Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 17:00

Antes de decisão, Ganso pede para São Paulo não se sentir favorito

por Ciro Campos / Estadão Conteúdo

Antes de decisão, Ganso pede para São Paulo não se sentir favorito
Foto: Érico Leonan/saopaulofc.ne
O meia Paulo Henrique Ganso afirmou nesta terça-feira (9) que o São Paulo não pode se sentir favorito no confronto com o Cesar Vallejo, na quarta-feira, pela primeira fase da Copa Libertadores. Sem nunca ter perdido para clubes peruanos na competição, o time do Morumbi vai encarar em casa um adversário teoricamente mais frágil e com a possibilidade de jogar por um empate sem gols para confirmar classificação à fase de grupos.

O empate em 1 a 1 na última semana, no Peru, deixou o São Paulo um pouco insatisfeito por ter criado mais chances. O árbitro não validou um gol de Alan Kardec, enquanto Ganso chutou uma bola no travessão. "O jogo no Peru só foi bom porque a gente se dedicou, movimentou, posicionou bem e criamos chances. Uma pena que a gente não concretizou. Temos que entrar com a mesma postura, quem sabe até melhor, para fazer os gols", afirmou o meia.

O adversário do São Paulo disputa apenas pela segunda vez a Libertadores e jamais chegou à fase de grupos. A diferença de tradição entre os dois clubes é assunto entre comissão técnica e jogadores. O técnico Edgardo Bauza não quer que o elenco se acomode. "Temos que entrar em campo melhor ainda do que a gente foi lá, até para não ser surpreendido. Libertadores não tem jogo fácil. Temos que entrar com concentração total", afirmou Ganso. Na partida de ida, o meia deu a assistência para Calleri igualar o placar.

O São Paulo fechou a preparação para enfrentar o Cesar Vallejo em atividade no Pacaembu sem a presença dos jornalistas. Durante 1 hora e 20 minutos, os jogadores treinaram bolas paradas, posicionamento tático, finalizações e pênaltis. A disputa por vaga na fase de grupos pode ser definida nos pênaltis caso as equipes voltem a empatar em 1 a 1, placar do confronto da última semana, em Trujillo, no Peru.

O zagueiro Breno não participou da atividade e está fora do jogo. Com tendinite no joelho direito, o defensor continuou no CT da Barra Funda para se recuperar das dores, não foi ao Pacaembu e será substituído por Lucão na partida. O lateral-esquerdo Reinaldo treinou com a equipe, apesar de aguardar apenas detalhes contratuais para fechar o seu empréstimo com a Ponte Preta.

A escalação titular do São Paulo diante do César Vallejo terá: Dênis; Bruno, Lucão, Rodrigo Caio e Mena; Thiago Mendes e Hudson; Michel Bastos, Ganso e Centurión; Alan Kardec.
 Daniel Alves recebe oferta de R$ 52 milhões por ano da China, diz jornal
O lateral direito Daniel Alves pode ser mais um a ser contratado pelo futebol chinês. De acordo com o jornal Mundo Deportivo, o jogador está na mira dos asiáticos e recebeu uma proposta no valor de  12 milhões de euros (R$ 52 milhões) anuais para receber em contrato até 2018.
 
Revelado nas divisões de base do Bahia, o jogador tem vínculo com o Barcelona até junho de 2017. O contrato tem uma cláusula para estender este vínculo por mais uma temporada.
 
Assim como acontece no Brasil, algumas estrelas do futebol europeu tem deixado os clubes para atuar na China. Alex Teixeira (Jiangsu Suning), Jackson Martínez (Guangzhou Evergrande), Ramires (Jiangsu Suning), Gervinho (Hebei China Fortune) e Fredy Guarín (Shanghai Shenhua) são alguns exemplos.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 15:30

Técnico do Conquista admite problemas com 'nova casa', mas mostra confiança no time

por Ulisses Gama

 Técnico do Conquista admite problemas com 'nova casa', mas mostra confiança no time
Foto: Divulgação
O Vitória da Conquista vai receber o Vitória em um campo diferente do normal. Nesta quarta-feira (10), o duelo de xarás será em Ilhéus, no estádio Mário Pessoa. Técnico do alviverde do interior, Evandro Guimarães admite que este será um ponto de dificuldade para o Bode. No entanto, o comandante acredita que a equipe fará um bom jogo diante do Leão.
 
"Acho que o fator campo pode atrapalhar, mas no geral temos que fazer o nosso jogo. Temos que encarar como se fosse em nossa casa. Será um campo neutro, mas é importante para nós conseguir jogar bem", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Evandro analisou que o duelo contra a equipe de Vagner Mancini será 'difícil', porém garantiu que o Vitória da Conquista vai jogar para conseguir os três pontos."A nossa preparação está sendo forte. Será um jogo difícil, contra uma equipe de primeira divisão. Mas temos que jogar para ganhar", concluiu.
 
A equipe deve ir ao gramado com a seguinte escalação: Carlos; Artur, Silvio, Leandro e Thiago; Maicon, Edimar, Carlinhos e Kleber; Rafael Granja e Tatu.
 
Com um ponto, o Vitória da Conquista ocupa a terceira posição do grupo 2 do certame estadual.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 15:00

Em 'recomeço', Paulo Roberto afirma que Galícia vai surpreender no Baianão

por Ulisses Gama

  Em 'recomeço', Paulo Roberto afirma que Galícia vai surpreender no Baianão
Foto: Murilo Borges
Contratação de maior peso do Galícia para o Campeonato Baiano, o atacante Paulo Roberto está confiante para a sua estreia pelo time azulino, diante do Jacobina, na próxima quinta-feira (11). De volta a um clube de Salvador, o jogador, que se destacou pelo Bahia em 2008, vê a oportunidade como uma maneira de recomeçar.
 
