Mosiah Roots recebe Igor Salify em show nesta sexta no Commons
Foto: Divulgação

O Mosiah Roots se apresenta nesta sexta-feira (24), a partir das 22h, no Commons Studio Bar, situado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Antes dos anfitriões subirem ao palco, com um repertório de sucessos como "Em Qualquer Lugar", "Alma Indomável", "Dor E Desejo" e "Poucas Palavras", a abertura ficará por conta do Cabuloso Trio e a discotecagem do DJ Fayakayano. 


Formada nos anos 1990 por Luciano "Lutte" Correia (vocal), Daniel Guimarães (baixo), Marcos Alexandre (bateria) e JPCastelhano "Boca" (guitarra/vocal), o Mosiah Roots tem como proposta abordar temas poéticos, políticos, filosóficos e espiritualistas através do reggae.


SERVIÇO
O QUÊ:
Mosiah Roots
QUANDO: Sexta-feira, 24 de agosto, às 22h
ONDE: Commons Studio Bar – Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (lista amiga com acesso até as 24h) e R$ 30 (na porta)

Segunda, 20 de Agosto de 2018 - 12:50

Cantora espanhola Buika confirma quatro shows no Brasil 

por Jamile Amine

Cantora espanhola Buika confirma quatro shows no Brasil 
Foto: Reprodução / Facebook

A cantora espanhola Buika confirmou quatro shows no Brasil este mês. A artista desembarcará com sua turnê mundial apenas no estado de São Paulo: dia 22, em Campinas (SP); 23, em Piracicaba (SP) e 25 e 26, em São Paulo (SP), no Sesc Pompeia. Além do Brasil, a Colômbia é outro país sul-americano que receberá o novo show de Buika, dia 8 de setembro, em Santa Cruz de Mompox. 

 

Marilyn Manson interrompe show após sofrer colapso no palco; veja vídeo
Foto: Divulgação

Marilyn Manson interrompeu um show no último domingo (18), em Houston, nos Estados Unidos, após sofrer um colapso. O incidente aconteceu durante a execução de "Sweet Dreams Are Made Of This", quarta música do set-list, quando ele para de cantar e se agacha, sem concluir a canção. Segundo informações do site Billboard, Manson disse ao público que passava por “envenenamento por calor”. 

 

Veja vídeo do incidente:

Segunda, 20 de Agosto de 2018 - 10:40

Jorge Aragão recebe alta após cirurgia no coração

Jorge Aragão recebe alta após cirurgia no coração
Foto: Divulgação

O sambista Jorge Aragão recebeu alta médica do hospital Unimed-Rio, neste domingo (19), após ter passado por um cateterismo seguido de uma angioplastia – cirurgia no coração para desobstrução de uma artéria (clique aqui e saiba mais). “Ele está de alta e em casa descansando. A agenda dele agora segue normal”, disse o produtor do artista, Douglas Fabiano, ao jornal O Globo.


Jorge Aragão se manifestou nas redes sociais para tranquilizar seus fãs, após o incidente (clique aqui). “Oi, meu povo, muito obrigado pela preocupação, pelo carinho comigo. Está tudo bem, graças a Deus. Está tudo em ordem”, declarou o cantor e compositor.

Segunda, 20 de Agosto de 2018 - 09:50

Erasmo Carlos será o homenageado do Prêmio UBC 2018

Erasmo Carlos será o homenageado do Prêmio UBC 2018
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Erasmo Carlos será o homenageado da edição 2018 do Prêmio UBC, tradição criada nos anos 1980 e retomada no ano passado com uma celebração ao baiano Gilberto Gil. Iniciativa da União Brasileira de Compositores, a premiação acontece em 9 de outubro, na Casa UBC, situada na região central do Rio de Janeiro.


Um dos criadores mais importantes da história do rock nacional, Erasmo Carlos tem 815 canções registradas, muitas delas sucessos, a exemplo de “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo”, “Gatinha Manhosa”, “Minha Fama de Mau”, “Mesmo Que Seja Eu”, “De Noite Na Cama”, “É Preciso Saber Viver”, “Minha Superstar”, “Mulher (Sexo Frágil)”, “Festa de Arromba”, “Coqueiro Verde”, “Sou Uma Criança, Não Entendo Nada” e “Imoral, Ilegal ou Engorda”.

Funceb abre inscrições para intercâmbio cultural em parceria com Filte Bahia
Foto: Divulgação

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) abriu, até esta quarta-feira (22), as inscrições para o Intercâmbio Artístico-Cultural realizado em parceria com o Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia (Filte), evento que acontecerá de 1º a 8 de setembro em diversos teatros de Salvador. Este ano serão contemplados 14 artistas e agentes culturais do interior do estado. Os selecionados ficarão hospedados entre os dias 5 e 9 de setembro na residência artística da Funceb – Pouso das Artes, localizada no Pelourinho. Eles terão ainda, gratuitamente, passagens, alimentação, ingressos para os espetáculos e participação nas atividades formativas.


Os interessados devem se inscrever pela internet (clique aqui). O resultado será divulgado em todas as redes sociais do Filte Bahia e no site da Funceb no dia 24 de agosto.

