Bahia

E. C. Bahia


Pressionados, Inter e Bahia lutam por objetivos distintos no Beira-Rio

Com a possibilidade de deixar a zona do rebaixamento, mas sem vencer há cinco rodadas, o Bahia entra em campo para mais um jogo de fundamental importância na tentativa de permanecer mais um ano na elite do futebol brasileiro, na noite deste sábado (25), às 20h (horário da Bahia), diante do Internacional, no Estádio Beira-Rio.

Veja mais

Vitoria

E. C. Vitória


Para tentar sair do Z-4, Vitória recebe o Criciúma no Barradão

Vencer ou vencer. Esse é o pensamento do Vitória para o duelo contra o Criciúma, neste sábado (25), às 17h30, no Barradão, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time Rubro-Negro precisa de um resultado positivo para tentar sair do Z-4, já que ocupa a 17ª colocação no certame nacional com apenas 31 conquistados.

Veja mais

Entrevistas

Luiz Gustavo se mostra otimista com fuga da degola: 'Vamos lutar até o fim'

Zagueiro, volante ou até lateral-direito. Não importa a posição. O polivalente Luiz Gustavo, do Vitória, diz não ter preferência e sempre se coloca à disposição. Em entrevista ao Bahia Notícias, o atleta demonstra otimismo e acredita que o Leão irá escapar da degola. Atualmente, o time Rubro-Negro ocupa a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro com 31 pontos. “Estamos confiantes. Sabemos do potencial que a equipe e que não merecemos estar onde estamos. Vamos lutar até o fim e falo por todos do grupo. Garanto que determinação e empenho não vão faltar”

Veja mais

Curtas do Esporte

Curtas do Esporte

O quase-ex-boleiro Arlindo de Almeida volta com polêmicas no Curtas de Esporte. Por que certos setoristas do Vitória têm passe livre e outros não têm? E por que nenhum deles tem direito a lanche durante os treinos da manhã? E mais: no Bahia, tem mutirão de processos trabalhistas! Confira nas Curtas e Venenosas do Esporte!

Veja mais

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 11:00

West Ham vence Manchester City e segue na luta por vaga na Liga dos Campeões

por Edimário Duplat

West Ham vence Manchester City e segue na luta por vaga na Liga dos Campeões
Pela 9ª rodada do Campenato Inglês 2014/2015, o West Ham conseguiu um importante resultado ao derrotar o Manchester City por 2 a 1 em jogo disputado no Upton Park, na cidade de Londres. Com a vitória, os Hammers se consolidaram na 4ª posição da competição nacional e seguem firmes na luta por uma vaga na Liga dos Campeões do próximo ano.

A equipe londrina abriu o marcador aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Amalfitano se aproveitou de erro da marcação dos Citizens e completou para o fundo do gol adversário. Na segunda etapa, os donos da casa ampliaram sua vantagem com Sakho que cabeceia firme e vence o goleiro Clichy. Minutos depois, David Silva diminui para os visitantes, mas não consegue reverter o resultado contra a sua equipe, que segue na vice-liderança da competição com um jogo a mais que o Southampton, terceiro colocado.

Na próxima rodada, o West Ham vai até o Britannia Stadium onde enfrenta o Stoke City. Já o Manchester City volta para o seu estádio, onde faz o clássico da cidade contra o Manchester United.

Comentar

   

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 10:30

Serena Williams e Simona Halep vencem e farão final do Masters da WTA

por Edimário Duplat

Serena Williams e Simona Halep vencem e farão final do Masters da WTA
Foto: Getty Images
O Masters da WTA conheceu na manhã deste sábado suas duas finalistas. A norte-americana Serena Williams garantiu sua vaga na decisão ao vencer com dificuldade a dinamarquesa Caroline Wozniacki por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 7/6 (8/6). Agora, ela terá pela frente a romena Simona Halep, que teve bem mais facilidade para bater a polonesa Agnieszka Radwanska por 2 sets a 0, com duplo 6/2.

Na primeira partida do dia, Wozniacki, cabeça de chave número 8, começou dando a impressão de que atropelaria Serena, principal favorita do torneio. No primeiro set, a norte-americana conseguiu vencer apenas três pontos no saque da adversária. A dinamarquesa, por sua vez, conseguiu duas quebras e arrancou para um triunfo tranquilo.

Na segunda parcial, no entanto, Serena mostrou porquê é a número 1 do mundo, cresceu e empatou a partida. O set de desempate foi o mais equilibrado e Wozniacki conseguiu uma quebra no início. Ela sacou para vencer o jogo quando estava 5 a 4, mas foi quebrada. No tie-break, a dinamarquesa abriu boa vantagem de 4 a 1, mas bobeou, levou a virada e acabou ficando fora da final.

Após o triunfo, Serena não conseguia ficar plenamente feliz, uma vez que havia batido uma tenista com quem tem grande amizade fora das quadras. "Foi a primeira vez que ganhei e não me senti ótima, se você tirar as partidas contra a Venus. Eu realmente queria chorar, porque a Carol é tão legal, nós nos damos bem e fazemos muitas coisas juntas. Ela é minha pequena irmã bebê, de diferente mãe e pai e de um país diferente", comentou.

Depois de passar por Wozniacki, Serena terá pela frente na decisão deste domingo a romena Simona Halep. Cabeça de chave número 4, ela passeou em quadra neste sábado e não deu qualquer chance de vitória a Radwanska. Foram cinco quebras de serviço no total para Halep, que impôs seu forte jogo de fundo de quadra e arrancou para o tranquilo triunfo.

Enquanto Serena luta pelo terceiro título consecutivo do torneio, Halep buscará sua primeira conquista logo em sua primeira participação. Para isso, a romena terá que acabar com a freguesia diante da norte-americana, já que das quatro partidas disputadas entre elas, Serena Williams saiu vencedores em três.

No último duelo, no entanto, Halep conseguiu uma das vitórias mais impressionantes de sua carreira. Na primeira fase deste Masters da WTA, as duas caíram no Grupo Vermelho e se enfrentaram. A romena não teve qualquer dificuldade para vencer a norte-americana por 2 sets a 0, com direito a "pneu": 6/0 e 6/2, em 1 hora e 5 minutos.

Comentar

   

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 10:03

Bruno Paulista vê Bahia preparado para surpreender o Inter no Beira-Rio

por Felipe Santana

Bruno Paulista vê Bahia preparado para surpreender o Inter no Beira-Rio
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Bahia nas duas últimas que enfrentou o Internacional fora de casa se deu bem. Ano passado, em Caxias do Sul, derrotou o colorado por 2 a 1. Nesta temporada, pela Copa Sul-Americana, supreendeu os gaúchos ao vencer por 2 a 0.

