Guardiola sairá do Bayern sem vencer Champions, mas enaltece trabalho: 'Fiz o melhor'
Foto: Reprodução / Twitter / Champions League
Em 2013, o Bayern teve uma temporada fantástica. Levou, além da Champions League, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha, o que não foi o suficiente para manter Jupp Heikens no comando da equipe, que preferiu contratar o badalado Pep Guardiola, que havia saído do Barcelona.

Três anos após, o técnico foi confirmado no Manchester City na próxima temporada. Após a eliminação na semifinal da Champions para o Atlético de Madrid, nesta terça-feira (3), Guardiola não terá mais chances de vencer o torneio pelos Bávaros, mesmo tendo vencido o jogo por 2 a 1 – no primeito duelo, derrota por 1 a 0. No entanto, ele tratou de enaltecer seu trabalho e o elenco.  “Fiz o melhor que pude. Fui muito feliz aqui, mas não consegui ganhar a Champions. Espero que o time possa ganhá-la no futuro. Espero que Ancelotti [novo técnico] faça o que eu não fiz nesses três anos. Hoje nós demos tudo de nós, mas, infelizmente, não foi possível sair com a vitória”, declarou.

Futuro time de Guardiola, o City decidirá sua vida na Champions nesta quarta-feira (4). O adversário será o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Para chegar a sua primeira final no torneio, terá que pelo menos empatar com gols. O primeiro jogo terminou em 0 a 0, no Etihad Stadium.
 
Terça, 03 de Maio de 2016 - 20:30

Simeone comemora eliminações de Bayern e Barcelona antes da final da Champions

por Matheus Caldas

Simeone comemora eliminações de Bayern e Barcelona antes da final da Champions
Foto: Reprodução / Twitter / Champions League
O Atlético de Madrid quebrou a supremacia dos gigantes Barcelona e Bayern e chegou à final da Uefa Champions League. Num confronto dramático nesta terça-feira (3), a equipe de Diego Simone foi derrotada por 2 a 1 para os Bávaros, na Alemanha. Apesar de perder, os espanhóis se classificaram para a finalíssima em Milão (ITA), por terem vencido por 1 a 0 no jogo de ida, na Espanha.

Para o treinador argentino do Atlético, seu grupo eliminou duas das melhores equipes do mundo. "Jogamos até agora com duas das três melhores equipes do mundo, e passamos contra os dois", afirmou o Simeone, referindo-se a Barcelona e Bayern. A outra é o Real Madrid. O Colchonero quebrou a supremacia das três equipes do momento no futebol mundial pela segunda vez em três anos. Em 2014, o adversário na final da Champions foi o Real, seu maior adversário. Na ocasião, foi derrotado por 4 a 1, na prorrogação.

Na opinião de Simeone, a classificação da equipe de Madrid se torna ainda mais importante, visto que a qualidade da competição é alta. "A verdade é que esta Champions está sendo muito bonita, espetacular, dificílima. Sofremos nas duas partidas fora, mas tivemos uma resposta incrível em casa", comentou.

O adversário do Atlétido na final do torneio será conhecido nesta quarta-feira (4). Em Madrid, o Real recebe o Manchester City, às 15h45 (horário de Brasília). O primeiro jogo, na Inglaterra, foi 0 a 0. O time de Cristiano Ronaldo se classifica com uma vitória simples. O City, por sua vez, precisa de um empate com gols, pelo menos. Caso haja uma classificação dos Merengues, haverá a repetição da final de dois anos atrás.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 18:05

Diego Renan minimiza 'fase artilheira' e foca na conquista do título

por Glauber Guerra

 Diego Renan minimiza 'fase artilheira' e foca na conquista do título
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Artilheiro do Vitória no Campeonato Baiano com quatro gols, o lateral-esquerdo Diego Renan minimizou a fase de “goleador” e foca somente em conquistar o título estadual. 
 
“Ainda não passou pela cabeça. Então, quem sabe? Se tiver oportunidade fazer mais um gol... Mas, primeiramente o objetivo é conquistar o título”, disse o camisa 26.
 
No treino desta terça-feira (3), Mancini comandou os trabalhos debaixo de muita chuva. Diego Renan não se queixou do tempo ruim e manteve a concentração para a decisão final do estadual contra o Bahia, domingo (8), às 16h, na Arena Fonte Nova.
 
“Sol ou chuva, a gente tem que fazer o nosso trabalho. Essa semana é a mais importante desse primeiro semestre. Tem que ter essa consciência necessária para te ruma boa semana de trabalho e fazer um bom jogo”, afirmou.
 
Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, o Vitória pode até perder por um gol de diferença, que fica com o título.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 17:55

Atlético suporta pressão, perde por 2 a 1 para o Bayern e vai à final

por Gabriel Melloni | Estadão Conteúdo

Atlético suporta pressão, perde por 2 a 1 para o Bayern e vai à final
Foto: Reprodução / Twitter
A valentia do Atlético de Madrid mais uma vez atingiu níveis inesperados. Em uma Liga dos Campeões dominada por grandes estrelas e futebol vistoso dos mais ricos clubes do mundo, o time espanhol eliminou simplesmente o Barcelona e, agora, o Bayern de Munique para voltar à decisão do torneio, a segunda nos últimos três anos. Na Alemanha, em uma verdadeira batalha, perdeu para o Bayern por 2 a 1 nesta terça-feira, resultado suficiente para garantir sua classificação.

