Quarta, 29 de Janeiro de 2020 - 09:50

Netflix anuncia filme protagonizado por Maisa e escrito por Thalita Rebouças

por Jamile Amine

Netflix anuncia filme protagonizado por Maisa e escrito por Thalita Rebouças
Foto: Divulgação

A Netflix anunciou, nesta terça-feira (28), seu primeiro projeto com a participação de Maisa. “Eu nem acredito que a Maisa é a mais nova integrante da minha família. Pode entrar, lenda aclamada!”, informou a plataforma, nas redes sociais, sobre o filme “Um Pai no Meio do Caminho”.

 

Com roteiro assinado pela escritora Thalita Rebouças, o longa-metragem conta a história de Vicenza (Maisa), uma garota de 18 anos que passou toda a vida em uma comunidade hippie, em harmonia, mas sem conhecer o próprio pai. Durante uma viagem da mãe à Índia ela resolve, então, descobrir esta parte de sua história, mas acaba tendo uma surpresa. Ela encontra não um, mas dois pais.

 

Além de Maisa, o elenco conta ainda com Fafá de Belém, Thaynara OG, Du Moscosis, Marcelo Médici. A data de estreia ainda não foi divulgada pela Netflix.

Quarta, 29 de Janeiro de 2020 - 09:00

Giro: 2 de Fevereiro

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: 2 de Fevereiro
Mara Mendonça | Foto: Arquivo Pessoal

No dia 2 de fevereiro,  as empresárias Mara Mendonça e Conceição Costa abrem as portas dos restaurantes Pedra da Sereia e Pedra do Mar para mais uma edição da tradicional festa de Yemanja.


O Pedra da Sereia, com  esplêndida vista para o mar, oferece um maravilhoso buffet de feijoada e recebe as bandas Alan Santiago, Banda Tripé,  com participação de Carla Cristina e Simone Sampaio.


Para quem deseja algo mais reservado, sem perder o detalhe mais importante que é a vista, o Restaurante Pedra do Mar oferece um delicioso menu nordestino, buffet de saladas, ao som do DJ Leo Melo. E para abrilhantar ainda mais a festa,  a rainha homenageada do dia será a querida Juliana Guimarães, apresentadora da TV Bandeirantes. Informações através do contato: 71 98262-4142. (por Adriana Barreto)

Demitido da Cultura por discurso nazista, Alvim não teve exoneração da Funarte publicada
Foto: Divulgação / Secretaria Especial da Cultura

O dramaturgo Roberto Alvim, que foi demitido do cargo de secretário especial da Cultura após fazer um pronunciamento com estética e discurso nazista (clique aqui), segue vinculado ao governo. 

 


A exoneração de Alvim da Cultura saiu no dia 17 de janeiro (clique na imagem para ampliar)


De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Alvim, que antes de secretário ocupava a diretoria da Fundação Nacional de Artes (Funarte), não teve a exoneração deste cargo publicada no Diário Oficial da União até hoje.


Questionada, a assessoria de imprensa da Funarte informou que "Roberto Alvim foi desvinculado do cargo de diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte ao ser nomeado secretário Especial da Cultura, não sendo permitido o acúmulo de cargos". A assessoria disse ainda que "A Fundação desligou o então diretor de seu quadro no sistema eletrônico de pessoal do Governo" e "não houve mais pagamento de salário por parte da Funarte".

 
A Funarte não justificou, entretanto, a ausência da publicação da exoneração no Diário Oficial. Segundo especialistas, tal medida é essencial, já que, legalmente, nenhuma nomeação ou exoneração tem validade sem que seja publicada. 

Rosto de Bolsonaro feito de lixo estampa pôster da banda russa Pussy Riot no Brasil
Foto: Divulgação

Um amontoado de barris de lixo tóxico, poluição e armas compõe um mosaico que dá forma ao rosto do presidente Jair Bolsonaro. A ilustração estampa o pôster do show do grupo feminista Pussy Riot.

A banda russa se apresenta em São Paulo na quinta-feira (30), como parte do festival Verão Sem Censura, promovido pela prefeitura da cidade (clique aqui e saiba mais).

Em postagem na página oficial da banda no Facabook, lê-se: "Sobre esta cabeça feita e cheia de restos [lixo], as Pussy Riots cantam e dançam. Façamos aqui nossa revolta sobre esta cabeça monumento-destruição".

"Somos agora Pussy Riots espalhados por todo o planeta e aqui no Brasil vamos cantar, dançar e nos revoltar como se estivéssemos sobre esta cabeça-busto-desgoverno-monumento-vazia de ideias. E façamos dela detritos!!!"

Em 2012, as integrantes do Pussy Riot fizeram uma apresentação performática na catedral de Cristo Salvador, um dos principais templos da Igreja Ortodoxa Russa, em Moscou.

Vestiram gorros para o cobrir o rosto --até então, até mesmo quando davam entrevistas, eram anônimas - e tocaram o que classificaram como uma oração punk, "Virgem Maria, Tire o Putin do Poder". A performance, que criticava o apoio da Igreja ao político, durou 90 segundos, foi ao YouTube, e causou reboliço no país.

