Bahia

E. C. Bahia


Uelliton sobre renovação: 'Quero ficar no Bahia até o fim do ano'

O contrato do volante Uelliton com o Bahia termina no final do mês de maio. Mas, uma cláusula dá ao tricolor baiano a preferência para negociara a renovação contratual, que já sendo negociada desde a última semana, logo depois da decisão estadual.

Veja mais

Veja mais

Entrevistas

Presidente da FBF quer dupla Ba-Vi de volta na 1ª fase do Baiano e não descarta 4ª reeleição

Na última sexta-feira (11), o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, esteve na redação do Bahia Notícias, onde concedeu uma longa entrevista para debater diversos assuntos ligados ao futebol estadual e nacional. Rodrigues antecipou que deve propor uma nova fórmula para o campeonato baiano em 2015, com o retorno da participação de Bahia e Vitória desde a primeira fase da disputa. “Os clubes entendem que sem a dupla Ba-Vi fica uma competição sem brilho, sem atrativo para seu torcedor”, diz o dirigente sobre as reclamações das outras equipes da elite estadual pela ausência das duas maiores forças locais no início do Baianão. O mandatário da FBF também considerou justas as demandas do movimento Bom Senso F.C. por mudanças no calendário futebolístico, mas criticou a “falta de diálogo com as federações”, dando como exemplo a Bahia. “Não há interlocutor local”. O presidente ainda alertou os clubes menores para se desprenderem da ‘dependência de Bahia e Vitória’ e promete maior rigor na cobrança por melhores gramados nos estádios em 2015. “Não depende só da federação o avanço do futebol baiano”, disparou. No comando da FBF desde 2001, Ednaldo não descartou tentar a reeleição em abril de 2015, quando termina o seu atual terceiro mandato. “A maioria dos associados do colégio eleitoral que vota para presidente da federação respalda e confia na diretoria e pede que nós possamos continuar fazendo o nosso trabalho. Mas é muito cedo para se discutir isso”. Leia abaixo a íntegra da entrevista:

Veja mais

Curtas do Esporte

Curtas do Esporte

O quase-ex-boleiro Arlindo de Almeida volta com polêmicas no Curtas de Esporte. Por que certos setoristas do Vitória têm passe livre e outros não têm? E por que nenhum deles tem direito a lanche durante os treinos da manhã? E mais: no Bahia, tem mutirão de processos trabalhistas! Confira nas Curtas e Venenosas do Esporte!

Veja mais

Taça da Copa do Mundo fica dois dias exposta em Salvador
Foto: Divulgação / FIFA
A Taça da Copa do Mundo da FIFA vai passar dois dias exposta em Salvador: 30 de abril e 01 de maio. O troféu vai ficar exposto no Salvador Shopping, e visita a capital baiana pela primeira vez, e vai também passar por todas as outras doze cidades-sede.
 
“Este é o objeto mais cobiçado do futebol, o desejo de todas as 32 seleções que jogarão a Copa do Mundo da FIFA, sobretudo para nós brasileiros que desejamos celebrar a conquista do nosso sexto título, nos tornando a única seleção do mundo a ser hexacampeã e a chegada da taça ao país certamente motivará o povo brasileiro, que entrará no clima do Mundial”, afirmou o secretário da Secopa, Ney Campello.
 
Apesar da entrada para ver a taça ser gratuita, é necessário apresentar uma nota fiscal que prove o consumo de um produto da empresa Coca-Cola para adquirir o ingresso.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 18:38

Com Caio, Ney Franco relaciona 22 jogadores contra o J. Malucelli

por Glauber Guerra

Com Caio, Ney Franco relaciona 22 jogadores contra o J. Malucelli
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Ney Franco convocou 22 jogadores para o duelo entre Vitória e J.Malucelli, que será disputado nesta quinta-feira (23), às 19h30, em Pituaçu, pela Copa do Brasil.
 
A primeira novidade é a convocação do atacante Caio, recém-contratado pelo Rubro-Negro e que poderá fazer sua estreia. A outra é o retorno de Hugo, de volta ao time após cumprir suspensão de dois jogos importa pelo  Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), quando ainda atuava no Goiás, por conta da expulsão na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.
 
Se empatar em 0 a 0, o Vitória se classifica para a próxima fase do torneio nacional, já que o primeiro jogo foi 1 a 1. Caso o placar se repita, o duelo será decidido nas penalidades. Empate com dois ou mais gols, dará a vaga para o J. Malucelli.
 
Confira os relacionados:
 
Goleiros: Wilson e Gustavo
Laterais: Juan, Danilo Tarracha, Euller, Ayrton e Nino Paraíba
Zagueiros: Luiz Gustavo, Dão e Matheus Salustiano
Volantes: Cáceres, José Welison, Lucas Zen e Marcelo
Meias: Hugo e Mauri
Atacantes: Marquinhos, Adaílton, Souza, William Henrique, Caio e Dinei.

Comentar

   
Real Madrid derrota o Bayern de Munique em casa e abre vantagem na Liga dos Campeões
Foto: Getty
O Real Madrid se deu melhor no duelo de estilos com o Bayern de Munique no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa e abriu vantagem no confronto. Nesta quarta-feira (23), em partida realizada no Santiago Bernabéu, o time espanhol derrotou os atuais campeões mundiais por 1 a 0, e ficou em boa condição para o segundo duelo.
 
Bayern e Real Madrid voltarão a se enfrentar na próxima semana, na terça-feira, dessa vez na Allianz Arena, onde decidirão uma vaga na decisão da Liga dos Campeões, marcada para Lisboa. E o time espanhol avançará para a final caso não seja derrotado na Alemanha.
 
Assim, está mais próximo de seguir na luta pelo seu décimo título da principal competição entre clubes do futebol europeu e também de diminuir o seu retrospecto negativo em semifinais com o Bayern na Liga dos Campeões - nos cinco confrontos anteriores, avançou apenas uma vez.
 
A derrota desta quarta-feira foi a primeira do técnico Pep Guardiola no Santiago Bernabéu, após longa invencibilidade no estádio quando comandava o grande rival do Real Madrid, o Barcelona. E o treinador se irritou bastante com a postura da sua equipe, pouca incisiva em campo.
 
Mesmo atuando fora de casa, o Bayern começou a partida impondo o seu estilo de jogo. O time alemão trocava passes no campo de ataque e buscava jogadas pela ponta direita, com Robben, enquanto o Real Madrid não conseguia avançar, com Cristiano Ronaldo apagado em campo. E a primeira grande chance de gol do Bayern foi exatamente com holandês, que bateu forte da entrada da área, mas para fora.
 
Em um raro e rápido contra-ataque, porém, o Real Madrid abriu o placar. Aos 19 minutos, Cristiano Ronaldo acionou Fabio Coentrão na lateral esquerda. O português, que deixou o brasileiro Marcelo no banco de reservas, cruzou rasteiro para Benzema, que apenas empurrou a bola para as redes.
 
O gol do Real Madrid pareceu abalar o Bayern, que, mesmo mantendo o controle da posse de bola, passou a dar mais espaços, oferecendo contra-ataques perigosos ao time espanhol, um deles desperdiçado por Cristiano Ronaldo. Já o Bayern, abusava das jogadas aéreas, em geral sem efeito, especialmente pelas intervenções de Pepe nos cruzamentos.
 
