'Turma da Mônica - Laços' bate 1,5 milhão de espectadores e tem sequência confirmada
Foto: Divulgação

O primeiro live-action da Turma da Mônica nos cinemas já tem o sucesso celebrado por seus produtores. Completados 21 dias em cartaz nesta quarta-feira (17), o longa já foi visto por mais de um 1,5 milhão de espectadores.

 

Por ter alcançado a meta de 1 milhão, os produtores já confirmaram que o filme terá uma sequência. Ainda não há uma previsão de data. Durante a Comic Con do ano passado, Daniel Rezende, diretor do filme, deixou escapar que a primeira ideia seria ter uma trilogia. 

 

"Laços" é o primeiro longa com atores inspirado nos personagens de Mauricio de Sousa, fruto de uma adaptação da HQ homônima dos irmãos Lu e Vitor Cafaggi. A versão foi lançada em 2013 como parte da série Graphic MSP, na qual artistas de diferentes estilos recriam as histórias dos personagens. Nela, acompanhamos Mônica, Cascão e Magali ajudando Cebolinha a encontrar Floquinho, seu cachorro verde que desapareceu misteriosamente.

 

Para levar a trama ao cinema, adaptações foram feitas em relação ao gibi. O coelho de pelúcia Sansão ganhou novo visual, os pais do quarteto se tornaram mais presentes e Mônica já não é mais chamada de "golducha" por Cebolinha.  

 

A trama acompanha o quarteto em busca de Floquinho, cachorro verde de Cebolinha que desapareceu da noite para o dia. Enquanto investiga, a turminha descobre que outros animais da cidade estão sumindo. O filme é estrelado pelos atores mirins Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão). O elenco conta ainda com nomes como Mônica Iozzi, Paulo Vilhena e Rodrigo Santoro, que interpreta o Louco. 

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 20:50

Sarau de Itapuã promove shows na Lagoa do Abaeté

Sarau de Itapuã promove shows na Lagoa do Abaeté
Nilson Aquino | Foto: Divulgação

A Casa da Música, localizada na Lagoa do Abaeté, irá receber mais uma edição do Sarau de Itapuã na segunda-feira (22), às 18h. O espaço cultural terá uma programação que envolve samba, forró, MPB e tem início às 18h. 

 

A integrante das Ganhadeiras de Itapuã, Verônica Amorim, é uma das atrações do evento, em apresentação acompanhada pelo Mestre Tyko Camaleão no berimbau. O cantor e compositor Nilson Aquino exalta as culturas populares por meio de ritmos como o xote, o baião, forró lamento, chula, roda de samba e mais. Já o duo Ana & Naldo apresentam releituras de clássicos da MPB entre outros ritmos.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Sarau de Itapuã 
QUANDO: Segunda-feira, 22 de julho, às 18h 
ONDE: Casa da Música, Lagoa do Abaeté
VALOR: Gratuita

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 20:05

'Não posso admitir que façam filmes como o da Bruna Surfistinha', diz Bolsonaro

por Gustavo Uribe e Danielle Brant | Folhapress

'Não posso admitir que façam filmes como o da Bruna Surfistinha', diz Bolsonaro
Foto: Divulgação / Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (18) que pretende transferir a Ancine (Agência Nacional do Cinema) do Rio de Janeiro para Brasília (veja aqui) e criticou o patrocínio federal a produções audiovisuais que, segundo ele, fazem "ativismo".

 

Em cerimônia em comemoração aos 200 dias do atual governo, ele disse que não pode admitir que dinheiro público seja destinado a filmes como o da Bruna Surfistinha, em referência à produção do diretor Marcus Baldini e que teve a atriz Deborah Secco como protagonista. 

 

O presidente Jair Bolsonaro criticou patrocínio federal a produções audiovisuais que, segundo ele, fazem 'ativismo'.  "Agora pouco, o [ministro da Cidadania] Osmar Terra e eu fomos para um canto e nos acertamos. Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. Não dá. Ele apresentou propostas sobre a Ancine, para trazer para Brasilia. Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir em respeito às famílias. É uma coisa que mudou com a chegada do governo", disse.

 

Nesta quinta-feira (18), o presidente assinou decreto que transferiu o Conselho Superior do Cinema, responsável pela formulação da política nacional de audiovisual, do Ministério da Cidadania para a Casa Civil. Bolsonaro está insatisfeito com a política de fomento ao cinema e fará alterações na atual estrutura.

 

Bolsonaro cogitou, inclusive, diluir as funções da agência reguladora em um departamento da própria pasta, o que seria feito por meio de uma medida provisória. A possibilidade, no entanto, foi negada por Osmar Terra, segundo o qual continuará no atual formato, mas agora sediada na capital federal.

 

"A Ancine, na verdade, era para ser em Brasília. Ela estava, numa forma extemporânea, inadequada, no Rio de Janeiro. Até por conforto do pessoal que morava no Rio de Janeiro. Então, nós estamos trazendo de volta, ela tem que ficar aqui", disse. "Ela não vai ter a função distribuída no ministério. A política é nossa", acrescentou.

