Dica Hammer: Como aproveitar as delícias do Natal sem engordar
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Dezembro é sinônimo de festa. Confraternizações com os amigos do trabalho, da faculdade, da escola, da família e em cada uma delas, muitas bebidas e comidas gostosas... E calóricas! Para não acabar ganhando uns indesejáveis quilinhos extras, o importante é não exagerar, afinal, todos merecem comer pratos gostosos nas festas de fim de ano. Sem exagero, é claro!


Com alguns cuidados e dicas, é possível sim aproveitar as festas sem engordar e também sem deixar de lado as guloseimas tradicionais desta época do ano. Confira 15 dicas da nutricionista Alice Alagia, parceira da Hammer Fitness Club, para permanecer em forma nesse Natal. 

 

1 – Mantenha a dieta! Faça todas as refeições do dia. Mesmo no dia daquela confraternização, ou na noite de Natal. Isso mesmo! Se você ficar muito tempo sem comer ficará com mais fome na hora da ceia ou evento e aí o exagero é inevitável. Não deixe de se alimentar durante o dia, pensando em extrapolar na ceia. Não existe compensação.


2 – Mantenha a rotina de treinos! Se possível aumente um pouco a atividade aeróbica para ajudar a queimar as calorias extras ingeridas no período. Vai ajudar muito na manutenção do peso.


3 - Não belisque os alimentos ou beba drinks enquanto prepara a ceia. Quem nunca fez isso atire a primeira pedra! Cuidado!!! Você pode comer o que tem direito na ceia antes mesmo de sentar à mesa!


4 – Antes de sair de casa para o evento ou ceia faça a sua refeição programada para o horário! Dessa forma não vai chegar desesperado e cair em tentações indesejadas. Nada de sair em jejum.


5 - Dê uma volta na mesa antes de cair matando! Precisa saber o que tem à disposição, para assim escolher com mais inteligência! Não pode tudo! Mas se escolher bem, vai poder se deliciar sem culpa. 


6 - Escolha, não seja escolhido (a)! Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados não asse com a pele. Se não tiver jeito retire a pele, mas provavelmente a gordura já foi entranhada na carne, na hora do preparo. Escolha sempre as carnes magras, como peru ou outras aves ou até peixe assado, bacalhau.


7 - Cuidado com o tender! Quer comer? Opte por uma fatia fina, só para satisfazer o seu desejo. Lembre-se, esses alimentos são abarrotados de conservantes, estabilizantes e sódio.


8 - E o pernil? É uma das partes mais gordurosas do porco. Se for optar por ele, pegue uma fatia fina, elimine a gordura visível e deixe a sua carne mais magrinha.


9 - Se mantenha afastado daqueles alimentos que não necessitem de talheres para comer. Eles são mais fáceis de pegar e muito calóricos. Você come que nem sente! 


10 - Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de comer uma carne mais gordurosa (tender, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com uma salada. Esqueça combinar carnes gordas com maionese, farofa de ovos ou miúdos, torta de massa podre, para que o seu prato não fique ainda mais calórico. 


11 - Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os molhos à base de frutas. Abuse dos temperos naturais: Ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.


12 - Cuidado com as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) como aperitivo ou acrescentado em preparações. Elas fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição.


13 - Hummm... As sobremesas! Essas não podem faltar e você pode comer sim! Na hora de escolher a sobremesa lembre-se da SENHORA MODERAÇÃO, você pode comer de tudo, desde que saiba controlar seus impulsos. Dê preferência às sobremesas que possuem menos cremes como chantilly ou massas podres que contem muita gordura. Sorvetes, mousses e gelatinas de frutas são boas sugestões.


14 - Agora se você optou pelas carnes gordas, vá com calma na hora da sobremesa. Prefira doces e sorvetes de frutas. Doces com ovos, manteiga, creme de leite ou leite condensado, podem ser consumidos por quem optou por pratos mais leves, como carnes magras e saladas. 


15 - Procure não abusar das bebidas alcoólicas. Pode não parecer, mas elas são bastante calóricas, veja alguns exemplos: 

 

- Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal; 
- Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162 
- Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal; 
- Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal. 
- Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal. 
- licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal. 
- Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal. 
- Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
- Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal. 
- Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal. 
- Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal.  
* Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. 

 

O melhor seria entrar nas festas de fim de ano com o peso ideal, já que, em média, as pessoas engordam de um a dois quilos em dezembro. Se isso não foi possível durante o ano, não se desespere, não precisa começar uma dieta rígida no mês mais tentador do ano ou ficar se culpando. Mas use o bom senso. A medida é não exagerar nas comidas e nas bebidas. Assim, pode até não melhorar, mas não piora!

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