Furdunço: ‘Tem gente que quer fazer carnaval pequeno e não quer crescer’, diz Gilberto Gil
Foto: Nereida Albernaz / Bahia Notícias
Gilberto Gil, uma das grandes figuras do carnaval de Salvador, foi taxativo quando questionado sobre a organização do Furdunço e dos artistas que participaram do evento após a divergência de opiniões entre os participantes (veja aqui): “Tem gente que quer fazer Carnaval pequeno e não quer crescer, quer permanecer pequeno, então esses têm que ter o direito de permanecerem pequenos. Essa discussão do Furdunço deve ser feita entre os próprios artistas, já que há outras maneiras de desfile”, completou o artista, ao Bahia Notícias. Em 2017, Gil mais uma vez estará no camarote “Expresso 2222”, além de ser homenageado pelo Cortejo Afro com o tema “CORTEGIL – Um canto de Afoxé para Gilberto Gil”. “Me sinto feliz, tranquilo, essas homenagens que chegam numa fase dessa da vida da gente são justificadas por tudo que a gente fez, por tudo que a gente representa, enfim, o reconhecimento de um trabalho”, afirmou Gil. Já sobre o carnaval, o cantor e compositor espera mais paz. “É uma cultura muito bem acolhida pelo brasileiro e que vem a cada ano ficando mais tranquila, civilizada, com mais compreensão entre as pessoas”, comentou. 
‘Bolinho de Estudante’ desfila na Barra com direito a ‘adereçaco’ para os mil primeiros
Foto: Divulgação
Os estudantes baianos terão um bloco dedicado a eles pela terceira vez consecutiva no carnaval de Salvador. A iniciativa intitulada “Bolinho de Estudante” em 2017 acontece em parceria com o trio de Ivan Huol, que comanda o bloco e traz como convidada Márcia Castro. O microtrio fará concentração às 14 horas de domingo, 26 de fevereiro, no Farol da Barra e, desfilará sem cordas. Nessa edição, o bloco orienta os foliões pipoca a irem trajados com fantasias ou a participarem do “adereçaço”, iniciativa que irá contemplar as primeiras mil pessoas que chegarem. De acordo com a presidente da União dos Estudantes da Bahia, Nágila Maria, o momento também será de representação “Vamos levantar as principais bandeiras de luta da juventude na avenida”, garantiu a jovem, que é uma das organizadoras do bloco. A iniciativa é uma realização das entidades estaduais UEB e Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com a Huol Criações.


SERVIÇO
O quê: Bolinho de Estudante com Ivan Huol e Márcia Castro
Quando: Domingo, 26 de fevereiro, às 14 horas
Onde: Circuito Dodô - Barra/Ondina
Valor: Gratuito
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 18:50