 

Segundo relatos feitos à Folha de S.Paulo por assessores presidenciais, a mudança da Ancine para Brasília e a transferência do órgão colegiado para a Casa Civil fazem parte de uma tentativa do presidente de ter mais influência sobre as decisões das estruturas federais.

 

Em abril, também contrariado com o conteúdo de uma produção audiovisual, o presidente interveio no Banco do Brasil e pediu que uma propaganda televisiva direcionada ao público jovem fosse vetada. A peça publicitária trazia diversidade sexual e racial. "Não tem problema o conselho ir para outra pasta. Tem um monte de conselhos na Casa Civil. Na Casa Civil, em geral, as decisões mais importantes estão lá com eles. Mas a política do audiovisual é toda nossa", disse Terra.

 

No final do ano passado, o ex-presidente Michel Temer já havia feito alterações no colegiado de cinema, diminuindo o espaço de cineastas brasileiros e aumentando o de representantes das telecomunicações. O conselho foi criado em 2001 e é composto por nove titulares e nove suplentes. É competência dele também aprovar diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria audiovisual e estimular a presença do conteúdo brasileiro nos segmentos de mercado.

 

Os representantes da indústria audiovisual e da sociedade civil, assim como seus suplentes, são nomeados pelo presidente para mandatos de dois anos, sendo permitida uma recondução. 

Neojiba estreia Série de Recitais com a pianista italiana Arianna De Stefani
Foto: Divulgação

A nova sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, recebe a abertura da Série de Recitais neste sábado (20) e domingo (21), às 17h. 

 

O evento contará com as apresentações da jovem pianista italiana Arianna de Stefani e do maestro e fundados do programa Neojiba Ricardo Castro. Juntos e individualmente, eles irão interpretar obras para piano solo e piano a quatro mãos, de Franz Schubert e Robert Schumann, no concerto intitulado Fantasias Alemãs, que acontecerá no sábado, além de composições de Edvard Grieg, Sergei Rachmanioff e Serguei Prokofiev, na sessão Melodias do Norte, no domingo. 

 

No domingo, às 11h, a programação musical dedicada às crianças terá uma sessão extra da peça Carnaval dos Animais. Interpretada pelo grupo Virtuoses do NEOJIBA, a composição tem narração de Maria Fernanda e Iuri Nery e participação ao piano de Arianna De Stefani e Ricardo Castro. 

 

SERVIÇO
Sábado (20/07)
O QUÊ: Fantasias Alemãs, às 17h 
ONDE: Parque do Queimado, Liberdade
VALOR: Gratuito

 

Domingo (21/07)
O QUÊ: Fábulas Musicais (às 11h) e Melodias do Norte (às 17H)
ONDE: Parque do Queimado, Liberdade
VALOR: Gratuito

'Cats': Adaptação do clássico da Broadway ganha primeiro trailer; confira
Foto: Reprodução / YouTube

O primeiro trailer do filme "Cats" foi divulgado pela Universal Pictures nesta quinta-feira (18). O roteiro foi adaptado por Lee Hall e o longa chega aos cinemas em 20 de dezembro de 2019.

 

A adaptação do clássico musical contará com a direção de Tom Hooper e o elenco é formado por Taylor Swift, Jennifer Hudson, Idris Elba, James Corden, Rebel Wilson e Ian McKellen. A trama de "Cats" conta a história de um grupo de gatos chamado Jellicles e se passa na noite em que eles decidem qual deles deve ir para um lugar melhor. O musical, criado por Andrew Lloyd Webber, passou 18 anos em cartaz na Broadway. 
 

 

 

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 19:00

Giro: O sucesso dos bolos fakes

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: O sucesso dos bolos fakes
Glaucia Lopes, proprietária da Confake

Um dos elementos mais importantes de qualquer festa, o bolo, é também um dos que dão mais trabalho na hora da escolha. Muitas são as dúvidas e opções apresentadas no mercado, mas nada melhor do que contar com quem entende nessa árdua e prazerosa “missão”. Glaucia Lopes, da Confake, que fica no Rio Vermelho, é uma das profissionais que vem se destacando no mercado de eventos da cidade.

Especializada em bolos fakes, também conhecido como bolos cenográficos, ela conta com um leque de opções dos mais variados temas e para as mais diversas ocasiões. Basta dizer o que você almeja e ela resolve. “O bolo fake tem muitas vantagens, as principais são a durabilidade e a economia. O aluguel sai muito mais em conta e enquanto o bolo fica lá intacto na mesa, embelezando o cenário da comemoração, o bolo de verdade fica guardadinho na cozinha do buffet, sendo servido quando necessário”, comenta. Instagram: @confake_ (Por Cris Montenegro)

 

Promotores retiram acusações de atentado ao pudor e agressão sexual contra Kevin Spacey
Foto: Divulgação

Promotores americanos retiraram nesta quarta-feira (17), as acusações contra o ator Kevin Spacey por atentado ao pudor e agressão sexual contra um jovem de 18 anos em um bar em Massachusetts, há três anos (lembre aqui). 

 

A decisão estava prevista para acontecer após a audiência de 8 de julho, porém durante a audiência, em julho de 2016, a suposta vítima decidiu manter silêncio para não se incriminar. O promotor da ilha de Nantucket (onde o caso teria ocorrido) justificou em carta dirigida ao juiz que sua decisão foi tomada "devido à falta de disponibilidade da testemunha que apresentou a denúncia". 

