Sexta, 20 de Outubro de 2017 - 08:05

Esse tal de outubro rosa

por Paula Dultra

Esse tal de outubro rosa

Certamente você não tem como deixar de, pelo menos, ouvir falar em Outubro Rosa, não é?

 

Mas o que é exatamente? Para que serve? Como começou? 

 

Se você se vestir toda de rosa e pintar as unhas com a cor, já está participando?

 

Já estou em meu 6º Outubro Rosa, então posso explicar um pouco disso tudo para vocês.

 

O Outubro Rosa, oficialmente, é o Mês Internacional de Luta contra o Câncer de Mama. Ele foi criado por uma fundação americana chamada Susan G. Komen e a primeira iniciativa foi uma corrida e a criação do lacinho, para chamar a atenção sobre a causa e arrecadar fundos para pesquisas.

 

As marcas e as empresas foram se engajando ao longo do tempo. Hoje, o mundo todo se envolve!

 

Praticamente, o Outubro Rosa é o momento de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, lembrar a necessidade das mulheres realizarem seus exames periódicos e de como isso pode salvar vidas.

 

Pintar as unhas de rosa, postar uma foto bonita no facebook e etc, ajudam alguma coisa? Não, se for só isso. Sim, caso você consiga estimular uma mulher a fazer seus exames.

 

São cerca de 57 mil novos casos por ano no Brasil e a tendência é que esse número não caia. Esbarramos em políticas públicas, é verdade, mas também esbarramos em muita desinformação. É jovem? Não tem história na família? Tem uma vida saudável? Isso não te faz livre da doença.

 

Não existe prevenção para o câncer de mama, infelizmente. Não criaram nenhuma vacina que faça você não ter a doença. Por isso, reduza seus riscos! Faça seus exames anuais das mamas (ultrassonografia e mamografia), tenha uma alimentação balanceada, pratique esportes, evite fumar e beber.

 

Eu tive câncer de mama com 30 anos, sem histórico familiar e sou a prova de que essa doença não escolhe idade. Só que ela também não escolhe gênero (homens também podem ter câncer de mama!), classe social, nacionalidade e etc.

 

Se descobrir cedo é a melhor arma, por que não fazê-lo?

Histórico de Conteúdo