Dirceu pretende rodar país de motorhome para lançar autobiografia, diz colunista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prestes a ter sua liberdade definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) (clique aqui), o ex-ministro José Dirceu pretende rodar o Brasil de motorhome para lançar sua autobiografia. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o petista que está solto após decisão da Segunda Turma do STF (clique aqui e saiba mais), deve começar a sua caravana pelo Rio de Janeiro. 

Jorge Aragão tranquiliza fãs preocupados com sua internação: 'Está tudo bem'
Foto: Reprodução / Mix Valle

Diante da notícia de que foi internado na última sexta-feira (17), Jorge Aragão informou que passa bem. No momento, ele continua em observação médica no hospital Unimed-Rio. "Oi, meu povo, muito obrigado pela preocupação, pelo carinho comigo. Está tudo bem, graças a Deus. Está tudo em ordem. Fiz [cateterismo], botei três stents, mas foi eletivo, nada em cima de dor. É que os exames demonstraram uma alteração na parte do sangue, na coleta de sangue e também nos outros exames feitos. Foi o melhor. Estou muito contente", declarou o sambista.

 

Segundo informações do portal Extra, o músico enviou a declaração por meio de um áudio no WhatsApp. No último boletim médico divulgado, a equipe médica já dizia que "a intervenção transcorreu com sucesso e sem intercorrências". Além do cateterismo, ele fez também uma angioplastia (veja aqui). Membros da equipe do músico acreditam que ele deva receber alta ainda hoje.

Simões Filho: Moradores participam da 10ª Parada da Diversidade
Foto: Divulgação / Prefeitura de Simões Filho

A cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou neste domingo (19) a 10ª Parada da Diversidade. Segundo o G1, a programação começou às 14h, com saída do bairro Cia 1, e seguiu até o bairro Cia 2. Os participantes comemoram nesta edição os 20 anos do Grupo Gay do Cia. Segundo os organizadores, o objetivo é levantar a bandeira do respeito à diversidade e alertar para o combate à violência e a intolerância aos grupos representados na Parada. Participaram da festa atrações como Milena Nascimento, Banda A Dama, Banda na Maldade, Samba Só Vaidade e Banda Preto de Luxo.

Domingo, 19 de Agosto de 2018 - 17:20

Ex-ministro de Dilma lança livro com reflexões sobre 'derrocada' da petista

por Folhapress

Ex-ministro de Dilma lança livro com reflexões sobre 'derrocada' da petista
Foto: Reprodução / EBC

Renato Janine Ribeiro, 68, filósofo e ex-ministro da Educação do governo Dilma (PT), lança nesta segunda-feira (20), a partir das 19h, em São Paulo, o livro "A Pátria Educadora em Colapso - Reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil". 


A publicação conta os bastidores do programa chefiado por Renato Janine que virou o lema do segundo mandato de Dilma: "Brasil, Pátria Educadora", em 2015. O autor também conduz o leitor ao clima gerado no Palácio do Planalto com a engenharia arquitetada pela oposição na elaboração do pedido de impeachment que tirou a petista da presidência.

O ex-ministro, que leciona ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP), também faz um diagnóstico da política educacional brasileira que, segundo ele, espelha um "planejamento da desigualdade".

Forte Santa Maria abriga exposição fotográfica de concurso da prefeitura no Instagram
Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Foi aberta a visitação a exposição de 24 fotografias de Salvador escolhidas entre aquelas enviadas ao Instagram da Prefeitura, no Espaço Fragmentos, localizado em frente ao Forte de Santa Maria, no Porto da Barra.

 

 Ao todo, foram publicadas 2,6 mil imagens com as hashtags  #AquiéSalvador, #ExpoAquiéSalvador e #VisitSalvadordaBahia, no Instagram oficial da Prefeitura, entre os dias 6 e 12 de agosto. A exposição segue até o dia 31 deste mês, com acesso gratuito.

 

A exposição ocorre em retribuição ao desafio sugerido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), convocando os usuários da rede social para retratar áreas pertencentes a Salvador - incluindo as Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos -, que integram o território soteropolitano.

 

A ação busca divulgar e promover positivamente a cidade, despertando diferentes olhares para turistas e cidadãos que acompanham a capital baiana nas redes sociais, a partir de fotografias que representem um olhar diferenciado sobre a capital baiana. 

Domingo, 19 de Agosto de 2018 - 15:20

Harry Potter será tema de curso gratuito na USP

por Folhapress

Harry Potter será tema de curso gratuito na USP
Foto: Reprodução / Warner Bros.

Devidamente formado em Hogwarts, Harry Potter finalmente chegou ao ensino superior.  A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferecerá, de 14 de setembro a 19 de outubro, o curso "Harry Potter: Caminhos Interpretativos", que tratará sobre o universo do bruxinho. 


O curso de extensão não é restrito aos alunos da USP,  e as inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (20), pela internet. Para matricular-se, é exigido apenas que o aluno seja maior de idade e tenha lido todos os sete livros da saga, mas é bom correr, já que as vagas são limitadas. 

Os professores do curso de extensão são três estudantes de pós-graduação, que atuam sob supervisão de uma professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. O curso é dividido em cinco tópicos: Os personagens-chave de Harry Potter; Harry Potter: herói romanesco; Harry Potter: indivíduo em formação; As construções dos masculinos e dos femininos em Harry Potter; Harry Potter, a crítica literária e a voz do leitor. 