Em abril de 2019, a produção do grupo Dead Kennedys, para a divulgação de turnê pelo Brasil, criou um pôster exclusivo para o país. A família do palhaço Bozo está vestida com camisetas da seleção brasileira segurando armas. Para completar o cenário, tanques de guerra e uma favela pegando fogo. Um dos personagens diz: "Eu amo o cheiro de gente pobre morta pela manhã". Os shows acabaram sendo cancelados.

Dead Kennedys divulga pôster de turnê de 40 anos no Brasil; imagem traz palhaço Bozo e sua família em frente a uma favela em chamas Cristiano Suarez Dead Kennedys divulga pôster de turnê de 40 anos no Brasil; imagem traz palhaço Bozo e sua família em frente a uma favela em chamas.

 

'Ainda não o terminei', declara Romero Britto sobre quadro de Bolsonaro
Foto: Reprodução / Instagram

Romero Britto teve participação em Davos, na semana passada, mas foi outro assunto relacionado a ele que chamou a atenção nas redes sociais: um retrato de Jair Bolsonaro. Outros presidentes como Dilma e Lula já foram representados pelo pintor, que disse ao Estadão querer fazer uma homenagem ao atual postulante do cargo.

 

"Ele acabou não vindo até aqui por um problema de saúde, mas eu pensei em pintar o quadro", que de acordo com Britto, não está terminado ainda. "Na verdade o quadro foi mostrado para o Flávio Bolsonaro e eu não estava em Miami", explicou, completando: "O Brasil inteiro viu o retrato e estão falando bastante, mas não está terminado".

 

Durante a entrevista o pintor também defendeu o nome de João Dória, governador de São Paulo e de quem é amigo pessoal há mais de 20 anos, como uma boa alternativa para comandar o país após o mandato de Bolsonaro.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 20:50

Coro Oyá Igbalé da Uneb seleciona cantoras voluntárias

Coro Oyá Igbalé da Uneb seleciona cantoras voluntárias
Foto: Divulgação

O projeto Coro Oyá Igbalé está com inscrições abertas para uma seleção com dez vagas voltadas para cantoras voluntárias. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (3).

 

A seleção vai ser realizada em três etapas, análise de formulário (eliminatória), audição (eliminatória) e entrevista (classificatória). Podem se inscrever pessoas com idade mínima de dezoito anos que fazem parte da comunidade acadêmica da Uneb (professores, alunos e funcionários) e integrantes da comunidade externa. Os candidatos não precisam ter experiência em canto ou ter participado de outros corais.

 

O coro trabalha na difusão e a popularização da música sacra afro-brasileira, no debate sobre o combate ao racismo religioso e a democratização do acesso à cultura. Além disso, há o fomento à inclusão da população negra e das comunidades de matriz afro-brasileira no espaço da Universidade.

 

Outras informações e a inscrição podem ser acessadas a partir do link (clique aqui).

Porto Seguro: Homenagens a São Brás em Trancoso durarão 4 dias; veja programação
Foto: Reprodução / Vitrine da Costa

Entre as próximas sexta (31) e segunda-feira (3), o distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro, festejará São Brás, padroeiro do local. Conforme informações do portal Radar 64, as comemorações incluem missas e procissão, mas também muito samba, danças e brincadeiras para crianças.

 

Confira a programação dos festejos, que ocorrerão no Quadrado Histórico, em Trancoso:

 

Entre sexta e domingo (2), haverá o tríduo: três dias de orações e celebrações religiosas, sempre iniciando às 19h.

 

Ainda no domingo, após as orações, às 21h, o grupo Samba do Couro fará a festa dos presentes, com muita música.

 

A festa atravessará a madrugada entre domingo e segunda-feira, data oficial do Dia de São Brás, com apresentações musicais até 5h da manhã.

 

Entre 8h da manhã e meio-dia, a comunidade irá preparar um almoço, que será servido até às 14h.

 

Após o almoço, as crianças de Trancoso poderão se divertir nas brincadeiras organizadas pela comunidade até às 16h.

 

Terminadas as brincadeiras, às 16h, as festividades serão encerradas com missa, procissão e a tradicional Dança do Moribundo, às 18h.

Paulo Coelho revela que tinha projeto de livro infantil com Kobe Bryant
Foto: Reprodução / TV Globo

O escritor Paulo Coelho estava escrevendo, em parceria com a lenda da NBA Kobe Bryant, um livro infantil. O projeto, que agora será abortado, era um desejo do jogador, morto em um acidente de helicóptero no último domingo (26). 

 

"Não há mais razão para este livro existir", justificou Paulo Coelho em sua conta no Twitter. Como mostrou O Globo, Coelho compartilhou uma troca de mensagens privadas em que o jogador o convida para escrever um livro com ele.

 

Na rede social, diversos fãs pediram para que o autor de "O alquimista" mantivesse o projeto. Mas Coelho limitou-se a elogiar Byant, campeão olímpico com a seleção americana e cinco vezes campeão da NBA. “Você era mais que um grande jogador, querido Kobe Bryant. Eu aprendi muito interagindo com você”, tuitou.

