Bahia

E. C. Bahia


Com 'reforço' de Madson, time B do Bahia tem 13 afastados

O elenco do Bahia está inchado. Na tarde desta terça-feira (22), dia de reapresentação do elenco tricolor, o técnico Marquinhos Santos comandou uma atividade com a presença de 30 jogadores, enquanto outros, dois deles no departamento médico, não participaram.

Veja mais

Vitoria

E. C. Vitória


João Paulo deixa divisão de base e assume coordenação de futebol profissional do Vitória

A diretoria do Vitória confirmou nesta terça-feira (22) a promoção de João Paulo Sampaio para o cargo de coordenador de futebol. Antes, ele coordenava as divisões de base, função que exercia desde 2007.

Veja mais

Entrevistas

Presidente da FBF quer dupla Ba-Vi de volta na 1ª fase do Baiano e não descarta 4ª reeleição

Na última sexta-feira (11), o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, esteve na redação do Bahia Notícias, onde concedeu uma longa entrevista para debater diversos assuntos ligados ao futebol estadual e nacional. Rodrigues antecipou que deve propor uma nova fórmula para o campeonato baiano em 2015, com o retorno da participação de Bahia e Vitória desde a primeira fase da disputa. “Os clubes entendem que sem a dupla Ba-Vi fica uma competição sem brilho, sem atrativo para seu torcedor”, diz o dirigente sobre as reclamações das outras equipes da elite estadual pela ausência das duas maiores forças locais no início do Baianão. O mandatário da FBF também considerou justas as demandas do movimento Bom Senso F.C. por mudanças no calendário futebolístico, mas criticou a “falta de diálogo com as federações”, dando como exemplo a Bahia. “Não há interlocutor local”. O presidente ainda alertou os clubes menores para se desprenderem da ‘dependência de Bahia e Vitória’ e promete maior rigor na cobrança por melhores gramados nos estádios em 2015. “Não depende só da federação o avanço do futebol baiano”, disparou. No comando da FBF desde 2001, Ednaldo não descartou tentar a reeleição em abril de 2015, quando termina o seu atual terceiro mandato. “A maioria dos associados do colégio eleitoral que vota para presidente da federação respalda e confia na diretoria e pede que nós possamos continuar fazendo o nosso trabalho. Mas é muito cedo para se discutir isso”. Leia abaixo a íntegra da entrevista:

Veja mais

Curtas do Esporte

Curtas do Esporte

O quase-ex-boleiro Arlindo de Almeida volta com polêmicas no Curtas de Esporte. Por que certos setoristas do Vitória têm passe livre e outros não têm? E por que nenhum deles tem direito a lanche durante os treinos da manhã? E mais: no Bahia, tem mutirão de processos trabalhistas! Confira nas Curtas e Venenosas do Esporte!

Veja mais

João Paulo deixa divisão de base e assume coordenação de futebol profissional do Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A diretoria do Vitória confirmou nesta terça-feira (22) a promoção de João Paulo Sampaio para o cargo de coordenador de futebol. Antes, ele coordenava as divisões de base, função que exercia desde 2007.
 
“ Venho me preparando para esta oportunidade e espero poder fazer um trabalho satisfatório, assim como fiz nas divisões de base do Vitória”, declarou.
 
João Paulo é graduado em Educação Física e desembarcou na Toca do Leão em 1991 como atleta. Ele atuou no Rubro-Negro até o ano de 2000. 
 
O Vitória ainda não decidiu quem será o substituto de João Paulo nas divisões de base. Recentemente, Sinval Vieira, ex-diretor do Leão e comentarista na Rádio Transamérica FM, foi convidado para assumir o posto, mas recusou.

Comentar

   
‘Fla-Flu do Sertão’ reedita famoso clássico carioca na segunda divisão do baiano
Fla de Guanambi e Flu de Feira jogam nesta quarta no Joia da Princesa, em Feira

“O Fla-Flu se originou quarenta minutos antes do nada”. Com essa frase, o escritor e jornalista Nelson Rodrigues explicitou liricamente a grande rivalidade que existe entre Flamengo e Fluminense dentro e fora das quatro linhas. Esse embate, não somente esportivo como também filosófico, hoje se estende por todo o país nas mais variadas encarnações futebolísticas. Dessa maneira, pode-se dizer que a rivalidade entre Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira, o Fla-Flu do Sertão, que acontece nesta quarta-feira (22), às 20h30, pela segunda divisão do Baiano, se originou 102 anos antes do primeiro jogo entre as duas equipes baianas e já pode ser considerado um novo clássico no futebol local. Ambos têm 10 pontos na classificação geral e figuram na parte de cima da tabela do Segundona. Um triunfo de qualquer um dos lados pode levar a liderança do torneio,  no jogo que será disputado no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, em partida antecipada da sétima rodada do certame estadual. Jogando em casa, o Touro do Sertão se recuperou de um início irregular e com a vitória de 1 a 0 sobre o Leônico na última rodada, encostou no líder Colo-Colo. Ao contrário do adversário, o Beija-Flor de Guanambi teve uma estreia promissora na segundona baiana e segurou a liderança por quase todas as cinco rodadas já realizadas. Entretanto, a derrota para o Jacobina por 3 a 0 não só tirou a invencibilidade do Mengo baiano como também ligou o sinal de alerta para o restante do torneio.


Flu de Feira quer voltar a elite estadual
Foto: Reprodução

Fundado em 1941 por torcedores tricolores residentes em Feira de Santana, o Fluminense iniciou suas atividades em torneios amadores da cidade, até ser convidado como primeiro representante de fora da capital no certame estadual. Com o tempo, tornou-se o clube mais vitorioso do interior da Bahia, colecionando façanhas como os dois títulos baianos (1963 e 1969), os seis vice-campeonatos estaduais e as históricas campanhas na terceira divisão nacional de 1992 e do Nordestão de 2003, onde acabou terminando em segundo lugar nas duas ocasiões. Além disso, é a terceira equipe baiana que mais participou de torneios nacionais, ficando apenas atrás da dupla Ba-Vi em numero de aparições e criando uma identidade própria com a sua cidade. Emergente no cenário profissional, o Flamengo de Guanambi seguiu um caminho inverso ao Touro do Sertão na sua origem. Criado em 2009, o clube do Centro-Sul já nasceu para se tornar profissional e somente mais tarde agregou os torcedores do rubro-negro carioca que vivem na região. Outrora torcedor do Botafogo, o presidente Washington Lucas reconhece a força do nome de sua equipe, mas ainda não sente o confronto como um derbi local. “É um jogo importante que vale a liderança do campeonato, o Fluminense joga em casa e é um grande clube, mas não existe rivalidade” afirmou. Em discurso parecido, o mandatário tricolor Hércules Oliveira repetiu o mesmo discurso do adversário e aproveita o momento para pregar o clima de paz no Joia da Princesa “Não tivemos conflitos por aqui esse ano e pedimos para que as torcidas venham em clima de paz nos estádios” reiterou.


