Quarta, 17 de Janeiro de 2018 - 08:05

Ultra Violet: a cor do momento na decoração

por Clara Gibson

Ultra Violet: a cor do momento na decoração

Depois do verde Greenery, que representa a natureza dentro de casa, a Pantone lança a cor do ano de 2018: a Ultra Violet. O tom de púrpura vibrante foi eleito por "comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário", segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

 

O Ultra Violet simboliza, entre outras coisas, a ousadia e a inovação cultural e foi muito utilizado por artistas da contracultura como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix. Para quem deseja inovar na decoração, pode contar com esse tom para utilizar em  mobiliários e peças de decoração e design, pois ele estará em alta. De acordo com o arquiteto Stefano Diaz, o ultra violet pode trazer um toque mais moderno ao ambiente. “Pode ser utilizada em uma peça de arte, na estampa de um estofado, em objetos decorativos, seja de uma forma mais tradicional e elegante ou ousada e inesperada”, comenta ele.

 

A designer de interiores Graziella Constantino ensina que a cor pode ser utilizada em detalhes, como um complemento, mas sempre tomando cuidado com as outras cores que estão no ambiente, para não criar uma paleta de cores que não se complete. “É uma cor que não dá para ser predominante, pois deixaria o ambiente muito over”, acrescenta a designer. Paula Moura, que é arquiteta de interiores, insere tons fortes como o ultra violet em peças de destaque do mobiliário, como em uma poltrona ou na laca de um móvel de buffet, por exemplo. “Invisto também em cores nos objetos e almofadas, itens mais fáceis de serem trocados caso os clientes cansem”, conta ela.

 

Stefano comenta também que o ultra violet é uma cor que consegue se sair bem em todas as estações. “Combinado com tons claros, fica alegre. Com tonalidades mais escuras, fica mais fechado e sóbrio”, comenta. Para combinar com o poderoso roxo eleito pela Pantone, Stefano indica o ocre, tons pasteis, cobre, rosa claro. Graziella acrescenta também o cinza e o branco para elaborar um ambiente mais delicado. Para um espaço mais alegre, Paula indica a mistura com o amarelo, ou mesmo o mostarda, e inclui o verde pistache na paleta.

 

Por mais que o tom seja inovador e democrático, é necessário confiar na sensibilidade e experiência do decorador ou arquiteto de interiores na hora de decorar o ambiente.

Sexta, 12 de Janeiro de 2018 - 08:05

Para se inspirar e começar a fazer

Para se inspirar e começar a fazer
Foto: Divulgação / Dedice

Já ouviu falar em needle felting? É uma tendência que deve se espalhar pelas festas infantis. É uma técnica que usa feltros como base para bonecos e cenários de ilustrações. Pouco conhecida no Brasil, mas bem explorada lá fora.

 

Este tipo de decoração faz parte de festas mais íntimas, menores, restritas a uma decoração dentro de casa e que está relacionada ao lúdico, a imaginação da criança.

 

Sonia Vienna, artesã e dona da empresa Dedice, explica a revista Claudia que: “A matéria-prima básica dos personagens é a lã merino cardada, colorida naturalmente e com uma pequena agulha, cuidadosamente, os personagens vão sendo esculpidos.”

 

Sonia diz que seus bonecos não tem olhos, para que a imaginação da criança flua. A empresa dela, oferece ainda, um pacote “faça você mesmo” onde a própria família põe a mão no material para criar sua decoração.

Quinta, 11 de Janeiro de 2018 - 11:00

Dicas de organização para ter um 2018 melhor

Dicas de organização para ter um 2018 melhor
Fotos: Reprodução / Pinterest

Se a sua ideia é ser mais organizada em 2018, com certeza você precisa se dispor a por em prática algumas dicas de organização para deixar o ano alinhado com as suas metas. Veja então algumas dicas para organizar a casa, contando também com hábitos que você pode adquirir no dia a dia para que a correria não faça com tudo vire uma bagunça e você esqueça o que realmente importa. 

 

1. Crie um bullet journal: consiste em um caderno no qual você pode colocar todas as informações que você precisa para o dia a dia, além de ser um espaço reservado para colocar as tarefas diárias e criar listas efetivas para tirar do papel tudo o que gostaria de fazer. 

