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Planos de saúde: Maioria das reclamações estão relacionadas a prestadores de serviços

Planos de saúde: Maioria das reclamações estão relacionadas a prestadores de serviços
Foto: Agência Brasil
Relatório divulgado nesta segunda-feira (12) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelou que a maior parte das reclamações de beneficiários de planos de saúde em 2015 estava relacionada a problemas com a rede credenciada, marcação, agendamento e descredenciamento de rede. O número chega a 39% do total. Já no segundo lugar, com 25%, estão as queixas sobre procedimentos de saúde, autorização, negativa de cobertura e de atendimento. Segundo a Agência Brasil, o levantamento também mostra que 14% das reclamações são sobre questões administrativas, 13% relativos a assuntos financeiros e 9% ao Serviço de Atendimento ao Cliente. Para o relatório, foram consideradas 508.141 manifestações de 66,7 milhões de beneficiários, feitas por 744 ouvidorias das operadoras de planos de saúde. O levantamento anual passou a ser obrigatório com a Resolução Normativa 323/2013 da ANS, que exige das operadoras a criação de estruturas de ouvidorias vinculadas à agência reguladora.