Colunistas

Elane Varjão

21/08/2014 - 08:58

Giro: Glória Maria media talk show em Salvador

A atividade faz parte do Seminário Mulher Negra e Empreendedora promovido pelo Sebrae

20/08/2014 - 09:15

Giro: Circuito Enogastronômico teve abertura com novidades

O evento, realizado pela Casa Malbec (agora Gaya Importadora), foi aberto nesta segunda-feira (18), na churrascaria Fogo de Chão.

Veja mais

Marcos Preto

13/08/2014 - 18:01

RelP: Reserva inaugura sua segunda loja em Salvador com presenças de peso

Rony Meisler, presidente do grupo, desembarca em Salvador ciceronear o artista de peso convidado para o pocket show de inauguração.

12/08/2014 - 13:28

RelP: Ciclo das estações - comum na moda - chega ao mundo da arquitetura e a Bahia surpreende

Tidelli e Home Design preparam grandes lançamentos para os seus móveis de luxo

Veja mais

Savana Caldas

31/07/2014 - 09:02

Gourmet - Outback revela surpresa para o Dia dos Pais

O Outback Steakhouse, em parceria com a Coca-Cola, preparou uma surpresa especial para o Dia dos Pais. Em todos os restaurantes da rede no domingo, 10 de agosto, os pais que forem comemorar a data no restaurante também receberão...

23/07/2014 - 18:55

Gourmet - Torre de Pizza anuncia nova unidade

Com mais de 30 anos de tradição, a Torre de Pizza ganhará a mais uma unidade de sua reconhecida rede de pizzarias. Em clima de ‘soft opening’, a inauguração acontece em agosto, na Praia de Buraquinho.

Veja mais

Literatura

Confraria II, a história de Roído o empreendedor

Roído era uma figura querida no Bar de Demetrius, rapaz prestativo, começou lavando um carro aqui, outro acolá, e terminou dominando todo um quarteirão da Rua Chile, tornou-se figura popular e conhecida pelo espírito empreendedor. Ainda dormia na calçada dos fundos do Palácio Rio Branco, perto da entrada do Varandá, e não se incomodava com os barulhentos casais boêmios que o acordavam nas madrugadas. Ao final, promovido a avião, rico mas sem ainda poder pagar um quarto, achou Dalila, uma alma caridosa que o convidou a morar com ela, na Ladeira da Preguiça. Saiba mais de Roído lendo este conto do jornalista Carlos Navarro Filho.

 

O cerco dos fuzis na terra do frio

Em uma manhã fria, a neblina cobrindo as ruas da cidade, que ainda sonolenta levantava para um novo dia, escondia dos primeiros passantes uma assustadora novidade: nas praças e esquinas dezenas de homens armados de fuzis e metralhadoras ocupavam Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Era maio de 1964. Assim começa o livro do jornalista Jeremias Macário, lançado esta semana, narrando o drama de uma população que perdeu o prefeito e outros líderes, teve mortos, torturados e perseguidos pela ditadura que acabava de se instalar no país.

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Entrevistas

Conheça o som folk de Benjamin, músico de Conquista que lança seu primeiro disco, ‘Last’

Vem da fria Vitória da Conquista um dos lançamentos mais quentes da música baiana em 2014, um biscoito fino ainda pouco conhecido e degustado pelo público, mas que começa a ganhar seus fãs pela internet. É o folk de Diego Oliveira, 28 anos, que em seu projeto assume a alcunha de Benjamin. Há pouco mais de um mês, Diego, melhor, Benjamin, lançou seu primeiro álbum, ‘Last’, com dez composições próprias em inglês que conseguem quebrar em sua audição até mesmo barreiras linguísticas por suas belas melodias. Atualmente residindo em São Caetano do Sul, cidade do ABC paulista, para melhor divulgar sua obra, este músico conquistense conversou com o Bahia Notícias sobre sua formação musical, com influências distintas que vão dos ‘sertanejos’ Elomar e Almir Sater, o pop/rock de Ryan Adams e até mesmo o heavy metal, a importância da internet na divulgação da sua música, além de sua vida em Conquista antes de partir para viver em São Paulo, entre outros assuntos. Leia a entrevista completa.

