Hemoba lança campanha para fidelizar doadores de sangue com homenagens
Foto: Divulgação

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou a campanha “Seja um doador fidelizado”. Desta forma, a instituição pretende reforçar a importância das doações regulares de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os existentes. A expectativa para este ano é homenagear os doadores voluntários que comparecem regularmente às unidades da Hemoba, além de reforçar a importância dessa atitude. Nesta segunda (20), começa a Semana Nacional do Doador de Sangue, que encerra no sábado (25). Durante a semana, serão realizadas diversas atividades para os voluntários que comparecerem nas 28 unidades de coleta que estão distribuídas em todo o estado da Bahia. O evento é comemorado sempre na última semana do mês de novembro em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25. Em Salvador, os eventos festivos acontecem no hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado - HGE, em Brotas; além das unidades móveis de coleta (Hemóveis), que atendem na Faculdade Social da Bahia (Ondina) e no Shopping da Bahia, durante a Semana. No interior do estado, são mais 21 unidades preparadas para receber os candidatos voluntários com uma programação especial em homenagem aos doadores. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cheirar pum faz bem para saúde e aumenta expectativa de vida, diz estudo
Foto: iStock Photos

Uma pesquisa realizada na Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que os puns – sim, aqueles gases com cheirinho desagradável – ajudam a combater doenças e prolongar a vida de uma pessoa. Há uma relação entre estar expostos aos puns e ao aumento significativo na expectativa de vida das pessoas. O herói, no caso, é o sulfeto de hidrogênio, um dos componentes dos gases intestinais. E quanto mais fedido, melhor para a saúde de quem cheira. Segundo o estudo, quando as células ficam estressadas por alguma doença, elas fazem uma enzima que gera pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio, que é justamente o componente que as mantém vivas. Nesse processo, as mitocôndrias são conservadas, a produção de sangue aumenta e a inflamação é regulada. Segundo o pesquisador Mark Wood, a exposição aos gases pode combater doenças e diminuir os riscos de câncer, demência, ataques cardíacos e artrite. O excesso é perigoso, mas não há risco de morte por inalação de puns de outras pessoas.

Teixeira de Freitas: Feira de Saúde deve atender 6 mil pessoas do Extremo Sul da Bahia
Foto: Bahia Notícias

O município de Teixeira de Freitas recebe neste sábado (18) e domingo (19) a Feira de Saúde. O projeto da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), beneficiará a população de 13 municípios do Extremo Sul baiano. De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Jassicon Queiroz, a expectativa é atender cerca de 6 mil pacientes nesses dois dias. "É uma feira regionalizada com serviços de saúde e de ação social, além de educação em saúde. Por ser regionalizada, estamos atendento 13 municípios da região de Teixeira de Freitas. Distribuímos as cotas para os municípios e todos os pacientes são referenciados para cá", explicou. "Claro que, como em qualquer município, tem pessoas que não sabiam, que passaram e se interessaram. Apesar de ser um serviço referenciado, nós tentamos garantir também esse atendimento para que todos saiam felizes", acrescentou Queiroz. São oferecidos exames preventivos; consultas médicas com urologista, pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e glicemia; orientação nutricional; testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C e colesterol); exames oftalmológicos; e atendimento odontológico. Há ainda serviços do Detran e SAC, além de um espaço reservado para beleza. A moradora de Teixeira de Freitas, Cátia Brito, buscou a Feira de Saúde para exame oftalmológico das filhas Júlia, 8, e Giovana, 10. Ela viu na ação uma oportunidade para sair da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para realização do procedimento. Já Rita de Cássia, 50, também moradora do município, disse ter encontrado problemas para acesso aos serviços. Ela tinha o objetivo de fazer a carteira de identidade dos filhos Diego e Elen, 12, além de consultas odontológicas. No entanto, não tinha conhecimento da necessidade de apresentar uma foto 3x4. "Já estamos em 2017 e estamos na era digital. Como precisa de foto para uma carteira de identidade? Não avisaram nada e custava R$ 15 para tirar a foto. Eu não tive como pagar", lamentou em entrevista ao Bahia Notícias. "Muitas pessoas foram embora porque não tinham esse dinheiro", completou. O atendimento do dentista era aguardado para o período da tarde. Enquanto isso, Rita de Cássia aproveitava os serviços de beleza oferecidos no local. A Feira de Saúde é realizada na Avenida Profeta Isa, bairro Monte Castelo, em frente ao Senai.

