Pesquisadores descobrem mecanismo de replicação do vírus chikungunya

Foto: Shutterstock
Pesquisadores norte-americanos descobriram o mecanismo de replicação do vírus chikungunya. De acordo com a equipe, a estrutura responsável pelo mecanismo também pode ser encontrada em outras espécies dos chamados alfavírus e coronavírus, a exemplo da SARS e MERS. Com a descoberta, os cientistas esperam encontrar caminhos para o desenvolvimento de novas terapias e vacinas não só contra o chikungunya, mas muitos outros vírus. Os profissionais explicaram que o mecanismo está relacionadoà ação da proteína não-estruturante 3 (nsP3). "Nosso estudo mostrou que a ação desta proteína é fundamental para o controle da replicação e da gravidade da infecção", afirmou Anthony K. L. Leung, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e líder da pesquisa, ao jornal O Globo. "E como esta estrutura também está presente em muitos outros vírus, temos um caminho potencial para desenvolver novos tratamentos e muito necessárias vacinas contra diversas doenças, algumas bem perigosas, como a SARS e a MERS", completou. Ele explicou ainda que sua equipe conseguiu produzir linhadens do vírus em que a ação da proteína foi prejudicada, afetando a capacidade de reprodução. "Os resultados destes experimentos abrem toda uma nova área de investigação sobre como as células combatem a infecção por vírus e como os vírus que provocam doenças severas escapam deste controle", comentou Diane E. Griffin, também professora da escola da Johns Hopkins e coautora da pesquisa. O grupo agora já busca compostos com capacidade de interferir na atividade do macrodomínio para combate a diversas doenças.