Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Saúde
Você está em:
/
/

Artigo

Maximizando o Potencial: O Impacto dos Profissionais de Felicidade Corporativa nas Organizações

Por Sandra Teschner

Maximizando o Potencial: O Impacto dos Profissionais de Felicidade Corporativa nas Organizações
Foto: Divulgação

No atual cenário corporativo, marcado por uma competição incessante e uma dinâmica acelerada, as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de investir em estratégias que impulsionem o desempenho e a satisfação de seus colaboradores. Nessa perspectiva, a presença de profissionais especializados em felicidade corporativa, como o Chief Happiness Officer ou Felicitador, emerge como um diferencial crucial para promover ambientes de trabalho mais coesos, harmoniosos e produtivos.

 

Um dos pilares fundamentais desse profissional é criar e sustentar um ambiente de trabalho positivo e saudável. Estudos revelam que empresas com uma cultura organizacional positiva têm 2,5 vezes mais probabilidade de ter colaboradores engajados do que aquelas que negligenciam esse aspecto crucial.

 

O Felicitador desempenha um papel vital na identificação de oportunidades de melhoria nos processos e práticas organizacionais. Por meio de abordagens fundamentadas na ciência da felicidade, esse profissional propõe e implementa mudanças que contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, feliz e produtivo.

 

Estudos apontam que problemas relacionados à saúde mental custam às empresas cerca de US$ 1 trilhão por ano em produtividade perdida, destacando a importância de investir na felicidade dos colaboradores como uma medida preventiva e rentável.

 

Ambientes de trabalho felizes e saudáveis têm um impacto direto no desempenho e na produtividade dos colaboradores. Empresas que priorizam a felicidade e o engajamento dos funcionários observam um aumento de 3&% na produtividade , 300% em inovação, 31% em vendas, 200% em criatividade e uma redução de 65% na rotatividade de funcionários e de 125% em diagnósticos de síndrome de burnout. 

 

Além disso, a promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores está correlacionada com maior satisfação do cliente e melhoria dos resultados financeiros da empresa.

 

O livro recentemente publicado "Felicidade se Aprende", escrito por mim em colaboração com 23 ex-alunos todos certificados como Felicitadores, é um testemunho tangível da importância e do impacto positivo desses profissionais nas organizações. A obra não apenas oferece conhecimento teórico embasado, mas também insights práticos derivados da experiência de cada autor. Recomendamos enfaticamente a leitura deste livro inspirador para líderes, gestores e profissionais interessados em desenvolver estratégias inteligentes para o sucesso sustentável das organizações modernas.

 

*Sandra Teschner é autora do livro “Felicidade se aprende”, especialista em ciência da felicidade. Como fundadora do Instituto Happiness do Brasil promove a capacitação de profissionais para o bem-estar no trabalho, “Chief Happiness Officers”, em parceria com a Must University Florida. Baiana e empreendedora social.

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias