Quarta, 21 de Junho de 2017 - 08:00

Móveis em madeira de demolição conferem um ar despojado

por Clara Gibson

Móveis em madeira de demolição conferem um ar despojado
Foto: Divulgação

Para quem busca decorar a casa, em tempos de desenvolvimento sustentável, é coerente contar com alternativas viáveis para o meio ambiente. Uma boa opção é reutilizar madeiras de demolição. Provenientes de janelas, portas de casarões antigos e até mesmo restos de trilhos de trem, esses materiais podem se tornar móveis funcionais e elegantes para um ambiente interno ou externo.

 

Segundo a arquiteta Paula Moura, um móvel de madeira de demolição pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente, funciona bem como um detalhe pontual, mas a decoração de todo o espaço não deve ser feita somente com esse tipo de mobília, para não deixar o lugar com um ar pesado. “Eu particularmente uso muito, gosto de misturar seja como piso, mesa para a varanda, ficam bem em qualquer tipo de decoração, moderna, com essa pegada mais despojada”, explica ela.

A construção é muito versátil: de uma madeira antiga e sem utilidade podem sair painéis, mesas, pisos, aparadores, bancos, camas e cabeceiras. O preço para elaborar os móveis não são mais acessíveis que os convencionais. “Eles não são baratos, mas são feitos com madeiras de alta resistência, com qualidade melhor”, comenta a arquiteta.

 

Paula destaca que o valor sustentável desse mobiliário é a maior vantagem dele e que esse valor agregado compensa os preços, pois ao fazer um móvel com madeira de demolição passa a existir uma preocupação e colaboração por um mundo mais sustentável. “Tudo que a gente pode reutilizar e reinventar é válido para ajudar o meio ambiente“, diz a arquiteta.

Histórico de Conteúdo