Fala, Albuca!: Do sagrado nasce a arte moderna baiana
por Beatriz Albuca - @albuquerquebeatriz

“ (…) não há no mundo nada mais bonito (os marinheiros dos grandes navios que viajam todas as terras sempre dizem) que a cor que sai da mistura dos cabelos de Iemanjá com o mar.” (Jorge Amado)
Não é nenhuma novidade a influencia da religiosidade na construção cultural e no desenvolvimento artístico de um povo. A arte sacra na Bahia foi em sua maioria concebida sob uma ótica católica que representa a cultura portuguesa e europeia em geral, não tendo um caráter necessariamente brasileiro ou baiano¹. Hoje, a religiosidade está internalizada na arte e é a peça chave para a criação de uma imagem baiana na cena artística.
O sincretismo religioso e a celebração da fé são os pilares do nascimento do conceito da “baianidade”, que numa rápida definição socioantropológica já difundida, seria justamente o resultado de todas as culturas existentes na Bahia, sintetizadas em uma imagem única, social e culturalmente homogênea.
Uma imagem romantizada? Sim. Mas é ela que projeta a Bahia no panorama das artes. Um produto baiano, criado sob uma antropofagia cultural, se utilizando de marcas deixadas por terceiros ao longo do processo histórico brasileiro, sem negá-los totalmente ou aceitá-los como verdade absoluta.
A arte baiana a partir de então é especialmente vinculada às religiões de matriz africana que tinham sido negligenciadas no horizonte « sacro-artístico » e os orixás, passam a ser figuras representativas desse discurso de baianidade, e Yemanjá, no imaginário da geração de Jorge Amado, passa a ser sinônimo de Bahia: ambas figuras femininas que encontram sua força no mar.
Assim nasce a estética baiana, que ganha projeção nacional e internacionalmente.
Dorival Caymmi transformou o mar em gente, em gente intima nossa. Nos romances de Jorge Amado surge uma baía não só de todos os santos, mas de todos os orixás. Que é também de Glauber Rocha e de Zélia Gattai. Não dependemos das estátuas herdadas da colonização, é a “Sereia de Itapuã” feita por Mario Cravo que vira monumento, construindo uma identidade coletiva mais autêntica, ainda que muito contraditória e imperfeita. Uma imagem de Bahia eternizada por Pierre Verger, “franco-baiano” como costumo falar, que em preto e branco conseguiu registrar as cores dessa Bahia de Carybé.
Está consolidada a arte moderna baiana. O Cultural forneceu à Arte um caminho para construir uma nova narrativa. Agora, que a arte baiana sirva como cartaz de uma desmitificação da religiosidade afro brasileira e que o respeito se estenda para além de dois de fevereiro, porque « esse povo de Yemanjá tem muito o que contar », diria nosso amado Jorge.
¹Recomendo a leitura de “A primeira obra de arte essencialmente brasileira”
Notícias Mais Lidas da Semana
Fala, Albuca!

Fala, Albuca!: À luz de Lina Bo Bardi
05/05/2022 15:00
Vindo direto de uma Itália destruída pela guerra, Lina Bo Bardi encontra no Brasil uma cultura recente e em plena formação, onde ideias novas são potencializadas. Dona Lina, como a chamaremos aqui na Bahia, é hoje uma referência quando o tema é a preservação e a valorização do patrimônio cultural brasileiro.
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Almacen Pepe é a nova casa do maitre Valmir
24/05/2022 20:30
O maitre Valmir Silva, que durante 22 anos atuou nos salões do Soho, agora faz parte da equipe da Área Gourmet do Almacen Pepe. Profissional respeitado e admirado pelo público da fina gastronomia, o reencontro com antigos clientes no novo espaço tem sido celebrado. A Área Gourmet do Almacen Pepe, localizada na unidade do Horto Florestal, é a mais nova aposta de Pepe e André Faro, onde reúne uma diversidade gastronômica, que inclui comida japonesa, pizza napoletana, hambúrgueres, paellas e, a partir de 26 de maio, o Festival de Massas.
Jam Knop

Jam Knop: Middle East Fashion Week vai receber o professor Jimmy Choo em Dubai
28/02/2022 11:30
Após o sucesso de seu evento de gala apenas para convidados em dezembro de 2021, a Middle East Fashion Week (Semana de Moda do Oriente Médio – MEFW) agora acontecerá no coração de Dubai entre os dias 26 e 30 de março.
Gabriella Goldenstein

Gabriella Goldenstein: O que você realmente precisa para o próximo ano
10/12/2021 14:30
A cada ano que passa tenho a sensação de que dezembro chega mais rápido. Mesmo que os anos tenham sempre os mesmos 365 dias. Será que o nosso dia-a-dia se torna tão corrido que realmente vivemos no automático e sem presença? Sei que vira e mexe eu me pego vivendo dessa forma. Por isso tento sempre trazer a consciência de volta e reconhecer isso. Em época de fim de ano me aflora ainda mais essa vontade de olhar pra trás, pra frente, pra dentro. E você?
Marcos Preto

Blog do Preto fala sobre treino com propósito com preparador de Cigano e Robson Conceição
09/05/2022 10:50
André Piccoli ficou conhecido por treinos de alto rendimento com os atletas Júnior Cigano e Robson Conceição e fala sobre como a rotina de treino deve ser usada a favor da mente e da qualidade de vida.
Enjoy

Show de Ivete tem esquema especial e palco quase pronto; confira
Os preparativos para o show de 50 anos de Ivete Sangalo estão avançando cada vez mais rápido. O palco já está quase completamente montado para o tão esperado show e a prefeitura de Juazeiro montou esquemas especiais para que nada afete a chegada dos fãs e turistas que vão prestigiar a Veveta.