Após acusações de assédio, filme com Kevin Spacey não deve arrecadar nem mil dólares
Foto: Divulgação

Depois das acusações de assédio sexual e pedofilia, o novo filme do ator Kavin Spacey não está sendo um sucesso de audiência. O longa Billionaire Boys Club, lançado nesta sexta-feira (17) ganhou apenas 126 dólares no dia da sua estreia. Ele está sendo exibido em apenas 10 cinemas dos EUA, localizados nas cidades de Phoenix, Minneapolis/St. Paul, New Orleans, a área de Hartford/New Haven, Miami e Sarasota na Flórida.

 

De acordo com The Hollywood Reporter, via Papel Pop, o filme pode não conseguir chegar a US$ 1 mil no final de semana e é, de longe, o maior fracasso comercial estrelado por Spacey. Além dele, o longa conta também com nsel Elgort, Taron Egerton, Emma Roberts, Jeremy Irvine, Cary Elwes, Judd Nelson e Billie Lourd no elenco.

 

O filme trata-se de um remake do clássico, com mesmo título, feito para a TV e exibido em 1987. Conta a história real do grupo Billionaire Boys Club e de seu fundados Joe Hunt, que foi condenado em 1987 por matar Ron Levin.

 

No início de julho, a distribuidora do filme, Verticar Entertainment, deu uma declaração afirmando que “não era uma decisão fácil nem insensível”, lançar o filme nos cinemas. “Esperamos que essas alegações angustiantes relativas ao comportamento de uma pessoa – alegações que não eram conhecidas publicamente quando o filme foi feito há quase dois anos e meio e de alguém que tem um pequeno papel em Billionaire Boys Club – não prejudiquem o lançamento do filme. No final, esperamos que o público tome suas próprias decisões quanto às alegações repreensíveis do passado de uma pessoa, mas não à custa de todo o elenco e equipe presentes neste filme”, afirmou a distribuidora.

Aretha Franklin será enterrada no dia 31 de agosto; fãs poderão prestar homenagens
Foto: Divulgação

O funeral da cantora Aretha Franklin, que faleceu nesta quinta-feira (16) (veja aqui), será realizado no dia 31 de agosto em Detroit, cidade onde ela vivia. O agente da cantora afirmou que a cerimônia será reservada apenas para família e amigos e será realizada na Greater Grace Temple.

 

O público poderá prestar homenagens à cantora em um velório no Museu de História Afro-Americana Charles H. Wright, das 9h às 21h entre os dias 28 e 29 de agosto. Aretha será enterrada no cemitério Woodlawn, em Detroit, junto com outros familiares. Ela tinha 76 anos e lutava contra um câncer de pâncreas.

Domingo, 19 de Agosto de 2018 - 11:00

Ancine dá nota a diretores e provoca críticas entre cineastas

por Guilherme Genestreti | Folhapress

Ancine dá nota a diretores e provoca críticas entre cineastas
Foto: Reprodução / brasil.gov

Adirley Queirós, do elogiadíssimo "Branco Sai, Preto Fica" é um diretor nota 7. Quem tirou 10 foi André Pellenz, do blockbuster nacional "Minha Mãe É uma Peça". Felipe Sholl, vencedor do Festival do Rio por "Fala Comigo", nem foi avaliado. E um dos maiores nomes do cinema brasileiro, Rogério Sganzerla, tem nota 5 -ele morreu em 2004. Ao publicar as notas dos diretores brasileiros de acordo com seu desempenho comercial, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) atraiu uma avalanche de críticas nas redes sociais e em grupos de conversa de cineastas.



A pontuação é um dos critérios para habilitar o recebimento de verbas do edital de fluxo contínuo. O programa de fomento vai distribuir R$ 150 milhões a projetos de longa-metragem com base numa pontuação que inclui quantidade de obras lançadas e êxito comercial tanto de produtoras quanto distribuidoras e de diretores vinculados aos projetos.
 

Há cineastas que já lançaram obras, mas não aparecem na lista, caso de Sholl. Há diretores que já morreram (Sanzerla, Hector Babenco, Nelson Pereira dos Santos....). Na lista de produtoras, não chegam a 20 o total das que receberam a nota máxima.



 O produtor Paulo Boccato, de "Bróder" e "Copa de Elite", aponta que, ao divulgar nome e CPF dos cineastas e atribuir a eles notas, a Ancine pode acabar lhes tirando a possibilidade de receber propostas de trabalho. "Muitos diretores serão escolhidos pelas produtoras não por seu talento ou adequação ao projeto, mas por uma nota dada arbitrariamente que permita abocanhar mais ou menos recursos públicos", diz. Outro produtor, que pediu para não ser identificado, disse que a Ancine não tem atendido as reivindicações do setor e que já se estuda recorrer ao Ministério Público.

 


Conforme antecipado pela Folha de S.Paulo, o edital já vem sendo alvo de críticas no meio audiovisual há algumas semanas. O principal temor é que ele permita a concentração desses recursos públicos entre as duas maiores distribuidoras do país -a Paris e a Downtown.