Foi um jogo daqueles para ficar na memória de quem gosta de futebol. O Bayern dominou completamente o primeiro tempo, abriu o placar e poderia ter feito o segundo se Thomas Müller não perdesse pênalti. Na etapa final, o Atlético, bem ao seu estilo, aproveitou um raro contra-ataque para empatar. Lewandowski recolocou os bávaros em vantagem e o pênalti perdido por Fernando Torres fez com que a pressão durasse até o apito final, só para deixar a classificação ainda mais chorada, ao estilo dos comandados de Diego Simeone.

O técnico argentino, aliás, é o grande responsável por esta classificação. Mesmo com recursos limitados, colocou seu espírito guerreiro em um clube que se afirma entre os grandes a cada ano. Prova disso é a segunda final de Liga dos Campeões alcançada em três anos. Se em 2013/2014 perdeu na prorrogação para o Real Madrid, agora espera quem passar do confronto entre o próprio Real e o Manchester City para conhecer seu adversário na decisão que acontecerá no dia 28 de maio, em Milão, quando brigará por seu primeiro título do torneio na história.

Por outro lado, ficou a decepção do lado bávaro no encerramento do trabalho de Pep Guardiola por lá, já que ele está acertado com o Manchester City para a próxima temporada. Se em âmbito nacional o técnico teve sucesso e deve confirmar seu terceiro título alemão este ano, na Liga dos Campeões, caiu três vezes consecutivas nas semifinais.

O JOGO - Como era de se esperar, pelas características das equipes e pelo resultado do primeiro jogo, o Bayern dominou completamente as ações nos primeiros minutos. Ficou com a bola no campo do adversário, muitas vezes atacando com 10 jogadores, e não deixou o Atlético trocar sequer dois ou três passes. Só que o time alemão demorou para criar oportunidades.

O primeiro momento de perigo aconteceu aos 19 minutos, e o primeiro gol quase saiu. Até o zagueiro Boateng foi ao ataque e deu lançamento perfeito para Müller, que ajeitou para Lewandowski. O polonês perdeu um pouco o ângulo, mas conseguiu finalizar. Oblak, esperto, bloqueou.

Foi o início de uma blitz ofensiva do Bayern. Aos 23 minutos, Ribery arriscou de longe, Oblak soltou e Lewandowski mandou para fora no rebote. Mais três minutos, e desta vez foi Lahm quem assustou, em chute da direita após rebatida da defesa, que passou perto da trave.

Até que aos 30 minutos, o time alemão abriu o placar. Alaba sofreu falta quase na meia-lua, Xabi Alonso bateu firme, quase rasteiro, no canto do goleiro. No meio do caminho, a bola desviou em Giménez e matou Oblak.

Giménez definitivamente viraria vilão três minutos mais tarde, se não fosse Oblak. O zagueiro uruguaio cometeu pênalti infantil em Xavi Martínez, ao segurar o espanhol na área após cruzamento da esquerda. Só que na cobrança, Thomas Müller escolheu o canto direito do goleiro, que caiu no tempo certo para espalmar e salvar o segundo.

O pênalti perdido amenizou um pouco o clima em campo, mas não fora dele, onde o técnico Diego Simeone se engalfinhava com o banco do Bayern. Os números no intervalo davam conta do imenso domínio dos alemães: 276 passes completos dos bávaros contra 51, 73% de posse de bola contra 27%, 17 chutes contra somente dois.

Mas a vantagem no placar era mínima, qualquer erro do Bayern poderia ser fatal, e ele aconteceu logo aos oito minutos do segundo tempo. Na primeira vez que o time alemão deu espaço para o sonhado contra-ataque espanhol, foi fatal. Griezmann ajeitou de cabeça para Fernando Torres e disparou. O espanhol acionou com velocidade o francês, que teve o tempo e o espaço necessários para escolher o canto, deslocar Neuer e empatar.

O gol mudou o panorama da partida. A pressão vinda das arquibancadas diminuiu, o Atlético ganhou confiança e o jogo ficou do jeito que os comandados de Simeone gostam. Até os contra-ataques se tornaram mais perigosos e em mais um deles, Juanfran arriscou da entrada da área aos 15 minutos, com muito perigo.

O Bayern demorou para assimilar o gol e só voltou a assustar aos 24, quando Lewandowski recebeu de Vidal e bateu de primeira para nova defesa de Oblak. O time alemão voltava a se animar e marcaria o segundo pouco depois. Aos 28 minutos, Alaba foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Vidal, que ajeitou para Lewandowski finalizar sozinho, na pequena área.

Mais uma vez, o estádio virou um caldeirão. A torcida inflamou, o Bayern foi para cima e voltou a pressionar com todo o time no ataque. Só que abriu espaço novamente para um contra-ataque perfeito do Atlético aos 38 minutos. Torres recebeu pela esquerda, arrancou e foi derrubado com carrinho fora da área por Javi Martínez, mas o árbitro marcou pênalti. O próprio espanhol foi para a cobrança e desta vez Neuer se agigantou para espalmar.

Nesta gangorra de emoções, novamente o Bayern estava por cima, mas ainda precisava do terceiro gol para buscar a classificação, com pouco tempo no relógio. Era mais uma vez momento de pressão e Alaba quase se tornou herói aos 42, em chute de fora da área que ainda desviou antes de parar em nova defesa de Oblak. Somente com o apito final, os espanhóis puderam de fato comemorar.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 17:20

Debaixo de chuva, Vitória inicia preparação para pegar o Bahia

por Glauber Guerra

Debaixo de chuva, Vitória inicia preparação para pegar o Bahia
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Depois de um dia de folga, o elenco do Vitória se reapresentou nesta terça-feira (3) e deu início a preparação para a decisão final do Campeonato Baiano contra o Bahia. Mesmo com a chuva que atingiu Salvador no período da tarde, o técnico Vagner Mancini não abriu mão do treinamento.
 