Flamengo de Guanambi na disputa da segunda divisão estadual
Foto: Reprodução

Mesmo este sendo o primeiro Fla-Flu entre as duas equipes, não é a primeira vez que o Clássico das Multidões, genérico ou não, acontece em solo baiano. Em janeiro de 1949, os dois clubes cariocas realizaram um amistoso no extinto Estádio da Graça, em Salvador, onde o rubro-negro carioca goleou o esquadrão pó de arroz por 5 a 0 no único confronto entre os dois no estado. Anos depois, em 1957, se iniciou uma série de confrontos entre o Flamengo original e o Fluminense de Feira de Santana, com extensa série de vitórias do clube da Gávea sobre o Touro do Sertão. Foram oito jogos realizados dos anos 50 até os anos 80, com sete vitórias do Urubu e apenas um empate. Entre elas, uma partida válida pelo Brasileirão de 77, onde o Mengo não tomou conhecimento dos feirenses e aplicou o resultado de 6 a 0 em pleno Estádio Joia da Princesa. O que poucos se recordam é que, em 1967, tivemos o primeiro Fla-Flu genuinamente baiano. A entrada do Flamengo de Ilhéus ao profissionalismo, junto com seus rivais Colo-Colo e Vitória Esporte Clube, fez com que se realizassem dois confrontos no estadual daquele ano. No primeiro embate, o Touro do Sertão venceu com folgas por 5 a 0 no Joia da Princesa. Já em solo ilheense, um empate sem gols manteve a vantagem tricolor sobre o estreante rubro-negro, que anos depois se licenciou. Vale lembrar que além do Touro do Sertão, a Bahia também teve outros clubes com a mesma alcunha. No ínicio do século XX, o Fluminense Futebol Clube era uma das grandes forças do futebol soteropolitano, conseguindo os titulos estaduais de 1913 e 1915, além dos vice campeonatos de 14, 16, 17, 19, 20 e 30. Já em 91, a recém-profissionalizada equipe do Fluminense de Camaçari sagrou-se campeã da segunda divisão baiana, mas subiu para elite com o novo nome de Camaçari Futebol Clube.


Em 1967, Flu de Feira e Flamengo de Ilhéus fizeram o
primeiro "Fla-Flu" baiano Foto: Arquivo/ Blog por Simas

Clubes populares em todo o país, não é só na Bahia que Flamengo e Fluminense tem agremiações claramente inspiradas nos “primos” cariocas. O Flamengo, por exemplo, teve como um dos primeiros times criados em sua homenagem o recifense Sport Club Flamengo, que mesmo sendo alvinegro foi nomeado pela simpatia que já existia pela equipe da Gávea. Campeão em 1915, o outrora Quartel de Chuteiras hoje é um clube amador, mas tem como “herdeiro” no certame estadual o Flamengo de Arcoverde, que atualmente disputa a segundona de Pernambuco e leva as cores vermelha e preta.  Outra versão que surgiu da alcunha rubro-negra foi o tricolor Flamengo de Caxias do Sul, que foi originado da fusão de dois clubes da cidade para enfrentar o rival Juventude. Após outra fusão mal sucedida com o rival, a equipe voltou a se tornar um time próprio e acabou se transformando na hoje tradicional Sociedade Esportiva Caxias.


Flamengo de Recife, em 1926
Foto: Arquivo/ Blog Museu Virtual do Futebol

Dentre os “genéricos”, o mais vitorioso é o Esporte Clube Flamengo do Piauí. Sediado em Teresina, a Raposa é um dos maiores clubes do seu estado com 16 títulos regionais e diversas participações na Copa do Brasil e Brasileirão. Com uma grande rivalidade com outro expressivo clube da cidade, proporciona nos últimos 60 anos com o Ríver o tradicional clássico “Rivengo” no Estádio Albertão. Popular também em Rondônia, o Flamengo de Porto Velho era o maior vencedor no período do amadorismo, mas acabou perdendo força com a profissionalização e hoje se encontra licenciado, assim como o Flamengo de Varginha (MG). Ainda em atividade se encontram o Esporte Clube Flamengo de Guarulhos (SP), os gaúchos do Flamengo de Alegrete e o Flamengo Paraibano, da cidade de João Pessoa.  

O Fluminense também tem versões inspiradas pelo clube por todo o Brasil. Em muitos casos, a homenagem não leva o nome da equipe, mas conserva o uniforme e o estilo do escudo. Esse é o exemplo do Independência do Acre, do Atlético Roraima e do Baraúnas-RN. Entretanto, mesmo com o seu nome se referindo a “algo ou alguém relacionado ao estado do Rio de Janeiro”, o Fluminense dá nome a outros clubes em várias partes do país, sendo o mais popular e vitorioso o time de Feira de Santana. Além do Flu de Feira, outro homônimo de destaque é o Fluminense do Piauí, que apesar de não disputar campeonatos profissionais nos últimos anos, mantinha até o início da década passada bastante regularidade nas categorias de base do estado, conseguindo participações recentes na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Já na cidade mineira de Araguari, o Fluminense Futebol Clube, popularmente conhecido como o Tricolor do Bosque, segue no profissionalismo e espera levar a cidade novamente para a elite estadual.  


Fluminense do Piauí na Copa São Paulo de Futebol Júnior
Foto: Tribuna de Barras


Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 19:00

Atlético de Madrid para na retranca do Chelsea e fica no 0 a 0 no jogo de ida

por Agência Estado

Atlético de Madrid para na retranca do Chelsea e fica no 0 a 0 no jogo de ida
Foto: AP
Atlético de Madrid e Chelsea fizeram nesta terça-feira (22) um jogo tenso, nervoso, pela primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Atuando em casa, no Vicente Calderón, o Atlético contou com o apoio de seu torcedor e, na base da vontade, como quando eliminou Milan e Barcelona, foi para cima, mas parou na forte marcação do time inglês. Sem grandes chances de ambos os lados, o empate por 0 a 0 refletiu bem o que aconteceu em campo.
 
O resultado era o que o Chelsea queria e o técnico José Mourinho deixou isso claro ao entrar em campo com um meio de campo defensivo, com David Luiz, Mikel, Ramires e Lampard, quatro jogadores que podem atuar como volantes. A equipe inglesa precisa agora de uma vitória simples na partida de volta, quarta-feira que vem, em Stamford Bridge, para chegar à decisão. Já o Atlético vai para Londres precisando marcar gols e sabe que qualquer empate, desde que o placar de 0 a 0 não se repita, lhe dá a classificação.
 
Se levará um bom resultado para Londres, o Chelsea precisará administrar as baixas no elenco. A equipe pode perder três de seus principais líderes para o jogo de volta, já que Frank Lampard levou o terceiro cartão e está fora e Petr Cech e John Terry precisaram ser substituídos nesta terça, lesionados. Mikel, também suspenso, será mais um desfalque. Pelo lado do Atlético, o capitão Gabi levou o terceiro amarelo e não jogará.
 
O JOGO - O Atlético ficou com a bola no início do jogo desta terça, mas o Chelsea, muito fechado, não deixava os espanhóis atacarem. A primeira vez que Cech trabalhou foi também a última. Aos 14 minutos, após cobrança fechada de escanteio da esquerda, o goleiro precisou socar a bola rente ao travessão. Após um choque com Diego Costa, caiu de mal jeito, sentiu um problema no braço direito e precisou dar lugar ao veterano Schwarzer, de 41 anos.
 
Foi o lance mais emocionante do primeiro tempo. No restante dos 45 minutos especiais, o que se viu foi uma sequência de tentativas frustradas de criação de jogadas do Atlético, que em meio à retranca adversária teve seu melhor momento em um chute de longe de Mario Suárez, que passou perto. Na única vez em que foi efetivo no contra-ataque, o Chelsea viu Ramires desperdiçar bom momento ao bater cruzado sem força.
 
