Fala, Albuca!: O novo sempre vem
por Beatriz Albuca - @albuquerquebeatriz

Apesar da pouca intimidade dos brasileiros com museus e centro culturais, o que se vê em pesquisas é o aumento da frequência à esses espaços. É desse momento de crescimento do interesse, sobretudo na população jovem, na descoberta dos museus brasileiros que essas instituições precisam se aproveitar para fidelizar o publico e fomentar o consumo da cultura.
Tudo que é novo é arriscado, mas inevitável: ele sempre vem, diria Belchior. No caso dos museus, se o objetivo é aumentar a frequência e fazer de uma ida à uma galeria um programa regular no cotidiano do brasileiro, o novo não precisa vir de novas obras ou novos movimentos artísticos. O novo museu precisa comunicar uma mensagem a partir de novos elementos e a novidade não precisa ser o que será exposto mas como isso será feito.
Os museus hoje tendem à uma interatividade que potencia a maneira como eles servem à sociedade. A interação com o publico tem transformados alguns lugares em verdadeiros espaços de troca, apreciação e valorização do patrimônio, seja material ou imaterial, como é o caso do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo e o Atelier des Lumières em Paris. É uma tendencia mundial e o diferencial desses espaços é a forma em que o conteúdo é apresentado, tornando a apresentação à obra de um artista ou à historia da língua portuguesa uma jornada interativa e uma experiencia imersiva ativando outros sentidos que não só a visão.
Nesse caminho também, além de proporcionar uma visita mais produtiva, os museus investem na diversidade do seu público. As obras em exposições interativas geralmente podem ser tocadas, podem ser acompanhadas de musica, recitais, movimentos. Então, uma exposição interativa pode abrir espaços para uma parcela da sociedade que ainda hoje encontra muita dificuldade para dialogar em espaços culturais: deficientes auditivos ou visuais, por exemplo.
No entanto, essa ferramenta da interatividade está longe de ser a chave para a manutenção de todos os museus, pois ainda precisamos conservar algumas obras pelo seu valor historico e social, seu valor na formação de um movimento, de uma identidade ou de uma nação. A recepção de uma exposição de Van Gogh no Atelier des Lumières existe em uma esfera diferente de uma exposição de seus quadros originais, onde há uma coexistência entre artista e obra à ser observada com um certo distanciamento pelo espectador. Porém, é bem vinda a adaptação por parte dos espações culturais à essa nova realidade, já que ela permite uma comunicação mais direta com seu público. Esses novos modelos de exposição iluminam mais um dos caminhos onde a tecnologia facilita a construção de uma relação entre sociedade e arte.
Notícias Mais Lidas da Semana
Fala, Albuca!

Fala, Albuca!: À luz de Lina Bo Bardi
05/05/2022 15:00
Vindo direto de uma Itália destruída pela guerra, Lina Bo Bardi encontra no Brasil uma cultura recente e em plena formação, onde ideias novas são potencializadas. Dona Lina, como a chamaremos aqui na Bahia, é hoje uma referência quando o tema é a preservação e a valorização do patrimônio cultural brasileiro.
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: 705 Restaurante e Bar estreia na 19ª edição da Salvador Restaurant Week
23/05/2022 15:29
De olho nos grandes eventos de gastronomia da capital baiana, o 705 Restaurante e Bar, localizado na orla de Pituaçu, estreia na 19ª edição da Salvador Restaurant Week (SRW). Para a ocasião, o chef Jadson Nunes buscou inspirações em ingredientes, elementos e sabores da gastronomia soteropolitana, na composição do menu do almoço, formado por entrada, prato principal e sobremesa.
Jam Knop

Jam Knop: Middle East Fashion Week vai receber o professor Jimmy Choo em Dubai
28/02/2022 11:30
Após o sucesso de seu evento de gala apenas para convidados em dezembro de 2021, a Middle East Fashion Week (Semana de Moda do Oriente Médio – MEFW) agora acontecerá no coração de Dubai entre os dias 26 e 30 de março.
Gabriella Goldenstein

Gabriella Goldenstein: O que você realmente precisa para o próximo ano
10/12/2021 14:30
A cada ano que passa tenho a sensação de que dezembro chega mais rápido. Mesmo que os anos tenham sempre os mesmos 365 dias. Será que o nosso dia-a-dia se torna tão corrido que realmente vivemos no automático e sem presença? Sei que vira e mexe eu me pego vivendo dessa forma. Por isso tento sempre trazer a consciência de volta e reconhecer isso. Em época de fim de ano me aflora ainda mais essa vontade de olhar pra trás, pra frente, pra dentro. E você?
Marcos Preto

Blog do Preto fala sobre treino com propósito com preparador de Cigano e Robson Conceição
09/05/2022 10:50
André Piccoli ficou conhecido por treinos de alto rendimento com os atletas Júnior Cigano e Robson Conceição e fala sobre como a rotina de treino deve ser usada a favor da mente e da qualidade de vida.
Enjoy

Exposição ANTÔNIOS acontece em Salvador com obras de artistas nacionais e internacionais
A 4ª edição da exposição 'ANTÔNIOS' acontece no ME Ateliê da Fotografia, em Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, do dia 2 de junho até 30 de julho, a partir das 19h. A mostra vem com o intuito de fortalecer manifestações religiosas, artísticas e culturais da capital baiana.