 

O celular da suposta vítima era a chave para o caso, pois o jovem o utilizou para gravar a suposta agressão e para informar a namorada e um grupo de amigos o que tinha ocorrido. Mas o telefone, que a defesa queria examinar, desapareceu.

 

Questionado sobre o que fez com o telefone durante a audiência de 8 de julho, o jovem garantiu que não apagou nada, mas quando foi advertido de que qualquer manipulação do telefone poderia significar um processo contra ele, a suposta vítima recorreu à Quinta Emenda da Constituição, que lhe permite manter silêncio para não se incriminar.

'Primeiro filme que me fez chorar', diz Beyoncé sobre participação em 'O Rei Leão'
Foto: Divulgação / Gareth Cattermole / Getty Images

Beyoncé, 37, está dos pés à cabeça envolvida na nova versão de "O Rei Leão", que chega aos cinemas nesta quinta-feira (18). E a diva ainda não acredita nisso. Em uma entrevista exclusiva ao programa de TV americano Good Morning America, ela falou sobre a emoção de poder ver o filme ao lado dos filhos. 

 

"Minha família é minha maior prioridade. Ainda estou um pouco em choque por fazer parte desse filme, afinal, eu cresci o amando. É muita nostalgia para mim. Foi o primeiro filme da Disney que me fez chorar..."

 

Além de dublar Nala, uma das personagens do filme, Beyónce fez parte da produção e da gravação da trilha original da animação. A cantora ainda foi além, produzindo um outro álbum paralelo. "The Lion King: The Gift", que será lançado nesta sexta-feira (19), terá músicas inéditas cantadas por Jay-Z, Kendrick Lamar, Pharrell Williams, Salatiel, Childish Gambino (Donald Glover), Wiz Kid e até Blue Ivy, a filha de 7 anos da cantora. 

 

"Essa trilha sonora é uma carta de amor para a África. Quis ter a certeza de que encontramos os melhores talentos dali e não apenas usar uns sons, fazendo a minha interpretação deles. Nós meio que criamos o nosso próprio gênero", afirmou a cantora, durante a entrevista.

 

Beyoncé ainda falou sobre a importância de o diretor Jon Favreau dar um olhar feminista à animação. "Foi importante para o diretor que minha personagem e todas as mulheres fossem heroínas nesse filme. Ele pôs Nala bem ao lado de Simba durante a grande luta. Eu penso que isso foi muito interessante e real, porque as mulheres são... Nós somos guerreiras!"

Humorista Rafael Cunha apresenta 'Casem, é ótimo!' em Salvador
Foto: Divulgação

O humorista paraibano Rafael Cunha desembarca em Salvador com o espetáculo “Casem, é ótimo!”, em cartaz nos dias 28 e 29 de setembro, às 21h, no Teatro Isba.


No show, em formato standy-up comedy, o artista relata de forma bem humorada as vantagens e também as partes complicadas do casamento. “Minha inspiração sobre os temas abordados vem do meu próprio casamento, das dificuldades que passo, e alegrias também”, conta o humorista, conhecido como Vigarista. 


SERVIÇO
O QUÊ:
“Casem, é ótimo!”
QUANDO: Sábado e domingo, 28 e 29 de setembro, às 21h
ONDE: Teatro Isba – Ondina – Salvador (BA)
VALOR: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

Café-Teatro Rubi recebe show 'Canções Praieiras de Dorival Caymmi'
Foto: Divulgação

A cantora gaúcha Grazie Wirtti e o pianista e arranjador Leandro Braga fazem duas apresentações do show “Canções Praieiras de Dorival Caymmi”, nos dias 26 e 27 de julho, às 20h30, no Café-Teatro Rubi, Wish Hotel da Bahia, em Salvador.


O espetáculo tem como proposta percorrer a obra do compositor baiano, com um repertório de 15 músicas, desde os clássicos até as canções menos executadas, visitando seus temas preferidos: as paisagens, o trabalho do homem simples, o pescador e a imensidão do mar.


“A música de Caymmi, para mim, é a que mais representa o Brasil profundo, com todas as suas nuances e complexidades. Homenageá-lo é dar espaço para lembrarmos de quem somos, é acariciar essa memória maravilhosa de ser brasileiro”, avalia Grazie Wirtti.


O show ganhou recentemente registro fonográfico com direção musical de Egberto Gismonti e está em fase de finalização.

 

Workshops musicais
Além dos dois shows no Café-Teatro Rubi, os artistas também realizam oficinas na Casa da Ponte, situada no Largo do Pelourinho. 


O workshop “Canto sem Fronteira”, ministrado por Grazie Wirtti, é voltado para cantores, atores e estudantes e propõe uma reflexão acerca do canto, desde suas origens e raízes até chegar aos dias de hoje. A atividade acontece no dia 25 de julho, das 17h às 20h, e as inscrições custam R$ 80 para profissionais e R$ 50 para estudantes e podem ser feitas online (clique aqui).