Assim, o último lance perigoso do primeiro tempo foi mesmo do Real Madrid, aos 41 minutos, quando Isco cruzou para Di Maria, que chutou forte, mas por cima da meta defendida por Neuer.
 
Na etapa final, o Real Madrid tentou adiantar a marcação, em uma tentativa de minar o controle da posse de bola pelo Bayern. O time alemão, porém, até conseguiu se livrar da armadilha, sem, no entanto, ameaçar a meta defendida por Casillas.
 
Em uma partida tecnicamente ruim, o time não apresentava a sua tradicional organização tática e acabava apelando para os cruzamentos. O Real Madrid se aproveitava disso e ameaçava em contra-ataques. Em um deles, Cristiano Ronaldo arriscou de fora da grande área, mas parou na defesa do seguro Neuer.
 
Com o ataque inoperante, Guardiola promoveu três mudanças no Bayern em um período de menos de dez minutos, com as entradas de Javi Martinez, Gotze e Thomas Müller em uma tentativa de reagir. Já o Real Madrid trocou Cristiano Ronaldo por Bale, ambos longe das condições físicas ideais.
 
O Bayern, então, cresceu em campo e teve chances reais de empatar a partida. Aos 35 minutos, Müller bateu forte após boa jogada de Robben. A bola acabou batendo em Varane, que entrou no segundo tempo no lugar de Pepe, e foi para fora. Depois, aos 39, Casillas fez defesa espetacular em finalização de Götze de dentro da grande área.
 
Com isso, a blitz promovida pelo Bayern acabou sendo barrada pelo Real Madrid, que assegurou a vitória por 1 a 0 e a vantagem nas semifinais da Liga dos Campeões.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 18:02

Provável titular contra o J.Malucelli, William Henrique projeta sequência

por Glauber Guerra

Provável titular contra o J.Malucelli, William Henrique projeta sequência
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O atacante William Henrique, do Vitória, deve ser titular contra o J. Malucelli, nesta quinta-feira, às 19h30, em Pituaçu, pela Copa do Brasil. O atleta, que costuma ser opção no segundo tempo das partidas, espera agarrar a chance.
 
“Tudo tem seu tempo e sua. Tenho que agarrar essa oportunidade que tenho de começar jogando e pegar sequência. (…) Tenho condições sim de ser titular”, declarou.
 
William Henrique ainda explicou como será sua postura em campo.
 
“Vou jogar bem ofensivo e taticamente como Ney Franco quer. Se tiver uma brecha de ir para cima, eu vou para cima”, afirmou.
 
Para se classificar, o Vitória pode empatar até em 0 a 0, já que o jogo de ida terminou em 1 a 1. Caso o placar se repita, a vaga será decidida nos pênaltis. Empate com dois ou mais gols, o J.Malucelli avançará para a próxima fase da Copa do Brasil. 

Comentar

   
Zagueiro da seleção brasileira bate carro de R$ 500 mil na Itália
Foto: CalcioNapoli24
O zagueiro Henrique, do Napoli, e que ainda tem chances de disputar a Copa do Mundo deste ano, sofreu ferimentos leves ao perder o controle do volante e bater o seu Porsche 911 Carrera, que vale cerca de R$ 500 mil, em uma mureta. No momento da batida o airbag foi acionado, mas Henrique sofreu alguns hematomas na região do rosto e ainda um corte na mão.  
 
No twitter, Henrique tranquilizou os seus seguidores, após a notícia começar a circular na imprensa italiana. "Está tudo ok comigo. Só um olho roxo e um pouco dolorido. Aquaplanagem não é brincadeira!!! O acidente foi voltando do treino", escreveu. "Quero agradecer todo o apoio q recebi hoje. Amanhã cedo já tem treino de novo. Vida que segue!", finalizou.

O zagueiro chegou a ser convocado por Luís Felipe Scolari em algumas oportunidades, depois que se destacou com o Palmeiras. Agora, ele corre por fora para preencher a quarta vaga na zaga do Brasil, ao lado de Thiago Silva, David Luiz e Dante.

Comentar

   
 Ney Franco sinaliza time com três atacantes e William Henrique pode começar como titular
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória encerrou na tarde desta quarta-feira (23) a preparação para o duelo contra o J. Malucelli, que será disputado, às 19h30, em Pituaçu, pela Copa do Brasil. 
 
O técnico Ney Franco comandou um treino coletivo no campo 1 da Toca do Leão e sinalizou o time com três atacantes: Marquinhos, William Henrique e Dinei. Pica-Pau, que é usado constantemente como opção no segundo tempo, deve ganhar uma chance entre os 11.
 
Na segunda etapa dos trabalhos, Ney trabalhou jogadas paradas à exaustão. Ele deu prioridade a cobranças de escanteio ofensivas e faltas da intermediária e na lateral.
 
No final, o comandante Rubro-Negro também treinou cobranças de pênaltis, pois se o placar terminar em 1 a 1, o duelo será decidido nas penalidades. 
 
A expectativa é que o time entre em campo com a seguinte formação: Wilson; Ayrton; Luiz Gustavo, Dão e Juan; Cáceres, José Welison e Hugo; Marquinhos, Dinei e William Henrique.

Comentar

   
Vitória lança campanha para que torcedores desfilem novos uniformes
Foto: Divulgação / Vitória
O Vitória lançou uma campanha para engajar os sócio-torcedores do clube: dez deles terão a oportunidade de ser modelo na apresentação dos novos uniformes do Rubro-Negro. Para participar, eles terão que enviar um vídeo, de 30 segundos de duração, demonstrando toda sua paixão pelo time.
 
O prazo para o envio é até o dia 03/05, e então uma equipe irá analisar todos os vídeos enviados. Dez sócios-torcedores serão selecionados e irão desfilar no dia da apresentação dos novos uniformes do Leão, além de ganhar um kit com o material.
 
“Esta é mais uma promoção que nós fazemos exclusiva para os sócios, com a intenção de aproximar cada vez mais o torcedor com o clube. Além de divulgar os novos uniformes para a imprensa, os escolhidos poderão levar para casa os exemplares que vestirem”, comentou o diretor de marketing do clube, Adilson Baptista.

Comentar

   
Barcelona consegue efeito suspensivo e pode negociar com jogadores na janela de transferências
Foto: Getty
A punição dada ao Barcelona, que o impedia de fazer contratações por um ano, foi suspensa pela Fifa nesta quarta-feira (23). O clube era punido por negociar com jogadores estrangeiros menores de 18 anos, o que é considerado ilegal pela Fifa.
 
O presidente da Comissão de Apelação da entidade, Larry Mussenden, aplicou efeito suspensivo na decisão por levar em consideração que não haveria tempo para que o clube recorresse à Corte Arbitral do Esporte. Ele também levou em consideração a complexidade do caso e a proximidade do início da janela de transferências na Europa.
 
Confira a nota da Fifa, na íntegra:
 
O Barcelona interpôs uma apelação no Comitê de Recursos da FIFA contra a decisão do Comitê Disciplinar da FIFA de punir o clube por infrações relacionadas à transferência internacional e ao registro de jogadores menores de 18 anos. O clube solicitou que fosse atribuído um efeito suspensivo à apelação.
 
