Ato lembra ‘Mãe Gilda’ e celebra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Foto: Reprodução / TV Bahia
Um ato em Salvador marcou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O evento ocorreu neste sábado no Parque Metropolitano do Abaeté. Representantes de diversas religiões estiveram presentes. Eles ficaram em frente ao busto da yalorixá Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda, considerada símbolo de resistência e afirmação das religiões de matriz africana. A sacerdote virou ícone da resistência à intolerância após ter o terreiro (Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador) invadido e depredado por representantes de outra religião. Com o episódio, a saúde dela piorou, vindo a falecer em 21 de janeiro de 2000. Por conta disso, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído, pelo então presidente Lula, em 2007, em memória da yalorixá. Conforme o G1, em novembro do ano passado, o busto de Mãe Gilda no Abaeté foi entregue após reforma. O monumento tinha sido alvo de vandalismo.
Clipe da canção ‘Linda e Preta’, dirigido por Lázaro Ramos, está disponível na internet
Foto: Divulgação
A cantora Nara Couto interpretou a canção “Linda e Preta”, do compositor Jarbas Bittencourt, com direito a videoclipe dirigido pelo ator Lázaro Ramos e por Elísio Lopes Jr.. As cenas foram gravadas nas ruas do emblemático bairro do Curuzu. A música canta a beleza da mulher negra brasileira, traz elementos do jazz, referências sonoras africanas e um toque percussivo baiano, com arranjo assinado por Jorge Solovera. Linda e Preta é o primeiro single de Nara Couto, que usa da música um instrumento para quebrar os estereótipos em torno das mulheres negras. “Aa canção convoca às mulheres negras a falarem por si, protagonizem suas histórias”, afirmou Nara.  
Família de garoto baiano aprovado no Balé Bolshoi faz campanha para viagem
Foto: Reprodução / Rede Bahia
Adrian de Jesus Barreto tem 10 anos e foi aprovado para estudar balé na Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville (SC). Ele é baiano e mora no subúrbio de Salvador, mas a família não tem condições de arcar com todas as despesas da estadia do garoto em outro estado. Por isso, amigos e familiares lançaram uma campanha para arrecadar verbas que viabilizem a viagem e a estadia de Adrian. Ele tem até o dia 4 de fevereiro para se mudar para Santa Catarina. O garoto começou a dançar aos 5 anos de idade pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Brasil, e no ano passado participou da seleção da Escola do Teatro Bolshoi, ficando entre os 40 melhores da sua categoria. Apesar da escola em Joinville oferecer ensino gratuito, material didático e assistência médica, os pais de Adrian vão precisar cobrir os custos das passagens, alimentação, moradia e transporte local. Quem quiser ajudar a família do garoto pode encaminhar um e-mail ao endereço:  val.oj@hotmail.com.
Após financiamento coletivo, ilustrador baiano lança HQ inspirada em Orixás até agosto
Foto: Tiago Dias / Bahia Notícias
A campanha de financiamento para publicação do romance ilustrado “Contos de Òrun Àiyé”, série de HQ's inspiradas nos Orixás, chegou ao fim na última sexta-feira (13) com um saldo de 816 colaboradores e cerca de R$ 40 mil arrecadados. Vale ressaltar que a meta inicial estabelecida através da plataforma de financiamento coletivo "Catarse" (clique aqui), era R$ 12 mil. "O prazo inicial era para junho, mas acredito que será adiado. Como a campanha cresceu, as recompensas cresceram. Estou organizando os novos prazos", comemora Hugo Canuto, ilustrador e idealizador dos Contos de Òrun Àiyé, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele credita o desempenho da campanha à força do tema, e a maneira cuidadosa como as narrativas africanas tem sido abordadas no projeto, desde a repercussão positiva de uma arte em homenagem ao lendário desenhista norte-americano Jack Kirby, há alguns meses.



Foto: Reprodução / Facebook

Canuto recorda que a arte “The Orixas”, que remete a edição 04 da revista "Vingadores", também surgiu como uma forma de unir seus interesses por mitos e pela nona arte. Na época ele vivia em São Paulo, e viu seu trabalho ganhar destaque nos meios de comunicação. “Diante da repercussão, e por se tratar de um tema que precisava de cuidado, optei por voltar a Salvador. Se me proponho a fazer uma história que envolva narrativas ligadas a cultura afro-brasileira, ao candomblé e a religiões de matrizes africanas, eu acho que preciso estar aqui para pesquisar e conversar com as pessoas ligadas a ele. Primeiro, para pedir autorização, como fiz, procurando fazer um trabalho que honre essa cultura", explicou.
 