Mancini dividiu o elenco em três equipes para um treino tático e técnico em campo reduzido. O objetivo era manter a posse de bola dando poucos toques. Recuperado de lesão muscular, Tiago Real treinou normalmente com o grupo.
 
O lateral-direito Maicon Silva apareceu no gramado, mas deu apenas voltas ao redor do campo. Já Fernando Miguel, Dagoberto, Josué e Guilherme Mattis, continuaram em tratamento no departamento médico. Os dois primeiros se recuperam de um edema na panturrilha e coxa, respectivamente.
 
O duelo contra o Bahia está marcado para domingo (8), às 16h, na Arena Fonte Nova. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, o Vitória pode perder até por um gol de diferença para ficar com o título.
Sub-20: Aroldo destaca importância do primeiro triunfo e pede foco no segundo Ba-Vi
Foto: Divulgação / EC Bahia
Na última quinta-feira (28), o Bahia saiu na frente do Vitória na final do Campeonato Baiano sub-20 ao vencer no Barradão por 1 a 0, com gol do meia Wesley. Agora, a equipe tricolor volta a enfrentar o rubro-negro nesta semana e pode até perder pelo mesmo placar, que mesmo assim conquista a taça. Para o técnico Aroldo Moreira, foi muito importante vencer na casa rubro-negra, no entanto, nada está ganho na opinião do comandante. 
 
"Já estamos trabalhando desde que temrinou a primeira final. Alertei no vestiário que foi importante ganhar no Barradão. Jogar lá é muito difícil. A última vez que uma equipe sub-20 do Bahia venceu lá tem uns cinco, seis anos, então foi uma vitória importante. Não tem nada ganho, a equipe do Vitória se equivale a nossa. Se tivermos comprometimento e vontade de ganhar, teremos possibilidade de ganhar. Temos que ter um grau de concentração grande para dar essa alegria", disse, em entrevista ao Programa do Esquadrão, da Sociedade FM.
 
Segundo o treinador, a equipe não deve mudar a postura ofensiva diante dos rubro-negros. Durante toda a competição, o ataque tricolor foi responsável por 46 gols marcados.
 
"Jogamos de uma forma ofensiva sempre. É a filosofia do clube. Óbvio que chegando no final, tomaremos umas precauções. Temos que ter tranquilidade, o trabalho está sendo bem feito e seria importante fechar o semestre com o título", indicou.
 
As equipes entram em campo na próxima quinta-feira (5), às 15h, no estádio Metropolitano de Pituaçu.
Por causa da crise, Band afirma que deixará de transmitir o Campeonato Brasileiro
Band transmitia partidas em temporadas anteriores | Foto: Divulgação
Através de nota emitida para a imprensa nesta terça-feira (3), o Grupo Bandeirantes comunicou que não fará a transmissão do Campeonato Brasileiro da Série A a partir deste ano. De acordo com a divulgação, o motivo do término do licenciamento é "o agravamento da crise econômica" no Brasil. Com isso, a Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão da competição nacional, será a única a realizar as transmissões em TV aberta. O Campeonato Brasileiro da Série A terá início no dia 14 de maio.
Arqueiros indígenas ficam de fora da Seleção Brasileira de Tiro com Arco
Foto: Vítor Souza/Secom/Governo do Amazonas
Quatro arqueiros indígenas, oriundos de comunidades indígenas, não tiveram sucesso na seletiva que dava vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Em etapa realizada no último domingo (1) em São Paulo, os atletas Drean Braga e Nelson Silva, no masculino, e Inaiá Silva e Graziela dos Santos, no feminino, não conseguiram índice para chegar a competição internacional.

"Todos eles tiveram bons desempenhos nas etapas finais da seletiva, mas o foco para estes arqueiros indígenas são os Jogos de Tóquio, em 2020. São muito promissores para a próxima Olimpíada", afirmou Joice Simões, chefe da equipe brasileira de tiro com arco.

No torneio, Marcus Vinicius D’Almeida e Bernardo Oliveira se classificaram entre os homens, enquanto Ane Marcelle dos Santos e Sarah Nikitin conseguiram pelo feminino. Um atleta de cada categoria será indicado pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco nesta terça-feira (3). 
Terça, 03 de Maio de 2016 - 15:23

Bahia faz proposta por meia Leandro Domingues, do Vitória

por Ulisses Gama

Bahia faz proposta por meia Leandro Domingues, do Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Bahia segue atrás de jogadores para reforçar a equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de ter contratado Renato Cajá para o setor de meio campo, Leandro Domingues é mais um atleta na mira do Esquadrão. O clube fez proposta na semana passada pelo jogador de 32 anos, que atuou no Campeonato Baiano pelo Vitória e tem contrato com o clube rubro-negro até o dia 10 de maio e aguarda por uma resposta. O atleta, que acumula passagens por Cruzeiro, Kashiwa Reysol e Nagoya Grampus, realizou sete partidas neste ano. Procurado pela reportagem do Bahia Notícias, o empresário do atleta, Antônio Gustavo (Guga), não atendeu às ligações. Vale lembrar que o Vitória também tem interesse em renovar com o atleta para a disputa da Série A (leia mais aqui).
CBF atende pedido de TV e altera data e horário da partida entre Portuguesa e Vitória
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou em seu site oficial alteração da data e horário do duelo entre Portuguesa e Vitória, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil.

O confronto, anteriormente marcado para 12 de maio (quinta-feira), às 19h15, no Canindé, foi modificado para o dia anterior, às 21h45, no mesmo local. A alteração de data foi um pedido da Rede Globo, canal que transmite o torneio nacional.

