Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 09:23

Flashes: Premiação

por Adriana Barreto

Flashes: Premiação
Adriana Wyzykowski, Lorena Behrens e Fernando Leal | Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, aluna da Faculdade Baiana de Direito recebe prêmio da Fundação Orlando Gomes. Este ano foi a vez da aluna Lorena Behrens, ganhadora do concurso nacional Luiz Tarquínio 2017. A cerimônia aconteceu na última terça (05) na sede da Fundação, no bairro da Graça.

 Advogada egressa da Faculdade Baiana de Direito, Lorena Behrens é autora da monografia 'O trabalho de imigrantes indocumentados latino-americanos no Brasil: uma análise da situação dos trabalhadores em condição análoga à de escravo e seus efeitos jurídicos'.

'Foi uma surpresa ser premiada por uma instituição renomada como a Fundação Orlando Gomes. Sempre me identifiquei muito com as áreas de Direitos Humanos e Direito do Trabalho e decidi escrever sobre o tema. Este prêmio é fruto do meu amor pela pesquisa acadêmica e isso me deixa muito feliz', afirma Lorena Behrens.

O Prêmio Luiz Tarquínio 2017 é um concurso voltado para acadêmicos de Direito de qualquer universidade do país e bacharéis em direito com até cinco anos de graduado. O professor Fernando Neto, coordenador de extensão e iniciação científica da Faculdade, esteve presente na cerimônia.
Domingo, 10 de Dezembro de 2017 - 17:00

Flashes: Aplausos para ela!

por Adriana Barreto

Flashes: Aplausos para ela!
Desa. Socorro Santiago| Foto: Ag. Haack
Homenageada é ela! A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, recebe amanhã (11), às 10h, a Comenda 2 de Julho, na Assembléia Legislativa da Bahia. Na terça-feira, dia 12, às 9h, será agraciada com o Título de Cidadã da Cidade de Salvador, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal. Aplausos!
Quarta, 06 de Dezembro de 2017 - 11:00

Flashes: Cidadania Honorária

por Adriana Barreto

Flashes: Cidadania Honorária
Socorro Santiago e Rosana Fragoso | Foto: Ag. Haack
A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, e a Juíza Assessora Especial da Presidência do TJBA, Rosana  Cristina Soares Passos Fragoso Modesto Chaves, serão homenageadas com a outorga do Título de Cidadania Honorária Valentense no dia 07 de dezembro, às 11h, e a sessão solene de entrega será na Câmara Municipal da cidade. As duas magistradas têm relevantes serviços prestados à Comarca e turma das boas ja confirmou presença na solenidade. Parabéns!
Quarta, 06 de Dezembro de 2017 - 08:53

Flashes: Mares de Mim

por Adriana Barreto

Flashes: Mares de Mim
Jeferson Ferreira | Foto: Arquivo Pessoal
O servidor do Tribunal de Justiça da Bahia, Jeferson Ferreira,  segue movimentando a sede do Judiciário estadual, no Centro Administrativo, com uma agenda cultural bacana. Até quinta-feira (7), das 8 às 18 horas, rola  agito por lá por conta da exposição de fotografia 'Mares de Mim'. A mostra retrata aspectos do mar de Salvador e cidades do Recôncavo. Para visitar já!


Terça, 05 de Dezembro de 2017 - 09:00

Flashes: Natal Solidário

por Adriana Barreto

Flashes: Natal Solidário
Sabrina Furtado e Marta Moreira | Foto: Renata Marques
A empresária Sabrina Furtado ofereceu uma ceia natalina às clientes em torno de um evento beneficente, mais intimista e exclusivo, realizado todos os anos sempre em sua loja, a Martha Paiva, na Pituba. Foi uma tarde inteira dedicada à solidariedade na quarta-feira, dia 28/11. No convite, todas as clientes receberam a sugestão de doar alimentos não-perecíveis ou produtos de higiene e limpeza – uma mobilização social de engajamento tão grande que arrecadou quase 200 kg de donativos que, por escolha das prórias cleentes, serão doadas às obras Irmã Dulce através da Instituição Assembleia de Carinho. Várias celebs do mundo jurídico baiano marcaram presença. Aos Flashes!

Emilia Dantas, Sabrina Furtado e Carlota dos Humildes

Ana Lucia Fontes

Mila Pinheiro, Sabrina e Carolina Furtado

Maria Isabel Vilela

Maria José Salles

Segunda, 04 de Dezembro de 2017 - 08:51

Flashes: Mais uma!

por Adriana Barreto

Flashes: Mais uma!
Des. José Rotondano | Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, recebeu mais uma homenagem: foi agraciado com a Medalha de Mérito Acadêmico Eleitoral, nesta quinta-feira (30/11), durante a 10ª edição do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 

A honraria foi proposta pelo juiz Daniel Castro Gomes da Costa, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Mato Grosso do Sul, justificada em razão dos relevantes serviços prestados pelo desembargador à magistratura eleitoral, ao direito eleitoral brasileiro e à sociedade.