Ao Bahia Notícias, Canuto adiantou que a edição, com 80 páginas, formato americano e material extra, como esboços e artes de ilustradores convidados, contará com duas histórias e será focada na saga de Xangô. “Ele foi um rei que existiu, o terceiro rei da dinastia de Òyó. -  conta. De acordo com o autor, dentro dessa narrativa existem passagens que remetem aos Itan e aos encontros de Xangô com Oxum e Iansã. “Algumas histórias dos Orixás são curtas, muitas vêm da tradição oral. Se fossem adaptadas diretamente, dariam umas cinco páginas", salienta.


Foto: Tiago Dias / Bahia Notícias

Contudo, é importante salientar que Canuto não está sozinho nessa empreitada. Para manter o projeto sem que ficasse sobrecarregado entre as funções de criação e divulgação, o ilustrador convidou o também baiano Pedro Minho (que trabalha com animação) e o arte-finalista Marcelo Kina trabalha como Coordenador Reticulista na Maurício de Sousa para colaborar no processo. "Chamei pessoas que além de serem muito boas no que fazem, também são boas de prazo. Fiquei bem preocupado com isso. Eu farei o roteiro e o lápis da história e o Marcelo vai arte-finalizar algumas páginas, enquanto o Pedro vai pinta-las. Mas, como são muitas páginas, é possível que eu acabe fazendo junto com eles", revela.
 
Além das páginas do romance ilustrado, Canuto acredita que seu trabalho precisa render algum retorno social. Dessa forma, o artista procurou a instituição Ilê Aiyê para, junto com a entidade, desenvolver e criar uma oficina voltada à produção de quadrinhos para jovens do bairro da Liberdade. “Eu fui lá, conversei com Vovô do Ilê [fundador do bloco], conversei com Vivaldo [Benvindo dos Santos, fundador e Diretor do Ilê] e propus uma oficina para as crianças em outubro. Eu estava na correria por causa da campanha, mas me comprometi a retornar para uma conversa. Ontem [na última segunda-feira,16], eu estive com Val Benvindo, que é filha de Vivaldo, e batemos um papo. Vamos fazer ainda esse ano, acho que depois do carnaval”, disse.