Concurso da gordinha mais bela da Bahia abre inscrições

Concurso da gordinha mais bela da Bahia abre inscrições
Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o concurso que irá eleger a mais bela gordinha da Bahia. O cadastro pode ser feito pela internet no site da competição até 16 de março (veja aqui). Estão aptas ao concurso, mulheres com manequim entre 46 e 60, que concorrerão em duas categorias: tradicional (18 a 35 anos) e sênior (36 a 55). A final acontece em 19 de março, no bairro da Ribeira, em Salvador. A vencedora terá a oportunidade de representar o estado na etapa nacional, que acontece em maio, no Rio de Janeiro. A primeira colocada ganhará mil reais, passagem e hospedagem durante a competição em outro estado, contrato de um ano de trabalho com a agência Plus Produções, book fotográfico, além de presentes de marcas femininas. O edital do concurso pode ser solicitado através do e-mail: nordeste@amaisbelagordinhadobrasil.com.br. De acordo com a organização da competição, o objetivo do concurso é elevar a autoestima e valorizar a mulher brasileira.
Diário de Anita Malfatti é encontrado por acaso após sumiço de 30 anos
Foto: Divulgação
O caderno de Anita Malfatti foi encontrado por acaso no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo há duas semanas. Desaparecida há quase três décadas, a caderneta de capa preta reuni estudos de perspectiva, aulas de alemão, esboços de obras e relatos pessoais. O objeto foi encontrado acidentalmente entre as caixas que pertenceram à designer Emilie Chamie, que estão no local há um ano e, por coincidência, no mesmo dia em que o Museu de Arte Moderna, no Ibirapuera, abria uma retrospectiva da artista. A coordenadora de arquivo do IEB, Elisabete Ribas, destacou a importância do material “Esse é o único diário pessoal dela que a gente tem notícia. A parte mais confessional, mais memorialística dela está concentrada nesse caderno e nas cartas que ela trocou com o Mário de Andrade”, concluiu. As correspondências de Anita serão editadas pela Edusp ainda esse ano e, o novo achado, já lança luz para novas possibilidades. Os pontos fortes do diário são as informações inéditas, que na opinião de pesquisadores atuais, atenuou os ataques de Anita ao mecenas José de Freitas Valle, todo-poderoso da cena artística da época. Segundo a Folha, as últimas páginas, Malfatti abandona os relatos para fazer esboços do que pode ser o início de sua fase nova-iorquina, já que ali as anotações misturam inglês e português. Após 1914, ela viveu na metrópole americana, onde encontraria novos motivos para irritar a crítica.
Katy Perry inaugura parque de diversões no novo clipe; assista ‘Chained to the Rhythm’
Foto: Divulgação
Katy Perry lançou o novo clipe nesta terça-feira (21), a produção é para o single da cantora “Chained to the Rhythm”. O clipe foi gravado em “Oblivia”, parque de diversões da musa pop norte-americana. O empreendimento foi inaugurado junto com a produção musical de Katy, que considera o local como um espaço para fugir da realidade. Segundo ela, o espaço é propicio para “dançar até esquecer dos problemas”, mesma temática abordada na letra da música.
Diário pessoal de Anita Malfatti é encontrado após sumiço de 30 anos
Foto: Divulgação
Desaparecido há cerca de três décadas, um diário pessoal de Anita Malfatti foi encontrado por acaso em uma caixa no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP há duas semanas. "Esse é o único diário pessoal dela de que a gente tem notícia", disse à Folha de S. Paulo, Elisabete Ribas, coordenadora do arquivo do IEB. "A parte mais confessional, mais memorialística dela está concentrada nesse caderno e nas cartas que ela trocou com o Mário de Andrade", completa Ribas, sobre o caderno de capa preta que contém estudos de perspectiva, aulas de alemão, esboços de obras e relatos pessoais da artista. Segundo a Folha, em seu diário, Anita mostra-se vaidosa e observadora. Para o pesquisador Carlo Pires, a artista é “bem ácida, bem crítica" e o caderno agora encontrado "Descreve esse mundo artístico e também uma situação muito brasileira pós­escravidão, com esse paternalismo, a falta de estruturação de uma opinião autônoma". "O diário é um documento central para entender a formação do campo cultural na década de 1910, porque é escrito com bastante independência”, completa. 
 
Um dos pontos fortes do diário são as partes em que Anita Malfatti fala sobre o mecenas José de Freitas Valle, que na cena artística da época indicava pintores a uma disputada bolsa de estudos em Paris. Segundo a Folha de S. Paulo, ao visitar a mostra de 1914, ele esnobou a obra da artista modernista, elogiando nus considerados por ela mesma como ponto mais baixo de sua mostra e criticando as obras mais admiradas pelos professores de Anina na Europa. "Freitas Valle está tão engorgitado de injeções de vaidade que esses satélites lhe aplicam, que cairia das nuvens se percebesse que é incompetente", diz trecho do diário. "Que pena tenho do artista que depende de Freitas Valle para seu pão", ironizou a pintora. 
‘Meio que briguei, meio que falei bobagem’, brinca Eva Wilma sobre encontro com Hitchcock
Fotos: Divulgação / Universal Pictures
Em entrevista ao programa Roda Viva, exibida nesta segunda-feira (20), a atriz Eva Wilma revelou alguns detalhes sobre o encontro que teve com o diretor norte-americano Alfred Hitchcock, no fim dos anos 1960. A artista brasileira contou que a história começou quando ela ganhou do governo dos Estados Unidos uma viagem de 45 dias para assistir a espetáculos teatrais e filmes no país. Foi nesta ocasião que ela visitou o estúdio da Universal Pictures onde o cineasta trabalhava. “Tinha um agente que pediu licença para tirar fotos porque Hitchcock estava precisando de uma atriz latino-americana, para o papel de uma cubana, no filme ‘Topázio’”, contou Eva Wilma. Após retornar ao Brasil o agente voltou a entrar em contato com a artista, que havia sido escolhida para um teste. “A preparação do teste foi quase traumatizante, muita coisa postiça”, lembrou. “Por exemplo: os seios postiços. Eu falei: ‘Precisa? Está tão bom assim’”, questionou ela ao maquiador, que teria rebatido: “Olha, a Audrey Hepburn também reclamou muito, mas só depois de dois anos ela conseguiu trabalhar com os seios dela”. O teste contou com três etapas, sendo a terceira delas o contato direto com Hitchcock. “A última parte, a mais difícil de todas, ele colocou a cadeira dele bem do lado da câmera, a câmera bem perto, e começou a dialogar comigo e me provocar”, revelou Eva Wilma, que reclamou da dificuldade de responder em inglês.  “Fala na tua língua”, teria dito o diretor. “Aí eu meio que briguei, meio que falei bobagem, sei lá, ele disse: ‘Tá ótimo…’”, revelou a atriz, que ao final não ficou com o papel. A escolhida para interpretar Juanita de Cordoba em “Topázio” (1969), foi a atriz alemã Karin Dor.

