Segunda, 01 de Junho de 2020 - 10:00

O Art. 142 no pau-de-arara hermenêutico

por Edgard da Costa Freitas Neto

O Art. 142 no pau-de-arara hermenêutico
Todo estudante de direito aprende que a hermenêutica não se faz aos pedaços. O intérprete do direito não é uma espécie de “Jack, o Estripador” do texto normativo, livre para retirar do texto apenas o que bem lhe interessar para satisfazer suas conclusões pré-estabelecidas.

Leia mais

Sexta, 29 de Maio de 2020 - 19:00

Comitê Científico do Nordeste contra a Covid-19 face a fragilização da ciência no Brasil

por Simone Affonso da Silva / Rinaldo Rossi

Comitê Científico do Nordeste contra a Covid-19 face a fragilização da ciência no Brasil
Anunciado oficialmente em 30 de março de 2020, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste (CCCN) foi apresentado como um mecanismo de aproximação entre as decisões tomadas pelos 9 governadores da região e os diagnósticos científicos no contexto da Covid-19. Trata-se de uma equipe de cientistas indicados por cada um dos Estados e coordenados por Sérgio Rezende e Miguel Nicolelis.

Leia mais

Quarta, 27 de Maio de 2020 - 14:00

Fake news e seus potenciais reflexos no Direito Penal

por Vivaldo Amaral / Felipe Augusto de Oliveira Borges

Fake news e seus potenciais reflexos no Direito Penal
Atualmente, com o constante avanço das tecnologias e consequente aumento da velocidade e facilidade de transmissão de mensagens, a propagação de notícias falsas (ou, como se encontra mais popularmente definido pelo anglicismo, fake news) vem adquirindo extrema relevância em nossa sociedade.

Leia mais

Terça, 26 de Maio de 2020 - 16:47

Carreiras UniFTC: Lar Doce Escritório

por Alessandra Calheira

Carreiras UniFTC: Lar Doce Escritório
Uma pergunta já virou clichê entre os moderadores de lives e entrevistas publicadas redes sociais afora nesta pandemia: como será o mundo pós Covid-19? Dependendo do participante, a resposta pode ser otimista, tratar de questões nacionalistas, consumo consciente, propósito espiritual ou sustentabilidade! Um tópico, entretanto, é praticamente unanime: a maior parte dos especialistas acredita que o Home Office ou Teletrabalho veio para ficar. Não é difícil entender o porquê. 

Leia mais

Sábado, 23 de Maio de 2020 - 18:20

Sairemos da caverna?

por Jamil Cabús Neto

Sairemos da caverna?
Por motivos alheios a nossa vontade, de repente, percebemos-nos presos, sem a mobilidade própria e natural do ser humano, base de uma das principais garantias fundamentais, o direito de ir e vir. Imóveis, e praticamente acorrentados, nosso campo de visão se tornou restrito e absolutamente distorcido. Inseridos em nossas cavernas, revestidas por álcool em gel desde a porta de entrada até o chuveiro, a percepção da realidade passou a depender, exclusivamente, daquilo que nos é apresentado pelas autoridades constituídas e contado pela TV, em telejornais repletos de sangue, por jornais virtuais sensacionalistas, e, mais do que tudo, por meio das redes sociais. Há quem sustente, e divulgue com desenvoltura, possuir título de pós-doutorado em COVID19 obtido através de EAD por meio de vídeos de whatsapp após cinco anos de pesquisa, embora o próprio vírus, pelo que se sabe, tenha menos de um ano de existência

Leia mais

Sexta, 22 de Maio de 2020 - 11:50

A saúde sente falta do farol da democracia

por Thiago Lopes Cardoso Campos

A saúde sente falta do farol da democracia
Assim como afirmei sobre a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia – OAB/BA, é preciso deixar claro que as ações realizadas pelos dirigentes desta Seccional, no exercício do mandato que lhes foi outorgado pela classe, importam, e muito, ao povo baiano.  Em meio a uma pandemia, importam ainda mais.

Leia mais

Quarta, 20 de Maio de 2020 - 14:30

A aviação pós-pandemia

por Davidson Botelho

A aviação pós-pandemia
Ontem assisti uma live com os CEOs das três maiores empresas aéreas do Brasil. Na ordem, gostei mais do representante da Gol, Azul e Latam. Todos foram otimistas, sensatos nas colocações e passaram um cenário muito real. Com a minha humilde experiência neste setor, tenho minha opinião sobre o futuro deste importante seguimento da nossa economia. Primeiramente eu acho que a aviação não é só uma atividade econômica. É um importante instrumento ou ferramenta para promover cultura, negócios, saúde, lazer e justiça social.

Leia mais

Segunda, 18 de Maio de 2020 - 11:00

Isolamento social é a alternativa mais inteligente

por Irlã Andrade Gomes

Isolamento social é a alternativa mais inteligente
Um filme de terror que parece não ter fim. Esta é a sensação que boa parte das pessoas está tendo diante da maior pandemia do século, o novo coronavírus (Covid-19). Tendo inicialmente a China como epicentro, a doença se disseminou rapidamente pelo mundo, evoluindo de maneira assustadora da dimensão epidêmica à pandêmica. Contudo, os brasileiros estão subestimando-a e demorando para entender que o ponto de partida para o enfrentamento da enfermidade está no isolamento social.

Leia mais

Sexta, 15 de Maio de 2020 - 12:00

Por um consenso mínimo

por Zilan Costa e Silva

Por um consenso mínimo
A sociedade moderna, como um todo, há algum tempo, vive em meio a um grande fluxo de informações veiculadas em tempo real através das mídias digitais. A sociedade ao mesmo tempo que recebe o impacto desse fluxo de informações também é a responsável pela sua construção, distribuição e acesso. Essa é a era do acesso do conteúdo.

Leia mais

Por que algumas pessoas desenvolvem sintomas e outras não? A explicação está na genética
O que determina se uma pessoa, ao se infectar pelo Sars-Cov-2, desenvolverá sintomas ou não é o seu perfil genético. Denominamos de variabilidade genética de uma população, ou o perfil genético, o conjunto de alterações (mutações) presentes no seu material genético (DNA). A maior parte dessas alterações são frequentes e não estão associadas a doenças, ou seja não causam doenças. Entretanto essa diversidade genética é fundamental nos casos de epidemias, onde ainda não se tem disponível medicamentos específicos, pois a forma como o organismo responde à infecção depende dos variantes genéticos que o mesmo porta. Portanto, o que fará a diferença será o perfil genético dos indivíduos, que é justamente esse conjunto de variantes genéticos que possuímos.

Leia mais

Histórico de Conteúdo