Quinta, 27 de Julho de 2017 - 19:10

Anvisa suspende venda e uso de lote de medicamento anestésico

por Renata Farias

Anvisa suspende venda e uso de lote de medicamento anestésico
Foto: Shutterstock

Um lote de um medicamento anestésico teve distribuição, comercialização e uso suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27) o lote 14128815 do Ketamin (cloridato de dextrocetamina), solução injetável, 50 mg/mL, deve ser recolhido pela facricante, Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. A determinação está relacionada ao resultado insatisfatório obtido no ensaio de descrição da amostra, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Mutirão de Cirurgias atende população da região de Candeias
Foto: Divulgação

O município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebe até esta sexta-feira (28) o Mutirão de Cirurgias da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). As unidades móveis estão estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fonte, no centro da cidade. Além de Candeias, são atendidos moradores de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara.  Os pacientes passam por consultas pré-operatórias para serem submetidos a intervenções cirúrgicas de retirada de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), além de histerectomia total e colecistectomia. Por dia, a ação promove 180 atendimentos pré-agendados e 20 por demanda espontânea. O paciente precisa ter indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não esteja cadastrado, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, ele pode passar pelas consultas pré-operatórias. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes do procedimento cirúrgico, os pacientes fazem exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e raio X. Cerca de 700 pessoas devem ser atendidas no município.

Médico usa ultrassom 4D para comparar bebês antes e depois do parto
Foto: Reprodução / Instagram

Um ginecologista e obstetra decidiu usar sua conta no Instagram para mostrar detalhes do seu trabalho. Com a ajuda de imagens de ultrassom 4D, o venezuelano Daniel Márquez mostrou como os bebês já apresentam suas futuras feições mesmo na barriga da mãe. Na comparação com uma foto após o parto, é possível ver que os pequenos já apresentam os mesmos traços e até trejeitos da primeira infância.

 

 

Prefeitura oferece atendimento odontológico gratuito na Praça da Sé
Foto: Reprodução / Google Street View

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia da Bahia, uma mobilização de assistência odontológica nesta quinta (27) e sexta-feira (28). A ação "Pra ficar bem na selfie" acontece na Praça da Sé, das 8h às 16h. A estimativa da SMS é avaliar e orientar cerca de 1,5 mil pessoas durante os dois dias do evento. Serão disponibilizadas 10 equipes de profissionais compostas por dentistas e auxiliares para serviços como avaliação odontológica, escovação supervisionada, palestras aplicação de flúor, além de orientações sobre formas de prevenção de cáries e outras doenças que acometem a boca. "O objetivo é orientar e estimular o cidadão a incorporar hábitos de higiene oral, além de disponibilizar o flúor na cavidade bucal, por meio do creme dental", pontuou a coordenadora da Saúde Bucal do município, Ticiane Mendonça. Os pacientes identificados com lesões ou que necessitarem de acompanhamento de média e alta complexidade serão encaminhados para os serviços especializados da rede municipal para realização do diagnóstico e continuidade ao tratamento. 

Devido a ameaça talibã, ONG fecha 20 hospitais no Afeganistão
Foto: MSF

A organização não governamental (ONG) Comitê Sueco para o Afeganistão (SAK) anunciou nesta quarta-feira (26) o fechamento de 20 de suas clínicas médicas na província de Laghman, na região nordeste do país, depois de ter sido ameaçada pelos talibãs. Segundo a Agência Brasil, a ONG também encerrou as atividades do seu escritório na província e dispensou as equipes que trabalhavam nos locais ameaçados, conforme comunicado da diretora do SAK no país, Madeleine Jufors. A organização atua em duas províncias no Afeganistão e tinha 54 hospitais em Laghman, que atendiam, aproximadamente, 460 mil pessoas. Apesar de 34 permanecerem abertos, a diretora não descarta que eles também possam fechar caso as intimidações aumentem. "Estou muito preocupada com o impacto que isto pode ter para quase meio milhão de crianças, mulheres e homens de Laghman, que poderiam ficar privados do direito a serviços médicos de emergência", advertiu Madeleine. Sobre a natureza das ameaças, a organização explicou que os insurgentes pediam a mudança de endereço e de alcance das clínicas em Laghman. "As demandas vão contra a política e acordo que nosso comitê tem com o Ministério da Saúde do Afeganistão", explicou à EFE a coordenadora de Comunicação do SAK, Humaira Ghani. Segundo ela, a ONG sueca só retomará o trabalho quando "os talibãs permitirem". 

