Deputado quer regulamentar profissão de condutor de ambulância na Bahia
Foto: Divulgação

O presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Alex da Piatã (PSD), apresentou um Projeto de Lei (PL), com o objetivo de regulamentar a profissão do condutor de ambulância na Bahia. “A categoria dos condutores de ambulância demonstram uma série de ações que os diferenciam dos demais motoristas, dignas de serem levadas em consideração”, justifica o parlamentar, acrescentando que tal proposição visa a valorização do trabalho desempenhado por esta categoria. No texto do PL ele afirma que para o exercício legal da profissão, o condutor de ambulância recebe treinamento especifico, incluindo técnicas que podem salvar vidas em caso de transporte de pacientes. O Projeto de Lei propõe ainda a garantia de vagas específicas disponíveis para a categoria, nos processos seletivos geridos pelo Governo da Bahia, além da proibição do traslado de pacientes em ambulâncias sem equipe completa de enfermagem. “As empresas privadas no âmbito do Estado da Bahia que oferecem serviços de remoção de pacientes através de ambulâncias, deverão adequar suas atuais contratações às normas definidas na legislação vigente”, pontuou o deputado.

‘Você morre’: Anvisa quer mensagens diretas nos cigarros
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende alterar os textos de advertência dispostos nas embalagens de cigarros, para tons mais incisivos e diretos. De acordo com informações publicadas na Folha de S. Paulo, mensagens como “Você afasta as pessoas”, “Você brocha”, “Você envelhece precocemente”, “Você perde sua liberdade”, “Você tem câncer” e “Você morre”, poderão estar estampadas atrás dos maços de cigarro, se o novo modelo proposto pelo órgão entrar em vigor, após ser submetido a consulta pública. Atualmente, as embalagens apresentam mensagens no topo e no verso, com alusão ao sofrimento, impotência, perigo, toxidade e infarto, acompanhado do jargão “O Ministério da Saúde adverte”. As mudanças sugeridas são algumas das medidas para reforçar o alerta sobre os efeitos do cigarro, já que cerca de 15% dos brasileiros adultos são fumantes. Segundo a Anvisa, "a linguagem objetiva foi escolhida para se diferenciar das propostas até então utilizadas, buscando maior atenção por parte de quem as lê". Ainda de acordo com a agência, a nova proposta tem como base estudos nacionais e internacionais.

 

Mais Médicos: Governo abre edital com 2.394 vagas voltadas para profissionais brasileiros
Foto: Karina Zambrana / ASCOM-MS

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (20), um novo edital do Programa Mais Médicos, com a oferta de 2.394 vagas, voltadas prioritariamente para profissionais com registro no Brasil. As oportunidades fazem parte do processo de reposição e substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), por brasileiros. Neste processo serão repostas também vagas provenientes de desistências e de encerramento de contrato. Os interessados em ocupar um posto de trabalho no programa devem se inscrever até o dia 26 de abril, por meio do sistema do Programa Mais Médicos, podendo escolher quatro municípios de preferência. A seleção seguirá critérios, como experiência em Saúde da Família ou especialização na área. O resultado das inscrições validadas deve ser divulgado no dia 10 de maio, e a escolha de município está prevista para os dias 11 e 12. Caso nem todas as vagas sejam ocupadas com profissionais formados no país, as oportunidades remanescentes serão ofertadas a brasileiros com diploma estrangeiro (clique aqui para acessar o edital). 

 

Abordagem do paciente em risco de suicídio é tema de webpalestra promovida pela Sesab
Foto: Divulgação

Como parte da força-tarefa criada para prevenir a adesão de jovens baianos da corrente da Baleia Azul (clique aqui e saiba mais), a Secretaria da Saúde do Eatado da Bahia (Sesab) promoverá, na próxima quarta-feira (26), às 14h30, uma webpalestra sobre os “aspectos técnicos e éticos na abordagem do paciente em risco de suicídio”. Durante a ação, a psicóloga do Núcleo de Estudo de Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho, irá interagir com o público, desconstruir mitos e informar sobre os sinais e sintomas da formação da ideia suicida. Os interessados em acompanhar a palestra devem acessar o site do projeto TelessaúdeBA (clique aqui). Segundo a Sesab, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano. Na Bahia, dados preliminares apontam que entre 2010 e 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, sendo que apenas neste ano são 114 registros.

Novo alvo terapêutico para tratamento de leucemia é descoberto
Foto: iStock

O Instituto de Pesquisa contra a Leucemia Josep Carreras (IJC) anunciou a descoberta de um novo alvo terapêutico para o tratamento contra a leucemia mielogênica aguda (LMA). Dirigida pela doutora Ruth M. Risueño, a pesquisa identificou a importância do receptor de serotonina tipo 1 (HTR1) na terapia de combate à doença. O grupo de cientistas detectou que as células leucêmicas expressam em sua superfície o HTR1. A inibição deste receptor acarreta a destruição deste tipo de células leucêmicas, células sanguíneas sadias sofrem efeito mínimo. Segundo a revista Exame, o IJC destacou a importância do HTR1 no desenvolvimento deste tipo de leucemia e identificou este grupo de receptores como um novo alvo terapêutico na LMA com valor prognóstico. As taxas de cura da LMA com quimioterapia são atualmente de 50% a 85%, embora a maioria dos pacientes sofra uma recaída.

Anvisa abrirá consulta pública sobre venda de vacinas em farmácias
Foto: Osnei Restio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abrirá uma consulta pública para decidir se vacinas podem ser vendidas e aplicadas em farmácias e drogarias do país. Com isso, pretende-se reforçar a prevenção a doenças e epidemias imunológicas, a exemplo de dengue e febre amarela. Ainda não há data para publicação da consulta, mas a Anvisa já estima seu início para a próxima semana. Qualquer cidadão poderá opinar na elaboração da norma e registrar voto favorável ou não à regulamentação. 

