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Por não dar 'asas' a consumidores, Red Bull paga US$ 13 mi por propaganda enganosa

Por não dar 'asas' a consumidores, Red Bull paga US$ 13 mi por propaganda enganosa
Por não ter dado “asas” aos consumidores, a Red Bull vai pagar US$ 13 milhões para encerrar uma ação coletiva nos Estados Unidos que acusa a empresa de fazer propaganda enganosa. Por mais de duas décadas, a empresa utilizou o slogan “Red Bull te dá asas” para comercializar a bebida energética. Em nota, a empresa disse que aceitou pagar o acordo para evitar a judicialização da questão. O valor será distribuído entre milhões de consumidores que se sentiram lesados. Os clientes que compraram a bebida nos últimos dez anos poderão escolher entre ser reembolsados em dez dólares ou receber um voucher de 15 dólares para gastarem com produtos Red Bull. A ação foi iniciada pelo americano Benjamin Careathers, em janeiro de 2013, na corte distrital de Nova York. O autor afirmou que consumia a bebida desde 2002, e que nunca percebeu resultados em seu desempenho. Disse que a empresa enganou os consumidores ao falar "Red Bull te dá asas" e ao dizer que a bebida aumenta a velocidade e capacidade de reação e concentração. Ao site BevNet, a marca afirmou que “desistir” de lutar contra ação não significa que praticou propaganda enganosa, mas que o fez para evitar maiores custos. "Defendemos que nossos comerciais e embalagens sempre foram verdadeiros e precisos. Negamos toda e qualquer irregularidade ou responsabilidade".