Entrevistas

Baiano presente em estudo em Cuba que descobriu HIV mais agressivo fala sobre pesquisa

Um grupo de pesquisadores, liderado por Anne Mieke Vandamme, da Universidade Leuven, na Bélgica, confirmou a existência de uma variante mais agressiva do vírus HIV, em Cuba, chamada CRF19_cpx, que leva os portadores a um desenvolvimento mais rápido da doença. Entre os profissionais envolvidos, está o baiano Ricardo Khouri, Doutor em Patologia Experimental Humana que atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (UFBA/Fiocruz). Além de explicar as descobertas do estudo com relação à linhagem do vírus encontrada em Cuba, o pesquisador fez uma breve análise da situação atual da Bahia com relação ao HIV e comentou sobre os riscos de grupos que incentivam a transmissão do vírus intencionalmente. "A epidemia de Aids existe e é preocupante. É a doença que mais mata no mundo", alertou. Khouri ainda comentou como estão os avanços ligados a tratamentos e possível cura da Aids.

Veja mais

Segunda, 26 de Agosto de 2013 - 08:10

Posto de Saúde do Pau Miúdo sofre com sobrecarga de pacientes

O 16° Centro de Saúde, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, tem sofrido com a sobrecarga de pacientes nos últimos dias devido às obras de requalificação do Hospital Ernesto Simões, no mesmo bairro. Os trabalhos de construção tiveram início na última quinta-feira (22) e desde então, o Ernesto Simões tem funcionado em contêineres provisórios. Matéria do Correio diz que no posto, a espera para atendimento dura em média três horas, com o maior problema para pessoas com sintomas de tuberculose, que devem ficar isolados de três a quatro dias, o que vai de encontro a estrutura do posto. “O 16º é unidade de emergência, e as pessoas só devem ficar 24 horas. Quando não encontramos vagas, temos que manter o paciente”, afirmou a diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Peixoto, que informou que antes de começar a reforma se reuniu com o diretor do Hospital Ernesto Simões Filho e com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Segundo ela, foi informada que durante as obras do Ernesto Simões, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e um médico seriam disponibilizados para atender a nova demanda do 16º Centro, mas os profissionais não começaram a trabalhar.

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Março / 2015

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Artigos

Sri Sri Ravi Shankar
Meditação: Comida para a alma

A meditação é a viagem do movimento à calma, do som ao silêncio. A necessidade de meditar está presente em cada ser humano, porque é uma tendência natural da vida humana procurar uma alegria que não diminui, um amor que não muda, ou se transforma em emoções negativas.

Veja mais