Em relação a isso, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Larry Mussenden, levou em consideração as punições impostas ao clube, a complexidade do assunto, a data de início do próximo período de registros (1º de julho de 2014) e o fato de que o Comitê de Recursos da FIFA não parece estar em condições de tomar uma decisão suficientemente rápida sobre o assunto principal de modo que uma eventual apelação do clube diante da Corte de Arbitragem do Esporte contra qualquer decisão pudesse ser analisada ainda antes do próximo período de registros.
 
Consequentemente, o presidente do Comitê de Recursos da FIFA considerou que se deve atribuir o efeito suspensivo ao recurso interposto pelo clube.
 
Tendo em vista o que foi mencionado acima, o presidente do Comitê de Recursos da FIFA garante que serão realizados procedimentos de recurso adequados e que, ao mesmo tempo, todos os direitos do clube serão respeitados.

Comentar

   
Thiago Pereira comemora chance de derrotar Michael Phelps em Olimpíada novamente
Foto:Satiro Sodré / SSPress
O nadador brasileiro Thiago Pereira comemorou a volta de seu grande rival, Michael Phelps, às piscinas. Pedra no seu sapato, o americano nadará os 50m e os 100m livres além dos 100m borboleta no Grand Prix de Mesa, no Arizona.
 
"A natação ganha muito com essa volta. Eu pelo menos fiquei bastante satisfeito. Mais uma oportunidade de estar competindo contra ele e, quem sabe, tentar vencê-lo nas Olimpíadas do Brasil", disse o brasileiro, que conseguiu superar Phelps nos 400m medley dos Jogos de Londres, em 2012. 
 
"Ele foi único e esteve presente em todos os momentos da minha carreira até hoje. Tenho certeza de que muito da evolução que eu tive foi por causa dele. Essa evolução do medley no cenário mundial, ele que provocou isso. Ele foi o primeiro atleta que quebrou essa coisa de uma ou duas provas, mostrou que é possível nadar várias", exaltou Thiago Pereira.

Comentar

   
Promessa do Manchester escolhe defender a seleção da Bélgica dentre cinco opções
Foto: AP
A Bélgica conquistou, nesta quarta-feira (23), a sua primeira vitória na Copa do Mundo. Afinal, foram os belgas os escolhidos pelo atacante Adnan Januzaj, do Manchester United, que tinha nada menos do que cinco ofertas de diferentes seleções nacionais para defender. Acabou pesando a escolha por seu país natal.
 
Januzaj, de 19 anos, é filho de um casal albanês que precisou fugir do Kosovo por causa da guerra e foi morar na Bélgica. Assim, ele poderia defender a Albânia, país de origem dos pais, e também a Sérvia, que é quem administra o futebol da região do Kosovo, país que os sérvios não reconhecem.
 
O garoto também poderia escolher a Turquia, uma vez que seus avós têm origem lá, e a própria Inglaterra, onde mora desde 2011 e que faria um esforço para antecipar sua naturalização.
 
A indecisão fez Januzaj nunca defender nenhuma seleção de base, tendo recusado diversas vezes convites dos belgas. Até tomar a decisão desta quarta-feira, já havia dito não inclusive à seleção adulta da Bélgica.
 
"Eu recebi oficialmente a confirmação de que Adnan Januzaj se colocou à disposição da seleção da Bélgica pelo resto da carreira", postou no Twitter o técnico da equipe, Marc Wilmots.
 
Pelas regras da Fifa, porém, Januzaj, ainda que defenda a Bélgica, ainda pode vir a jogar por Kosovo, país pelo qual ele já revelou que prefere jogar. Isso porque, quando Kosovo for reconhecido pela entidade, uma espécie de janela de transferências será aberta para que os atletas com passaporte kosovar mudem de nacionalidade esportiva.

Comentar

   
Técnico do Uruguai diz que Copa não terá zebras e crava Brasil e Espanha como favoritos
Foto: Reprodução / Diário
O técnico Oscar Tabárez, que comanda a seleção do Uruguai, apontou nesta quarta-feira (23) que Espanha e Brasil são os favoritos para ganhar a Copa do Mundo, que começa daqui a menos de dois meses. Segundo ele, a competição terá uma zebra, como foi sua própria seleção há quatro anos.
 
"A Espanha está aí (na liderança do ranking da Fifa) porque foi maravilhoso o que conseguiu em termos de resultado. Se jogou todas as partidas que jogou nos últimos quatro anos e está sempre em primeiro do ranking, porque não faria o mesmo no Mundial?", afirmou Tabárez.
 
O treinador também afirmou que o Brasil chega como forte candidato a desbancar os líderes do ranking. "Se alguém fala de futebol e de uma Copa, a primeira palavra que me vem a cabeça é Brasil. É quem mais ganhou Copas, tem uma grande tradição no futebol. Além disso, joga em casa e não tem nenhum problema de adaptação ao clima, como terão os países europeus".
 
"Sempre existe uma surpresa, uma atuação que não está no cálculo dos entendidos. Mas uma surpresa assim nunca ganhou uma Copa", afirmou Tabárez, que não acreditta que uma zebra possa se tornar campeã mundial.

Comentar

   
Trabalhando na Turquia, Roberto Carlos sonha em treinar a seleção brasileira
Foto: Getty
O ex-lateral Roberto Carlos, que foi campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, atualmente é treinador do Sivasspor, da Turquia. Ainda se adaptando à nova função, ele já visa um objetivo maior: treinar o Brasil.
 
"Quero ter a oportunidade de comandar a Seleção. Não sei se será possível", afirmou Roberto Carlos em entrevista ao jornal Bild. Ele vê o Brasil como o favorito para a Copa do Mundo deste ano. "O Brasil leva vantagem não só por jogar em casa, mas porque o Felipão mudou a maneira de o time atuar. Vimos isso na Copa das Confederações".
 
O ex-lateral ainda disse que o futebol alemão tem muitos atrativos para um treinador. "É uma liga muito atraente. Por que um treinador como Pep Guardiola foi trabalhar lá? Pela cerveja? Claro que não. Quem sabe eu não possa ser o primeiro brasileiro a trabalhar no futebol alemão", disse.

Comentar

   
Gabriel Medina segue em 1º no Circuito Mundial de Surfe apesar de perder etapa
Foto: Divulgação
O australiano Mick Fanning venceu nesta quarta-feira (23) a terceira etapa do ASP World Tour, o Circuito Mundial do Surfe, realizada na praia de Bells Beach, na Austrália, mas a liderança do campeonato segue inalterada e nas mãos do brasileiro Gabriel Medina, mesmo que ele não tenha conseguido chegar nem nas quartas de final.
 
Nesta quarta-feira, Fanning superou o também australiano Taj Burrow na decisão, por 16,83 a 13,46, para assegurar a sua vitória em Bells Beach. O australiano, aliás, havia sido o algoz do melhor brasileiro na etapa de Bells Beach. Nas quartas de final, Burrow bateu Adriano Souza, o Mineirinho, por 15,50 a 13,16.
 
Mineirinho era o atual campeão da etapa de Bells Beach, mas não conseguiu repetir o resultado nesta temporada. "Na primeira onda surfei bem e o Taj também, foram ondas e notas parecidas. Mas, na segunda, acabei seguindo na contra-mão. Mas posso dizer que fiz o meu melhor", comentou.
 