Antes de pegar a Portuguesa, o time comandado pelo técnico tem um compromisso decisivo pelo Campeonato Baiano. O Rubro-negro vai decidir o título estadual contra o Bahia, domingo (8), às 16h30, na Arena Fonte Nova. Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, o Leão pode até perder por um gol de diferença para ficar com o troféu.
Mau cheiro da Lagoa de Jacarepaguá incomoda presentes na Arena Futuro
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Mesmo com elogios em relação à estrutura da Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra, jogadores e dirigentes que estiveram presentes no evento-teste do Handebol, realizado no último fim de semana no local, reclamaram do forte odor que é sentido dentro do equipamento esportivo. Segundo os organizadores do Comitê Olímpico Local (COL), o problema vem da Lagoa de Jacarepaguá e não tem previsão de ser solucionado pela entidade.

“A gente está na beira da Lagoa e sabemos a situação qual é, mas o Comitê se preocupa em fazer a gestão das áreas e entregar o melhor possível. Não tem como mudar o cheiro, mas a gente visa melhorar a situação aqui dentro. A gente tem que ver e investigar.”, afirmou o gerente-geral de esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia, em entrevista para o globoesporte.com. Ainda segundo o dirigente, a organização não tem orçamento para combater o mau cheiro na Arena do Futuro.

“Não (tem orçamento para isso), porque foi um problema que a gente nunca imaginou. Tem orçamento de contingência, não entraria exatamente nessa conta porque não era um problema que estava mapeado claramente. Primeiro tem que investigar para entender a causa do problema antes de sair tomando alguma ação. Depois a gente vê se aciona um plano de contingência ou não”, confirmou.

Mesmo com a crítica do mau cheiro, a área de competição foi elogiada por jogadores da seleção brasileira, que a consideram de primeiro mundo por conta da estrutura presente no espaço. 
Em foto oficial, atletas de clube uruguaio protestam contra dirigentes da própria equipe
Foto: Reprodução/Twitter
Membro da segunda divisão uruguaia, o Miramar Misiones teve uma foto oficial inusitada  antes de seu último confronto na competição nacional. Em jogo disputado na última semana, os atletas rubro-negros “taparam a cara” em protesto a falta de apoio dos dirigentes do clube.

“Tapamos a cara de vergonha pelas condições em que trabalhamos”, afirmou o zagueiro Agustín Lucas em sua conta no twitter. Segundo o atleta, a manifestação se deu por conta da situação adversa a qual vivem na equipe. Antes da partida, por exemplo, o clube sequer ofereceu comida aos jogadores, que também vivem situação adversa no vestiário do Estádio Batalla de Sarandí.

O Miramar é o atual nono colocado na segunda divisão uruguaia, dentre os quinze times que disputam o torneio.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 13:15

Ba-Vi na Arena: Ingressos à venda para segunda partida da final do Baianão

por Ulisses Gama

 Ba-Vi na Arena: Ingressos à venda para segunda partida da final do Baianão
Fotos: Divulgação / EC Bahia
No próximo domingo (8), Bahia e Vitória fazem a segunda partida da final do Campeonato Baiano, e os ingressos já estão à venda deste a segunda-feira (2) para o torcedor tricolor através do site oficial da Arena Fonte Nova (clique aqui).
 
Nesta terça-feira (3), as bilheterias da Arena Fonte Nova e sete unidades da casa do tricolor são as opções físicas disponíveis. Na praça esportiva, haverá a divisão entre bilheterias exclusivas para meia-entrada (bilheteria EDG), ingressos de inteira (bilheteria Norte) e Sócio Esquadrão (Fan shop). De acordo com com o clube, o objetivo é facilitar a comercialização.
 
O ingresso mais barato para o jogo custa R$ 15, para o setor Super Norte, enquanto o mais caro vale R$ 140, para o Lounge Premium. A partir de quinta-feira (5), o setor Oeste será reajustado para R$ 40 (meia) / R$ 80 (inteira). O preço será o mesmo para o setor reservado para a torcida do Vitória.
 
Vale lembrar que a gratuidade é para crianças de até seis anos de idade. No dia da partida, os guichês só aceitarão pagamento em dinheiro.
 
Confira as tabelas de preços:

 
Confira programação e locais de venda:
 
Terça a sábado (3 a 7)
Internet – 24h
Bilheterias Norte, EDG e Fan Shop da Arena – 9h às 17h
Casa do Tricolor – Bonfim (9h-18h), Pau da Lima (8h-20h), Salvador Norte Shopping (9h-22h), Bela Vista (9h-22h), Paseo Itaigara (9h-21h), Mercantil Rodrigues (9-18h) e Vilas do Atlântico (9h-21h) – exclusivo inteira de Leste, Oeste e Lounge
 
Domingo (8)
Internet – Até 15h30
Bilheterias da Arena – A partir de 9h
Terça, 03 de Maio de 2016 - 12:30

Presidente da Fifa parabeniza Leicester pelo título do Campeonato Inglês

por Edimário Duplat

Presidente da Fifa parabeniza Leicester pelo título do Campeonato Inglês
Foto: Getty Images
O atual presidente da Fifa, Gianni Infantino, parabenizou o Leicester City pelo título do Campeonato Inglês 2015/2016. Para o mandatário do futebol mundial, a campanha dos Foxes foi uma bela história para todo o esporte na temporada.