 Como o desempenho comercial é um dos principais critérios e as duas empresas são responsáveis pelo lançamento dos maiores sucessos nacionais, elas saltam na frente. Pelas regras, um mesmo grupo econômico pode receber até 25% do montante. Teme-se que, desta forma, ambas abocanhem até metade de todos os recursos. A reportagem tentou entrar em contato com a Ancine neste sábado (18), mas não obteve resposta até a publicação desta nota.

Com crítica a momento do país, canção tem Ivete, Gil e até filho de Sandy nos vocais
Foto: Reprodução/ Instagram

Uma espécie de “canção-protesto” com participação de cerca de trinta artistas foi divulgada nesta sexta-feira (17). Chamada de “A Nossa Voz”, a música, cantada por nomes como Sandy, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Elba Ramalho e Luan Santana, pede um país “sem medo de corrigir seus erros, de crescer e de sonhar”. 

 

Com direção geral de Xororó, o clipe da canção tem até com participação de Theo Scholles Lima, filho de Sandy e Lucas Lima. Com apenas 4 anos, o garoto, que vive afastado dos holofotes por desejo dos pais, não aparece no vídeo, mas canta a última frase da música, composta pelo avô.

 

A canção foi lançada nos principais serviços de streaming. O lucro proveniente da execução da música será destinado à ONG Amigos do Bem, que ajuda crianças e jovens no sertão nordestino. Confira clipe da música abaixo:

Sábado, 18 de Agosto de 2018 - 12:00

Centro de Convenções: prefeitura está tranquila quanto a licitação, diz secretário

por Guilherme Ferreira

Centro de Convenções: prefeitura está tranquila quanto a licitação, diz secretário
Foto: Bahia Notícias

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, disse que a prefeitura está tranquila quanto à regularidade da licitação para construir o novo Centro de Convenções de Salvador. Nesta sexta-feira (17), a Justiça concedeu uma liminar suspendendo o processo a pedido de um dos consórcios que participaram da concorrência (veja mais).

 

Segundo Tinoco, a gestão municipal ainda não foi notificada oficialmente sobre a liminar, mas já acionou a Procuradoria-Geral do Município (PGM). Em entrevista ao Bahia Notícias neste sábado (18), ele disse acreditar que a decisão judicial deve ser revertida rapidamente. "Estamos tranquilos na regularidade da decisão que tomamos. Isso será reparado com a brevidade que a Justiça terá", comentou.

 

Tinoco afirmou que encara com naturalidade o fato do consórcio ter entrado na Justiça após a divulgação do resultado da licitação. Ele também ainda não vê prejuízo no calendário de construção do Centro de Convenções. "É legítimo que qualquer cidadão ou empresa use os instrumento para fazer a defesa dos seus interesses", comentou o secretário.

Sábado, 18 de Agosto de 2018 - 10:30

Coluna Literatura: Leia 'Mago dos Ventos Serei', de Teixeira Gomes

por Carlos Navarro Filho

Coluna Literatura: Leia 'Mago dos Ventos Serei', de Teixeira Gomes
Foto: Arquivo Pessoal

Outro a ilustrar a nossa temporada poética é o grande João Carlos Teixeira Gomes, Joca para os amigos que o apelidaram no Rio de Janeiro de “pena de aço”. Quando passei no vestibular e antes mesmo de começarem as aulas entrei no Jornal da Bahia, era ele o redator chefe, secundado por outros mestres da estirpe de Rafael Pastore, Gilson Nascimento e Frederico Simões, com os quais recebi as primeiras aulas de jornalismo. Jornalismo bem diferente do praticado hoje pela mídia amiga do governo e do mercado. Mas, o grande Joca destila todo o seu lirismo nos versos que selecionei do recém-lançado "A Arca dos Meus Tesouros", veja uma amostra: “Montado nos meus aprumos, mago dos ventos serei, paladino dos meus rumos e do meu destino, rei”. Clique aqui e leia!

Sábado, 18 de Agosto de 2018 - 10:20

Liminar suspende processo licitatório do Centro de Convenções de Salvador

por Guilherme Ferreira

Liminar suspende processo licitatório do Centro de Convenções de Salvador
Foto: Reprodução / YouTube

Uma liminar concedida nesta sexta-feira (17) suspendeu o processo licitatório  do Centro de Convenções projetado pela prefeitura de Salvador. A decisão do juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara da Fazenda Pública, foi tomada a partir de pedido das empresas MPD Engenharia Ltda, MRM Construtora Ltda e Engeform Construções e Comércio, que formavam um dos consórcios que disputou a concorrência para realizar a obra.
 

O resultado da licitação foi publicado na edição do Diário Oficial do Município do último dia 10. O consórcio CCS, formado pelas empresas Axxo Construtora e pela construtora Andrade Mendonça, foi declarado vencedor após apresentar valor de R$ 105,2 milhões para a realização da obra (veja mais).
 

As empresas que entraram com a ação alegam que o consórcio CCS "não preenche os requisitos previstos no instrumento licitatório, tampouco, apresentou os documentos ali exigidos". Elas argumentam que a Axxo Construtora possui um grau de endividamento superior ao permitido pelo edital da concorrência. Além disso, a Andrade Mendonça "deixou de comprovar, satisfatoriamente, a regularidade fiscal e trabalhista".