Anteriormente, Mineirinho havia batido Medina em um duelo brasileiro na quinta rodada em Bells Beach por 16,27 a 13,33. Apesar disso, Medina continua na liderança do ranking mundial, agora com 19.200 pontos, 800 a mais do que Parkinson, quadrifinalista em Bells Beach.
 
"Estou bem animado para a etapa do Brasil, que é mais um evento excelente para mim e espero melhorar o segundo lugar do ano passado. Antes, pretendo passar mais uns dias treinando aqui em Bells e gostaria de agradecer o apoio de todos nesta etapa, tanto na praia quanto nas redes sociais. Foi muito importante e espero recompensar todos no Rio", afirmou Mineirinho.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 14:21

Erick quer retribuir confiança de Marquinhos com boas atuações

por Felipe Santana

Foi um curto período no futebol paulista. Em menos de dois meses, o atacante Erick defendeu o União Barbarense em apenas nove rodadas, onde balançou as redes adversárias em sete oportunidades. O bom rendimento na Série A2 do futebol paulista, ao retornar do empréstimo, lhe rendeu uma nova chance com o treinador Marquinhos Santos.

Erick está ciente que terá muito trabalho pela frente para ter uma chance na equipe. Não é à toa que o atacante, por enquanto, admite que está pensando em treinar muitopara aperfeiçoar os defeitos e depois brigar por posição.

“Como Marquinhos sempre está me dizendo, eu tenho que procurar corrigir primeiro os meus defeitos. Depois vou brigar por posição com Maxi e Rhayner, que são excelentes jogadores e da minha posição. Respeito todos eles, mas quero fazer minha parte no Bahia”, afirmou.

Dos jogadores pouco utilizados no início do ano, o atacante foi o único que aceitou deixar o clube momentaneamente para atuar em outra agremiação. Além de ter se destacado dentro das quatro linhas, a atitude do atleta foi bem vista pelo treinador Marquinhos.

Agora, de volta ao clube do coração, Erick quer repetir as boas atuações da União Barbarense e retribui o apoio que, segundo ele, Marquinhos Santos o concedeu.

“Ele me deu apoio, fui bem lá e mostrei meu futebol. Pretendo fazer isso aqui no Bahia também. Além de retribuir o carinho que Marquinhos Santos teve comigo de me deixar aqui”, agradeceu.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 13:01

Uelliton sobre renovação: 'Quero ficar no Bahia até o fim do ano'

por Felipe Santana

Uelliton sobre renovação: 'Quero ficar no Bahia até o fim do ano'
Foto: Divulgação
O contrato do volante Uelliton com o Bahia termina no final do mês de maio. Mas, uma cláusula dá ao tricolor baiano a preferência para negociara a renovação contratual, que já sendo negociada desde a última semana, logo depois da decisão estadual.
 
O Bahia que até então não pagava nenhum valor referente aos salários do atleta terá que arcar, como está estabelecido no contrato de empréstimo, com 60% da quantia. O que já foi acertado entre os clubes.

Mas, ainda sem concretizar o novo vínculo com o tricolor, o volante Uelliton reafirmou o desejo de permanecer no Fazendão até o fim do ano.

“Ainda não renovei. Meu contrato acaba agora no fim de maio, mas estou deixando nas mãos do meu empresário. Estou bem feliz aqui e quero dar continuidade até o fim do ano”, disse.

Por outro lado, mesmo externando o desejo de ficar em Salvador, Uelliton não quer pensar muito neste assunto. Importante para ele, neste momento, é focar na preparação da equipe para o próximo jogo contra o Figueirense, pelo Brasileirão.

Ele admite que o time precisa recuperar os pontos perdidos dentro de casa, quando derrotado para o Cruzeiro no último domingo (20), na Arena Fonte Nova.

“Não adianta ficar pensando na renovação e não estar bem. Fiz bons jogos e espero atuar assim já neste domingo, repetindo o que fiz nos últimos jogos”, concluiu.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 12:40

Moyes admite desempenho insatisfatório no Manchester

por Agência Estado

Moyes admite desempenho insatisfatório no Manchester
Foto: Getty Images
Em sua primeira manifestação desde quando foi demitido pelo Manchester United, em decisão anunciada na última terça-feira pelo clube, o técnico David Moyes se pronunciou sobre a sua saída nesta quarta. Por meio de um comunicado distribuído pela Associação de Técnicos da Liga Inglesa, ele reconheceu que o time teve um desempenho abaixo do esperado nesta temporada europeia, na qual sequer conseguiu garantir uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

O comandante admitiu que os resultados obtidos "não foram os que o Manchester United e seu torcedores estão acostumados ou esperavam", assim como disse "entender e compartilhar de sua frustração". Apesar disso, Moyes negou ter mágoa com a direção do clube e também lembrou do principal feito de sua curta passagem por Old Trafford.

"Continuo orgulhoso de ter liderado o time até as quartas de final da Liga dos Campeões neste ano e sigo agradecido a Sir Alex Ferguson por acreditar na minha capacidade e ter me dado a oportunidade de dirigir o Manchester United", afirmou o escocês, que teve a sua contratação pedida por Ferguson após a aposentadoria do treinador que passou nada menos do que 27 anos à frente da equipe.

Moyes ainda reconheceu que "assumir o time depois de um longo período de estabilidade e sucesso contínuo no clube foi inevitavelmente um significante desafio". Entretanto, ele assegurou que nunca temeu o peso de carregar essa responsabilidade.

Atual campeão nacional, o Manchester é apenas sétimo colocado do Campeonato Inglês e acumulou uma série de fracassos nesta temporada, que inicialmente era prevista como a primeira de seis com Moyes à frente do clube. O desempenho insatisfatório, porém, encerrou de forma rápida a passagem do escocês, que esperava poder seguir no cargo para ser avaliado dentro de um longo prazo no comando.

"A escala de trabalho do técnico do United é imensa, mas eu nunca me afastei do trabalho duro. Estávamos totalmente focados e comprometidos com o processo de reconstrução fundamental que é necessário para a equipe principal", disse Moyes, lembrando que assumiu o comando do Manchester durante um período de transição dentro do clube.

Louis van Gaal, que deixará o comando da Holanda após a disputa da Copa de 2014 e anteriormente treinou Barcelona e Bayern de Munique, é apontado como o favorito a assumir o cargo de Moyes, no momento ocupado de forma interina por Ryan Giggs.

Comentar

   
Duplas baianas conquistam medalhas no Campeonato Sul-Americano de Snipe
Foto: Divulgação
Atuais vice-campeões brasileiros na categoria Sênior, a dupla Mateus Tavares e Jonathan Lehrke conseguiram a segunda colocação no Campeonato Sul-Americano de Snipe, realizado em Porto Alegre no ultimo fim de semana. Além deles, a dupla vice-campeã brasileira na categoria Misto, Juliana Duque e Marcus Cunha ficaram em terceiro lugar na competição continental.

Com velejadores de países como Argentina, Chile e Peru, a competição que serve como seletiva pros Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, contou ainda com a presença de outros atletas baianos como as duplas Rafael Martins/Mila Beckerath e Aldo Cunha/Fábio Brito nas modalidades mais tradicionais da Vela. 