"Vejo isso como um recomeço. É a cidade que nasci e fui criado. Poder voltar a minha terra é bem melhor. Já sei os caminhos, conheço os jogadores, sei a filosofia do trabalho. Com certeza isso me fará muito bem lá na frente", disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Sob o comando do técnico Carlos Rabello, o Galícia realizou a sua pré-temporada no interior baiano. Segundo o atacante de 26 anos, o azulino vai surpreender na competição estadual.
 
"Me sinto bem e o time está com o objetivo de surpreender. É um elenco bom, jovem e os jogadores tem gás para defender e atacar. Fico esperançoso", completou.
 
Galícia e Jacobina se encaram na Arena Fonte Nova, às 18h.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 14:30

Com Diego Souza, Eduardo Baptista repete time do Fluminense em treino

por Estadão Conteúdo

Com Diego Souza, Eduardo Baptista repete time do Fluminense em treino
Foto: Fluminense FC
O meia Diego Souza e o zagueiro Henrique serão as novidades do time do Fluminense na partida contra o Madureira, nesta quinta-feira (11), em Macaé, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. Foi o que indiciou o técnico Eduardo Baptista no treinamento da manhã desta terça-feira, quando repetiu a formação da atividade anterior quando escalou um time titular.

Henrique e Diego Souza foram dois dos jogadores contratados pelo Fluminense para a temporada. O zagueiro retornará ao time após cumprir suspensão no duelo com o Bonsucesso, em razão da sua expulsão na primeira rodada do Campeonato Carioca. E ele formará a dupla de zaga com Marlon Santos.

Mas a expectativa está mesmo voltada Diego Souza. O meia, que retornou ao Fluminense após 11 anos, teve o seu contrato regularizado e fará a sua reestreia diante do Madureira. E para a sua entrada no time, Eduardo Baptista sacou o volante Douglas, escalando uma formação mais ofensiva.

Assim, o Fluminense deverá atuar nesta quinta-feira com a seguinte escalação: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Henrique, Marlon Santos e Giovanni; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa, Daniel e Diego Souza; Fred.

De volta ao Fluminense, cedido por empréstimo pela Roma, Gerson fez um trabalho em separado, de aprimoramento físico, ao lado do zagueiro Elivélton, do lateral-esquerdo Léo e do atacante Pedro. O jogador será o camisa 11 do time, mas ainda não está definido quando voltará a ser aproveitado por Eduardo Baptista.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 13:30

Jailson Macedo Freitas apita confronto entre Vitória da Conquista e Vitória

por Ulisses Gama

 Jailson Macedo Freitas apita confronto entre Vitória da Conquista e Vitória
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A Federação Baiana de Futebol (FBF), após sorteio, definiu a arbitragem para o duelo entre Vitória da Conquista e Vitória, válido pela segunda rodada do Campeonato Baiano de 2016.
 
Jailson Macedo Freitas será o árbitro principal do jogo e será auxiliado por Jucimar dos Santos Dias e Claudio Santos Oliveira. Os três são lotados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
As equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira (10), a partir das 20h45, no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 12:30

Yuri é regularizado e fica a disposição do técnico Doriva

por Ulisses Gama

  Yuri é regularizado e fica a disposição do técnico Doriva
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Depois de renovar contrato com o Bahia, o volante Yuri está regularizado e é mais uma opção para o técnico Doriva armar o time que vai enfrentar o Flamengo de Guanambi, nesta quinta-feira (11), na Arena Fonte Nova.

O jogador teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
Revelado nas divisões de base do Esquadrão, Yuri, de 21 anos, estendeu o vínculo contratual com o clube até o dia 31 de dezembro de 2018. Com a camisa tricolor, o atleta atuou em 38 partidas.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 11:45

Vagner Mancini relaciona 20 atletas para duelo contra o Conquista

por Ulisses Gama

 Vagner Mancini relaciona 20 atletas para duelo contra o Conquista
Foto: Francisco Galvão / EC Vitória
Após o treino que encerrou a preparação para o jogo contra o Vitória da Conquista nesta terça-feira (9), o técnico Vagner Mancini definiu a lista de relacionados para o confronto. 20 jogadores foram escolhidos pelo comandante rubro-negro.
 
Diante do time do interior, o Leão não contará com Arthur Maia, que sentiu uma lesão no joelho diante do Jacuipense e segue em tratamento médico. Com isso, Alípio assume a vaga de titular.
 
O rubro-negro segue viagem para Ilhéus ainda nessa quarta. Vitória e Vitória da Conquista se enfrentam nesta quarta-feira (10), às 20h45, no estádio Mário Pessoa.
 
Veja a lista de relacionados:
 
Goleiros: Fernando Miguel e Wallace
Laterais: Diego Renan, Maicon Silva e Euller
Zagueiros: Guilherme Mattis, Ramon e Vinícius
Volantes: Amaral, Flávio, Willian Farias, José Wellison e Marcelo
Meias: Alípio e Tiago Real
Atacantes: Marinho, Vander, Rafaelson, Willian Henrique e David
 Comitê dos EUA nega ter sugerido a atletas a não participar das Olimpíadas
Imagem: Divulgação
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) afirmou na noite desta segunda-feira (8) que é "imprecisa" a informação de que existiu a recomendação a atletas que não fossem aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro neste ano em virtude do vírus Zika.
 
Porta-voz do comitê, Patrick Sandusky afirmou em um comunicado que a equipe norte-americana aguarda a competição com expectativa e que as autoridades do esporte não vão impedir os atletas de vir para o Brasil.
 