 

“Estávamos indo em frente, pouco a pouco", disse o escritor. “Eu o vi várias vezes para garantir que ele tinha muito mais do que esportes em mente, não se tratava apenas de competição. Sua trágica morte já mostrou como ele era importante para o mundo, não apenas para os Estados Unidos. Vamos discutir o seu legado por muitos anos, muito além do esporte”.

 

Bolsonaro afirma que vai ligar para Regina e tentar nomeação nesta quarta
Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (28), que vai ligar para a atriz Regina Duarte, que está em um "período de testes" à frente da Cultura, para que seja visto com ela a disponibilidade de nomeação para a pasta sair na quarta-feira (29). A ligação deve ser feita, segundo o presidente, ainda nesta terça.

 

"Seria excepcional. Ela tem conhecimento e precisa de gente com gestão ao seu lado. Tem cargo para isso. Tem tudo para dar certo", afirmou, ao chegar no Palácio da Alvorada, depois de voltar de uma viagem à Índia.

 

Como noticiou o Jornal do Commercio, Bolsonaro disse que Regina apresentou para ele uma proposta "bastante atrativa". "Conversei com ela. Como tratar a questão da cultura no Brasil sem o viés de esquerda que tinha aí, só dava minoria. Tá certo? E queremos cultura ao povo em geral", afirmou o mandatário.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 19:00

Giro: Cheiro de Amor e Batifun se apresentam para a Rainha do Mar em festa no Pestana

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Cheiro de Amor e Batifun se apresentam para a Rainha do Mar em festa no Pestana
Batifun

O Pestana Bahia Lodge abre as portas mais uma vez, no Dia 2 de Fevereiro, a partir das 14h, para receber uma das grandes celebrações em homenagem à Mãe das Águas.  O evento YEMANJÁ VIP, promovido e realizado pela Oquei Entretenimento, dos irmãos Rafael e Ricardo, leva glamour, sincretismo e alegria para o Rio Vermelho, palco de uma das festas mais populares e pré-carnavalescas da Bahia. A ideia é que todo mundo vá de azul e branco para saudar a rainha do mar, na piscina do hotel, ao som das bandas Batifun e Cheiro de Amor, com direito a serviço all inclusive, que oferece open bar de cerveja, água e refrigerante e buffet de feijoada. Os ingressos custam R$ 150, no segundo lote, e estão à venda no Sympla, Partiu Balada e Ticket Maker. Lotação máxima: 500 pessoas. (Por Cris Montenegro)

 

Coronavírus abala bilheterias chinesas após o fechamento de 70 mil cinemas
Foto: Huandy618 / Wikimmedia Commons

A China fechou quase que a totalidade das suas 70 mil salas de cinema em decorrência do surto de coronavírus, que já matou 106 pessoas no país e infectou mais de 4 mil. O parque exibidor é o maior do mundo e, segundo o que noticiou o "Hollywood Reporter", os lançamentos de vários filmes foram adiados.

 

O fechamento das salas acontece justamente em um período conhecido por movimentar mais de US$ 1 bilhão em receita de bilheteria, segundo dados da revista "Variety", que acompanha o mercado.

 

Segundo O Globo, num esforço para ajudar a impedir a propagação do coronavírus, e sem novos filmes para exibição com o cancelamento das estreias, uma rede de mais de 11 mil complexos de cinema, optou por fechar as portas.

 

Entre as grandes apostas chinesas que seriam lançadas no feriado estão obras como o novo filme estrelado por Jackie Chan, "Vanguard"; o épico esportivo "Leap"; a comédia de ação "Detective Chinatown 3"; e a animação "Boonie bears: the wild life". A estreia global desses filmes também foi adiada, já que o governo da China não permite que seus filmes sejam lançados no exterior antes que eles estreiem em solo chinês.

 

Diversas projeções apontavam que o país ultrapassaria os EUA em 2020 no que tange ao mercado cinematográfico. Porém, o surto de coronavírus deve impedir que essa marca de seja batida ainda esse ano.

 

Além dos bilhões em vendas globais de ingressos que serão perdidos, a crise provocada pela epidemia pode levar a um efeito dominó que debilitará a indústria cinematográfica chinesa nos próximos meses.

Petra Costa e Sonia Guajajara posam com Brad Pitt e Leonardo Di Caprio no jantar do Oscar
Foto: Reprodução / Facebook

Indicada ao Oscar de melhor documentário por "Democracia em Vertigem", a cineasta brasileira Petra Costa participou de um evento que antecede premiação, nesta segunda-feira (27), em Los Angeles.

Acompanhada da líder indígena Sonia Guajajara, as duas posaram para fotos com os astros Brad Pitt, Leonardo Di Caprio e Robert De Niro. "Como é notório, Leo é grande apoiador da causa ambiental e indígena em todo mundo", escreveu Guajajara em suas redes sociais.

Costa também brincou com o fato de ter se encontrado com os galãs americanos. "Adivinha sobre o que estamos falando?", legendou ela na foto que saiu com Brad Pitt.

O documentário "Democracia em Vertigem", produção original da Netflix, acompanha o processo de impeachment de Dilma Rousseff a partir de uma visão particular da diretora. O longa chegou à plataforma de streaming em junho. Nos Estados Unidos, o filme também foi exibido em salas de cinema, requisito para concorrer ao Oscar.