Veja mais

Diga aí

Giro: Nádia Lopes comemora formatura em Ciências Contábeis

Parabéns pela conquista!

04/08/2014 - 22:56

Rhuan

Festival de Música de Igatu confirma participações de Mariene de Castro, Vander Lee e Xangai

Só espero que Mariene de Castro não venha fantasiada de Clara Nunes...Afe, uma cantora legal, mas sem personalidade própria, baralho!!!

31/07/2014 - 13:16

Chico Malta

Veja mais

Quarta, 05 de Dezembro de 2012 - 10:30

Estrelada por Fernanda Montenegro, 'Doce de Mãe' traz à tona questionamentos sobre velhice

Estrelada por Fernanda Montenegro, 'Doce de Mãe' traz à tona questionamentos sobre velhice
A atriz Fernanda Montenegro, longe das telinhas desde “As Brasileiras”, volta na pele de uma divertida octagenária no especial de fim de ano da Globo, “Doce de Mãe”, prevista para ir ao ar no próximo dia 27, depois de “Salve Jorge”. 
 
Na história, Fernanda Montenegro se transforma em “Picucha”, uma senhora que será abandonada pela empregada – que depois de 27 anos cuidando de sua casa, decide se casar –, e deverá ficar com um dos quatro filhos. Escrita e dirigida por Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, a trama traz à tona uma questão comum nas famílias contemporâneas: quem vai cuidar da mãe no fim da vida. 
 
Aos 83 anos, Fernanda Montenegro vê muitas semelhanças com sua atual personagem. Viúva desde 2008, a mãe da atriz Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres, Fernanda admite que sente que os filhos se preocupam. "Quando toca o telefone e não atendo logo, um telefona pro outro, que telefona para a produtora, que telefona para o secretário. E eu só estava no banho. Como amor de filho, isso me toca”, contou em entrevista à Folha de S. Paulo. A atriz contou ainda que o mais difícil na “melhor idade” (termo que ela acha irônico e demagógico) é saber que você está na fase definitivamente conclusiva da vida. “É melhor encarar”, finaliza.
 

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Ildázio Tavares Jr.

Ildázio Tavares Jr.: Um novo carnaval, uma nova proposta e uma nova cidade!

18/07/2014 17:10

Em sua nova coluna, Ildázio Tavares Jr. conta uma novidade dos bastidores da música baiana: uma proposta de novo circuito do Carnaval no Centro Administrativo da Bahia, o CAB. "Soube em uma destas tantas conversas que 16 empresários, produtoras e empresas, enfim, o trade do movimento musical que reinou por aqui, irá debandar de uma vez, mandar as favas os circuitos da Avenida e Barra e firmar um novo circuito no CAB". Segundo o colunista, a criação do que chama de 'axezódromo' será boa para a festa soteropolitana. "Sem corda, a violência vai diminuir. O flagelo do cordeiro acaba, a população vai se sentir prestigiada em ter novamente uma festa feita e pensada para ela. Turistas virão e gastarão grana". Leia o texto completo na coluna Cultura.

Ildázio Tavares Jr.: O modelo de negócio banda

23/06/2014 15:40

Em sua nova coluna, Ildázio critica a organização do mercado musical baiana que, segundo o colunista, gira em torno do "modelo de negócio banda". "O Axé music foi vendido como um movimento musical, mas a real é que a arte e a cultura ficaram sempre em décimo plano. O primordial foi, e sempre será, matar o cachê da banda! Tenho convicção que esse foi um dos grandes motivos para nunca ter se edificado uma ou mais casas de shows decentes aqui." Ildázio ainda diz que tal organização dos "empresários e dono de banda" acabaram destruindo carreiras de vários artistas. "Onde anda o Araketu? Ou o Terra Samba, que teve o disco mais vendido do axé music ao vivo em BH ?!?! E Ninha, Xéxeu e Patricia? Márcia Freire? Entupiram as rádios, com seu poder de jabá, das mais diversas imbecilidades musicais. É só lembrar de “Maria Joaquina de Amaral Pereira Goés, você contribói para o meu viver!”. Leia o texto completo na coluna Cultura.

Veja mais