Já o curso intensivo de “Arranjo e Orquestração”, ministrado pelo pianista Leando Braga, trata sobre os elementos fundamentais do arranjo, passando por harmonia, contraponto, famílias instrumentais até a confecção de um arranjo completo, unitário. A atividade é voltada para músicos e estudantes de música que possuam uma base de leitura e escrita musical e acontece no dia 27 de julho, das 10h às 13h. As inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui)  e custam R$ 100 (profissionais) e R$ 60 (estudantes).

 
SERVIÇO
O QUÊ:
Canções Praieiras de Dorival Caymmi              
QUANDO: Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho, às 20h30
ONDE: Café-Teatro Rubi – Salvador (BA)
VALOR: Couvert artístico de R$ 70

Lollapalooza Brasil 2020 é confirmado para abril e tem datas divulgadas
Foto: Divulgação

O Lollapalooza 2020 Brasil foi confirmado nesta quinta-feira (18) nas redes sociais do evento. O festival acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de abril, novamente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. 

 

Ainda não foi confirmado nenhum nome no line-up, mas já existem rumores de que Guns N' Roses será um dos headliners do evento. Novas informações devem ser reveladas em breve nas redes sociais do Lollapalooza Brasil. 

 

 

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 14:40

Carnaval: Neto diz que está 'bem avançado' com cervejaria e não descarta acordo longo

por Rodrigo Daniel Silva / João Brandão

Carnaval: Neto diz que está 'bem avançado' com cervejaria e não descarta acordo longo
Foto: Rodrigo Daniel Silva / Bahia Notícias

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que está “bem avançado” com uma cervejaria para exclusividade do Carnaval. Com o fim do contrato com a Ambev, o gestor não quis revelar se vai continuar com a mesma ou irá mudar, mas deixou escapar que seria uma “renovação”.

“Estamos negociando a renovação. Estamos bem adiantados. Nós vamos ter um tempo bom com uma cervejaria. Pode ser a que está hoje ou pode ser outra”, afirmou.

Questionado se o contrato seria acima do seu mandato, que termina em dezembro de 2020, o democrata não descartou. “Estamos negociando e discutindo”.

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 14:00

Giro: Show de solidariedade no TCA

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Show de solidariedade no TCA
Foto: Divulgação

Onze unidades do Grupo Ebateca se uniram a outras entidades de dança convidadas, para uma noite de muita emoção e grande solidariedade realizada  nessa quarta-feira, 17, no Teatro Castro Alves. Toda a renda obtida pelo espetáculo “Trilhas”, que teve o cantor baiano Tuca Fernandes como padrinho, será destinada ao Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A sobrinha de Irmã Dulce, e superintendente das OSID, Maria Rita Pontes, declarou que estava muito feliz com a parceria com a Ebateca. “Qualquer gesto de solidariedade, principalmente quando vem dessa área da cultura, é importante. As pessoas ajudam e ao mesmo tempo, recebem essa contribuição cultural. É fundamental envolver crianças nesse processo para ajudar outras crianças que precisam, estão doentes, no Hospital da Criança, e num momento em que a obra está recebendo homenagens importantes pelos 60 anos de existência e pela canonização de Irmã Dulce. Que as crianças que estão aqui hoje possam guardar esse gesto na memória!”.

Visivelmente emocionada, a diretora do grupo Ebateca, Karine Lacerda, falou sobre a importância de “Trilhas”. “A cada apresentação, temos trabalhos inéditos. Trilhas traz valor e teor de solidariedade e de movimentação pra que a gente consiga agregar o maior número de pessoas possível. A meta a cada ano é sempre procurar aumentar esse número”. Para ela, independentemente do valor arrecadado, o movimento e o valor que se busca levar para as crianças que participam é o mais importante: de que existe um próximo que precise ser olhado e cuidado. “Esse é um exercício humanitário - de ajudar e saber pedir ajuda”, completou.

Anna Cristina Gonçalves, também diretora do grupo Ebateca, explicou a importância da participação dos funcionários, bailarinos e do público. “O ‘Trilhas’ é um projeto muito póprio pra quem trabalha com educação. Temos 90 funcionários trabalhando voluntariamente, 300 alunos, o que equivale a pelo menos 600 pessoas se movimentando para estar aqui hoje. Queremos despertar o ensinamento do que é solidariedade. Minha neta de 4 anos, por exemplo, entendeu o conceito e me disse que vamos ajudar as obras Sociais Irma Dulce, dançando para os doentinhos do Hospital. Isso é plantar o exemplo de solidariedade. Na verdade, essa noite é um presente pra nós da Ebateca”, sinalizou. (Por Cris Montenegro)

 

Velho Espanha leva Sonora Amaralina e Skanibais Ska Orquestra à Biblioteca Central
Foto: Divulgação

O Velho Espanha Bar e Cultura realiza, neste sábado (20), a segunda edição do projeto “Velho Espanha vai à Biblioteca”, que acontece das 15h às 21h, no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador.


O evento contará com a participação do coletivo Poesia em Trânsito e dos grupos musicais Sonora Amaralina e Skanibais Ska Orquestra. O acesso é livre, mediante contribuições voluntárias para os artistas.