Estão no documentário brasileiro imagens de impacto dos protestos de junho de 2013; do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016; da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018; e da vitória de Jair Bolsonaro na disputa para o Palácio do Planalto, também em 2018.

Os outros documentários indicados são o americano "American Factory", a coprodução entre Irlanda e Tailândia "The Cave", o macedônio "Honeyland", também indicado a filme internacional, e a coprodução entre Reino Unido e Síria "For Sama".

A nomeação acontece depois de a aposta brasileira para o Oscar de melhor filme internacional, "A Vida Invisível", ter sido deixada de fora da pré-lista de indicados.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 15:50

Quinteto de Cordas da Osba faz concerto na Sala do Coro

Quinteto de Cordas da Osba faz concerto na Sala do Coro
Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Bahia retoma suas atividades com um concerto da Série Carybé, no dia 14 de fevereiro, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Formado pelos músicos Dâmaris dos Santos e Lírida Lima (violinos), Laís Guimarães (viola), Ítalo Nogueira (violoncelo) e Rodolfo Lima (contrabaixo), o Quinteto de Cordas sobe ao palco a partir das 20h.


Com um repertório exclusivamente brasileiro, o grupo interpreta obras de compositores como Villa-Lobos,Clóvis Pereira, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, além de uma composição do próprio contrabaixista Rodolfo Lima.
Os ingressos estão à venda por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) nas bilheterias do TCA, no SAC dos shoppings Barra e Bela Vista e online pelo site do Ingresso Rápido.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Série Carybé – Quinteto de Cordas
QUANDO: Sexta-feira, 14 de fevereiro, às 20h
ONDE: Sala do Coro do Teatro Castro Alves – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Governo assina nesta quarta ordem de serviço para requalificação de museu em Candeias
Foto: Arquivo/ IPAC

A ordem de serviço para a requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, será assinada nesta quarta-feira (20). Executada com recursos de R$24 milhões do Prodetur Nacional Bahia, através de financiamento do BID, a obra é a primeira das 14 intervenções que serão realizadas na Baia de Todos-os-Santos, sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). 


Localizado no distrito de Caboto, em Candeias, o museu conta com acervo de mais de 200 peças que contam uma história da Bahia e do Brasil desde o século 17. Ele ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos, onde funcionava o antigo Engenho Freguesia.  Tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o equipamento é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 14:00

Giro: Jardim sustentável

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Jardim sustentável
Filipe Cady e Edilza Suzart

A vida urbana é intensa e muitas vezes cinza. O verde tão característico do nosso país deu lugar aos arranha-céus, além de muito, mas muito concreto por todos os lados. Então, para tentar driblar este comportamento tão cosmopolita, o escritório THREE Arquitetura, comandado por Edilza Suzart e Filipe Cady, explica sobre a forte tendência no paisagismo mundial através da presença dos jardins verticais, conhecidas como “paredes verdes”, que estão presentes em diversos países e já provaram que não estão apenas de passagem, mas que vieram para ficar, projetadas com o intuito de encontrar maneiras de aproximar a natureza ao cotidiano do mundo urbano.

Os jardins verticais melhoram a estética da cidade e encantam aos olhos de todos que têm o prazer de admirá-los. Mas suas principais funções são muito mais nobres, pois contribuem para a qualidade de vida no planeta, já que ajudam na redução dos poluentes do entorno, aumentam a umidade do ar e colaboram até na reciclagem de alguns gases tóxicos, entre tantos outros benefícios. (Por Cris Montenegro)

Após anunciar novo nome, Roupa Nova diz que mudança era ação de marketing 
Foto: Divulgação

Após anunciar uma “atualização” de nome da banda (clique aqui), o Roupa Nova revelou, nesta terça-feira (28), que a mudança na verdade se tratava de uma ação de marketing para divulgar uma marca de produto de limpeza.


“Galera, nós só temos a agradecer cada um de vocês pela participação, envolvimento e engajamento nessa troca de nome da banda, adoramos essa repercussão”, publicou a banda, nas redes sociais, destacando que “tudo não passou de uma grande homenagem” feita pela empresa para comemorar os 40 anos do grupo.


Apesar de venderem a ideia como uma ação divertida, para algumas pessoas na internet a iniciativa foi previsível e não teve tanta graça assim. "Aquele merchandising nada a ver. Bora focar na música", comentou um fã da banda."Não me diverti não!Mas valeu a homenagem! Continuo fã e agora aliviada. Ufa! Continuem com saúde, alegria e sucesso por muitos anos mais!", disse outra.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 12:50

Jeremias Gomes recebe Edson Gomes em show no Rio Vermelho

Jeremias Gomes recebe Edson Gomes em show no Rio Vermelho
Foto: Reprodução / Facebook

O cantor e compositor Jeremias Gomes realiza mais uma edição do projeto Skema Reggae, nesta sexta-feira (31), a partir das 20h, no Parador Z1, situado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.


Na ocasião, o artista recebe como convidado especial seu pai, Edson Gomes, considerado o rei do reggae baiano. O evento terá ainda o som do DJ Raiz. Os ingressos custam R$ 20, através do Sympla, e R$ 30 no local, durante o evento.
 

