Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 23:16

Carpegiani revela cobrança entre jogadores do Bahia no vestiário: 'Gosto disso'

por Ulisses Gama

Carpegiani revela cobrança entre jogadores do Bahia no vestiário: 'Gosto disso'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

A goleada que o Bahia sofreu diante do Flamengo na noite desta quinta-feira (19) por 4 a 1 mexeu com os ânimos do elenco tricolor. Dentro de campo, o volante Renê Júnior e o zagueiro Tiago chegaram a discutir após um gol do rubro-negro. As cobranças não se resumiram ao gramado e foram para o vestiário, segundo o técnico Paulo Cézar Carpegiani, que lamentou o placar elástico, mas exaltou os atletas pelo "brio".

 

"Tivemos alguns problemas antes de saírem os gols. A saída do Vinícius descontrolou um pouco. Na minha opinião, o score foi dilatado para o que foi o jogo. Com relação a vitória, foi justa. Souberam se aproveitar da ingenuidade de um lance nosso. Um lateral nosso gerou escanteio. Conseguimos empatar, tivemos um relaxamento normal. Propiciamos um escanteio para o adversário e tínhamos uma jogada preparada para o Réver. Houve essa desatenção e isso foi cobrado dentro do vestiário. Gosto que tenha isso, depois dei um basta. Isso mostra que eles estão interessados", declarou.

 

"No vestiário teve exatamente isso e é saudável. Não quero que aceitem a derrota passivamente. O primeiro gol se originou de uma série de erros e aí teve o gol. A bola estava no nosso domínio e no segundo gol foi a mesma coisa", completou.

 

Durante a partida, a equipe protagonizou algumas chances perdidas, que poderiam mudar a história do jogo. Carpegiani destacou o fato de ter uma equipe jovem e pediu tranquilidade para a sequência da competição.

 

"Isso somente a sequência de jogos que dá experiência. Temos uma equipe muito jovem, que joga a 100 por hora. Queremos ter dez chances e decidir dez vezes. Temos que ter tranquilidade. Foi um score dilatado para o que foi o jogo. Aos 35 minutos, estava parelho. Com mérito do Flamengo. Doeu bastante porque o score não diz o que foi", explicou.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 22:55

Hernane lamenta revés e chances perdidas: 'O Bahia não pode perder assim'

por Ulisses Gama

Hernane lamenta revés e chances perdidas: 'O Bahia não pode perder assim'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O atacante Hernane, que vem ficando no banco de reservas, foi importante para o Bahia marcar o seu único gol na goleada sofrida diante do Flamengo por 4 a 1 nesta quinta-feira (19), na Ilha do Urubu. Após o jogo, o camisa 9 comentou os minutos em que esteve em campo e lamentou mais uma derrota na competição.

 

"Meus minutos, eu acho que eu pude ajudar sofrendo o pênalti, mas não valeu de nada, porque na sequência tomamos a virada. No futebol, precisamos de ritmo. Graças a Deus aconteceu hoje. Enquanto eu estiver em campo, vou tentar ajudar. Infelizmente tomamos a virada com placar elástico, mas o Bahia é grande, e não pode perder assim. É difícil. Tivemos chances claras. Não fizemos. Isso resultou na derrota", disse, em entrevista á Rádio Metrópole.

 

Questionado sobre o clássico Ba-Vi do próximo domingo (22), Hernane afirmou que o torcedor tricolor precisa confiar na equipe que, para ele, está em evolução.

 

"O Bahia vem numa crescente, tinha três ou quatro partidas que não perdia. A maioria dos gols do Flamengo foram erros nossos, que não podem acontecer", pontuou.

 

Após o fim da invencibilidade de quatro jogos, o Bahia ocupa a 13ª posição da Série A, com 35 pontos.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 22:54

Vitória perde para time da Venezuela e dá adeus à Liga Sul-Americana

por Glauber Guerra

Vitória perde para time da Venezuela e dá adeus à Liga Sul-Americana
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória

O Vitória está eliminado da Liga Sul-Americana de Basquete. Em confronto disputado nesta quinta-feira (19), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, o Leão perdeu por 82 a 69 para o Guaros de Lara, da Venezuela. O time visitante dominou o jogo do início ao fim e não deu brecha para o Rubro-negro baiano. Agora, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli foca suas atenções na Copa Avianca, que servirá de preparação para o Novo Basquete Brasil (NBB). O torneio será disputado entre os dias 25 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG).  Além do Leão estarão presentes o Flamengo, Botafogo, Vasco, Solar Cearense e Minas Tênis Clube.  No NBB, o Vitória estreia no dia 7 de novembro, contra a Liga Sorocabana, fora de casa. 

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 22:39

Após goleada, Renê Júnior avalia: 'Placar não diz o que foi o jogo'

por Ulisses Gama

Após goleada, Renê Júnior avalia: 'Placar não diz o que foi o jogo'
Foto: Rafael Ribeiro / Estadão Conteúdo

O placar de 4 a 1 que o Flamengo impõs sobre o Bahia na noite desta quinta-feira (19) não foi considerado justo pelo volante Renê Júnior, do Tricolor. Após a partida, o atleta destacou que a sua equipe conseguiu nivelar forças com o rubro-negro, mas acabou tendo erros cruciais para a derrota.

 

"A gente conseguiu igualar o jogo, mas tomou o segundo gol muito rápido. Erro nosso. Placar não diz o que foi o jogo. Mas domingo tem clássico. É descansar. Não falo só a parte defensiva. Foi o todo. Vacilamos. Sabemos que contra equipes qualificadas como o Flamengo não podemos dar essa bobeira", declarou, em entrevista ao Canal Premiere.

 

Com a derrota, o Bahia caiu para a 13ª posição, com 35 pontos. No próximo domingo (22), Paulo Cézar Carpegiani e seus comandados enfrentam o Vitória, na Arena Fonte Nova, pela 30ª rodada da competição nacional.