O início do segundo tempo ganhou em emoção. Se as equipes não criavam grandes momentos, ao menos demonstravam mais vontade. O jogo ficou brigado e o Atlético se animou. Aos nove minutos, Schwarzer saiu atrapalhado do gol, Diego aproveitou rebote, cortou David Luiz e bateu. Mas o goleiro se recuperou e defendeu firme.
 
A entrada de Arda Turán, recuperado de contusão, na vaga de Diego melhorou o Atlético, que na base da empolgação foi para cima do Chelsea e incendiou a torcida. O time inglês respondeu com uma alteração ofensiva. Lesionado, John Terry precisou deixar o gramado e José Mourinho optou pela entrada do meia Schürrle em seu lugar.
 
Mas quem levou perigo foi o Atlético. Aos 30 minutos, Gabi bateu falta de longe no cantinho de Schwarzer, que precisou se esticar para espalmar. Aos 33, Juanfran foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Arda Turán, que finalizou para fora. Os últimos minutos foram do time espanhol alçando bolas na área do Chelsea, que rebateu todas e garantiu o resultado. 

Comentar

   
Presidente do São Paulo quer repatriar Kaká por ele ser 'bonito, falar bem e ter todos os dentes'
Foto: Reuters
O novo presidente do Sâo Paulo, Carlos Miguel Aidar, é cria política de Juvenal Juvêncio e parece ter o mesmo humor do seu antecessor. O sonho do dirigente é repatriar o ídolo Kaká, e quando perguntado quais são as qualidades do meia, ele não exitou:
 
"Gostaria muito de ter o Kaká. É alfabetizado, tem todos os dentes na boca, bonito, fala bem...", enumerou Aidar, em entrevista à rádio “Bandeirantes”. O presidente esqueceu de comentar apenas os atributos técnicos do antigo melhor jogador do mundo.
 
O dirigente, por outro lado, sabe que é difícil conseguir viabilizar o desejo, pois os valores envolvidos são altos. "Não dá para concorrer com árabes e chineses, mas ele cairia feito uma luva (no São Paulo)", finalizou.

Comentar

   
Campeão nacional de cross country é pego no exame antidoping
Foto: Divulgação
Campeão brasileiro de cross country no ano passado, o atleta Gilmar Silvestre Lopes, da equipe Pé de Vento, uma das principais do País, foi pego em exame antidoping realizado durante a Copa Brasil de Cross Country, em 9 de fevereiro passado. Nesta terça-feira (22), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informou que ele está suspenso provisoriamente.
 
De acordo com a entidade, o exame de urina de Gilmar apontou a presença das substâncias proibidas Hidroclorotiazida e Metabólito Cloraminofenamida, utilizados como diuréticos. Na ocasião, ele foi segundo colocado da prova de 12km, atrás apenas do seu companheiro de equipe Valerio de Souza Fabiano.
 
De acordo com a CBAt, o atleta foi comunicado em 18 de março do resultado analítico adverso na amostra "A" de sua urina, apresentou suas justificativas 10 dias depois, mas elas não foram aceitas. O atleta não requereu a contraprova. 

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 17:38

Com 'reforço' de Madson, time B do Bahia tem 13 afastados

por Felipe Santana

Com 'reforço' de Madson, time B do Bahia tem 13 afastados
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O elenco do Bahia está inchado. Na tarde desta terça-feira (22), dia de reapresentação do elenco tricolor, o técnico Marquinhos Santos comandou uma atividade com a presença de 30 jogadores, enquanto outros três (Ávine, Diego Macedo e Fahel), dois deles no departamento médico, não participaram.
 
No entanto, o problema do tricolor baiano não está nos atletas que fazem parte da equipe principal. Porque, de acordo com o clube, treze jogadores estão afastados e treinando em turno oposto ao grupo principal.

Os mais novos integrantes da equipe B são: Madson, Marcão, que vai deixar o clube no fim do mês, o goleiro Renan, o volante Anderson Melo e o jovem atacante Zé Roberto.

Os cincos se juntam aos demais sete componentes do ‘time’ de atletas afastados que não fazem parte dos planos da comissão técnica de Marquinhos Santos: Wangler, Jussandro, Rafael, Serjão, Nadson, Ítalo Melo, Ângulo e Neto.

Alguns deixarão o clube até o meio do ano, enquanto no caso de outros, que têm contratos mais longos com o Bahia, o departamento de futebol está buscando a rescisão contratual ou até mesmo o empréstimo.

Lista de afastados:

Goleiro:
Renan
Laterais: Madson, Ângulo, Neto e Jussandro
Zagueiro: Serjão
Volante: Anderson Melo
Meia: Wangler
Atacantes: Nadson, Rafael, Marcão, Ítalo Melo e Zé Roberto

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 17:30

Bahia se reapresenta com treino tático; Fahel e Diego Macedo ausentes

por Felipe Santana

Bahia se reapresenta com treino tático; Fahel e Diego Macedo ausentes
Foto: Arquivo | Divulgação
O elenco do Bahia voltou a treinar na tarde desta terça-feira (22). Em campo, na primeira atividade com bola da semana, o técnico Marquinhos Santos comandou um trabalho tático, mas sem a presença de dois jogadores considerados titulares: Fahel e Diego Macedo.

O primeiro, com dores no pé, realizou tratamento médico e depois um trabalho na sala de musculação do clube. O lateral-direito, com incômodo na coxa direita, desceu para o campo e apenas assistiu ao treinamento.

Marquinhos Santos entregou os coletes amarelos e separou aqueles que pretende colocar em campo contra o Figueirense, quanto a parte defensiva: Roniery, Demerson, Titi e Pará; Uelliton e Pittoni.

Em campo reduzido, o comandante orientou os jogadores durante um treinamento tático, no qual deu ênfase às jogadas com o quarteto ofensivo (Maxi Biancucchi, Lincoln, Rhayner; Talisca) e os laterais. Ele repetiu situações de jogos por diversas vezes e alternou, em alguns momentos, três homens do ataque: Maxi Biancucchi/Erick – Lincoln/Branquinho – Rhayner/Rafinha.

O volante Feijão, um pouco acima do peso, treinou em separado com outros jogadores do elenco profissional como Diego Felipe, Potita e Robson. Outra boa notícia do dia envolveu o lateral-esquerdo Guilherme Santos.

O jogador, recuperado de lesão, desceu para o campo e realizou um trabalho técnico ao lado do preparador Vitor Gonçalves.

O atacante Rhayner sentiu dores na panturrilha esquerda nos minutos finais do treinamento e, após ser atendido pelo médico do clube, deixou o treinamento mais cedo. Inicialmente, o jogador não é preocupação para partida diante da equipe catarinense, no próximo final de semana.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 17:30

Grêmio escapa de punição dura e só leva multa por briga

por Agência Estado

Grêmio escapa de punição dura e só leva multa por briga
Foto: Reprodução
O Grêmio anunciou nesta terça-feira (22) que recebeu da Conmebol apenas uma multa de US$ 15 mil, pouco mais de R$ 33 mil, por conta da briga entre duas de suas torcidas organizadas na partida contra o Nacional do Uruguai, dia 10, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
 
Antes daquela partida, duas torcidas organizadas do clube entraram em confronto nas arquibancadas. Onze torcedores foram punidos pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim) com a proibição de entrar em estádios. Outros, menores de idade, foram beneficiados pelo instituto da remissão.
 
O Grêmio temia por uma pena dura e até o fechamento do estádio. Isso porque, no jogo inaugural da Arena Grêmio, pela fase preliminar da Libertadores do ano passado, quando a grade de proteção da geral desabou, o clube gaúcho recebeu uma punição relativamente branda da Conmebol, que colocou o clube sob judice por dois anos.
 
