Terça, 26 de Maio de 2015 - 22:00

Oswaldo desabafa contra a imprensa e critica reunião pública no Palmeiras

por Daniel Batista / Estadão Conteúdo

Oswaldo desabafa contra a imprensa e critica reunião pública no Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Desde que chegou ao Palmeiras, no início do ano, o técnico Oswaldo de Oliveira nunca demonstrou sentir tanto a pressão quanto durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26), na Academia de Futebol. Mostrando muito equilíbrio, mas mandando seus recados, ele criticou a atitude de uma parte da imprensa, da reunião pública feita pela diretoria no dia anterior e defendeu seu trabalho no comando da equipe.

O fato de ter dado entrevista nesta terça-feira já foi uma novidade, pois geralmente ele só fala de sexta. "Me propus a vir aqui hoje (terça) porque o início ruim do Palmeiras no Campeonato Brasileiro têm se falado muita coisa e o volume está grande. Decidi que algumas dúvidas deveriam ser perguntadas. Neste momento, o responsável sou eu. O Paulo Nobre gastou R$ 45 milhões para montar o elenco, o (Alexandre) Mattos trabalhou como nunca vi ninguém fazer. Contratou tantos jogadores em tempo recorde e a responsabilidade é montar um time e de levar em frente os nossos objetivos", disse o treinador, em entrevista coletiva que durou cerca de uma hora.

Na segunda-feira (25), o diretor de futebol, Alexandre Mattos, convocou todos os jogadores para uma reunião no gramado da Academia de Futebol, algo que Oswaldo de Oliveira também deixou claro que foi contra a decisão. "Deveríamos ter feito isso aqui dentro. Quando decidimos, os jogadores já estavam aqui fora. Eu não faço isso em campo. Converso de portas fechadas, como faço com meus filhos de portas fechadas. Prefiro de forma mais comedida", analisou.

O treinador disse que acredita que os atletas reagiram de formas distintas com a reunião. "Acho que os mais experientes não gostam muito e os mais novos acatam melhor", completou. Irritado, sobrou até para a diretoria. Oswaldo de Oliveira deixou claro que não se sente pressionado no cargo e que sua experiência faz a diferença.

"Tenho 60 anos de idade, 40 de carreira e 22 vividos fora do Brasil. Encarei técnicos de várias partes do mundo e não tenho necessidade nenhuma de viver da pressão de pessoas que têm menos experiência do que eu. Trabalho no futebol porque eu amo. Senão fosse isso, poderia ficar na praia tomando água de coco até o meio-dia. Depois do meio-dia, tomaria chopp. Fico com medo disso crescer e criar uma situação descabida. Quando cheguei ao Japão, passei por isso também e acabamos sendo campeões. Tem que ter respeito com o profissional", reclamou.

Oswaldo de Oliveira reclamou ainda que alguns jornalistas têm inventado histórias que atrapalham o ambiente da equipe. "Adoro o convívio com vocês, mas tenho que dizer o que estou sentindo. Me desculpe porque não quero acusar ninguém de nada. Só quero falar o que estou sentindo", disse o treinador, que reclamou das críticas que recebem de comentaristas sobre a escalação e variação tática.

"Cheguei ao Palmeiras, caíram 21 jogadores na minha mão dos quais cinco eu trabalhei e uns que eu nunca tinha visto na vida. Durante a reunião, perguntei para os 40 atletas que estavam sentados quem ainda não tinha sofrido contusão. Apenas oito levantaram o braço. Teve jogo, que eu não tinha cinco opções na lateral-esquerda e tive que colocar o Wellington. Alguns se machucaram e voltaram a sentir lesões. Dos oito que não se machucaram, quatro são goleiros, o Gabriel, único titular, Victor Luis, Julen e Dudu. Claro que o meio disso, vamos tropeçar. Acontece que a pessoa que está no estúdio tem que ter a sensibilidade de sentir o calor do campo. Ela vê futebol como vídeo game. Tem que analisar tudo", reclamou.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 20:30

Joseph Blatter nega 'ditadura' na FIFA e rebate críticas de Luís Figo

por Ulisses Gama

Joseph Blatter nega 'ditadura' na FIFA e rebate críticas de Luís Figo
Foto: Divulgação
Candidato ao quinto mandato sob o comando da FIFA, o suíço Joseph Blatter nesta terça-feira (26) rebateu as críticas do ex-candidato ao pleito Luís Figo, que retirou sua candidatura na semana passada.
 
"Figo pode dizer o que quiser porque é livre para o fazer", disse, em entrevista ao Sky Sports. "Eu ditador? Já recebi muitos títulos, mas ainda tenho o título de presidente até à próxima sexta-feira. Vocês conhecem-me, sou uma pessoa otimista e, por isso, claro que estou confiante para as eleições", concluiu.
 
O único adversário de Blatter nas eleições da entidade será o jordaniano Ali bin al-Hussein.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 20:00

Aguirre fecha parte de treino do Inter e mantém dúvida no ataque

por Estadão Conteúdo

Aguirre fecha parte de treino do Inter e mantém dúvida no ataque
Foto: Divulgação / Sport Club Internacional
O técnico Diego Aguirre fez mistério nesta terça-feira (26) e preferiu não revelar a escalação do Internacional para o confronto decisivo diante do Independiente Santa Fe. Com a equipe praticamente definida, a maior dúvida é no ataque. Nilmar e Lisandro López disputam a vaga de titular para a partida desta quarta, no Beira-Rio, pela volta das quartas de final da Libertadores.

Nilmar era o titular do Inter no início de temporada e durante a recuperação de Lisandro López, que passou por artroscopia no joelho em março. Logo após o retorno do argentino, foi a vez do brasileiro se lesionar. Ele sofreu uma contusão muscular no início de maio e precisou ficar de fora de algumas partidas.