Os recentes triunfos diante do Internacional como visitante, segundo o volante Bruno Paulista, não torna a partida deste sábado (25) mais fácil. Mas, para o camisa 18, mostra que o elenco do Bahia tem capacide de repetir a dose e sair do Z4.

"Sabemos que o time do Internacional não vem de um grande resultado, mas nosso time está focado. Se Deus quiser, vai dar tudo certo para a gente sair com um resultado positivo. Estamos confiantes", assegurou.

Surpresa da escalação do time há duas rodadas, contra o São Paulo, o volante Bruno Paulista se firmou na equipe com duas boas atuações diante do tricolor paulista e na última rodada, contra o Atlético Mineiro.

O jovem volante tricolor diz estar satisfeito com sua performance.

"Estou muito feliz pelo meu desempenho", concluiu.

Comentar

   
Seleção Brasileira de Nado Sincronizado convoca mais duas atletas para a equipe olímpica
Depois de retornar do Campeonato Sul-Americano de Nado Sincronizado, sediado na Argentina, e da Copa Fina, no Canadá, a seleção brasileira de nado sincronizado tem o anúncio de mais duas atletas integrando a equipe nacional. Lara Teixeira e Sabrine Lowy conquistaram as notas mais altas em uma seletiva organizada em outubro e retornam a equipe adulta do Brasil na modalidade.

Sabrine, de 17 anos, teve a maior nota da avaliação (66,6255) enquanto Lara somou 66,1548 e voltou a equipe depois de ter participado das Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012. No total, seis atletas participaram da seletiva que contou com as treinadoras Maura Xavier e Julie Sauvé como avaliadoras das novas selecionadas.

A Seleção brasileira de Nado Sincronizado volta a se reunir no início de novembro, no Rio de Janeiro, para intensificar os treinamentos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Comentar

   

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 09:31

Marc Márquez é pole na Malásia e bate recorde na MotoGP

por Estadão Conteúdo

Marc Márquez é pole na Malásia e bate recorde na MotoGP
Foto: ATP
Com o título da temporada já garantido, o espanhol Marc Márquez parece disposto a aproveitar as últimas provas de 2014 para quebrar recordes na MotoGP. Foi o que ele fez neste sábado, ao cravar mais uma pole position, desta vez para a etapa da Malásia, que acontecerá neste domingo e é a penúltima prova do calendário.

Márquez cravou o tempo de 1min59s791, o suficiente para assegurar a primeira colocação no grid de largada pela 13.ª vez na temporada. Com isso, ele quebra o recorde que havia igualado na etapa da Austrália e que pertencia a dois australianos: Mick Doohan, em 1997, e Casey Stoner, em 2011.

De quebra, o tempo obtido por Márquez foi o mais rápido da história do Circuito de Sepang, quebrando o recorde que pertencia a ele mesmo, já que completou uma volta em 2min00s011 no ano passado. Segundo colocado no treino e no grid de largada no domingo, o espanhol Dani Pedrosa também fez o suficiente para bater este recorde, ao cravar a marca de 1min59s973.

Completando a primeira fila, aparece outro espanhol, Jorge Lorenzo, que completou sua melhor volta em 2min00s203. O alemão Stefan Bradl foi o quarto, seguido de perto pelo italiano Andrea Dovizioso. O heptacampeão mundial Valentino Rossi largará em sexto, depois de ter marcado o tempo de 2min00s740.

Com o título já garantido por Márquez, que tem 312 pontos, a briga agora é pela segunda colocação, ocupada no momento por Valentino Rossi, com 255. Jorge Lorenzo, terceiro, com 247, e Dani Pedrosa, quarto, com 230, estão na briga. A etapa da Malásia está marcada para este domingo às 6 horas (de Brasília).

Comentar

   
Com rodada quase completa neste sábado, Brasileirão tem jogos decisivos para equipes do Z-4
Foto: Hedson Alves / Photocâmera
Devido ao segundo turno das eleições no próximo domingo (26), o Campeonato Brasileiro 2014 terá a realização de 9 dos 10 jogos da sua 31ª rodada neste sábado (25) com partidas que já estão ajudando na definição das equipes que irão a Copa Libertadores do próximo ano e as que serão rebaixadas para o Brasileirão da Série B de 2015.

Localizados na zona de rebaixamento, a dupla Bahia e Vitória precisam fazer a sua parte e torcer por tropeços de rivais para seguir vivos na competição nacional. Com o Coritiba (que enfrenta o Grêmio no Couto Pereira) sendo a única equipe que pode ser ultrapassada pelos baianos na rodada. Os tropeços de Palmeiras, Chapecoense, Figueirense e Sport Recife são fundamentais para que exista uma chance de escapar da degola no próximo fim-de-semana. Um pouco mais distantes, o Atlético Paranaense enfrenta o Fluminense, adversário que luta por uma vaga na Libertadores, e ainda segue com risco de se aproximar do z-4 em caso de mais derrotas nas próximas partidas. Outra equipe que ainda tem chances de cair a Série B é o Flamengo, que faz clássico estadual contra o Botafogo em Manaus e pode afundar de vez o seu rival, atual 19º colocado.

Confiram todos os jogos da 31ª rodada do Brasileirão e seus respectivos horários, com o fuso atual da Bahia:

Campeonato Brasileiro – 31ª rodada

Dia 25/10 (sábado)

15h20 (Horário da Bahia
)

Fluminense x Atlético Paranaense – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro

Palmeiras x Corinthians – Estádio do Pacaembu, São Paulo

Figueirense x Cruzeiro – Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis

17h30 (Horário da Bahia)

Coritiba x Grêmio – Estádio Couto Pereira, Curitiba

Atlético Mineiro x Sport Recife – Estádio Independência, Belo Horizonte

Vitória x Criciúma – Estádio Barradão, Salvador

Chapecoense x Santos – Arena Condá, Chapecó

20h00 (Horário da Bahia)

Botafogo x Flamengo – Arena da Amazônia, Manaus

Internacional x Bahia – Estádio do Beira-Rio, Porto Alegre

Dia 27/10 (segunda-feira)

19h30 (Horário da Bahia)


São Paulo x Goiás – Estádio do Morumbi, São Paulo


Comentar

   

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 08:30

Superliga de Vôlei começa com insatisfação geral com a CBV

por Alessandro Lucchetti | Estadão Conteúdo

Superliga de Vôlei começa com insatisfação geral com a CBV
Foto: Divulgação
Jogadores repatriados, altos salários, bons resultados internacionais das seleções. Neste sábado, dia em que começa a 21.ª edição da Superliga Masculina, o vôlei brasileiro tem bons motivos para celebrar. Por outro lado, a insatisfação não é pequena. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) chegou a anunciar que a final seria decidida em três jogos, para depois recuar, por ordem da Rede Globo, proprietária dos direitos de televisionamento, que decidiu manter a decisão em jogo único. O calendário malfeito e a pequena visibilidade da modalidade na mídia são outros focos de queixas de jogadores e dirigentes da modalidade.