"Será fechado o estádio de maneira automática caso aconteça o mesmo ou qualquer outro incidente de similar natureza nos próximos dois anos", anunciou a Conmebol, na ocasião.

Comentar

   
Preocupado com lesões, Thiago Silva estaria 'tirando o pé' no Campeonato Francês
Foto: Getty Images
O zagueiro Thiago Silva é capitão da seleção brasileira e de sua equipe, o Paris Saint-Germain, e sempre foi conhecido por causa de sua entrega em campo. Porém, com a proximidade da Copa do Mundo, até mesmo ele tem "tirado o pé" e se poupado durante os jogos, de acordo com o seu técnico, Laurent Blanc.
 
"No inconsciente do jogador, não é que tire o pé, é que tem que ter muitas coisas em conta. Espera-se dele um comportamento excelente e, quando não está em seu máximo, nos perguntamos o que acontece", disse o ex-defensor em entrevista coletiva.
 
"Ele atravessa um momento delicado, teve muitas lesões ao longo da temporada, e isso faz com que ele tenha um pouco de medo de ficar fora da Copa. Com certeza ele está ansioso para que acabe a temporada. Não é o único, todos os que estarão no Mundial vêm tendo mais cuidado agora", completou.

Comentar

   
Pistorius recebeu aulas de teatro para julgamento, diz colunista
Foto: Themba Hadebe / Reuters
O atleta paralímpico Oscar Pistorius teria recebido aulas de teatro para convencer o júri da sua inocência, garantiu uma conhecida colunista sul-africana. "Sei de fonte confiável que você recebeu aulas de atuação para os quatro dias" de depoimento no tribunal, escreveu Jani Allan na semana passada em uma carta aberta ao acusado. Pistorius é acusado de atirar contra sua namorada Reeva Steenkamp no dia 14 de fevereiro de 2013. Durante o julgamento, que ocorre desde 3 de março, o atleta alegou que disparou porque acreditava que era um ladrão que havia entrado em sua casa. Ele já chorou várias vezes e chegou a vomitar após ouvir sobre a autópsia da vítima. Mas o promotor acusou o atleta de soltar lágrimas de crocodilo para evitar responder às perguntas que são feitas a ele. A porta-voz de Oscar Pistorius declarou nesta terça-feira (22) que as acusações de que ele recebeu aulas de teatro são "totalmente alheias à verdade". "Negamos que nosso cliente tenha recebido 'aulas de teatro' ou qualquer outra forma de instrução emocional", disse a porta-voz da família, Anneliese Burgess, em um comunicado em seu site. Para a colunista que fez a denúncia, contudo, o réu “é o último da longa lista de falsos heróis. Como muitos dos que o precederam nela, você traiu seu povo e decepcionou seus fãs”. Informações da AFP.

Comentar

   
Bahia aguarda documentação do Paraná e Botafogo para anunciar oficialmente reforços
Foto Arena
Desde a última semana, o lateral-direito Roniery e o atacante Henrique estão treinando normalmente com os novos companheiros do Bahia, no Fazendão. Os dois jogadores, no entanto, ainda não foram anunciados oficialmente pelo tricolor baiano.
 
O motivo? Faltam documentos. O Bahia, que acertou a contratação do atacante Henrique por empréstimo, espera que o Botafogo, clube detentor dos direitos federativos do atleta, envie os papéis necessários.

Entretanto, um impasse entre o alvinegro carioca e a Federação Carioca de Futebol está impedindo o Botafogo de enviar a documentação necessária para assinatura de contrato de Henrique com o Bahia.

A situação não é tão complicada no caso de Roniery. O Bahia aguarda apenas os documentos do Paraná, o que deve acontecer até no máximo quinta-feira  (24), quando o esquadrão deve confirmar oficialmente a contratação do lateral-direito.

Se regularizados, os dois atletas devem estar entre os concentrados para partida contra o Figueirense, no próximo domingo (27), na Arena Barueri.

Comentar

   
Estudo aponta que equatoriano é o jogador mais rápido com a bola nos pés
Foto: Divulgação
Um estudo realizado pela Fifa, que considera a velocidade máxima atingida por jogadores de futebol durante uma partida enquanto conduzem a bola, mostrou que apesar da arrancada sensacional contra o Barcelona na final da Copa do Rei, o meia Gareth Bale não é o mais rápido do futebol mundial.
 
O dono do posto é Antonio Valencia, do Manchester United, que tem consegue alcançar com 35,1 km/h com a bola nos pés. Bale vem logo atrás, com 34,7 km/h. Nenhum brasileiro aparece entre os dez primeiros da lista, mas nomes como os de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi não chegam a surpreender:  
 
1º Antonio Valencia (EQU) - 35,1 km/h - Manchester United
2º Gareth Bale (WAL) - 34,7 km/h - Real Madrid
3º Aaron Lennon (ING) - 33.8 km/h - Tottenham Hotspur
4º Cristiano Ronaldo (POR) - 33,6 km/h - Real Madrid
5º Theo Walcott (ING) - 32,7 km/h - Arsenal
6º Lionel Messi (ARG) - 32,5 km/h - Barcelona
7º Wayne Rooney (ING) - 31,2 km/h - Manchester United
8º Franck Ribery (FRA) - 30,7 km/h - Bayern de Munique
9º Arjen Robben (HOL) - 30,4 km/h - Bayern de Munique
10º Alexis Sánchez (CHI) - 30,1 km/h - Barcelona

Comentar

   
Yamaguchi Falcão busca primeira vitória no boxe profissional
Foto: Thierry Gozzer / Globoesporte.com
O boxeador brasileiro Yamaguchi Falcão migrou da categoria olímpica para a profissional, tal qual o seu irmão Esquiva, após se destacar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Após ser desclassificado em sua primeira luta, contra o argentino Martín Rios, o pugilista garante não falhar na próxima luta, contra o mexicano Carlos Badaldua, neste sábado (26).
 
"Estou muito bem preparado. Treinando aqui na Califórnia, há quase um mês, com meus treinadores Antonio Mendonça e Denys Garcia. Na minha estreia, acho que fui com muita sede ao pote. Mas continuo achando que houve erro do juiz", disse Yamaguchi, em entrevista para o Globoesporte.com.
 
Seu irmão, Esquiva, já soma duas vitórias na carreira, enquanto ele busca o primeiro triunfo. "Desta vez será completamente diferente. Trabalhei muito duro. Muito na parte psicológica também. Estarei mais calmo e prometo dar um show para o Brasil",  afirmou Yamaguchi, medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 15:00

Árbitro relata abandono da Portuguesa, mas não indica W.O. do clube

por Agência Estado

Árbitro relata abandono da Portuguesa, mas não indica W.O. do clube
Foto: Agência Estado
De todas as súmulas da primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disponibilizadas no site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), só uma não está no seu modelo online. Exatamente a feita pelo árbitro Marcos André Gomes da Penha, do Espírito Santos, a respeito do jogo entre Joinville e Portuguesa, na Arena Joinville, sábado, interrompida aos 17 minutos do primeiro tempo pelo clube paulista, que se retirou de campo.
 
No documento, o árbitro deixa em branco o espaço para "placar final" e coloca "0 x 0" como o resultado do primeiro tempo. Assim, em nenhum momento indica que houve W.O. por parte da Portuguesa, como havia sido indicado pelo delegado do jogo, Laudir Zermiani, que é presidente da Liga Joinvilense.
 