Confira a entrevista completa:

Márcio Victor recusou convite para gravar música com Kanye West por falta de tempo
Foto: Divulgação
O youtuber Ronald Rios publicou uma entrevista com Emicida, em seu canal, em que o o rapper revela que o baiano Márcio Victor recusou gravar uma música como astro Kanye West.  No vídeo, Emicida contou que em umas das passagens pelo Brasil, West “chapou no Psirico”. Em seguida explicou: “Ele pirou no Márcio Victor e queria que ele gravasse. Falou com o Márcio Victor. ‘Oh.. Vamos pro estúdio amanhã!’ O gringo chapou, mas Márcio Victor não tinha data pra ele”, contou aos risos. 
Guillermo del Toro descarta ‘Hellboy 3’: '100% certo que a sequência não irá acontecer'
Foto: Divulgação
Após ter feito uma “enquete” que reacendeu a esperança dos fãs de “Hellboy”, sobre o lançamento de uma continuação do filme, o cineasta Guillermo del Toro acaba de jogar um balde de água fria. “Falei com todos os envolvidos e é 100% certo que a sequência não irá acontecer. E essa é a palavra final sobre o assunto”, escreveu del Toro no Twitter. 
O comunicado veio mesmo após a adesão de mais de 130 mil pessoas na enquete um tanto quanto “tendenciosa”, cujas opções sobre o lançamento do “Hellboy III” foram: “Sim” ou “Claro que sim”.
 
Espaços culturais vinculados à Secult terão horários diferenciados no Carnaval; confira lista
Foto: Divulgação
Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) terão seu funcionamento alterado durante o Carnaval 2017. Para orientar o público, a secretaria divulgou uma lista com as datas e os horários especiais em que os espaços funcionarão durante a festa.
 
Museus 
Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Abelardo Rodrigues e o Museu Tempostal, localizados no Pelourinho, ficarão fechados desta quarta-feira (22) até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 1º de março.
 
O Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano) começa o recesso de carnaval na quinta-feira (23) e retoma as atividades na quinta-feira (2).
 
Bibliotecas
As bibliotecas Monteiro Lobato (Nazaré), Anísio Teixeira (Pelourinho), Thales de Azevedo (Costa Azul), Biblioteca dos Barris (Barris), e a Juracy Magalhães Jr (Itaparica), funcionarão até quarta-feira (22), às 14h. O retorno destas unidades será na quinta-feira, 2 de março, em horário normal. Já a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, localizada no Rio Vermelho, não abrirá a partir desta terça (21) e só retornará ao seu funcionamento normal no dia 6 de março.
 
Espaços culturais 
Salvador
Centro Cultural Plataforma: recesso de 23 a 28 de fevereiro
Espaço Cultural Alagados: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
Cine Teatro Solar Boa Vista: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
Espaço Xisto Bahia: recesso de 21 de fevereiro a 1º de março
Casa da Música: recesso de 22 de fevereiro a 1º de março
 
Lauro de Freitas
Cine Teatro Lauro de Freitas: recesso de 22 de fevereiro a 1º de março.
 
Feira de Santana
Centro de Cultura Amélio Amorim: recesso de 23 a 28 de fevereiro
 
Valença
Centro de Cultura Olívia Barradas: 24 de fevereiro a 1º março
 
Alagoinhas
Centro de Cultura de Alagoinhas: recesso de 24 a 28 de fevereiro
 
Mutuípe
Casa de Cultura de Mutuípe: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
 
Santo Amaro
Teatro Dona Canô: recesso de 24 a 28 de fevereiro
 
Juazeiro
Centro de Cultura João Gilberto: recesso de 22 de fevereiro a 28 de fevereiro
 
Itabuna
Centro de Cultura Adonias Filho: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
 
Vitória da Conquista
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima: recesso 23 de fevereiro a 1º de março
 