Na opinião de Ricardo Navajas, supervisor do Funvic/Taubaté, o retorno de mídia proporcionado pela transmissão global não justifica que confederação e clubes se curvem aos interesses da emissora.

"Nunca ouvi nenhum dirigente de clube dizer que renovou um contrato de patrocínio só porque a final passa na Globo. Quem paga a competição são os clubes. Se a emissora não quiser transmitir em melhor de três jogos, devemos dizer obrigado e manter o formato de três jogos. Não recebemos nada da CBV. Não adianta me dizerem que a final da Liga dos Campeões (da Europa) é em jogo único. A Uefa distribui milhões de euros aos clubes. Aqui, o campeão recebe um troféu com um S e uma bolinha na ponta", compara.

O central Gustavo Endres, campeão olímpico em 2004 e hoje jogador do Vôlei Canoas (RS), também discorda do formato da decisão. "Na minha opinião, devemos fazer a final em melhor de cinco. Esse é o formato do Campeonato Italiano, que devemos copiar porque é o melhor do mundo e continuará sendo, apesar dos problemas financeiros."

O italiano Vittorio Medioli, dono do Sada/Cruzeiro, faz pesadas críticas à organização. "A CBV é uma lástima. Organiza a final em jogo único e fica com o dinheiro da bilheteria e outras receitas. A sobrevivência dos clubes fica muito difícil."

Comentar

   
Cáceres pede atenção contra o Criciúma: 'É importante não dar espaço ao adversário'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória encara o Criciúma neste sábado (25), às 17h30 (horário de Salvador), no Barradão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Só o triunfo interessa ao time Rubro-Negro, que ocupa a 17ª posição e tenta sair do Z-4. Ciente disso, o volante Cáceres pede atenção contra o adversário, que é o lanterna da competição com 30 pontos conquistados, um a mais que o Leão.

“Essa partida contra o Criciúma será muito complicada. As duas equipes vêm de derrota e precisam dos três pontos. É importante não dar espaços ao adversário e aproveitar as chances. Queremos muito essa vitória e vamos buscá-la para ter uma sequência positiva nesta reta final de Série A”, disse Cáceres.

O paraguaio ainda destacou a importância do apoio da torcida.
 
“Esse apoio da torcida neste jogo será fundamental para a nossa equipe dentro de campo. Esperamos um grande número de torcedores neste sábado. Precisamos disso. Dentro do Barradão não podemos mais perder pontos”, completou.

Comentar

   

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 07:00

Copa Estado: Fernando Miguel será titular neste sábado contra o Colo Colo

por Glauber Guerra

Copa Estado: Fernando Miguel será titular neste sábado contra o Colo Colo
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O time B do Vitória tem um compromisso neste sábado (25), às 15h, em Ilhéus, pela segunda rodada da Copa Estado. O Rubro-Negro vai encarar o Colo Colo. 
 
A principal novidade será a presença do goleiro Fernando Miguel, cedido ao time depois de ficar de fora dos relacionados para o duelo contra o Criciúma. Essa será a quarta partida do arqueiro na equipe B. No ano passado, ele atuou em três jogos, também pela Copa Estado. 
 
Já o atacante Alan Pinheiro, de volta a Toca do Leão, após seu contrato de empréstimo com o ASA-AL expirar, também será titular.
 
A equipe comandada pelo técnico Wesley Carvalho irá a campo com a seguinte formação: Fernando Miguel; Caculé, Matheus Salustiano, Clayton e Iuri; Edson Magal, Gabriel Soares, Allyson e Vander; Alan Pinheiro e Edson.

O Grupo 1, que possui Vitória, Conquista, Colo Colo e Serrano, está embolado. Todos os times somaram apenas um ponto. O Leão é o líder ao lado do Alviverde por causa do maior número de gols marcados (dois), enquanto Serrano e Colo Colo anotaram um.

Comentar

   

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 06:05

Para tentar sair do Z-4, Vitória recebe o Criciúma no Barradão

por Glauber Guerra

Para tentar sair do Z-4, Vitória recebe o Criciúma no Barradão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Vencer ou vencer. Esse é o pensamento do Vitória para o duelo contra o Criciúma, neste sábado (25), às 17h30, no Barradão, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time Rubro-Negro precisa de um resultado positivo para tentar sair do Z-4, já que ocupa a 17ª colocação no certame nacional com apenas 31 conquistados. 
 
Para o confronto, o técnico Ney Franco não poderá contar com o meia Marcinho, vetado pelo departamento médico por causa de dores musculares e o volante Luiz Gustavo, que cumpre suspensão automática. Em contrapartida, terá o retorno do lateral-direito Nino Paraíba.
 
Com apenas oito jogos para o término do Brasileirão, o atacante Edno faz um alerta e diz que não é mais permitido vacilar. “Estamos em uma reta final de campeonato e  não podemos vacilar. Conversamos e temos encarar todos os jogos e melhorar nosso rendimento dentro de casa, e jogar bem do início até o fim. Não acho normal perder para Corinthians, Cruzeiro e para ninguém. O atleta tem que pensar sempre em vencer e se entregar ao máximo”, afirmou.
 
A situação do Criciúma é semelhante a do Vitória. O Tigre possui 30 pontos, um a mais que o time Rubro-Negro, porém é o lanterna da competição.

O técnico Gilmar Dal Pozo terá um desfalque importante no compromisso deste sábado. O meia Paulo Baier, considerado o maestro da equipe, levou o terceiro amarelo na última rodada e cumpre suspensão.  Por outro lado, o comandante do Tigre terá o retorno do zagueiro Joílson, do volante Rodrigo Souza e do meia João Vitor.


FICHA TÉCNICA
Vitória X Criciúma
Campeonato Brasileiro – 31ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA) 
Data: 25 de outubro de 2014, sábado 
Hora: 17h30 (de Salvador) 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) 
Assistentes: Rafael da Silva Alves e José Javel Silveira (ambos do RS) 
 
Vitória: Júnior Fernández; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Mansur; Cáceres, José Welison (Adriano), Richarlyson e Edno; Vinícius e Dinei. Técnico: Ney Franco
 
Criciúma: Galatto; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Cortez; Rodrigo Souza, Serginho, João Vitor e Cleber Santana; Lucca e Souza. Técnico:  Gilmar Dal Pozo.

