Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Esporte

Notícia

Ao lado da Stock Car, Mercedes-Benz Challenge estreia no autódromo do CAB

Por Edimário Duplat

Ao lado da Stock Car, Mercedes-Benz Challenge estreia no autódromo do CAB
Foto: Divulgação
Além da Stock Car, o autódromo do CAB, em Salvador, também será palco nos dias 14 e 15 de novembro de outra modalidade automobilística. Trata-se do Mercedes-Benz Grand Challenge (MB Challenge), prova que chega ao quarto ano de realização e estreia na capital baiana com duas categorias distintas de disputa: o C250 Turbo e o CLA 45 AMG Racing Series.


Piloto Fernando Amorim, da CLA Cup
(Foto: Luciano Santos/Sigcom)

Iniciada em 2011, a Mercedes-Benz teve a sua primeira temporada disputada em oito etapas, com o modelo Classe C 250 CGI sendo utilizado pelos 22 pilotos da competição. Um ano depois, foi idealizada a classe master, especifica para os pilotos veteranos que disputavam um campeonato paralelo a classificação geral, com todos os competidores disputando as mesmas provas. Já em 2013, ocorreu a mudança de modelo dos carros, com o C 250 Turbo se tornando o automóvel oficial do MB Challenge. Nesta temporada, além da entrada da MB Challenge, a produtora Vicar, que passou a dividir a prova com eventos da Stock Car, o modelo C 250 divide os holofotes com uma nova categoria. Trata-se do CLA AMG Cup, primeira competição do mundo que utiliza o modelo CLA 45 AMG Racing Series nas pistas e traz mais emoção a Mercedes Challenge. “São dois campeonatos separados na pontuação, mas disputamos todos juntos ao mesmo tempo. A corrida se torna mais difícil e isso agrada ao público porque vê mais carros na pista” afirma Fernando Amorim, piloto da CLA CUP pela Rsports Racing. Apesar da temporada ser marcada pela presença dos 41 pilotos disputando uma mesma prova, devido ao circuito de Salvador ser originalmente uma pista de rua as duas categorias entrarão em horários distintos e realizarão duas provas no sábado (15). “Como o autodrómo do CAB é uma pista de rua, não existe área de escape e isso pode ocasionar acidentes muito graves pelo grande número de carros. Com isso, os pilotos fizeram uma exigência para a organização do evento de separar os carros em Salvador” explicou Amorim, que também comentou da estréia da MB Challenge na capital baiana. “A expectativa sempre é a melhor, porque é tudo novidade. Lógico que fica mais difícil, mas o piloto gosta de desafios e tanto eu como o meu filho (Victor Amorim, que disputa a C250) estamos treinando no simulador para conhecer um pouco mais do circuito” completou.


Vice-líder da C250, Cristian Mohr. 
(Foto: Luciano Santos/SigCom)

Diferente da Stock Car, o Mercedes-Benz Challenge utiliza apenas carros da montadora alemã e tem todos os motores idênticos, diferenciando apenas entre os modelos C250 e CLA 45. Além disso, a potência é inferior a utilizada pela Stock, o que causa um som distinto no ronco dos motores dos carros. Com isso, a competitividade se torna mais acirrada entre os desafiantes, que podem ser de até dois pilotos por carro e exigem a obrigatoriedade de uma paralisação de 120 segundos, entre os minutos 20 e 30 da corrida, para a troca de usuários do mesmo veiculo. Mesmo que só exista um piloto por carro, a parada deve ser realizada. O sistema de pontuação das duas competições é atribuído a cada piloto ou dupla da seguinte maneira: 1º com 20 pontos; 2º com 17 e assim sucessivamente até o 15º lugar. Na C250 Cup, a liderança é do piloto Luiz Sena jr, com 80 pontos, seguido de perto Cristian Mohr (76), a dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk (74) e Peter Michel Gottschalk (72). Em paralelo, a dupla Paioli e Gottschalk lidera a classe master com 105 pontos, com Léo de Nigris (87) e Beto Rossi (81) logo em seguida. Na CLA, a briga também segue acirrada com Arnaldo Diniz Filho (77 pontos) na ponta, com Neto de Nigris (63), a dupla Lorenzo Varassin/Paulo Varassin (63), Rodrigo Hanashiro (62), Cláudio Dahruj (61) e Fernando Fortes (60) na briga pelo titulo. Na master, De Nigris lidera (106), com Carlos Kray (88) sendo seu adversário direto no campeonato.  


Foto: Reprodução

As atividades se iniciam na manhã desta sexta-feira (14), no autódromo do CAB, com os treinos livres e classificatórios para a prova, a ser realizada no sábado (15), às 10h45 (horário da Bahia). Confira toda a programação do Mercedes-Benz Challenge e Stock Car que acontecem no GP Bahia 2014:

Programação:

Sexta-feira, 14 de novembro
09h00 – 09h30 – 1o Treino Livre Mercedes-Benz Challenge (C250)
09h40 – 10h10 – 1o Treino Livre Mercedes-Benz Challenge (CLA AMG)
10h20 – 11h00 – 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
11h10 – 11h50 – 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h00 – 12h30 – 2o Treino Livre Mercedes-Benz Challenge (C250)
12h40 – 13h10 – 2o Treino Livre Mercedes-Benz Challenge (CLA AMG)
13h20 – 14h00 – 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h10 – 14h50 – 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
15h00 – 15h20 – Treino Classificatório Mercedes-Benz Challenge (C250)
15h30 – 15h50 – Treino Classificatório Mercedes-Benz Challenge (CLA AMG)

Sábado, 15 de novembro
08h00 – 09h00 – Treino Classificatório Stock Car
10h25 – Largada MBC C250 (45 minutos de prova + 1 volta)
12h35 – Largada MBC CLA AMG (45 minutos de prova + 1 volta)
15h00 – Largada Corrida 1 Stock Car (40 minutos de prova + 1 volta)
16h10 – Largada Corrida 2 Stock Car (20 minutos de prova + 1 volta)
17h10 – 18h10 – Visitação aos Boxes