 Mancini rechaça mudar mando de campo e diz que 'Vitória vai ganhar no Barradão na marra'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Vitória só venceu duas partidas no Barradão neste Campeonato Brasileiro em 13 jogos disputados. A última derrota foi nesta quinta-feira (19) por 3 a 2 para o Atlético-PR, válido pela 29ª rodada do certame nacional. Porém, o técnico Vagner Mancini rechaçou a possibilidade do time mudar o mando de campo para tentar mudar esse panorama.  Ele garante que o time voltará a vencer no Manoel Barradas, nem que seja na marra. “Isso seria aceitar uma fraqueza que não podemos. Já disse aos atletas. Muita gente me pergunta por que não muda o jogo. A gente não pode aceitar. Eu como técnico não posso aceitar. Vai ter que ganhar, nem que seja na marra. Hoje não ganhou, mas no próximo jogo vai ter que ganhar. Seria desprezível pedir para jogar fora sendo que o Barradão sempre foi uma grande dificuldade [para o adversário]. Isso está totalmente descartado. Para o técnico Vagner Mancini, vai jogar dentro do Barradão e vai ganhar dentro do Barradão”, decretou. O próximo compromisso do Vitória é em Salvador, mas fora de casa. O Leão vai pegar o arquirrival Bahia, domingo (22), às 16h, na Arena Fonte Nova. No Barradão, a equipe volta a campo somente no dia 29 de outubro, contra o Atlético-GO.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 22:13

Juninho Capixaba recebe o terceiro amarelo e está fora do Ba-Vi

por Ulisses Gama

Juninho Capixaba recebe o terceiro amarelo e está fora do Ba-Vi
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O técnico do Bahia, Paulo Cézar Carpegiani, terá um desfalque por suspensão para o clássico Ba-Vi do próximo domingo (22), na Arena Fonte Nova. Contra o Flamengo na noite desta quinta-feira (19), o lateral-esquerdo Juninho Capixaba recebeu o terceiro cartão amarelo. Com isso, Matheus Reis deve ser a primeira opção para o clássico. Armero, que se recuperou de lesão, treinou normalmente nos últimos dias e pode estar à disposição. Com a derrota por 4 a 1 diante do rubro-negro carioca, o Esquadrão de Aço caiu para a 13ª posição, com 35 pontos conquistados.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 21:54

Oscilante na Ilha do Urubu, Bahia acaba goleado pelo Flamengo

por Ulisses Gama

Oscilante na Ilha do Urubu, Bahia acaba goleado pelo Flamengo
Foto: Marcelo Cortes / Estadão Conteúdo

A noite desta quinta-feira (19) foi cruel para o Bahia. Diante do Flamengo, o Esquadrão, que balançou a rede com Mendoza, viu o zagueiro Réver e o meia Diego marcar dois gols cada e acabou derrotado por 4 a 1 na Ilha do Urubu, no duelo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o fim de uma sequência de quatro jogos sem perder dentro da competição nacional.

 

O revés manteve os 35 pontos do Bahia, que ocupa a 13ª posição. Agora, o foco tricolor é no clássico. No próximo domingo (22), às 16h (horário de Salvador), o Esquadrão de Aço enfrenta o rival Vitória na Arena Fonte Nova.

 

O JOGO

 

A terceira partida de Carpegiani no Bahia começou com o Tricolor assustando. Logo no primeiro minuto, Zé Rafael passou por dois marcadores em velocidade, cruzou, a bola desviou em Réver e o goleiro Diego Alves fez a defesa. O Flamengo, dono da casa, tinha mais posse de bola e tentava atacar nos primeiros minutos, mas a defesa do Esquadrao conseguia neutralizar.

 

Aos 22, o Bahia quase chegou ao primeiro gol. Zé Rafael trocou passes com Edigar Junio, soltou uma bomba e o goleiro Diego Alves, bem posicionado, rebateu. Quatro minutos depois, o rubro-negro respondeu com Diego, que chutou forte de longe e obrigou Jean a fazer uma grande defesa.

 

Vinícius perde grande chance

 

Na sequência da boa chance do Flamengo, o Bahia avançou em contra-ataque e teve uma ótima chance. Mendoza serviu Vinícius livre na grande área. De frente para o gol, o meia pegou mal na bola e facilitou o trabalho de Diego Alves. Na sequência, o jogador tricolor sentiu uma lesão e foi substituído por Régis.

 

Réver marca para o Flamengo

 

O segundo tempo começou com o Flamengo pressionando. Aos cinco minutos, Diego recebeu passe em profundidade, e, de frente para Jean, bateu para boa defesa do goleiro tricolor, que mandou para escanteio. Após a cobrança e um desvio em Guerrero, a bola ficou limpa para o zagueiro Réver, que completou para o gol sem ser incomodado.

 

Sem conseguir encaixar boas jogadas, o Bahia assistia a troca de passes do time da casa, que tentava ampliar o placar. Em busca de uma melhora no Esquadrão de Aço, o técnico Paulo Cézar Carpegiani promoveu a entrada de Hernane, substituindo Edigar Junio.

 

Mendoza vence Diego Alves e empata

 

Aos 22 minutos, Allione avançou em velocidade e deu um toque a mais na bola, que sobrou com Hernane. O "Brocador" acabou derrubado por Juan na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Mendoza bateu firme, no canto esquerdo, sem dar chances para Diego Alves.

 

Réver sobe muito e faz para o Flamengo

 

O Bahia, que vinha dominando a posse de bola, acabou sofrendo com a bola parada. Aos 31 minutos, Everton cobrou escanteio, Réver foi no alto e cabeceou firme, superando o goleiro Jean.

 

Diego marca mais dois e tranquiliza o rubro-negro.

 

O meia Diego foi decisivo para a goleada do Flamengo. Aos 39 minutos, após a arbitragem acusar mão de Lucas Fonseca dentro da área, o atleta rubro-negro foi bem na cobrança da penalidade e marcou o terceiro. Abatido com o tento, o Tricolor ainda viu o mesmo Diego girar entre os marcadores e marcar o quarto dois minutos depois.

