Terça, 22 de Maio de 2018 - 16:00

Recordar e lutar sempre, para não esquecer jamais!

por Marta Rodrigues

Recordar e lutar sempre, para não esquecer jamais!
Existem, na história, trágicos acontecimentos que muitos de nós preferimos deixar cair no esquecimento para evitar dor e o alongamento dos traumas. Mas quando estes episódios abalam nossa democracia – assim como o fez a ditadura militar – a recordação é uma das únicas maneiras de evitar que tais fatos tornem a se repetir. A seis dias atrás, completou-se 17 anos de uma data histórica para Salvador: o 16 de maio de 2001. Naquele fatídico dia, centenas de estudantes, manifestantes e cidadãos baianos lutando contra a corrupção sentiram na pele as dores de um período que acreditavam ter sido superado: a opressão, a tortura e a violência tal como na ditadura militar. 

Leia mais

Semana da Enfermagem: momento de união em defesa do SUS e da valorização profissional
De 12 a 20 de maio se comemora a Semana da Enfermagem. Esse segmento profissional – que contempla enfermeiras/os, técnicas/os e auxiliares – desempenha um papel fundamental nos sistemas de atenção e assistência à saúde da população, seja no campo público ou no privado. No entanto, as(os) trabalhadoras(es) da Enfermagem ainda lutam pela sua valorização, ao mesmo tempo que enfrentam outros desafios impostos pelo momento político que vivemos.

Leia mais

Terça, 15 de Maio de 2018 - 16:00

A abolição e a prisão de Lula

por Olívia Santana

A abolição e a prisão de Lula
Nesse 130º aniversário do fim do trabalho escravo e do começo do trabalho livre em nosso País, o cenário estampa contradições. Primeiro, que o racismo está aí entranhado nas estruturas sociais, naturalizando uma verdadeira mortandade de jovens negros, determinando os altos indicadores de feminicídio de mulheres negras, restringindo horizontes, oportunidades, pela seletividade da cor da pele. É implacável o legado dos 350 anos de escravismo. Segundo, que a recessão nos subtraiu milhões de empregos, após as manobras políticas sórdidas revogarem direitos trabalhistas, conquistados no passado de luta. E finalmente, a cena escabrosa do único trabalhador que chegou à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva, preso ilegalmente, sem prova de culpabilidade, sem o respeito ao devido processo penal. Um escárnio.

Leia mais

Sexta, 11 de Maio de 2018 - 16:00

Nós amamos Fintechs

por Eduardo Fiuza Lobo

Nós amamos Fintechs
A revolução e a mudança no mundo não param, tudo está mudando o tempo todo e na maioria das vezes para melhor. Quem ainda não percebeu isso terá dificuldades. Enquanto muitos ainda tentam entender os conceitos e os perfis das gerações como baby boomers, X, Y, Z ou Millenial, surge como um meteoro a classificação e identificação de mais uma geração que não é segmentada por idade, mas sim por mentalidade. Esta nova geração é a Flux, que está preparada para as mudanças e instabilidades.

Leia mais

Terça, 08 de Maio de 2018 - 16:00

O golpe de 1964 e o golpe de 2016

por Alexandre Brust

O golpe de 1964 e o golpe de 2016
Duas gerações passaram desde o trágico dia do golpe militar de 31 de março de 1964, que derrubou o Presidente João Goulart mas uma, a castrada politicamente, não deixa passar em branco aquele dia do enterro da democracia, que levou 20 anos para ressuscitar. À semelhança do golpe de 1964, o golpe de 2016, excetuando a participação dos militares, os demais atores são os mesmos: a grande mídia, os empresários e os banqueiros nacionais e internacionais, o latifúndio e os herdeiros políticos da velha UDN que, aliados a um congresso submisso, imputaram à Presidenta Dilma Rousseff um crime de responsabilidade inexistente e, através de um GOLPE PARLAMENTAR, votaram o impeachment.