Sábado, 18 de Agosto de 2018 - 09:00

Bancada ruralista pede a Temer revogação de decreto sobre comunidades tradicionais

por Rubens Valente | Folhapress

Bancada ruralista pede a Temer revogação de decreto sobre comunidades tradicionais
Foto: Marcos Corrêa / PR

Os presidentes da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e da FPA (Frente Parlamentar de Agricultura) no Congresso Nacional dirigiram ofício ao presidente Michel Temer para pedir a revogação de um decreto de 2007 que instituiu a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais. Os ruralistas também pressionam pela "suspensão dos processos demarcatórios embasados nesse normativo".

O pano de fundo da ação dos ruralistas são demarcações de terras da União realizadas nos últimos anos pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) ao longo do rio São Francisco, em Minas Gerais, uma região de conflito agrário no norte do estado.

Nos últimos meses, comunidades tradicionais de pescadores e trabalhadores rurais têm denunciado o aumento da violência naquela região, com 16 locais sob tensão, segundo a Comissão Pastoral da Terra. Fazendeiros da região reivindicam a posse sobre as terras, o que levou a uma reação do Ministério Público Federal a pedido das famílias. O caso é acompanhado pela 6ª Câmara de Coordenação e Revisão da PGR (Procuradoria Geral da República). No ofício a Temer na última terça-feira (14), os ruralistas afirmam que as demarcações em Minas Gerais "têm sido realizadas inadvertidamente, ao livre arbítrio dos servidores da SPU, que recorrem à amplitude contida no bojo do decreto".

A política criada pelo decreto de 2007 atua em quatro eixos principais: acesso aos territórios tradicionais e aos recursos naturais, infraestrutura, inclusão social e fomento à produção sustentável. Ela procura promover o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais acompanhando o tema nos diferentes órgãos do governo federal.

A execução da política é acompanhada pela CNPCT (Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais), cuja secretaria-executiva é ocupada pelo Ministério do Meio Ambiente. Participam da comissão representantes de comunidades quilombolas, indígenas, sertanejos, seringueiros, extrativistas, pescadores, indígenas, ciganos e pantaneiros, entre outros.

A conselheira da CNPCT Claudia Pinho, de Cuiabá (MT), representante da comunidade pantaneira, disse que a revogação do decreto representaria "um grande retrocesso". "Isso colocaria em xeque muitos avanços que tivemos de reconhecimento e visibilidade das comunidades tradicionais. Vai na contramão do que o governo do Brasil assinou em 2004, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho", disse Claudia.

Biviany Rojas, advogada da organização não governamental ISA (Instituto Socioambiental), disse que "a CNA e a FPA não desistem de tentar aniquilar políticas públicas essenciais, resguardadas pela Constituição e por tratados internacionais, em nome de interesses de alguns proprietários rurais que têm promovido violência no campo. Eventual revogação do decreto representaria grave desvio de finalidade do presidente da República".

O ofício com o pedido da revogação do decreto foi assinado pelo presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, e pela presidente da FPA, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS). Os ruralistas defenderam que o decreto "contém vícios de inconstitucionalidade formal, que comprometem sua validade e desautorizam sua permanência no ordenamento jurídico brasileiro". Para a CNA e a FPA, o decreto deixa "margem a várias interpretações que estimulam e culminam em atos que afrontam a ordem e a segurança, além de violarem a garantia constitucional de proteção à propriedade privada e à dignidade humana, imputando aos proprietários rurais a perda de suas terras, de suas produções e de seu sustento familiar".

Procurado na noite desta sexta-feira (17), o Palácio do Planalto não havia se manifestado até o fechamento deste texto.

Jorge Aragão é internado no Rio e submetido a cirurgia no coração
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Jorge Aragão (69) foi internado neste sábado (17), no hospital Unimed-Rio, na zona oeste do Rio de Janeiro, após ser submetido a um cateterismo, seguido de uma angioplastia – cirurgia no coração para desobstrução de uma artéria. O boletim médico diz que “a intervenção transcorreu com sucesso e sem intercorrências. Jorge Aragão encontra-se estável e deverá permanecer em observação até este sábado (18), quando a equipe médica fará uma nova avaliação”.

 

De acordo com a EBC, um show que seria realizado pelo cantor neste sábado (18), no Rio foi adiado para 8 de setembro. Segundo o G1, a assessoria do artista informou que até quarta-feira (22) a agenda de shows será normalizada.

 

Esta não é a primeira vez que o artista passa por este tipo de problema. A última foi no ano passado, quando ele foi internado depois de um show em Belém (clique aqui e saiba mais).