Foto: Reprodução / Catarse

A iniciativa ainda está em fase de organização, mas possivelmente contará, a princípio, com uma oficina com princípios de desenho e cores para crianças até 12 anos, e uma outra voltada para quadrinhos com jovens a partir dos 14 anos. “Tenho procurado trabalhar com comunidades e terreiros porque esse é projeto é sobre uma cultura comum a todos nós, baianos. Por exemplo, tem um terreiro, o ‘Vintém de Prata’, que fará um evento agora em fevereiro e nós faremos uma parceria. Nossas artes entrarão em um leilão para eles arrecadarem”, acrescenta.
Particulino a Beira Mar faz aulão de forró e arrecada donativos para população carente
Foto: Divulgação
O Particulino a Beira Mar realiza no dia 5 de fevereiro, um domingo, um aulão de forró com o grupo Forró 4ª Andar, a partir das 15h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. A partir das 17h, encerrado o aulão, será a vez de botar em prática as lições aprendidas e dançar o “dois pra lá e dois pra cá”. Na edição de fevereiro, o grupo coletará doações de itens de higiene para pessoas que estão em situação de rua. O Particulino a Beira Mar é um evento que fomenta o forró tradicional em Salvador e acontece todo primeiro domingo do mês no Largo da Mariquita gratuitamente. A ideia é incentivar a cultura nordestina, proporcionando um ambiente tranquilo, com boa música e espaço confortável para a prática da dança e para a contemplação dessa que é uma das formas mais bonitas de representar o nordeste brasileiro. Em suas mais de dez edições, já reuniu até 300 pessoas dançando, em diferentes pontos da cidade.
Caetano Veloso reclama de gritaria em show na Concha Acústica
Foto: Reprodução/ Twitter
O show de Caetano Veloso com Teresa Cristina, na Concha Acústica do Teatro Castro Alvos, realizado na noite desta sexta-feira (20), foi marcado por uma gritaria logo no início da apresentação. Pessoas que estavam sentadas nas arquibancadas reclamaram e gritaram com pessoas mais à frente para que sentassem. Os frequentadores do espaço afirmam quem que os gritos de “senta, senta” são comuns entre quem quer curtir o show em pé e quem quer ficar sentado. A gritaria chegou a sobrepor o show no começo.  A própria Teresa Cristina acabou pedindo que o público sentasse. Caetano, no meio do show, reclamou do comportamento do público, considerado barulhento pelo cantor. A apresentação era um show de voz e violão.
‘Quatro Vidas de Um Cachorro’ tem pré-estreia cancelada após vídeo de maus-tratos a cão
Foto: Reprodução / Walden Media
A pré-estreia do filme ‘Quatro Vidas de Um Cachorro’ após a divulgação de um vídeo que teria revelado maus-tratos a um pastor alemão no set do filme (relembre). Em comunicado, a Amblin Entertainment, produtora responsável pelo projeto, o evento de lançamento permanecerá suspenso enquanto a análise do vídeo divulgado ainda está em andamento. “A Amblin e a Universal não querem que nada sobreponha este filme, que celebra a relação entre humanos e animais", diz o texto. O estúdio também afirmou que a Amblin já entrou em contato com diversas pessoas envolvidas na filmagem após a divulgação do vídeo. "Enquanto estamos chocados com a aparição de um animal sofrendo maus-tratos, todos nos asseguraram de que Hércules, o pastor alemão, não foi machucado durante as filmagens", garantiu.
Morre compositor Darci Rossi, autor do clássico ‘Fio de Cabelo’
Foto: Reprodução/Facebook
O compositor Darci Rossi, autor do clássico "Fio de Cabelo" e outros sucessos da dupla Chitãozinho e Chororó, morreu nesta sexta-feira (20) em Valinhos, interior de São Paulo, após passar mal. A informação foi postada pela filha de Rossi, Lisandra Raquel Rossi, em sua página no Facebook. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o compositor chegou a ser socorrido e encaminhado para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu. Seu trabalho mais famoso, “Fio de Cabelo”, foi escrito em parceria com o sertanejo Marciano. Como autor ou co-autor, Rossi também fez "Vida e Saudade", "A Carne é Fraca" e "Amor Perigoso", entre outras. Chitãozinho e Chororó usaram seu perfil original no Facebook para manifestar pesar pela morte do parceiro. "Nossos sentimentos aos familiares desse grande amigo e compositor Darci Rossi. Para sempre em nossos corações", lamentou.
Sexta, 20 de Janeiro de 2017 - 18:00

Giro: Nesse sábado, 21, tem agito no Oratório

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Nesse sábado, 21, tem agito no Oratório
Jau será uma das atrações da festa/Foto: Divulgação

Acontece nesse sábado, 21, o Oratorio Summer Day, no Oratório, em Ilha de Maré. O evento será comandado pelos cantores baianos Jau e Tuca Fernandes, além do exclusivo line up da DJ Renata Dias. Por lá pagantes e convidados. Uma das lanchas mais disputadas é a da turma da Ambev que vai levar uma turma de jornalistas pra lá de animada à convite da marca. O agito promete.

Netflix divulga teaser e data para lançamento da nova temporada de 'House of Cards'
Foto: Reprodução / YouTube
O serviço de Streming Netflix aproveitou o dia da posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para divulgar o primeiro teaser da quinta temporada da série House of Cards. O vídeo publicado no canal da empresa no YouTube nesta sexta-feira (20) revela que os novos 13 capítulos da saga por poder de Frank e Claire Underwood (Kevin Spacey e Robin Wright) estará disponível a partir de 30 de maio. No teaser, o juramento da bandeira aparece proclamado por crianças, enquanto vemos uma bandeira norte-americana suja, posta no mastro ao contrário e balançando diante de um céu nublado.

Espetáculo "Kodak" reflete sobre estereótipos a partir do próximo dia 28 no Vila Velha
Foto: Divulgação
O Teatro Vila Velha apresenta o solo "Kodak" a partir do próximo dia 28 de janeiro (sábado), às 16h. No espetáculo, o artista Neto Machado provoca uma reflexão sobre estereótipos a partir de referências que vão de Minecraft e Lego a David Bowie e REM. Com classificação indicativa livre,  "Kodak" integrará o "Amostrão Vila Verão 2017" com apresentações que acontecem até dia 11 de fevereiro, sempre aos sábados. Vale ressaltar que a montagem já foi apresentada em mais de 10 estados brasileiros, nos principais festivais de Artes Cênicas do país. Os ingressos de primeiro lote podem ser adquiridos por R$30 (inteira) e R$15 (meia) na bilheteria do teatro, ou através do site "Ingresso Rápido" (clique aqui).