Mas agora os dois estão saudáveis e prontos para ajudar o Inter. Nilmar foi titular no sábado, contra o Vasco, quando o Inter escalou os reservas, e Lisandro López treinou entre os 11 na última segunda. Nesta terça, no entanto, como Aguirre fechou a atividade, não foi possível ver quem trabalhou na equipe.

Esta é a principal dúvida, mas não a única deixada no ar por Aguirre. O lateral-esquerdo Geferson ainda é presença incerta para o confronto. Ele sofreu uma luxação no ombro diante do Vasco, chegou a treinar na segunda e deve atuar, mas ainda não foi confirmado pelo treinador.

Depois de perder o primeiro jogou por 1 a 0, na Colômbia, o Inter precisa vencer por dois gols na volta para avançar, e deve ser escalado assim: Alisson; William, Ernando, Juan e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Nilmar (Lisandro López).
Ronda Rousey revela que 'luta dos sonhos' seria com Jon Jones: ‘Faríamos loucuras ninja’
Foto: Divulgação
Campeã do peso-galo feminino do Ultimate Fighting Championship (UFC), a norte-americana Ronda Rousey revelou que a sua 'luta dos sonhos' seria com o compatriota Jon Jones, ex-campeão dos médios pesados da categoria e que teve cinturão cassado recentemente.

"A nível de habilidades, eu adoraria ver onde eu iria com Jon Jones, porque ele é quem tem maior capacidade de improvisar dentro de uma luta, que é algo em que eu me orgulho muito. Acho que nós faríamos algumas loucuras ninja", disse, em entrevista ao The Wall Street Journal.
 
Invicta na categoria, Ronda Rousey enfrentará a brasileira Bethe Correia, no dia 1º de agosto, pelo UFC 190. 
Terça, 26 de Maio de 2015 - 19:00

Bolt vence nos 200m e Thiago Braz triunfa no salto com vara em Ostrava

por Estadão Conteúdo

Bolt vence nos 200m e Thiago Braz triunfa no salto com vara em Ostrava
Foto: DivulgaçãoR
O astro Usain Bolt venceu nesta terça-feira (26) a prova dos 200 metros no Meeting de Ostrava, na República Checa, que faz parte do IAAF World Challenge, em mais um passo da sua preparação para o Mundial de Atletismo, numa temporada em que ele tenta deixar para trás as várias lesões que afetaram o seu desempenho no último ano.

Numa prova realizada sob chuva e frio, Bolt entrou na curva à frente dos seus adversários e não chegou a ser ameaçado pelos seus oponentes, cruzando a linha de chegada em 20s13. Assim, o dono de seis medalhas de ouro olímpicas superou a sua melhor marca em 2015 nos 200 metros, registrada em abril, na Jamaica, com 20s20.

A prova desta terça-feira foi a primeira de Bolt na Europa em 2015. E o pódio da disputa dos 200 metros foi completado pelo norte-americano Isiah Young, o segundo colocado com 20s35, e pelo grego Likourgos-Stefanos, o terceiro, com 20s62.

Também nesta terça em Ostrava, o brasileiro Thiago Braz venceu a disputa com a marca de 5,75 metros. O pódio foi completado pelo polonês Piotr Lisek, o segundo colocado, e pelo checo Jan Kudlicka, o terceiro, ambos com 5,55m.

A disputa dos 100 metros acabou sendo vencida pelo jamaicano Asafa Powell, com 10s04, um tempo bem pior do que o seu melhor neste ano, de 9s84. Isiah Young voltará a garantir o segundo lugar em uma prova de velocidade em Ostrava, dessa vez com 10s13.

O ucraniano Bohdan Bondarenko venceu a prova do salto em altura com a marca de 2,24 metros. Já o norte-americano Christian Taylor triunfou no salto triplo ao atingir os 17,52 metros.
Em treino fechado, Wesley Carvalho comanda trabalho técnico e tático na Toca do Leão
Foto: Roque Mendes / Vitória
Nada de descanso. Após participar de um treino na manhã desta terça-feira (26), o elenco do Vitória voltou ao batente no período da tarde sob o comando do técnico Wesley Carvalho.
 
Em treino fechado à imprensa, os jogadores realizaram um trabalho tático e técnico. O foco foi cruzamentos ofensivo e defensivo, bem como a saída de bola.
 
O lateral-esquerdo Euller sofreu um trauma no tornozelo e ficou de fora do treino vespertino. Já o meia Escudero continuou tratamento no departamento médico por conta de dores musculares. O atleta aguarda o resultado dos exames para saber se terá condições de atuar contra o Botafogo, sábado (30), no Engenhão, em jogo válido pela quarta rodada da Série B.
 
O time Rubro-negro volta aos trabalhos na quarta-feira (27), a partir das 16h. Com seis pontos, o Leão ocupa a sexta colocação no certame nacional.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 18:30

Após demissão do Real Madrid, Ancelotti vira alvo do Milan

por Ulisses Gama

Após demissão do Real Madrid, Ancelotti vira alvo do Milan
Foto: Divulgação
O italiano Carlo Ancelotti já está na mira de um clube depois da sua demissão do Real Madrid. O proprietário do Milan, Silvio Berlusconi, revelou o interesse no treinador nesta terça-feira (26).
 
"Nós estamos em contato com Ancelotti, mas temos preparado quatro alternativas: um estrangeiro e os outros italianos. Nós esperamos que ele retorne ao Milan. O presidente Adriano Galliani e eu estamos otimistas", disse Berlusconi ao jornal Gazetta dello Sport.
 
O clube italiano, que ganhou duas Ligas dos Campeões na última década com Ancelotti, não fez uma boa campanha nesta temporada, terminando o campeonato italiano em 10º lugar.
São Paulo confirma contratação do técnico Juan Carlos Osorio
Foto: Divulgação
O São Paulo confirmou na tarde desta terça-feira (26) o nome do novo treinador. Trata-se do colombiano Juan Carlos Osorio, de 53 anos. O treinador chega ao time paulista para substituir Muricy Ramalho, demitido no mês passado. A programação do clube paulista é de que Osorio seja apresentado nesta quinta-feira (28).
 
