Quarta, 07 de Novembro de 2018 - 08:40

Quando o segundo sol chegar. Se chegar!

por Davidson Botelho

Quando o segundo sol chegar. Se chegar!
Últimos capítulos de uma das melhores dramaturgias da TV brasileira. Retratou com maestria a cultura e vida de um povo cheio de alegria, carinho dentro da alma, de uma cidade linda, cheia de contrastes, desigualdades, cantos e encantos. E as imagens? Sensacionais, Oscar de fotografia. E a trilha sonora? Mais um Oscar para a produção musical, palmas para a Rede Globo, vocês são competentes. E por que esse segundo Sol não brilhou pra nós Quer mesmo que eu fale? Pois bem, não brilhou porque não temos a competência do elenco, dos diretores, produtores e da emissora. Não brilhou porque o turismo não é nem de longe uma prioridade para os governantes municipal e estadual.

Leia mais

Terça, 06 de Novembro de 2018 - 10:00

Carreiras FTC: Inovar também é para você

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Inovar também é para você
Quando, há quase 10 anos, vi uma Impressora 3D em funcionamento, tive clareza de que o futuro profissional passaria pela inovação. Acreditei que aquela nova máquina tinha, de uma só vez, conseguido derrubar múltiplas barreiras de proteção à indústria: tecnológicas e de suprimentos. Se a partir daquele momento pessoas comuns poderiam fabricar em casa e livremente próteses de braços ou peças de carro, as organizações, por outro lado, precisariam investir em boas ideias para continuarem competitivas. A criatividade seria assim, uma das mais relevantes competências a serem desenvolvidas pelas próximas gerações. Não apenas para profissionais envolvidos diretamente com a área criativa, mas para todos os demais.

Leia mais

Quinta, 01 de Novembro de 2018 - 16:00

O que é que a Bahia não tem?

por Francisco Viana

O que é que a Bahia não tem?
Como lutar contra a crise do setor turístico na Bahia que já ceifou algo como 20 mil empregos e fechou as portas de alguns importantes hotéis de Salvador, como o Pestana e o Othon? Se a ideia é lutar contra a crise tem que se usar mais a cabeça do que o coração.

Leia mais

Segunda, 29 de Outubro de 2018 - 16:00

Libertas quae sera tamen

por Valdir Gomes Barbosa

Libertas quae sera tamen
Ontem, ao acordar, longe de casa, de onde sai para sufragar meu voto, na cidade serrana que me acolheu há mais de quarenta anos, quando deixei minha soterópolis e nasci como polícia no entorno desta Vitória da Conquista, assisti uma chuva forte que lavou a cidade por horas e fez descer enxurrada, desde o alto da serra do Periperi lavando tudo, levando morro abaixo, a sujeira acumulada nos últimos dias.

Leia mais

Do agronegócio ao mercado pet, médicos-veterinários e zootecnistas comprometidos com transparência e inovação
Vivemos tempos decisivos. Momento de escolher quem irá nos representar pelos próximos anos. No mês em que o processo democrático fervilha no país, médicos-veterinários e zootecnistas comemoram 50 anos de criação do sistema que fiscaliza e regulamenta suas profissões.

Leia mais

Terça, 16 de Outubro de 2018 - 10:00

Carreiras FTC: O Direito e a nova realidade social

por Sued Alves de Oliveira Junior

Carreiras FTC: O Direito e a nova realidade social
As transformações produzidas pelos avanços tecnológicos, movimentos migratórios, organização de países em blocos comunitários e o crescimento da consciência ambiental derrubaram velhos paradigmas e ergueram uma nova ordem social, palco de intrincados conflitos. O cenário exige dos profissionais do Direito sólidos conhecimentos técnico-jurídicos, visão holística dos fenômenos sociais, diálogo como outras ciências e capacidade de solucionar problemas com menor impacto econômico-social-político-ambiental.

Leia mais

Sexta, 12 de Outubro de 2018 - 16:00

O crânio de Luzia e a mente de nossas elites

por Mario Lima

O crânio de Luzia e a mente de nossas elites
Agosto é dito e havido como o mês das grandes catástrofes. Porém, no ano da graça(?) de 2018, foi o recém chegado setembro que nos trouxe uma tragédia de proporções inimagináveis: o incêndio do Museu Nacional. Diferente do Camarada Paulinho da Viola, que não puxou a sua, certo de que ninguém compreenderia um samba naquela hora, eu, que trago na boca aquelas mesmas palavras, não vou me calar sobre aquele corpo para não consentir na sua e em outras mortes (Fernando Brant), pois não quero no peito aquele remorso: o da omissão. Assim, prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar, que posso (e não vou) agradar (Vandré).

Leia mais

Terça, 09 de Outubro de 2018 - 11:30

É inadmissível a agressão dirigida aos Nordestinos

por Raymundo Paraná

É inadmissível a agressão dirigida aos Nordestinos
Logo após o primeiro turno das eleições, tenho recebido de colegas mensagens horríveis sobre os Nordestinos. Algumas mensagens têm conteúdo jocoso, outras se enquadram facilmente em crime de injuria racial e outros tantos desqualificam sutilmente quem nasceu nesta região do país, principalmente na Bahia.

Leia mais

Sábado, 06 de Outubro de 2018 - 10:10

Eu fico com o Brasil

por José Carlos Aleluia

Eu fico com o Brasil
"A dificuldade é uma desculpa que a história nunca aceita". Repito a frase do jornalista americano Edward R. Murrow como premissa para refletir sobre o cenário eleitoral e o caminho a seguir em favor do Brasil, do nosso futuro e contra o populismo mais rasteiro que a nossa democracia há de enfrentar.

Leia mais

Sexta, 05 de Outubro de 2018 - 16:30

Criminalidade cibernética e a boca de urna virtual

por Adriano Figueiredo de Souza Gomes e Eduardo Vaz Porto

Criminalidade cibernética e a boca de urna virtual
Em tempos de software, hardware, malware, spyware, vírus, Cavalo de Tróia, bitcoin, blockchain, startup, internet banking, e-commerce, dentre tantos outros novos termos e expressões, que passaram a integrar o cotidiano de indivíduos que não mais se compreendem sem a utilização de máquinas e aparelhos em conexão com a rede mundial de computadores (internet), a criminalidade cibernética constitui tema de inquestionável relevância.

Leia mais

Histórico de Conteúdo