Sábado, 18 de Agosto de 2018 - 00:00

Adriana Calcanhotto: ‘Não nascem gerações de gênios em outros países como acontece aqui’

por Lara Teixeira / Jamile Amine

Adriana Calcanhotto: ‘Não nascem gerações de gênios em outros países como acontece aqui’
Foto: Divulgação

Quatro anos após a última apresentação na capital baiana, quando trouxe a turnê “Olhos de Onda”, Adriana Calcanhotto desembarca em Salvador com seu novo show, “A Mulher do Pau Brasil”, em cartaz neste sábado (18), em duas sessões, às 17h30 e 21h, na sala principal do Teatro Castro Alves. “Estou super contente de voltar para a Bahia. A expectativa é sempre imensa. Tenho uma cumplicidade com o público baiano desde o início da minha carreira. E ainda no palco deste teatro... É demais! Eu adoro fazer sessão dupla, vai ser uma delícia”, avaliou a cantora e compositora gaúcha, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Acompanhada por Bem Gil e Bruno di Lullo, a artista apresentará uma espécie de “concerto tese”, com seu repertório de sucessos, além de canções compostas no período de dois anos em que esteve em Portugal para uma residência artística, na Universidade de Coimbra. “‘A Mulher do Pau Brasil’ é justamente um show sobre o olhar para o Brasil de Coimbra. O período em Portugal ajudou muito a pensar a minha música e a pensar o Brasil também. A Universidade me pediu para que eu iniciasse as aulas a partir de canções que eu tinha escrito, entre sucessos, inéditas e outras que não ficaram conhecidas. Foi um período bem fértil. Fui pensando muito sobre o Brasil e sobre a minha própria música”, conta a cantora.

 


O “concerto tese” nasceu a partir de uma residência artística de Adriana Calcanhotto na Universidade de Coimbra Foto: Reprodução / Facebook

 

Esta não é a primeira vez, no entanto, que Adriana Calcanhotto leva ao palco “A Mulher do Pau Brasil”. O projeto surgiu há três décadas, no início de sua carreira. “Foi algo que veio ao longo dos anos. Fiz o primeiro show em 1987, quando eu ainda morava em Porto Alegre e já tinha, por exemplo, ‘Geleia Geral’ e ‘Eu Sou Terrível’, que volta agora”, lembra a artista, sobre a primeira versão do espetáculo. “Fiz o show para mexer com estes assuntos de Antropofagia e Modernismo. Este interesse já aparece neste primeiro show e veio marcando a minha carreira desde então, quando fui pesquisando e compondo a partir deste universo. ‘Vamos Comer Caetano’, que fiz em 1997, está no show, assim como outras que criei no período de Coimbra”, acrescenta, destacando a evolução da montagem ao longo dos anos.

 

Com um trabalho muito pautado no poético, a artista revela que foi introduzida nesta arte através da Música Popular que ouvia na rádio, “quando tudo começou”. Enaltecendo ainda a qualidade do que é feito no país, ela destaca que o “exílio” a fez despertar ainda mais para sua brasilidade. “Em relação ao cancioneiro brasileiro, nós somos muito folgados, mal acostumados. Não nascem gerações de gênios em outros países como acontece aqui. Ouvimos alta poesia na rádio popular”, avalia a artista. “Ouvindo o rádio quando viajamos aprendemos a dar mais valor para as nossas coisas. No estrangeiro, o sonho das pessoas nas férias é vir para o Brasil. Eu me sinto cada vez mais brasileira porque sou brasileira e tenho passado muito tempo fora. Quanto mais tempo eu passo fora, mais eu me sinto brasileira”, acrescenta.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Adriana Calcanhotto - Show "A Mulher do Pau Brasil"
QUANDO: Sábado, 18 de agosto, às 17h30 (sessão extra) e 21h
ONDE: Teatro Castro Alves – Sala Principal - Salvador (BA)
VALOR: A a P - R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia) | Q a Z6 - R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia) | Z7 a Z11 - R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia)

Sexta, 17 de Agosto de 2018 - 19:00

Giro: Um dia pode mudar tudo

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Um dia pode mudar tudo
Foto: Divulgação

Desde sua posse, Anaci Paim, governadora do Rotary Internacional Distrito 4550, já visitou 21 clubes do distrito. Em meio à maratona de visitas, ela assumiu mais uma missão: é madrinha da campanha Um Dia Pode Mudar Tudo, em prol do Hospital Martagão Gesteira e do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA). O padrinho é outro rotariano: o advogado Henrique Trindade, a quem Anaci sucedeu, em junho.

 

Anaci está engajando amigos e parceiros a participarem do McDia Feliz 2018, no próximo sábado, 25. "É super sensível a realização de projetos humanitários. Nos aproximamos de questões importantes para pessoas que não têm condições de buscar meios e precisam de apoio de unidades hospitalares e suportes de organizações como o Rotary", conta a professora, que  já foi reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Secretária Estadual de Educação. (Por Cris Montenegro)

Presidentes do Alerta Geral e Filhos de Gandhy receberão Troféu Samba da Feira
Foto: Divulgação

Os presidentes do Bloco Alerta Geral e do Afoxé Filhos de Gandhy, José Luis Lopes, mais conhecido como Zé Arerê e Gilsoney de Oliveira, serão agraciados com o Troféu Samba da Feira. A cerimônia de entrega do prêmio que reconhece o trabalho que realizam para a cultura baiana acontece neste domingo (19), a partir das 10h, no Pier, que funciona na área da nova Feira da São Joaquim. Na ocasião haverá apresentações dos grupos Bambeia, Fora da Mídia e do sambista carioca Délcio Luiz.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Troféu Samba da Feira
QUANDO: Domingo, 19 de agosto, às 10h
ONDE: Pier (area nova da Feira de São Joaquim)
VALOR: R$ 15 (1º lote)