A mensagem de recomendação teria sido transmitida às federações esportivas em uma teleconferência. A informação foi repassada para a agência de notícias Reuters. Entretanto, segundo USOC, a teleconferência se resumiu a discutir sobre a viagem de funcionários à área infectada pelo vírus.
 
O comitê ainda afirma que segue às instruções do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês), que não veta a viagem ao Brasil.
 
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 10:55

No Barradão, Vitória encerra preparação para enfrentar o Conquista

por Ulisses Gama

 No Barradão, Vitória encerra preparação para enfrentar o Conquista
Foto: Francisco Galvão / EC Vitória
Na manhã desta terça-feira (9), o Vitória encerrou a preparação para enfrentar o Vitória da Conquista com um treino no Barradão. Sob o comando do técnico Vagner Mancini, os jogadores rubro-negros realizaram um treino de dois toques.
 
Durante a atividade, foi confirmada a presença de Alípio entre os titulares no lugar de Arthur Maia, que sentiu uma lesão no joelho na partida contra a Jacuipense. Com isso, o time que deve enfrentar o alviverde do interior é o seguinte: Fernando Miguel, Maicon Silva, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Amaral, Willian Farias, Tiago Real e Alípio; Vander e Marinho.
 
Robert, que fez uma cirurgia no joelho no final do ano passado, realizou o seu primeiro treinamento e marcou um gol. 
 
O Vitória segue viagem para Ilhéus ainda nesta quarta, às 12h.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 10:30

Bahia segue preparação para jogo contra o Flamengo de Guanambi

por Ulisses Gama

   Bahia segue preparação para jogo contra o Flamengo de Guanambi
Foto: Divulgação / EC Bahia
Mesmo no período da folia momesca, o trabalho não cessa no Fazendão. Na manhã desta terça-feira (9), o técnico Doriva comandou o segundo treino tático da semana pensando no confronto diante do Flamengo de Guanambi, nesta quinta-feira (11), na Arena Fonte Nova.
 
Na atividade, o técnico testou a provável escalação e orientou o grupo a todo o momento, com foco principal no posicionamento dos seus comandados. Durante o treinamento, o atacante Mário se queixou de dores no joelho esquerdo e será avaliado pelo departamento médico do clube. 
 
O atacante Luisinho foi o único a não participar da atividade. O jogador foi liberado pelo departamento de futebol para acompanhar o sepultamento do seu pai em Curitiba.
 
A preparação para o confronto se encerra na manhã desta quarta-feira (10), às 8h30, novamente no Fazendão.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 10:00

Cavaliers vence Kings com 1º 'triple-double' de LeBron na temporada

por Estadão Conteúdo

Cavaliers vence Kings com 1º 'triple-double' de LeBron na temporada
Foto: Reprodução / Twitter / NBA
Durante esta temporada, LeBron James havia flertado com o 40º "triple-double" (dois dígitos em três fundamentos) da carreira várias vezes. Na noite de segunda-feira (8), ele conseguiu alcançá-lo em apenas três períodos. O astro anotou 21 pontos, distribuiu dez assistências e capturou dez rebotes, sendo decisivo para a vitória do Cleveland Cavaliers por 120 a 100 sobre o Sacramento Kings, em casa.

LeBron conquistou seu último rebote no final do terceiro quarto, alcançando a façanha e sendo ovacionado pelo público. E com a boa vantagem do Cavaliers no placar, se deu ao luxo de descansar durante o último período.

Mas não foi apenas LeBron que brilhou no triunfo do Cavaliers, tanto que Kyrie Irving registrou a sua maior produção ofensiva nesta temporada com 32 pontos, tendo acertado 13 de 21 arremessos de quadra, além de ter dado 12 assistências. Já J.R. Smith acertou seis arremessos de três e terminou o duelo com 22 pontos.

Também pelos líderes da Conferência Leste, o brasileiro Anderson Varejão anotou três pontos e conquistou dois rebotes nos oito minutos em que permaneceu em quadra. O Kings perdeu oito dos últimos nove jogos e está em décimo lugar no Oeste. Rudy Gay e Omri Caspi lideraram a produção ofensiva do time na noite de segunda com 16 pontos cada.

O Indiana Pacers contou com sete pontos de Paul George nos últimos 71 segundos do duelo para superar o Los Angeles Lakers, em casa, por 89 a 87. O segundo triunfo consecutivo do sexto colocado do Leste foi assegurado com dois tiros livres convertidos por Monta Ellis.

George encerrou o duelo com 21 pontos, enquanto Myles Turner acumulou 14 pontos e 13 rebotes numa noite em que o Pacers desperdiçou uma vantagem de 17 pontos no segundo tempo, antes de garantir o triunfo.

Kobe Bryant marcou 19 pontos na sua última apresentação em Indianápolis, incluindo três cestas de três seguidas para colocar o Lakers em vantagem de 82 a 79. Nos últimos 20 segundos, porém, errou duas tentativas de três e deixou a quadra ovacionado pelos torcedores. Esta foi a 12ª derrota do Lakers, o pior time do Oeste, nos últimos 15 jogos.

Com um show de Kevin Durant no segundo tempo, quando o astro anotou 25 dos seus 32 pontos na partida, o Oklahoma City Thunder superou o Phoenix Suns por 122 a 106, fora de casa, impondo a oitava derrota consecutiva ao time do Arizona. O Suns perdeu 23 dos últimos 25 duelos e está em antepenúltimo lugar no Oeste, enquanto o Thunder é o terceiro colocado, mas deu bastante trabalho, chegando a abrir uma vantagem de seis pontos durante o terceiro período.

