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Deputado propõe que SSP crie setor específico para prevenir roubos a bicicletas

Por Rebeca Menezes

Deputado propõe que SSP crie setor específico para prevenir roubos a bicicletas
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Os diversos incentivos para o uso da bicicleta em Salvador, como ciclovias e o fechamento de pistas nos fins de semana, têm aumentado o número de ciclistas da cidade, seja para o lazer ou como meio alternativo de transporte. Mas para o deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB), as medidas trazem um perigo para os usuários do meio de transporte: a insegurança. Um projeto de lei enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prevê a criação do Sistema Estadual de Prevenção a Roubos e ao Comércio Ilegal de Bicicletas. De acordo com o texto, a proposta visa a criação de um setor específico, dentro da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para registrar os delitos que envolvam as bikes. O órgão seria responsável, ainda, por publicar boletins mensais sobre horários e locais com maior incidência de roubos e administrar o cadastro com as unidades furtadas e recuperadas. Para facilitar o controle, o projeto detalha medidas como a identificação, na nota fiscal dos produtos, do número de série do equipamento – em caso de venda por pessoa física, o vendedor deveria dispor de um recibo com o número. Além disso, o parlamentar sugere que os usuários coloquem pontos de identificação exclusiva, que auxiliem o registro de roubos – que passariam a ser colocados no sistema como "Roubo/Furto de Bicicleta". Segundo Lomanto Júnior, a ideia do projeto surgiu com o aumento de ciclistas em Salvador. “Eu gosto de pedalar e percebi que tem aumentado o número de pessoas que estão fazendo uso desse transporte”, contou ao Bahia Notícias. Apesar de admitir que não possui números oficiais sobre roubos de bicicletas no estado, o peemedebista afirmou que um projeto semelhante já tramita no Rio de Janeiro e que espera que o projeto baiano gere uma discussão sobre o tema. “O volume tem aumentado aqui, com construção de novas ciclovias, requalificação da orla... É uma tendência geral no país, mas não há nenhuma forma de identificação, nenhum documento que prove que a bicicleta é sua. [...] Espero que o projeto abra uma discussão entre os deputados e dentro da própria secretaria”, detalhou. Questionado sobre possíveis custos da implantação do sistema, o deputado alegou que a SSP “tem como adequar um setor específico que possa fazer esse cadastro sem gerar custos”.