Às 15h, o coletivo cultural Poesia em Trânsito abre a programação, realizando seu recital poético, com abrangência em artes literárias, teatrais e audiovisuais.


O grupo Sonora Amaralina sobe ao palco às 17h, com um show dançante com clássicos de cumbia - um dos um ritmos mais populares da América Latina -, com sotaque soteropolitano. 


O evento encerra com a Skanibais Ska Orquestra, que apresenta uma fusão do ritmo jamaicano ska com o som das filarmônicas do Recôncavo baiano. Além de canções autorais, os Skanibais fazem releituras de clássicos da MPB.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
2ª edição do “Velho Espanha vai à Biblioteca”
QUANDO: Sábado, 20 de julho, das 15h às 22h
ONDE: Biblioteca Central do Estado da Bahia – Barris – Salvador (BA)
VALOR: Pague quanto puder

Sala Walter da Silveira faz mostra gratuita com filmes de François Truffaut
Foto: Divulgação

A Sala Walter da Silveira realiza uma mostra gratuita com três filmes de François Truffaut, um dos principais nomes do movimento de renovação da cinematografia francesa do século passado, a Nouvelle Vague.


Na ocasião serão exibidos filmes menos badalados do cineasta francês: “A Noiva Estava de Preto”, “Fahrenheit 451” e “De Repente num Domingo”. As sessões serão realizadas desta quinta-feira (18) até o dia 24 de julho, com sessões às 15h. 

 

SERVIÇO
18 e 24/07
A Noiva Estava de Preto (La Mariée était en noir, França, 1968) – Exibição digital

Sinopse - O marido de Julie Kohler (Jeanne Moreau) é assassinado em seus braços, nos degraus da igreja logo, após o casamento. A viúva sai à procura dos responsáveis pelo disparo, com um determinado desejo de vingança. Ao encontrar os cinco culpados do crime, ela começa um jogo de sedução e perseguição para matá-los.

 

19 e 23/07
Fahrenheit 451 (França, 1966) – Exibição em DVD

Sinopse - Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que a literatura é um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

 

20 e 22/07
De Repente num Domingo (Vivement Dimanche! França, 1983) – Exibição digital

Sinopse - Em Paris, Julien Vercel (Jean-Louis Trintignant) trabalha como agente imobiliário. Apesar da atividade enfadonha, sua vida sofre uma mudança brusca quando Claude Massoulier é assassinado com um tiro de espingarda. Acontece que a vítima era amante de Marie-Christine Vercel (Caroline Sihol), a mulher de Julien, e quando ela é também morta ele se torna o principal suspeito das duas mortes. Ironicamente Barbara Becker (Fanny Ardant), que era sua secretária e tinha sido despedida, passa a ser a única pessoa que realmente crê na inocência de Julien. Enquanto o mantém escondido, ela investiga o caso por conta própria e acaba se deparando com situações bem surpreendentes.

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 11:50

Macunaíma ganha versão musical, com canções que vão do ianomâmi ao alemão

por Manuela Tecchio | Folhapress

Macunaíma ganha versão musical, com canções que vão do ianomâmi ao alemão
Foto: Divulgação

Responsável por espetáculos premiados, como “Gonzagão - A Lenda” (2013), “Suassuna - O Auto do Reino do Sol” (2017) e o mais recente “Elza” (2018), Andréa Alves se propõe agora a produzir uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira, “Macunaíma”, de Mário de Andrade. Ela define a nova empreitada como um marco na própria carreira.

Para contar a história do herói sem nenhum caráter, Alves convida Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, que compuseram mais de 70 músicas em dez idiomas diferentes, do ianomâmi ao alemão, passando por “línguas inventadas”. A maioria é executada ao vivo pelos dois e por parte do elenco.

Completam a narração vozes ilustres, como a de Arnaldo Antunes e Maria Bethânia, que recita um trecho de “Aquarela do Brasil”.

Sob a direção de Bia Lessa e encenada pela companhia A Barca dos Corações Partidos, o espetáculo, que se define como uma “rapsódia musical”, estreia nesta sexta (19), no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Uma feliz coincidência é o nome que leva a sala que recebe a montagem, Antunes Filho. O diretor, morto em maio deste ano, montou uma das versões mais conhecidas desta mesma peça, em 1978.

Fundação Pierre Verger lança nova edição de livro 'Lendas Africanas dos Orixás'
Foto: Divulgação

A Fundação Pierre Verger lançará, no dia 8 de agosto, durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, uma nova edição do livro “Lendas Africanas dos Orixás”, assinado por Pierre Verger e Carybé. Na ocasião, o público poderá conferir ainda uma exposição com as ilustrações originais da obra.


A nova edição, em capa dura, apresenta como novidades o texto do prefácio assinado por Reginaldo Prandi, além de um aplicativo para smartphones que permite ouvir as narrações de todas as lendas do livro feitas por Vovó Cici. 


O livro está em pré-venda no site da loja Pierre Verger (clique aqui), com desconto de 20%, pelo valor de R$ 48, podendo ser parcelado em até três vezes. Após a pré-venda a obra custará R$ 60.