SERVIÇO
O QUÊ:
Skema Reggae
QUANDO: Sexta-feira, 31 de janeiro, a partir das 20h
ONDE: Parador Z1 – Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (antecipado www.sympla.com.br) e R$ 30 (na hora do evento)

Paulo Padang, Roger N’ Roll e Free Lion se apresentam neste domingo no Yemanjá Blue
Foto: Divulgação

Situado no Rio Vermelho, o Blue Praia Bar realiza o Yemanjá Blue, neste domingo, 2 de fevereiro, com música, gastronomia e performances artísticas. O evento, que tem como proposta celebrar a festa de Iemanjá, contempla 10h de música, tendo no line-up nomes como Paulo Padang, Roger N’ Roll, Free Lion. A festa tem ainda participação de Pali, Zimba Selektor, Telefunksoul, Gabi Nilo e Rafa Mattei.


O evento começa com uma caminhada até a Casa de Iemanjá, para aqueles que querem fazer as suas oferendas, com concentração às 7h. Às 11h, será servida uma feijoada. Os ingressos, que incluem acesso à festa e à feijoada, custam R$ 120 e estão à venda no site Sympla.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Yemanjá Blue
QUANDO: Domingo, 2 de fevereiro, a partir das 7h
ONDE: Blue Praia Bar – Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 120 (acesso + feijoada completa)

Àttooxxá faz 'Bailaum Metedeira' em fevereiro no Pelourinho
Foto: Divulgação

O Àttooxxá sobe ao palco do Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, no dia 8 de fevereiro, com uma prévia do que apresentará durante o carnaval 2020. Edição especial do Bailaum #BLVCKBVNG, o Bailaum Metedeira acontece a partir das 21h, com três horas de show e um repertório com novidades.


O primeiro lote de ingressos está à venda na loja Soul Dila ou pelo site da Sympla por R$ 20 (meia), R$ 40 (inteira) e CrushLigadinho por R$ 40 (casadinha inteira). O segundo lote começa a ser vendido assim que a cota do primeiro lote acabar, por R$ 30 (meia), R$ 60 (inteira) e CrushLigadinho por R$ 60 (casadinha inteira).


SERVIÇO
O QUÊ:
Àttooxxá - Bailaum Metedeira
QUANDO: Sábado, 8 de fevereiro, às 21h
ONDE: Largo Quincas Berro d'Água – Pelourinho – Salvador (BA)
VALOR: 1º lote: R$ 20 (meia), R$ 40 (inteira) e CrushLigadinho R$ 40 (casadinha inteira) | 2º lote: R$ 30 (meia), R$ 60 (inteira) e CrushLigadinho R$ 60 (casadinha inteira)

Penúltima edição do Concha Negra reúne Margareth, Luedji Luna e Afrocidade
Foto: Divulgação

A penúltima edição do Concha Negra deste ano, realizada no dia 8 de fevereiro, reunirá um time de peso da música baiana em um show conjunto. Na ocasião, Margareth Menezes, Luedji Luna e Afrocidade subirão ao palco da Concha Acústica, a partir das 18h30, com o projeto “AfroPop”. A abertura da noite terá desfile de moda da marca Crioula.


A proposta tem como objetivo dar voz ao afro-urbano brasileiro, com nomes que expressam e defendem a força da arte negra atualizada, contemporânea, inventiva e pujante. Durante o encontro, Margareth, Luedji e o Afrocidade prometem uma apresentação com muito batuque e poesia. O repertório é composto de músicas autorais de cada atração, além de algumas releituras dentro da temática do espetáculo.


As entradas custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e estão à venda na bilheteria do TCA, nos SACs dos shoppings Barra e Bela Vista ou pelos canais da Ingresso Rápido.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Concha Negra – Afropop com Margareth Menezes, Luedji Luna e Afrocidade
QUANDO: Sábado, 8 de fevereiro, às 18h30
ONDE: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador (BA)
VALOR: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 09:00

Giro: Vamos Cortejar!

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Vamos Cortejar!
André Zenker e Fernando Monteiro | Foto: Marina de Oliveira

Regido pelo tema Baile na Corte, a décima edição do fervido Cortejo do Forte, promete reunir foliões animados, no dia 15 de fevereiro, no Hotel Via dos Corais, em Praia do Forte, às 15h. Realizado pelos empresários André Zenkner e Fernando Monteiro, o melhor baile pré-carnavalesco da Praia do Forte, mais uma vez, contará com o trabalho criativo  do estilista Jorge Nascimento, responsável pelas cabeças e adereços de todas as rainhas que reinaram na festa ao longo de uma década e também, claro, de todas as mulheres do Cortejo. O passaporte da folia custa R$300 - com serviço all inclusive-, e já pode ser adquirido na loja Vivire do Shopping Paseo Itaigara e no Café do Forte, em Praia do Forte. (por Adriana Barreto)

IGHB recebe lançamento de livro sobre Consuelo Pondé nesta quarta
Foto: Divulgação

Editado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) e organizado pelo professor e ex-orador oficial do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Edivaldo Machado Boaventura, o livro “Consuelo Pondé de Sena (in memoriam)” será lançado nesta quarta-feira (29), às 17h, no IGHB, em Salvador. A publicação terá distribuição gratuita no dia do lançamento.