"Aos 17 minutos do primeiro tempo, no instante que a partida se encontrava com o placar de 0 a 0, após a marcação de um tiro lateral a favor da equipe do Joinville, subitamente, todos os jogadores da Portuguesa abandonaram o campo de jogo, estando a partida paralisada, indo diretamente para o seu respectivo vestiário", escreveu o árbitro, sem citar a conversa entre o delegado do jogo e o técnico Gallo, quando este foi alertado de que, por ordem da diretoria, deveria retirar o time de campo.
 
Marcos André escreve que pediu ao quarto árbitro e ao delegado do jogo que fossem até o vestiário da Lusa e pedissem que o time voltasse a campo. "No local, foram recebidos pelo sr. Marcos Rogério Lico, que se identificou como representante da equipe e única pessoa autorizada a falar. O referido dirigente informou-lhes que a equipe da Portuguesa não regressaria de forma alguma ao campo de jogo", relatou o árbitro, citando o filho do presidente da Lusa.
 
"Decorridos 30 minutos após a interrupção, ocasionada pelos supramencionados, e com a não (...) de nenhum atleta da Portuguesa, informei capitão do Joinville que sua equipe poderia se retirar do campo, haja vista que não haveria prosseguimento da partida por ter a equipe da Portuguesa se recusado a continuar jogando-a", escreveu Marcos André. Como o documento no site da CBF foi escaneado e perdeu visibilidade, não foi possível entender parte do que foi escrito.
 
A Portuguesa alega que se retirou de campo porque seu presidente foi intimado a obedecer uma liminar, concedida a um torcedor, que garantia a Lusa na Série A do Brasileirão. Ilídio Lico, na versão do clube, poderia ser preso se não respeitasse a decisão judicial. O presidente da CBF, José Maria Marin, em conversa com o delegado do jogo, chegou a ordenar que a Lusa voltasse a campo. A CBF ameaça o time paulista até com exclusão do torneio. O caso deverá ser apreciado pelo STJD.

Comentar

   
Às vésperas da Copa do Mundo, Ganso se considera um jogador 'acima da média'
Foto: Divulgação
O meia Paulo Henrique Ganso já foi considerado o craque mais promissor para a Copa do Mundo de 2014, à frente até de Neymar. Às vésperas da convocação de Felipão, ele sabe que não vai disputar o torneio, mas ainda assim se considera como "acima da média":
 
"Para mim, o Luis [Fabiano] é um dos melhores centroavantes que a gente tem no Brasil, no mundo. Como armador, acho que não vejo alguém acima da média, como eu", falou o meia nesta terça-feira. "Sempre fui acima da média, e isso procuro mostrar dentro de campo. Problemas que tive dentro de campo e extracampo me prejudicaram bastante", completou.
 
Ganso também comentou sobre o momento do seu amigo Neymar. "Como eu havia dito sobre relação a mim, o Neymar quando não ganha títulos, e pelo talento que ele tem, vai ser sempre cobrado, no Barcelona e na seleção. Ele está se preparando. Esse tempo que ele ficar fora vai ser ainda melhor para ele se preparar para a Copa", finalizou.

Comentar

   
Mansur e Neto Coruja ainda são duvida para confronto com JMalucelli
Foto: Roque Mendes / Divulgação
Depois da derrota sofrida sobre o Internacional, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2014, a equipe do Vitória se reapresentou nesta terça-feira (22) para iniciar os preparativos do jogo contra o JMalucelli, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Os jogadores que atuaram em Porto Alegre realizaram um regenerativo na academia e depois um trabalho de jogadas ensaiadas e cobranças de faltas. A exceções ficaram por conta do volante Neto Coruja e do lateral-esquerdo Mansur, que foram avaliados pelo departamento medido do rubro-negro. Para o meia, foi realizado uma radiografia onde não foi acusada lesão. Sendo assim, será submetido a uma ressonância magnética para saber a sua condição de jogo.

Já Mansur retirou os curativos do corte que sofreu no último sábado (19) e será reavaliado pelo corpo medico do clube, mas a probabilidade é que seja vetado para a partida contra o time paranaense.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 13:20

No limite, Itaquerão não terá capacidade total em teste

por Almir Leite | Agência Estado

No limite, Itaquerão não terá capacidade total em teste
Foto: Getty Images
Sede da partida de abertura da Copa do Mundo e de outros cinco jogos, o Itaquerão não terá nenhum evento-teste para o torneio com a sua capacidade máxima. Nesta terça-feira, após a visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao estádio, foi revelado que o estádio do Corinthians terá capacidade para 50 mil espectadores na partida entre o clube do Parque São Jorge e o Figueirense, válida pelo Campeonato Brasileiro, a ser disputada em maio.

No cronograma de testes do Itaquerão para a Copa do Mundo, o mais importante deles será este jogo, que está marcado para 17 de maio, às 21 horas, mas poderá ter a sua data alterada para o dia seguinte, 18 de maio, um domingo. Essa troca deverá acontecer porque a Fifa pretende testar o estádio com a luz do dia, como será no primeiro jogo da Copa do Mundo.

A data de entrega das cadeiras provisórias, porém, será uma semana antes, no dia 10 de maio. Com isso, o estádio já terá os 68 mil lugares previstos para a Copa do Mundo. Mesmo assim, o jogo entre Corinthians e Figueirense poderá receber apenas 50 mil espectadores, deixando o Itaquerão sem um teste com a capacidade máxima para a Copa do Mundo. Antes da partida pelo Brasileirão, serão disputados jogos festivos, com público ainda menor, entre funcionários da obra e também entre ídolos da história corintiana.

Ainda existe a possibilidade do Itaquerão sediar um outro confronto do Corinthians antes da Fifa assumir o estádio. Esta partida seria o duelo com o Nacional-AM, pela segunda fase da Copa do Brasil, marcado para o dia 14 de maio - o jogo de ida será no dia 30 de abril, na Arena Amazônia.

O secretário-geral da Fifa afirmou nesta terça-feira, em São Paulo, onde visitou as obras do Itaquerão, que o estádio ficará pronto "no último minuto" para receber as partidas da Copa do Mundo, incluindo o jogo de abertura, no dia 12 de junho, entre as seleções do Brasil e da Croácia.

"Nós não temos mais nenhum minuto a perder. Não existe mais escolha. A abertura da Copa será em São Paulo", disse Valcke. "Não sou um sonhador, trabalho com fatos concretos. Na reunião que tive hoje, ficou acertado que o estádio ficará pronto, mesmo que ainda que no último minuto", completou o secretário-geral da Fifa.

A expectativa é para que as obras no entorno do Itaquerão fiquem prontas, em quase sua totalidade, até o final do mês de abril. Questionado sobre os atrasos que também foram vistos na preparação da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010, Valcke se irritou e disse não lhe interessar o passado. "Eu não vou falar do passado, que diferença isso faz? Temos que pensar agora no Brasil", afirmou o dirigente.

Após passar por São Paulo, Valcke também visitará as cidades de Curitiba, Cuiabá e Fortaleza, onde, ao lado de membros do COL e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanhará os preparativos para a Copa do Mundo.

Comentar

   
Vitória é o sétimo colocado em ranking brasileiro de equipes de base
Foto: Divulgação
Em ranking divulgado pela Sports21, entidade que contabiliza o desempenho das equipes de futebol nas principais competições nacionais de base desde 2012, o Vitória é o sétimo colocado com aproveitamento de 58% na soma de torneios sub-15, sub-17 e sub-20 do período.