Jequié
Centro de Cultura ACM: recesso de 25 de fevereiro a 1º de março
 
Guanambi
Centro Cultural de Guanambi: recesso 22 de fevereiro a 2 de março
 
Porto Seguro
Centro de Cultura de Porto Seguro: Recesso de 26 de fevereiro a 1º de março
‘Eu te amo, cara, paz e amor’, diz Ringo a Paul McCartney após gravarem juntos em estúdio
Foto: Reprodução / Twitter
Os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr se reuniram pela primeira vez em sete anos, para gravar o novo disco de Starr. Após o encontro que aconteceu neste domingo (19) o ex-baterista do quarteto de Liverpool usou sua conta no Twitter para agradecer ao parceiro. “Obrigado por vir, cara, e por ser ótimo no baixo. Eu te amo, cara, paz e amor”, escreveu Ringo, junto com uma foto onde aparece com Paul. Ringo postou também uma foto com Joe Walsh, ex-Eagles, que também esteve presente nas gravações. A mais recente parceria entre os ex-beatles aconteceu em 2010, no disco “Y Not”, de Ringo, quando MacCartney colaborou nas faixas “Peace Dream” e “Walk With You”.
‘Por Dentro da Cor’: Teatro Jorge Amado recebe exposição de Robson Poeta
Foto: Divulgação
O artista plástico soteropolitano Robson Poeta abre, às 14h do dia 3 de março, sua primeira exposição, “Por Dentro da Cor”, que fica em cartaz até 15 de abril no Espaço Calazans Neto, situado no Teatro Jorge Amado. A mostra conta com 15 telas de arte abstrata, inspiradas no livro “Poesia Encantada”, obra ainda não publicada pelo artista. “Vejo-me em misturas de tintas, objetos e enlouquecido pela criação. Aprendi a colorir e a expor meus sentimentos nestas telas em tinta acrílica, cada qual com sua dimensão e sensação”, explica Poeta. “O objetivo é aguçar os sentidos do público e fazer com que eles se deliciem com as interpretações possíveis”, completa. Nascido em Salvador, Robson (32) ingressou no Projeto Axé aos 11 anos de idade. Aos 18 assumiu o cargo de técnico de som e luz no Teatro XVIII, onde foi batizado de “Poeta” por Aninha Franco e Mabel Veloso. Aos 29 ele ganhou sua primeira tela, descobrindo assim que além de escrever poesia e canções, poderia pintar. Ele intitulou sua primeira obra de “Porto dos Ritmos”. Ela e mais de 20 obras artísticas estão acumuladas em sua casa, foi deste acervo que Robson selecionou o que iria compor esta exposição. 
 
Serviço
O QUÊ: Exposição “Por Dentro da Cor”, de Robson Poeta
QUANDO: De 3 de março a 15 de abril. Quarta a domingo, das 14h às 19h
ONDE: Teatro Jorge Amado
VALOR: Grátis
‘Homem-aranha’ é preso por roubar obras de Picasso e Matisse em museu de Paris
Fotos: Reprodução / Picasso e Matisse
O homem que em 2010 roubou cinco obras de Picasso, Matisse, Modigliani, Braque e Leger, estimadas em 100 milhões de euros, no Museu de Arte Moderna de Paris, foi condenado a oito anos de prisão nesta segunda-feira (20). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Vjeran Tomic, que é chamado de "homem­-aranha", ganhou o apelido por causa de suas habilidades em escalar edifícios para roubar jóias e obras de arte em bairros nobres de Paris. Ele, que já tinha 15 condenações, foi detido pela última vez em 2011, quando confessou ter roubado o museu. Ele, no entanto, não informou os nomes das pessoas que encomendaram os objetos furtados, que até hoje seguem desaparecidos. Além de Tomic, outros dois homens que o acobertaram também foram condenados à prisão, mas suas penas ficaram entre seis e sete anos. Os três terão ainda que pagar uma multa de 104 milhões de euros à prefeitura de Paris, proprietária das pinturas roubadas. 
Comemoração pelos 50 anos do TCA terá shows de Gil e Baby do Brasil a preços populares
Fotos: Divulgação
O Teatro Castro Alves, que este ano completa meio século de existência, receberá uma programação de aniversário, celebrada no dia 4 de março. Na ocasião, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) – ambos corpos artísticos do TCA – se juntam a Gilberto Gil, Saulo, Baby do Brasil, Jackson Costa, Filhos de Gandhy e NEOJIBA em uma apresentação especial realizada na Concha Acústica. O espetáculo de aniversário de 50 anos tem início às 18h30, com a exibição do vídeo “Kick On Taish To?” do BTCA. Às 19h começa a parte musical, seguida de uma performance do ator Jackson Costa. A direção é de Alex Soares e a coordenação é da bailarina da companhia, Luiza Meirelles. Os ingressos custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com vendas a partir do 1º de março.
Secult alerta blocos para lei que proíbe músicas que incitam violência à mulher, negro e LGBT
Foto: Carol Garcia/GOVBA
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) emitiu nota para alertar os blocos credenciados nos programas Carnaval Ouro Negro 2017, Carnaval Pelô 2017 e Carnaval Pipoca 2017, quanto ao cumprimento das leis municipais e estaduais que proíbem a execução de músicas, danças ou coreografias que incentivem a violência física, moral e psicológica ou a desvalorização das mulheres, LGBT e negros. O alerta ratifica as recomendações do Ministério Público do Estado da Bahia e tem como norte a Lei Orgânica da Cultura, cujos princípios orientadores estão baseados no respeito aos Direitos Humanos, além da valorização e promoção da cultura da paz e do respeito às diferenças étnicas, de gênero e de orientação sexual, com base no artigo 41, e inciso II do Estatuto do Carnaval.
Ally Brooke, do Fifth Harmony, escolheu o Brasil para fazer primeiro show solo
Foto: Divulgação
A Ally Brooke, do Fifth Harmony, vai fazer seu primeiro show solo e será no Brasil, em São Paulo. A cantora vai participar do evento W + Festival, que acontece dia 2 de julho, no Áudio Club, na capital paulista. É a primeira vez que uma das integrantes do 5th Harmony fará um show solo completo. Apesar da apresentação sozinha, Ally continua na girlband que no momento está gravando o seu terceiro disco. A estrela pop irá lançar seu single solo no Brasil, mas trará músicas do Fifth Harmony no repertório. De acordo com o PapelPop, além do show, a cantora irá receber alguns fãs para um Meet&Greet. O festival será apresentado pela youtuber Raissa Chaddad e contará também com show de Sofia Oliveira. Os ingressos estão à venda no Clube do Ingresso.
 