A publicação reúne textos de homenagens, artigos, entrevistas, depoimentos, discursos, síntese biográfica, além de galeria de fotos, que ilustra a trajetória da professora. O texto de apresentação do organizador destaca a importância da historiadora nas atividades diárias do IGHB e em benefício da cultura do Estado, sobretudo em defesa da história, da geografia e do patrimônio da Bahia, a exemplo dos festejos do 2 de julho. “Consuelo reabilitou a Casa da Bahia em todos os sentidos. Eu costumava dizer, emblematicamente, que ela governava da cúpula aos porões. Lutou tenazmente pela preservação do patrimônio de pedra e cal e pelo patrimônio imaterial. Desejou construir o Memorial do 2 de Julho com o Caboclo e a Cabocla”, diz o texto.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Lançamento de “Consuelo Pondé de Sena (in memoriam)”
QUANDO: Quarta-feira, 29 de janeiro, Pas 17h
ONDE: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) – Salvador (BA)
VALOR: Entrada gratuita

Regina Duarte discute com ministro do Turismo para defender 'Bruna Surfistinha'
Viúva porcina foi personagem emblemática de Regina | Foto: Divulgação

Com a nomeação para o cargo de secretária especial da Cultura em vias de ser oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro (clique aqui), Regina Duarte entrou em um embate com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio por causa do filme “Bruna Surfistinha”. 


Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, Regina rebateu o ministro à qual a Cultura está subordinada, durante uma reunião em Brasília, na semana passada, após ele afirmar que o longa-metragem é um exemplo de projeto que o governo não deve apoiar.


De acordo com a publicação, Regina Duarte rebateu o ministro afirmando que a obra – que já foi duramente criticada por Bolsonaro (clique aqui e relembre) - tem classificação indicativa e que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. Ela destacou ainda que é artista e que o governo não deveria esquecer disso.


Vale lembrar que uma das personagens mais emblemáticas da carreira da atriz foi a viúva Porcina, uma ex-prostituta, na novela “Roque Santeiro”, em 1985.

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 21:50

Rui Rezende retrata Amargosa em novo livro de fotografias

Rui Rezende retrata Amargosa em novo livro de fotografias
Foto: Ninho Lima/Divulgação

O novo livro do fotógrafo Rui Rezende traz um acervo visual do município de Amargosa e será lançado no próximo dia 6 de fevereiro. Em “Amargosa: Nossa Terra, Nossa Gente”, Rui produz um grande álbum afetivo e colaborativo de todo o território da cidade. A publicação foi produzida em coautoria com fotógrafos e pesquisadores locais convidados por Rezende. O lançamento vai acontecer a partir das 16h, no coreto da Praça do Jardim, em Amargosa.

 

“O livro é um presente para todas as pessoas que gostam da nossa doce Amargosa. Com ele, estou atendendo a muitos pedidos de muitas pessoas que, ao longo da minha carreira, cobraram-me um livro da nossa cidade”, explica Rezende. Segundo o fotógrafo, é ali onde estão as raízes e a fonte de inspiração para o seu trabalho.

 

A obra conta ainda alguns causos sobre as transformações que Amargosa passou. “Além do trem, existiram muitas coisas incríveis na nossa cidade, as quais já perdemos, como o cine Pérola, a beleza do jardim, a biblioteca municipal”, descreve o trecho de abertura da publicação.

 

No evento de lançamento, haverá a apresentação de fanfarra, a presença do músico e fotógrafo Paulo Gondim e uma exposição de fotos ao ar livre.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Livro “Amargosa: Nossa Terra, Nossa Gente”
QUANDO: 6 de fevereiro, às 16h
ONDE: Praça do Jardim - Amargosa

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 20:50

Obras de restauro no Museu Nacional, no Rio, começam em abril

por Folhapress

Obras de restauro no Museu Nacional, no Rio, começam em abril
Foto: Reprodução / Fernando Frazão / Agência Brasil

As obras de restauração e reabilitação do conjunto paisagístico do Paço de São Cristóvão, onde, antes do incêndio em setembro de 2018, estava instalada a sede do Museu Nacional, vão começar em abril. As informações são da Agência Brasil.

Na primeira etapa será feita a recuperação dos ornatos, nas salas nobres do prédio histórico, antiga residência da família imperial. Ainda nessa etapa, serão restauradas as estátuas das musas, que ficam no alto do prédio.

Historiadora do Museu Nacional, Regina Dantas disse à reportagem que algumas delas já eram vistas desde a época de dom João VI, que pretendia imitar a construção do Palácio da Ajuda, em Portugal, com musas nos torreões. Depois, o Paço recebeu mais algumas com dom Pedro I. Entretanto, foi com dom Pedro II, ao espalhar mais musas de ponta a ponta no alto do Paço, que a construção ficou com a configuração de hoje.