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 11:26

Vitória prepara lista de disponíveis para chegada de reforços

por Glauber Guerra

Vitória prepara lista de disponíveis para chegada de reforços
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
De olho em reforços para a sequência da temporada, a diretoria do Vitória busca agilizar a redução do seu plantel para poder se “livrar” de jogadores que não estão nos planos do técnico Ney Franco. O objetivo é reduzir a folha salarial e, assim, ter mais fôlego para ir ao mercado. 
 
“Vamos emprestar atletas para diminuir a folha e procurar não errar. Estamos analisando muitos nomes, pois chegam muitas ofertas de jogadores de fora e temos que ter muito cuidado para trazermos os jogadores certos”, disse João Paulo, coordenador de futebol do Vitória, em entrevista à Rádio Transamérica FM.

Apesar de a diretoria não confirmar, não fazem parte dos planos para o restante da temporada o goleiro Douglas, o zagueiro Jonathan Ferrari,  os atacantes Rômulo, Adaílton, Alan Pinheiro, entre outros.

O último atleta a deixar a Toca do Leão, foi o volante Esdras, que rescindiu contrato no último domingo (20).

Negociações – O Vitória adotou a lei do silêncio e evitar comentar interesse e sondagens em jogadores. No entanto, a diretoria busca reforços principalmente para o setor defensivo. Os zagueiros Alemão, Roger Carvalho , Edson Silva e  Leandro Euzébio, estão em análise pela comissão técnica e departamento de futebol. No mês passado, o Leão quase acertou com Euzébio, mas o tempo de contrato pedido pelo empresário do atleta (dois anos) não foi aceita pela cúpula do clube na ocasião.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 11:19

'Camisa 9', Talisca admite incômodo por jogar improvisado

por Felipe Santana

'Camisa 9', Talisca admite incômodo por jogar improvisado
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Marquinhos Santos encontrou uma formação que o agradou na reta final do Campeonato Baiano: 4-2-3-1. Dois volantes, três homens de aproximação, com dois deles abertos pelas pontas, e um homem de referência. Na maioria das vezes este papel foi desempenhado pelo meia Anderson Talisca. 
 
No próximo domingo (27), caso esteja regularizado, o atacante Henrique pode não só fazer esta função como estrear com a camisa do Bahia, contra o Figueirense, na Arena Barueri. Talisca foi direto na resposta sobre o assunto mudar de posição.

Para ele, quando questionado sobre ganhar uma nova função no setor ofensivo, ter o posicionamento modificado mais uma vez o atrapalha.

“Atrapalha por estar sempre sendo improvisado em uma posição. A gente fica um pouco sem saber”, admitiu.

Independente da posição, Talisca admite que, para vencer a primeira no Brasileirão, o Bahia pode mudar um quesito durante os noventa minutos: finalizar mais. O destaque tricolor acredita que o time baiano tem chutado pouco em direção à meta adversária.

“A gente chuta pouco no gol. Temos que trabalhar mais nesse aspecto porque vamos pegar equipes fechadas”, comentou.

Comentar

   
Em novo game do UFC,  campeão Royce Gracie está confirmado
Foto: Divulgação
Anunciado para o dia 17 de junho, o novo game de MMA, EA Sports UFC, contará com mais de 100 atletas jogáveis como os brasileiros Anderson Silva, Lyoto Machida, Junior “Cigano” e Rodrigo “Minotauro”.  Além deles, e de outros grandes nomes no recente cenário do Ultimate Fighting Championship, a novidade do jogo eletrônico é a possibilidade de escolha do ex-lutador  Royce Gracie, personagem desbloqueado que poderá ser acessado em caso de completar o modo “carreira” ou em compra do produto em pré-venda.

Além do primeiro campeão do UFC, outro personagem “secreto” é o lendário Bruce Lee, que pode ser utilizado nas categorias mosca, galo, pena e leve. A EA assumiu a produção dos games do UFC após três títulos lançados pelas empresas THQ e Yuka. Desenvolvido pela mesma equipe da série de boxe "Fight Night",  "EA Sports UFC" usa o motor gráfico "Ignite" e promete lutas mais intensas e dinâmicas, um novo sistema de física de golpes e a deformação em tempo real do corpo dos lutadores, como o salto de uma veia ou a flexão de um músculo.

O game tem lançamento confirmado para Playstation 4 e Xbox One. Confiram o trailer abaixo:


Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 10:39

Manhã tricolor é marcada por treino físico no Fazendão

por Felipe Santana

Manhã tricolor é marcada por treino físico no Fazendão
Foto: Divulgação
A bola ficou em segundo plano na manhã desta quarta-feira (23), no Fazendão. No primeiro treino do dia, os jogadores do Bahia realizaram um intenso treinamento físico mais uma vez sem a presença de Diego Macedo e Fahel.
 
Os dois jogadores, com dores na coxa direita e no pé, respectivamente, fizeram tratamento médico e depois participaram de uma atividade na sala de musculação.

O elenco foi dividido em três equipes. Enquanto dois participavam um trabalho técnico, em campo reduzido, o que ‘sobrou’ era submetido a uma série de exercícios físicos através do preparador Fabiano Rosenau.

Logo mais, às 15h30, o técnico Marquinhos Santos vai realizar o segundo treinamento com bola da semana, desta vez, sem a presença dos repórteres. A atividade do período da tarde terá portões fechados para imprensa.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 09:30

Valcke se irrita com denúncia de duplo salário

por Julio Cesar Lima | Agência Estado

Valcke se irrita com denúncia de duplo salário
Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, negou nesta terça-feira que tenha ocorrido algum tipo de irregularidade em receber US$ 100 mil por um contrato para prestar uma consultoria para a CBF na formatação da Copa do Mundo no Brasil. O caso teria ocorrido em 2006, em um período que Valcke esteve fora da entidade.

Visivelmente irritado, Valcke disse que o assunto "era passado" e que estava dentro das normas. "Todos os contratos foram rescindidos dentro do prazo e não tem porque ser questionado por coisas do passado. Recebi da Fifa dentro do que prevê a legislação de trabalho suíça, como acontece em todos os lugares, como um aviso (prévio)", comentou.

Valcke comentou a denúncia, publicada pela Agência Estado, em uma entrevista coletiva na tarde de terça-feira, após realizar a quarta vistoria na Arena da Baixada, em Curitiba, juntamente com o governador do Paraná, Beto Richa, o ministro dos Esportes, Aldo Rebello, o presidente do Atlético-PR (dono do estádio) Mário Celso Petraglia, além de representantes do Comitê Organizador Local (COL), como o ex-jogador Ronaldo, e autoridades.

Sobre o estádio, ele cobrou maior rapidez da diretoria nas conclusões das obras e destacou a necessidade da colocação de mais 27 mil cadeiras, estruturas temporárias e também a proteção para o gramado. Além disso, abriu as datas de 14 de maio para mais um evento-teste e se for necessário outro antes do dia 21, data limite para o estádio passar para a coordenação da Fifa.

"Não falta pouca (coisa), ainda são 27 mil assentos a serem instalados, estamos vendendo ingressos para as pessoas verem os jogos sentadas, eles estão sendo vendidos com planejamento", comentou.