Quinta, 20 de Abril de 2017 - 17:10

Muco de rã indiana pode ser usado no combate à gripe

Muco de rã indiana pode ser usado no combate à gripe
Foto: Sanil George & Jessica Shartouny

Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, descobriram que um muco expelido da pele de uma rã indiana pode ajudar no combate a alguns tipos de vírus da gripe. "Rãs diferentes produzem peptídeos (cadeias de aminoácidos) diferentes, dependendo de onde é seu hábitat", afirmou o especialista em gripe e coautor do estudo Joshy Jacob ao ressaltar que os humanos também produzem proteínas que agem como defensoras do organismo. "É um mediador imune natural inato presente em todos os organismos vivos. Acabamos de encontrar um produzido pelo sapo que por acaso é eficaz contra o tipo de gripe H1", completou. Segundo o G1, espécimes da Hydrophylax bahuvistara sofreram pequenos choques elétricos para estimular a secreção dos peptídeos de defesa. Batizado de "urumin", o peptídeo antiviral não é tóxico para mamíferos, mas "parece perturbar a integridade do vírus da gripe, como visto através de microscopia eletrônica", apontou o especialista. Ratos de laboratório foram protegidos contra uma dose letal do vírus da gripe H1 com uso do peptídeo. Os pesquisadores ressaltaram a necessidade de novos estudos.

Avanços na luta contra doenças negligenciadas é comemorado pela OMS
Foto: Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou nesta quarta-feira (19) os "avanços sem precedentes" no combate a 18 doenças tropicais negligenciadas. Além da agência de Saúde da ONU, companhias farmacêuticas e grupos da sociedade civil liderados pela Fundação Bill e Melinda Gates estão envolvidos na luta contra essas doenças, que causam 170 mil mortes anualmente. "É realmente a história de um maravilhoso avanço", afirmou o fundador da Microsoft, Bill Gates, em Genebra. "Nos últimos 10 anos, milhões de pessoas saíram da invalidez e da pobreza graças a uma das colaborações globais mais efetivas na saúde pública moderna", ressaltou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Um total de 1,6 bilhão de pessoas sofrem com doenças negligenciadas, entre elas mais de 500 milhões de crianças, mas o número diminuiu desde 2010, quando mais de dois bilhões de indivíduos eram afetados por estas patologias, segundo a OMS. As 18 doenças negligenciadas são: úlcera de Buruli, doença de Chagas, dengue, dracunculíase, equinococose, trematodíase transmitida por alimentos, doença do sono (tripanossomíase africana), leishmaniose, hanseníase (lepra), elefantísase, micetoma, cegueira dos rios, raiva, esquistossomose, verminose transmitida pelo solo, teníase/cisticercose, tracoma (conjuntivite granulomatosa) e bouba.

Vendedor descobre que teve rim retirado em cirurgia para corrigir cotovelo quebrado
Foto: Reprodução / TV Asa Branca

Quatro anos após sofrer um acidente de moto e ser submetido a uma cirurgia devido a um cotovelo quebrado, o vendedor Cleiton Oliveira descobriu que um de seus rins foi retirado durante o procedimento. O acidente aconteceu em 2008, em Caruaru, Pernambuco. "É coisa de filme. Coisa que eu não pensava que iria acontecer comigo", disse Cleiton à TV Asa Branca. De acordo com o Hospital Regional do Agreste (HRA), estava agendada apenas a cirurgia do cotovelo, mas a equipe médica decidiu pela realização do procedimento no abdômen com o objetivo de evitar risco de hemorragia. A unidade ainda ressaltou, em nota, que Cleiton foi atendido após um forte trauma e que a direção está à disposição para esclarecimentos. Além do cotovelo quebrado, o vendedor sofreu escoriações no acidente. Ele só descobriu que seu rim havia sido retirado após sentir dores abdominais, em 2012, o que o levou a realizar exames detalhados. "Depois que eu saí da cirurgia [do cotovelo], disseram: 'Você perfurou o baço e a gente teve que retirar'. Eu iria fazer o quê? Já estava cirurgiado. Não podia fazer mais nada. Depois, no trabalho, eu comecei a sentir dores abdominais, cheguei a desmaiar. Fui levado ao hospital de Pesqueira, fiz exames. Em uma ultrassom, descobri que meu baço estava lá e o que faltava era um dos meus rins", explicou. Cleiton procurou a direção do HRA, mas não obteve respostas, então entrou com uma ação de indenização por danos morais. O processo não foi concluído.

Com 70% das obras concluídas, policlínica de Irecê deve ser entregue no 2º semestre
Foto: Divulgação

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, visitou nesta quarta-feira (19) as obras de construção da policlínica de Irecê. A estrutura está 70% concluída e, segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), beneficiará cerca de 420 mil moradores dos 19 municípios que compõem o consórcio de saúde da região. Para construção e compra de equipamentos da policlínica, o governo do estado investiu cerca de R$ 22 milhões. Sua entrega está prevista para o segundo semestre deste ano. "Com um equipamento como este, estamos trazendo para o interior atendimentos ambulatoriais especializados e exames de média e até mesmo alta complexidade, evitando que a população tenha que se deslocar para Salvador. É um compromisso do governador Rui Costa que está sendo cumprido", afirmou Vilas-Boas. A policlínica oferecerá atendimento médico em diversas especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e a primeira ressonância magnética em unidade pública na região.

Histórico de Conteúdo