Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Municípios
Você está em:
/
/
Geral

Notícia

Após um ano, outlet em Camaçari chega a 4,5 milhões de visitantes e dá cara nova a comércio

Por Maria Garcia

Após um ano, outlet em Camaçari chega a 4,5 milhões de visitantes e dá cara nova a comércio
Foto: Divulgação
Tendência no mercado americano, o modelo de compras “outlet” chegou como novidade na Bahia em 2013. Um ano depois de inaugurada, em setembro, o espaço com lojas de até 80% de desconto conseguiu atrair a clientela. O Outlet Premium Salvador – que apesar do nome, é localizado no município de Camaçari – celebrou a marca de 4,5 milhões de visitantes, o que significa uma média de 10,6 mil pessoas por dia aproximadamente.  O grupo responsável pela gestão do empreendimento, a General Shopping Brasil, não divulga os lucros sob a justificativa de ser uma empresa de capital aberto. Contudo, os empreendedores acreditam na boa recepção do público baiano às lojas, e estimam uma geração de 2 mil empregos diretos e indiretos ao município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o secretário da Fazenda de Camaçari, Camilo Pinto, a arrecadação do Outlet é irrisória dentro da carga tributária da cidade – por conta de pólos, a exemplo do petroquímico, que dominam a economia da cidade. Apesar disso, o comércio deu uma nova “cara” ao segmento na cidade, e sua arrecadação poderia impactar a economia de outros municípios menores. “O Outlet permitiu com que o comércio se modernizasse. Um empreendimento tão ativo no mercado faz o segmento local buscar por melhorias”, comentou o secretário ao Bahia Notícias. O centro de compras contará com nova concorrência após a inauguração, prevista para dezembro do próximo ano, do primeiro shopping da cidade, o Boulevard Shopping Camaçari – gerida pela empresa Iron House.



Outlet Premium Salvador tem média de 10,6 mil pessoas por dia

O que chama atenção também do secretário da Fazenda é o perfil "migratório" do outlet. Pessoas vindas de Salvador e de Vila do Abrantes, Lauro de Freitas, são os principais frequentadores do centro, que chegam a fazer a viagem para comprar mais barato. O Ministério do Turismo já vê o mercado como potencial para a área. De acordo com uma pesquisa da pasta com dados de 2012, os viajantes brasileiros reservam uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras. Em média, os turistas gastam R$ 156,54 com as compras, o que significaria 12,7% de gastos reservados à viagem. “Este gasto é significativamente maior quando o objetivo principal da viagem é a compra”, comentou, em nota, o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes. O mesmo que acontece em Camaçari pode florescer em Feira de Santana nos próximos meses. Está prevista para junho de 2015 a construção do América Outlet Feira de Santana do grupo America Malls, empresa do grupo baiano Consil – criada para atuar no ramo de shopping centers e outlets. Após o resultado de uma pesquisa mercadológica encomendada ao Ibope, o grupo de empreendimento certificou o potencial na localidade, e pretende investir um total de R$ 60 milhões. O Brasil já conta com seis outlets em funcionamento e a previsão é que o número aumente para 15 em 2016.