Porém, Durant fez a diferença, auxiliado por Russel Westbrook, que marcou 29 pontos pelo time de Oklahoma na noite de segunda. Markieff Morris anotou 23 pontos, pelo Suns, três a mais do que Archie Goodwin.

Já o Toronto Raptors assegurou a 14ª vitória nos últimos 15 confrontos ao bater o Detroit por 103 a 89, com um início agressivo no último quarto, em que o time anotou 11 dos primeiros 13 pontos do período. Kyle Lowry marcou 15 pontos e Terrence Ross fez 18 para os vice-líderes do Leste. Andre Drummond somou 13 rebotes e 12 pontos pelo Pistons, o oitavo colocado da mesma conferência.

Confira os resultados da rodada de segunda-feira da NBA:
Charlotte Hornets 108 x 91 Chicago Bulls
Cleveland Cavaliers 120 x 100 Sacramento Kings
Indiana Pacers 89 x 87 Los Angeles Lakers
Philadelphia 76ers 92 x 98 Los Angeles Clippers
Brooklyn Nets 105 x 104 Denver Nuggets
Detroit Pistons 89 x 103 Toronto Raptors
Atlanta Hawks 110 x 117 Orlando Magic
Memphis Grizzlies 106 x 112 Portland Trail Blazers
Minnesota Timberwolves 102 x 116 New Orleans Pelicans
Phoenix Suns 106 x 122 Oklahoma City Thunder

Confira os jogos da rodada de terça-feira (9) da NBA:
Miami Heat x San Antonio Spurs
New York Knicks x Washington Wizards
Milwaukee Bucks x Boston Celtics
Dallas Mavericks x Utah Jazz
Golden State Warriors x Houston Rockets
 Com medo do Zika, Quênia admite possibilidade de tirar atletas do Rio-2016
Foto: Divulgação
Depois dos Estados Unidos, mais um país pode tirar os seus atletas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em virtude do vírus Zika. De acordo com o site Sky Sports, o Quênia teme a ação do mosquito Aedes Aegypti.
 
"Obviamente, não vamos arriscar levar quenianos se o vírus Zika alcançar níveis epidêmicos", afirmou o presidente do Comitê Olímpico Queniano, Kipchoge Keino.
 
Nas Olímpiadas de Londres em 2012, o Quênia faturou 11 medalhas (todas no atletismo). Foram dois ouros, quatro pratas e cinco bronzes.
 
Comitês da Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia, preocupados com o vírus, trabalham com orientações aos seus atletas sobre os potenciais riscos.
Terça, 09 de Fevereiro de 2016 - 08:30

Mais magro, Walter se reapresenta no Atlético Paranaense

Mais magro, Walter se reapresenta no Atlético Paranaense
Foto: Divulgação
Um novo Walter foi se reapresentou ao Atlético Paranaense nesta segunda-feira (8). Depois de estar acertado com o Sport e mudar de ideia, o folclórico atacante, com dez quilos a menos, comemorou a permanência no rubro-negro.
 
"Tinha a consciência que continuaria aqui. Sabia que estava difícil. Mas, quando o Petraglia me ligou e falou que estava tudo certo, que só dependia de mim, falei para ele comprar minha passagem", afirmou o atleta. 
 
Já regularizado para atuar, o atacante continuará em trabalho de emagrecimento e reforço muscular. De acordo com a comissão técnica do Furacão, o atleta já cumpriu 80% do objetivo.
 
"Não tem pressão. Posso fazer meu trabalho com calma e, no momento certo, o Atlético Paranaense irá me colocar para jogar", indicou.
 
Com a camisa do Atlético Paranaense, Walter marcou 16 gols no ano passado.
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 17:00

Medalhista em Paris, Sarah Menezes sobe para 3º lugar no ranking do judô

por Estadão Conteúdo

Medalhista em Paris, Sarah Menezes sobe para 3º lugar no ranking do judô
Foto: Divulgação
A atualização desta segunda-feira (8) do ranking mundial do judô, realizada após a disputa do Grand Slam de Paris, apresenta cinco lutadores brasileiros entre os dez melhores das suas respectivas categorias, com destaque para Sarah Menezes, agora a terceira colocada entre as judocas com até 48kg.

Com um bom início de temporada, que incluiu a conquista da medalha de ouro em Havana, Sarah foi medalhista de bronze no último fim de semana em Paris e subiu cinco posições, atingindo o terceiro lugar da lista, com 17.022 pontos. A posição de Sarah é a mesma de Erika Miranda entre as meio-leves (até 52kg), mesmo que ela ainda não tenha competido em 2016.

Campeã no Grand Slam de Paris no último domingo, Mayra Aguiar subiu três posições e agora ocupa a sexta posição no meio-pesado. Medalhista nos dois eventos em participou neste ano, incluindo o bronze no Grand Slam de Paris, Rafaela Silva subiu quatro posições e agora está na décima colocação no peso leve (até 57kg).

Medalhista de bronze em Paris, Victor Penalber é o único brasileiro entre os dez melhores do mundo, em quarto lugar entre judocas com até 81kg. Já David Moura subiu para o 11º lugar após ser bronze em Paris - antes, foi campeão em Sofia - no peso pesado.

OUTRAS CATEGORIAS - Mariana Silva, em 19º lugar, é a melhor brasileira na categoria até 63kg. A posição é a mesma de Maria Portela entre as judocas com até 70kg. No peso pesado (mais de 78kg), Rochelle Nunes, na 16ª posição, é a mais bem colocada do País.