Foram consideradas equipes com o mínimo de 20 jogos no período, e o rubro-negro baiano se encontra a frente de outros clubes tradicionais como Santos, Vasco, Flamengo e Palmeiras. Empatado com Atlético Mineiro e Corinthians, o Leão da Barra supera os paulistas nos pontos (153 contra 132) e fica atrás do galo mineiro pelo mesmo critério (157 contra os mesmos 153).

A liderança do ranking é do Fluminense, com 66% e 162 pontos, seguido por São Paulo (66% e 95 pontos), Internacional (65% e 233 pontos) e Cruzeiro (65% e 153 pontos). Rival do Vitória, o Bahia figura na décima primeira posição com 56% de aproveitamento.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 12:20

Valcke recebeu de Fifa e CBF ao mesmo tempo em 2007

por Jamil Chade | Agência Estado

Valcke recebeu de Fifa e CBF ao mesmo tempo em 2007
Foto: Estadão
Em fevereiro de 2007, enquanto estava fora da Fifa, Valcke fechou um contrato de US$ 100 mil (R$ 223,5 mil, em valores atuais) para prestar a assessoria à CBF, auxiliando o Brasil na elaboração de um orçamento para a Copa, criando as bases do Comitê Organizador Local (COL) e até estabelecendo uma estratégia para a busca de patrocínios. Esse contrato foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo em 2013.

Embora Valcke estivesse afastado da Fifa naqueles meses, O Estado de S. Paulo obteve a confirmação de que ele continuou a receber um salário da entidade máxima do futebol. Desde março de 2007, já era de conhecimento de todos dentro da Fifa que ele voltaria em julho daquele ano, desta vez para ser o número dois da entidade e o gestor da Copa do Mundo que ele havia ajudado a CBF a preparar.

Valcke foi afastado da Fifa em dezembro de 2006, depois da disputa entre a MasterCard e a Visa pela condição de patrocinadora da entidade. O francês era o diretor de marketing e uma corte dos Estados Unidos determinou que Valcke havia mentido nas negociações com as empresas. Naquele momento, a Fifa emitiu um comunicado de imprensa duro contra Valcke, dizendo que tal comportamento não teria lugar na entidade.

Agora, a assessoria de imprensa da Fifa confirma que o salário do francês continuou a ser pago nos meses em que ele trabalhou para a CBF. "É verdade que Jérome Valcke continuou a receber seu salário (por seis meses) depois de sua saída da Fifa", declarou a entidade. A Fifa, no entanto, justificou o pagamento como sendo parte de um pacote oferecido quando um funcionário deixa o organismo que controla o futebol mundial. "Isso faz parte dos contratos dos funcionários da alta gerência, não apenas na Fifa", explicou a assessoria. "A mesma situação também é verdadeira para treinadores e jogadores de futebol."

A resposta da Fifa contrasta com uma declaração feita pelo presidente da entidade, Joseph Blatter, em 15 de janeiro de 2007. Naquele dia, o suíço afirmou em Paris que Valcke não havia sido demitido, mas colocado "na reserva".

No dia 30 de julho daquele ano, a reportagem esteve com Valcke em uma mesa do lobby do hotel Baur au Lac, em Zurique, na companhia de Ricardo Teixeira e do escritor Paulo Coelho. Naquele dia, oito meses depois de seu afastamento, Valcke já era o secretário-geral da Fifa. Três meses depois, o Brasil foi escolhido como sede da Copa de 2014.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 11:20

Bellucci é batido por usbeque na estreia em Bucareste

por Agência Estado

Bellucci é batido por usbeque na estreia em Bucareste
Paul Crock / AFP
O brasileiro Thomaz Bellucci travou um duelo muito equilibrado com Denis Istomin, nesta terça-feira, em sua estreia no Torneio de Bucareste, mas acabou falhando nos momentos decisivos e foi derrotado pelo tenista usbeque, que ganhou por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 7/6 (8/6).

Atual número 1 do Brasil e 109º do mundo, Bellucci já esperava um duelo complicado com Istomin, hoje o 53º tenista do ranking da ATP, mas teve reais chances de ganhar naquele que foi o seu primeiro confronto com o rival do Usbequistão no circuito profissional.

A partida válida pelo ATP 250 romeno durou 2 horas e quatro minutos e no primeiro set contou com cada um dos jogadores conquistando duas quebras de saque. Nesta parcial, o brasileiro chegou a sacar para fechar o set, mas vacilou e depois acabou sucumbindo no tie-break.

Já no segundo set, Bellucci teve três chances de quebrar o serviço de Istomin, mas não aproveitou nenhuma delas, sendo que confirmou todos os seus serviços e forçou a disputa de novo tie-break, no qual mais uma vez caiu por 8/6.

A nova derrota deverá fazer Bellucci despencar no ranking da ATP na próxima segunda-feira, pois nesta semana ele defendia os pontos que conquistou pelo seu avanço às quartas de final do Torneio de Barcelona no ano passado - o ATP 500 espanhol também está sendo realizado nesta semana.

Atravessando momento ruim, o brasileiro havia sido eliminado anteriormente na primeira rodada do qualifying dos Masters 1000 de Miami e Montecarlo, sendo que a sua última vitória no circuito profissional aconteceu em fevereiro, quando bateu o eslovaco Martin Klizan nas quartas de final do Brasil Open, em São Paulo.

Com a vitória na estreia, Istomin se credenciou para enfrentar na segunda rodada em Bucareste o vencedor do confronto entre o canadense Vasek Pospisil e o romeno Adrian Ungur, também programado para esta terça-feira.

Em outro jogo já encerrado nesta terça na Romênia, o checo Lukas Rosol bateu o italiano Filippo Volandri por 2 sets a 0, com 6/1 e 7/6 (8/6), e será o rival do finlandês Jarko Nieminen, oitavo cabeça de chave, na segunda rodada.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 11:13

Guilherme está recuperado, mas retorno só deve acontecer na 3ª rodada

por Felipe Santana

Guilherme está recuperado, mas retorno só deve acontecer na 3ª rodada
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
 O departamento médico do Bahia está ficando vazio. De fora das últimas duas partidas, incluindo Campeonato Baiano e Campeonato Brasileiro, por causa de uma lesão muscular, o lateral-esquerdo Guilherme Santos está liberado.
 
O jogador, titular da equipe até então, foi liberado pelos médicos do clube para voltar a treinar na sala de musculação e gradativamente no campo. O jogador, porém, dificilmente, deve atuar na segunda rodada do Brasileirão.

Em entrevista ao Correio*, o médico do clube Márcio Santana considera muito cedo afirmar que Guilherme Santos estará à disposição do técnico Marquinhos Santos para o jogo deste domingo (27), contra o Figueirense, na Arena Barueri.

“Ainda é cedo para falar em retorno. Ele está retomando a parte de transição física e acredito que é mais seguro falar em retorno na próxima semana”, contou.

Guilherme Santos sofreu a terceira lesão muscular desde que foi contratado pelo Bahia no início da temporada. Caso seja vetado mais uma vez, o jovem Pará, muito elogiado no jogo contra o Cruzeiro, seguirá como dono camisa 6.

Comentar

   
Troféu da Copa do Mundo chega ao Brasil e visitará as 27 capitais
Foto: Divulgação
Depois de passar por cerce de 80 países, chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (21) a Taça da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, troféu que será entregue ao campeão mundial da modalidade em 2014, sediada no Brasil.