IGHB promove curso extensivo sobre história da Bahia de agosto a novembro
Foto: Divulgação

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), situado na Piedade, em Salvador, promove um curso extensivo de história da Bahia entre os meses de agosto e novembro, das 14h às 18h.


Realizadas em quatro módulos, as aulas serão ministradas pelos professores Fabricio Lyrio Santos e Sérgio Guerra Filho (UFRB), Alfredo Eurico Matta e Luiz Alberto Freire (Ufba).


O investimento é de R$ 200, com carga horária de 80 horas e direito a certificação. As inscrições podem ser feitas no site do IGHB (clique aqui).


Durante o curso serão abordados temas: "Os povos indígenas: originários do território brasileiro" (26 a 30 de agosto), "A Bahia e o Brasil nas primeiras décadas do século XIX: região, poder e rebeldias" (23 a 27 de setembro), "Compreensão histórica da Economia-Política da Bahia" (28 de outubro a 01 de novembro) e "Baianidades artísticas" (18 a 22 de novembro).

Bom Jesus da Lapa: Promotor cobra medidas de segurança em romaria
Foto: Reprodução / YouTube

Com vistas à tradicional romaria, o Ministério Público do Estado (MP-BA) cobrou à prefeitura de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, oeste baiano, medidas para garantir a segurança e a preservação do meio ambiente urbano. A “Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019” ocorrerá entre 28 de julho e 6 de agosto. A recomendação, expedida pelo promotor Clodoaldo Anunciação, decorre de reunião realizada em junho na Câmara Municipal sobre o planejamento, a organização e execução das políticas de segurança, meio ambiente e cidadania voltadas para o evento.

 

No pedido, o promotor requisita a retiradas de barracas das ruas e calçadas. Anunciação também pede a proibição de instalações que atrapalhem o trânsito, como barracas, mesas, toldos e carros de vendas de produtos de ambulantes. Além disso, o promotor ainda solicitou ações para melhorar a fluidez do trânsito, como sinalização, proibição de circulação de ônibus no circuito, além da criação de fluxo para acesso de veículos maiores, como ônibus, vans e similares, às portas dos hotéis. 

Ao menos 27 pessoas morrem após incêndio criminoso em estúdio de animação no Japão
Foto: Reprodução / TV Globo

Ao menos 27 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, após um incêndio criminoso em um estúdio de animação, em Kyoto, no Japão. 


De acordo com informações do G1, um homem não identificado entrou na sede da Kyoto Animation por volta das 10h30, nesta quinta-feira (18), e despejou um líquido inflamável no local. No momento do incidente o imóvel de três andares estava ocupado por cerca de 70 pessoas, e, segundo testemunhas, o fogo se espalhou rapidamente.


Também de acordo com a publicação, o autor do incêndio se feriu durante o atentado e foi levado sob custódia para um hospital. Até então não se sabe a motivação para o crime e a polícia aguarda para interrogá-lo. 


Após o incidente, o Corpo de Bombeiros informou que 37 pessoas foram encaminhadas para vários hospitais e dez delas estariam em estado grave. 


Criada em 1981, a Kyoto Animation hoje tem cerca de 160 funcionários e produz programas cinematográficos e anime para a TV.

Insatisfeito com projetos aprovados, Bolsonaro pode extinguir Ancine ou tirá-la de ministério
Foto: Marcos Corrêa/Agência Brasil

Insatisfeito com o andamento dos trabalhos na Agência Nacional do Cinema (Ancine), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pode promover mudanças radicais. 


De acordo com informações da coluna assinada por Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, ele estaria inclinado a extinguir a agência, passando as atribuições para outros órgãos, ou transferi-la do Ministério da Cidadania para a Secretaria de Comunicação (Secom). 


Ainda segundo a publicação, a insatisfação de Bolsonaro vem dos relatos recebidos sobre projetos aprovados pela agência, considerados por ele absurdos, a exemplo de “Born to Fashion”, um reality show voltado para a revelação de modelos trans. O presidente estaria ainda incomodado com a disputa acirrada por cargos na área da cultura.


Jair Bolsonaro deve se reunir ainda nesta quinta-feira (18) com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para definir o papel da Ancine. Segundo a jornalista, a reunião foi confirmada pela pasta. 

Grupo Botequim faz roda de samba no Pátio da Igreja do Santo Antônio
Foto: Divulgação / Mauricio Reis

O Grupo Botequim realiza uma roda de samba no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, nesta sexta-feira (19), às 21h30. 

 

No repertório, o grupo apresenta clássicos do samba tradicional da Bahia e do Brasil, com uma reverência especial a alguns dos mestres do gênero musical como Jovelina Pérola Negre, Geraldo Babão, Roberto Ribeiro, Luiz Carlos da Vila, Elton Medeiros, Barbeirinho do Jacarezinho, Raimundo Sodré, Almir Guineto e Nelson Sargento. 

 

“E no dia 19, quando acontece a roda, coincidentemente, completam-se 32 anos da partida da grande Clementina de Jesus, que está sempre presente nos nossos shows, então vamos cantar para todos eles e fazer uma noite linda”, adianta o cavaquinista e um dos fundadores do grupo, Roberto Ribeiro.

 

Os ingressos custam R$ 10 no Sympla até quinta-feira (18) e R$ 15 no Sympla e na bilheteria do evento na sexta-feira (19).