Eric Takabatake é o 12º na categoria até 60kg, logo à frente de Felipe Kitadai. Já Luciano Correa é o 18º no meio-pesado (até 100kg). Alex Pombo é o 23º entre lutadores de até 73kg, enquanto Charles Chibana está em 24º entre os judocas até 66kg, mesma colocação de Tiago Camilo na categoria até 90kg.
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 15:30

Cristiano comemora 'subida' ao time profissional: 'Sonho realizado'

por Ulisses Gama

  Cristiano comemora 'subida' ao time profissional: 'Sonho realizado'
Foto: Divulgação / EC Bahia
Depois de uma ótima Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante Cristiano está há uma semana integrado ao time profissional do Bahia. O jogador, de apenas 17 anos, mostrou muita felicidade com a oportunidade que ganhou na última sexta-feira (5), quando participou do jogo-treino contra o Jacuipense, no Fazendão.
 
"Fiz uma bela Copa São Paulo e tive a oportunidadede vir ao profissional. Estou vivendo o dia a dia e me adaptando aos novos companheiros profissionais. É um sonho realizado. Vou trabalhando, sempre querendo mais para que eu jogue mais vezes e possa atuar em muitos campeonatos pelo Bahia no profissional", afirmou, em entrevista à TV Bahêa.
 
Durante a disputa da Copinha, Cristiano, tratado como uma joia no Fazendão, foi responsável por dois gols. 
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 14:30

Candidato a titular, Alípio comemora 'bom começo' no Vitória

por Ulisses Gama

 Candidato a titular, Alípio comemora 'bom começo' no Vitória
Foto: Francisco Galvão / EC Vitória
Com Arthur Maia realizando tratamento de uma lesão no joelho, o meia Alípio ganhou a vaga de titular nos treinamentos do técnico Vagner Mancini. Apesar disso, o jogador não se garante na posição, mas vibra com o bom começo com a camisa do Leão.
 
"A confirmação que eu vou jogar é só no vestiário, mas graças a Deus estou tendo um bom começo no Vitória. Meu trabalho diário é para que esses gols possam sair com certa frequência e eu possa trazer alegrias e conquistas. A gente trabalha com otimismo e com confiança de que as coisas vão acontecer", afirmou o jogador, que já marcou um gol pelo rubro-negro no Campeonato Baiano.
 
O treino do Vitória nesta segunda-feira (8) foi marcado pelo treinamento intensivo nas bolas aéreas. O fundamento pode ser uma arma para a equipe de Vagner Mancini, que, diante do Vitória da Conquista, vai atuar em um gramado de condições ruins. O jogador do Leão vê importância neste trabalho.
 
"A condição do gramado influencia, mas, independente do gramado, a bola parada tem sido importante no futebol atual. É sempre bom estar preparado para qualquer circunstância", analisou.
 
O rubro-negro finaliza a preparação para enfrentar o time do interior nesta terça-feira (9).
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 14:00

Rio-2016 minimiza chance de americanos ficarem fora dos Jogos por temor ao zika

por Fernanda Nunes / Estadão Conteúdo

Rio-2016 minimiza chance de americanos ficarem fora dos Jogos por temor ao zika
Mário Andrada minimizou o risco do zika | Foto: Divulgação
A informação de que o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC)  teria liberado atletas para que escolham por conta própria se querem viajar ao Rio de Janeiro para a Olimpíada não preocupa o Comitê Rio-2016, organizador dos Jogos (leia mais aqui).

Os americanos temem a contaminação dos atletas pelo vírus zika, por isso foi comunicado às federações e comitês esportivos do país que a vinda ao Rio é uma escolha de cada atleta, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

No Brasil, a informação foi recebida com tranquilidade. A avaliação é que o evento acontecerá no mês de agosto, durante o inverno, período de pouca proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

"Com todo esforço sendo feito no Brasil, tenho certeza que o zika não vai ser um problema. A delegação dos Estados Unidos vai ser completa, porque ninguém vai deixar de vir às Olimpíadas por causa de uma doença que acontece no verão. Ainda estamos em fevereiro, no carnaval. Tem muita coisa para acontecer ainda. Os Estados Unidos vão liberar os atletas", disse o diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mário Andrada.

A Prefeitura do Rio não se posicionou sobre o assunto, disse apenas que todas as informações e posicionamentos são de responsabilidade do Comitê Rio 2016, organizador dos jogos.
 Igor Kannário ganha camisa do Bahia: 'Estamos juntos nesse Carnaval'
Foto: Reprodução / Instagram
Bell Marques, Tais Reys, Tuca Fernandes, Claudia Leitte, Wesley Safadão, Luiz Caldas, Xand do Aviões, Tomate e agora Igor Kannario. Conhecido como "Príncipe do Gueto", o cantor foi mais um a ganhar uma camisa do Esporte Clube Bahia na campanha "Meu abadá é tricolor" do Carnaval deste ano. 
 
Através do seu Instagram nesse domingo (7), o artista publicou uma foto com a camisa tricolor. "Meu abadá é tricolor!!! @ecbahia juntos neste carnaval!", escreveu.
 
Confira: 

 
 

Meu abadá é tricolor!!! @ecbahia juntos neste carnaval! #carnavalnapaz #vemcurtirarua #musicadocarnaval2016 #depoisdenosénosdenovo

Uma foto publicada por #Depoisdenosénosdenovo (@kannario30) em

  Desempregado, goleiro Aranha revela: 'Preconceito continua de maneira mascarada'
Foto: Divulgação
Sem clube desde que saiu do Palmeiras no fim de 2015, o goleiro Aranha, vítima de injúria racial por parte de torcedores do Grêmio em 2014, ainda é perseguido pelo preconceito. Em entrevista ao blog do jornalista Jorge Nicola, o atleta afirmou que o racismo acontece de maneira disfarçada.
 
