“Quando Nem Tudo Era Gelo” inclui 160 peças do projeto Paleoantar, dedicado a coletar e estudar rochas e fósseis da Antártida. Entre as peças, oito foram resgatadas dos escombros do prédio. Um dos itens mais significativos é um fóssil de pterossauro, um réptil voador cujo primeiro registro na Antártida remonta ao período Cretáceo.

 

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, declarou que a exposição “demonstra que o museu segue vivo e continua cumprindo a sua função”, ao abrir uma exposição quatro meses depois do incêndio.

Após desafios baseados no filme Bird Box, YouTube anuncia reforço de segurança
Foto: Divulgação / Netflix

O filme Bird Box da Netflix causou uma viralização de desafios baseados no filme. A plataforma de streaming fez um apelo aos fãs para que eles não se arriscassem ao tentar realizar tarefas vendados (veja aqui). 

 

Desta vez, o YouTube publicou uma nota reforçando suas práticas, que provavelmente estão associadas aos vídeos do Desafio Bird Box. Em comunicado, o site destacou o perigo de desafios como estes.

 

"Conteúdo que encoraja violência ou atividades perigosas que podem resultar em danos físicos, stress ou morte viola nossa política de atividades perigosas, então vamos deixar claro o que significam desafios perigosos e pegadinhas. YouTube é um lugar para pegadinhas adoradas e desafios virais, mas precisamos ter certeza que o que é engraçado não ultrapasse a linha do perigoso e prejudicial. Nós atualizamos nossas diretrizes para deixar claro que proibimos desafios que apresentam riscos de perigo sério ou morte, e pegadinhas que fazem vítimas acreditarem estar em perigo real, ou fazer crianças passarem por stress emocional severo".

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 - 19:00

Giro: Carnaval em Praia do Forte

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Carnaval em Praia do Forte
Foto: Divulgação

Faltando um mês para o aguardado Cortejo do Forte, o baile de Carnaval da Praia do Forte, chega a sua nona edição, em clima de alegria e diversão, prometendo reunir foliões animados, anuncia a abertura das vendas do primeiro lote dos convites para a festa, uma das melhores do verão do Litoral Norte, que antecede a folia momesca, resgatando o clima dos antigos carnavais. Nessa edição, a rainha do baile é a advogada e foliã Lila Moraes.

O passaporte para o Cortejo do Forte, que acontece no dia 16 de fevereiro, no Hotel Via dos Corais, às 15h, sai por R$280 (por pessoa), com sistema all inclusive, oferecendo espumante, whisky, caipiroska, cerveja, refrigerante, água e buffet volante, assinado por David Melo. Para animar o evento, as atrações são a banda de metais Charanga de Canô, de Santo Amaro da Purificação, do Recôncavo Baiano, com repertório repleto de marchinhas carnavalescas da época, que sairá do Hotel Via dos Corais, concentração da festa, circulando por toda a vila de Praia do Forte, e um DJ com trilha sonora dedicada nas canções que marcaram a folia carnavalesca de Salvador.

Com realização dos empresários André Zenkner e Fernando Monteiro, o Cortejo do Forte temo patrocínio da It Mov, David Melo Produções, Meg Oftalmo Day, Vivire, Restaurante Sabor da Vila, Hotel Via dos Corais, Gran Legado e Geraldo Marques Imóveis. No time de apoiadores estão Compassos Eventos, Talento Vinhos & Espumante, Tirolez, João Osmário, Araújo Mateus, Prefeitura Municipal de Mata de São João e Giro Produções. (Cris Montenegro)

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 - 18:50

Olodum irá se apresentar no Teatro da Ópera de Pequim

Olodum irá se apresentar no Teatro da Ópera de Pequim
Foto: Divulgação

O Olodum irá se apresentar no Teatro da Ópera de Pequim, uma das casas culturais mais antigas e importantes da China. Esta será a primeira vez que um grupo artístico do Brasil fará uma apresentação no local.

 

A Casa do Olodum receberá nesta sexta-feira (18), às 16h, representantes do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), para apresentar a agenda de eventos proposta para a China. 

 

O Ibrachina foi criado para promover a integração entre os povos dos dois países, fortalecendo as raízes chinesas no Brasil e disseminando a cultura brasileira na China.

