Entrevistas

‘São totalmente silenciosos’, diz cirurgião sobre tumores que podem causar câncer de tireoide

Tematizado no filme “A Culpa é das Estrelas”, em cartaz nos cinemas e baseado no livro de mesmo nome, o câncer de tireoide pode passar anos sem ser descoberto. Segundo o cirurgião Augusto Fernandes Mendes, em entrevista ao Bahia Notícias, os nódulos “são totalmente silenciosos” na fase inicial da doença, o que faz muita gente descobrir que abriga o tumor em exames de rotina. Outra característica é que a enfermidade tem atacado mais jovens. A maioria são mulheres, principalmente entre 25 e 35 anos. Para se ter ideia, a proporção de acometimento delas é três vezes maior do que a do público masculino. Na conversa com o BN, o médico, que atua em um dos poucos hospitais que tratam esse tipo de tumor pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, destrinchou as faces do câncer de tireoide e falou sobre tratamento, pós-cirurgia, locais de atendimento no estado e cuidados que a pessoa deve ter pelo resto da vida.

Veja mais

Diagnóstico do Leitor

Jogador alemão doa prêmio da Copa para cirurgias de 23 crianças brasileiras

Obrigado

19/07/2014 - 10:47

Ohse

Filhos de casais homossexuais são mais saudáveis, diz pesquisa

Só me faltava essa!

08/07/2014 - 14:33

Eliseu

Veja mais

Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 - 17:40

Dieta sem carboidrato pode prejudicar a saúde

Dieta sem carboidrato pode prejudicar a saúde
Um dos principais mitos sobre o macarrão é que, por ser rico em carboidratos, o seu consumo prejudica quem quer perder peso. Mas segundo a nutricionista Fabiana Fontes, consultora da Pelaggio, ter uma alimentação pobre em carboidratos sem acompanhamento médico pode trazer sérios riscos à saúde. “Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em nos fornecer nutrientes energéticos, são eles que ministram a maior parte da energia necessária para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica Fabiana.
 
Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dores de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios. Além disso, um corte total de carboidratos da alimentação diária faz com que o organismo passe a usar a proteína como fonte de energia, o que provoca a perda de massa magra. “Quem corta totalmente os carboidratos pode até registrar uma perda de peso, como defendido pelas dietas da moda”, conta Fabiana. Porém, destaca que essa redução não acontece de uma forma saudável e dificilmente consegue ser mantida posteriormente.
 
Segundo a especialista, consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode inclusive contribuir na redução do peso. Isso porque o macarrão possui um baixo Índice Glicêmico (IG), ou seja, diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, o que proporciona saciedade mais prolongada. De acordo com Fabiana, a quantidade ideal recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa numa refeição, sempre acompanhados de uma fonte de proteína, como carnes, frango, peixe, ovos cozidos ou peito de peru, e legumes variados.

Comentar

   

Notícias Mais Lidas da Semana

Histórico de Conteudo