No Atlético Nacional, da Colômbia, o comandante ganhou os seguintes títulos: torneio Copa da Colômbia 2012, Superliga da Colômbia 2012, torneio Apertura 2013, torneio Finalizacion 2013, Copa da Colômbia 2013 e torneio Apertura 2014.
 
No ano passado, foi finalista da Copa Sul-Americana, inclusive eliminando o tricolor paulista da competição na fase semifinal.
 Vanderlei Luxemburgo elogia São Paulo e diz: 'Estou aqui para ouvir'
Foto: Divulgação
Algumas horas depois do anúncio da sua demissão do Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez elogios ao São Paulo durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (26).

Recentemente, o treinador foi procurado pelo clube paulista e recusou o convite. Hoje, sem clube, Luxa afirmou que não se arrependeu e que está disposto a ouvir propostas.
 
"Não me arrependo de não ter ido para o São Paulo por causa do Flamengo. O São Paulo tem o melhor elenco do Brasil, ninguém tem cinco ou seis jogadores de qualidade como eles e um convite do São Paulo é para envaidecer qualquer pessoa. Estou no mercado e posso ouvir propostas. Se o São Paulo entender que deva fazer outro convite, estou aqui para ouvir e analisar", disse.
 
Sem técnico desde o dia 6 de abril, quando demitiu Muricy Ramalho, o São Paulo ainda busca um novo nome para o cargo. No momento, o colombiano Juan Carlos Osorio é o favorito.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 17:15

Soares comanda treino técnico e esconde substituto de Souza

por Felipe Santana

Soares comanda treino técnico e esconde substituto de Souza
Foto: Divulgação
O campo principal do Fazendão estava com muitas poças d'água, mas ainda assim, o treinador Sérgio Soares comandou um intenso treinamento técnico na tarde desta terça-feira (26), em uma atividade que contou com dois reforços.
 
Os atacantes Maxi Biancucchi e Kieza desceram e participaram da atividade com bola normalmente. O segundo saiu um pouco mais cedo e ainda realizou uma série de exercícios físicos na beira do campo.

Na metade do gramado, inicialmente, Sérgio Soares dividiu o elenco em três equipes e orientou os atletas em uma atividade de posse de bola, com troca de passes rápida e marcação sob pressão. 

O comandante, na segunda parte, ampliou o trabalho para um treino de ataque contra defesa, e com a participação do goleiro na linha. A equipe considerada titular contou com apenas nove jogadores, sem dar pistas do provável substituto do volante Souza. Rômulo ainda foi mantido.

Maxi Biancuccchi e Kieza trabalharam nas equipes consideradas reservas. 

Sem colete: Tony, Robson, Titi, Marlon, Pittoni, Tiago Real, Rômulo, Zé Roberto e Léo Gamalho
Laranja: Lenine, Ávine, Williams Santana, Yuri, Patric, Lourival, Souza, Everson, Gustavo
Branco: Jailton, Feijão, Adriano, Maxi Biancucchi, Dedé, João Leonardo, Mateus, Eduardo, Jeam 
Terça, 26 de Maio de 2015 - 17:00

Serena atropela checa e vai à segunda rodada de Roland Garros

por Estadão Conteúdo

Serena atropela checa e vai à segunda rodada de Roland Garros
Foto: Divulgação
Grande favorita do torneio, a norte-americana Serena Williams não teve qualquer trabalho em sua estreia em Roland Garros, nesta terça-feira (26). A cabeça de chave número 1 do Grand Slam francês passeou em quadra diante da checa Andrea Hlavackova e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.

A estreia de Serena ficou dentro do esperado, até pela diferença de ranking entre as tenistas - a norte-americana lidera o ranking mundial, enquanto a checa é a número 191. Agora, a favorita da competição terá que esperar para conhecer sua adversária na segunda rodada, que sai do duelo entre a alemã Anna-Lena Friedsam, 103.ª do mundo, e a norte-americana Alexa Glatch, 184.ª.

O saibro de Roland Garros não é o piso que mais favorece Serena, mas a qualidade da norte-americana faz com que seja favorita na França. Ela vai em busca de seu terceiro título na competição - já venceu em 2002 e 2013 -, que seria seu 20.º troféu entre todos os Grand Slams.

E ela começou bem esta caminhada, sem levar sustos nesta terça-feira. Mesmo inconstante no saque - cometeu cinco duplas faltas -, Serena fez valer a potência de seus golpes, acertando 25 winners, contra 16 da adversária. Assim, conseguiu quatro quebras, cedeu uma para a adversária e arrancou para o triunfo.

Se Serena confirmou seu favoritismo, o mesmo não se pode dizer da canadense Eugenie Bouchard, cabeça de chave número 6, que caiu logo na estreia para a francesa Kristina Mladenovic por 2 sets a 0, com duplo 6/4. Agora, a número 54 do mundo espera a vencedora do confronto entre Klara Koukalova e Danka Kovinic para conhecer sua adversária.

Já a décima cabeça de chave do torneio, a alemã Andrea Petkovic, passou com tranquilidade na estreia pela norte-americana Shelby Rogers, 80 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. Na próxima rodada, ela pega quem passar do duelo entre Lourdes Dominguez Lino e Christina McHale.