 

Após um ano de atividades, o Ibrachina organiza este ano uma agenda inédita aproximando o Olodum da cultura chinesa. Como parte desta aproximação, o Olodum fará uma apresentação em São Paulo, em comemoração ao ano novo chinês 2019.

 

Em 2019, o Olodum completa 40 anos e a apresentação que será realizada na Faap será incluída na agenda de comemorações do Ano Novo Chinês. 

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 - 17:50

Disney prepara versão live-action de 'O Corcunda de Notre Dame'

por Folhapress

Disney prepara versão live-action de 'O Corcunda de Notre Dame'
Foto: Divulgação

Mais de duas décadas após o sucesso do desenho "O Corcunda de Notre Dame" (1996), inspirado no clássico homônimo de Victor Hugo, a Disney agora prepara uma versão com atores "de carne e osso", o chamado live-action, da animação infantil.

 

A informação é do site Deadline que também afirma não existir, por ora, previsão de lançamento e escolha de elenco. Ainda de acordo com a publicação online, o roteirista será David Henry Hwang. Já a trilha sonora ficará a cargo de Alan Menken e Stephen Schwartz. 

 

Na história, Quasimodo, o corcunda que dá título à obra, vive recluso na catedral Notre Dame, em Paris, na França, com medo de ser rejeitado por sua aparência. Ele então conhece e se encanta pela pela cigana Esmeralda. O filme da Disney recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor trilha sonora original. 

 

Em outubro do ano passado, o site The Hollywood Reporter afirmou que a Disney também planeja fazer uma versão live-action do desenho "Lilo & Stich" (2002). Os investimentos da empresa americana vem na esteira de produções de sucesso do tipo, caso de "Mogli" (2018) e "A Bela e a Fera" (2017).

Camila Cabello, Shawn Mendes e outros artistas se apresentam no Grammy 2019
Foto: Divulgação

Após Alicia Keys ser anunciada como a apresentadora da 61º cerimônia do Grammy (veja aqui), o evento anunciou através da sua conta do Twitter alguns dos cantores que irão se apresentar.

 

A cerimônia que está marcada para o dia 10 de fevereiro, contará com os shows de Shawn Mendes, Camila Cabello, Cardi B, a dupla Dan & Shay, Post Malone, Janelle Monáe e Kacey Musgraves.

 

Dos artistas anunciados, menos Dan & Shay, estão concorrendo em categorias no Grammy 2019.

 

 

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 - 15:50

Antes de 'Jenifer', outras músicas também ficaram famosas com nomes de mulheres

por Folhapress

Antes de 'Jenifer', outras músicas também ficaram famosas com nomes de mulheres
Foto: Divulgação

Jenifer apareceu no Tinder, caiu na boca dos brasileiros e pode se consagrar o hit desse Carnaval. A personagem da música de Gabriel Diniz, no entanto, já teve algumas antecessoras com histórias parecidas: nomes de mulheres que deram nome a músicas que se tornaram sucesso nacional. 

Quem não se recorda de "Anna Júlia", da banda Los Hermanos, ou de "Milla", do cantor Netinho? As duas foram lançadas na década de 1990 e acabaram se tornando hits do Carnaval. Antes disso, Tom Jobim já tinha gravado o "Gabriela" e Capital Inicial, "Fátima". Nenhuma das duas do Carnaval, mas ainda assim sucessos. 

"Jenifer", o mais novo fenômeno desse tipo, foi escrita por um coletivo de Goiânia e chegou a ser oferecida a expoentes da música extremamente popular brasileira, como Wesley Safadão e Gusttavo Lima, que a rejeitaram por destoar de suas esticas de moços de família.

A canção só ganhou dimensão de fenômeno pop quando o cantor, Gabriel Diniz, de arrocha - mescla de forró e axé - viu potencial, e desbancou "Atrasadinha", de Felipe Araújo e Ferrugem, e atualmente tem 95 milhões de reproduções no YouTube - eram 67 milhões há seis dias.

 

Veja outras músicas com nomes de mulheres que viraram sucesso:

Renata - Tihuana (2005)
Carolina - Seu Jorge (2002)
Anna Julia - Los Hermanos (1999)
Juliana - Banda Raça Pura (1999)
Eva - Banda Eva (1997)
Milla - Netinho (1996)
Jéssica - Fundo de Quintal (década de 1990)
Fátima - Capital Inicial (1986)
Gabriela - Tom Jobim

Histórico de Conteúdo