Sesab rebate boato sobre aparecimento de nova espécie de cobra em Itaparica: ‘Fake’
Imagem na internet é de cobra inexistente no Brasil | Foto: Divulgação

O Centro de Informações Antiveneno (Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) referência em toxicologia, emitiu um alerta para rebater um boato que tem circulado na internet, sobre uma nova espécie de cobra que estaria levando risco a banhistas na ilha de Itaparica. Segundo Jucelino Nery, farmacêutico do Ciave e coordenador do Programa de Acidentes por Animais Peçonhentos na Bahia, a notícia é “fake”, ou seja, uma notícia falsa. De acordo com o órgão, o vídeo divulgado nas redes mostra uma víbora do Deserto do Saara, inexistente no Brasil. Além disso, a Sesab informa que os serviços de vigilância epidemiológica dos municípios de Itaparica e Vera Cruz não registraram o suposto aparecimento da cobra. Ainda de acordo com Jucelino Nery, no Brasil existem apenas quatro gêneros de serpentes peçonhentas: Bothrops (que são as jararacas), responsáveis por cerca de 90% dos acidentes ofídicos; Crotalus (as cascavéis), cerca de 8% das ocorrências; Lachesis (as surucucus), correspondentes a 1,5%; e o Micrurus (as corais), responsáveis por 0,5% dos acidentes. Em caso de picada por qualquer animal peçonhento, ele orienta que a vítima deve ser encaminhada para uma unidade de saúde para o tratamento adequado, alertando que não se deve passar nada além de água e sabão no ferimento, e muito menos usar torniquete, fazer cortes ou sugar o local da picada. O Ciave conta com uma equipe de plantão 24 horas por dia, que pode ser contatada através do número 0800 284-4343.

Número de beneficiários de planos de saúde cresce entre setembro e outubro, diz ANS
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O número de pessoas com plano de saúde aumentou entre setembro e outubro, mas segue menor que no ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com informações do G1, em outubro, 47,4 mil pessoas eram beneficiárias de planos de saúde, um aumento de 0,17% em comparação com o mês anterior, mas um recuo de 0,97% em relação a 2016. Entre as pessoas que possuíam plano de saúde em outubro, 31,6 mil eram beneficiárias de um plano empresarial, o que representa 66,7% do total. Outras 9,2 mil tinham planos individuais, o que representa 19,4% do total. A pesquisa também mostra que, enquanto a quantidade de beneficiários de planos de saúde empresariais aumentou 0,36% entre setembro e outubro, o número de pessoas com planos individuais caiu 0,15% no mesmo mês.

Mutirões de combate ao câncer de próstata, glaucoma e catarata serão realizados em Salvador
Foto: Eli Cruz

Mutirões gratuitos de combate ao câncer de próstata, glaucoma e catarata serão realizados no final de semana, no bairro de Piatã, em Salvador. O mutirão da próstata acontecerá neste sábado (18) e o mutirão glaucoma e catarata, no domingo (19), ambos das 7h às 13h. Serão distribuídas 150 senhas para consultas e exames digital da próstata e de sangue e 200 senhas para consultas e exames oftalmológicos. De acordo com informações do G1, a distribuição começa a partir das 6h da manhã, no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã. Para o atendimento de prevenção ao câncer de próstata é necessário estar em jejum de 2 horas e com dois dias de abstinência sexual, além de apresentar carteira de identidade e cartão do SUS. O mutirão é uma parceria da Fundação com o Laboratório LPC.

Sexta, 17 de Novembro de 2017 - 12:20

Estado emocional pode desencadear a doença de Crohn

Estado emocional pode desencadear a doença de Crohn
Foto: Reprodução / Melhor Com Saúde