Outras cabeças de chave que avançaram nesta terça-feira foram a norte-americana Madison Keys (16) e a suíça Timea Bacsinszky (23). Elas farão companhia a Alison van Uytvanck, Francesca Schiavone, Sesil Karatantcheva e Irina Falconi, outras classificadas desta primeira rodada de Roland Garros.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 16:45

Elton avisa: 'A gente tem que melhorar cada vez mais'

por Glauber Guerra

Elton avisa: 'A gente tem que melhorar cada vez mais'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O torcedor do Vitória anda muito desconfiado com  o seu time. Neste primeiro semestre, acumulou insucessos, como as eliminações do Campeonato Baiano, Nordestão e Copa do Brasil, aliado a exibições ruins. Na última rodada da Série B, um alento: a equipe goleou o Bragantino por 4 a 1 e apresentou uma postura diferente dentro de campo. Porém, o atacante Elton prega cautela e reconhece que falta muita coisa para melhorar.
 
“Falta muita coisa. Como falei, a gente tem que melhorar cada vez mais. O futebol é muito dinâmico. Não só o Elton tem que melhorar. Cada um tem que buscar algo mais. O Vitória tem procurado isso e todos estão focados no trabalho”, declarou.
 
Elton, que marcou gol nos dois últimos jogos do Vitória na Série B, atribuiu o rendimento melhor dentro de campo por conta da sequência de partidas.
 
“Desde quando cheguei era o Neto [Baiano] que vinha jogando. Joguei poucas partidas como titular. Para o centro avante é difícil. Precisa de ritmo de jogo e sequência para que os gols possam sair. Com a saída de Neto, ficou comigo a responsabilidade. Meus companheiros estão dando o máximo para que dentro das partidas possa acontecer o melhor. Estou procurando melhorar cada vez mais. Temos muito a evoluir e não pode pensar que está tudo bem”, comentou.

O Vitória volta a campo no próximo sábado (30), contra o Botafogo, no Engenhão, em jogo válido pela quarta rodada da Série B.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 16:35

Reforços: Maxi Biancucchi e Kieza participam de treino com bola

por Felipe Santana

Reforços: Maxi Biancucchi e Kieza participam de treino com bola
Foto: Divulgação
O Bahia deve contar com seus dois principais artilheiros da temporada de 2015 no jogo desta sexta-feira (29), contra o Paraná, na Arena Fonte Nova. O argentino Maxi Biancucchi, sem dores na coxa, já foi liberado pelo departamento médico desde o final da última semama. Intensificou os treinos físicos e nesta terça-feira (26), participou normalmente do trabalho técnico realizado, em campo reduzido, no Fazendão. O centroavante Kieza, também recuperado da lesão muscular, também desceu para treinar e participou do trabalho desta terça. O departamento médico do Bahia, porém, não garante a presença do atleta na partida contra o Paraná. Kieza realizará um novo exame de imagem para confirmar que não existe mais lesão. Caso o resultado esteja dentro do previsto, sem alteração, Kieza será liberado para atuar e pode até já ficar no banco de reservas.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 16:30

Vadão anuncia convocadas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino

por Edimário Duplat

Vadão anuncia convocadas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino
Foto: EFE
Na última segunda-feira (25), o treinador Vadão anunciou as jogadoras convocadas para defender o Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputado no Canadá no mês de junho.
 
Dentre as selecionadas, os destaques vão para as meias-atacantes Marta e Beatriz, além da meia Formiga, a zagueira Erika e a atacante Cristiane. As meninas do Brasil estreiam no torneio contra a Coreia do Sul, no próximo dia 9 de junho, em Montreal.
 
Além das asiáticas, a equipe também enfrenta no Grupo E as seleções da Espanha (dia 13/06) e Costa Rica (17/06), ambos na cidade de Moncton.
 
Confira a lista de convocadas do Brasil para a disputa da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015. Com exceção de Marta e Beatriz, todas as jogadoras da equipe seguem sem clube e integram permanentemente a seleção.

Goleiras:

Barbara
Letícia Izidoro
Luciana

Defensoras:

Géssica
Mônica Hickmann
Tayla
Erika
Fabiana
Poliana
Rafaelle
Tamires

Meias:

Andressinha
Formiga
Thaisa

Meias-atacantes:

Andressa Alves
Maurine
Beatriz - Hyundai Steel Red Angels WFC (Coréia do Sul)
Darlene
Gabi
Zanotti
Marta - FC Rosengard (Suécia)
Rosana
Raquel

Atacante:

Cristiane 
Terça, 26 de Maio de 2015 - 16:00

'Não estou preocupado com segurança na Olimpíada', diz prefeito do Rio

por Nathalia Garcia / Estadão Conteúdo

'Não estou preocupado com segurança na Olimpíada', diz prefeito do Rio
Foto: Divulgação
A pouco mais de um ano da próxima Olimpíada, o tema segurança no Rio de Janeiro voltou a ganhar atenção depois da morte do médico Jaime Gold, de 57 anos, esfaqueado durante um assalto na semana passada enquanto andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas. Apesar da onda de violência, o prefeito Eduardo Paes não se diz preocupado com esta questão para 2016. Para ele, os cidadãos estarão protegidos por um grande contingente policial durante os Jogos Olímpicos.

"Não estou nem um pouco preocupado com a segurança na Olimpíada. O Rio, no auge de suas crises de segurança pública, fez a Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento). Faz carnaval todo ano, faz Réveillon com enorme sucesso porque, em um grande evento, baixa Exército, Aeronáutica, Polícia, fica uma maravilha", destacou.

Em um evento de empresários nesta terça-feira (26), em São Paulo, Eduardo Paes apontou que a maior inquietação deve ocorrer antes e depois da competição. "O evento vai embora e o pau come de novo. Esquece Olimpíada, não me preocupo um minuto". O prefeito vê a violência como um problema nacional e reconhece que o Rio de Janeiro tem uma particularidade neste assunto. "No Rio, talvez seja a situação mais grave, essa coisa de território dominado. São Paulo tem muita violência, mas o Estado não perdeu o monopólio da força".