Lauro de Freitas: Após reforma, Sesab reinaugura Hospital Jorge Novis
Foto: Divulgação

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, reinaugurou nesta quarta-feira (26) o Hospital Jorge Novis (HJN), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A unidade passa a contar com duas salas cirúrgicas equipadas para realizar cerca de 200 procedimentos de pequeno e médio portes por mês e 20 leitos de enfermaria, além de laboratório com capacidade de realizar 300 exames por dia, ambulatório de especialidades como endocrinologia, urologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia e anestesiologia, exames de ultrassonografia geral e ginecológica, eletrocardiograma e raio X. Durante a cerimônia, Vilas-Boas ressaltou as melhorias implementadas no município, a exemplo da PPP de imagem, recém-inaugurada no Hospital Geral Menandro de Farias, e a construção do Hospital Metropolitano. O gestor também ressaltou a importância do HJN para a realização de cirurgias eletivas, pontuando que os pacientes provenientes do Mutirão de Cirurgias, que atenderá em Lauro de Freitas de 2 a 4 de agosto, serão operados no hospital. "Além disso, esta unidade vai diminuir a pressão das unidades de emergência da região", acrescentou.

Bahiafarma quer se consolidar como produtor de insulina para Brasil e países vizinhos
Ronaldo Dias | Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Após registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção e distribuição de insulina em território nacional (veja aqui), a Bahiafarma "quer se formatar como um player de insulina", afirmou o presidente da empresa, Ronaldo Dias. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele explicou que o acordo para produção partiu do próprio Ministério da Saúde, provavelmente devido ao trabalho realizado na fabricação de testes rápidos de arboviroses, como zika e chikungunya. "O ministério acredita hoje que produtos estratégicos devem ter uma produção nacional e essa produção deve ter condição de concorrer para que o preço para o SUS [Sistema Único de Saúde] seja o menor possível", explicou. "Acho que, em virtude do bom trabalho do teste de diagnóstico, começamos a ter oportunidade de ter outros projetos junto ao ministério e começamos a discutir essa possibilidade da insulina", acrescentou. O projeto é fruto de uma parceria entre a Bahiafarma e a empresa ucraniana Indar, uma das líderes mundiais na fabricação de insulina, e prevê a instalação de uma fábrica na Bahia. "A gente está em discussão sobre o projeto. Acredito que deva começar [a construção da fábrica], se não esse ano, no início do ano que vem", pontuou Dias. Ainda assim, a previsão é que ainda em outubro deste ano a estatal baiana já inicie o fornecimento de insulina para o SUS. O gestor acredita que, no futuro, a Bahia dominará todo o processo de produção. "A gente quer dominar a tecnologia em território nacional, fazer até a produção do IFA [Insumo Farmacológico Ativo], fazer todo o processo da insulina aqui na Bahia. A tendência é que instale a fábrica e domine toda essa tecnologia aqui no estado", ressaltou. A princípio, toda a produção será adquirida pelo Ministério da Saúde, representando 50% do estoque nacional. O restante seria produzido pela atual fornecedora, a mineira Fundação Ezequiel Dias (Funed). A expectativa é que a produção se amplie e a Bahiafarma passe a fornecer insulina para países vizinhos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem aproximadamente 18 milhões de diabéticos, dos quais 600 mil são portadores de diabetes tipo 1, ou seja, dependentes de insulina.