Caracterizada como uma doença inflamatória crônica, a doença de Crohn (DC) afeta o sistema gastrointestinal, com local de hospedagem que pode ir desde a boca até o ânus. Segundo João Paulo Barbosa, gastroenterologista do Hapvida Saúde, os sintomas mais comuns são perceptíveis na região da barriga. “É comum que a DC apresente sintomas como dor abdominal, principalmente na região inferior à direita, seguido de diarreia crônica, sangue nas fezes, perda de peso e fadiga”, explica o médico. Ainda de acordo com Dr. João Paulo Barbosa, a DC costuma se alojar em indivíduos predispostos geneticamente e em pessoas que estão passando por problemas emocionais. "A causa da DC ainda não está esclarecida. Acredita-se que o estresse emocional pode servir de gatilho para o surgimento da doença em indivíduos predispostos e induzir a recaída da doença em pacientes já com o diagnóstico. Observa-se também que o estresse está envolvido na mudança da microbiota intestinal e desregulação imunológica, o que deixaria o indivíduo mais suscetível ao surgimento da doença”, diz o especialista. É sabido que em alguns casos a doença pode se manifestar de forma diferente e ser detectada sem a manifestação de nenhum sintoma. Nesses casos, em que os sintomas são nulos, a DC é diagnosticada quando o portador apresenta alguma dor aguda e é levada para fazer exames específicos. Já nos casos em que os sintomas se manifestam, classifica-se de leve a moderada quando se apresenta com quadro de diarreia frequente, dor de barriga e sem febre, e de moderada a grave nos pacientes com febre, perda de peso, dor abdominal, náusea, vômitos ou anemia. O médico explica que o tratamento é de acordo com o quadro que o paciente apresenta, podendo usar métodos como a utilização de medicamentos imunossupressores, que ajudam na diminuição da quantidade de células inflamatórias no corpo ou através dos medicamentos imunomoduladores, que inibem a atividade do sistema imunológico, de forma que ele não pode mais causar o processo inflamatório crônico característico dadoença. Já na fase mais aguda, podemos introduzir o uso de corticóides para atingir a remissão da doença. ``Em casos mais avançados que evoluem com complicações, pode ser necessário o tratamento cirúrgico. Lembrando que a indicação desse tratamento deve ser sempre compartilhada entre o clínico e o cirurgião, finaliza Dr. João.

Diagnóstico de câncer de mama e próstata se tornará mais acessível na Bahia
Foto: Divulgação

O diagnóstico do câncer de mama e de próstata, alguns dos tipos mais recorrentes da doença e que mais matam em todo o Brasil, poderá ficar mais acessível na Bahia com a disponibilização de exames de imagem e biopsia gratuitos nas policlínicas regionais que serão inauguradas nas cidades de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê e Jequié. As unidades de saúde disponibilizarão exames de imagem como de ressonância magnética, tomografia, mamografia e ultrassonografia. Além disso, profissionais de 11 especialidades estarão atendendo inicialmente nas unidades, entre elas angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia e outras. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab) há previsão de ampliação da oferta de especialidades no futuro. Procedimentos cirúrgicos também serão realizados, desde a vasectomia, a cauterização e outras pequenas cirurgias. As quatro policlínicas são resultado de um investimento de R$ 100 milhões do governo do Estado (leia mais aqui). Para facilitar o acesso, serão disponibilizados micro-ônibus que transportarão os moradores das regiões até as policlínicas (veja aqui).

Mais de 14 milhões de pessoas no Brasil tem diabetes, metade não sabe que tem a doença
Foto: Agência Brasil

Mas de 14 milhões de brasileiros tem diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mas metade pode não saber que tem a doença, segundo o endocrinologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp, Marcos Tambascia. O dia de alerta a população sobre os riscos dessa doença foi celerado nesta terça-feira (14). A falta de diagnóstico e o desconhecimento de medidas simples para controle da doença causam diversos problemas para a pessoa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, são três os tipos mais comuns de diabetes: a do tipo 1, tipo 2 e a gestacional. O tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência e é tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. A 2 aparece mais em adultos. A depender da gravidade, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose. Já a gestacional aparece na gravidez, quando a mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue e o corpo não consegue fabricar a insulina em quantidade suficiente. É uma condição que quase sempre se normaliza sozinha depois que o bebê nasce. A obesidade em jovens aumenta o número de casos de diabetes no Brasil.

Mutirão de exames de mamografia será realizado em Gandu e Retirolândia
Foto: Sesab

Os municípios de Gandu e Retirolândia recebem nesta quinta-feira (16) o programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. A mulheres das duas cidades, que tem entre 50 a 69 anos, poderão fazer exames de mamografia. De acordo com os especialistas, o câncer de mama, quando descoberto no início, tem chance de mais de 90% de cura. A meta é atender a 772 mulheres em Retirolândia e 1.633 em Gandu. No município de Gandu, a unidade móvel ficará de 16 a 23 de novembro e, em Retirolândia, ficará de 16 a 25 deste mês. Para serem atendidas, as mulheres precisam levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento começa às 7 da manhã, prosseguindo até 18h. Em Gandu, o atendimento será feito na Praça do Povo, no Centro da cidade, e em Retirolândia, acontecerá na Unidade Básica de Saúde, na Rua das Cajazeiras, também no Centro da cidade. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Histórico de Conteúdo