Ele mostra confiança na política de pacificação das comunidades, instaurada em 2007. Mas, ainda que a responsabilidade pela segurança pública seja do Governo do Estado do Rio, Eduardo Paes coloca a Prefeitura à disposição para colaborar no combate ao que ele chama de "chaga brasileira". "Nós vamos estar do lado para ajudar. Esse é o grande desafio do Rio, que a gente tem de enfrentar e tem de vencer", afirmou.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 15:30

Tocha dos Jogos Pan-Americanos é acesa em cerimônia no México

por Edimário Duplat

Tocha dos Jogos Pan-Americanos é acesa em cerimônia no México
Foto: Omar Torres / AFP
Em ritual realizado nesta segunda-feira (25), foi acesa a tocha dos Jogos Pan-Americanos de 2015, que será realizado na cidade de Toronto, no Canadá.
 
Em uma cerimônia asteca conhecida como Fogo Novo, na Zona Arqueológica de Teotihuacán, no México, a chama foi acesa por um representante do povo ancestral do país norte-americano e entregue a David Robert Petterson, presidente do Comitê Organizador do evento esportivo, e levado ao território canadense, onde percorrerá cerca de 130 comunidades do país.
 
Podendo aguentar ventos de mais de 70 km/h, a tocha apresenta a frase "United We Play!" (Juntos nós jogamos!) escrita em pictogramas coloridos, além de desenhos que mostram atletas em movimentação.
 
Reunindo cerca de 41 nações do continente americano, os Jogos Pan-Americanos de Toronto têm início no dia 10 de julho e será disputado até o dia 26 do mesmo mês.  
Terça, 26 de Maio de 2015 - 15:00

Djokovic leva susto, mas estreia com vitória sobre finlandês em Roland Garros

por Estadão Conteúdo

Djokovic leva susto, mas estreia com vitória sobre finlandês em Roland Garros
Foto: Getty Images
Novak Djokovic chegou a levar um susto no segundo set, mas venceu o finlandês Jarkko Nieminen com parciais de 6/2, 7/5 e 6/2, nesta terça-feira, em sua estreia em Roland Garros. Líder do ranking mundial e cabeça de chave número 1 em Paris, o tenista sérvio assim abriu de forma vitoriosa mais uma campanha em busca de conquistar pela primeira vez o único Grand Slam que ainda não faturou em sua carreira.

Antes de confirmar o seu favoritismo, Djokovic chegou a estar perdendo por 5/2 na segunda parcial, na qual precisou buscar uma reação, vencendo cinco games seguidos antes de atropelar no set derradeiro do confronto.

Desta forma, Djokovic se credenciou para enfrentar na próxima fase o ganhador da partida entre o luxemburguês Gilles Mueller e o italiano Paolo Lorenzi, programada para acabar também nesta terça na capital francesa.

No duelo diante de Nieminen, o sérvio foi dominante na maior parte do tempo e converteu seis de 13 break points para encaminhar o seu triunfo em sets diretos. Porém, na segunda parcial, o finlandês, hoje o 87º tenista do mundo, chegou a sacar para fechar quando liderava por 5/3. Entretanto, vacilou ao não aproveitar a oportunidade no confronto no qual só conseguiu ser feliz em uma de seis chances de ganhar games no serviço do seu poderoso rival.

Essa foi a quinta vitória de Djokovic em seis jogos com Nieminen, que aos 33 anos é um veterano no circuito profissional e só levou a melhor sobre o sérvio no longínquo Torneio de Sydney de 2009.

Em outro jogo encerrado há pouco tempo na chave masculina de simples, o espanhol Nicolás Almagro bateu o ucraniano Alexandr Dolgopolov por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6, 6/4 e 7/6 (8/6), e se garantiu como rival de Rafael Nadal na segunda rodada. Poucas horas mais cedo, o tenista nove vezes campeão de Roland Garros estreou com vitória sobre o francês Quentin Halys por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/4.

Já o próximo rival de Andy Murray, terceiro cabeça de chave, será o português João Souza, que nesta terça passou pelo canadense Vasek Pospisil por 3 sets a 0. O italiano Andrea Arnaboldi, por sua vez, se credenciou como segundo adversário do croata Marin Cilic, nono pré-classificado, ao superar o australiano James Duckworth por 3 sets a 2.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 14:45

Próxima reunião do conselho define futuro do novo plano de sócios do Bahia

por Felipe Santana

Próxima reunião do conselho define futuro do novo plano de sócios do Bahia
Foto: Integridade Tricolor
A direção tricolor, através do diretor de mercado Jorge Avancini, apresentou ao conselho deliberativo uma nova proposta para implantação do novo plano de sócios do Esporte Clube Bahia. No entanto, para que isso aconteça, serão necessárias pequenas alterações no estatuto da agremiação. O primeiro passo foi o encaminhamento dos itens, primeiramente, às comissões jurídica e de reforma do estatuto do conselho. O segundo passo, agendado para manhã deste sábado (30), na Arena Fonte Nova, será a divulgação dos pareceres aos cem membros do conselho deliberativo. Caso os textos sejam aprovados, em prol da alteração do estatuto, permitindo mudanças na estrutura do plano de sócios, os tricolores associados ao Bahia serão convocados para uma assembleia geral. A expectativa é que esta votação já aconteça nos primeiros dias do mês de junho, de acordo com o presidente do conselho deliberativo, Henrique De La Torre. A reunião do conselho acontece neste sábado (30), com primeira chamada para às 8h30 e a segunda às 9h, na Arena Fonte Nova.