Comentar

   

Sábado, 25 de Outubro de 2014 - 00:00

‘A gente não vive em guerra’, diz preparador físico sobre provas militares

por Francis Juliano

‘A gente não vive em guerra’, diz preparador físico sobre provas militares
O preparador físico Eduardo Fontes questiona o parâmetro exigido pelo PM
A morte do candidato a soldado da PM-BA Egberto Oliveira de Jesus Filho, de 31 anos, volta a suscitar o debate sobre a validade ou não da exigência dos extenuantes exercícios físicos aplicados nas provas militares. Além de Egberto, outra candidata a soldado, Elaine dos Santos Oliveira, 27 anos, também sofreu com a prova física, e precisou ser internada no Hospital Santo Antônio, na Cidade Baixa. Segundo o preparador físico e atleta Eduardo Fontes, além dos testes objetivos, como ecocradiograma, eletrocardiograma e exame de sangue, as provas militares devem estabelecer parâmetros condizentes com o candidato. Fontes, que já foi preparador físico do Esporte Clube Bahia e é professor de educação física, questiona o parâmetro exigido pelos aspirantes à caserna. "No caso de um teste para um atleta de futebol, a gente sabe qual é a capacidade do jogador. A mesma coisa vale para um corredor de maratona, que tem um esforço específico. Mas para um policial eu não sei qual é o parâmetro exigido. E eles colocam as pessoas para correr três horas, com aquela indumentária toda, com coturno. A gente não vive em guerra. Não estamos na Idade Média", disse Fontes em entrevista ao Bahia Notícias. Outro dado que o preparador afirma que é preciso ser reavaliado é sobre a questão subjetiva. "Eu não sei se esses testes são eminentemente físicos ou se eles buscam através dessas provas descomunais treinar também a capacidade mental de lidar com o desconforto", avalia. O professor, que também é corredor de meia maratona, conta um caso específico que viveu para falar do risco de passar da conta quanto à potência do corpo. "Corri a meia maratona do Rio este ano, mas não estava treinando bem. Completei a prova em 2 horas e meia pelo condicionamento mental. Evidente que corri risco, mas eu sou professor, tenho ideia da minha capacidade. Agora, imagine isso para um candidato a policial, que está precisando de emprego. A pessoa acaba se submetendo a vencer com a mente esse tipo de prova e pode estourar o corpo", adverte. Segundo Fontes, outros detalhes que podem também evitar acidentes graves são as informações atuais do aspirante, que deve observar se “cansa com facilidade, se visualmente está gordo, se dorme bem”, entre outras características.

Comentar

   
 Jornalista lança livro que resgata memória da década de ouro do Bahia nesta terça
Foto: Elton Serra/ Arquivo Pessoal
O Bahia não vive bom momento no segundo semestre deste ano. No primeiro semestre o tricolor foi campeão do Campeonato Baiano, mas está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A e corre risco de ser rebaixado. Mas, em paralelo a esse mau momento do esquadrão, o jornalista e comentarista da CBN Salvador, Elton Serra, lança na terça-feira (28), a partir das 18h30 na Livraria Cultura do Salvador Shopping o livro “Década de Ouro: A história do heptacampeonato do Esporte Clube Bahia”, pela editora Via Escrita. Em entrevista ao Bahia Notícias, Elton conta como surgiu a ideia de escrever esse livro.
 

Capa do livro Década de Ouro - A história do heptacampeonato do Esporte Clube Bahia/ Foto: Elton Serra/ Arquivo Pessoal
 
“Minha paixão sempre foi escrever, sempre tive essa vontade escrever um livro. No início do ano passado, tive ideia de escrever um e tentei escolher o tema que abordaria. Raramente se vê no futebol uma equipe junta por tanto tempo e com grandes jogadores. Isso, em uma época em que o futebol baiano era bem visto. Pensei em escrever sobre a Taça Brasil de 59, mas a memória na Bahia é escassa e havia poucos arquivos, por isso mudei o foco”, explica o autor do livro. O fator predominante para Elton ter escrito esse livro foi a sequência de sete títulos seguidos, que continua sendo a maior em toda história dos estaduais baianos. A ideia do jornalista era entender como um time conseguiu ficar com uma base durante sete anos seguidos e desmistificar histórias, já que ele não era nascido, então o livro foi criado através do depoimento de pessoas e jogadores daquela época. “Por exemplo, teve um clássico que aconteceu em 73, que existia uma rivalidade entre alguns jogadores. Osni, na época era do Vitória, e era marcado pelo lateral esquerdo Romero, do Bahia. Osni botava a bola entre os joelhos e fazia gozação com Romero, que puxava o cabelo dele, gerava uma confusão generalizada e o resultado era anulado. Também teve uma história de que em 1978 o Bahia foi declarado campeão depois de uma confusão com Leônico, que tinha entendido errado o regulamento da FBF, mas só lendo o livro para saber mais detalhes”, brinca Elton Serra. A capa do livro é composta por quatro jogadores abraçados, considerados símbolos daquele time que foi heptacampeão baiano: Sapatão, Baiaco, Fito Neves e Douglas. Elton, no entanto, não conseguiu entrevistar todos esses quatro ex-atletas e lamenta por isso: “Não consegui falar com Fito, ele está morando em São Paulo e estava inacessível. Baiaco também não consegui falar, ele mora em São Francisco do Conde, liguei para os números que consegui, busquei pessoalmente, mas não consegui encontrá-lo. Desde a época de jogador ele sempre foi reservado”.
 

Douglas em atividade pelo Bahia/ Foto: Douglas Franklin/ Arquivo Pessoal
 
E justamente Baiaco, uma das fontes não entrevistadas, que o autor considera como um dos principais responsáveis pelo êxito daquela equipe do Bahia, dividindo a responsabilidade com o que é considerado o maestro, Douglas. “É difícil assim escolher um 'responsável' pelo sucesso daquela década. Baiaco era um jogador que os companheiros diziam que não gostava de treinar, mas jogou sete anos como único volante e sempre deu conta do recado. Por outro lado, Douglas era o jogador de armação, mas fazia muitos gols, tanto que é o segundo maior artilheiro da história do Bahia. Então, se tiver que escolher um, colocaria Douglas um pouco à frente”, justifica Elton. O clímax do livro, considerado pelo próprio autor, é justamente o momento que o inspirou a fazer a obra. “Não tem como fugir do gol de Fito. Ele estava lesionado, sem contrato, entrou no jogo e cinco minutos depois fez o gol que garantiu o hepta. Tem até uma passagem em que quem participou daquela partida comenta sobre aquela final”, relata Elton. O jornalista compara faz uma comparação do Bahia da década de 70 com o atual, que passa por uma crise e briga para não ser rebaixado no Brasileirão e demonstra sentir saudade de como era o futebol naquela época: “O Bahia foi campeão em um daqueles anos com quatro meses de salários atrasados, sendo que naquele tempo nem eram altos. Antes se jogava muito mais por paixão, o cara dava sangue. Hoje o cara chega no time e não está nem aí. 35 anos atrás os atletas de grandes clubes vinham para a Bahia sem estar em fim de carreira. Douglas, por exemplo, tinha 22 anos quando chegou no tricolor e saiu de lá porque não queria ser reserva de Pelé no Santos”.
 

