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Aumento de atendimentos do Sinebahia chegou a 30% em janeiro, afirma coordenador

Aumento de atendimentos do Sinebahia chegou a 30% em janeiro, afirma coordenador
Representantes da Setre falam sobre dados do Sinebahia | Foto: Bruna Castelo B.
O Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) teve uma ampliação de cerca de 30% dos atendimentos no mês de janeiro de 2015, no comparativo com o mesmo período do ano passado. De acordo com o coordenador estadual do serviço, Marcelo Gavião, o aumento é resultado também da condução de trabalhadores temporários, comuns entre os meses outubro e dezembro, para novas vagas. “Estamos investindo na equipe de captação de vagas e também nos atendimentos”, afirmou Gavião, em visita ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (26). Segundo ele, o Sinebahia conta com 119 unidades para atendimento à população em 112 municípios da Bahia e, apesar da “situação econômica delicada do país”, mantém um ritmo acelerado de intermediação de mão-de-obra. Para Rubens Santiago, superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), um dos principais gargalos do serviço está na qualificação dos candidatos às vagas. “Para ter uma noção, em 2014, foram ofertadas 55 mil vagas, porém apenas 33 mil ocupações”, sugeriu. A perspectiva é que, nos próximos meses, haja um aumento do aporte de recursos para melhorar a qualificação dos trabalhadores, mas também a ampliação da captação de vagas. “O orçamento prevê R$ 8 milhões para a qualificação de pessoas, mas vamos solicitar uma suplementação de R$ 6 milhões para aumentar a oferta de cursos”, defendeu Santiago, que assumiu a função em 2015. Segundo ele, a superintendência apresentou uma proposta de oferta de 402 turmas de cursos técnicos, com carga horária de 200h, dentro do programa Qualifica Bahia. “Apenas nesses cursos serão mais de 8.040 alunos”, sugere.