"É um conto de fadas. É uma dessas lindas histórias que só o futebol pode escrever e que ninguém teria imaginado no começo da temporada. Isso não fez apenas os torcedores do Leicester felizes e orgulhosos como também todos os fãs do futebol, porque essa é a magia do futebol. Então, enormes parabéns ao clube, a (Claudio) Ranieri, aos jogadores. Eles têm o seu lugar na Champions League pelo mérito esportivo.", afirmou o presidente da Fifa em congresso da Uefa realizado em Budapeste.

Campeão Inglês, o Leicester será cabeça-de-chave da próxima edição da Uefa Champions League.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 12:15

Médico do Vitória explica situações de Fernando Miguel e Dagoberto

por Glauber Guerra

Médico do Vitória explica situações de Fernando Miguel e Dagoberto
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O médico do Vitória, Wilson Vasconcelos, explicou as situações de Fernando Miguel e Dagoberto. Os atletas estavam relacionados para o Ba-Vi do último domingo (1º), mas acabaram vetados minutos antes do jogo. De acordo com Vasconcelos, os dois jogadores vão passar por um novo exame de imagem e existe a possibilidade da dupla ficar à disposição do técnico Vagner Mancini para o duelo contra o arquirrival Bahia, domingo (8), na Arena Fonte Nova, pela decisão final do Campeonato Baiano.
 
“O Dagoberto teve um edema na coxa, enquanto o Fernando Miguel teve na panturrilha. Em uma situação maior a gente poderia ter colocado os dois jogadores no Ba-Vi. Eles trataram a semana toda e vamos continuar o tratamento. Vamos repetir o exame de imagem durante a semana e existe sim a possibilidade deles serem utilizados no Ba-Vi de domingo. Durante a semana vamos ver como eles estarão clinicamente e se vão participar dos treinos. Temos até domingo”, disse o médico, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Como venceu o Bahia primeiro jogo da final por 2 a 0, o Vitória pode perder até por um gol de diferença para ficar com o título.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 12:00

Kosovo se torna novo membro da Uefa e já sonha com entrada na Fifa

por Estadão Conteúdo

Kosovo se torna novo membro da Uefa e já sonha com entrada na Fifa
Foto: Getty Images
O Congresso da Uefa aprovou nesta terça-feira a entrada de Kosovo na entidade. O país, que se tornou independente da Sérvia em 2008, agora sonha em ser aceito na Fifa para poder disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Kosovo se tornou o 55º membro da Uefa após votação apertada no Congresso da entidade. Foram 28 votos a favor e 24 contra, sendo que dois votos foram declarados inválidos - a Uefa não explicou porque invalidou estes votos.

A oposição à entrada de Kosovo na entidade europeia foi liderada pelo presidente da Federação de Futebol da Sérvia. Tomislav Karadzic alegou que o congresso deveria rejeitar o pedido de aceitação de Kosovo porque o caso se tratava de uma suposta interferência da política no esporte.

Para o sérvio, a entrada de Kosovo contribuiria para dar legitimidade à independência do país, o que é motivo de divisão entre as maiores potências do mundo. Kosovo se declarou independente em 2008 e contou com o reconhecimento de países como Estados Unidos, Alemanha e França.

No entanto, enfrenta a oposição de Rússia, Espanha e da própria Sérvia, entre outras nações. Estes países não reconhecem Kosovo como país independente. É a mesma postura adotada pelo Brasil.

Sem se abalar com a polêmica, o presidente de Kosovo comemorou nesta terça a entrada na Uefa. "É a melhor notícia para os incontáveis fãs de futebol da nossa república. Agora vamos competir em campeonatos internacionais. Em alguns jogos vamos vencer, em outros vamos perder, mas nenhum jogo nos tirará dos gramados verdes", celebrou Hashim Thaci, nas redes sociais.

Agora o foco de Kosovo é a reunião da Fifa que será realizada na próxima segunda-feira, na Cidade do México. O novo membro da Uefa espera que seu pedido seja aprovado rapidamente neste encontro para ser colocado em votação no Congresso da Fifa quatro dias depois.
Apesar de desvantagem, Tinga garante Bahia focado na decisão do Campeonato Baiano
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia entra em campo no próximo domingo (8) contra o Vitória precisando vencer por dois gols de diferença para ser campeão baiano dentro da Arena Fonte Nova. Apesar da desvantagem diante do rubro-negro depois da derrota na primeira partida, o lateral-direito Tinga apontou uma equipe desejosa pelo segundo jogo e lembrou o histórico de viradas do clube em sua história.
 
"A gente já tá querendo o próximo jogo, porque infelizmente a gente saiu com o resultado negativo no clássico. Aconteceram vários imprevistos no jogo, mas a gente está com foco no próximo jogo. A gente sabe que vai ser difícil, mas o Bahia tem história de várias viradas e a gente vai acreditar até o apito do juiz pra gente conseguir ser campeão", afirmou, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (3), no Fazendão. 
 
Na opinião do atleta, o time comandado por Doriva precisa ter o domínio do meio de campo e aproveitar as oportunidades de gol no próxmo duelo contra o maior arquirrival.
 
"A gente tem que ganhar o meio-campo, que nesse jogo a gente perdeu um pouco, porque os volantes deles saíram muito pra frente e nos encurralaram. Nós nos precipitamos muito e fizemos muitos lançamentos, quando a gente poderia ter saído com a bola no chão. Perdemos muitas bolas bobas. E também temos que aproveitar as chances que a gente tem. Se a gente aproveitar, com certeza vamos sair com o resultado positivo e o título", pontuou.
 
O Bahia inicia neste mês a campanha no Campeonato Brasileiro da Série B. A estreia do Esquadrão será contra o Avaí, no dia 14, na Arena Fonte Nova. Questionado sobre a competição nacional, Tinga deu toda a atenção para o jogo decisivo do estadual.
 