SERVIÇO
O quê: W + Festival, Ally Brooker e Sofia Oliveira
Quando: 2 de julho, às 17 horas
Onde: Áudio Club – Av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca, São Paulo
Valor: Entre R$ 100 e R$ 550 
JazzTrio promete samba e ijexá durante desfile no circuito Dodô
Foto: Divulgação
O JazzTrio desfila no carnaval de Salvador no sábado (25), às 21h30, no Circuito Dodoô (Barra-Ondina). O projeto que participa pelo terceiro ano consecutivo da folia momesca tem como proposta um trio “baixinho”, sem corda, próximo ao público e com um volume agradável. O repertório ficará a cargo dos 10 anos de experiência musical da Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O veículo levará para a festa 22 instrumentistas, o maestro, o cantor convidado Tito Bahiense e o guitarrista Davi Moraes. O grupo promete muito samba e ijexá no repertório e, muitas canções do Ilê Aityê. O JazzTrio Rumpilezs é uma realização da Orkestra Rumpilezz e da Janela do Mundo, com apoio da Prefeitura de Salvador e patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
 
SERVIÇO
O quê: JazzTrio Rumpilezz
Quando: Sábado, 25 de fevereiro, às 21h30
Onde: Circuito Dodô – Barra/Ondina
Valor: Gratuito
Primeira chamada do Edital de Mobilidade Artística inscreveu 84 propostas
Foto: Divulgação
O resultado da análise prévia do Edital de Mobilidade Artístico e Cultural foi divulgado no Diário Oficial do Estado, nos dias 18 e 19 de fevereiro. Foram consideradas inscritas 84 propostas, de um total de 152 recebidas, entre os dias 9 de janeiro e 7 de fevereiro, para sua primeira chamada de 2017. O passo seguinte é a análise de mérito, que será realizada por uma comissão composta por especialistas de diversos segmentos, entre 14 e 16 de março. Na ocasião, serão observados critérios a qualidade e viabilidade das propostas. A Linha de apoio conta com recursos do Fundo de Cultura da Bahia e é voltada para ações que impulsionem a circulação de artistas, técnicos, produtores e obras. A primeira chamada do ano contempla atividades que serão desenvolvidas entre maio, junho e julho de 2017. A convocação envolve recursos de R$ 250 mil, sendo que as propostas têm valor limite de R$ 50 mil para projetos de intercâmbio e difusão; e R$ 25 mil para projetos de Residência Artística e Cultural e Formação Artística e Cultural. A próxima chamada contemplará projetos com data de realização entre agosto e outubro deste ano. O edital tem o objetivo de permitir a circulação de projetos e também possibilitar ações de intercâmbio. A Secretaria de Cultura da Bahia disponibiliza atendimento através da Central de Atendimento Integrado para orientar interessados e proponentes. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103-3489, do e-mail mobilidade@cultura.ba.gov.br, ou presencialmente, no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-010, Salvador – BA.
Resultado da Análise Prévia - Edital de Mobilidade Artístico e Cultural 2017
Portaria Nº 38 / Resultado de Análise Prévia
Hugh Jackmam encontra dublador de Wolverine durante viagem ao Brasil; veja vídeo
Foto: Divulgação
Hugh Jackmam interprete de Wolverine nos cinemas chegou ao Brasil neste domingo (19), para apresentar o próximo filme “Logan”, terceiro do personagem de maneira solo. Há 17 anos como o X-Mem de garras afiadas, Jackmam se despede do personagem que é sucesso de bilheteria. Na sua passagem pelo país, o ator encontrou com Isaac Bardavid, que deu voz a Wolverine no Brasil por 23 anos, desde a versão em desenho animado. O dublador brasileiro já havia se despedido do personagem, o homem de 86 anos publicou um vídeo em sua rede social explicando o fato ao público (veja aqui). Durante o encontro, os atores gravaram um vídeo abraçados, em que falam “Não seja aquilo que te fizeram”. O ator australiano compartilhou o momento ao lado do brasileiro no Instagram, veja:



 

Não seja aquilo que te fizeram @wponx @20thcenturyfox

Uma publicação compartilhada por Hugh Jackman (@thehughjackman) em

Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 17:50

Entre críticas e elogios, artistas da cena alternativa opinam sobre o Furdunço

por Nereida Albernaz

Entre críticas e elogios, artistas da cena alternativa opinam sobre o Furdunço
Dionorina | Foto: Josemar Pereira / Ag Haack
O Furdunço já faz parte do calendário dos baianos para a prévia do Carnaval. O evento aconteceu neste domingo (19) no circuito Tapajós com um público estimado em 1 milhão de pessoas. Apesar da aceitação popular, alguns artistas não aprovaram a folia. O público da festa se renovou ao longo do dia,  e os grupos fantasiados e os microtrios deram lugar a trios elétricos e uma multidão em dimensões carnavalescas quando a noite chegou. Alguns artistas da cena alternativa se sentiram prejudicados, como o músico e diretor artístico Rowney Scott, que manifestou através de uma rede social a sua insatisfação com a festa. “Gente, é tão fácil definir e delimitar ‘o que é’ um microtrio ou um minitrio. Ex.: tem que caber tudo dentro ou em cima, no máximo, de um carro utilitário ou camionete. Caminhão, não!!!”, escreveu. E continuou, “Quando liberaram ‘trios pequenos’, nos anos anteriores, já tava na cara no que ia dar… Além disso… Baiana, Banda Eva, Alavontê, também já não cabem, alguns nunca couberam. Que curadoria é essa? O conceito se perdeu completamente, ou fomos muito ingênuos. Fudeunço!”. Apesar do descontentamento de alguns a festa seguiu com baixos índices de violência e grande público. Dionorina, representante do reggae music e um dos poucos artistas do segmento no evento, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Eu como artista não tenho o que criticar. Sobre o tamanho dos trios acredito que só basta estipularem um tamanho médio. Eu achei o evento maravilhoso, o público deu uma resposta muito positiva, principalmente a música reggae, que tem poucos espaços nas grandes folias, mas o público estava a fim da festa. O Furdunço é a personificação da alegria da Bahia” completou o artista.
Lindsay Lohan declara desejo de viver Ariel no remake de 'A Pequena Sereia'
Foto: Reprodução / Instagram
Lindsay Lohan prometeu aos fãs em seu Instagram que voltaria a cantar caso a Disney a “convidasse” para viver a “A Pequena Sereia”. A atriz está desempregada atualmente e, declarou publicamente o desejo de voltar a trabalhar no estúdio que a tornou famosa na infância. Lindsay já tem um diretor favorito para o projeto, Bill Condon, que está no comando do remake de “A Bela e A Fera”, com Emma Watson. “Vou cantar novamente, como Ariel da Pequena Sereia, se a Disney aprovar que Bill Condon dirija. E com minha irmã Aliana cantando a música-tema para a trilha sonora”, escreveu a ruiva ao postar uma montagem em que destaca a semelhança com a personagem. Mas parece que a socialite norte-americana se arrependeu da postagem, ela editou a imagem e deixou apenas a hashtag #thelittlemermaid (A Pequena Sereia) como legenda. Segundo o PapelPop, essa não é a primeira vez que a atriz manda uma indireta para a Disney. Em novembro, a cantora postou em sua rede social uma foto de Ariel dizendo ser o papel dos sonhos, mas a publicação já foi excluída. O estúdio Universal tinha planos para uma nova versão live-action de “A Pequena Sereia” dirigida por Sofia Coppola, mas a cineasta abandonou o projeto em 2015, alegando incompatibilidades criativas. A Disney também está trabalhando em um remake da história de Ariel. Em novembro, Lin-Manuel revelou estar negociando com o estúdio a composição de novas músicas para a adaptação do conto de Hans Christian Andersen. Desde então, nada foi divulgado sobre este projeto.
Gerônimo recebe Gilmelândia, Walter Queiroz e Banda Bitgaboott em ensaio nesta terça
Foto: Rosilda Cruz
O ensaio geral realizado pelo cantor e compositor Gerônimo Santana às 20h desta terça-feira (21), no Largo Pedro Arcanjo, contará com três participações especiais. A cantora Gilmelândia, o cantor Walter Queiroz e a Banda Bitgaboott são os convidados de Gerônimo no show “O Pagador de Promessas”, que precede o carnaval. Na ocasião o público será embalado por sucessos do artista, como “É d'oxum”, “Menino do Pelô” e “Jubiabá”. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
 