Baiaco é outro jogador considerado por Elton Serra como um dos principais responsáveis pelo êxito tricolor nos anos 1970
 
Na década de 70, período relatado no livro, o armazenamento de imagens não era como é hoje, que pode ser feito através de HDs, cartões de memórias, entre outras opções. E, para conseguir fotos daquela época, Elton recorreu ao jornal A Tarde para conseguir acervo referente ao período entre os anos 1972 e 1978 e do ano de 1979 conseguiu no jornal Correio. O autor da “Década de Ouro” não pensa em parar por aí: “Já tenho três projetos, sendo dois do Vitória e um do Bahia, mas ainda não decidi qual será o primeiro, provavelmente do rubro-negro. O complicado é que na Bahia não tem editora, tem que buscar fora e eles priorizam os clubes do Sul e Sudeste. Mas, agradeço àqueles que resolveram apostar em mim”, conta o jornalista.
 
Serviço:
 
Lançamento do livro: Década de Ouro – A história do heptacampeonato do Esporte Clube Bahia
Data: 28/10/2014
Horário: Das 18h30 às 21h30
Local: Livraria Cultura do Salvador Shopping
Endereço: Av. Tancredo Neves, 2915 piso L2 – Caminho das Árvores – Salvador/BA

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 23:59

Pressionados, Inter e Bahia lutam por objetivos distintos no Beira-Rio

por Felipe Santana

Pressionados, Inter e Bahia lutam por objetivos distintos no Beira-Rio
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com a possibilidade de deixar a zona do rebaixamento, mas sem vencer há cinco rodadas, o Bahia entra em campo para mais um jogo de fundamental importância na tentativa de permanecer mais um ano na elite do futebol brasileiro, na noite deste sábado (25), às 20h (horário da Bahia), diante do Internacional, no Estádio Beira-Rio.
 
Para este jogo, o que não soa como novidade, o Bahia tem problemas com relação aos desfalques e não pode repetir a mesma equipe que, na terça-feira (21), empatou com o Atlético Mineiro.

Marcos Aurélio, por questões contratuais, não pode jogar assim como o lateral-esquerdo Guilherme Santos, que foi expulso e terá cumprir suspensão. Os atacantes Rafinha e Kieza, vetados pelo departamento médico, seguem de fora.

Por outro lado, após cumprir suspensão, o volante Rafael Miranda treinou e está confirmado na equipe, que deve ter mudanças táticas. Com a presença do camisa 5, o Bahia deve passar a jogar no Beira-Rio com três volantes.

No lugar de Marcos Aurélio, o técnico Gilson Kleina, apesar de fazer mistério quanto ao time, vai colocar o argentino Emanuel Biancucchi ao lado de Diego Macedo no meio de campo, deixando o atacante Henrique mais isolado no ataque.

FICHA TÉCNICA:
Série A - 31ª rodada
Inter x Bahia
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25/10/2014
Horário: 20h (horário da Bahia)
Árbitro: Marcos da Penha (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva e Vanderson Zanotti (ES)
 
Inter: Alisson; Wellington Silva (Gilberto), Paulão (Alan Costa), Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick, Jorge Henrique e D'Alessandro (Alex); Nilmar. Técnico: Abel Braga
 
Bahia: Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Pará; Uelliton, Bruno Paulista, Rafael Miranda, Emanue Biancucchi e Diego Macedo (Maxi); Henrique. Técnico: Gilson Kleina.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 18:59

Dida é absolvido pelo STJD, mas deve ficar no banco contra o Bahia

por Ricardo Alves

Dida é absolvido pelo STJD, mas deve ficar no banco contra o Bahia
Foto: Divulgação/ Site Oficial
Goleiro do Internacional, Dida, foi absolvido nesta sexta-feira (24) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na goleada de 5 a 0 sofrida pela Chapecoense. Desta maneira, o arqueiro está à disposição para o jogo de sábado (25) às 20 horas contra o Bahia, no estádio Beira rio. No entanto, o jogador de 41 anos deve ficar no banco de reservas.
 
Alison vem sendo o goleiro titular há três partidas, na vitória de 2 a 1 em cima do Fluminense, e nas derrotas para Corinthians e Flamengo. A equipe gaúcha tem duas dúvidas para enfrentar o esquadrão. O lateral-direito Wellington Silva sente um incômodo na coxa esquerda e o meia Alex sente um problema no tornozelo esquerdo. A provável escalação do colorado é a seguinte: Alisson; Wellington Silva (Gilberto), Paulão (Alan Costa), Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick, Jorge Henrique e D'Alessandro (Alex); Nilmar. 

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 18:51

Edno alerta: 'Não podemos mais vacilar'

por Glauber Guerra

Edno alerta: 'Não podemos mais vacilar'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Faltam oito jogos para o término do Campeonato Brasileiro. E cada duelo do Vitória é tratado como uma final, já que ocupa a 17ª posição no Campeonato Brasileiro com apenas 31 pontos e luta contra a degola. O atacante Edno reconheceu que o desempenho do time está abaixo das expectativas, mas acredita que a equipe voltará a trilhar nos caminhos do triunfo.

“Estamos em uma reta final de campeonato e  não podemos vacilar. Conversamos e temos encarar todos os jogos e melhorar nosso rendimento dentro de casa, e jogar bem do início até o fim. Não acho normal perder para Corinthians, Cruzeiro e para ninguém. O atleta tem que pensar sempre em vencer, se entregar ao máximo.

Edno crê que tem faltado um pouco de “entrega” ao time, mas garante que contra o Criciúma, neste sábado (25), às 17h30, no Barradão, a postura será diferente.

“Do outro lado tem equipes que trabalham, tem qualidade, mas o adversário pode até ganhar, mas que ganhe com a gente se entregando, lutando até o final. Está faltando essa entrega mas tenho certeza que contra o Criciúma tudo vai mudar, essa situação incômoda que temos no momento. Temos oito decisões pela frente e agora não podemos errar mais”, completou.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 18:18

Ney Franco relaciona 20 jogadores para duelo contra o Criciúma

por Glauber Guerra

Ney Franco relaciona 20 jogadores para duelo contra o Criciúma
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Após o treino desta sexta-feira (24), o técnico Ney Franco divulgou a lista dos jogadores do Vitória para o duelo contra o Criciúma, sábado (25), às 17h30 (horário de Salvador).
 