Em sua primeira estada em terras brasileiras, a taça ficará exposta até o próximo dia 25 no Estádio do Maracanã e depois visitará as outras 26 capitais nacionais. Ainda em abril, segue para Porto Alegre (26 e 27 de abril), Belo Horizonte (28 e 29 de abril) e Salvador, onde fica entre os dias 30 de abril e 1º de maio.

Depois, a taça segue para Cuiabá (2/5), Curitiba (dia 3/5), Florianópolis (dia 4/5), Campo Grande (dia 6/5), Goiânia (dia 7/5), Vitória (dia 8/5), Aracaju (9/5), Maceió (10/5), João Pessoa (11/5), São Luís (13/5), Palmas (14/5) e Macapá (15/5).

Por último, o troféu ficará exposto em Boa Vista (16/5), Rio Branco (17/5), Porto Velho (18/5), Manaus (19/5), Belém (20/5), Teresina (21/5), Natal (22/5), Recife (23 e 24 de maio), Fortaleza (dias 25 e 26) e Brasília (dias 27 e 28).

A taça encerra sua turnê mundial na cidade de São Paulo, palco da cerimônia de abertura e do primeiro jogo da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 10:20

Manchester demite Moyes e Giggs vira técnico interino

por Agência Estado

Manchester demite Moyes e Giggs vira técnico interino
Foto: Getty Images
Combalido por uma série de resultados ruins acumulados nesta temporada do futebol europeu, David Moyes teve a sua demissão oficialmente confirmada pelo Manchester United nesta terça-feira. O técnico deixa o cargo apenas dez meses após a aposentadoria de Alex Ferguson, que havia se despedido em grande estilo, como campeão inglês ao fim de uma histórica passagem de 27 anos à frente do time.

O comandante escocês, de 50 anos de idade, foi demitido do seu cargo pelo vice-presidente do Manchester United, Ed Woodward, durante uma reunião realizada nesta manhã de terça. Após o encontro, o clube publicou um breve comunicado em seu site oficial, na qual se limitou a confirmar a saída do treinador e agradeceu o mesmo "por seu trabalho, honestidade e integridade desempenhados no cargo".

Pouco depois, um novo comunicado, também bastante sucinto, informou que o galês Ryan Giggs, "jogador mais premiado da história do clube, assumirá o cargo de Moyes de forma interina até que um novo técnico assuma o cargo de forma definitiva". Aos 40 anos de idade e ainda em atividade, o jogador terá sua primeira experiência como treinador.

Louis van Gaal, que deixará o comando da seleção holandesa após o término da Copa do Mundo de 2014, tem sido destacado pela mídia britânica como um dos possíveis aspirantes ao cargo que era de Moyes. O treinador do Borussia Dortmund, Juergen Klopp, também foi citado como opção para o posto, mas o jornal inglês The Guardian publicou nesta terça uma reportagem, segundo a qual enfatizou que o compromisso do alemão "com a torcida e com o clube Borussia são inquebrantáveis".

O futuro de Moyes foi novamente colocado em dúvida no Manchester no último domingo, quando caiu por 2 a 0 diante do Everton, pelo Campeonato Inglês, em resultado que encerrou as chances de o time se classificar para a próxima Liga dos Campeões, o que aconteceu pela primeira vez em 19 anos na tradicional equipe inglesa.

O Manchester United é apenas o sétimo colocado do Inglês, depois de ter conquistado na sua temporada passada o seu 20º título nacional, com 11 pontos de vantagem sobre o vice-campeão. E agora o time se vê no caminho de amargar a sua pior campanha na competição desde 1990.

Quando deixou o cargo que ocupou por 27 anos, em 2013, Ferguson se despediu com o seu 38º título pelo Manchester. Escolhido como substituto do legendário treinador, Moyes havia assinado um compromisso para dirigir o clube por seis temporadas, mas não conseguiu completar sequer a primeira. Novo técnico interino do time, Giggs é uma verdadeira lenda em Old Trafford, sendo que é o jogador com maior número de partidas oficiais no clube, pelo qual acumula 631 ao total, e soma 23 temporadas pela equipe desde quando estreou, aos 17 anos de idade, então sob o comando de Ferguson, em 1991.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 10:05

Bale treina e reforça o Real, mas Ronaldo é dúvida

por Agência Estado

Bale treina e reforça o Real, mas Ronaldo é dúvida
Foto: Getty Images
Depois de ficar de fora do treino de segunda-feira na Ciudad Real Madrid, por gripe, Gareth Bale participou normalmente da atividade desta terça-feira no CT do clube e foi confirmado na equipe titular do Real para enfrentar o Bayern de Munique, nesta quarta, no clássico das semifinais da Liga dos Campeões, em Madri. Astro da equipe, Cristiano Ronaldo, porém, pode ficar fora.

O português, que não joga há duas semanas, tem treinado normalmente, mas não vai para o sacrifício. "Ele teve uma lesão, fez tratamento, e consultou os médicos. Faz três dias que está treinando e desde ontem (terça) com todo o grupo. Hoje se sentiu bem e amanhã faremos um teste. Se estiver bem, jogará, senão fica fora", avisou o técnico Carlo Ancelotti.

O treinador, porém, conta com uma arma importante: Gareth Bale, que está confirmado no time titular depois de ficar de fora do treino de segundo. "Bale está bem, com confiança depois do gol na final da Copa do Rei. No começo (da passagem pelo Real) teve alguns problemas, mas confortável e muito bem com todo mundo. Sua temporada está sendo muito boa e creio que vai melhorar na próxima temporada. Tem a sorte que não tem que jogar a Copa", elogiou.

Outra novidade é o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, que não joga desde 29 de março e ficará no banco de reservas contra o Bayern. "Ele ainda não está 100%, mas ficará no banco. Começa o Coentrão. Já o Khedira voltou a treinar com o time, se sente muito bem, mas ainda não se sabe quando poderá estrear. Com certeza será antes do fim da temporada", apostou.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 10:00

Feijão se reapresenta nesta terça no Fazendão

por Felipe Santana

Feijão se reapresenta nesta terça no Fazendão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
De volta ao clube após um período de empréstimo no Flamengo, retornando sete meses antes do previsto, o volante Feijão já deve ficar à disposição do treinador Marquinhos Santos para segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
 
O jogador, que estava treinando normalmente no rubro-negro carioca,  se reapresenta na tarde desta terça-feira (22), no Fazendão, assim como todos os demais jogadores do elenco profissional. Será o primeiro trabalho com bola da semana.

Com o retorno de Feijão, o treinador Marquinhos Santos ganha mais uma opção para o setor de marcação do meio de campo que já conta com Rafael Miranda, Hélder, Diego Felipe, Fahel, Uelliton, Além de Wilson Pittoni.

A última vez que o jovem volante entrou em campo, ainda com defendendo as cores do Flamengo, foi no dia 23 de março, há um mês, quando o time carioca enfrentou a Cabofriense, pelo Campeonato Carioca.

Na ocasião, Feijão ficou em campo durante os 90 minutos.

Comentar

   
Time de cidade com apenas 500 habitantes chega a segunda divisão francesa
Foto: Divulgação
No ultimo fim de semana, a pequena cidade de Luzenac teve muito o que comemorar. Conhecida pela exploração de minas de talco, o pequeno povoado de apenas 551 habitantes acabou fazendo história no esporte francês ao ter a sua equipe, o Luzenac Ariège Pyrénées, garantindo vaga a Ligue 2, a segunda divisão de futebol profissional.