Sobre outros aspectos do estádio, como limpeza, pintura e outros acabamentos, Valcke disse que o principal será finalizar outras partes. "Dia 14 (evento-teste) o mais importante será atender a mídia, os jogadores, torcedores e arbitragem", disse. O secretário também ressaltou a necessidade de estar com toda a comunicação e tecnologia perfeita para que a Copa chegue ao mundo inteiro. "A TI é uma grande preocupação", disse.

Para o jogo teste do dia 14 de maio, Petraglia, o presidente atleticano, disse que ainda não há nada definido. "Não temos os clubes que irão participar, pois tivemos uma reunião hoje sobre isso e assim que tivermos essa informação vamos passar", concluiu.

Comentar

   
Caio se coloca à disposição de Ney Franco: 'Estou pronto para ajudar o Vitória'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Recém-contratado pelo Vitória, o atacante Caio se coloca à disposição de Ney Franco para a partida desta quinta-feira (24) contra o J. Malucelli, em Pituaçu, pela Copa do Brasil.  Ele garante que está pronto para atuar.
 
“ Eu não sei se vou estrear, se vou começar a partida ou não. Mas estou pronto para ajudar o Vitória, seja cinco ou dez minutos. Lógico que todo jogador quer ser titular. Acho que nenhum jogador se contenta com a reserva. Mas a gente tem que respeitar a decisão do professor Ney Franco”, declarou.
 
Caio ainda convoca à torcida para o duelo contra o J.Malucelli e pede para esquecer a decisão do Campeonato Baiano, quando o Rubro-Negro perdeu o título para o arquirrival Bahia. 
 
“A torcida do Vitória é uma torcida apaixonante e tem que nos apoiar. A gente sabe que é difícil perder o estadual logo para o nosso rival. Mas agora já passou. Eu chego para tentar fazer história aqui no Vitória, que me abriu as portas. Sinceramente, procuro entrar, fazer uma boa partida, ajudar meus companheiros, seja com gol, assistências (...) Só quero ajudar o Vitória a sair de campo vitorioso”, afirmou.
 
Para se classificar, o Vitória pode empatar até em 0 a 0, já que o jogo de ida terminou em 1 a 1. Caso o placar se repita, a vaga será decidida nos pênaltis. Empate com dois ou mais gols, o J.Malucelli avançará para a próxima fase da Copa do Brasil. 

Comentar

   
Comissão de apelação da Fifa suspende proibição de contratação do Barcelona
Foto: Getty Images
Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Apelação da Fifa anunciou que a recente proibição de contratação de novos jogadores durante o período de um ano sofrida pelo Barcelona foi suspensa  até ser julgado o recurso feito pelo clube espanhol.

Segundo o presidente da Comissão, Larry Mussenden, a decisão foi tomada pelo fato de que a avaliação do caso pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) poderá se estender até o periodo de incrição de atletas, que se inicia no dia 1º de Julho e isso poderia prejudicar o clube em caso da absolvição ocorrer apenas depois do fechamento da janela de transferências.

No ultimo dia 2 de Abril, a Comissão Disciplinar da Fifa puniu o time catalão pela negociação de atletas estrangeiros menores de 18 anos, prática proibida pela entidade. 

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 08:40

LEM Vento em Popa faz 12 gols e garante vaga nas semifinais da Taça Brasil

por Edimário Duplat

LEM Vento em Popa faz 12 gols e garante vaga nas semifinais da Taça Brasil
Foto: Divulgação
Pela terceira rodada da Taça Brasil de Futsal da Primeira Divisão 2014, o time do LEM Vento em Popa Janjar aplicou uma das maiores goleadas da competição e garantiu sua presença nas semifinais do torneio, sediado na cidade de Garanhuns.

Derrotando o Airton/Casarão de Roraima pelo placar de 12 a 3, o atual campeão baiano chegou aos 9 pontos e assume a liderança do Grupo  P2 da competição, enquanto o time nortista continua sem pontuar e com saldo negativo de 14 gols. Na outra partida da chave, o Shouse-PA chegou a sua primeira vitória ao também golear o Brejo do Cruz-PB por 4 a 2.

Pelo Grupo P1, o Corinthians também goleou os rondonienses do Dal Molin de Futsal por 12 a 0, assumindo a ponta da classificação devido ao saldo de 20 gols em 2 jogos. Já o Real Madrid-AM chegou a sua primeira vitória ao derrotar o Pacoval-AP por 5 a 3.

Na próxima rodada, os clubes pernambucanos retornam da folga e tem confrontos decisivos para definir sua permanência na Taça Futsal. O Central joga contra o Corinthians Paulista, enquanto o Tigre recebe o Shouse-PA. Complementando a quarta rodada, o Real Madrid joga suas ultimas chances contra o Dal Molin de Futsal e o Brejo do Cruz se despede da competição contra o também eliminado Airton/Casarão

Confira a classificação geral da competição:

Grupo P1




1)
Corinthians Paulista-SP 6 pontos (saldo +20)
2) Central-PE 6 pontos (saldo +5)
3) Real Madrid-AM 3 pontos
4) Pacoval-AP 1 ponto (saldo -5)
5) Dal Molim de Futsal-RO 1 ponto (saldo -12)

Grupo P2




1)
LEM Vento em Popa-BA 9 pontos
2) Tigre-PE 6 pontos
3) Shouse-PA 3 pontos
4) Brejo do Cruz-PB 0 pontos (saldo -8)
5) Airton/Casarão 0 pontos (saldo -14)


Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 07:40

Campeonato Brasileiro: Árbitro Fifa apita duelo entre Vitória e Atlético-PR

por Glauber Guerra

Campeonato Brasileiro: Árbitro Fifa apita duelo entre Vitória e Atlético-PR
Foto: Edu Andrade / Gazeta Press
O alagoano Francisco Carlos do Nascimento, do quadro da Fifa, será o responsável por comandar o duelo entre Vitória e Atlético-PR, domingo (27), em Pituaçu, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. 
 
Francisco Carlos será auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES).
 
O Rubro-Negro busca a reabilitação no Brasileirão, já que estreou com derrota diante do Internacional por 1 a 0. Porém, antes de encarar o Atlético-PR, o time comandado por Ney Franco tem um compromisso importante pela Copa do Brasil. Nesta quinta (24) encara o J.Malucelli, em Pituaçu. Para se classificar, o Leão pode empatar sem gols, já que o jogo de ida foi 1 a 1. Empate com dois ou mais gols, dará a classificação a equipe paranaense. Caso o placar se repita, o duelo será decidido nos pênaltis.

Comentar

   

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 07:30

Mourinho confirma que Cech perderá resto da temporada

por Agência Estado

Mourinho confirma que Cech perderá resto da temporada
Foto: Sky Sports
A temporada 2013/2014 terminou para o goleiro Petr Cech aos 14 minutos do duelo de seu Chelsea diante do Atlético de Madrid, nesta terça-feira, pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa. O atleta de 31 anos saiu para socar a bola após escanteio batido da esquerda, mas foi atropelado por Diego Costa e caiu de mau jeito, sendo imediatamente substituído por Schwarzer.