Harry Styles pode interpretar príncipe Eric em live-action de 'A Pequena Sereia', diz revista
Foto: Divulgação

Harry Styles, 25, deve voltar às telonas dos cinemas do mundo todo em breve. Depois de estar no elenco de "Dunkirk", de Christopher Nolan, o ex-membro do One Direction está sendo cotado para viver o príncipe Eric no live-action de "A Pequena Sereia", o clássico da Disney do final dos anos 1980.

 

A informação foi veiculada pela revista Variety na noite desta terça-feira (16). De acordo com a publicação, Harry está no início das negociações para viver o príncipe do fundo do mar. Até o momento, nem a Disney nem o cantor se pronunciaram sobre o assunto.

 

Se a informação for confirmada, Harry Styles se juntará à Halle Bailey, 19, que viverá a protagonista Ariel;  a atriz Melissa McCarthy, 48, que deverá interpretar a vilã Ursula, e Jacob Tremblay, 12, o peixinho Linguado.

 

"A Pequena Sereia" será dirigido por Rob Marshall e terá roteiro assinado por David Magee. O live-action vai contar com canções originais do clássico de animação de 1989, bem como novas músicas do compositor Alan Menken, que é conhecido por ter escrito músicas do musical "Hamilton".

 

Informações mais detalhadas sobre lançamento ou início das gravações ainda não foram divulgadas.

Banda ilheense Mulheres em Domínio Público fazem show no Festival do Chocolate de Ilhéus
Foto: Divulgação / Ana Lee

A banda ilheense Mulheres em Domínio Público apresentará o show 'Sindô lê lê', nome do seu primeiro EP lançado em janeiro deste ano (lembre aqui), na 11ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau. 

 

O grupo realizará releituras de cantigas entoadas por lavadeiras, trabalhadoras e trabalhadores das lavouras sul baianas. A apresentação acontece na abertura do evento, no Centro de Convenções de Ilhéus, nesta quinta-feira (18), às 18h, com entrada franca. 

 

Este é ao segundo ano consecutivo que a banda participa do Festival. Formada há oito anos, dedica seu primeiro projeto a uma homenagem à sua região,  elaborando experimentações sonoras sobre as cantigas de trabalho que sobrevivem à memória de gerações.

Quarta, 17 de Julho de 2019 - 19:00

Giro: Intercâmbio pelo Nordeste

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Intercâmbio pelo Nordeste
Daniel Cavalcanti
Em agosto, Daniel Cavalcanti chega pela primeira vez a Salvador para uma exposição exclusiva na segunda edição do Encontro de Artes da loja Novo Projeto. Esta será a sua segunda mostra individual, após o sucesso de “Cores de Noronha”, em Recife. Com um estilo marcante, de influências abstratas e contemporâneas, o artista plástico pernambucano trabalha concretizando as ideias dos principais arquitetos de seu estado, e em breve os baianos também poderão conferir um pouco mais de sua produção artística. Com passagens pela CASACOR Pernambuco desde 2017, está presente na atual CASACOR São Paulo, além de estar confirmado para a próxima edição do evento que acontece no Ceará, em Setembro. (Por Cris Montenegro)

 

Gossip Girl ganhará série derivada em nova plataforma de streaming
Foto: Divulgação

Gosspi Girl ganhará um reboot no HBO Max, plataforma de streaming da WarnerMedia. De acordo com informações do TVLine, a nova versão da série será ambientada no mesmo universo da original e acompanhará um novo grupo de jovens de uma escola particular de Manhattan sendo espiados pela titular Gossip Girl e mostrará como as redes sociais e Nova York mudaram ao longo dos anos.

 

O reboot contará com dez episódios de uma hora e serão novamente produzidos por Josh Schwartz e Stephanie Savage. Ainda não há informações sobre o elenco ou previsão de estreia da série. Gossip Girl foi originalmente exibida pela CW nos Estados Unidos entre 2007 e 2012 e contou com 121 episódios ao longe de seis temporadas. A  HBO Max chega aos EUA em 2020.

Quarta, 17 de Julho de 2019 - 17:50

'A Febre': Diretora brasileira tem filme selecionado para Festival de Locarno

por Folhapress

'A Febre': Diretora brasileira tem filme selecionado para Festival de Locarno
Foto: Divulgação

O brasileiro 'A Febre', de Maya Da-Rin, foi anunciado como um dos 17 filmes na competição internacional do Festival de Locarno, na Suíça, na manhã desta quarta (17). Na trama, que se passa em Manaus, um indígena solitário de meia-idade é acometido por uma febre forte e começa a achar que é perseguido.

 

Da-Rin concorre pelo Leopardo de Ouro contra realizadores como o português Pedro Costa, que apresenta pela primeira vez "Vitalina Varela". Há dois anos, a dupla de diretores Juliana Rojas e Marco Dutra ganhou o prêmio do júri do mesmo festival por "As Boas Maneiras", fábula de terror sobre um lobisomem urbano.

 

Além da competição internacional, o evento traz ainda outras seções, como a Piazza Grande, no qual exibe exibem filmes de diretores renomados ao ar livre. Desta vez, estão confirmados títulos como "Era uma Vez em Hollywood", de Quentin Tarantino.