Sexta, 17 de Agosto de 2018 - 15:50

Britney Spears deve indenização de US$ 110 mil ao ex-marido

por Folhapress

Britney Spears deve indenização de US$ 110 mil ao ex-marido
Foto: Divulgação

A cantora Britney Spears, 36, deve pagar US$ 110 mil para o seu ex-marido, Kevin Federline, arcar com os custos de advogados e outras despesas na batalha sobre a pensão dos filhos. Desde que se separaram, o casal divide a paternidade de Sean, 12, e Jayden, 11. Eles ficam sob a tutela do pai, e Britney é quem paga a pensão.

O ex-marido foi ao tribunal no início do mês de agosto para pedir que a cantora reajustasse o valor pago às crianças, dizendo que as necessidades delas haviam mudado, segundo divulgou o site americano E! News. Desde 2008, Britney paga US$ 20 mil por mês, além dos custos de mensalidade escolar, roupas, atividades extracurriculares e outras despesas, que somam cerca de US $ 35 mil a mais por mês

O advogado de Federline teria pedido um reajuste para que o ex-marido recebesse US$ 60 mil por mês da cantora, frente aos US$ 20 mil. Ela então teria recusado, alegando que o ex-marido não contribuía financeiramente para nenhuma das duas crianças. Depois do ocorrido, Spears concordou em aumentar o pagamento mensal em US$ 10 mil.

Além do aumento, Britney deve pagar US$ 100 mil para os advogados que Kevin teve de contratar para continuar na briga.

Sexta, 17 de Agosto de 2018 - 15:00

GastrôBahia: Hotel oficial do Tempero Bahia 2018

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Hotel oficial do Tempero Bahia 2018
Restaurante Passeio da Vitória

O Wish Hotel da Bahia estará novamente no circuito dos grandes eventos gastronômicos, desta vez, pelo segundo ano consecutivo como o hotel oficial da 12ª edição do Tempero Bahia – Festival de Cultura e Gastronomia, maior evento gastronômico do Estado que deve reunir 25 renomados chefs de cozinha de todo o Brasil entre 15 e 26 de agosto.

 

Nesse período, 22 restaurantes de Salvador comercializarão no cardápio os pratos criados especialmente para o festival. Os autores dessas delícias serão famosos chefs de vários estados do país, incluindo a anfitriã, Tereza Paim (BA), além de Bruno Katz (NY/RJ), Vivi (SP),Ian Baiocchi (GO), entre outros grandes nomes da gastronomia.

 

O chef Ian Baiocchi, do contemporâneo ÍZ (GO), que colocou Goiânia no roteiro gastronômico nacional e ainda foi considerado o Chef do Ano pela revista Veja Comer e Beber, será o responsável pelo prato Wish, feito especialmente para o restaurante Genaro de Carvalho, localizado no Wish Hotel da Bahia, que estará à venda para o público durante todo o festival Tempero Bahia 2018.  

 

Para os amantes da gastronomia, Baiocchi trará: Badejo com gremolata de laranja Bahia, pupunha assada com mel e óleo de carvão, tartar de banana e paçoca de rabada. O prato reúne conceito, personalidade e tempero caseiro.

 

Pela segunda vez consecutiva, o evento se repete em Salvador.  O tema escolhido este ano é “O Palmito Pupunha”, com produção local no extremo sul da Bahia. Com isso, os restaurantes participantes poderão usar qualquer proteína com o ingrediente para os pratos.

 

A 12ª edição do Tempero Bahia terá abertura oficial realizada no Wish Hotel da Bahia juntamente com o Café com Turismo, apresentado pelo Sebrae no próximo dia 17 (sexta-feira), a partir das 8h.  

 

Para trazer mais comodidade aos convidados de outros destinos, o Wish Hotel da Bahia preparou uma oferta especial que oferece 10% de desconto na diária durante todos os dias do evento. O desconto é válido apenas para reservais feitas pelo site www.wishhoteldabahia.com. Mais informações: (71) 3021-6700.

 

A programação completa do evento já está disponível no site www.temperobahia.com.br. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Cielo e possui apoio do Wish Hotel da Bahia, Governo do Estado da Bahia, CM Venturoli, Senac, Sebrae, Secretaria de Cultura eTurismo de Salvador, 99Táxi, Rádio Band News e 2D Marketing Promocional.

RBN Digital faz especial em homenagem a Aretha Franklin neste sábado

A RBN Digital fará um especial com canções da eterna rainha da Soul Music, Aretha Franklin, que morreu nesta quinta-feira (16). A cantora tinha 76 anos e lutava contra um câncer no pâncreas desde 2010 (leia mais aqui). Para homenageá-la, o nosso especial vai ao ar neste sábado (18), a partir das 22h. Na lista de canções que marcaram época estão "A Natural Woman", "Respect", "A Say a Litte Prayer" e "Ain't No Way". Ao longo de sua longeva carreira, a artista acumulou 18 Grammys, antes de anunciar sua aposentadoria após 56 anos de carreira, em 2017, ano em que fez seu último show, na Filadélfia. Para acompanhar o especial, basta entrar no site da RBN Digital (acesse aqui) ou baixar os aplicativos disponíveis para smartphones com Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui). 