Para o duelo, o técnico Ney Franco convocou 20 jogadores, número abaixo do normal nos jogos em casa, já que ele costumava relacionar 22 atletas. Luiz Gustavo ficou de fora por conta do terceiro amarelo, enquanto Marcinho foi vetado pelo departamento médico. Já Marcos Júnior, ausenta na última lista, continuou de fora.
 
Com 31 pontos, o Leão ocupa a 17ª colocação no Campeonato Brasileiro.
 
Confira a lista dos relacionados:

Goleiros: Júnior Fernández e Wilson
Laterais: Nino Paraíba, Juan, Euller, Mansur
Zagueiros:  Roger Carvalho, Kadu e Ednei
Volantes: Cáceres, Adriano, Richarlyson e José Welison
Meia:  Luis Aguiar
Atacantes: Vinícius, Dinei, Willie, William Henrique, Guillhermo Beltrán e Edno

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 18:18

Brasil conquista segunda medalha no Mundial sub-21 de judô

por Ricardo Alves

O Brasil conquistou a segunda medalha no Mundial sub-21 de judô, realizado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Na quinta-feira (23), Ricardo Santos ficou com a medalha de bronze na categoria até 66 kg depois de superar o espanhol Adrián Labrado Fernandez. A outra medalha brasileira na competição foi ganha por Larissa Farias, ao ficar em segundo lugar na categoria superligeiro.
 
Outros dois brasileiros conseguiram chegar no bloco final, mas não ganharam medalha. Jéssica Pereira (52 kg) perdeu para a japonesa Mako Uchio e terminou em 5° lugar, enquanto Lincoln Neves (73 kg) foi derrotado por Nuno Saraiva e ficou na 7ª colocação. Gabriel Pinheiro (66kg), Tamires Crude (57 kg) e Flávia Gomes (57 kg) sequer conseguiram chegar ao bloco final.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 17:57

Nadal passará por cirurgia e desiste do ATP Finals

por Estadão Conteúdo

Nadal passará por cirurgia e desiste do ATP Finals
Foto: Getty Images
A surpreendente derrota para o jovem Borna Coric nesta sexta-feira (24), nas quartas de final do Torneio da Basileia, foi a prova que Rafael Nadal precisava para se afastar do circuito e tratar sua apendicite. Poucos minutos após a eliminação, o espanhol anunciou que passará por cirurgia e, por isso, está fora do ATP Finals de Londres, de 9 a 17 de novembro.

Nadal admitiu não estar "competitivo o suficiente" e por isso decidiu encerrar a temporada prematuramente. Ele vinha tratando a apendicite com antibióticos, na esperança de conseguir disputar o ATP Finals, mas as dores enfraqueceram seu rendimento e o fizeram perceber que o esforço não seria recompensado.

Com a cirurgia, marcada para o dia 3 de novembro, Nadal entrará de férias antes do esperado. A expectativa é aproveitar a virada do ano para fazer a recuperação ideal e voltar no mais alto nível em 2015. Sem ele, abre-se uma vaga no ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Mais cedo nesta sexta-feira, antes de enfrentar Coric, Nadal já havia desistido de participar do Masters 1000 de Paris, que acontecerá na semana que vem, como confirmaram os organizadores do evento. Para esta competição, no entanto, o espanhol alegou "problemas pessoais" ao justificar a desistência.

A temporada 2014 ficou marcada pelos problemas físicos de Nadal, principalmente no segundo semestre. No início do mês, o espanhol já havia precisado de tratamento para a apendicite em Xangai. Na Basileia, onde foi eliminado nesta sexta, disputava somente seu terceiro torneio desde Wimbledon, que aconteceu em junho, quando uma lesão no pulso reduziu sua agenda.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 17:46

De olho no Criciúma, Vitória realiza treino regenerativo no Barradão

por Glauber Guerra

De olho no Criciúma, Vitória realiza treino regenerativo no Barradão
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória se reapresentou no Barradão na tarde desta sexta-feira (24) e realizou o único treino visando o duelo contra o Criciúma, sábado (25), no mesmo local.

Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos na derrota por 2 a 1 para o Corinthians na última quarta (22), em Cuiabá, participaram de treino regenerativo na academia. Já o restante do time realizou trabalhos físicos no Estádio Manoel Barradas.

Para a partida, o técnico Ney Franco não poderá contar com o meia Marcinho, vetado pelo departamento médico por conta de dores na posterior da coxa. A tendência é que Edno seja o substituto.

A novidade nos trabalhos foi a presença do lateral-esquerdo Danilo Tarracha, que estava treinando separadamente e voltou a pedido do técnico Ney Franco.

Com 31 pontos, o Vitória ocupa a 17ª posição no Campeonato Brasileiro.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 17:24

Dunga confirma Neymar como capitão da seleção

por Estadão Conteúdo

Dunga confirma Neymar como capitão da seleção
Foto: Divulgação/ CBF
Poucas horas após convocar o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo, o técnico Dunga confirmou nesta quinta-feira que Neymar continuará sendo o dono da braçadeira na equipe. "O Neymar é o capitão. Isso já está decidido", declarou o treinador, em declaração ao site da CBF.

Dunga fez o anúncio após gerar dúvidas sobre quem seria o dono da braçadeira. Durante a entrevista coletiva realizada nesta manhã, para anunciar os convocados para os próximos amistosos, o treinador sugeriu que poderia dar oportunidade para Thiago Silva reassumir o posto de capitão. Contudo, não confirmou Neymar.

Para evitar dúvidas, Dunga fez questão de anunciar, via CBF, a permanência do atacante de 22 anos na posição de líder da equipe. Neymar assumiu o posto assim que o treinador comandou seus primeiros jogos na seleção, em seu retorno à equipe após o Mundial do Brasil.

Depois de quatro vitórias em quatro amistosos, a seleção fará mais dois jogos antes do fim do ano. As partidas serão contra Turquia, no dia 12 de novembro, e Áustria, no dia 18. Ambos os jogos serão disputados na casa dos adversários.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 16:48

Elogiado, Rafael Miranda volta ao time como titular contra o Inter

por Felipe Santana

Elogiado, Rafael Miranda volta ao time como titular contra o Inter
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Bruno Paulista, no jogo contra o São Paulo, estreou como titular em jogos do Campeonato Brasileiro, agradou e foi mantido na equipe. Uelliton, que estava suspenso, retornou ao time diante do Atlético Mineiro, na última rodada, e foi o melhor atleta do Bahia em campo, ganhando inclusive uma vaga na seleção da rodada.
 
A concorrência é forte, mas Rafael Miranda não vai perder a vaga dele como titular da equipe. Suspenso, o camisa 5 não entrou em campo contra seu ex-clube e viu seus 'adversários' de posição receberem elogios do comandante.