Ordem de Rio Branco é entregue ao IML da Colômbia por trabalho em acidente da Chape
Foto: Beto Barata / PR

O governo brasileiro entregou ao Instituto de Medicina Legal da Colômbia a Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia do país, pelo trabalho realizado pelo órgão após o acidente com o avião que levava a delegação da Chapecoense para a disputa da decisão da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, em Medellín. "De alguma maneira, após o acidente, houve uma série de milagres, e o trabalho do Instituto de Medicina Legal foi um desse", disse no ato solene de entrega da condecoração o embaixador do Brasil em Bogotá, Julio Glinternick Bitelli. Segundo a Agência Brasil, o diplomata explicou que, após o acidente, conversou com especialistas do Brasil. Eles disseram que seria impossível identificar as 71 pessoas que morreram na tragédia, entre jogadores, técnicos, dirigentes, jornalistas e a tripulação, de forma tão rápida como foi feito pelo órgão colombiano. "Com pouco mais de três dias, 70 vítimas estavam identificadas e liberadas para serem levadas ao Brasil. Isso com uma qualidade de serviço que não tem precedentes", afirmou. "O ato de hoje é um reconhecimento por esse trabalho, um agradecimento pelo que foi feito naqueles dias em Medellín e é um símbolo da aproximação entre as duas nações, e do que poderemos fazer no futuro juntos", completou Bitelli. Por sua vez, o diretor do Instituto de Medicina Legal, Carlos Eduardo Valdés, disse que a homenagem é um dos momentos mais emocionantes vividos pela instituição, que tem 103 anos. "O instituto não está acostumado que lhe agradeçam por tudo o que faz no dia, todos os esforços de funcionários e funcionárias. A generosidade do povo do Brasil não tem limites", disse Valdés. No discurso, Valdés agradeceu pelo trabalho da Polícia, da Aeronáutica Civil (Aerocivil), promotoria, prefeitura de Medellín e do governo de Antioquia, entre outros órgãos, que colaboraram nas horas depois do acidente de novembro do ano passado. A Ordem de Rio Branco também foi concedida ao prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga, e a outros quatro funcionários da cidade em uma homenagem à Colômbia que ocorreu em dezembro do ano passado, em Brasília. Também receberam a condecoração a apresentadora da Caracol TV, Mónica Jaramilo, e Johan Alexis Ramírez Castro, de 15 anos, que ajudou a guiar os socorristas ao local do acidente.

Em caso raro, criança sul-africana fica livre do HIV após 8 anos sem tratamento
Foto: Divulgação

O caso de uma menina sul-africana de nove anos que nasceu soropositiva intrigou cientistas. De acordo com relato feito nesta segunda-feira (24), em uma conferência de Aids em Paris, a paciente se manteve livre do HIV por mais de oito anos sem medicação. As drogas antirretrovirais foram usadas por apenas um ano antes da remissão completa do vírus, uma situação rara. "O caso traz a esperança de que o tratamento pode não ser para a vida inteira, mas é raro", pontuou Linda-Gail Bekker, presidente da International AIDS Society (IAS). "Há mais perguntas que respostas". A maioria dos pacientes precisa tomar o medicamento por toda a vida para manter o controle do HIV. No entanto, segundo o jornal O Globo, essa paciente fez parte de um ensaio clínico sobre efeitos de drogas antirretrovirais em bebês com o vírus. Ela recebeu tratamento logo após o parto e foi monitorada para observação de sinais de recaída.

Quarta, 26 de Julho de 2017 - 15:10

Salvador inclui lembrança a 4 problemas de saúde em calendário oficial de eventos

por Renata Farias

Salvador inclui lembrança a 4 problemas de saúde em calendário oficial de eventos
Foto: iStock

A prefeitura de Salvador incluiu nesta quarta-feira (26) quatro datas relacionadas à saúde no Calendário Oficial de Eventos do Município. De acordo com o Diário Oficial do Município, setembro será considerado o Mês de Combate ao Suicídio. Considerando que 10 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Suicídio, a decisão tem a finalidade de conscientizar os cidadãos sobre alertas, tratamentos e prevenção e sobre a importância de se ressaltar a valorização da vida. Já na segunda semana de outubro, será lembrada na capital baiana a Semana Municipal de Combate à Depressão Infantil. O objetivo é conscientizar a população sobre modos de combater e prevenir o problema em todas as suas formas e pode envolver ações informativas e educativas. Também foi instituído o Mês de Conscientização do Mieloma Múltiplo, a ser lembrado em março. O objetivo é que sejam criadas parcerias público-privadas para promover ações de conscientização sobre a doença, bem como meios de prevenção. A prefeitura instituiu ainda a Semana Municipal de Combate ao Câncer Gástrico. No entanto, a medida não cita a data em que o evento será incluído.

Histórico de Conteúdo