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Olívia cobra patrocínio de empresas privadas para blocos afro: ‘também consumimos’

Por Renata Farias / Rebeca Menezes

Olívia cobra patrocínio de empresas privadas para blocos afro: ‘também consumimos’
Foto: André Carvalho / Ag. Haack / Bahia Notícias
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana (PCdoB), cobrou neste domingo (7) um apoio maior de empresas privadas aos blocos afro durante o Carnaval. “Hoje, infelizmente, as empresas privadas, que ganham tanto com o consumidor negro, ainda não compreenderam, não aceitaram a necessidade de se reportar a esse consumidor. Nós também precisamos de propaganda que nos dê visibilidade, também precisamos do patrocínio privado. Os blocos afro não podem ser sustentados apenas pelo poder público. É preciso entender que essa massa negra é consumidora”, defendeu em entrevista ao Bahia Notícias. Para Olívia, os grupos afro são “a resistência negra no Carnaval de Salvador”. “Quem assiste o ritual de saída do Ilê Aiyê, tanta gente de expressão, aquela ladeira do Curuzu lotada de gente... Não tem como passar por aquilo sem sentir a força da cultura afro-brasileira. E os Filhos de Gandhy, com seu afoxé fantástico, que resiste, que é atraente, que todos os homens querem ter a força do Ganhdy, é uma forma de afirmação”, avaliou. A secretária comentou ainda sobre a polêmica música do cantor Bell Marques, que fala sobre alisar cabelos. “Eu acho que foi uma coisa importante, ter mudado a letra da música, o MP ter atuado, o próprio Bell Marques ter se conscientizado de que precisava mudar. Eu acho importante porque ninguém suporta mais o racismo, as mulheres negras não suportam mais ter a sua imagem negada”, criticou. “Eu não preciso de cabelo liso pra me sentir bonita. E também não dá pra ter uma música me botando pra baixo”, completou.