 

FICHA TÉCNICA
Flamengo 4 x 1 Bahia
Campeonato Brasileiro – 29ª rodada

Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro
Data: 19/10/2017
Horário: 20h (Horário da Bahia)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Assistentes adicionais: José Claudio Rocha Filho (SP) e Adriano de Assis Miranda (SP)

Cartões amarelos: Willian Arão, Guerrero, Diego, Éverton Ribeiro, Juan (Flamengo) / Juninho Capixaba, Renê Júnior, Eduardo (Bahia)

Cartões vermelhos:

Gols: Réver (duas vezes), Diego (duas vezes) (Flamengo) / Mendoza (Bahia)

 

Flamengo: Diego Alves; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Berrío (Éverton Ribeiro), Everton e Paolo Guerrero (Lucas Paquetá). Técnico: Reinaldo Rueda


 
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson, Renê Júnior, Zé Rafael (Allione) e Vinícius (Régis); Mendoza e Edigar Junio (Hernane). Técnico: Paulo Cézar Carpegiani.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 21:26

‘A gente acaba vacilando durante a partida’, diz Neilton

por Glauber Guerra

‘A gente acaba vacilando durante a partida’, diz Neilton
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O atacante Neilton, do Vitória, lamentou o revés por 3 a 2 para o Atlético-PR, nesta quinta-feira (19), no Barradão, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o atleta, o time voltou a vacilar na partida.

 

“A gente vinha fazendo um bom jogo. A gente acaba vacilando durante a partida...”, resumiu o camisa 10.

 

Com 33 pontos, o Vitória ocupa a 16ª posição no Campeonato Brasileiro. O próximo duelo é contra o arquirrival Bahia, domingo (22), às 16h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova.
 

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 21:08

Uillian Correia lamenta revés e já mira o Bahia: 'Temos que vencer'

por Glauber Guerra

Uillian Correia lamenta revés e já mira o Bahia: 'Temos que vencer'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Vitória voltou a decepcionar no Barradão e perdeu para o Atlético-PR por 3  a 2, nesta quinta-feira (19). O volante Uillian Correia lamentou o revés e já foca no Bahia, próximo adversário.

 

“Temos que tirar forças, trabalhar. A gente saiu atrás, reverteu onde tem sido mais difícil. Agora é levantar a cabeça, porque a gente tem um jogo dificílimo diante do nosso maior rival e temos que vencer”, disse, em entrevista ao Canal Premiere.

 

O duelo contra o Bahia está marcado para domingo (22), às 16h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 20:52

Vitória frustra torcida mais uma vez e perde no Barradão para o Atlético-PR

por Glauber Guerra

 Vitória frustra torcida mais uma vez e perde no Barradão para o Atlético-PR
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Perder no Barradão já é rotina para o Vitória.  O time é o pior mandante do Campeonato Brasileiro. E no duelo contra o Atlético-PR,  disputado nesta quinta-feira (19), o Rubro-negro baiano manteve a sina e foi derrotado por 3 a 2. 

 

O próximo compromisso do Vitória é contra o arquirrival Bahia, domingo (22), às 16h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O JOGO
Pior mandante do Campeonato Brasileiro, o Vitória entrou em campo com o objetivo de mudar esse panorama. Porém, o Atlético-PR tomou a iniciativa do jogo e criou a primeira chance de gol. Aos dois minutos, Ribamar disparou pela esquerda e mandou uma bomba. Caíque pulou e fez uma excelente defesa.

 

No entanto, aos três, o Atlético-PR abriu o placar no Barradão. Após cobrança de escanteio, Ribamar subiu sozinho e cabeceou para o fundo da rede.

 

Em busca do empate, o Vitória acionava constantemente o lateral-direito Caíque Sá. Além disso, o time apostava em bolas alçadas na área.

 

Aos 21, David arriscou de longe e Weverton espalmou. Um minuto depois, Caíque Sá cruzou rasteiro para a área, Wanderson tentou tirar e quase mandou contra o próprio patrimônio. Na sequência, Jonathan cometeu pênalti em Juninho. Neilton foi para a cobrança e empatou o jogo.

]

O gol de empate animou o Vitória, que chegava com perigo a todo instante. Aos 30,Wallace quase fez o segundo gol do Leão. Ele cabeceou e a bola triscou no travessão. 

 

O Atlético-PR também estava vivo no jogo. Aos 35, Jonathan soltou um foguete de fora da área, mas Caíque espalmou.
 

Segundo tempo: 


O Vitória iniciou o segundo tempo com muita disposição. Aos quatro, David fez bela jogada pela esquerda, passou por Jonathan e encontrou Tréllez na área, que empurrou para o gol. E ele saiu para celebrar a virada do Leão.

 

O time comandado por Mancini desperdiçou várias oportunidades de ampliar a vantagem. Só que no futebol, o surrado ditado costuma funcionar com precisão: quem não faz, leva. E aos 20, Lucho ajeitou de primeira na direita, Douglas Coutinho, sozinho, se antecipou e empatou o duelo.

 

Se o empate já era ruim para o Vitória, um revés seria catastrófico.  E foi o que aconteceu. Aos 33,Guilherme levantou na área pela direita na cabeça de Ribamar, que de novo, marcou na partida. 

 

FICHA TÉCNICA
Vitória 2 x 3 Atlético-PR
Campeonato Brasileiro – 29ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 19/10/2017
Horário: 19h (horário da Bahia)
Árbitro: André Luiz Castro (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Assistentes adicionais: Roberto Giovanny Oliveira  (GO) e Breno Veira Sousa (GO)
Cartões amarelos: Lucho González e Ribamar (Atlético-PR);
Gols: Neilton e Santiago Tréllez (Vitória); Ribamar (duas vezes) e Coutinho (Atlético-PR);

 

Vitória: Caíque; Caíque Sá (Patric), Ramon, Wallace e Juninho; Uillian Correia, Fillipe Soutto (André Lima), Yago e Neilton (Danilinho); David e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.

