Quarta, 22 de Maio de 2019 - 10:45

Carreiras FTC: Quanto você está disposto a pagar por um descuido em sua carreira?

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Quanto você está disposto a pagar por um descuido em sua carreira?
Uma palavra de pronúncia chata vem sendo apontada como vilã da eficiência corporativa: procrastinação. Empurrar com a barriga é um velho hábito de muitos mortais, principalmente quando não se tem um ganho imediato que justifique a fadiga. “Se tenho emprego, para que currículo?” “Se os negócios vão bem, não preciso investir em network”. “E para que perder tempo com o LinkedIn se meus amigos estão no Facebook?” A questão é que todas essas ações, que são tão caras a empregabilidade, devem ser executadas de forma sistemática justamente quando as ideias estão claras e a autoestima elevada. 

Leia mais

Terça, 21 de Maio de 2019 - 17:00

A crise do dia no mundo político

por Alex da Piatã

A crise do dia no mundo político
O senador Otto Alencar (PSD) encontrou uma forma personalizada de criticar o atual governo. Ele instalou na porta de seu gabinete, em Brasília, uma placa para informar sobre qual é a crise do dia do governo de Jair Bolsonaro. Vejo esta atitude como algo inteligente e provocativo. Assim, precisamos analisar o que se passa atualmente na conjuntura política nacional com paciência e maturidade. 

Leia mais

Usuários de planos de saúde coletivos devem recorrer à Justiça para obter o reajuste adequado
Já não é de hoje que o Sistema Único de Saúde, o conhecido SUS, não consegue dar conta de toda a demanda da população. O primeiro plano de saúde privado do país foi criado pelo Banco do Brasil, nos idos de 1944: o Cassi, que existe até hoje, é um plano exclusivo para empregados do banco e seus dependentes. Essa exclusividade logo desapareceu com a criação, nos anos 1950, dos planos comerciais, com clientela aberta, inicialmente na região do ABC paulista.

Leia mais

Terça, 07 de Maio de 2019 - 10:30

Carreiras FTC: Enfermagem Moderna: avanços e desafios

por Jimi Hendrex Medeiros de Sousa

Carreiras FTC: Enfermagem Moderna: avanços e desafios
A Enfermagem é uma profissão complexa, multifacetada e tem como objeto de trabalho o cuidado integral para o desenvolvimento humano. O cuidado é complexo porque permeia todo o processo saúde-doença, ou seja, os enfermeiros cuidam para promover saúde, prevenir doenças e reabilitar. É uma profissão multifacetada, pois atua em diferentes perspectivas na área da saúde, no campo assistencial, gestão, ensino e pesquisa.

Leia mais

Sexta, 03 de Maio de 2019 - 17:00

Se ter direitos trabalhistas é ser careta, eu sou

por Weslen Moreira

Se ter direitos trabalhistas é ser careta, eu sou
Vivemos tempos de fluidez e liquidez de quase tudo, como diria Zygmunt Bauman. As relações amorosas, a amizade, o trabalho e, de todas as suas relações e as nossas próprias certezas. ou seja, tudo agora é rápido, passageiro e incerto.

Leia mais

Bahia é exemplo para o país no incentivo à economia solidária como vetor de crescimento
O Dia do Trabalhador (1º de maio) nos remete a uma reflexão sobre novos caminhos de impulso ao desenvolvimento socioeconômico na Bahia, no que tange à economia solidária, estratégia eficaz no enfrentamento das crises que acometem a economia globalizada, onde dois terços das pessoas ainda vivem no limiar da pobreza.

Leia mais

O Aeromóvel e o desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana de Salvador
O Desenvolvimento Econômico, a Mobilidade Urbana e a Inovação são alguns dos exemplos de temas estratégicos que continuam fora de uma agenda de trabalho convergente dos municípios integrantes da Região Metropolitana de Salvador, formada por Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz, com raras exceções.

Leia mais

Quarta, 24 de Abril de 2019 - 16:00

As mutilações em animais e suas consequências legais

por Thiago Mattos

As mutilações em animais e suas consequências legais
Os animais de estimação estão cada vez mais envolvidos no dia a dia dos humanos. Hoje a visão do animal como um bem de valor exclusivamente econômico encontra-se superada, de modo que lidamos com a questão animal sob o viés do valor sentimental que aquele bichinho nos inspira e o que ele representa para a própria sociedade. Não se pode, assim, ignorar as sensações e os estímulos que os animais sentem diante de determinadas situações, devendo haver sempre a preocupação com o seu bem-estar e a preservação de sua integridade física e psicológica.

Leia mais

Terça, 23 de Abril de 2019 - 15:44

Carreiras FTC: A obsolescência da palavra 'sempre'

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: A obsolescência da palavra 'sempre'
Outro dia, ao inquerir uma jovem advogada sobre o futuro da sua profissão, me dei conta da dificuldade que as pessoas enfrentam para enxergar as mudanças que ocorrem ao seu redor. Nesta oportunidade, a garota explanou com convicção que, no Direito, sempre existirão juízes, promotores e que as transformações em curso não devem alterar muito a estrutura já consolidada. Perguntei qual teria sido a sua resposta se, há alguns meses, fosse questionada sobre uma possível extinção do Ministério do Trabalho. 

Leia mais

Sexta, 19 de Abril de 2019 - 16:00

Protagonismo do Século XXI: A Rede de Cooperação Nordestina

por Alisson Sousa

Protagonismo do Século XXI: A Rede de Cooperação Nordestina
A recente iniciativa liderada pelo Governador da Bahia de constituição do Consórcio dos Estados do Nordeste sinaliza a disposição dos líderes regionais em buscar formas colaborativas, compartilhadas, associadas e em rede de desenvolvimento econômico da região. O Estado da Bahia já possui diversas formas de gestão para execução dos serviços públicos implementadas e em atividade. Essas experiências colocam a Bahia na vanguarda nacional e cria abertura do estado para as parcerias internacionais, reduzindo assim a dependência de recursos do governo federal, tão característica dos estados do Nordeste que sobreviveram durante muito tempo dependendo dos recursos federais.  Mas o que essa região possui que pode despontar como o novo vetor de desenvolvimento do Brasil no século XXI?

Leia mais

Histórico de Conteúdo