Mulher com útero transplantado dá à luz bebê saudável nos EUA
Foto: MW47 / ThinkStock

Em outubro do ano passado foram anunciados os primeiros transplantes de útero bem sucedidos nos EUA. Na segunda-feira (4), mais de um ano depois, aconteceu o nascimento do primeiro bebê saudável fruto desse tipo de procedimento no país. O acontecimento ocorreu no Baylor University Medical Center, localizado em Dallar, no estado norte-americano do Texas. 

 

A data de nascimento, o sexo e peso do bebê não foram divulgadas, bem como as informação da mãe, que pediu para fica no anonimato. Ela recebeu o útero de uma enfermeira de 36 anos, mãe de dois filhos. Até hoje, foram realizados 10 transplantes uterino no hospital Baylor. Entretanto, somente 5 deles foram bem sucedidos e essa foi a primeira gravidez possível. 

 

A Suécia é a pioneira no procedimento e em outubro de 2014 nasceu o primeiro bebê saudável gerado em um útero transplantado. De acordo com o site da revista Cláudia, o primeiro transplante uterino no Brasil ocorreu em outubro de 2016, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Histórico de Conteúdo