Colunistas

Elane Varjão

19/12/2014 - 11:53

Giro: Cidadelle realiza assembleia para eleição de síndico

O evento foi conduzido pelo diretor comercial da incorporadora Denis Guimarães.

Veja mais

Marcos Preto

18/12/2014 - 10:52

RelP: Conheça a The Body Shop e a manteiga corporal que pretende ser hit neste Natal

A gigante britânica do ramo de cosméticos Naturais inaugura loja no Barra e promete fazer barulho entre os concorrentes neste Natal.

Veja mais

Veja mais

Literatura

Confraria, a famosa história de Mingongo

No penúltimo conto da série Confraria, o autor relembra a história de Mingongo, conhecido goleador do time da feira de Água de Meninos, que reunia a seleção dos craques do Bairro Machado, Largo de Roma e Caminho de Areia, tempo em que na península de Itapagipe era área nobre da cidade, juntamente com o Corredor da Vitória. Enaltecido por Pedro Bó companheiro de equipe, Mingongo participou de uma excursão do time ao Recôncavo, encontrou Lisbete e aí... Veja o que aconteceu.

 

Uma manhã de cão

Habitante de um país denominado Rio Vermelho, um enclave de cultura e boemia na orla atlântica de Salvador, onde anualmente festeja-se Yemanjá no dia 2 de fevereiro, o escritor e blogueiro Cristiano Teixeira assina o texto desta semana. Fala de mobilidade urbana pelo viés do engarrafamento do trânsito e chegou a uma brilhante conclusão: os moradores da cidade são viciados em um bom congestionamento. O seu mais novo livro é Valentina e os Diabos Verdes, trabalho digital infanto-juvenil. Carlos Navarro Filho

Veja mais

Entrevistas

'O BaianaSystem sempre tá mudando', diz o guitarrista Roberto Barreto

Idealizador da BaianaSystem, Roberto Barreto é o responsável pela guitarra baiana no grupo, instrumento que junto ao baixo, voz e pickups compõem o som único produzido. Conhecido como Robertinho, já fez parte da Timbalada, Lampirônicos e, atualmente, produz os programas Radioca e Rádio África, na Educadora FM. Em entrevista, o músico faz uma avaliação do desenvolvimento do grupo baiano, parcerias, planos para o carnaval e do segundo disco, com produção de Daniel Ganjaman (produtor de Criolo), que deve ser lançado após o Carnaval 2015. Ele ainda revela um pouco do Festival Radioca, que deve acontecer no primeiro semestre do próximo ano, com curadoria dele, do jornalista Luciano Matos e do músico Ronei Jorge.

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Quarta, 05 de Dezembro de 2012 - 10:30

Estrelada por Fernanda Montenegro, 'Doce de Mãe' traz à tona questionamentos sobre velhice

Estrelada por Fernanda Montenegro, 'Doce de Mãe' traz à tona questionamentos sobre velhice
A atriz Fernanda Montenegro, longe das telinhas desde “As Brasileiras”, volta na pele de uma divertida octagenária no especial de fim de ano da Globo, “Doce de Mãe”, prevista para ir ao ar no próximo dia 27, depois de “Salve Jorge”. 
 
Na história, Fernanda Montenegro se transforma em “Picucha”, uma senhora que será abandonada pela empregada – que depois de 27 anos cuidando de sua casa, decide se casar –, e deverá ficar com um dos quatro filhos. Escrita e dirigida por Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, a trama traz à tona uma questão comum nas famílias contemporâneas: quem vai cuidar da mãe no fim da vida. 
 
Aos 83 anos, Fernanda Montenegro vê muitas semelhanças com sua atual personagem. Viúva desde 2008, a mãe da atriz Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres, Fernanda admite que sente que os filhos se preocupam. "Quando toca o telefone e não atendo logo, um telefona pro outro, que telefona para a produtora, que telefona para o secretário. E eu só estava no banho. Como amor de filho, isso me toca”, contou em entrevista à Folha de S. Paulo. A atriz contou ainda que o mais difícil na “melhor idade” (termo que ela acha irônico e demagógico) é saber que você está na fase definitivamente conclusiva da vida. “É melhor encarar”, finaliza.
 

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Ildázio Tavares Jr

Ildázio Tavares Jr.: Bahia, The Best!

09/12/2014 06:57

Seguinte Brothers & Sisters: depois de um tempo negro que devemos apagar de nossa memória, gostaria de convocar todos os baianos a elevar nossa terra ao patamar que lhe pertence - e jamais deveria ter abandonado – no TOP 5 do melhor do melhor que há para se fazer, se divertir, indicar aos amigos e voltar sempre no Brasil!!

