Segunda, 19 de Junho de 2017 - 17:00

Decoração da sala de jantar

Decoração da sala de jantar
Foto: Pixabay

Um dos principais espaços da casa é a sala de jantar. Ela une os moradores durante as refeições e por isso merece ter a devida atenção na hora de decorar. Com um pouco de organização e criatividade, esse cômodo pode se tornar o lugar mais aconchegante do lar.

 

É preciso saber primeiro como e por quem o ambiente será utilizado. Segundo o site Extra, deve-se saber a quantidade de visitas e a sua frequência, o tamanho da família, se é uma sala dividida com a sala de estar e se o objetivo do cômodo é que ele seja multifuncional. Tendo isso em mente, parte-se para a organização.

 

Tamanho da mesa: escolha uma mesa que o ambiente consiga acomodar, com uma dimensão ideal para o espaço, veja se todos os lugares ao redor dela estão confortáveis o suficiente para as pessoas se sentarem, se elas terão espaço suficiente para esticar as pernas, por exemplo, sem incomodar os outros.

 

Mesa acoplada: uma mesa acoplada na parede é uma solução viável para organizar a sala de jantar e otimiza o ambiente. Um banco acoplado também facilita a comodidade do espaço, além de ser uma opção prática.

 

Móveis de apoio: usar um aparador na sala de jantar é ótimo para organizar os pratos, travessas e tudo o que vai ser utilizado durante a refeição. O armário fica para os copos, peças de vidro e outros itens delicados.

 

Junto da cozinha: é tendência unir a cozinha com a sala utilizando a própria bancada como mesa de jantar, é a famosa “cozinha americana” é uma boa opção para otimizar o lugar.

 

Na parede: podem ficar quadros do tipo que o morador preferir, ou um espelho. Se for uma sala pequena, o espelho pode dar até uma sensação de que o lugar é maior.

 

Iluminação: os lustres e luminárias pendentes no teto chamam a atenção e deixam o espaço com um ar charmoso. Nada melhor que colocar um em cima da mesa de jantar. Prefira as luzes de cor branca, que leva mais luminosidade ao ambiente.

 

Sem combinação: colocar cadeiras diferentes na mesa dá um toque de personalidade à sala e fazem o design sair da monotonia. Vale misturar texturas, cores e personalizar estampas diferentes, tudo a depender do estilo de decoração almejada.

 

Tapetes: uma ideia válida para delimitar o espaço da sala de jantar se ela dividir o ambiente com outras salas é colocar um tapete abaixo da mesa e cadeiras. Fica elegante e deixa o lugar organizado.

 

Centro de mesa: é bom evitar colocar muitos objetos em cima da mesa de jantar. Adornos são bem vindos à decoração, mas não podem estar em excesso para não deixar o design com um ar “pesado”.

Histórico de Conteúdo