Antes mesmo do fim do jogo, Cech foi encaminhado para um hospital em Madri, para avaliar a gravidade da contusão. A má notícia veio minutos após o apito final do árbitro. O técnico do Chelsea, José Mourinho, não revelou qual foi a lesão do goleiro, mas confirmou que ele ficará afastado pelo resto da temporada.

"O Petr Cech foi derrubado. Eu não lembro qual jogador foi, mas ele (Cech) sofreu uma lesão que significa que sua temporada está encerrada", declarou, sem lembrar que o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa foi quem trombou com o goleiro.

Mas Cech não será o único problema para o Chelsea nas próximas partidas. A equipe perdeu seu capitão, o zagueiro John Terry, que também se lesionou nesta terça. Ele sofreu uma torção no tornozelo esquerdo em lance isolado, quando pisou no pé de seu companheiro David Luiz.

De acordo com Mourinho, Terry está fora das últimas três partidas do Campeonato Inglês, da volta diante do Atlético de Madrid, quarta que vem, em Londres, e só poderia atuar em uma eventual decisão de Liga dos Campeões, dia 24 de maio, em Lisboa. "Sobre o John, precisaremos chegar à decisão para que ele jogue conosco."

Comentar

   
João Paulo deixa divisão de base e assume coordenação de futebol profissional do Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A diretoria do Vitória confirmou nesta terça-feira (22) a promoção de João Paulo Sampaio para o cargo de coordenador de futebol. Antes, ele coordenava as divisões de base, função que exercia desde 2007.
 
“ Venho me preparando para esta oportunidade e espero poder fazer um trabalho satisfatório, assim como fiz nas divisões de base do Vitória”, declarou.
 
João Paulo é graduado em Educação Física e desembarcou na Toca do Leão em 1991 como atleta. Ele atuou no Rubro-Negro até o ano de 2000. 
 
O Vitória ainda não decidiu quem será o substituto de João Paulo nas divisões de base. Recentemente, Sinval Vieira, ex-diretor do Leão e comentarista na Rádio Transamérica FM, foi convidado para assumir o posto, mas recusou.

Comentar

   
‘Fla-Flu do Sertão’ reedita famoso clássico carioca na segunda divisão do baiano
Fla de Guanambi e Flu de Feira jogam nesta quarta no Joia da Princesa, em Feira

“O Fla-Flu se originou quarenta minutos antes do nada”. Com essa frase, o escritor e jornalista Nelson Rodrigues explicitou liricamente a grande rivalidade que existe entre Flamengo e Fluminense dentro e fora das quatro linhas. Esse embate, não somente esportivo como também filosófico, hoje se estende por todo o país nas mais variadas encarnações futebolísticas. Dessa maneira, pode-se dizer que a rivalidade entre Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira, o Fla-Flu do Sertão, que acontece nesta quarta-feira (22), às 20h30, pela segunda divisão do Baiano, se originou 102 anos antes do primeiro jogo entre as duas equipes baianas e já pode ser considerado um novo clássico no futebol local. Ambos têm 10 pontos na classificação geral e figuram na parte de cima da tabela do Segundona. Um triunfo de qualquer um dos lados pode levar a liderança do torneio,  no jogo que será disputado no estádio Joia da Princesa, em partida antecipada da sétima rodada do certame estadual. Jogando em casa, o Touro do Sertão se recuperou de um início irregular e com a vitória de 1 a 0 sobre o Leônico na última rodada, encostou no líder Colo-Colo. Ao contrário do adversário, o Beija-Flor de Guanambi teve uma estreia promissora na segundona baiana e segurou a liderança por quase todas as cinco rodadas já realizadas. Entretanto, a derrota para o Jacobina por 3 a 0 não só tirou a invencibilidade do Mengo baiano como também ligou o sinal de alerta para o restante do torneio.


Flu de Feira quer voltar a elite estadual
Foto: Reprodução

Fundado em 1941 por torcedores tricolores residentes em Feira de Santana, o Fluminense iniciou suas atividades em torneios amadores da cidade, até ser convidado como primeiro representante de fora da capital no certame estadual. Com o tempo, tornou-se o clube mais vitorioso do interior da Bahia, colecionando façanhas como os dois títulos baianos (1963 e 1969), os seis vice-campeonatos estaduais e as históricas campanhas no brasileiro da teceira divisão de 1992 e no Nordestão de 2003, onde acabou terminando em segundo lugar nas duas ocasiões. Além disso, é a terceira equipe baiana que mais participou de torneios nacionais, ficando apenas atrás da dupla Ba-Vi em numero de aparições e criando uma identidade própria com a sua cidade. Emergente no cenário profissional, o Flamengo de Guanambi seguiu um caminho inverso ao Touro do Sertão na sua origem. Criado em 2009, o clube do Centro-Sul já nasceu para se tornar profissional e somente mais tarde agregou os torcedores do rubro-negro carioca que vivem na região. Outrora torcedor do Botafogo, o presidente Washington Lucas reconhece a força do nome de sua equipe, mas ainda não sente o confronto como um derbi local. “É um jogo importante que vale a liderança do campeonato, o Fluminense joga em casa e é um grande clube, mas não existe rivalidade” afirmou. Em discurso parecido, o mandatário tricolor Hércules Oliveira repetiu o mesmo discurso do adversário e aproveita o momento para pregar o clima de paz no Joia da Princesa “Não tivemos conflitos por aqui esse ano e pedimos para que as torcidas venham em clima de paz nos estádios” reiterou.


Flamengo de Guanambi na disputa da segunda divisão estadual
Foto: Reprodução

Mesmo este sendo o primeiro Fla-Flu entre as duas equipes, não é a primeira vez que o Clássico das Multidões, genérico ou não, acontece em solo baiano. Em janeiro de 1949, os dois clubes cariocas realizaram um amistoso no extinto Estádio da Graça, em Salvador, onde o rubro-negro carioca goleou o esquadrão pó de arroz por 5 a 0 no único confronto entre os dois no estado. Anos depois, em 1957, se iniciou uma série de confrontos entre o Flamengo original e o Fluminense de Feira de Santana, com extensa série de vitórias do clube da Gávea sobre o Touro do Sertão. Foram oito jogos realizados dos anos 50 até os anos 80, com sete vitórias do Urubu e apenas um empate. Entre elas, uma partida válida pelo Brasileirão de 77, onde o Mengo não tomou conhecimento dos feirenses e aplicou o resultado de 6 a 0 em pleno Estádio Joia da Princesa. O que poucos se recordam é que, em 1967, tivemos o primeiro Fla-Flu genuinamente baiano. A entrada do Flamengo de Ilhéus ao profissionalismo, junto com seus rivais Colo-Colo e Vitória Esporte Clube, fez com que se realizassem dois confrontos no estadual daquele ano. No primeiro embate, o Touro do Sertão venceu com folgas por 5 a 0 no Joia da Princesa. Já em solo ilheense, um empate sem gols manteve a vantagem tricolor sobre o estreante rubro-negro, que anos depois se licenciou. Vale lembrar que além do Touro do Sertão, a Bahia também teve outros clubes com a mesma alcunha. No ínicio do século XX, o Fluminense Futebol Clube era uma das grandes forças do futebol soteropolitano, conseguindo os titulos estaduais de 1913 e 1915, além dos vice campeonatos de 14, 16, 17, 19, 20 e 30. Já em 91, a recém-profissionalizada equipe do Fluminense de Camaçari sagrou-se campeã da segunda divisão baiana, mas subiu para elite com o novo nome de Camaçari Futebol Clube.