"O preconceito continua, mas de maneira mascarada. Só mudaram os termos. Os caras acham que vão me afetar. Agora, em vez de “macaco”, me chamam de “Branca de Neve”. Alguma autoridade acha que é comum um torcedor chamar um jogador de Branca de Neve? Claro que isso não é xingamento de futebol", disse.
 
Com 35 anos, Aranha só atuou em uma partida com a camisa palmeirense no ano passado. Em busca de um novo emprego, ele garante que o preconceito é uma barreira.
 
"O preconceito atrapalha. Ele existe no futebol e acho que vai continuar existindo para sempre", decretou.
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 12:00

Com tático e coletivo, Vitória segue preparação para enfrentar Conquista

por Ulisses Gama

  Com tático e coletivo, Vitória segue preparação para enfrentar Conquista
Foto: Francisco Galvão / EC Vitória
De olho no duelo contra o Vitória da Conquista, o elenco do Vitória voltou a treinar na manhã desta segunda-feira (8), no Barradão. Comandada por Vagner Mancini, a equipe realizou, primeiramente, um treinamento tático, para ajustar o ataque e a defesa. Logo depois, o técnico comandou um coletivo.
 
O time titular atuou com a seguinte escalação: Fernando Miguel; Maicon Silva, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Amaral e Willian Farias; Marinho, Tiago Real, Alípio e Vander. Com gol de Vander, os titulares venceram por 1 a 0.Após o coletivo, o treinamento foi focado nas bolas paradas. Faltas e escanteios foram fortemente trabalhados pelo treinador do Leão.
 
O meia Arthur Maia, que sentiu uma lesão no joelho diante do Jacuipense, realizou tratamendo no departamento médico do clube e trabalhou a parte física na academia.
 
O rubro-negro finaliza as atividades com um treino na manhã desta terça-feira (9).
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 11:30

Bahia se reapresenta com treino físico no Fazendão

por Ulisses Gama

 Bahia se reapresenta com treino físico no Fazendão
Foto: Divulgação / EC Bahia
Depois da folga no domingo (7) de Carnaval, o Bahia, pensando no confronto diante do Flamengo de Guanambi, voltou a trabalhar na manhã desta segunda-feira (8), no Fazendão. Na academia do clube, os atletas realizaram um treino físico sob a supervisão dos preparadores Reverson Pimentel, Luiz Andrade e Vitor Gonçalves.
 
O elenco do Esquadrão ainda terá mais um trabalho no dia. Pela tarde, a partir das 15h30, os jogadores vão treinar no campo do centro de treinamento, com a orientação do técnico Doriva e dos seus auxiliares Eduardo Souza e Anselmo Sbragia.
 
Bahia e Flamengo de Guanambi se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h30, na Arena Fonte Nova. O confronto é válido pela segunda rodada do Campeonato Baiano.
  Popó desabafa sobre caso de assalto no Carnaval: 'Campeão tem sempre um fôlego'
Foto: Reprodução / Instagram
O pugilista Acelino Popó Freitas, que conseguiu recuperar uma jóia após ser roubado durante o Carnaval de Salvador na última sexta-feira (5), utilizou o seu Instagram no domingo (7) para desabafar sobre o caso. O criminoso acabou sendo preso em flagrante por policiais que estávam próximo ao local.
 
"Achou que iria passar barroto. Tentou assaltar a pessoa errada. Campeão que é campeão tem sempre um último fôlego", escreveu Popó, que, na ocasião, correu atrás do rapaz que o roubou.
 
Popó, que segue atividade na carreira, teve a sua última luta no dia 15 de agosto de 2015, quando nocauteou o argentino Mateo Veron, em Santos.
 
Veja a publicação:

 
 Maratona Aquática: Poliana Okimoto ganha prata em etapa da Copa do Mundo
Foto: Divulgação
Em preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiros, a brasileira Poliana Okimoto faturou a medalha de prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, realizada na Argentina, neste domingo (7).
 
Poliana, que teve um tempo de 2h06m20s ficou atrás apenas da italiana Rachelle Bruni, com 2h06m11s. Em terceiro lugar, a colombiana Samantha Arévalo, com 2h26m12s completou o pódio.
 
Vale ressaltar que Poliana Okimoto já garantiu a sua classificação para os Jogos. Assim como ela, os baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha também já estão garantidos. Entretanto, os dois atletas optaram por não disputar a etapa, pois realizam um treinamento em altitude, na cidade de La Loma, no México. 
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 10:00

Bellucci volta ao Top 30 do ranking após ser vice em Quito

por Estadão Conteúdo

Bellucci volta ao Top 30 do ranking após ser vice em Quito
Foto: Divulgação
O vice-campeonato do Torneio de Quito recolocou o brasileiro Thomaz Bellucci na seleta lista dos 30 melhores tenistas do mundo. A atualização desta segunda-feira (8) do ranking da ATP apresenta o melhor tenista do País em 30º lugar, com 1.200 pontos, ascendendo cinco posições.

Bellucci teve boa participação no ATP 250 equatoriano, só parando na decisão do último domingo, quando perdeu para o dominicano Victor Estrella Burgos. Nesta semana, porém, o brasileiro optou por ficar fora do circuito, descansando nos dias que antecedem a disputa do Rio Open, marcado para começar em 15 de fevereiro, e do Brasil Open, na semana seguinte, em São Paulo.

Além de Bellucci, outros dois brasileiros estiveram em ação no Equador na última semana: Rogério Dutra Silva e João Souza. Dutra Silva caiu logo na sua estreia, mas ainda assim ascendeu duas posições no ranking, atingindo o 113º lugar. Já Feijão "furou" o qualifying e parou na segunda rodada. A campanha o levou a se tornar o número 143 do mundo, 11 postos acima do ranking anterior.