"A gente vai pensar na Série B mesmo na segunda-feira, depois do jogo, porque a gente não largou o Baiano. A gente sabe que vai ser difícil, mas a gente vai acreditar até o final. Temos muito o que treinar para conseguir esse título", destacou.
Garoto que improvisou camisa de Messi  sofre ameaças e deixa o Afeganistão
Foto: Unicef
O garoto Murtaza Ahmadi, que ficou mundialmente famoso por improvisar uma camisa do argentino Lionel Messi com uma sacola plástica, teve que deixar o Afeganistão após sofrer ameaças de mafiosos da região e vive situação de refugiado na cidade de Quetta, no Paquistão.

“Fomos para o Paquistão faz um mês porque uma máfia nos chamava com ameaças e tínhamos medo de que o menino fosse sequestrado. Temíamos que sequestrassem Murtaza e pedissem uma soma de dinheiro muito alta”, afimou o primo de Murtaza, Wahid Ahmadi, em entrevista à agência de notícias DPA.

Com apenas cinco anos, o garoto afegão foi fotografado com a “camisa” improvisada do craque argentino e acabou comovendo o atleta, que enviou um kit de uniformes do Barcelona e da Argentina para o jovem fã. Entretanto, os momentos de alegria foram substituídos novamente com a situação complicada de refugiado.

“Não acredito que possam voltar ao Afeganistão. Foram momentos muito felizes quando Messi enviou os presentes a Murtaza. Agora, tudo voltou a se complicar”, finalizou. 
Terça, 03 de Maio de 2016 - 11:15

Dividido entre academia e gramado, Bahia se reapresenta no Fazendão

por Ulisses Gama

Dividido entre academia e gramado, Bahia se reapresenta no Fazendão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Depois de uma folga nesta segunda-feira (2), o elenco do Bahia retornou aos trabalhos na manhã chuvosa desta terça-feira (3) visando a segunda partida da final do Campeonato Baiano, no próximo domingo (8), contra o Vitória, na Arena Fonte Nova.
 
No Fazendão, os atletas que atuaram mais de 45 minutos diante do arquirrival no último domingo realizaram um trabalho físico na academia do clube, sob a orientação dos preparadores Reverson Pimentel, Luiz Andrade e Vitor Gonçalves.
 
Enquanto isso, os demais jogadores realizaram um treino técnico em campo reduzido no gramado do centro de treinamento tricolor. A atividade foi coordenada pelos auxiliares Eduardo Souza e Anselmo Sbragia.
 
  
Reservas realizaram treino nesta manhã | Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
 
Rômulo e Edigar Junio, com lesões na coxa, deram continuidade ao tratamento no departamento médico do clube. O atacante realizou exame nesta segunda e o clube deve divulgar o resultado ainda nesta terça. Outro que fez tratamento foi o atacante Hernane, que ainda sente um incômodo no pé.
 
O grupo tricolor volta aos treinamentos nesta quarta-feira (4), em dois períodos. 
Novo uniforme do Vitória será lançado em 13 de maio; estreia deve ser contra Corinthians
Verardi é executivo do Leão | Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
A nova camisa do Vitória já tem data definida para ser lançada oficialmente. No dia 13 de maio, data do aniversário da agremiação, a diretoria do clube irá apresentar a linha de uniforme para a sequência da temporada 2016. A informação foi revelada por Paulo César Verardi, executivo de mercado e comunicação do Leão. "Vamos lançar no dia 13 de maio o novo uniforme do Vitória em um espaço que ainda iremos divulgar. O evento não será só para o lançamento da camisa. Vai envolver também o aniversário do clube, que irá completar 117 anos e outras ações", disse o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com Verardi, a tendência é que a estreia da nova vestimenta Rubro-negra seja contra o Corinthians, no dia 22 de maio, pela segunda rodada da Série A. "Sim. A expectativa é que seja contra o Corinthians. Em breve iremos divulgar oficialmente a data", comentou. O confronto inicialmente está marcado para o Barradão, mas a diretoria do clube cogita transferir a partida para a Arena Fonte Nova. 
Tocha Olímpica: Dilma destaca legado e ações de segurança para Jogos Olímpicos
Foto: Reprodução / NBR
Em seu discurso durante a recepção da Tocha Olímpica em Brasília, na manhã desta terça-feira (3), a presidente Dilma Rousseff se afastou do tom político e deu destaque à preparação e ao legado que os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixarão no país. Para Dilma “o Brasil está pronto” para a realização dos torneios, estando com “praticamente todos os equipamentos” concluídos além de “eventos teste bem sucedidos”. A presidente citou também o laboratório de controle de doping e o Centro Paralímpico Brasileiro. Com a recente preocupação levantada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que divulgou no mês passado a existência de uma ameaça terrorista por parte de um integrante do grupo radical Estado Islâmico, Dilma salientou que o Plano de Ação Integrado de Segurança tem base no trabalho realizado durante a Copa do Mundo 2014 e que o governo brasileiro firmou acordo e compartilhará informações com agências internacionais com larga experiência no combate ao terrorismo. A Força Nacional de Segurança ficará responsável por guarnecer as instalações esportivas. No final de seu discurso, ela fez menção ao cenário político. “Sabemos da dificuldade politica”, afirmou, complementando que a população saberá conviver com as turbulências e “com a melhor recepção de todos os atletas e visitantes estrangeiros”. “Vamos todos nós juntos ter orgulho de estarmos oferecendo a maior Olimpíada do mundo, ser quem somos e mostrar nosso valor dentro e fora da arena”, disse, para concluir em seguida: “o que vale é a luta e nós sabemos lutar”.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 10:15

Exame detecta estiramento na coxa e Rômulo pode ficar fora do segundo Ba-Vi

por Ulisses Gama

Exame detecta estiramento na coxa e Rômulo pode ficar fora do segundo Ba-Vi
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias
Vetado pelo departamento médico do primeiro jogo entre Bahia e Vitória, pela primeira partida da final do Campeonato Baiano, o meia Rômulo, com uma lesão na coxa segue como dúvida para a segunda partida entre as equipes, no próximo domingo (8), na Arena Fonte Nova.
 