Sexta, 17 de Agosto de 2018 - 14:00

Giro: Mulheres estilosas

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Mulheres estilosas
Foto: Maria Paula

A Briss é para mulheres que amam moda leve. Que desde menina têm o hábito de catar flores e folhas caídas no chão e guardá-las em um livro, que sempre revelam a beleza que há dentro e fora de si e adoram guardar no armário roupas e acessórios que usam sorrindo. São para estas mulheres que a multimarcas Briss apresenta sua coleção Primavera-Verão 2019, um mix de todas as tendências da temporada das marcas Farm, Más Animale, Joy, Open, Handbook, Lou Bucca, Chocoleite, Esmeral e My Place. Durante o coquetel de lançamento, quinta (23/08), a partir das18h30, a empresária Luciana Rocha também vai comemorar com seus convidados um ano de sucesso da Briss, que a cada dia vem conquistado as mulheres no Spazio Empresarial – Rua das Acácias, 470, na Pituba.

 

A loja apostou em um belo editorial para mostrar a sua Primavera-Verão, com a modelo e apresentadora Patrícia Guerra, fotografada pelo namorado Rafa Marques, da dupla com Pipo Marques, em Brasília, e a modelo Poliana Mila, clicada pela fotógrafa Maria Paula, na mostra Casa Conceito, no Horto Florestal. As flores, fortes tendências ao lado das listras, florais, xadrez e poás, encantam na decoração da loja, prontas para receber os convidados na lista assinada por Ginno Larry. Uma noite para festejar a moda, com música do cantor Chandy Dias, brindes com espumante e buffet com os famosos canapés de Carol Sahade e doces da Torta Delírio.

 

A Primavera-Verão 2019 da Briss reúne diversas tendências em uma coleção perfeita para despertar desejos nas mulheres. Fluidez nos vestidos, macacões e macaquinhos, brilhos, flores das maxi às delicadas liberty, o xadrez clássico ao mais alegre nas misturas de cores, looks esportivos e estampas artísticas e tons pastéis e fortes. E neste clima de Verão, a Briss aposta em composições que passam por mais de um estilo, que deixam as baianas mais poderosas, confortáveis e ousadas nos dias mais quentes que estão por vir. (Por Cris Montenegro)

Poeta baiano Alex Simões lança 1ª livro da coleção ‘Contemporaneidades Periféricas’
Foto: Meredith Lackey / Divulgação

O poeta e performer baiano, Alex Simões, abre a coleção “Contemporaneidades Periféricas” com o lançamento do livro “Trans formas são”, neste sábado (18), das 15h às 21h, a Casa Rosada, situada na Travessa dos Barris, em Salvador. Com entrada gratuita, o evento contará ainda com performance do DJ e pesquisador musical, André Oliveira, e outras intervenções artísticas.


O livro conta com 38 poemas, distribuídos em três partes, com questionamentos à poesia, às palavras, às pessoas, aos animais, às coisas e ao próprio poeta. “Neste livro está o que bate na memória de uma pele – neste caso, preta, gay, cis, entre outras circunstâncias –  e que assombra pela beleza, pelo horror, pelo afeto, pelo susto mesmo. Os poemas se apropriam de discursos da mídia, da historiografia, da teoria da literatura, das enciclopédias, e os copia e cola, propondo composições e recortes como formas poéticas, um bordado poético”, avalia o autor. A coleção “Contemporaneidades Periféricas”, da editora soteropolitana Organismo, tem como proposta dar voz a escritores de contextos não centrais da literatura nacional.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Lançamento do livro ‘Trans formas são’, do poeta e performer, Alex Simões
QUANDO: Sábado, 18 de agosto, das 15h às 21h
ONDE: Casa Rosada – Travessa dos Barris – Salvador (BA)
VALOR: Entrada gratuita

Funceb abre 250 vagas nos Cursos Livres da Escola de Dança
Foto: Eloi Correia / Secom

A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb) abriu 265 novas vagas para os Cursos Livres do segundo semestre de 2018. As aulas acontecem uma vez por semana, de segunda a sexta-feira, sempre das 18h30 às 20h30, na sede da escola, situada no Pelourinho. Voltadas para pessoas a partir dos 18 anos, as atividades também estão abertas para quem não tem experiência. 


Os interessados podem se inscrever presencialmente, preferencialmente no dia da aula que tem interesse, mediante o pagamento da mensalidade no valor de R$ 60, além de portar RG e comprovante de residência. Estão disponíveis aulas de modalidades como Dança Afro Contemporânea, Ballet Clássico, Canto e Dança dos Orixás em Yorubá, Dança de Salão, Dança Contemporânea e Dança Moderna, Dança do Ventre, Jazz Dance, Danças Urbanas, Pilates - Solo, Sapateado Americano/Musical Dance, Pole Dance Circus e Dança Circular Sagrada. Os interessados podem obter mais informações através do telefone (71) 3116-6641.

 

Confira a tabela de cursos disponíveis:


(clique na imagem para ampliar)

Histórico de Conteúdo