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Festival Gastronômico de Itacaré deve ter segunda edição em 2015, diz secretário

Por Luana Ribeiro

Festival Gastronômico de Itacaré deve ter segunda edição em 2015, diz secretário
Foto: Luana Ribeiro/Bahia Notícias
Por trás dos pratos vendidos nos 37 restaurantes participantes e das aulas-shows realizadas no centro da cidade, o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré promoveu cursos de qualificação dos empresários e funcionários do setor de alimentos e bebidas e turismo, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Eles tomaram curso de ficha técnica, segurança alimentar, técnica de vendas. Isso fica como o legado do festival. Muitos vieram me falar que se o festival tivesse terminado ali já tinha valido a pena”, apontou o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira. Segundo o titular da pasta, um dos objetivos do festival é explorar o potencial de Itacaré – destino mais conhecido como point do surfe no estado – na área de gastronomia. A cidade tem mais de 80 restaurantes e a ideia é repetir e ampliar o festival em 2015, incluindo-o definitivamente no calendário turístico da cidade, que já tem, por exemplo, o Circuito Mundial de Surfe e o Circuito Brasileiro de Bodyboard, realizados em outubro deste ano. 


Foto: A Folha da Cidade

Ainda de acordo com Oliveira, no último fim de semana, mais de 80% dos leitos estavam ocupados. "A ideia é mostrar que Itacaré não é apenas a cidade do surfe, mas que tem a capacidade de alcançar outros nichos. Uma pesquisa que fizemos em 2011 mostrou que a maior parte dos turistas que procuram Itacaré são casais adultos. Agora em 2014, vamos fazer outra pesquisa", disse o secretário, que afirmou ter percebido o aumento do número de famílias e da celebração de casamentos no local, o que, em sua opinião, pode alavancar o município como destino romântico. Ao todo, a prefeitura de Itacaré investiu cerca de R$ 150 mil no festival. Os recursos custearam a logística das oficinas e aulas-show e a divulgação interna e externa do evento, que ainda tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da empresa de receptivo ER Tour.