Segunda, 18 de Dezembro de 2017 - 20:00

Estudo mostra que homens não entendem consentimento sexual

Estudo mostra que homens não entendem consentimento sexual
Foto: gmast3r / ThinkStock

Uma pesquisa feita pela Universidade de Binghamton, em Nova York, e publicada no mês passado, apontou que existe uma chance de que os homens não saibam o significado e a importância do consentimento sexual entre parceiros. O estudo se chama "Determinantes Situacionais da Percepção de Homens Universitários sobre Desejo e Consentimento de Mulheres para o Sexo" e contou com a participação de 145 homens héteros e universitários, na faixa dos 20 anos. 

 

O responsável pelo estudo, Richard E. Mattson, disse em uma entrevista para a revista americana Vice que, mesmo com um número pequeno de homens analisados, os resultados foram interessantes e que a pretensão é aumentar a quantidade de indivíduos considerados, já que, para a pesquisa, 92% dos jovens eram brancos e 58% protestantes.

 

De acordo com Mattson, ao serem colocados em algumas situações simuladas em um ambiente virtual, muitos confundiram reações de desejo sexual  com consentimento explícito. "Se o participante percebia desejo por parte da mulher, ele achava que ela estava comunicando que aceitava os avanços sexuais e também presumia que ela estava comunicando consentimento final para a relação sexual", contou ele.

 

Segundo o site da revista Claudia, o estudo relatou que a média de compreensão do homem para uma recusa verbal foi 2,34 (numa escala de 1 a 7). Isso significa que quando uma mulher diz que não quer fazer sexo, o homem, mesmo assim, não entende a negativa. 

Histórico de Conteúdo