Sexta, 04 de Agosto de 2017 - 16:33

Boletim 4x4: 'Esquente' do Arena terá arrancada na lama

por Alexandre Reis


Entre os dias 12 e 20 de agosto acontece o “esquente” do Arena Off Road 2017 dentro da Exporural, que começa na próxima quinta-feira (10), no Parque de Exposições de Salvador. A pista indoor, que começou a ser desenhada e montada pelo jipeiro Cowboy na última terça-feira (01), ficou pronta no final da tarde de hoje hoje (04). Essa pista, com um pequeno ajuste ou outro, será a mesma do Arena, que começa no dia 26 de novembro, dentro da Fenagro.
 

 
E são muitas as novidades para esse ano. A começar pelo fato de que a pista terá traçados para receber a turma das motos e até das bikes. Inclusive alguns motociclistas fizeram testes no traçado na tarde de hoje. As gaiolas também serão convidadas a testar a pista dentro da Exporural e no próprio Arena. Para a turma do 4x4, a grande novidade é o Arrancadão na Lama, uma pista de 130 metros, ida e volta, onde o que vale é ser mais rápido. Essa pista ficará na parte inferior do circuito. No mais, para quem for fazer o circuito da pista de jipe, o maior obstáculo continuará sendo o piscinão de lama. 

“Montamos uma pista para agradar a todo mundo, e não só a turma do 4x4. O pessoal das motos mesmo acompanhou de perto aqui nosso trabalho ao longo de toda essa semana. Temos três traçados diferentes na pista e todos vão poder brincar muito”, contou Cowboy. “E a chance da turma toda testar essas novidades antes do Arena é agora na Exporural. Estão todos convidados”, emendou. 
 

Na noite desta sexta (04), a partir das 19h, durante o Encontro Baiano de Off Road, no estacionamento do antigo Casquinha de Siri, a organização do Arena vai distribuir adesivos para quem desejar brincar na pista na Exporural. A entrada será gratuita. “Vamos distribuir cerca de 500 adesivos para garantir o acesso dos veículos à pista, que ficará aberta entre 9h e 18h entre 11 e 20 de agosto”, informou Bolha. 
 
Encontrão Automotivo na Exporural
 
Além do “esquente” para o Arena Off Road, a Exporural vai receber também, entre os dias 12 e 20 de agosto, no Parque de Exposições de Salvador, o 3° Encontrão Automotivo. Vários clubes estarão expondo viaturas, sobretudo de carros antigos, como o Veteran Car Clube, Clube do Opala, Clube do ômega, Clube do Chevette, Clube do Monza, Clube do Fisca e Clube do Buggy. Do segmento 4x4, o evento tem o apoio co Wrangler Jeep Clube. Haverá, ainda, exposição de veículos tunados e miniaturas. Quem idealizou o Encontrão Automotivo foi Ricardo Vasconcelos, que comanda o Programa do Automóvel aos sábados, na Rádio Metrópole, sempre das 7h às 10h. Aliás, um dos destaques do Programa do Automóvel é o Boletim 4x4

NA TRILHA
 
São Pedro capricha e torna Trilha do Dendê inesquecível
 
São Pedro caprichou na 13ª edição da Trilha do Dendê, que aconteceu no último sábado, em Taperoá, proporcionando muita diversão tanto para quem optou pela versão mais leve (guaraná) quanto pela mais pesada (pimenta). O comentário geral entre os cerca de 100 jipeiros presentes e a organização foi de que talvez essa tenha sido a edição mais difícil da trilha. E olha que alguns obstáculos, como o Corredor da Morte, tido como mais complicado, e parte do Pântano, foram abortados em função do tempo. Clique aqui para ver imagens da brincadeira.
 
“As chuvas intensa tornaram obstáculos que a gente costumava passar com mais facilidade em muito complicados, o que foi uma grata surpresa. Isso aconteceu no Pântano, que tivemos de abortar um trecho, e na subida das Duas Irmãs. O Corredor dos Tocos também ficou muito difícil”, afirmou o jipeiro Marta Rocha, que descobriu a Trilha do Dendê há 14 anos e integra o Free Road 4x4, clube organizador. 
 

