Maquiagem orgânica está sendo mais procurada pelos consumidores
Foto: Pixabay

Consumo consciente passou a ser uma realidade nos tempos atuais. A atenção dos consumidores com ingredientes que são utilizados para fazer produtos de beleza passou a fazer com que marcas de produtos naturais e orgânicos ganhassem espaço no mercado, mesmo quando se trata de cosméticos. "Muitas vezes cuidamos da alimentação, mas esquecemos do maior órgão do nosso corpo, a pele. Por isso acredito em cosméticos orgânicos e naturais, que tratam a pele e não tem nada químico em suas fórmulas", afirmou Yasmin Brunet, defensora do veganismo, em sua conta no Instagram.

 

Além dela, Luisa  Mell, Alicia Silverstone e Gwyneth  Paltrow são outras celebridades divulgam seus hábitos de beleza natural nas redes sociais e também já emprestaram seus nomes para novos produtos que foram lançados. "Sinto que, cada vez mais, as pessoas estão se preocupando com os ingredientes, não só dos alimentos, mas dos produtos que colocam em contato com a sua pele. A maquiagem natural e orgânica tem ascendido no mercado e a conscientização é crescente, mas ainda muito lenta", conta Patrícia Lima, fundadora da marca brasileira Simple Organic. 

 

A principal diferença dessas maquiagens está no fato de que os ingredientes são selecionados e livres de toxinas desde o cultivo e origem dos ingredientes. "A maioria das maquiagens tradicionais possui ingredientes químicos sintéticos que fazem mal à saúde, tanto para pele como para o organismo", ensina a dermatologista Patrícia Silveira. 

 

Os parabenos, por exemplo, são ingredientes químicos sintéticos que, quando acumulados no organismo, podem causar problemas de infertilidade e foram encontrados em amostras de tecidos de alguns tumores estudados. Metais pesados como alumínio, mercúrio, níquel e cromo, utilizados para pigmentar batons, sombras e máscaras de cílios, podem causar muitas alergias cutâneas, já que são absorvidos pela pele. 

 

De acordo com o site F5, apesar da maquiagem orgânica não apresentar riscos para quem a utiliza, a fixação da cor e tempo de permanência na pele são menores e além disso, elas não resistem ao calor, oleosidade da pele e ao suor. "Não é uma maquiagem indicada para uma noiva, ou atleta em dia de competição. Ela não costuma resistir ao suor nem lágrima", explica a dermatologista.

Histórico de Conteúdo