 

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Pavez (Lucas Fernandes), Lucho González (Matheus Rossetto); Guilherme, Felipe Gedoz (Fabrício) e Coutinho; Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.

Hamilton pode conquistar o tetracampeonato de F-1 no GP dos EUA neste domingo
Foto: Reprodução / Twitter

O circo da Fórmula desembarca nos Estados Unidos neste final de semana. Faltando quatro etapas para o fim da temporada, o inglês Lewis terá a primeira chance de conquistar o seu tetracampeonato. Para isso, o piloto da Mercedes precisa vencer a prova e torcer para o alemão Sebastian Vettel não chegar além da sexta posição. Caso Hamilton fique em segundo, o piloto da Ferrari não pode cruzar a linha de chegada além da oitava colocação.

 

"Quando você está na corrida, não está pensando no campeonato. Você está focando em fazer o trabalho que pode fazer naquele momento, o que está em suas mãos. Você foca em manter o carro na pista, não cometer erros, em ser consistennte e conseguir os pontos que puder”, afirmou Hamilton, em entrevista ao UOL Esporte.

 

Vencedor da última etapa, disputada no Japão, Lewis Hamilton soma 306 pontos na classificação geral. Sebastian Vetttel, que não completou a prova japonesa, tem 247. O GP dos Estados Unidos acontece no Circuito das Américas, em Austin, no Texas. O treino classificatório acontece neste sábado (21), às 18h no horário da Bahia, e a corrida será no dia seguinte, às 16h.

CBF anuncia que 16 clubes da Série A receberão premiação ao fim do campeonato
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta quinta-feira (19) que, a partir desta temporada, os 16 primeiros clubes do Campeonato Brasileiro receberão uma compensação financeira proporcional ao desempenho na competição.

A entidade diluirá o valor de R$ 63,774 milhões entre os 20 clubes. O campeão levará R$ 18,069 milhões, enquanto o vice ficará com R$ 11.373.030. O valor vai decrescendo até o 16º lugar, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, que será agraciado com R$ 744.030.

Os clubes rebaixados à Série B, além do já indigesto descenso, não receberão nada. 

Confira os valores detalhados abaixo: 

 

Justiça aceita denúncia do MPF contra Nuzman e Sérgio Cabral
Foto: Reprodução / Agência Spotlight

Solto da prisão na tarde desta quinta-feira (19), o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), não teve muito tempo para comemorar. Isso porque, horas depois de ter sido libertado, as denúncias ofertadas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra ele, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, e Arthur César de Menezes Soares Filho (o Rei Arthur) foram aceitas pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas. Todos foram denunciados por corrupção na escolha da capital carioca como sede os Jogos Olímpicos 2016.  Além do trio, outros três suspeitos serão julgados no processo - o ex-diretor do COB Leonardo Gryner, o ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Lamine Diack, e seu filho Papa Massata Diack. Como os dois últimos não são brasileiros, o juiz determinou o desmembramento do processo para que ambos sejam julgados no Senegal, país onde residem. Segundo a denúncia do MPF, Nuzman, Cabral e Gryner solicitaram diretamente ao Rei Arthur o pagamento de 2 milhões de dólares em propina a Papa Diack para garantir votos na eleição do Rio como cidade-sede à Olimpíada de 2016, o que foi configurado como corrupção passiva. 

Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua chega à Salvador no próximo dia 28
Foto: Divulgação

Motoristas de ônibus, taxistas, caminhoneiros e outros profissionais do transporte vão pisar fundo na noite do próximo dia 28, um sábado. Mas ao invés de acelerar os veículos, eles vão claçar o tênis e participar de uma corrida de rua. A 4ª edição do Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua acontecerá no Jardim de Alah, em Salvador, e a largada está marcada para às 20h, com provas de 2, 5 e 10 km.

 

O evento, que acontece em 34 cidades do Brasil, é gratuito para os trabalhadores do Setor de Transporte cadastrados no Sest Senat, seus dependentes e pessoas acima de 60 anos. Para o público em geral, que também poderá participar, será cobrado uma taxa de R$ 50. As inscrições podem ser feitas através do site do evento (clique aqui) ou na Unidade Salvador, localizada na avenida Manoel Dias. Os participantes deverão atualizar o cadastro na unidade e para isso, será necessário apresentar original e cópia do RG, CPF ou CNH, além de comprovante de residência, CTPS. Para os dependentes será necessário a certidão de nascimento ou de casamento, e RG ou CPF. As vagas são limitadas.

 

Cada participante receberá um kit com 1 camisa, 1 sacochila, 1 squeeze, 1 viseira, Nº de peito e 1 chip para tênis. A retirada será feita na Unidade nos dias 26/10 (das 14h às 20h) e 27/10 (das 11h às 18h), apresentando documento de identificação do atleta e comprovante de inscrição. Caso a retirada seja feita por outra pessoa, é necessário o comprovante de inscrição e uma autorização assinada pelo atleta e pelo portador.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 16:45

Eleições do Bahia: Henriques e Bellintani fizeram 'debate interno' com base

por Ulisses Gama

Eleições do Bahia: Henriques e Bellintani fizeram 'debate interno' com base
Fotos: EC Bahia e Bahia Notícias

Os grupos políticos do Bahia se movimentam com mais ímpeto à medida em que as eleições do clube se aproximam. Na última quarta-feira (18), em Salvador, o vice-presidente do Tricolor, Pedro Henriques, e o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani, debateram ideias juntamente com a situação, formada pela Revolução Tricolor (RT), Simplesmente Bahia (SB) e demais grupos. O evento contou com a presença do presidente do clube, Marcelo Sant'Ana. A ideia da reunião era observar as ideias dos dois, que podem se candidatar ao pleito marcado para o dia 9 de dezembro. Apesar da discussão, ainda existe uma dúvida sobre Sant'Ana, que não se posicionou sobre a candidatura à reeleição e prometeu uma decisão para o mês de outubro. Internamente, o atual mandatário tem uma predileção por Pedro Henriques.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 16:00