“Elas têm uma representação de inspirar a criação artística e científica. Esse é o papel delas, por isso estão ali. Há deusas da história, da música, da comédia, da dança, da astronomia”, afirmou a historiadora.

Além disso, será feita a proteção dos elementos do Jardim das Princesas, como fontes de gnaisse e guirlandas em alto-relevo, bancos e tronos, mosaicos de conchas e fragmentos de louças. Era naquele lugar, ao lado do Paço, que crianças da corte imperial costumavam brincar e até estudar.

O valor histórico do espaço é contado também pelas visitas de importantes pesquisadores, como Einstein, que chegou a plantar uma muda de pau-brasil no local. “Era um espaço privativo da família. Esse jardinzinho era da família, porque o jardim mesmo da família era a Quinta da Boa Vista inteira, que ia além do [estádio] Maracanã atual. Era muito grande”, destacou.

“As louças imperiais eram quebradas, e as crianças quebravam mais ainda e colavam, usando a técnica italiana de mosaico para decorar sofá, poltroninhas todas enfeitadas com caquinhos de louças do Império. Dom Pedro II brincava lá quando pequeno e tinha um espaço como um caramanchão, onde estudava e as irmãs brincavam. Depois, quando ele cresceu, fez um troninho. Isso está preservado porque está afastado do Paço. O que está gasto é pela questão do tempo e sem uma restauração devida”, acrescentou.

A recuperação do prédio do Paço de São Cristóvão será a etapa seguinte. O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, disse que houve atraso no projeto, mas estimou que as obras comecem até o fim do primeiro semestre. “Se a gente conseguir o dinheiro. Se houver verba. [Essa é] Uma coisa que a gente está preocupado”, afirmou Kellner.

Outra frente de obras do museu é para a construção de seis pavilhões, onde vão funcionar laboratórios, em um terreno de 44 mil m², vizinho à Quinta da Boa Vista, que abriga o museu. O terreno foi cedido pelo governo federal à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que conseguiu, com o apoio da bancada do estado no Congresso, a aprovação de uma emenda de R$ 55 milhões para garantir recursos necessários à infraestrutura da área, obras que já começaram.

A previsão é de que, nos próximos meses, a administração do museu possa se mudar para as novas instalações. “Os laboratórios ainda não estarão concluídos, mas estamos atuando para que haja o processo licitatório e tudo aconteça. Tem um rito que é demorado, dentro desse contexto a gente espera, ainda este ano, estar lá.”

No local vão funcionar todos os laboratórios do museu e os espaços destinados às novas coleções de acervo. “São seis pavilhões, com mais de 20 laboratórios. O material de resgate que está sendo trabalhado em um anexo ao prédio do museu vai ser levado para lá. O Museu Nacional tem três pontos: o ensino, a pesquisa e a extensão vinculada a ele. Vamos poder voltar a fazer pesquisa de forma condizente assim que tivermos esses laboratórios”, disse Kellner.

“A gente vai voltar à normalidade institucional, onde vamos ter tranquilidade para fazermos as nossas pesquisas, que são imprescindíveis ao país. Lembre-se que, entre outras coisas, a gente atua em diversidade, em questões de extinção, etnográficas, vários assuntos que hoje a gente está fazendo de forma precária.”

Kellnner disse ainda que a instituição recebeu várias promessas de doações para compor o acervo, mas que ainda não foram entregues porque não tem lugar para guardar. “Assim que [o museu] tiver condição, vamos receber. São peças da cultura africana, biológicas, de paleontologia e etnográficas de instituições do Brasil”,

Para Murilo Bastos, bioarqueólogo do Museu Nacional, após o incêndio, a construção desses laboratórios vai ser fundamental para a continuidade do trabalho de pesquisas da instituição. “Com a reconfiguração do museu e pesando que teve o incêndio, ele vai ser fundamental para toda a pesquisa e a parte de salas de aula,, porque o museu também é aula, educação e pesquisa. Esse outro prédio vai ser fundamental para que a gente possa, de fato, trabalhar em uma parte que não é tão conhecida pelo público”, afirmou Bastos.

Regina Duarte posta vídeo reafirmando retórica do 'marxismo cultural'
Foto: Reprodução / TV Globo

A postulante, em fase de testes, da secretaria da Cultura, a atriz Regina Duarte, compartilhou neste domingo (26) um vídeo se posicionando contra ao que conservadores chamam de "marxismo cultural".

 

As cenas compartilhadas mostram o ex-BBB Adrilles Jorge vociferando contra o que ele considera ser um movimento da esquerda para ganhar território na indústria cultural. "O que o marxismo cultural faz? Coloca negros contra brancos, mulheres contra homens, homossexuais contra heterossexuais", diz Jorge no vídeo. 

 

"Quem é esse cara ?!", perguntou Regina em comentário publicado junto com o do vídeo. "Que depoimento bacana, profundo, super real", disse a atriz. conforme publicou  a Folha, o vídeo foi visto por 188 mil perfis no Instagram.

 

O registro do ex-BBB foi extraído de uma participação dele na Rádio Jovem Pan. Durante a entrevista ele fez uma boa avaliação do edital anunciado pelo ex-secretário de Cultura Roberto Alvim, antecessor de Regina, que diz ainda estar "noivando" com o governo de Jair Bolsonaro.