Sem os principais tenistas em quadra na semana seguinte ao Aberto da Austrália, em que foram realizados três torneios de nível ATP 250, a lista não apresentou alterações nas 16 primeiras posições. Assim, o ranking continua sendo liderado com folga pelo sérvio Novak Djokovic, com 16.790 pontos.

E o Top 10 é completado em ordem pelo britânico Andy Murray, pelos suíços Roger Federer e Stan Waawrinka, pelos espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, pelo japonês Kei Nishikori, pelo checo Tomas Berdych, e pelos franceses Jo-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet, que no último domingo foi campeão do Torneio de Montpellier.

O espanhol Roberto Bautista Agut ganhou uma posição e se tornou o número 17 do mundo após faturar o título do Torneio de Sofia, na Bulgária. Já Estrella Burgos, algoz de Bellucci e campeão em Quito, ascendeu duas colocações e assumiu o 56º lugar do ranking.

DUPLAS - O ranking de duplistas continua sendo liderado pelo brasileiro Marcelo Melo, com 8.360 pontos, enquanto Bruno Soares é o décimo colocado. Já na lista de duplas da temporada, a primeira colocação continua sendo de Soares e do britânico Jamie Murray, campeões do Aberto da Austrália. Bellucci e o também brasileiro Marcelo Demoliner acenderam 19 posições com o vice-campeonato em Quito e agora estão em 18º lugar.

Confira a classificação atualizada do ranking da ATP:

1) Novak Djokovic (SER), 16.790 pontos
2) Andy Murray (GBR), 8.945
3) Roger Federer (SUI), 8.795
4) Stan Wawrinka (SUI), 6.325
5) Rafael Nadal (ESP), 4.880
6) David Ferrer (ESP), 4.325
7) Kei Nishikori (JAP), 4.235
8) Tomas Berdych (RCH), 4.200
9) Jo-Wilfried Tsonga (FRA), 2.905
10) Richard Gasquet (FRA), 2.760
11) Milos Raonic (CAN), 2.630
12) John Isner (EUA), 2.585
13) Marin Cilic (CRO), 2.495
14) Kevin Anderson (RSA), 2.305
15) Gilles Simon (FRA), 2.235
16) David Goffin (BEL), 1.970
17) Roberto Bautista Agut (ESP), 1.935
18) Gael Monfils (FRA), 1.800
19) Dominic Thiem (AUT), 1.725
20) Bernard Tomic (AUS), 1.720
30) Thomaz Bellucci (BRA), 1.200
113) Rogério Dutra Silva (BRA), 505
143) João Souza (BRA), 418
155) André Ghem (BRA), 385
171) Guilherme Clezar (BRA), 317
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 09:30

Promessa do Galícia, Wellissol deve renovar com o Internacional

por Ulisses Gama

Promessa do Galícia, Wellissol deve renovar com o Internacional
Wellissol atuou no Gauchão sub-17. Foto: Reprodução/ Facebook
Destaque do Galícia na Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa do Galícia em 2015, o meia-atacante Wellissol, que foi emprestado ao Internacional logo após a competição, deve renovar o seu vínculo contratual com a equipe gaúcha. Segundo o empresário do atleta, Jorge Baidek, já existem negociações com a diretoria granadeira.
 
"Temos negociações com a diretoria do Galícia para renovar o vínculo do jogador com o Internacional por mais um ano. É um jogador de potencial, que mostrou valor e que pode evoluir ainda mais. Esperamos que nos próximos dias essa negociação seja resolvida", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Com apenas 17 anos de idade, o atleta, conhecido também como Pelezinho, tem vínculo contratual com o azulino do Parque Santiago até junho de 2018.
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 09:00

Defesa brilha e assegura terceiro título do Denver Broncos no Super Bowl

por Estadão Conteúdo

Defesa brilha e assegura terceiro título do Denver Broncos no Super Bowl
Foto: Reprodução / Twitter / Broncos
O Denver Broncos conquistou na madrugada desta segunda-feira (8) (no horário de Brasília) o título do Super Bowl 50, a grande final da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, ao atropelar o Carolina Panthers por 24 a 10, no Levi's Stadium, em Santa Clara, na Califórnia.

É o terceiro Super Bowl vencido pelo time do Colorado, campeão da NFL em 1997 e 1998, em oito decisões. O título também consagra definitivamente o quarterback Peyton Manning, de 39 anos, que teve uma atuação irregular na decisão, mas obteve sua segunda conquista na história do futebol americano. Manning, inclusive, pode estar encerrando a carreira.

Já Cam Newton parece ter sentido a responsabilidade. Nervoso e implacavelmente marcado, errou muito, embora também tenha demonstrado o conhecido talento em vários lances. A defesa do Denver, ponto alto da equipe em toda a competição, foi fundamental para a conquista do título.

O Broncos dominou até com certa facilidade o início da partida. Abriu 3 a 0 quando Brandon McManus converteu um field goal de 34 jardas. Mas o melhor para a equipe de Denver estava por vir: um touchdown defensivo, que aconteceu num lance em que Cam Newton soltou a bola e foi interceptado por Von Miller, com Malik Jackson caindo na "end zone". Na sequência, o Denver fez 10 a 0.

Newton deve ter tido pesadelos com Von Miller, que não lhe deu trégua durante todo o primeiro tempo. Mas o Panthers não se abateu com a desvantagem e pareceu acordar no segundo quarto. Quando Jonathan Stewart voou por cima da linha defensiva dos Broncos e aterrissou na "end zone" - na conclusão da então primeira boa jogada de Cam Newton -, o time da Carolina do Norte entrou no jogo. O placar ficou 13 a 7, mas alguma precipitação e o não aproveitamento de erros cometidos pelo Broncos - Peyton Manning, por exemplo, sofreu interceptação num lance aparentemente fácil - impediu o Panthers de encostar ainda mais no placar.