Na última quinta-feira (28), o atleta realizou um exame médico e o resultado detectou um estiramento de grau 1 no local. O período de recuperação varia entre oito e dez dias.
 
Revelado nas divisões de base do Esquadrão, Rômulo vinha sendo uma das primeiras opções do técnico Doriva nas partidas.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 10:00

Thunder empata série com Spurs e Cavaliers larga na frente contra o Hawks

por Estadão Conteúdo

Thunder empata série com Spurs e Cavaliers larga na frente contra o Hawks
Foto: Reprodução/ESPN
Em uma partida com um final polêmico, o Oklahoma City Thunder empatou em 1 a 1 a série pelas semifinais da Conferência Oeste com o San Antonio Spurs por 98 a 97, fora de casa, graças aos erros do rival nos últimos instantes, quando não conseguiu virar o placar, e também da arbitragem, que não marcou uma falta.

Russell Westbrook anotou 29 pontos e distribuiu dez assistências, enquanto Kevin Durant marcou 28 pelo Thunder, que impôs ao Spurs apenas a sua segunda derrota como mandante neste temporada. Assim, o time de Oklahoma também se recuperou da derrota por 32 pontos de diferença no primeiro duelo da série.

Quando faltavam 13s5 para o fim do duelo e o placar era de 98 a 97 para o Thunder, Dion Waiters empurrou Manu Ginóbili quando iniciava a jogada final. A arbitragem não marcou a falta e Danny Green roubou a bola direcionada a Durant. O Spurs, porém, realizou uma jogada confusa, com Patty Mills, livre, errando um arremesso de três, LaMarcus Aldridge capturando a bola, mas a perdendo na sequência, e Kawhi Leonard não conseguindo controlá-la depois.

LaMarcus Aldrige liderou o Spurs e foi o cestinha da partida com 41 pontos, mas não foi suficiente para conter o Thunder, que teve um início avassalador de jogo, abrindo 17 a 4 com pouco mais de cinco minutos do primeiro quarto. O terceiro jogo da série está marcado para a próxima sexta-feira em Oklahoma City.

CAVALIERS LARGA NA FRENTE - No primeiro jogo da semifinal da Conferência Leste, o Cleveland Cavaliers superou o Atlanta Hawks por 104 a 93, em casa, resistindo a uma tentativa de virada no último quarto. LeBron James comandou o time de Ohio com 25 pontos, enquanto Kyrie Irving anotou 21.

LeBron converteu uma jogada crucial de três pontos, que incluiu um tiro livre, quando faltavam 2min09 para o final do duelo, colocando o Cavaliers à frente no placar por 95 a 88, depois de o time perder a liderança do placar no início do último quarto, desperdiçando uma vantagem que chegou a ser de 18 pontos.

Assim, o Cavaliers manteve o seu domínio sobre o Hawks, que inclui a "varrida" na final da Conferência Leste no ano passado e uma sequência que já está em oito triunfos. Já na pós-temporada, são nove vitórias consecutivas.

Dennis Schroder anotou 27 pontos, a maior cifra da sua carreira nos playoffs, e encabeçou a reação do Hawks, que foi freada após o time só acertar dois arremessos de quadra nos últimos quatro minutos. Paul Millsap acumulou 17 pontos e 13 rebotes pelo Hawks, que só contou com oito pontos de Jeff Teague. Já Kent Bazemore marcou 26. O segundo duelo da série vai ser realizado nesta quarta-feira em Cleveland.

JOGOS DE TERÇA - As semifinais das conferências prosseguem nesta terça-feira com a disputa de dois jogos: Toronto Raptors e Miami Heat abrem a série pelo Leste, enquanto Golden State Warriors, que venceu o primeiro duelo, recebe o Portland Trail Blazers pelo Oeste.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 09:30

Campeonato Brasileiro terá controle de dopagem fora-de-competição

por Edimário Duplat

Campeonato Brasileiro terá controle de dopagem fora-de-competição
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
O Brasileirão 2016 terá uma novidade durante a sua realização. Durante a temporada, serão realizados o controle de dopagem fora-de-competição, que será administrado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Em acordo assinado na última sexta-feira (29) entre a ABCD e a CBF, a Autoridade Brasileira efetuará testes fora das partidas, enquanto a Confederação seguirá efetuando o controle durante os confrontos.

“Com o futebol incorporamos o que faltava, o gigantesco mundo do ponto de vista do número de atletas. São cerca de 700 clubes profissionais no futebol brasileiro, distribuídos pelos 27 estados, com alguns deles em competições de até cinco divisões”, explicou o secretário nacional da ABCD, Marco Aurélio Klein.

Com a demanda, todos os jogadores de futebol profissional que estejam registrados na CBF poderão ser submetidos ao controle de dopagem. 
Terça, 03 de Maio de 2016 - 09:25

Willian Farias não se apega a vantagem contra o Bahia: 'Todo cuidado é pouco'

por Glauber Guerra

Willian Farias não se apega a vantagem contra o Bahia: 'Todo cuidado é pouco'
Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
O volante Willian Farias, do Vitória, pediu atenção redobrada ao time para o confronto contra o Bahia, domingo (8), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela decisão final do Campeonato Baiano. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, o Leão pode até perder por um gol de diferença que irá garantir o título estadual. Porém, Willian não se apega a essa vantagem.
 