Leia mais

Sexta, 04 de Maio de 2018 - 16:00

Carta aberta ao presidente Lula

por Josias Gomes

Carta aberta ao presidente Lula
A vontade de te escrever esta carta aberta surgiu por uma série de motivos. O primeiro foi a desfaçatez do déspota de plantão, que foi à TV comparar-se com José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes. Além de desrespeito ao nosso primeiro mártir da Independência, isto é um desrespeito a você, que todo mundo sabe e considera o nosso Tiradentes do século XXI. Outro motivo foi a decisão desta juíza, de primeira instância, de Curitiba, proibindo a visita de Adolfo Perez Esquivel, prêmio Nobel da Paz, e de Leonardo Boff, um dos mais importantes teólogos do Cristianismo de todos os tempos.

Leia mais

Terça, 01 de Maio de 2018 - 16:00

Como saber se consórcio é a melhor opção?

por William Rachid

Como saber se consórcio é a melhor opção?
Com mais conhecimento sobre o universo financeiro, muitos brasileiros passaram a comprar cotas de consórcio por ser um tipo de investimento programado e inteligente. No entanto, como qualquer outra forma de investimento, optar por consórcio exige atenção, para que seja possível atingir o objetivo previsto e ainda aproveitar da melhor maneira tudo o que a modalidade tem a oferecer.

Leia mais

Sexta, 27 de Abril de 2018 - 16:00

Quem ama Salvador, cuida

por Kiki Bispo

Quem ama Salvador, cuida
Enganam-se aqueles que imaginam ser possível realizar em Salvador algum desenvolvimento consistente, aos trancos e barrancos, sem nenhum planejamento. Nos últimos anos, Salvador se transformou em uma cidade aprazível e moderna, referência nacional, graças ao planejamento e ao choque de gestão, duas premissas básicas para que as coisas aconteçam no tempo certo e de forma ordenada. Não foi da noite pro dia que cada bairro de Salvador ganhou uma nova praça, com equipamentos de ginástica para idosos, monumentos restaurados, espaço de lazer para crianças, além de milhares de árvores plantadas. Tampouco foi num piscar de olhos que se resgatou a dignidade e a altivez do povo baiano com a retomada da exuberante beleza da orla marítima do subúrbio, da Ribeira, da Barra ou do Rio Vermelho.

Leia mais

Terça, 24 de Abril de 2018 - 16:00

Mulher e cultura: produzindo novos lugares

por Sílvio Humberto

Mulher e cultura: produzindo novos lugares
É no campo da cultura, da construção dos símbolos e representações que se dão os principais embates sobre construção e desconstrução de imagens, lugares e privilégios na sociedade. O simbólico é a fronteira entre a manutenção ou a transformação das realidades. No caso do lugar da mulher na sociedade, em particular, este campo mostra aspectos interessantes. A mulher é maioria na população brasileira. Maioria que se mantém nas universidades, nas audiências dos meios de difusão de conteúdo e, é possível dizer, que também no consumo dos chamados bens culturais (espetáculos teatrais, de dança e de música, exposições, mostras etc.).

Leia mais

Segunda, 23 de Abril de 2018 - 14:00

Polícia Civil: 210 anos a serviço da Bahia

por Nilton José Costa Ferreira

Polícia Civil: 210 anos a serviço da Bahia
Vinte e um de abril, dia da Polícia Civil do Estado da Bahia. Instituição pioneira neste imenso país de nome Brasil. No seu segundo centenário, precisamente no dia 10 de maio de 2018, estará completando mais uma década de existência. Serão 210 anos servindo ao povo da Bahia. Em 1808, o então Príncipe Regente da família real portuguesa D. João, na data de 10 de maio, através de Alvará Real, criava o primeiro órgão de segurança nacional, tendo na oportunidade nomeado para comandar interinamente a nova Instituição denominada Intendência Geral da Polícia da Corte e do Estado do Brasil, o Desembargador do Paço, Luís José de Carvalho e Melo, tempos depois 1º. Visconde de Cachoeira.  À época, as atribuições do Intendente Geral eram as mais amplas possíveis, facilmente dimensionadas neste trecho do Alvará de 25 de junho de 1760: ”E que o Ministro Intendente Geral da Polícia as faça geralmente executar naqueles termos, em que forem aplicáveis a cada huma das Cidades, e Villas das Províncias; dando-Me imediatas contas, pela Secretaria de estado dos Negócios do Reino, de tudo de tudo quanto achar que lhe necessário para fácil execução das referidas Leis, e para a melhor regulação da Polícia, e segurança pública.”

Leia mais

Histórico de Conteúdo