Torcedor vai ao Barradão na madrugada e joga sal grosso para espantar 'azar'; assista

por Matheus Caldas

Torcedor vai ao Barradão na madrugada e joga sal grosso para espantar 'azar'; assista
Foto: Reprodução / WhatsApp

O retrospecto do Vitória no Barradão neste Brasileirão não é positivo. Em 14 jogos, foram apenas dois triunfos, que colocam o time baiano como pior mandante desta edição da Série A. E, para modificar essa indigesta marca, o torcedor Matheus Menezes resolveu apelar para a superstição. Durante a madrugada desta quinta-feira (19), antes do jogo contra o Atlético-PR, ele despejou sal grosso na frente do estádio rubro-negro. O vídeo viralizou nas redes sociais. Coincidência ou não, um dos pneus do carro do torcedor furou nos arredores do estádio. “Pra você ter ideia, como aqui tá tão pesado, eu bati num buraco e meu pneu foi embora. Troquei o pneu na frente do santuário rubro-negro”, brincou. Se o esforço de Matheus vai dar certo, não se sabe. Isso vai ser testado logo mais, às 19h, quando o Leão recebe o Furacão, no próprio Barradão, pela 19ª rodada da competição nacional. Enquanto em casa o clube baiano tem a pior campanha, fora é o segundo melhor no quesito, perdendo apenas para o Corinthians, líder do campeonato. 

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 15:45

Prestador de serviço é afastado após insinuar 'mau cheiro' do Barradão em foto

por Glauber Guerra / Matheus Caldas

Prestador de serviço é afastado após insinuar 'mau cheiro' do Barradão em foto
Foto: Reprodução / Facebook

Uma brincadeira que viralizou nas redes sociais culminou em um afastamento na manhã desta quinta-feira (19), no Vitória. Um prestador de serviço tirou uma foto no Barradão e gerou desconforto dentro do clube. Isso porque ele aparece ao lado de um preposto da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tapando os narizes, em referência a uma provocação de que o estádio da agremiação fede. A informação de que o funcionário da empresa que presta serviço ao Vitória acabou afastado, foi confirmada pela assessoria de imprensa do clube ao Bahia Notícias. Ainda há a possibilidade de ambos serem notificados judicialmente pela fotografia. O Rubro-negro ainda investiga quem tirou a foto. A brincadeira é antiga em discussões entre torcedores da dupla Ba-Vi. A praça esportiva, construída em 1986, foi edificada num terreno no qual, anteriormente, havia um aterro sanitário.

Justiça decide soltar Carlos Arthur Nuzman; dirigente estava preso desde o início do mês
Foto: Divulgação / COB

A sexta turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu soltar nesta quinta-feira (19) o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, de acordo com informações do jornal O Globo. Ele estava preso desde o início do mês em Benfica, no Rio de Janeiro (relembre aqui). O ex-dirigente foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de participar de um esquema de compra de votos para que o Rio fosse eleito cidade-sede dos Jogos Olímpicos do ano passado. Na última quinta-feira (12), a Justiça Federal negou o pedido de habeas corpus impetrado em favor do ex-dirigente. Ele presidia o COB desde 1995 e também esteve à frente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Após a prisão, Nuzman se licenciou do cargo na entidade máxima dos esportes olímpicos no país. No entanto, alguns dias após seu cárcere, a situação ficou insustentável e, na semana passada, ele emitiu uma nota renunciando ao cargo (leia mais aqui).

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 14:35

Presidente da FBF praticamente descarta realização da Copa Estado 2017

por Matheus Caldas

Presidente da FBF praticamente descarta realização da Copa Estado 2017
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Após a baixa adesão dos clubes do estado, a Copa Governador do Estado não deve sair do papel. No entanto, este não é o motivo. De acordo com o presidente da Federação Bahiana de Futebol (CBF), por conta do adiantamento do calendário nacional em 2018, a entidade precisou ajustar algumas questões estruturais do futebol estadual, o que deve inviabilizar o torneio. “Está praticamente impossível fazer a Copa Governador. Vamos focar nos laudos dos estádios para que os clubes joguem os estaduais em boas praças. Neste ano, não realizaremos. Aí em 2018, com os estádios prontos, poderemos fomentar a disputa do Campeonato Baiano e da Copa Estado”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. Vale lembrar que, por conta da Copa do Mundo do ano que vem, a pré-temporada foi reduzida e, por consequência, os estaduais começarão mais cedo. Por isso, a FBF se concentra para conseguir os laudos de todos os estádios até meados de dezembro. O Baianão terá início no dia 21 de janeiro. Neste ano, os clubes tiveram uma semana a mais de preparação.

Fã de Cristiano Ronaldo, Harry Kane promete enquadrar a camisa do craque
Foto: Reprodução / Facebook

Fã do atacante português Cristiano Ronaldo, o centroavante inglês Harry Kane, do Tottenham, disse que vai enquadrar a camisa do ídolo. Os dois jogadores se enfrentaram no duelo entre o clube inglês e o Real Madrid, na última terça-feira (17), pela Liga dos Campeões da Europa. Eles trocaram camisas após o apito final da partida, que terminou empatada em 1 a 1.

 

"Eu pedi a camisa dele. É um exemplo para mim. Cresci assistindo a ele jogar. Agora tenho uma bela camisa para enquadrar, e dei a minha para ele. Só não sei o que ele fará com ela. Falamos apenas que nos veríamos daqui a algumas semanas", disse Kane.

 

Real Madrid e Tottenham voltam a se enfrentar no dia 1º de novembro, uma quarta-feira, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, às 16h45 no horário de Salvador, pela competição europeia. Ingleses e espanhois dividem a liderança do Grupo H com sete pontos.

'Não é para tomar a p... do gol', esbravejou Fábio Santos após derrota do Atlético-MG
Foto: Reprodução / Premiere

O lateral-esquerdo Fábio Santos ficou bastante irritado com a derrota do Atlético-MG para a Chapecoense por 3 a 2, no estádio Independência, na noite da última quarta-feira (18), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador reclamou, em entrevista à Rádio Itatiaia, do lance que resultou no terceiro gol dos catarinenses.