Serviço 
O QUÊ: Gerônimo Santana – show O Pagador de Promessas
QUANDO: Terça-feira, 21 de fevereiro, às 20h30
ONDE: Largo Pedro Archanjo - Pelourinho
VALOR: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Oficina sobre cinema brasileiro na Sala Walter da Silveira encerra inscrições nesta sexta
Foto: Divulgação
Encerram nesta sexta-feira (24), as inscrições para a oficina “Tela em Transe: que história é essa do cinema brasileiro”, que será realizada entre março e maio sempre às sextas-feiras, das 17h às 20h30, na Sala Walter da Silveira. Os interessados em participar podem se inscrever pela internet (clique aqui), mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30. Com o objetivo de provocar reflexões sobre a produção cinematográfica brasileira, a atividade terá exibições de filmes e discussões que vão do Cinema Marginal a Oscarito, passando pela Pornochanchada, Cinema Novo, entre outros ciclos. A oficina será ministrada por Ramon Coutinho, historiador, realizador e membro do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL), instituição responsável pelo curso, em parceria com a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb).
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 14:33

Giro: Uma cor para cada dia no Boteco Marta Góes

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Uma cor para cada dia no Boteco Marta Góes
Foto: Vladimir Ilitch/ Divulgação
Em parceria com o SBT, Marta Góes leva seu o boteco de volta ao Circuito Dodô, na Barra. Durante os dias de folia, a badalada promoter vai receber os seus convidados e patrocinadores no receptivo do Estúdio de Transmissão do SBT. Uma das foliãs mais famosa da cidade, Marta retorna ao circuito após um ano de ausência. E com sua alegria contagiante, ela promete agitar com o Boteco Marta Góes o espaço anexo da Emissora Oficial do Carnaval de Salvador. Muita música, descontração e uma deliciosa gastronomia vai estar esperando os convidados da promoter e do SBT, entre eles, patrocinadores, artistas, jornalistas e formadores de opinião.
Na Barra, Marta está retornando também para o mesmo endereço, onde há 15 anos montou o seu primeiro camarote Brasil Folia. De lá para lá foram muitas conquistas momescas com o seu Boteco Marta Góes. Este ano, a novidade é que as camisetas foram abolidas como passaporte para a folia no espaço do SBT. De quinta até terça-feira, os convidados usarão uma cor por dia, produzindo seus próprios looks e fantasia com o tom sugerido para colorir cada festa. 

 
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 14:32

GastrôBahia: Haute Cuisine

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

GastrôBahia: Haute Cuisine
Chef Laurent Rezette | Foto: Júnior Soares
O chef Laurent Rezette está de casa nova. Ele acaba de assumir a cozinha do restaurante Caju, na Pituba, com uma missão especial: repaginar o estabelecimento e proporcionar uma experiência única e refinada aos amantes da alta gastronomia, conhecida como 'haute cuisine'. Sob nova direção, o estabelecimento foi adquirido pelo grupo Conceito Empresarial em janeiro e traz, entre os diferenciais, menu degustação, criações exclusivas e culinária do Brasil e do mundo.

