Cientistas descobrem fóssil de hominídeo anterior aos humanos na Etiópia

Foto: LauraDempsey / Cleveland Museum of Natural History
Uma equipe internacional de cientistas anunciou nesta quarta-feira (27) a descoberta de uma nova espécie de hominídeo anterior aos seres humanos. Segundo informações do jornal O Gloobo, a pesquisa, divulgada na nova edição da consagrada revista científica Nature, aponta que a espécie, recém-batizada de Australopithecus deyiremeda, viveu de 3,5 milhões a 3,3 milhões no passado, sendo da mesma época do Australopithecus afarensis, espécie do famoso fóssil “Lucy”. Os estudos foram realizados com fósseis das partes superior e inferior de uma mandíbula. O nome da “nova” espécie, “deyiremeda” (dei-ihreme-dah), significa “parente próximo” no idioma dos nativos da região Afar, na Etiópia, onde a mandíbula foi achada. Os deyiremeda se diferenciam dos afarensis por ter dentes grossos e esmaltados e pela robustez da mandíbula inferior, além dos dentes anteriores, relativamente pequenos, em comparação com os seus “primos”. Para os pesquisadores, os dados podem significar que essa criatura também tinha uma alimentação diferente. O fóssil foi achado em março de 2011, a cerca de 500 km a nordeste da capital da Etiópia, Adis Adeba, e a 22km do local onde o esqueleto de “Lucy” foi encontrado.