Confira o edital:

"O Presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca extraordinariamente o Conselho Deliberativo para se reunir no dia 30 de maio de 2015, com primeira convocação às 8h30 e segunda convocação 9h, na Arena Fonte Nova, localizada na Ladeira da Fonte das Pedras, s/n, Nazaré, nesta capital, com a seguinte ordem do dia:

1. Apreciação e aprovação das atas das reuniões anteriores.

2. Apresentação de proposta da Diretoria Executiva para adequação de dispositivos do Estatuto do Esporte Clube Bahia, bem como dos respectivos Pareceres elaborados pelas Comissões Jurídica e de Reforma do Estatuto, ambos do Conselho Deliberativo do Clube;

3. O que ocorrer."
Terça, 26 de Maio de 2015 - 14:30

Quintino Barbosa assume o comando do Atlético de Alagoinhas

por Ulisses Gama

Quintino Barbosa assume o comando do Atlético de Alagoinhas
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Na última posição da segunda divisão do Campeonato Baiano, com cinco pontos conquistados, o Atlético de Alagoinhas terá um novo comando técnico. Responsável por classificar a Juazeirense para a Copa do Nordeste de 2016, Quintino Barbosa é o novo treinador do Carcará.
 
De acordo com o técnico, apesar da má situação na tabela, ainda é possível acreditar no acesso da equipe.
 
"Teremos uma jornada difícil. Conheço os atletas e existe a possibilidade do acesso. Serão três confrontos diretos e dependemos apenas de nós. Veremos a melhor maneira para motivar esses jogadores", afirmou ao Bahia Notícias.
 
O próximo jogo da equipe de Alagoinhas será no próximo sábado (30), contra o Itabuna, no estádio Luiz Viana Filho, às 15h.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 14:15

Vinícius Furlan apita duelo entre Botafogo e Vitória

por Glauber Guerra

Vinícius Furlan apita duelo entre Botafogo e Vitória
Foto: Fernando Donasci/UOL
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já definiu a escala de arbitragem para o duelo entre Botafogo e Vitória, no próximo sábado (30), às 16h30, pela quarta rodada da Série B. A partida será comandada pelo paulista Vinícius Furlan.
 
Já Herman Brumel Vani (CBF-SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo, aspirante ao quadro da Fifa, serão os auxiliares.
 
O time Rubro-negro ocupa a sexta colocação na Série B com seis pontos conquistados. Já o Bota tem sete e aparece na quarta posição.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 14:00

Grêmio anuncia ex-jogador Roger Machado como substituto de Felipão

por Estadão Conteúdo

Grêmio anuncia ex-jogador Roger Machado como substituto de Felipão
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação
Roger Machado está de volta ao Grêmio, mas agora como treinador. Nesta terça-feira, a diretoria do clube gaúcho anunciou a contratação do ex-jogador, que possui grande identificação com a equipe, para substituir Luiz Felipe Scolari, que deixou o comando da equipe há exatamente uma semana.

O Grêmio explicou que Roger assinou contrato até o final de 2015, tendo a responsabilidade de conduzir o time na sequência do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. O ex-jogador já começa o seu trabalho na tarde desta terça-feira, quando comandará o seu primeiro treinamento no CT Luiz Carvalho, para depois ser apresentado em entrevista coletiva.

Agora treinador do Grêmio, Roger Machado foi auxiliar técnico da equipe entre 2011 e 2013, período em que assumiu o time em algumas oportunidades como interino. Depois disso, se desligou do Grêmio e realizou seus primeiros trabalhos como treinador efetivo nos gaúchos Juventude e Novo Hamburgo, clube pelo qual avançou até as quartas de final do último Estadual, sendo eliminado nas quartas de final exatamente pelo Grêmio, nos pênaltis.

Roger chegará com o auxiliar técnico Roberto Ribas e trabalhará ao lado da comissão técnica permanente do clube, composta pelo auxiliar James Freitas, que assumiu o Grêmio interinamente após a saída de Felipão, pelo preparador físico Rogério Dias e pelo preparador de goleiro Rogério Godoy.

Hoje com 40 anos, Roger foi formado nas divisões de base do Grêmio e ganhou a sua primeira oportunidade entre os profissionais em 1994. Ele permaneceu no clube até 2003, com 504 jogos disputados, sete gols marcados e 16 títulos conquistados. Em setembro de 2011, inclusive, entrou para a Calçada da Fama do Grêmio.

Nos últimos dias, foram aventados os nomes de Doriva e Cristóvão Borges para assumir o time, que foi dirigido por James Freitas na vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense no último sábado, pelo Brasileirão. Mas é Roger quem comandará o time a partir de agora, com a sua estreia acontecendo no próximo domingo, no Serra Dourada, diante do Goiás, pela quarta rodada do torneio nacional.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 13:30

A uma vitória do acesso, presidente do Flu de Feira faz promoção para a torcida

por Edimário Duplat

A uma vitória do acesso, presidente do Flu de Feira faz promoção para a torcida
Foto: Reginaldo Lima/Acorda Cidade
Líder do Campeonato Baiano da Segunda Divisão, o Fluminense de Feira está a um passo de retornar a elite estadual. Para motivar o elenco do Touro do Sertão, o presidente Gerinaldo Costa pretender realizar uma promoção para os torcedores tricolores no jogo contra o Ypiranga, que será realizado no próximo domingo (31) no Estádio Joia da Princesa.
 
“Estamos estudando alguma coisa para motivar o torcedor. Talvez, a gente faça algum tipo de promoção com as camisas, e por isso já colocamos na sede cerca de 1000 camisas para o torcedor comprar junto com o ingresso ao preço promocional”, disse o mandatário do Touro do Sertão em entrevista ao site Acorda Cidade.
 
Com 12 pontos, o Fluminense não poderá mais ser alcançado pelo Ypiranga caso ganhe o jogo válido pela sétima rodada do Baianão da Segunda Divisão.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 13:15

Bahia seleciona 12 garotos em paneiras realizadas no Maranhão e Piauí

por Felipe Santana

Bahia seleciona 12 garotos em paneiras realizadas no Maranhão e Piauí
Foto: Divulgação
Em mais uma ação para encontrar jovens talentos, neste final de semana, o coordenador de captação do Esporte Clube Bahia, Aldo França, esteve em dois estados e realizou testes para divisão de base.
 