 

 

2. Adote a filosofia do 'entra um, sai um': toda vez que você comprar uma coisa nova para a casa, lembre-se de tirar uma antiga a fim de liberar espaço. Se você comprar um sapato novo, por exemplo, assegure-se de que irá jogar fora um tênis ou rasteira que você não usa há algum tempo ou que está danificado. 

 

3. Faça uma limpa: jogue fora papeis obsoletos, tire a bagunça do caminho, doe roupas que não usa mais, faça uma faxina, retirando tudo o que você não usa mais e consequentemente livrando-se dos excessos.

 

4. Use caixas translúcidas: essa dica funciona muito bem para a cozinha, na hora de guardar alimentos, mas também funciona bem para escritórios. Na hora de colocar os alimentos na dispensa, vale a pena colocá-los em potes e caixas a fim de que você possa ver o que está lá dentro. Um detalhe que dá um toque especial e ajuda na hora da identificação pe colocar uma etiqueta no pote. 

 

 

5. Evite pilhas: tente não criar pilhas de coisas que você fica movendo de um lugar para outro, tenha um esáço certo para cada coisa. Além de ser mais fácil de encontrar depois, evita que você esqueça do que tem ali depois de um tempo por causa da bagunça.

 

6. Limpe um cômodo por vez: para quem tem a rotina muito corrida, pensar em fazer a faxina da casa uma vez por semana pode ser complicado. De acordo com o site da revista Casa Claudia, o ideal é limpar a casa um cômodo por vez. Dessa forma, você tira um pouco do peso de fazer uma faxina maior e também consegue encaixar melhor cada parte da limpeza na sua semana e mantém a casa limpa. 
 

Segunda, 08 de Janeiro de 2018 - 14:00

Quatro tendências de casamento para 2018

Quatro tendências de casamento para 2018
Fotos: Pinterest / Reprodução

Quem está pretendendo trocar alianças em 2018 provavelmente já vai começar o ano procurando muitas referências para que o casamento seja perfeito. O Pinterest já sinalizou as tendências para casamentos que vão fazer sucesso no ano que vem. 

 

1. Estilo boho: não é nenhuma novidade no mercado de casamentos, alguns decoradores brasileiros já apostam no estilo há algum tempo. No entanto, a popularização recente indica que o visual seguirá em alta no ano que vem. O estilo permite misturar referências dos estilos hippie, romântico, vintage e boêmio. Com grande riqueza de detalhes, o boho prioriza o conforto e a sensação de acolhimento, exaltando sempre a personalidade do casal.

 

 

2. Trio de bolos: mesas santuosas decoradas com poucos objetos tem perdido espaços para decorações menores, mais ricas e dinâmicas. De acordo com o site da revista Claudia, o próprio conceito de bolo clássico de casamento foi pulverizado, transformando-se em trios de bolos menores, cada um decorado de uma forma diferente, mas que combinam entre si.

 

 

3. Mesas para grandes grupos: é cada vez maior o númerto de casais que decidem aderir à ideia de casamentos intimistas, sem a divisão entre família do noivo e da noiva. Em 2018 segue em alta as tendências das mesas maiores, que permitem que os convidados tenham uma interação maior entre eles, além de ficarem bonitas tanto em ambientes internos quanto externos.

 

 

4. Muitas luzes: os cordões de luzes são bons aliados na composição de ambientes em clima mais romântico e intimista. Em 2018 a tendência é trocar os pisca-piscas tradicionais por lâmpadas com filamento em diferentes alturas. o recusto dá à decoração um visual industrial, mas muito romântico.

 

Quinta, 04 de Janeiro de 2018 - 11:00

Quatro passos para saber destacar uma das paredes da casa

Quatro passos para saber destacar uma das paredes da casa
Foto: Pinterest

Eleger uma parede para destacar no ambiente nem sempre é uma tarefa fácil, mas a ideia pode deixar o ambiente mais sofisticado e moderno, direcionando os holofotes para um dos pontos do quarto ou da sala. É uma tendência que continua em alta e está sempre em voga, uma prova disso é que as paredes diferenciadas estiveram em destaque na Casacor São Paulo, que ocorrreu no mês de outubro. "O risco de aplicá-la e, depois de algum tempo, ter um ambiente démodé é quase nulo", explica a arquiteta Natalia Avila. para não errar na hora de aplicar uma parede diferenciada no ambiente, veja as dicas a seguir.