Com 59 pontos, os rubro-azuis já não podem mais ser alcançados pelo Red Star, quarto colocado da Championnat National 2013-2014, mesmo faltando cinco rodadas para o término da terceira divisão. Além disso, carregam o melhor ataque do torneio com 44 gols e tem como destaque o camaronês Dona N’Doh, artilheiro do elenco com 21 tentos. Fora de campo, o ex-goleiro e campeão do mundo Fabien Barthez é o diretor-geral de futebol da equipe e principal nome para a crescente profissionalização do time no cenário nacional.

Localizada na cordilheira dos Pirineus, a comuna tem um estádio de 2.400 pessoas, com apenas 400 assentos disponíveis. Dessa maneira, o clube acaba por mandar seus jogos no Stade Du Courbet, na cidade vizinha de Foix, mas conta com a sempre presente torcida de sua pequena localidade.


Abaixo, confira o vídeo do acesso do Luzenac, onde a barulhenta torcida do time da casa comemora a vitória sobre o Boulogne por 1 a 0 e a inédita vaga a segunda divisão nacional.

 


Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 08:59

Bahia x Cruzeiro: Copo jogado no campo é relatado na súmula

por Felipe Santana

Bahia x Cruzeiro: Copo jogado no campo é relatado na súmula
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Como se não bastasse a derrota para o Cruzeiro por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, a estreia do Bahia no Campeonato Brasileiro da Série A vai render ao tricolor baiano um novo capítulo, desta vez, no tribunal.
 
O árbitro Luiz Flavio de Oliveira, de São Paulo, relatou na súmula que um torcedor, no segundo tempo da partida, atirou no gramado copos de cerveja em direção ao auxiliar Lorival Candido Flores.

Oliveira, na narração do foto, escreveu que o torcedor foi identificado pelos responsáveis da segurança no estádio.

O comportamento do torcedor deve levar o Bahia a julgamento, de acordo com o Art. 213 do Código Desportivo Brasileiro, que prevê punição por lançamento de objetos no gramado por parte da torcida, com multa até R$ 100 mil ou perda do mando de campo.

Por outro lado, o fato de ter identificado o torcedor e retirado do local será essencial para defesa tricolor. O § 3º do Art. 213 garante que, em casos semelhantes ao do Bahia, a detenção do responsável e o registro do boletim de ocorrência exime a agremiação de culpa pelo incidente.

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 08:40

LEM Vento em Popa vence mais uma e está na liderança da Taça Brasil de Futsal

por Edimário Duplat

LEM Vento em Popa vence mais uma e está na liderança da Taça Brasil de Futsal
Foto: Divulgação
No segundo dia da Taça Brasil de Futsal Adulto Masculino – Primeira Divisão 2014, sediada na cidade pernambucana de Garanhuns, a equipe baiana do LEM Vento em Popa chegou a mais uma vitória na competição e está cada vez mais perto da classificação para a segunda fase do torneio.

Depois de vencer os paraibanos do Brejo do Cruz por 3 a 1, o time da cidade de Luis Eduardo Magalhães goleou o Shouse (PA) por 4 a 1 e chegou aos 6 pontos em 2 jogos realizados. Os baianos dividem a liderança da chave, perdendo apenas no saldo de gols para o Tigre de Pernambuco, que aplicou goleadas no Airton/ Casarão-RR (6 a 1) e Brejo da Cruz (5 a 1), respectivamente.

Já pelo Grupo P1, o Central-PE também chegou a segunda vitória consecutiva ao derrotar o Real Madrid do Amazonas por 4 a 2. Como já havia vencido o Pacoval-AP por 4 a 1, a equipe de Caruaru é a líder isolada da chave com 6 pontos. Em segundo lugar vem o Corinthians-SP, que após aplicar uma goleada de 8 a 0 no time amazonense na estreia, folgou na tabela e tem um jogo a menos que os pernambucanos. Completando a rodada no SESC Garanhuns,  Pacoval e  Dal Molin-RO ficaram no empate em 4 a 4.

Confira a classificação geral da competição:

Grupo P1

1)      Central-PE               6 pontos
2)      Corinthians-SP       3 pontos
3)      Dal Molin-RO         1 ponto (0 de saldo)
4)      Pacoval-AP             1 ponto (-3 de saldo)
5)      Real Madrid           0 pontos

Grupo P2

1)      Tigre-PE                     6 pontos (9 de saldo)
2)      Vento em Popa-BA  6 pontos (5 de saldo)
3)      Shouse-PA                 0 pontos (-3 de saldo)
4)      Brejo da Cruz-PB      0 pontos (-6 de saldo)
5)      Airton/Casarão-RR  0 pontos (-5 de saldo)
 

Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 08:00

Advogado da Lusa ainda prevê clube na luta pela elite

por Gonçalo Junior | Agência Estado

Advogado da Lusa ainda prevê clube na luta pela elite
Contrariando a posição do presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, que desistiu de disputar judicialmente por uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro, o advogado do clube José Luiz Ferreira de Almeida afirma que a Lusa ainda está disposta a lutar.

"Hoje é Série B. Mas, as ações de torcedores e da Portuguesa continuam. Se sair uma nova decisão mesmo depois de sábado, não entraremos em campo na rodada seguinte. E caso haja uma ação favorável lá na frente que dê ganho de causa para a Portuguesa, vai ter de anular tudo. Isso pode durar o campeonato inteiro", afirmou o advogado, referindo-se ao próximo jogo da Portuguesa, que será no sábado, no Canindé, contra o Santa Cruz.

Novamente contradizendo o presidente da Portuguesa, que chegou a pedir que os torcedores não entrem com novas ações, o advogado acredita que novas liminares possam ser concedidas. Vale lembrar que a CBF conseguiu cassar todas as liminares de torcedores alegando falta de legitimidade da torcida para defender os interesses do clube. O departamento jurídico da Portuguesa revela que entrou com um pedido de reconsideração da cassação da ação da Lusa conseguida pela CBF antes de o torneio começar. Por outro lado, o advogado afirma que não teme punições.

"A Portuguesa não teme penalidade alguma, porque é incabível. Ela (Portuguesa) se retirou respaldada em uma ordem judicial, só entrou em campo depois de mandar um oficio à CBF na quinta. Para que a CBF se manifestasse, pedimos, inclusive, o adiamento da partida. A CBF se calou, não tomou atitude, mas ainda assim entramos em respeito ao futebol brasileiro, às torcidas, ao pessoal de Joinville e todos aqueles que têm respeito ao futebol", ressaltou o vice-jurídico da Lusa.

Comentar

   
Fábio Capello diz que vai se aposentar depois da Copa do Mundo de 2018
Capello é técnico da Rússia| Foto: Divulgação
O italiano Fábio Capello, treinador da seleção russa, afirmou nesta segunda-feira (21), que não seguirá como técnico após a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Ele se considera “velho” para continuar na profissão e prefere se aposentar.

“Depois da Copa do Mundo de 2018 terei 71 anos, basta, é hora de parar. O meu emprego na seleção russa será o meu último contrato. Farei como Alex Ferguson. Ele se aposentou com 72 anos, eu farei isso um ano antes”, disse Capello ao site russo R-sport.
 
No comando da seleção da Rússia desde agosto 2012, Fábio Capello conseguiu a classificação da equipe para a Copa do Mundo de 2014 em primeiro lugar no Grupo F das eliminatórias Europeias. 

Comentar

   
Carregando...

Histórico de Conteudo

Multimídia

Enquete

Quem será o campeão baiano de 2014?