O chef belga mora em Salvador há 17 anos e é embaixador na América Latina de The Mastercook of Belgium. Rezette já fez história em restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, principal publicação gastronômica do mundo que premia restaurantes com até três estrelas, além de colecionar passagens pelas cozinhas do Chez Bernard, Amado e Villa Bahia. Seu estilo valoriza a gastronomia sustentável, com alimentos advindos da agricultura familiar – o que diminui o impacto ambiental e agrega um sabor fresco e surpreendente aos pratos.
Bloco Olodum receberá Margareth Menezes e Pierre Onassis no Carnaval
Fotos: Divulgação
O Bloco Olodum, que no carnaval deste ano tem como tema “O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz”, contará com artistas convidados durante seus desfiles. Na sexta-feira (24), no Campo Grante, o público poderá celebrar os 30 anos da canção “Faraó Divindade do Egito”, com a participação de Margareth Menezes. Neste mesmo dia o bloco desfila também no Pelourinho. Já no domingo (26), na Barra, será a vez da voz que propagou a canção “Requebra”, o cantor Pierre Onassis.
‘Las Reinas’: Sonia Braga viverá chefe de cartel em série de um dos criadores de ‘Narcos’
Foto: Divulgação
A atriz brasileira Sonia Braga foi escalada para estrelar a série “Las Reinas”, desenvolvida pela rede ABC, emissora controlada pela Disney nos Estados Unidos. De acordo com informações da coluna Baixo Manhattan, da Folha de S. Paulo, a atração tem produção-executiva de Chris Brancato, um dos co-criadores de “Narcos”. A direção do piloto, cujas gravações devem começar em breve, será Liz Friendlander. Sonia Braga, que já interpretou a célebre Gabriela de Jorge Amado, agora viverá Gabriella De La Reina, uma mulher que assume o posto de chefe do mais poderoso cartel de Miami, após a morte do marido. A personagem interpretada pela artista brasileira viverá um conflito com a neta, Sonya De La Reina, depois que esta resolve trabalhar para a força policial da cidade, como detetive. 
Carnagamboa 2017 reúne manifestações culturais diversas na ilha de Tinharé
Foto: Karlo Dias
Com destaque à riqueza cultural e a valorização das manifestações cairuenses, o Carnagamboa 2017 acontece de 25 a 27 de fevereiro, na ilha de Tinharé. A programação da prefeitura de Cairu contará com um minitrio que circulará na rua principal da Gamboa, além de shows realizados no palco montado no campo de futebol. A abertura oficial acontece às 19h do sábado (25), com um desfile do grupo de Capoeira Angola Horizonte dos Palmares, do Samba de Roda da Gamboa e dos Caretas, saindo da frente da Igreja de Nossa Senhora da Penha. Participam do evento também Danniel Vieira, Samba de Improviso, Boyzinho, Filhos de Jorge, Suingão do Max, Sem Retoque, Medida a 2, Bonecos, Banda K, Soul Bamba, Maria Ribeiro, Sinho Bernadardo e Ramon dos Teclados.
‘Designated Survivor’: Temer é fã de série cujo protagonista vira presidente ‘tampão’ nos EUA
Fotos: Divulgação
Adepto à leitura nas horas vagas, após a indicação de sua mulher, Marcela, o presidente Michel Temer foi fisgado pela série americana “Designated Survivor”. De acordo com informações da revista época, o peemidebista viu os dez capítulos disponíveis na Netflix e contou a auxiliares que virou fã da atração. Apesar da mudança no tipo de entretenimento escolhido por Temer para seus momentos de ócio - passando da literatura para o audiovisual -, o mais inusitado é o fato de a série abordar uma temática que imita sua realidade. Isto porque o protagonista de “Designated Survivor”, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos, Tom Kirkman, vira presidente “tampão” dos Estados Unidos após uma explosão que tira a vida do presidente e todos os membros do Gabinete. A diferença entre o atual presidente brasileiro e o da ficção é no processo para chegar ao cargo, enquanto Temer assume após o impeachment de Dilma Rousseff no parlamento, Tom Kirkman vira presidente por causa de um atentado a bomba no Capitólio.
Longa brasileiro é premiado no Festival de Berlim; filme húngaro leva Urso de Ouro
Foto: Divulgação
O filme brasileiro “Pendular”, exibido na seção Panorama do Festival de Cinema de Berlim, levou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), neste sábado (18). De acordo com informações do jornal O Povo, o júri afirmou que o filme dirigido por Júlia Murat tem "excepcional qualidade visual e sua força narrativa, que resultam num retrato preciso de dois artistas contemporâneos. A expressão da coreografia moderna e arrojada das relações humanas na história se une perfeitamente à originalidade estética e dramatúrgica do filme". Já o principal prêmio do festival foi para “On Body and Soul”, da cineasta húngara Ildiko Enyedi, que desbancou 17 concorrentes, entre eles o brasileiro “Joaquim”, de Marcelo Gomes.
 
Confira os vencedores das principais categorias do Festival de Berlim:
- Urso de Ouro de melhor filme: On Body and Soul, Ildiko Enyedi (Hungria)
- Urso de Prata (Grande prêmio do Júri): Félicité, Alain Gomis (França, Senegal, Bélgica, Alemanha, Líbano)
- Urso de Prata de melhor diretor: Aki Kaurismaki por The Other Side of Hope (Finlândia, Alemanha)
- Urso de Prata de melhor atriz: Kim Min-hee por  On the Beach at Night Alone, de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
- Urso de Prata de melhor ator: Georg Friedrich (Áustria) por Bright Nights, de Thomas Arslan (Alemanha, Noruega)
- Urso de Prata de melhor contribuição artística: Ana, Mon Amour, de Calin Peter Netzer (Romênia, Alemanha, França)
- Urso de Prata de melhor roteiro: Una Mujer Fantastica, de Sebastian Lelio (Chile, EUA, Alemanha, Espanha)
- Prêmio Alfred Bauer em memória do fundador do festival para um filme que abre novas perspectivas: Spoor, de Agnieszka Holland (Polônia, Alemanha, República Checa, Suíça, Suécia, Eslováquia)
- Prêmio de melhor documentário (novidade 2017): Ghost Hunting, de Raed Andoni (Palestina)
- Prêmio de Melhor primeiro filme: Summer 1993, de Carla Simon, Espanha
- Urso de Ouro de melhor curta-metragem: Cidade Pequena, de Diogo Costa Amarante (Portugal)
- Urso de prata de curta metragem: Ensueño en la Pradera (Sonho na Pradaria, em tradução livre), de Esteban Arrangoiz Julien (México)

Histórico de Conteúdo