 

1. Escolha a parede

Atente-se qual das paredes do ambiente seus olhos fitam primeiro ao entrar no ambiente. Essa é a melhor candidata para se tornar uma parede destacada.

 

2. Reflita sobre a cor

Ao ponderar sobre qual o tom que mais te agrada, considere tons mais expressivos e ousados. "O critério para a escolha do tom também pode seguir a coloração de objetos e móveis do espaço. Esse casamento confere ao ambiente um ar de equilíbrio", ensina a arquiteta. 

 

3. Aposte em um efeito que surpreenda

Além da cor específica, a parede também pode receber alguma técnica de pintura que favoreça o ambiente, pode ser o ombré, geometria irregular ou o efeito descascado. "Se for no quarto, esse destaque pode até fazer as vezes de cabeceira da cama", explica Natalia. Outra dica da profissional é pintar um dos lados da cozinha com uma tinta de efeito lousa, servindo para escrever com giz itens que estão faltando em casa, por exemplo.

 

4. Privilegie também as outras paredes

Depois de escolhida a parede que será a protagonista do ambiente, empregue, nas outras, cores mais neutras. De acordo com a arquiteta, isso faz com que o foco dos moradores e visitantes sejam automaticamente direcionados para o lugar planejado. "As demais paredes podem receber uma cor com tons mais claros do que a principal. É importante apenas atentar-se para que as escolhas não se sobreponham e nem fiquem em excesso no lugar", finaliza Natalia.

Ano novo, casa nova! Veja dicas para pequenas mudanças nos ambientes
Foto: Pinterest

 

Se você na correria do fim de ano não conseguiu mudar a decoração da casa, aproveite este sentimento de renovação que chega com o ano novo e faça pequenas mudanças em alguns cômodos. Com pequenas alterações na decoração, a casa ou ambiente de escolha pode ficar de cara nova. Adicionar ou retirar peças é o grande truque: espelhos, tapetes, cores, móveis, plantas e entre outros. 

 

Espelhos

Uma ótima pedida, seja numa casa grande ou pequena. Segundo a revista Casa e Jardim o ideal é ter um espelho para focar, pois muitos podem dar a sensação de confusão ao ambiente. Eles são bons para dar amplitude e um tom mais clean.

 

Parede colorida

Cores dão sempre um “up” onde quer que estejam, não seria diferente dentro de casa. Uma cor simples e que passa a sensação de tranquilidade como o azul claro é um investimento simples e que muda muito a cara do lugar.

Papel de parede

Segundo o site NeoInteriores, o custo benefício do papel de parede, se bem aplicado, pode ser muito melhor do que a tinta. O papel de parede pode durar até 12 anos, por exemplo. 

 

Cortinas

Um item necessário e decorativo. Pode ser um persiana, de renda, de linho, com detalhes em crochê ou tecido estampado. Cortina vai bem na sala, na cozinha, nos quartos.... uma peça necessária que pode mudar o astral do lugar.

Veja como o tapete cor de rosa pode funcionar em qualquer cômodo
Fotos: Reprodução / Pinterest

Os tapetes podem ser a peça-chave na decoração para adicionar conforto, delimitar espaços e dar mais personalidade ao ambiente. No entanto, nem sempre é fácil escolher a peça, ou  mesmo fugir dos tons neutros. Apesar disso, uma cor que surpreendentemente, pode funcionar como coringa e cair bem em qualquer cômodo. 

 

 

 

O rosa combina com tons naturaais de madeira e mesmo com estilos diferentes de espaço. De acordo com o site da revista Casa Claudia, o tom pode ser substituído também por outras cores vibrantes como azul, verde a amarelo a fim de adicionar um pouco de vida à decoração. Podem ser em tons mais suaves ou no estilo do rosa-choque, levantando o astral de qualquer canto da casa. 

 

 

 

Veja quais são os melhores materiais para móveis na área externa
Fotos: Divulgação

Com a chegada do verão e do calor, as áreas externas e de lazer tornam-se mais utilizadas. Com a decoração correta, é possível deixar esses espaços ainda mais bonitos e confortáveis. "Atualmente, temos o mesmo cuidado na escolha de móveis outdoors, que temos nos indoors, já que eles fazem parte da decoração e ainda valorizam a arquitetura", comenta o arquiteto Olegário de Sá.

