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Com menos de 10 segundos de TV, Célia e Da Luz apostam em redes sociais

Por Rebeca Menezes

Com menos de 10 segundos de TV, Célia e Da Luz apostam em redes sociais
Fotos: Bahia Notícias
A campanha com sete candidatos à prefeitura de Salvador já gera uma disputa por espaço entre os concorrentes. Mas para dois deles haverá uma dificuldade ainda maior: Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) e Célia Sacramento (PPL) terão menos de dez segundos no horário eleitoral gratuito transmitido em rádio e emissoras de televisão. O tempo curto é resultado da minirreforma eleitoral, que determinou que o tempo destinado dependerá da quantidade de deputados da sigla na Câmara de Deputados – o que prejudicou ainda mais aqueles sem representação e sem a formação de coligações. Da Luz já foi postulante em eleições para prefeito e governador, mas garante que nunca teve tão pouco tempo de TV quanto os 9 segundos que conseguiu no pleito de 2016. “É a primeira vez que eu faço campanha com tão pouco tempo. O mínimo foi de 52 segundos em 2012”, contou ao Bahia Notícias. Conhecido por performances “não convencionais” em programas eleitorais, como aparecer de costas para a câmera – com o slogan “dê as costas para os maus políticos” – e até de cabeça para baixo, Da Luz disse ainda não saber se fará algo “diferente” desta vez. “Eu ainda não defini o que eu vou fazer. Estou com algumas ideias. Não posso contar pra ser surpresa, pode ter de tudo ou pode não ter nada. Não vou excluir nada. Pretendo fazer de uma forma pra atrair o interesse das pessoas e aprofundar o conhecimento das pessoas para saberem do nosso programa, para que não fique só no horário eleitoral”, explicou. Uma das estratégias para contornar o pouco tempo no horário eleitoral, segundo o candidato, será utilizar a internet a seu favor. “Isso [o tempo curto] vai exigir da gente uma estratégia de modo que as pessoas possam acompanhar nossas propostas na internet. Na TV e no rádio vai ser impossível passar a mensagem com toda a nossa proposta. Em nove segundos não tem nem o que tentar fazer. Só resgatar o eleitor para ele ver as propostas na internet”, lamentou. A vice-prefeita Célia Sacramento (PPL) foi a mais prejudicada pela mudança na divisão do tempo. Ela tem o menor curto entre os sete candidatos: 8 segundos de inserção no horário eleitoral. Apesar de criticar o processo, a candidata acredita que isso não impedirá que ela cresça na campanha. “Tem que rever isso, não é democrático. Mas 8 segundos é mais tempo do que muitos candidatos. Tinha um candidato a presidente da República que tinha três segundos e só conseguia dizer ‘meu nome é Enéas’. Nós não tivemos coligação, eu sou coligada com o povo. Ainda bem que trabalhei com o povo por quatro anos. Isso vai me ajudar muito nesta dificuldade que estou tendo”, minimizou. Sem pontuar na primeira pesquisa do Ibope sobre a disputa em Salvador, Célia acredita que sua participação na disputa vai crescer quando souberem que ela também é postulante: “Já sabem quem é Célia Sacramento, só não sabem que eu sou candidata. Quando souberem que sou, vou crescer”. Mesmo assim, a vice-prefeita também apostará na internet como aliada durante as eleições. “Vamos usar muito as redes sociais. Vai ser minha principal arma”, avaliou. O tempo destinado aos candidatos no horário eleitoral foi definido na última sexta-feira (19), durante audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (leia mais aqui). Além dos menos de dez segundos, Da Luz e Célia também terão direito a 47 inserções de 30 segundos durante todo período eleitoral. A exibição em emissoras de rádio e TV começará no dia 26 de agosto e segue até 29 de setembro, na disputa para o 1º turno. O maior tempo foi destinado a ACM Neto, que terá 4 minutos e 1 segundo para divulgar seu plano para uma eventual reeleição.