 

"Fazer o quê? A gente começou bem, eles adiantaram a marcação. Forçamos para fazer o gol, a bola não entra. Já falamos que, quando não der para ganhar, não é para tomar a p... do gol. Com o time montado a gente toma a p... do gol", esbravejou.

 

O Atlético-MG ocupa a nona colocação com 38 pontos, seis a mais da zona de rebaixamento, na tabela de classificação do campeonato. A Chape venceu e subiu para a 11ª ao somar 35. Na 30ª rodada, o Galo fará o clássico mineiro com o Cruzeiro, no domingo (22), às 16h no horário da Bahia, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Dorival define atuação do São Paulo como inaceitável em derrota para o Fluminense
Foto: Rubens Chiri / Saopaulofc.net

O técnico Dorival Júnior classificou como inaceitável a atuação do São Paulo na derrota por 3 a 1 para o Fluminense, na última quarta-feira (18), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O jogo valeu pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O comandante se disse preocupado com a apatia do time.

 

"Essa apatia é o que realmente preocupa. Como disse o próprio Hernanes no final da partida. O problema é tático? Não. É técnico? Não. É garra, gana, vontade? Não. Mas houve uma apatia geral, tanto que no intervalo eu poderia fechar os olhos e fazer três alterações que não teria problema, pela maneira como nos comportamos. Isso é inaceitável para uma equipe na situação que nos encontramos. E que tem uma atuação totalmente diferente no jogo passado", afirmou.

 

Após a partida, o meia Hernanes disse que o time mostrou imaturidade, já que vinha de um triunfo de virada, na rodada anterior contra o Atlético-PR, e não conseguiu repetir a boa apresentação. "O que se leva é a imaturidade. A equipe tem de crescer. Ganhou um jogo e parece que já alcançou os objetivos da temporada. Não é assim. O time tem de manter uma regularidade de concentração. Mais uma vez falhamos. Tem de amadurecer. Vai apanhar até crescer", criticou.

 

Durante o segundo tempo contra o Flu, Dorival tirou o meia Cueva e o atacante Lucas Pratto para colocar Shaylon e Thomaz. O comandante explicou a alteração. "Nós estávamos com um posicionamento muito fixo: o Pratto muito preso na marcação, e o Cueva caindo lateralmente sem conseguir produzir dentro de suas melhores condições. Nós fizemos uma tentativa, tirando o homem de referência e colocando homens que chegassem por trás. Mas continuou da mesma forma como começamos a partida", disse.

 

Com a derrota, o São Paulo corre o risco de voltar para a zona de rebaixamento, caso a Ponte Preta, o Vitória e o Sport vençam os seus jogos nesta quinta-feira (19), no complemento da rodada. No momento, o clube paulista encontra-se na 14ª colocação com 34 pontos. O time de Dorival volta à campo no domingo (22), às 16h no horário de Salvador, para enfrentar o Flamengo, no estádio do Pacaemby, em São Paulo

Com gols de Marta, Bruna e Bia, Seleção Brasileira feminina vence o México
Foto: Fernanda Coimbra / CBF

No dia internacional do combate ao câncer de mama, a Seleção Brasileira feminina de futebol venceu o México por 3 a 0, na estreia na Copa CFA da China, nesta quinta-feira (19), em Chongqing. Os gols foram marcados por Marta, Bruna e Bia. O compromisso também marcou a reestreia do técnico Vadão à frente da equipe brasileira.

 

O placar da partida foi inaugurado por Marta, que finalizou duas vezes para balançar as redes. O segundo, nasceu numa falta cobrada por Marta. Ela levantou a bola na área e Bruna cabeceou encobrindo a goleira adversária. Com um chute forte, Bia deu números finais ao triunfo. As meninas do Brasil voltam à campo neste sábado (21), às 5h no horário baiano, novamente em Chongqing, para encarar a Coreia do Norte, na segunda rodada do torneio.

Edmundo Animal se diz encantado pelo Bahia: 'Propõe um jogo bonito'
Foto: Reprodução / Twitter

Mesmo estando na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, o Bahia tem agradado os especialistas do futebol nacional. Na última quarta-feira (18), as performances do Tricolor foram alvo de elogios do comentarista Edmundo Animal, do canal por assinatura Fox Sports.

 

"O Bahia estava lá embaixo da tabela e propõe um jogo bonito. Movimentação, boa técnica. O Bahia não é líder, mas gosto muito de ver jogar. É bonito ver o Bahia jogar", declarou.

 

Reforçando o seu gosto pelo desempenho apresentado pela equipe de Paulo Cézar Carpegiani, o ex-atleta citou o meia Zé Rafael de forma especial.

 

"Em um campeonato marcado pelos contra-ataques, o Bahia é uma exceção. Ele bota a bola no chão e joga. O Zé Rafael, inclusive, é muito bom jogador", indicou.

 

O Bahia volta a jogar na noite desta quinta-feira (19), às 20h (horário da Bahia), na Ilha do Urubu, contra o Flamengo.

Liga Sul-Americana: Régis Marrelli lamenta derrota para o Estudiantes de Concordia
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória

O Vitória perdeu para o Estudiantes de Concordia, da Argentina, por 79 a 73, em jogo disputado na noite da última quarta-feira (18), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, pela segunda rodada do Grupo C da Liga Sul-Americana.  Para o técnico Régis Marrelli, do Leão, sua equipe fez uma boa partida, mas pecou em alguns momentos.

 

“Faltou um pouco mais de inteligência em alguns momentos. Num jogo desse nível, pequenos detalhes fazem a diferença. Não fizemos um jogo ruim, pelo contrário, fizemos um baita jogo, mas faltou fechar a partida. Estamos sem o André Góes e perdemos o Arthur Belchior, tudo isso acaba pesando. Nosso jogo contra o Estudiantes foi muito melhor do que contra o Malvín; Os jogos são muito equilibrados e decididos nos minutos finais”, disse Marrelli.