 

Recentemente a Saccaro apresentou a sua Coleção 2018, com cores que remetem à natureza, formatos e produtos que são tendência neste verão. "A grande aposta para este verão é a criação de lounges nas áreas externas, com o uso de sofás, poltronas e futons que, quando combinados entre si, criam um conjunto muito interessante", afirma Olegário. Para estas áreas, o arquiteto afirma que é preciso levar em consideração a durabilidade do produto, bem como a resistência às intempéries, como o sol e a chuva.

 

 

Como a madeira é um produto polivalente, que pode durar 25 anos ou mais, quando bem cuidada, é a escolha mais utilizada nos ambientes externos. No entanto, para garantir a durabilidade, é preciso que o material tenha algum acabamento protetor. O alumínio também é uma boa opção por ser leve, fácil de limpar e não perder a cor com o tempo. Os móveis de fibra sintética são duráveis e resistentes, além de ser um material versátil, que oferece fácil manutenção e suporta bem as mudanças de temperatura e como existem diversas opções de cores, possibilitam várias combinações.

 

Terça, 26 de Dezembro de 2017 - 08:05

Veja o que será tendência para 2018 na decoração

por Clara Gibson

Veja o que será tendência para 2018 na decoração
Foto: Pinterest

O ano de 2017 trouxe para a decoração uma mistura de texturas, atenção maior para os detalhes, simplicidade nas composições, itens diferentes e inovadores, tudo de forma mais sustentável, com praticidade e conforto. Foi o ano das curvas, dos tons pastel, rosa Millenial e do verde Greenery.

 

Para 2018, a decoração continuará seguindo diversas inspirações do ano anterior. De acordo com o designer de interiores, merchand de artes e antiquário, Nino Nogueira, como o mundo está dando cada vez mais importância para a sustentabilidade, ele também aposta que para o ano que vem o mobiliário será baseado em materiais reciclados, de demolição ou outros materiais mais leves, que estão sendo muito procurados ultimamente, principalmente para compor ambientes ao ar livre.

Outra tendência de 2017 que continua em 2018 é a utilização de móveis antigos fazendo contraste com uma decoração mais moderna. Segundo Nino, “uma boa peça antiga é sempre atemporal, junto ao mobiliário moderno, equilibra, dá peso e bagagem para a decoração”.

Ao se tratar de cores, acredita-se que a cor do ano que está chegando será o Ultra Violet. Eleita pela Pantene por comunicar “originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”, esse é provavelmente o tom que irá ditar as regras em 2018! Para o designer de interiores, os tons pastel, também, devem aparecer com frequência, bem como os mais rosados, continuando com o rosa Millenial, que foi “febre” em 2017.

 

Opções de lembranças de casamento para amenizar o calor e levar charme à festa
Fotos: Reprodução / Pinterest

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, no entanto, os dias quentes já chegaram e prometem uma temporada bastante agradável para casamentos ao ar livre. Ceriomônias em sítios ou praias possuem um charme e romantismo naturais. No entanto, as altas temperaturas dessa época do ano exigem uma boa preparação para oferecer conforto aos convidados a fim de amenizar o calor e o desconforto. Uma opção é oferecer mimos e lembranças que sirvam também para afastar o calor,

 

Leques de madeira ou palha por exemplo, são práticos e baratos e ainda podem ser personalizados com o monograma dos noivos ou outros detalhes que possam remeter ao evento. Aplicações muito grandes, como caricaturas, devem ser evitadas pois acabam inutilizando a lembrança depois que a cerimônia passar.

 

 

Uma caixa com várias opções de óculos de sol também, segundo o site da revista Claudia, pode ser uma excelente alternativa para casamentos que acontecem de manhã e em ambientes abertos. Aposte em armações divertidas e variadas. 

 

Para os homens, o chapéu Panamá também pode ser bastante bem vindo nas cerimônias de praia ou no campo. Ele pode ser decorado com as cores escolhidas para o casamento. 

 

 

Sombrinhas também são lembranças interessantes e ajudam quem quiser fugir do sol. No entanto, elas não podem ser distribuídas a todos os convidados. Apesar de lindas, elas podem atrapalhar a visão da cerimônia e poluir o visual das fotos. O conselho é entregar apenas para as pessoas mais velhas ou para pais que acompanham crianças pequenas.

 

Histórico de Conteúdo