Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Sexta, 12 de Novembro de 2021 - 11:00

Gabriella Goldenstein: Rotina Matinal

por Gabriella Goldenstein

Gabriella Goldenstein: Rotina Matinal
Foto: Arquivo Pessoal

A forma como você acorda e recebe o dia que está por vir vai determinar como será a sua rotina e, consequentemente, a sua vida. 


Cada manhã é um recomeço e uma chance de alimentar os seus bons hábitos e, ainda, criar novos. Do mesmo jeito que você escova os dentes ou bebe água ao acordar, sem o mínimo esforço, através da repetição você pode transformar as suas manhãs tornando-as ainda mais produtivas e prósperas. Quando fazemos certas escolhas e ações repetidamente dia após dia, elas se tornam hábitos e se consolidam em rotinas.  


Comece implementando as dicas que parecem mais fáceis e vá acrescentando aos poucos. Foque na consistência e não na velocidade e intensidade. 

 

Os primeiros minutos do seu dia determinam o ritmo que ele terá. Se você acorda e pega o celular, liga a televisão, recebe um bombardeio de notícias negativas e estímulos exagerados, o resto do seu dia provavelmente vai seguir o mesmo padrão. Por isso é tão importante começar o dia de forma calma, fazendo pequenas atividades que vão beneficiar não só a sua saúde física como também a sua saúde mental. 


Biologicamente falando, o nosso corpo é afetado pela forma que iniciamos o dia, visto que isso pode influenciar o seu metabolismo, os hormônios que regulam o seu apetite e paladar, o funcionamento do seu cérebro e até a qualidade do seu sono na noite seguinte.  


Não existe uma fórmula exata para a rotina matinal perfeita. A seguir listei algumas ideias de atividades e exercícios que podem fazer parte do seu ritual. Isso não significa que você deve adotar todas, afinal, a manhã de cada pessoa é diferente e alguns desses itens podem não fazer sentido para a sua. A rotina perfeita é aquela possível para você. 

 

Hidratação
Enquanto dormimos, perdemos muita água, por isso costumamos acordar com tanta sede pela manhã. Ingerir água pela manhã é essencial para despertar o corpo para as suas funções do dia. Na lista a seguir você pode conferir os 5 principais benefícios de tomar água em jejum:


1.    Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto do cérebro pois as células recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta.
2.    consumo adequado de água é essencial para o bom funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar através da urina resíduos desnecessários.
3.    A água melhora o trato digestivo, já que é necessária a dissolução dos nutrientes para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células.
4.    A água também é uma grande aliada da pele, ajudando a manter a elasticidade e a tonicidade.
5.    A água também atua como um lubrificante para os músculos e articulações: ajuda a proteger as articulações e também o melhor funcionamento dos músculos.

 

Meditação 

Com a rotina corrida da vida moderna, a maior parte de nós já começa o dia de forma acelerada, ficamos imersos em preocupações e atividades menos de minutos após abrir os olhos. Ao invés disso, tirar um tempo para se conectar e silenciar a mente, preparando para o dia que está por vir, você pode ter um dia mais calmo e produtivo.  


Algumas pessoas preferem meditar, outras fazem orações, o importante é tirar alguns minutos em silêncio, para se conectar consigo mesmo e praticar a presença. 


Meditar pela manhã é como despertar a própria consciência no mesmo ritmo do nascer do sol. Além disso, no período da manhã o mundo ainda está calmo, as pessoas estão começando a despertar para dar início às atividades do dia. 
Por fim, meditar pela manhã acaba sendo estratégico para inserir a meditação como um hábito e consolidar a prática como um ato da rotina. Se você tentar programar a meditação para o meio ou final do dia, você pode desistir mais facilmente por se sentir cansado ou ocupado demais. Pela manhã as desculpas tendem a ser menores e a sua mente estará mais tranquila.  

 

Dica prática: Comece aos poucos. Muito provavelmente se você tentar começar a meditar 20-30 minutos por dia, você vai se frustrar. Comece aos poucos, com 3 ou 5 minutinhos. Faça uso de aplicativos gratuitos que te guiam na meditação como: Insight Timer, Headspace e Calm. 

 

Exercício
Que se exercitar é importante, todos sabem, mas você entende a real razão para isso? O exercício tem um papel fundamental em muitas áreas da nossa saúde. Estar em movimento é sinônimo de estar vivo e em constante evolução. 


Caso você ainda não tenha esse hábito, comece pequeno, entenda que a consistência é o mais importante. Ao acordar é muito importante que o seu corpo esteja em movimento, que a sua circulação e metabolismo estejam ativos, então procure exercícios que trarão essa sensação. Você se sentirá pronto para o seu e os picos hormonais de adrenalina, endorfina e serotonina, trarão bem estar e ânimo para o resto do seu dia. 

 

Dica prática: Encontre um exercício que te dê prazer. E muito mais provável se tornar consistente em algo que você gosta. Outra dica é entrar em uma aula, marcar com um professor ou arranjar um parceiro de treino. Quando você se compromete com outra pessoa fica mais difícil de furar. 

 

Não desista. Se esquecer de executar algum dos passos em um dia, ou até a sequência inteira, se perdoe por isso. Ou seja, entenda que esse não é um processo linear. Mas continue tentando, pois quando menos esperar, você já estará executando a sua rotina matinal involuntariamente. Mesmo com sono, sem motivação, sem disposição. 


Você vai ver que acordar um pouco antes para executar a sua rotina diária vai fazer valer a pena todo o resto do seu dia. Nesse cenário, exercer a disciplina logo cedo é o melhor estímulo para que você execute todo o resto da mesma forma. Sua rotina matinal é o seu combustível diário para um dia de sucesso.

Histórico de Conteúdo