Ainda assim, Rafael Miranda tem vaga assegurada. De volta, o jogador recebeu elogios do técnico Gilson Kleina na entrevista coletiva antes do embarque para Porto Alegre, onde o tricolor enfrenta o Internacional.

"Rafael Miranda tem a transição rápida, é um dos nossos melhores passes do elenco, além de ser experiente", destacou.

Apesar do bom momento de Uelliton e Bruno Paulista, o volante Rafael Miranda não vai colocar um deles no banco de reservas. Sem
Guilherme Santos, que atuou no último jogo no meio de campo, o comandante tricolor optou por escalar os três homens de marcação.

Rafael Miranda, como em outras ocasiões, será mais posicionado para o lado direito, Uelliton centralizado e Bruno Paulista mais para o lado esquerdo.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 16:30

Marcinho é vetado pelo departamento médico e não encara o Criciúma

por Glauber Guerra

Marcinho é vetado pelo departamento médico e não encara o Criciúma
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Ney Franco, do Vitória, recebeu uma notícia ruim do departamento médico na tarde desta sexta-feira (24). O meia Marcinho foi vetado para o duelo contra o Criciúma, sábado (25), no Barradão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O meia sentiu dores no adutor da coxa durante a derrota por 2 a 1 para o Corinthians na última quarta (22), em Cuiabá, e precisou ser substituído.

Marcinho foi reavaliado na tarde desta sexta, mas voltou a se queixar de dores Com isso, a tendência é que Edno seja o substituto diante do Tigre.
 
O time Rubro-Negro ocupa a 17ª colocação no Campeonato Brasileiro.

Comentar

   
Rubinho Barrichello escreve texto de despedida da Globo e agradece Galvão Bueno
Foto: Reprodução / Instagram
Na quarta-feira (22), foi divulgado que o então comentarista de Fórmula 1 da Globo, Rubens Barrichello, mais conhecido como Rubinho, a partir do próximo GP, dos Estados Unidos, não fazia mais parte do quadro de comentaristas da modalidade na emissora. Nesta sexta-feira (24), o ex-piloto de Fórmula 1 e, atualmente, vice-líder da Stock Car, utliziou o Instagram para escrever um texto de despedida da Globo e agradeceu, em especial, o narrador Galvão Bueno. 
 
Leia o texto na íntegra:
 
“Galera … Eu so tenho a agradecer estes dois anos de aprendizado especialmente ao Galvao,Reginaldo, Burti, Mari Becker, Courege,Jaime Brito e ao Camera man Baiano(figuraça). Fazer o grid ao vivo era uma loucura mas adrenalina pura e muito divertido. Com a Globo eu tinha um contrato de corridas e este contrato acabou. Tenho outros planos. Pra aqueles q dizem q o problema era ter namorado a Mercedes, primeiro nao namorei… Segundo a Mercedes é a antiga Brawn portanto falo com eles toda hora. E terceiro se eu tivesse namorado e eles tivessem me chamado pra correr eu poderia pq tinha clausula no meu contrato que me permitia correr de F1 caso convidado. Enfim tudo certo. Abrassss"
 
Apesar da emissora ter informado que havia um acordo prévio com um número de participações de Rubinho como comentarista, de acordo com o UOL, o relacionamento do ex-piloto com Galvão Bueno e demais membros da equipe estava ruim, e além disso, queria fazer mais do que lhe era proposto, o que não era visto com bons olhos.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 16:03

Danilo Tarracha é 'resgatado' por Ney Franco e retorna ao elenco principal

por Glauber Guerra

Danilo Tarracha é 'resgatado' por Ney Franco e retorna ao elenco principal
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O lateral-esquerdo Danilo Tarracha está de volta ao elenco principal do Vitória. Após passar quase 60 dias treinando separadamente no G2, o jogador foi resgatado nesta sexta-feira (24) pelo técnico Ney Franco.

A tendência é que Tarracha seja relacionado para o duelo deste sábado (25), contra o Criciúma, no Barradão. Na semana passada, o atleta atuou no empate 2 a 2 com o Conquista pela Copa Estado e marcou um gol.

Com 31 pontos, o Vitória ocupa a 17ª posição no Campeonato Brasileiro.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 15:51

STJD reduz suspensão de Guerrero para dois jogos

por Estadão Conteúdo

STJD reduz suspensão de Guerrero para dois jogos
Foto: Agência Corinthians
Após ter frustrada a tentativa de trocar a suspensão de Guerrero por multa, o Corinthians recebeu a notícia de que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reduziu a pena imposta ao atacante peruano. A sanção de três jogos de gancho foi reduzida para dois, permitindo ao jogador disputar o clássico com o Santos, no dia 9 de novembro.

A redução, contudo, não vai alterar a baixa do artilheiro no duelo com o Palmeiras, neste sábado, no Pacaembu. Contar com o atacante neste fim de semana era a prioridade do clube, que queria trocar a suspensão de três jogos por multa, em pedido direto ao presidente do STJD, Caio César Vieira Rocha. Nesta manhã, o tribunal negou a troca.

Nesta tarde, o STJD diminuiu a pena para dois jogos. Desta forma, Guerrero segue sendo desfalques neste sábado e também na partida contra o Coritiba, no dia 1º de novembro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Guerrero havia sido denunciado pelo empurrão no árbitro Leandro Bizzio Marinho, num lance que foi comparado ao do meia Petros. O jogo foi disputado pela Copa do Brasil, contra o Bragantino, nas oitavas de final. Como o Corinthians já foi eliminado, a pena tem de ser cumprida em jogos pelo Campeonato Brasileiro. No lance, Guerrero não foi expulso. Portanto, não cumpriu nenhuma suspensão automática.

O que revoltou o departamento jurídico do Corinthians é que Guerrero já havia sido julgado pelo empurrão no árbitro Leandro Bizzio Marinho. Em primeira instância, ele foi absolvido.
Mas a procuradoria do STJD recorreu, por isso houve um novo julgamento. Ele foi denunciado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: pena mínima de 180 dias. O advogado do clube conseguiu que o atacante fosse enquadrado num artigo mais leve (258).