Primeiro, em Teresina, Aldo França organizou uma seleção que contou com a presença de 311 garotos. Oito foram aprovados e convocados para fazer parte das equipes de base do tricolor baiano.
 
Depois foi a vez da cidade de Codó, no interior do Maranhão. Lá, em uma peneira para 184 jovens, Aldo França aprovou o desempenho de quatro meninos.
 
Semanalmente, no Fazendão, os testes acontecem para nascidos entre 1998 e 2003, com a necessidade de apresentação do eletrocardiograma (original e cópia), atestado médico (original e cópia), certidão de nascimento (original e cópia) e RG (original e cópia).

Horários:

Segunda, quarta e sexta: das 14h às 16h30
Terça e quinta: das 8h às 12h e das 14h às 16h30
Terça, 26 de Maio de 2015 - 12:30

Piloto baiano, Bruno Jacob fica em 5º na etapa portuguesa do Mundial de Jet-Ski

por Edimário Duplat

Piloto baiano, Bruno Jacob fica em 5º na etapa portuguesa do Mundial de Jet-Ski
Foto: Divulgação
Participando da etapa portuguesa do Mundial de Jet Ski Freeride, o baiano Bruno Jacob conseguiu um expressivo resultado ao chegar em 5º lugar na competição que reuniu adversários dos Estados Unidos, México e Austrália.
 
Para o piloto, uma questionável consideração de um dos juízes impediu com que o atleta chegasse mais longe na fase disputada em Praia Grande, na vila lusitana de Sintra.
 
“Estou muito feliz por ter conseguido esse resultado, especialmente pelo nível que o esporte está atualmente e também por ter sido devido a um jurado que não disputei um lugar no pódio. Mesmo assim, foi uma semana incrível de muito aprendizado aqui em Portugal e só posso agradecer à minha equipe, familiares e patrocinadores”, afirmou Jacob, que agora já se prepara para a etapa de Nazaré, também em Portugal.
 
“Vamos filmar nesse pico, onde estão as temidas ondas gigantes de Portugal. Depois, seguiremos para a França, onde disputaremos a próxima etapa do Mundial de Freeride, entre os dias 28 e 31 desse mês”, concluiu.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 12:15

'Temos que encarar como uma final', diz Elton sobre duelo contra o Botafogo

por Glauber Guerra

'Temos que encarar como uma final', diz Elton sobre duelo contra o Botafogo
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória encara o Botafogo no próximo sábado (30), às 16h30, no Engenhão, em jogo válido pela quarta rodada da Série B. Para o atacante Elton, o time precisa entrar em campo como se o duelo fosse uma final.
 
“Todos sabem a importância que é cada jogo da Série B. Sábado temos um compromisso importante, contra uma excelente equipe, que é o Botafogo. Temos que encarar como uma final. Buscar o resultado positivo e cada jogo procurar melhorar cada vez mais. Só assim vamos conquistar o acesso”, declarou.
 
Com dois gols na Série B, Elton diz que costuma a se autoanalisar depois das partidas para saber onde errou e assim tentar melhorar.
 
“Costumo a me cobrar bastante. Quando termina uma partida, procuro ver em casa novamente para ver onde poderia melhorar o que eu poderia fazer. Quando terminar os jogos, sento e vejo duas, três vezes, para que as coisas boas eu possa continuar fazendo e o que eu deixei de fazer não se repita mais. Claro que tem que saber deixar um pouco de lado a ansiedade, mas tenho isso em mim. Não fico satisfeito e quero sempre mais. Estou jogando no Vitória, que é uma equipe grande e sou muito cobrado. Nós jogadores temos que buscar o melhor sempre”, destacou.
 
O Vitória ocupa a sexta colocação na Série B com seis pontos conquistados em três jogos disputados.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 12:00

Löw dá descanso a Neuer, Müller e Kroos em dois próximos jogos da Alemanha

por Estadão Conteúdo

Löw dá descanso a Neuer, Müller e Kroos em dois próximos jogos da Alemanha
Foto: Getty Images
O técnico Joachim Löw anunciou nesta terça-feira uma lista de convocados para os dois próximos jogos da Alemanha. E o treinador optou por dar descanso ao goleiro Neuer, ao meio-campista Toni Kroos e ao atacante Thomas Müller, que ficarão fora do amistoso contra os Estados Unidos, em 10 de junho, em Colônia, e do confronto diante de Gibraltar, três dias depois, em Portugal, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016.

Campeões mundiais pela Alemanha no ano passado, a dupla do Bayern de Munique e o craque do Real Madrid vêm de uma sequência desgastante de jogos pelos seus clubes, que foram eliminados nas semifinais da Liga dos Campeões, assim como disputaram vários confrontos pela seleção nacional.

Entre eles, o desgaste mais evidente atinge Müller e Kroos, que são jogadores de linha e consequentemente precisaram correr mais do que Neuer no gol. "Eu sempre podia contar com Thomas e Toni no passado e eles mereceriam este descanso. Eu tomei esta decisão com um olho na próxima temporada, no final da qual teremos a Eurocopa de 2016 na França", justificou o comandante.

Para compensar as ausências das três estrelas, Löw chamou Patrick Hermann, do Borussia Mönchengladbach, Erik Durm, do Borussia Dortmund, e Karim Bellaravi, do Bayer Leverkusen, como novidades na convocação desta terça. "Estou convencido de que com a inclusão destes jogadores teremos suficiente qualidade para disputar com sucesso os jogos contra Estados Unidos e Gibraltar", destacou o treinador em entrevista coletiva.

Mais do que pelo cansaço, Neuer ficará fora destes dois próximos jogos da seleção por questões médicas, pois ele não está em condições ideais hoje de treinar e de jogar sem sentir dores, revelou o médico da Alemanha, Hans-Wilhelm Müller-Wohlfarth.