“Todo cuidado é pouco. Ganhamos o primeiro jogo, mas ainda faltam 90 minutos. A vantagem não quer dizer muita coisa. Temos que entrar concentrados e com muita atenção para conquistarmos esse título. Vai ser um jogo difícil”, disse o atleta.
 
O elenco Rubro-negro começa a preparação para o Ba-Vi na tarde desta terça-feira (3), a partir das 15h30, no CT Manoel Pontes Tanajura.
Chama Olímpica chega ao Brasil; símbolo dos jogos vai passar por 327 cidades em 95 dias
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A lanterna com a Chama Olímpica chegou a Brasília na manhã desta terça-feira (3). O início do revezamento da tocha pelo Brasil começa às 10h no Palácio do Planalto e a primeira pessoa a carregar o símbolo dos jogos será a jogadora de vôlei Fabiana Claudino. Nos próximos 95 dias, a chama vai passar por 327 cidades brasileiras até chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto. Entre os dias 19 e 26 de maio, a tocha vai passar por 28 municípios baianos (veja mais). Nesta terça, a chama vai passar por pontos turísticos da capital federal como o Congresso Nacional, a Catedral, o Palácio do Itamaraty, a Praça dos Três Poderes, a Ponte JK, a Água Mineral e a Praça do Relógio. À noite, ela chega à Esplanada dos Ministérios para um show de celebração.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 07:45

Hernane crê em título baiano e pede o apoio do torcedor na Arena Fonte Nova

por Ulisses Gama

Hernane crê em título baiano e pede o apoio do torcedor na Arena Fonte Nova
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias
Depois de ter perdido o primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano por 2 a 0 no último domingo (1º), o Bahia precisará vencer o arquirrival Vitória por dois gols de diferença na segunda partida, no próximo domingo (8), às 16h, na Arena Fonte Nova. O atacante Hernane Brocador diz acreditar em uma mudança de quadro e pediu o apoio do torcedor tricolor.
 
"Sem dúvida [Bahia pode reverter o placar]. Vamos jogar em casa e espero ter o apoio total da torcida. Sabemos que é difícil, mas do mesmo jeito que tomamos dois gols, podemos fazer dois ou mais", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
O Bahia vive um indigesto jejum de oito partidas sem vencer o rubro-negro. O último triunfo tricolor foi no dia 6 de abril de 2014, na Arena Fonte Nova, por 2 a 0, justamente em uma final de Campeonato Baiano. Os gols daquela partida foram marcados por Anderson Talisca e Fahel (clique aqui e relembre). 
Terça, 03 de Maio de 2016 - 07:35

Viana cogita transferir duelo entre Vitória e Corinthians para a Arena Fonte Nova

por Glauber Guerra

Viana cogita transferir duelo entre Vitória e Corinthians para a Arena Fonte Nova
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O duelo entre Vitória e Corinthians, marcado para o dia 22 de maio, domingo, às 16h, no Barradão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, poderá ser transferido para a Arena Fonte Nova. Segundo Raimundo Viana, presidente do clube, a diretoria estuda a possibilidade. “Não tem nada certo, mas estamos pensando em mudar o jogo contra o Corinthians para a Arena Fonte Nova. Estamos analisando”, disse o cartola, em entrevista ao Bahia Notícias. O Leão estreia no Brasileirão contra o Santa Cruz, em 15 de maio, às 11h, no estádio do Arruda, em Recife. O próximo compromisso do Rubro-negro é diante do arquirrival Bahia, domingo (8), na Arena, pela decisão final do Campeonato Baiano.
Terça, 03 de Maio de 2016 - 07:30

Instituto de Cegos da Bahia é pentacampeão do Regional Nordeste do Futebol de Cinco

por Edimário Duplat

Instituto de Cegos da Bahia é pentacampeão do Regional Nordeste do Futebol de Cinco
Foto: Divulgação
A equipe de Futebol de Cinco do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) conquistou o pentacampeonato de forma invicta do Regional Nordeste, realizado na cidade de São Luís, no Maranhão.

O título foi conquistado no último domingo (1) após decisão contra a Associação Paraibana de Cegos (Apace), que terminou empatada em 3 a 3 e foi decidida na disputa de penalidades. Além de conquistar o torneio, o goleiro Erenilton também levou o prêmio de melhor goleiro do campeonato.

Agora, o Instituto de Cegos se prepara para a busca do sétimo título nacional em outubro desse ano. Do time campeão regional, três atletas da equipe, Cássio, Jeferson e Tiago, defenderão o Brasil nos Jogos Paralímpicos 2016.  
Jogadores do Leicester gravam vídeo comemorando título inglês
Foto: Reprodução / Twitter / Leicester
O título inglês do Leicester está repercutindo nas redes sociais, nesta segunda-feira (2). Apesar de não ter entrado em campo, o empate do Tottenham em 2 a 2 contra o Chelsea, no Stamford Bridge, foi suficiente para dar o campeonato ao Leicester que, com 77 pontos, não pode mais ser alcançado nos próximos dois jogos do torneio.

Alguns jogadores do elenco acompanharam a partida do vice-líder Tottenham na casa do atacante Jamie Vardy, destaque da equipe na temporada. O lateral alemão Fuchs, que fez a festa junto aos outros atletas.

Confira o vídeo aqui:

Histórico de Conteúdo