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Integração plena também para ônibus metropolitanos

Por Pablo Barrozo

Integração plena também para ônibus metropolitanos
Foto: Divulgação
É urgente que o governo do estado siga o exemplo da Prefeitura de Salvador e garanta a integração plena dos ônibus metropolitanos ao metrô. Segundo dados da própria Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), das 101 linhas metropolitanas que cortam Salvador, a exemplo daquelas oriundas de Lauro de Freitas ou Simões Filho, apenas 49 estão integradas ao sistema metroviário, ou seja, pouco mais de 48%.

Nós da oposição temos cobrado há muito tempo que o governo do estado faça uma licitação para melhorar substancialmente o serviço prestado pelos ônibus metropolitanos. São veículos que estão caindo aos pedaços, e que são alvos da maior parte das críticas da população de Salvador sobre o transporte público na capital baiana. A Prefeitura de Salvador já fez a sua licitação e tem avançado bastante nessa área com realizações como o Bilhete Único e o Domingo é Meia, assim como a redução da idade-média da frota de 12 para 4,5 anos. E o governo do estado também precisa sair do discurso fácil e agir. Colocar a mão na massa.
 

A mais nova vitória do prefeito ACM Neto na área do transporte público, que representa uma conquista para a população, é justamente a integração de todas as linhas de ônibus de Salvador ao metrô. Isso já provoca mudança significativa na vida dos usuários dos dois modais. Antes, pouco menos de 50% das linhas estavam integradas. Agora, o cidadão que utilizar qualquer ônibus urbano poderá, no intervalo de duas horas, pegar o metrô e um outro coletivo e só pagar R$3,60, ou seja, uma única tarifa. É a mesma lógica que defendemos para o transporte metropolitano e que precisa ser compreendida pelo governador Rui Costa, aquele que trabalhou o tempo inteiro contra a integração plena e apresentou uma proposta que só beneficiaria uma minoria da população que reside próximo às estações metroviárias.
 

Com a integração plena da Prefeitura, a expectativa é que o número de passageiros do metrô cresça exponencialmente. Só para se ter uma ideia, em maio deste ano, dos 95,3 mil passageiros que andaram de metrô por dia, 30,7 mil foram de integração, ou seja, pegaram o ônibus antes. Isso com 47% das linhas integradas. Agora, todas as linhas de ônibus urbanas da cidade estão integradas. Com isso, o benefício que antes estava disponível para 500 mil usuários se estende para 1,3 milhão de pessoas que utilizam o transporte público via ônibus diariamente na cidade.
 

Além disso, a Prefeitura vai fazer a reestruturação das linhas, para assegurar que a população se desloque mais rapidamente utilizando ônibus e metrô de forma integrada. Algumas iniciativas já foram tomadas, como a retirada da linha que ligava a Estação Pirajá à Estação da Lapa, já que o metrô faz o mesmo percurso. Isso tudo demonstra que quem tem feito mais pelo sucesso do metrô é o prefeito ACM Neto, que, desde 2013, destravou as obras metroviárias oferecendo incentivos fiscais e cessão de terrenos e patrimônio municipal. Além de ter o desprendimento de repassar a responsabilidade das obras exclusivamente para os governos federal e estadual.

* Pablo Barrozo é deputado estadual pelo DEM

* Este artigo não representa, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias