Terça, 17 de Julho de 2018 - 16:00

A sua empresa está preparada para o futuro?

por Diego Souza

A sua empresa está preparada para o futuro?
Em 2015, quando a crise econômica impactou o Brasil de forma severa, mais de 700 mil empresas foram fechadas, o PIB caiu 3,8%, o pior resultado em 25 anos. O setor industrial deixou de investir, em termos nominais, mais de R$ 193 bilhões de reais, de acordo com dados do IBGE. Com resultados tão negativos, naturalmente houve queda nos investimentos e, pior, na confiança e no ânimo de empreender, o que gerou o medo de uma recessão e que, consequentemente, aceleraram os efeitos devastadores da crise. Estava, então, instalado um ciclo vicioso.

Leia mais

Sexta, 13 de Julho de 2018 - 16:00

Por uma esquerda 4.0 em 2018

por Domingos Leonelli

Por uma esquerda 4.0 em 2018
Mais de 10 candidatos a presidente da República e nenhum projeto nacional. Mesmo no campo da esquerda nenhuma das candidaturas coloca a inovação como um eixo autônomo. Nem a economia econômica criativa como estratégia. Apesar disso estamos avançando. No campo da esquerda, além da candidatura de Lula do PT, do centro-esquerda para a esquerda, já temos três candidaturas, a de Ciro Gomes do PDT, a de Manuela do PCdoB e a de Guilherme Boulos do PSOL. Não incluo Marina Silva porque ela mesma faz questão de afirmar que está longe da histórica e clássica divisão esquerda-direita. Cada uma das candidaturas de esquerda com uma marca, uma história e algumas características próprias e enriquecedoras da vida política.

Leia mais

Quarta, 11 de Julho de 2018 - 12:00

O baile da ilha Fiscal e a festa dos ratos

por Celso Tracco

O baile da ilha Fiscal e a festa dos ratos
Em 9 de novembro de 1889, a agonizante monarquia brasileira organizou um baile em homenagem aos oficiais do navio chileno Almirante Cochrane. Um baile grandioso, um exagero de comidas e bebidas sem limites, para mais de 4000 participantes entre convidados e penetras. Ocorreu na ilha Fiscal, na baia da Guanabara, pois lá se localizava a alfândega da época, onde se arrecadava dinheiro para o Erário Público. O nome do navio chileno era em honra a um mercenário escocês, Thomas A. Cochrane, que vendeu suas habilidades navais para as incipientes marinhas do Brasil e do Chile no período da independência.

Leia mais

Quinta, 28 de Junho de 2018 - 16:00

Compra de dívidas bancárias

por Marcelo Mello

Compra de dívidas bancárias
Coragem, espírito empreendedor, disposição ao risco são alguns elementos naturais da personalidade do empresariado brasileiro. Ainda que na empresa haja uma estrutura verticalizada e com aparato de previsibilidade dos destinos da economia, há sempre fatores extrínsecos ao negócio que podem contribuir negativamente para seu endividamento. Decerto, há uma fatia do empresariado que se endivida assumindo o risco da ausência de planejamento ou da inexatidão das suas previsões de mercado, se lançando sem reservas a eventos conjunturais que podem resultar na elevação do peso do endividamento sobre o faturamento, implicando em dificuldades na gestão do passivo.

Leia mais

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 16:00

Leonel Brizola: uma referência política

por Alexandre Brust

Leonel Brizola: uma referência política
Neste 21 de junho, há 14 anos, o trabalhismo perdeu a sua maior e mais autêntica liderança e, a política do Brasil perdeu a sua maior referência. Uma liderança política se destaca pela coragem na tomada de decisões administrativas e políticas. Leonel Brizola foi o único político brasileiro que, diante de uma crise iminente, tomava as decisões necessárias, por mais drásticas que fossem, para resolvê-la.

Leia mais

Terça, 19 de Junho de 2018 - 16:00

Os pacotes prontos de pensamento

por Heleno Nazario

Os pacotes prontos de pensamento
Diante do nosso espaço público digital, as redes sociais na Internet, cada um de nós faria muito bem em resgatar com sensatez o ceticismo, a curiosidade e a empatia para entender melhor as pessoas e os problemas do nosso cotidiano. Tentar compreender as atitudes alheias, entender mais do que se fala e refletir antes de compartilhar mensagens  é o melhor a se fazer para buscar soluções, decidir o voto, se posicionar acerca de qualquer coisa. Sem isso, o que nos resta é a defesa de vieses de confirmação, mentiras, baixezas, bravatas e dogmatismos. É por esse nosso descaso que temos hoje nas redes um ambiente de discussão tão agradável quanto um aterro sanitário.

Leia mais

Quinta, 14 de Junho de 2018 - 19:00

Problemática do índice de pessoal na gestão pública

por Terence Lessa

Problemática do índice de pessoal na gestão pública
O índice de pessoal é um dos elementos de maior importância dentre as despesas públicas, contando com limites previstos em lei para a definição de seu orçamento. O gestor público encontra, em sua atuação, o desafio de lidar com a verba governamental destinada a esse fim, uma vez que o aumento de despesas pode levar o gestor municipal a incorrer em crime de responsabilidade por não atender aos ditames estabelecidos pela legislação em vigor. Diante do surgimento de programas federais, que são contabilizados como custos com pessoal, o administrador público busca soluções para evitar a dispensa de funcionários, enquanto atende à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Leia mais

Terça, 12 de Junho de 2018 - 16:00

Por que tanta luta e dor, e tanto ódio?

por Alex da Piatã

Por que tanta luta e dor, e tanto ódio?
De modo geral, de todos os debates públicos neste país, o que não pode ser esquecido nem um só segundo, é a ideia de fraternidade entre os brasileiros. Só isso é importante. Nosso Brasil está doente de uma doença terrível, porém curável. Está gemendo de dor e num momento deste dificilmente se interessará por controvérsias políticas de a, b ou c, ou mesmo Copa do Mundo de futebol. A real preocupação é de como poderá vir, um dia, a cura desta doença. 

Leia mais

Quinta, 07 de Junho de 2018 - 16:00

Análise preliminar para o desenvolvimento sustentável baiano e necessidade de um plano para energia solar

por Marcus V. Americano da Costa Filho

Análise preliminar para o desenvolvimento sustentável baiano e necessidade de um plano para energia solar
Os problemas do meio ambiente e a preocupação com a preservação dos seus recursos naturais estão associados ao crescimento das ações humanas na Terra, o que desencadeia um impacto econômico significativo em diversos setores da sociedade. Em um mundo cada vez mais globalizado, no qual os índices de produção e o consumo de energia refletem o crescimento econômico e o desenvolvimento de um país, promove-se uma competitividade de mercado na busca por soluções inovadoras e sustentáveis.

Leia mais

Segunda, 04 de Junho de 2018 - 15:00

Em defesa do Tribunal Federal na Bahia

por Fabrício Castro de Oliveira

Em defesa do Tribunal Federal na Bahia
A data de um dos julgamentos mais relevantes para a advocacia e o fortalecimento da cidadania brasileira se aproxima. Está pautada para esta quarta-feira (6) a apreciação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.017) protocolada pela Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF), que suspendeu a criação de quatro Tribunais Regionais Federais, determinada pela Emenda Constitucional 73, promulgada em 6 de junho de 2013, após longa tramitação, diversos debates e quatro votações no Congresso Nacional.

Leia mais

Histórico de Conteúdo