'Um reconhecimento que enaltece qualquer magistrado.', discursou, feliz. Ele merece!
Quinta, 30 de Novembro de 2017 - 14:45

Flashes: O CPP que queremos!

por Adriana Barreto

Flashes: O CPP que queremos!
César Faria | Foto: Divulgação
O advogado César Faria,  Relator da Comissão da OAB/BA para o Novo Código de Processo Penal, fará a Conferência de Abertura do Seminário promovido pela OAB/BA nesta sexta feira, no Espaço Cultural Raul Chaves da Faculdade de Direito da UFBA, falando sobre 'O CPP que queremos!'. Em seguida, haverá a entrega do Relatório ao Presidente da Comissão da Câmara dos Deputados, Danilo Forte.  O evento é gratuito, com certificação de 10 horass, prosseguindo sexta à noite e sábado pela manhã, mas as inscrições já estão se encerrando. Corra,  vc não pode perder! Anote o lin de acesso: www.sympla.com.br
Quarta, 29 de Novembro de 2017 - 09:00

Flashes: Simpósio Eleitoral de sucesso!

por Adriana Barreto

Flashes: Simpósio Eleitoral de sucesso!
Min. Henrique Neves e Patricia Szporer | Foto: Arquivo Pessoal
O I Simpósio de Direito Eleitoral foi encerrado com conferência magna do ministro do Tribunal Superior Eleitoral Tarcísio de Carvalho Neto. O presidente do TRE da Bahia, desembargador José Rotondano, era só elogios para a diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, a juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, idealizadora do evento, pelo empenho em requisitar os melhores nomes do Direito Eleitoral do país para debates valiosos durante dois intensos dias.

No primeiro dia do evento, quinta-feira (23), magistrados e advogados ligados à Justiça Eleitoral se reuniram em jantar de confraternização numa homenagem ao ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, que participou do simpósio falando sobre abuso de poder nas eleições e suas formas de combate. Para Flashes, Neves confidenciou que adora um acarajé, mas imbatível mesmo é o 'pãozinho delícia' baiano. Foi super! Aos Flashes!



Des. José Rotondano e Des. Mauricio Kertzman Szporer

Domingos Arjones e Antonio Mattos

Des. Abelardo Matta, Des. Jatahy Junior e Eduardo Barreto

Sara Mercês e Sávio Mamed

Marcelo Junqueira Ayres, Vladimir Aras e Des. Julio Travessa

Marina Kummer e Rui Barata Filho

Vicente de Paula, Alexandre Abreu e ìcaro Rocha

Fabio Alexsandro Bastos e Des. Sergio Cafezeiro

Fernando Vaz, Milton Pedreira, Neomar Filho e Ricardo Paranhos

Diego Ribeiro e Renata Barretto de Araújo

Marcus Dourado e Lucas Castelo Branco

Vandilson   Costa, Maísa Rios e André Ferraz

Ademir e Dy Ismerim

Paloma e Tiago Ayres

Terça, 28 de Novembro de 2017 - 12:01

Flashes: Advocacia, ativar!

por Adriana Barreto

Flashes: Advocacia, ativar!
Luiz Coutinho | Foto: Divulgação

O advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, Luiz Coutinho, participou nesta segunda-feira (27) do Painel 7 (Segurança Pública: Direito do Cidadão, Dever do Estado) dentro da programação da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que rola até quinta-feira (30) no Anhembi, em São Paulo.

Durante o painel, Luiz Coutinho lançou seu livro 'Atrás das Grades – O desafio da educação de presos no século XXI', resultado de sua tese de doutorado, na qual sustenta que a prisão gera um processo de 'dessocialização' do recluso, que representa uma forma arbitrária de absorção da cultura carcerária para garantir sua sobrevivência no presídio. Faz ainda uma análise do sistema prisional brasileiro, realista como advogado criminalista, crítica como professor e utópica como pesquisador.

Vale salientar que durante a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira são debatidos temas vitais ao interesse público, com o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos. Muito show!

Sexta, 24 de Novembro de 2017 - 19:45

Flashes: Eleitos!!!

por Adriana Barreto

Flashes: Eleitos!!!
Abelardo da Matta, Elbia Araújo e Angela Bacellar | Foto: Divulgação
Hoje o dia foi agitado na sede da AMAB! 

A juíza Elbia Rosane Araújo foi eleita nova presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), para o biênio 2018/2019. A diretoria terá como 1º vice-presidente o desembargador Abelardo da Matta e 2ª vice-presidente a juíza Angela Bacellar. Apenas uma chapa concorreu no pleito, que contou com a participação de 483 eleitores, ou 64% do total de magistrados ativos e aposentados associados à entidade. A posse acontecerá em fevereiro e promete ser um burburinho jurídico daqueles!

O atual presidente da AMAB, juiz Freddy Pitta Lima, desejou sorte à nova diretoriae era só sorrisos com a sensação de dever cumprido.


Foram eleitos para o Conselho Deliberativo os magistrados Rita Ramos, Newcy Paixão Cunha, Andréa Tourinho Araújo, Eduardo Barreto, Eduardo Padilha, Wander Cleuber Lopes, Roberto Costa de Freitas Júnior, Horácio Pinheiro e Ananias Freire.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos Icaro Almeida Matos, Paulo Cesar Bandeira de Melo Jorge, Lina Falcão, Maria Helena Lordelo e João Pinheiro.

Confira alguns Flashes!


Freddy Pitta Lima, Nilson Castelo Branco, Abelardo da Matta, Pedro Guerra e Elbia Araújo

Suélvia Nemi, Elbia Araújo e Andrea Tourinho

Freddy, Rosana Fragoso, Eduardo Barreto, Andrea Tourinho, Angela Bacellar e Horacio Pinheiro

Barbara Bastos

Socorro Habib

Elbia Araújo, Freddy Pitta Lima e Marcia Borges Faria

Maria José salles, Abelardo da Matta , Joanice Guimarães e Elbia

.

Histórico de Conteúdo