 

Ganhador da Palma de Ouro nessa edição de Cannes por "Parasite", o sul-coreano Bong Joon-ho vai pessoalmente ao festival mostrar seu "Memórias de um Assassino", de 2003, acompanhado do ator principal, Kang-ho Song, que é homenageado no festival. A 72ª edição do Festival de Locarno acontece entre 7 e 17 de agosto.

Presidente do Iphan publica procedimentos para reavaliação dos bens culturais do país
Foto: Jamile Amine / Bahia Notícias

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou os procedimentos que serão seguidos no processo de reavalização dos bens culturais registrados no país. A resolução é assinada pela presidente do Instituto, Kátia Bogéa, e foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17). Pelo menos a cada dez anos, o Iphan é responsável por realizar a reavaliação dos bens culturais do país. O documento aponta que o órgão considerou a necessidade de otimizar recursos técnicos e orçamentários para a execução dos procedimentos necessários para à revalidação, bem como de atualização dos respectivos atos normativos.

 

A instauração do processo administrativo de reavaliação dos bens registrados será feita pelo Iphan, por intermédio do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), a partir de "procedimentos voltados tanto para a identificação das transformações pelas quais o bem passou após o seu registro, quanto para o diagnóstico de seus processos de produção, reprodução e transmissão no contexto social, tendo em vista sua continuidade como referência cultural para seus detentores". Caso seja negada a revalidação do título pelo Conselho Consultivo, o registro do bem será mantido como referência cultural de seu tempo.

 

A resolução pode ser acessada aqui. Vale lembrar que em junho deste ano o Bembé do Mercado foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil (veja aqui).

Espetáculo que funde teatro e audiovisual, 'Escorpião' faz temporada na Sala do Coro
Foto: Divulgação / Heder Novaes

Com forte interatividade e fusão entre teatro e audiovisual, o espetáculo “Escorpião” estreia nova temporada na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, no dia 26 de julho e segue em cartaz até 18 de agosto, de quinta-feira a domingo, sempre às 20h.


“O nosso jogo, na verdade, é da seguinte forma: o espetáculo é construído em formato cinematográfico. Durante a encenação a gente vai ter flashes desse filme, que as pessoas vão ter acesso após o final da peça. Então, quando termina, elas vão receber um QR code que dá acesso à continuidade. Elas vão assistir ao espetáculo e ficar com o final suspenso, digamos assim...”, explica o diretor, Marcus Lobo. “Você sai e pode ter uma continuidade, que é um pouco do que acontece com as séries, com os episódios, que suspendem, termina naquele ápice, e aí, nossa, faltava alguma coisa. E então essa coisa que falta é o que a gente vai tentar mostrar através do filme pós-espetáculo”, detalha (clique aqui e saiba mais sobre a montagem).


Baseado no texto do autor paulista Felipe Greco, "Escorpião" é mais uma montagem da ATeliê voadOR, o enredo da é uma farsa de sujeitos que estabelecem entre si um jogo de ocultação e revelação do desejo, envolvendo tensões e tesões de Boris e Edu, personagens centrais da história. 

 

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estão à venda na bilheteria do TCA, postos do SAC nos shoppings Barra e Bela Vista, ou pelo site Ingresso Rápido. 


SERVIÇO
O QUÊ:
Escorpião – espetáculo de teatro-filme
QUANDO: 26 de julho a 18 de agosto - de quinta a domingo, 20h
ONDE: Sala do Coro do Teatro Castro Alves 
VALOR: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) 

Quarta, 17 de Julho de 2019 - 15:00

GastrôBahia: Menu executivo é destaque no Martim Pescador Barra

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Menu executivo é destaque no Martim Pescador Barra
Combinado japonês

Tomates assados e recheados com creme de mix de queijos e ervas, coberto com pesto de manjericão e base de torrada com manteiga e alho, salmão grelhado com nhoque de banana ao molho pomodoro e manjericão e mousse de chocolate com crocantes ou casquinha de bacalhau coberta com banana frita, combinado japonês (14 peças) e pudim de leite condensado original, essas são apenas duas, das diversas opções do menu executivo que vem fazendo o maior sucesso no Martim Pescador da Barra.

Salmão com nhoque de banana


Com preço único de R$54,90, o Menu Executivo é oferecido de segunda a sábado e traz diversas opções de entradas, pratos principais e sobremesas que podem ser combinados de acordo com o gosto de cada cliente. 
O Menu Executivo do Martim Pescador também é oferecido na unidade da Pituba.

Mousse de chocolate


Sobre o Martim Pescador Barra
O Restaurante Martim Pescador Barra fica na Associação Atlética da Bahia e oferece mais de 60 opções de pratos no cardápio, assim como o tradicional rodízio japonês, uma excelente carta de vinhos e um atendimento impecável. O ambiente tem uma décor que encanta pela riqueza de detalhes e aconchego. O local conta com estacionamento.
Instagram: @martim_pescador
Informações adicionais e reservas: 3267 2862
Endereço: Rua Cesar Zama, 316, Barra
 

Histórico de Conteúdo