 

Para se classificar, o Vitória vai precisar de um triunfo diante do Guaros de Lara, da Venezuela. O jogo acontece nesta quinta (19), às 20h (horário da Bahia), novamente no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

'Aprendo com os melhores sempre', diz Neymar após gol de falta igual ao de Ronaldinho
Foto: C. Gavelle / PSG

O gol de falta marcado por Neymar, no triunfo do PSG por 4 a 0 sobre o Anderlecht, em Bruxelas, na Bélgica, na última quarta-feira (18), pela Liga dos Campeões da Europa, lembrou bastante um tento marcado por Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10 do clube francês falou sobre a semelhança.

 

"Ele deve estar feliz (risos). Aprendo com os melhores sempre", declarou.

 

Em 2011, pelo Campeonato Brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, quando atuava pelo Flamengo, marcou de falta ao fazer a cobrança por baixo da barreira. O rubro-negro carioca venceu o Santos por 5 a 4 e Neymar estava em campo com a camisa do Peixe. O jovem atacante comentou o lance de 2011, mas disse que não lembrou na hora da cobrança de falta, pelo PSG.

 

"O Ronaldinho foi muito inteligente naquele momento da partida. Mas no momento (da falta), eu nem pensei muito nele, só depois que vi que foi muito similar, quase igual. Eu mudei na hora mesmo. Iria chutar por cima, mas na hora senti que eles fossem pular, e resolvi chutar por baixo", contou.

 

Com os três pontos, o PSG segue liderando, de forma isolada, o Grupo B do torneio europeu, com nove pontos conquistados em três partidas. Na próxima rodada, o clube francês e o belga voltam a se enfrentar, no dia 31 de outubro, na outra terça-feira, às 16h45 no horário da Bahia, mas dessa vez o duelo será em Paris, na França.

 

Relembre o gol de Ronaldinho em 2011:

 

Confira o gol de Neymar pelo PSG, na última quarta:

Presidente do Grêmio fala sobre polêmica com árbitro e pede desculpas a jornalista
Romildo Bolzan (E) | Foto: Divulgação / Grêmio

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan elogiou a atuação do árbitro Héber Roberto Lopes na partida entre Corinthians e Grêmio, na última quarta-feira (18), após polêmica. Em entrevista à ESPN Brasil, o cartola teria chamado o juiz de "careca vagabundo paranaense". Após o duelo entre os líderes do Campeonato Brasileiro, Romildo se explicou e pediu desculpas ao jornalista por "não se fazer entender".

 

"Não vou publicizar nada disso porque não fazia parte do contexto da matéria. Não estou admitindo que disse, porque no contexto foi de colocar em dúvida ou em suspeição de um árbitro que decorreu de um sorteio. O Héber não vinha de uma trajetória neste ano de bons jogos, ao contrário. Então, em respeito do tamanho da partida, fiquei muito receoso por causa da arbitragem. Se alguém está errado, sou eu, que não me fiz pronunciar perfeitamente ao jornalista sobre o limite da entrevista", afirmou. "A situação cujo limite da entrevista foi a manifestação de preocupação com a arbitragem. Todo o demais que aconteceu foi no limite de uma conversa privada. Quero pedir desculpas ao jornalista, que não me fiz entender ou não me manifestei da maneira correta para o posicionamento do Grêmio. Não sei se aconteceu por causa disso, mas ele (Héber) foi muito bem. O erro é meu, e o limite da matéria era aquele. Não tenho motivos para difamar uma pessoa que nem conheço pessoalmente", acrescentou.

 

Após o empate sem gols entre Corinthians e Grêmio, arena Itaquera, em São Paulo, Héber disse vai se reunir com os seus advogados para analisar a declaração do mandatário do clube gaúcho. "Ainda não pude analisar totalmente a declaração, porque me concentrei mais no jogo. A partir desta quinta-feira vou reunir com meus advogados para ver o que foi dito e tomar uma medida com tranquilidade e cautela. Não posso pronunciar nada, ainda não estou inteirado de tudo o que foi dito", disse.

 

Com o ponto conquistado no duelo, o Corithians manteve a diferença de nove pontos sobre o Grêmio, neste momento. No entanto, o Santos ainda enfrenta o Sport, neste quinta-feira (19), na Ilha do Retiro, em Recife, no complemento da 29ª rodada. O Timão soma 59 contra 50 dos gaúchos. Na próxima rodada, a equipe de Porto Alegre recebe a visita do Palmeiras, na Arena do Grêmio, no domingo (22), às 16h no horário da Bahia. Já os paulistas, entram em campo no dia seguinte, às 19h, diante do Botafogo, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 07:45

Contra o Atlético-PR, Vitória tenta melhorar retrospecto como mandante no Brasileirão

por Glauber Guerra

Contra o Atlético-PR, Vitória tenta melhorar retrospecto como mandante no Brasileirão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Pior mandante do Campeonato Brasileiro, o Vitória se vê na obrigação de começar a vencer diante de sua torcida para escapar da degola. E para tentar mudar esse retrospecto, o Leão encara o Atlético-PR nesta quinta-feira (19), às 19h (horário da Bahia), no Barradão, válido pela 29ª rodada do certame nacional.

 

O Vitória tem apenas nove pontos conquistados em 14 jogos disputados em Salvador. O que representa um aproveitamento de 21,43% como mandante. Vagner Mancini, treinador do time Rubro-negro, espera que a equipe consiga voltar a fazer valer o mando de campo.

 

“Estamos tentando achar o ponto ideal de se jogar em casa. Fora de casa, a equipe é gigante. Joga um futebol vistoso, que chama atenção. Dentro de casa, temos dificuldade de propor o jogo, e esse volume não é apresentado. Queremos rapidamente acabar com isso, porque os pontos dentro de casa, eles são o diferencial para chegar aos 45 pontos rapidamente. Nada mais é do que o aspecto emocional, porque fora de casa se equipara às grandes equipes. Que sirva de lição e que a gente apreenda que dá para jogar melhor em casa, a partir do momento que o emocional também seja diferente”, afirmou o treinador.