Comentar

   
Musculação supera futebol como atividade física mais praticada no Brasil
Foto: Reprodução
É fato que o brasileiro tem se exercitado mais. Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que 33,8% da população pratica atividade física regularmente: um crescimento de 12,6% nos últimos cinco anos. A pesquisa ouviu 53 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal. Na busca por atividades físicas, a musculação tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, enquanto o futebol perde espaço na rotina da população. O percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28% no período. Segundo a pesquisa, 18,97% dos adultos hoje optam pelas academias, contra 14,87% que dizem praticar futebol. Entre os homens, o futebol continua sendo o esporte preferido. Na hora de se exercitar, 26,75% da população masculina recorre à paixão nacional. Mas, mesmo nesse grupo, o índice caiu: oito anos atrás, mais de 35% diziam praticar o esporte regularmente. Em segundo lugar, esse público realiza mais caminhadas, seguido da musculação. Para a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, o crescimento da prática da musculação demonstra maior interesse da população brasileira em ter melhor qualidade de vida e mais saúde. “A caminhada, geralmente, é muito popular junto ao publico feminino, e a primeira atividade física que a população escolhe para começar a se exercitar. Já a musculação, é uma atividade contratual, em que é necessário se matricular, buscar um estabelecimento e passa a ser um compromisso agendado na semana”, comentou. Deborah ressalta do sedentarismo não é preciso praticar esporte com intensidade vigorosa; basta reservar um tempo e movimentar o corpo. Pequenas atitudes podem fazer a diferença no cotidiano, como estacionar o carro um pouco distante do local a que se destina e finalizar o trajeto a pé, por exemplo.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 15:18

Pedrosa crava melhor tempo antes da chuva na MotoGP

por Estadão Conteúdo

Pedrosa crava melhor tempo antes da chuva na MotoGP
Foto: Reuters
Dani Pedrosa cravou o melhor tempo do dia nos treinos livres de preparação para a etapa da MotoGP na Malásia, nesta sexta-feira (24). O piloto espanhol obteve a melhor marca ainda na primeira sessão, antes da chuva que atrapalhou o rendimento dos rivais no segundo treino no Circuito de Sepang.

Pedrosa garantiu o melhor tempo ao cravar 2min01s379, perto do recorde da pista. Com o desempenho, ele manteve a tradição de se destacar em Sepang. No circuito malaio, ele venceu as corridas de 2012 e 2013. Agora, mostrou que está em boa forma para brigar pela terceira vitória consecutiva.

Aleix Espargaró obteve o segundo tempo do dia, com 2min01s393, seguido de Jorge Lorenzo (2min01s416) e Marc Marquez 2min01s670, campeão antecipado da temporada, finalizando o quarteto espanhol nas primeiras colocações do dia.

As posições se inverteram na segunda sessão livre. Sob chuva, Pedrosa não conseguiu repetir a performance e registrou o terceiro tempo, com 2min15s582. Lorenzo foi o mais veloz, com 2min14s503. Marquez anotou a segunda marca do treino, com 2min14s745.

Os pilotos voltam ao traçado de Sepang ainda nesta noite para o terceiro treino livre, marcado para as 23h55 (horário de Brasília). O treino classificatório terá início às 4h10 deste sábado.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 15:01

Bahia vacila e perde a primeira nas quartas do Baianão sub-16

por Felipe Santana

Bahia vacila e perde a primeira nas quartas do Baianão sub-16

Os dez jogos de invencibilidade do Bahia no Campeonato Baiano sub-16 não existe mais. No primeiro confronto válido pelas quartas de final do estadual, realizado nesta quinta-feira (23), o tricolor decepcionou e perdeu o primeiro jogo na competição.

Diante do Astro, quarto colocado do grupo 2, a garotada do esquadrão não conseguiu repetir o desempenho da primeira fase e perdeu para o time de Feira de Santana por 2 a 1, perdendo assim a vantagem.

No jogo de volta, o Bahia terá que derrotar o Astro para seguir no Campeonato Baiano juvenil. O empate, em virtude da derrota no primeiro jogo, elimina o tricolor baiano do torneio estadual.

O jogo de volta será na próxima quarta-feira (29), às 15h, no Fazendão.


Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 14:49

Ferrer arrasa Bellucci e vai à semifinal em Valência

por Estadão Conteúdo

Ferrer arrasa Bellucci e vai à semifinal em Valência
Foto: Divulgação/ CBTênis
Após emplacar boa sequência nesta semana, Thomaz Bellucci se despediu do ATP 500 de Valência nesta sexta-feira (24) ao ser arrasado pelo local David Ferrer. O experiente tenista, principal favorito ao título, venceu o duelo por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 1h07min de partida.

Exibindo rara boa forma neste fim de temporada, Bellucci teve poucas chances contra o rival espanhol. Ferrer dominou a partida desde os primeiros pontos e não teve problemas para abrir 3/0 no placar. O brasileiro teve duas chances de devolver a quebra, mas acabou sofrendo outra e terminou o set com apenas um game no marcador.

A segunda parcial não foi muito diferente. Ferrer abriu vantagem logo nos primeiros games e quase não enfrentou resistência do número 1 do Brasil. Desta vez, Bellucci conseguiu vencer dois games, insuficiente para ameaçar o domínio do ex-número três do mundo, que faturou sua 600ª vitória no circuito profissional.

Apesar da derrota, Bellucci tem motivos para comemorar. Depois de um início de ano irregular, ele cresceu em quadra neste segundo semestre e cravou a segunda quartas de final seguida no circuito, após ir bem também em Viena.

Ele não alcançar às quartas de um torneio de nível ATP 500 desde o Rio Open, disputado em fevereiro. Em solo brasileiro, Bellucci também fora derrotado por Ferrer na primeira edição do torneio carioca.

Para Ferrer, a vitória significou novas esperanças de obter pontos suficientes para entrar no ATP Finals, que reúne os oito melhores da temporada, no fim de novembro. Para tanto, terá um duelo decisivo na semifinal contra o escocês Andy Murray, também na briga pela classificação. Murray avançou em Valência nesta sexta ao derrotar de virada o sul-africano Kevin Anderson.

Comentar

   

Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 14:25

Alex e Wellington Silva são dúvidas no Internacional para enfrentar o Bahia

por Ricardo Alves

Alex e Wellington Silva são dúvidas no Internacional para enfrentar o Bahia
Foto: Site Oficial
O Internacional, adversário do Bahia no sábado (25), às 20h no Beira-Rio, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem duas dúvidas para esta partida. O meia Alex sentiu um problema no tornozelo esquerdo na derrota por 2 a 0 para o Flamengo quarta-feira (22). Neste mesmo jogo o lateral-direito Wellington Silva sentiu um incômodo na coxa esquerda e teve que ser substituído.
 
No treinamento desta sexta-feira (24), o técnico da equipe gaúcha Abel Braga fechou o treino e não deu pistas de qual será o time titular que enfrenta o tricolor baiano. Por outro lado, o camisa 10 D’Alessandro está de volta após ter sido poupado da última partida. A provável escalação colorada é a seguinte: Alisson; Wellington Silva (Gilberto), Paulão (Alan Costa), Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick, Jorge Henrique e D'Alessandro (Alex); Nilmar.

Comentar

   
Carregando...

Histórico de Conteudo

Multimídia

Enquete

Qual será o desfecho da dupla Ba-Vi no Brasileirão?