Veja mais

Aninha Franco

Aninha Franco: Tudo está bem na cultura baiana? Para quem, caro Albino?

05/12/2014 16:35

As declarações de Albino Rubim defendendo o cargo elucidam sua gestão. O Centro Histórico está bem, ele assegura, a Secult está instalada lá, ele adverte, e ignora os que sobrevivem da vida turística do bairro e nele investiram que é o que importa. É preciso lembrar que Rubim dispôs da ajuda de Domingos Leonelli para destruir o negócio turístico da Bahia.

Veja mais

Henrique Wagner

Panorama da atual literatura baiana

05/12/2014 13:00

Não conheço tudo o que se produz em literatura na Bahia – e desafio quem o conheça. Alguém pode me dar o nome de um poeta que more em Pojuca? Um contista que more em Paulo Afonso? Nada disso me chegou ainda. E eu não sou caixeiro-viajante.

Veja mais

Edimário Duplat

BN HQ: RV Cultura e Arte promove bate-papo com autor de Astronauta: Singularidade

09/12/2014 17:45

Uma boa notícia para os fãs de quadrinhos que moram em Salvador. No próximo sábado (13), a comic shop RV Cultura e Arte promove na capital baiana uma tarde de autógrafos com Danilo Beyruth, autor da HQ “Astronauta – Singularidade”.

Veja mais

Mayana Winck

Make Up & Hair: alongamento de cïlios

11/12/2014 19:30

Quando falamos em um olhar fatal, pensamos imediatamente em cílios longos e cheios. No quesito maquiagem, seja qual for a ocasião, costumamos recorrer aos cílios postiços para dar um UP nos olhos! Os experts em maquiagens que o digam!!! Os cílios postiços costumam ser colocados no momento da maquiagem com uma cola a prova d'àgua e duram em média 24 horas, sendo facilmente removidos com a ajuda de um algodão umedecido com soro fisiológico morno. Se você é destas que são fissuradas por cílios e assim como eu não os tem tão fartos, aí vai uma super dica...

Veja mais

Luiz Mott

Luiz Mott: Matar veado não é homicídio, é caçada!

28/11/2014 13:11

Data de 1985 esse abominável brado morte para os homossexuais, hoje referidos de forma politicamente correta como LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e trans (travestis e transexuais) – publicado pelo jornalista Berbert, auto proclamado “exterminador de veados”.

Veja mais

Madame Castro

Madame Castro em: Gastronomia, a Arte que cresce, aparece e apetece

28/11/2014 16:10

Estava recolhida esperando a tempestade esfriar, relendo os melhores e comendo dos Chefs mais talentosos, quando o telefone tocou e Aninha Franco derramou milhares de perguntas, algumas com respostas, nos meus ouvidos. Parecia possuída pela loucura da velha Guima. – Você precisa voltar a escrever sobre gastronomia!

Veja mais

Rodrigo Meneses

EmCenaAção: Leia a crítica do filme 'O Hobbit: A batalha dos Cinco Exércitos', de Peter Jackson

11/12/2014 20:20

Perseguido por sua própria ambição e um sonho desmedido de pôr em prática o universo criado pela obra de J.R.R.Tolkien no cinema, Peter Jackson fez o dito impossível. Traduziu em imagens toda a beleza narrativa da obra do grande mestre com a trilogia “O Senhor dos Anéis”, faturando alto, ganhando 17 Oscar e fazendo uma saga que se já era demasiadamente amada, tornou-se ainda mais. Mas precisava contar o início. Precisava fazer “O Hobbit”. E de um livro que é mais curto que qualquer outro de “O Senhor dos Anéis”, tão resumido, tirou do chapéu três filmes. E por mais alongado que possa parecer, ele apenas tomou uma liberdade artística de fã para fãs. E por que não?

Veja mais

Eduardo Bastos

Eduardo Bastos: O ano em que o Chiclete perdeu a bandana

12/12/2014 15:05

O grupo inglês Pink Floyd acaba de voltar à ativa com um álbum intitulado “The Endless River” (“O Rio Sem Fim”, em inglês). Poderíamos recorrer a uma metáfora semelhante – porém, mudando do elemento água para o elemento terra – para definir o panorama atual da música baiana mais popular, especialmente aquela que ficou conhecida como axé music: Um Deserto Sem Fim. Sim, porque a julgar pelo que foi produzido em 2014, nos depararemos inevitavelmente com o vazio criativo e a falta de perspectiva.

Veja mais