 
Na subida das Duas Irmãs (ladeiras com muitas erosões e lama), duas rodas do Troller de Cotoco, do Sertão Off Road, de Feira de Santana, soltaram, num dos momentos mais tensos da trilha. Além disso, duas viaturas tombaram (“deitaram de ladinho”). Aliás, os proprietários das duas viaturas (Xing e Guto) receberam prêmios de Piloto Abacaxi pelo, digamos assim, descuido. Os outros que receberam a mesma "honraria" foram Alegria e Da Muamba. Os prêmios de melhor piloto por comboio ficaram com Babinho, Fabrinho, Macarrão, Voador e Thiago. Já os melhores zequinhas foram Tuita, Cap, Sassá, Rogério e Coxim. 

 
Trecho novo - Apesar dos incidentes relatados acima, normais num evento desse porte, todos os jipeiros voltaram para casa pilotando suas viaturas. O último carro saiu da trilha por volta das 23h de sábado. A travessia do Rio das Pedras foi tranquila, pois, apesar das chuvas, não estava cheio como na edição do ano passado, quando teve carro que chegou a boiar e teve que passar com auxílio de outras viaturas. 
 
Marta Rocha contou que já planeja algumas mudanças para a Trilha do Dendê de 2018, que tem aproximadamente 30 quilômetros de extensão. Um novo trecho deve ser criado na subida das Duas Irmãs. “Queremos tornar a brincadeira ainda mais difícil porque é disso que jipeiro gosta”, disse. 
 

 
Organização e apoios – Mais uma vez um dos pontos fortes da Trilha do Dendê foi a organização do Free Road. Destaque para a rapidez nos resgates, o que foi necessário para que a trilha não ficasse travada por muito tempo. Além disso, destaque para o maior apoio da prefeitura de Taperoá e de empresários locais, que ficaram satisfeitos com os impactos do evento na economia da cidade. 
 
Araçás se prepara para receber jipeiros

 
Mais de 70 jipeiros já estão inscrições para a segunda edição da Trilha do Araçá, no município de Araçás, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. O evento, realizado no próximo dia 19, é organizado pelo clube Baratão Off Road e as inscrições ainda seguem abertas (clique aqui para garantir a sua). A maior parte dos inscritos está para a trilha pesada e a expectativa da organização é alcançar o número de 100 participantes no total. 
 
A turma do Baratão Off Road espera que o número de inscritos de Salvador seja maior do que em 2016. Tanto que representantes do clube estarão presentes para reforçar a divulgação da trilha durante o pré-lançamento do Arena Off Road na Exporural, a partir do próximo dia 12. Quatro outdoors com propaganda do evento já foram colocados em Araçás e outros serão colados em Alagoinhas, cidade vizinha de onde são esperados uma boa parte dos jipeiros presentes na trilha. 

A Trilha do Araçá não vai estar para brincadeira em função das chuvas que caem na região. O Boletim 4x4 acompanhou o reconhecimento oficial do terreno (clique aqui para lembrar e ver as fotos). Uma das novidades lúdicas do evento é o forró que vai acontecer no meio da trilha pesada. Pela manhã, haverá um café reforçado com direito a feijoada. A inscrição garante direito ainda a camisa e sacola. 

Para quem vai dormir em Araçás, a dica é a Pousada Maravilha, com quarto a partir de R$40. O telefone de contato para reservas é (75) 98833-2126. 


Camalheira e Samurai em documentário sobre off road


 
Um grupo formado por 20 jipeiros puxados por Coxim esteve nas trilhas do Samurai e na Camalheira no último dia 22 para participar da filmagem de um documentário sobre o off road baiano. O documentário, cujo nome será lançado até o final de agosto, é uma produção do Boletim 4x4, e está sendo rodado há três meses, com muitas entrevistas e imagens de tirar o fôlego. Claro que as trilhas da Camalheira e do Samurai, em Camaçari, não poderiam ficar de fora. Clique aqui para ver fotos da brincadeira. 

RAPIDINHAS
 
# Entre os dias 2 e 5 de novembro acontece a primeira edição do Conquista Off Road 4x4. O evento é organizado pelo Clube do Jeep Conquista. As inscrições serão abertas na próxima semana. O Boletim 4x4 vai divulgar tudo sobre o Conquista Off Road 4x4. É só ficar ligado. Clique aqui para ver um vídeo de apresentação do evento.
 
# A comissão organizadora do Arena Off Road está com caras novas. Os jipeiros Altivo (do Free Road e do Terrible e um dos fundadores do Jeep Clube da Bahia), Guido Bochecha (do Sertão Off Road de Feira de Santana) e Bacalhau (do Free Road) passaram a ser responsáveis, respectivamente, pela parte de exposição de viaturas antigas, área comercial e segurança.

Histórico de Conteúdo