 

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 19:00

Giro: Bela Vista de Verão

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Bela Vista de Verão
Foto: Divulgação

O Shopping Bela Vista vai celebrar a estação mais quente do ano com uma experiência para os seus clientes: o Bela Vista de Verão, um espaço ao ar livre com atrações, música, foodtrucks e campeonatos esportivos para toda a família aproveitar o verão no shopping de uma forma diferente. O evento será realizado no estacionamento Deckpark G1 (área externa), durante o período de 31 de janeiro a 16 de fevereiro, com acesso mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. O lançamento do projeto vai acontecer durante um coquetel para convidados no dia 30 de janeiro, às 19h, em frente a Loja Marisa (Piso L1). O encontro vai contar com a presença de Taiana Leal, praticante da modalidade esportiva Futevôlei e Presidente do Mulher Democratas Salvador, assim como a presença do projeto ‘Amor em Ação” - coletivo responsável por levar alimentos para pessoas em situação de rua e outras ações solidárias. (Por Cris Montenegro)

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 18:50

Ricky Vallen traz 'O Canto do Meu Coração' para Salvador

Ricky Vallen traz 'O Canto do Meu Coração' para Salvador
Foto: Divulgação

O cantor Ricky Vallen se apresenta em Salvador, em abril, com o show “O Canto do Meu Coração”. A apresentação acontece nos dias 17 e 18 de Abril (sexta e sábado), no Teatro ISBA, em Ondina. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou através do site Ingresso Rápido.

 

O cantor tem dois CD’s e um DVD e foi o Primeiro artista brasileiro a ser indicado em uma das quatro categorias principais do Grammy Latino Awards, em 2007.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Ricky Vallen – O Canto do Meu Coração
QUANDO: 17 e 18 de abril, às 21h
ONDE: Teatro ISBA
VALOR: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

Neojiba abre inscrições e oferece vagas na capital e no interior
Foto: Reprodução / Neojiba

A Neojiba está com vagas abertas e neste ano apresentam algumas mudanças nas inscrições. Elas poderão ser feitas pela internet ou se a pessoa preferir, no próprio Núcleo onde as vagas estão abertas. Dentre as oportunidades estão para o ensino de iniciação musical de crianças e adolescentes e o ensino de diversos instrumentos.

 

O modelo de inscrição só é diferente para os grupos o (NCN) Núcleo Central Neojiba, onde fica a sede do Programa, no Parque do Queimado, em Salvador. Para esses grupos (do NCN) as inscrições  serão feitas exclusivamente online, através de formulários disponibilizados no site do Neojiba.

 

Caso haja mais interessados do que o número de vagas para os Núcleos Territoriais (Feira de Santana e Vitória da Conquista), haverá sorteio para a definição dos beneficiados. O sorteio será realizado nas dependências do referido Núcleo Territorial, em data a ser divulgada, e poderá ser acompanhado por todos os interessados.

 

Para outros detalhes sobre o programa, as vagas disponíveis e realizar a pré-inscrição, clique aqui.

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 16:50

No Grammy, Demi Lovato chora em sua volta à música após overdose

por Renata Nogueira | Folhapress

No Grammy, Demi Lovato chora em sua volta à música após overdose
Foto: Reprodução / YouTube

Demi Lovato fez uma das performances mais emocionantes do Grammy, principal prêmio da música, que ocorreu em Los Angeles neste domingo (26). Às lágrimas, a cantora pop apresentou sua nova música, "Anyone", para uma plateia lotada.

A composição foi escrita pela própria artista dias antes de sua overdose, em 2018. "Demi compôs essa música no verão passado quatro dias antes de um incidente que quase tirou a sua vida", contou a diretora Greta Gerwig, que introduziu a performance.

A música tem quase quatro minutos e é um desabafo sobre não ser ouvida, quase um pedido de ajuda.

"Eu me sinto estúpida quando canto/ Ninguém está me escutando/ Eu me sinto estúpida quando eu rezo/ Então por que eu estou rezando mesmo?/ Se ninguém está ouvindo em lugar algum", diz um dos trechos.

Lovato teve dificuldades para cantar no início da apresentação, que foi interrompida por causa da emoção. A cantora respirou e a banda retomou a performance, para então ela engatar os vocais.

De volta aos holofotes pela primeira vez desde julho de 2018, quando sofreu uma overdose e foi internada às pressas, Lovato retoma de vez sua vida artística a partir dessa performance no Grammy.

A cantora pop já foi escalada para cantar o hino dos Estados Unidos no Super Bowl, em fevereiro, e também estará no elenco do filme "Eurovision", da Netflix, ao lado dos astros Will Ferrell, Rachel McAdams e Pierce Brosnan.

Demi Lovato evitou cruzar o tapete vermelho e só apareceu publicamente minutos antes de sua performance com um vestido branco.

Sem indicações nesta edição do prêmio, já que estava com a carreira em pausa nos últimos anos, Demi Lovato tem no currículo duas indicações ao Grammy --uma de 2016 e outra no ano passado, por uma parceria com Christina Aguilera gravada em 2018.

Histórico de Conteúdo