O primeiro tempo foi marcado pelo bom desempenho das defesas. Tanto o ataque do Denver quanto o do Carolina não conseguiam praticamente nada. As duas equipes mostraram porque têm as melhores defesas da NFL. Logo no início do terceiro quarto, o Panthers teve boa chance de encostar, num field goal de 44 jardas. No entanto, Graham Gano acertou a trave esquerda do Y e o ataque do time da Carolina do Norte novamente não pontuou. Pouco depois, Brandon McManus foi eficiente num chute de 30 jardas e o Denver aumentou sua vantagem para 16 a 7, que seria o placar final do quarto.

O Panthers conseguiu reduzir a diferença para seis pontos quando Gano encaixou um chute de 39 jardas. Naquela altura, faltavam 10min21 para o fim do jogo. Mas a pouco mais de 4 minutos para o término, aconteceu a jogada que decidiu o Super Bowl 50. Von Miller novamente desarmou Cam Newton. Para piorar, depois do "fumble" T.J. Ward ficou com a bola, na linha de quatro jardas.

A "pá de cal" veio a 3min08 do fim, quando CJ Anderson fez um touchdown. Em seguida, Denver converteu mais dois pontos, abriu 24 a 10. A festa estava começando para o Broncos.

O Panthers até tentou ao menos diminuir o placar. Mas novamente entrou em ação a defesa dos Broncos, que coroou a conquista com atuação irrepreensível em todo a partida.
Comitê afirma que atletas americanos podem considerar não ir às Olimpíadas
Imagem: Divulgação
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) informou que os atletas do país podem não disputar os Jogos Olímpicos do Rio em virtude do vírus zika que contamina o Brasil, de acordo com a agência Reuters nesta segunda-feira (8).
 
Ainda de acordo com a agência, atletas, funcionários e dirigentes de federações do país discutiram a questão com o Comitê em janeiro, e o presidente do conselho, Donald Anthony, liberou os atletas caso não se sentissem confortáveis.
 
Segundo a USOC, o vírus pode ser uma ameaça aos atletas e que o seu estafe teria uma decisão difícil a enfrentar em relação a participação.
 
Diretor da Federação Equestre dos Estados Unidos, Will Connell afirmou à Reuters que a USOC está deixando a decisão com os atletas. “Eles disseram que o atleta que estiver preocupado não deve se sentir obrigado a ir”, disse.
 
Nas duas últimas Olimpíadas (Pequim-2008 e Londres-2012) os Estados Unidos somaram o total de 214 medalhas.
Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 - 22:12

Ronaldinho Gaúcho comparece mais uma vez ao Camarote Skol e causa histeria

por Glauber Guerra

Ronaldinho Gaúcho comparece mais uma vez ao Camarote Skol e causa histeria
Foto: Ramsés Moura/Ag Haack / Bahia Notícias
Pelo segundo dia consecutivo, Ronaldinho Gaúcho marcou presença no Camarote Skol. Sob a escolta de um batalhão de seguranças, o atleta causou bastante histeria. Algumas torcedoras tentaram se aproximar, mas sem sucesso. Sem querer papo com a imprensa, R10 apenas afirmou: "Salvador é bom demais", falou em entrevista ao Bahia Notícias. Diferente do último sábado (6), quando estava acompanhado de uma loira misteriosa, R10 segue na folia momesca acompanhado de alguns amigos.
Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 - 16:30

Holanda confirma zebra e elimina Rússia na Fed Cup

por Estadão Conteúdo

Holanda confirma zebra e elimina Rússia na Fed Cup
Foto: Andrei Golovanov / Sergei Kivrin
Finalista da última edição da Fed Cup, a Rússia foi surpreendentemente eliminada logo na primeira rodada. Neste domingo, a Holanda assegurou a sua classificação às semifinais ao abrir 3 a 0 na série com a vitória de Kiki Bertens, apenas a 106ª colocada no ranking da WTA, por 6/1 e 6/4, sobre Svetlana Kuznetsova, a número 17 do mundo.

Kuznetsova entrou em quadra para enfrentar Bertens desgastada pela derrota para Richel Hogenkamp no sábado, numa partida que teve quatro horas de duração, sendo o jogo mais longo da história da Fed Cup. Já Bertens havia superado Ekaterina Makarova no jogo que abriu a série.

Maria Sharapova, a melhor tenista russa, estava programada para jogar somente a partida de duplas por causa de uma lesão. Mas com a série já definida, ela foi substituída por Makarova, que jogou ao lado de Darya Kasatkina e bateu rapidamente as holandesas Cindy Burger e Arantxa Rus por 6/0 e 6/2, assegurando o único ponto da Rússia na série. O segundo jogo de simples deste domingo foi cancelado.

Sharapova se juntou ao time da Rússia na Fed Cup para estar elegível aos Jogos do Rio. E, após a série, Kuznetsova disse acreditar que a Rússia sacrificou a Fed Cup para que as tenistas possam jogar a Olimpíada. "Tudo se resume aos Jogos Olímpicos e essas regras estúpidas", afirmou.

A Holanda, sem uma jogadora no Top 100 da WTA, era considerada zebra na série contra uma equipe russa cuja jogadora de pior ranking era Kasaktina, de 18 anos, que está em 61º lugar na lista. Nas semifinais, marcadas para 16 e 17 de abril, as holandesas vão encarar a vencedora do confronto entre França e Itália.

Histórico de Conteúdo