 

Para o volante Uillian Correia, o Vitória precisa explorar os contra-ataques e jogar mais compactado.

 

 “A gente sabe que o nosso contra-ataque é mortal. Toda vez que nós contra-atacamos, nós chegamos com facilidade à frente. Então a gente tem alternado muito dentro de casa, porque a gente está jogando muito numa linha mais alta. A gente quer pressionar o adversário, então não necessita disso. Vamos jogar numa linha mais baixa, bem compactados, as linhas próximas, para a gente contra-atacar bem e ser mortal, como a gente tem sido fora de casa”, disse, em entrevista à TV Bahia.

 

O retrospecto de confrontos entre as duas equipes na Série A do Campeonato Brasileiro é de puro equilíbrio. Foram 32 jogos disputados, com 13 triunfos para cada lado e seis empates. No último duelo, o Atlético-PR levou a melhor e venceu o Vitória por 4 a 1, no 25 de junho deste ano, na Arena da Baixada.

 

FICHA TÉCNICA
Vitória x Atlético-PR
Campeonato Brasileiro – 29ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 19/10/2017
Horário: 19h (horário da Bahia)
Árbitro: André Luiz Castro (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Assistentes adicionais: Roberto Giovanny Oliveira  (GO) e Breno Veira Sousa (GO)

 

Vitória: Caíque; Caíque Sá, Ramon, Wallace e Juninho; Uillian Correia, Fillipe Soutto, Yago e Neilton; David e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.

 

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez Lucho González; Guilherme, Felipe Gedoz e Sidcley; Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.

Mirando o título, Carille fica satisfeito com empate e compara partida com xadrez
Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

O técnico do Corinthians, Fábio Carille, ficou satisfeito com o empate sem gols contra o Grêmio. O embate entre líder e vice-líder aconteceu na noite da última quarta-feira (18), na arena Itaquera, em São Paulo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

"O resultado não foi ruim. Manteve os nove pontos com uma rodada a menos. Em relação ao campeonato, vai depender do jogo do Santos", declarou.

 

O Santos joga contra o Sport, nesta quinta-feira (19), no complemento da rodada, na Ilha do Retiro, em Recife, às 20h no horário da Bahia. Sobre a partida contra o Grêmio, Carille comparou o duelo com um jogo de xadrez. "O Grêmio não nos deixou jogar, e nós não os deixamos jogar. É jogo grande, de competição, e com isso a parte técnica fica devendo. Os dois times marcaram muito. É um jogo de xadrez", disse.

 

Neste momento, o Corinthians manteve os nove pontos de vantagem sobre o Grêmio. O Timão soma 59 contra 50 do clube gaúcho. A equipe paulista só volta à campo na próxima segunda-feira (23) para encarar o Botafogo, às 19h no relógio baiano, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Na véspera, os gremistas recebem a visita do Palmeiras, na Arena do Grêmio, Porto Alegre, às 16h.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 06:40

Acusado de 'má-fé', Neymar é multado pela Justiça brasileira em R$ 3,8 milhões

por Raphael Ramos | Estadão Conteúdo

Acusado de 'má-fé', Neymar é multado pela Justiça brasileira em R$ 3,8 milhões
Foto: Divulgação/ Paris Saint Germain

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região multou Neymar, seus pais e três empresas que administram a carreira do atacante do Paris Saint-Germain em R$ 3,8 milhões. O valor corresponde a 2% da causa que bloqueou R$ 192,7 milhões em bens da família do jogador para garantir o pagamento de dívidas com a Receita Federal do Brasil. Na decisão em que aplicou a multa, o desembargador Carlos Muta alega que a conduta de Neymar no processo "caracteriza litigância de má-fé e ato atentatório à dignidade da Justiça". Ainda de acordo com o desembargador, a multa foi aplicada "em razão do caráter manifestamente protelatório do recurso manejado" pela defesa do jogador. Em outro trecho da decisão, Muta afirma que Neymar buscou "embaraçar a continuidade do processamento". O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região informou ao jornal O Estado de S.Paulo que a multa ainda não foi paga e que a defesa de Neymar não protocolou recurso contestando a cobrança. Advogado do jogador, Marcos Neder disse à reportagem que não poderia "comentar sobre o caso no momento". A assessoria de imprensa do atleta foi procurada, mas optou por não se pronunciar. Desde setembro de 2015, a Justiça mantém bloqueados R$ 192,7 milhões em bens do atacante do Paris Saint-Germain por causa de multas e impostos cobrados ao jogador pela Receita Federal. O valor inicial era de R$ 188 milhões, mas foi corrigido. A acusação do Fisco é de que Neymar não quitou os seus tributos como pessoa física e teria usado empresas da família para pagar menos imposto. A alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é de 27,5%, enquanto que a do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) varia entre 15% e 25%. Para a Receita Federal, inclusive, o jogador criou as empresas com o único objetivo de receber salário em forma de direitos de imagem e, assim, pagar menos tributos. O bloqueio judicial abrange imóveis do jogador e de sua família em Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, São Paulo e Itapema (SC), além de um iate e um avião. O jogador pode usufruir dos bens, mas está impedido de negociá-los. A Justiça vê riscos de Neymar e seus pais venderem o patrimônio e não pagarem os tributos. Por isso que os bens da família continuam indisponíveis por tempo indeterminado. Em março deste ano, o jogador obteve vitória em processo fiscal julgado pelo Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), em Brasília, e seus advogados estimam que a decisão poderá reduzir a cobrança da Receita Federal entre 50% e 70%. A falta de comprovação dos efeitos práticos do julgamento do Carf, porém, fez com que a Justiça mantivesse indisponíveis os bens de Neymar. Para evitar novos problemas com o Fisco, o contrato entre o atacante e o Paris Saint-Germain, assinado em agosto, prevê o pagamento apenas de salários, sem direitos de imagem. Neymar recebe 30 milhões de euros por ano (R$ 111,8 milhões pela cotação atual).

 

Histórico de Conteúdo