Em 1967, Flu de Feira e Flamengo de Ilhéus fizeram o
primeiro "Fla-Flu" baiano Foto: Arquivo/ Blog por Simas

Clubes populares em todo o país, não é só na Bahia que Flamengo e Fluminense tem agremiações claramente inspiradas nos “primos” cariocas. O Flamengo, por exemplo, teve como um dos primeiros times criados em sua homenagem o recifense Sport Club Flamengo, que mesmo sendo alvinegro foi nomeado pela simpatia que já existia pela equipe da Gávea. Campeão em 1915, o outrora Quartel de Chuteiras hoje é um clube amador, mas tem como “herdeiro” no certame estadual o Flamengo de Arcoverde, que atualmente disputa a segundona de Pernambuco e leva as cores vermelha e preta.  Outra versão que surgiu da alcunha rubro-negra foi o tricolor Flamengo de Caxias do Sul, que foi originado da fusão de dois clubes da cidade para enfrentar o Juventude. Após outra fusão mal sucedida com o rival, a equipe voltou a se tornar um time próprio e acabou se transformando na hoje tradicional Sociedade Esportiva Caxias.


Flamengo de Recife, em 1926
Foto: Arquivo/ Blog Museu Virtual do Futebol

Dentre os “genéricos”, o mais vitorioso é o Esporte Clube Flamengo do Piauí. Sediado em Teresina, a Raposa é um dos maiores clubes do seu estado com 16 títulos regionais e diversas participações na Copa do Brasil e Brasileirão. Com uma grande rivalidade com outro expressivo clube da cidade, proporciona nos últimos 60 anos com o Ríver o tradicional clássico “Rivengo” no Estádio Albertão. Popular também em Rondônia, o Flamengo de Porto Velho era o maior vencedor no período do amadorismo, mas acabou perdendo força com a profissionalização e hoje se encontra licenciado, assim como o Flamengo de Varginha (MG). Ainda em atividade se encontram o Esporte Clube Flamengo de Guarulhos (SP), os gaúchos do Flamengo de Alegrete e o Flamengo Paraibano, da cidade de João Pessoa.  

O Fluminense também tem versões inspiradas pelo clube por todo o Brasil. Em muitos casos, a homenagem não leva o nome da equipe, mas conserva o uniforme e o estilo do escudo. Esse é o exemplo do Independência do Acre, do Atlético Roraima e do Baraúnas-RN. Entretanto, mesmo com o seu nome se referindo a “algo ou alguém relacionado ao estado do Rio de Janeiro”, o Fluminense dá nome a outros clubes em várias partes do país, sendo o mais popular e vitorioso o time de Feira de Santana. Além do Flu de Feira, outro homônimo de destaque é o Fluminense do Piauí, que apesar de não disputar campeonatos profissionais nos últimos anos, mantinha até o início da década passada bastante regularidade nas categorias de base do estado, conseguindo participações recentes na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Já na cidade mineira de Araguari, o Fluminense Futebol Clube, popularmente conhecido como o Tricolor do Bosque, segue no profissionalismo e espera levar a cidade novamente para a elite estadual.  


Fluminense do Piauí na Copa São Paulo de Futebol Júnior
Foto: Tribuna de Barras


Comentar

   

Terça, 22 de Abril de 2014 - 19:00

Atlético de Madrid para na retranca do Chelsea e fica no 0 a 0 no jogo de ida

por Agência Estado

Atlético de Madrid para na retranca do Chelsea e fica no 0 a 0 no jogo de ida
Foto: AP
Atlético de Madrid e Chelsea fizeram nesta terça-feira (22) um jogo tenso, nervoso, pela primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Atuando em casa, no Vicente Calderón, o Atlético contou com o apoio de seu torcedor e, na base da vontade, como quando eliminou Milan e Barcelona, foi para cima, mas parou na forte marcação do time inglês. Sem grandes chances de ambos os lados, o empate por 0 a 0 refletiu bem o que aconteceu em campo.
 
O resultado era o que o Chelsea queria e o técnico José Mourinho deixou isso claro ao entrar em campo com um meio de campo defensivo, com David Luiz, Mikel, Ramires e Lampard, quatro jogadores que podem atuar como volantes. A equipe inglesa precisa agora de uma vitória simples na partida de volta, quarta-feira que vem, em Stamford Bridge, para chegar à decisão. Já o Atlético vai para Londres precisando marcar gols e sabe que qualquer empate, desde que o placar de 0 a 0 não se repita, lhe dá a classificação.
 
Se levará um bom resultado para Londres, o Chelsea precisará administrar as baixas no elenco. A equipe pode perder três de seus principais líderes para o jogo de volta, já que Frank Lampard levou o terceiro cartão e está fora e Petr Cech e John Terry precisaram ser substituídos nesta terça, lesionados. Mikel, também suspenso, será mais um desfalque. Pelo lado do Atlético, o capitão Gabi levou o terceiro amarelo e não jogará.
 
O JOGO - O Atlético ficou com a bola no início do jogo desta terça, mas o Chelsea, muito fechado, não deixava os espanhóis atacarem. A primeira vez que Cech trabalhou foi também a última. Aos 14 minutos, após cobrança fechada de escanteio da esquerda, o goleiro precisou socar a bola rente ao travessão. Após um choque com Diego Costa, caiu de mal jeito, sentiu um problema no braço direito e precisou dar lugar ao veterano Schwarzer, de 41 anos.
 
Foi o lance mais emocionante do primeiro tempo. No restante dos 45 minutos especiais, o que se viu foi uma sequência de tentativas frustradas de criação de jogadas do Atlético, que em meio à retranca adversária teve seu melhor momento em um chute de longe de Mario Suárez, que passou perto. Na única vez em que foi efetivo no contra-ataque, o Chelsea viu Ramires desperdiçar bom momento ao bater cruzado sem força.
 
O início do segundo tempo ganhou em emoção. Se as equipes não criavam grandes momentos, ao menos demonstravam mais vontade. O jogo ficou brigado e o Atlético se animou. Aos nove minutos, Schwarzer saiu atrapalhado do gol, Diego aproveitou rebote, cortou David Luiz e bateu. Mas o goleiro se recuperou e defendeu firme.
 
A entrada de Arda Turán, recuperado de contusão, na vaga de Diego melhorou o Atlético, que na base da empolgação foi para cima do Chelsea e incendiou a torcida. O time inglês respondeu com uma alteração ofensiva. Lesionado, John Terry precisou deixar o gramado e José Mourinho optou pela entrada do meia Schürrle em seu lugar.
 
Mas quem levou perigo foi o Atlético. Aos 30 minutos, Gabi bateu falta de longe no cantinho de Schwarzer, que precisou se esticar para espalmar. Aos 33, Juanfran foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Arda Turán, que finalizou para fora. Os últimos minutos foram do time espanhol alçando bolas na área do Chelsea, que rebateu todas e garantiu o resultado. 

Comentar

   
Carregando...

Histórico de Conteudo

Multimídia

Enquete

Quem será o campeão baiano de 2014?