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'Antecipação' do Verão ampliou ocupação hoteleira; 2018 será lançado em agosto

Por Estela Marques

'Antecipação' do Verão ampliou ocupação hoteleira; 2018 será lançado em agosto
Foto: Reprodução / Grupo B+

A divulgação antecipada em seis meses do calendário de verão, por parte da prefeitura de Salvador, é considerada a razão para alavancagem da ocupação hoteleira em 2017. Dados da Federação Baiana de Hotelaria e Alimentação (FeBHa) mostram que nos quatro verões anteriores  – período compreendido entre dezembro de um ano e março do seguinte – a ocupação média ficou abaixo do necessário para manutenção dos hotéis. Inclusive, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana aponta que Salvador é a capital com menor aumento na oferta de hospedagem entre 2011 e 2016. Segundo Silvio Pessoa, presidente da entidade, o “ponto de equilíbrio”, como eles chamam, é 60%. Entre 2013 e 2016, a ocupação foi de 56% no primeiro ano e 59% nos três seguintes. Já em 2017, o índice subiu para 61%. “O lançamento do verão da prefeitura foi feito em junho, com seis meses de antecedência. Foi feito lançamento do Réveillon e depois foi feito o lançamento do Carnaval.  A prefeitura foi nos grandes centros e fez a divulgação. Não se faz quando inicia a temporada, mas no mínimo três a seis meses antes”, avaliou Pessoa. Para este ano, o setor ainda está na expectativa do lançamento do calendário de verão, já que a prefeitura tem prometido, mas ainda não estabeleceu uma data. O secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, explicou que a programação da pasta tem agosto como mês para a divulgação. A data, no entanto, não está fixada. “Normalmente, entre agosto e setembro existe a divulgação, inclusive não só tornar público a través da imprensa, mas também trabalho feito nos mercados emissores. Há evento em São Paulo, aproveitamos outros momentos, como feiras turísticas nacionais, para apresentar calendário”, explicou Tinoco. De acordo com o titular da Secult, a prefeitura já firmou uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis da Bahia (ABIH) para dar início em agosto aos road shows, rodadas de negócios e capacitação de operadores e agentes de viagem. Os encontros acontecerão em São Paulo, Santiago (Chile), Buenos Aires e Córdoba (Argentina) e Bogotá (Colômbia).


Silvio Pessoa, presidente da FeBHa, e Cláudio Tinoco,
secretário municipal de Cultura e Turismo 
(Montagem: Bahia Notícias)


Além da parceria com a ABIH, também já foi firmado contrato com a Salvador Destination, que trabalha o segmento de congressos e eventos. Por outro lado, até o final deste mês deverá ser lançado um edital para contratação de uma agência de marketing digital, responsável pela “base” de Salvador nas redes sociais e plataformas digitais. “Nós temos uma proposta de novo branding, um novo filme para Salvador. Está com a Secretaria de Comunicação para submeter ao prefeito [ACM Neto] para tomada de decisão, com estratégia de roteirização e o que é o novo filme”, acrescentou Tinoco. Segundo o secretário, ainda está em fase de contratação a empresa espanhola Review Pro, fornecedora de software e aplicativo para monitoramento da reputação dos atrativos turísticos da cidade, para conferir a avaliação que os visitantes fazem de cada equipamento. Todo o planejamento está incluso no orçamento de R$ 6 milhões dedicados ao setor para o próximo ano. A autonomia da prefeitura na divulgação da cidade de Salvador já era um pleito da FeBHa, conforme detalhou Silvio Pessoa ao Bahia Notícias. “Cobramos da prefeitura que agora que eles arrumaram a casa, têm que fazer a sua parte, ter as suas campanhas independentes do estado. Não pode mais depender do estado. Tem que ter campanha de mídia digital, fazer promoção. Estamos nos reunindo com Tinoco e o prefeito pedindo isso”, ponderou o presidente, lembrando que a divulgação da cidade está no escopo do financiamento do Prodetur.