Confira os convocados da seleção alemã:

Goleiros - Roman Weidenfeller (Borussia Dortmund) e Ron-Robert Zieler (Hannover).

Defensores - Jérôme Boateng (Bayern de Munique), Erik Durm (Borussia Dortmund), Jonas Hector (Köln), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Shkodran Mustafi (Valencia), Antonio Rüdiger (Stuttgart) e Sebastian Rudy (Hoffenheim).

Meio-campistas - Karim Bellarabi (Bayer Leverkusen), Ilkay Gündogan (Borussia Dortmund), Patrick Herrmann (Borussia Mönchengladbach), Sami Khedira (Real Madrid), Christoph Kramer (Borussia Mönchengladbach), Mesut Özil (Arsenal) e Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique).

Atacantes - Mario Götze (Bayern de Munique), Max Kruse (Borussia Mönchengladbach),
Lukas Podolski (Inter de Milão) e André Schürrle (Wolfsburg).
Terça, 26 de Maio de 2015 - 11:45

Ticketmix e Casa do Tricolor: Ingressos também à venda para Bahia x Paraná

por Felipe Santana

Ticketmix e Casa do Tricolor: Ingressos também à venda para Bahia x Paraná
Inicialmente a venda foi apenas para sócios. Depois, através da internet, os ingressos foram disponibilizados para todos os torcedores. A partir desta terça-feira (26), os interessados poderão adquirir os bilhetes para Bahia e Paraná não apenas através do site da Arena Fonte Nova.
 
A comercialização dos ingressos para o primeiro jogo do Bahia na Fonte Nova, nesta Série B, acontecerá no posto da Ticketmix do Shopping da Bahia, dentro do horário estabelecido pelo local: 9h às 22h.
 
Os torcedores, além da Ticketmix e site do estádio, podem comprar entradas exclusivas para os setores Lounge Premium e Oeste em sete pontos da cidade:
 
Casa do Tricolor (Bela Vista, Bonfim, Mercantil Rodrigues, Pau da Lima, Paseo Itaigara, Salvador Norte e Villas do Atlântico).
 
Os preços variam entre R$ 10 e R$ 140.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 11:30

Federação Baiana de Jiu Jitsu dá início ao Campeonato Baiano em Dias d’Ávila

por Edimário Duplat

Federação Baiana de Jiu Jitsu dá início ao Campeonato Baiano em Dias d’Ávila
Foto: Divulgação
No próximo dia 31 de maio, acontece o Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, evento que será organizado pela Federação Baiana de Jiu Jitsu (FBJJ) no Ginásio de Esportes da Cidade de Dias d’Ávila, localizado na Região Metropolitana de Salvador.
 
Com taxa de ingresso de R$ 50,00, os participantes podem realizar a sua inscrição através do site da entidade ou na própria sede. "Não só pelo título Estadual, o Campeonato Baiano tema sua importância porque serve de preparação para atletas que desejam competir não só no Bahia Open Internacional como em eventos nacionais e internacionais como o Sul-americano e o Mundial", afirma o presidente da FBJJ, Ricardo Carvalho.
 
A competição terá disputa em todas as categorias, da Mirim à Super Sênior, da faixa branca à preta. A competição irá seguir as regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE).
Terça, 26 de Maio de 2015 - 11:05

Sem Escudero, Vitória ajusta posicionamento em treino tático

por Glauber Guerra

Sem Escudero, Vitória ajusta posicionamento em treino tático
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico interino Wesley Carvalho, do Vitória, comandou um trabalho tático na manhã desta terça-feira (26), na Toca do Leão, e aprimorou o posicionamento de sua equipe.
 
A única ausência dos trabalhos foi o meia Escudero. O atleta ainda se recupera de dores musculares realizou tratamento no departamento médico e em seguida fez um trabalho aeróbico leve.
 
Ele aguarda o resultado dos exames para saber se terá condições de atuar no duelo contra o Botafogo, sábado (30), no Engenhão, pela quarta rodada da Série B.
 
Em campo, Wesley Carvalho focou na cobertura dos laterais e posicionamento da defesa considerada titular.
 
Na segunda etapa dos treinamentos, Wesley comandou um trabalho tático em campo reduzido.
 
A equipe volta ao batente no período da tarde com um treino fechado à imprensa.
 
Com seis pontos, o time Rubro-negro ocupa a sexta colocação no certame nacional.
Terça, 26 de Maio de 2015 - 10:45

Adriano Alves pode deixar o Bahia sem ter jogado uma partida oficial

por Felipe Santana

Adriano Alves pode deixar o Bahia sem ter jogado uma partida oficial
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O zagueiro Adriano Alves foi uma das primeiras contratações do Bahia para disputa da temporada de 2015. Ele, porém, ainda não teve a oportunidade de defender as cores do tricolor baiano em uma partida, e talvez nem isso consiga.
 
Contratado junto ao Atlético Goianiense, que disputou a segunda divisão de 2014, o defensor iniciou o ano como titular, pelo menos nos amistoso contra o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Bahia de Feira.

No entanto, o desempenho técnico do zagueiro não agradou ao treinador Sérgio Soares, que na estreia do Campeonato Baiano optou por apostar no experiente Chicão, ainda que estivesse abaixo do nível físico dos demais companheiros.

O diretor de futebol do Bahia, Alexandre Faria, comentou a atuação situação de Adriano Alves no elenco tricolor e admitiu a possibilidade do
atleta não permanecer no Fazendão até o final do ano.

O gestor, inclusive, revelou ter sido procurado por outra agremiação.

"Por ter tido poucas oportunidades, pela chegada do Jailton e pelas possibilidades que a gente tem na base, a tendência é pela não permanência do Adriano, até porque a gente já foi procurado por alguns clubes que têm interesse em levá-lo", contou em entrevista ao Correio*.

Histórico de Conteúdo