Serviço
O QUE: Espetáculo "Kodak"
QUANDO: 28 de janeiro, 4 de fevereiro e 11 de fevereiro, Sábado, 16hs
ONDE: Teatro Vila Velha, no Campo Grande
QUANTO: R$30 (inteira) e R$15 (meia) | A bilheteria do teatro funciona de Segunda a Sexte, das 15h às 20h. Já aos Sábados, Domingos e Feriados, ela abre somente em dias de espetáculo, até 2 horas antes do espetáculo
Paul McCartney briga na Justiça para recuperar direitos autorais de músicas dos Beatles
Foto: Divulgação
O ex-Beatle Paul McCartney abriu um processo, nesta quarta-feira (18), contra a Sony/ATV – detentora dos direitos autorais das canções do grupo –, com o objetivo de recuperar as músicas compostas por ele junto com a banda inglesa, entre 1962 e 1971. De acordo com informações do El Pais, os advogados do músico se baseiam na legislação norte-americana de copywright. Isto porque uma revisão destas leis, datada de 1976, estabeleceu que os artistas que venderam seus direitos antes de 1978 poderiam retomá-los 56 anos após a criação das obras. "Dado que o primeiro vencimento [dos direitos autorais] terá efeito em 2018, é necessária e apropriada uma declaração judicial agora, para que Paul McCartney possa confiar tranquilamente em seus direitos", diz o processo. Dentre as composições disputadas na Justiça estão “Love me Do”, “Can't Buy me Love”, “Ticket to Ride”, “Yesterday”, “Hey Jude” e “Let it Be”.
Festa Yemanjá é Black terá shows de Dão e Denise Correia
Foto: Divulgação
A Feijoada Yemanjá é Black chega à sua sexta edição no dia 2 de fevereiro, a partir das 13h, no Santa Maria Bar e Restaurante, no Rio Vermelho. A festa, realizada pelo ator do Bando de Teatro Olodum Jorge Whashington e pela estilista Madá, contará com shows de Dão e a Caravana Black e de Denise Correia e a Banda Na Veia da Nêga. Além destas atrações, o evento contará com participação da cantora norte-americana Michaela Harrison e uma intervenção da atriz e diretora Luciana Souza, a Joana de “Ó Paí Ó”. O ingresso custa R$ 90 (individual) e R$ 160 (casadinha), preço que inclui a feijoada.
 
Serviço
O QUÊ: Feijoada Yemanjá é Black
QUANDO: Quinta-feira, 2 de Fevereiro, a partir das 13h
ONDE: Santa Maria Bar e Restaurante - Rio Vermelho
VALOR: R$ 90 (camisa individual) R$ 160 (casadinha). Entrada pode ser adquirida das 10h às 18h, na Negrif (Rua Carlos Gomes - Dois de Julho, nº616, Edifício Bariloche)
Sexta, 20 de Janeiro de 2017 - 14:11

Giro: Sessenta carnavais

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Sessenta carnavais
Marilda Luz em ritmo de comemoração/Foto: Divulgação
Com o sugestivo apelo  “Venha Comemorar Meus Sessenta Carnavais”, a delegada  (foi titular por muitos anos da  Delegacia Especial de Atendimento a Mulher)  Marilda Marcela Luz reúne seus amigos para  comemorar  seus sessenta anos e a aposentadoria de suas atividades profissionais no sábado dia 21 de janeiro no Centro de Tradições Gaúchas, em Pituaçu. O almoço marcado para começar às 11h será embalado pelos  Filhos de Ghandi , Banda de Fanfarra, Caravana da Arte e Samba com Você e pelas carrapetas de um DJ esperto. O  dress code sugerido fantasia, camisa /convite ou abadá, ajuda na pegada carnavalesca da festança que não tem hora para terminar.
Com críticas ao ‘mercado da fé’, espetáculo ‘Impopstor’ estreia em Salvador
Foto: Divulgação
Um manifesto contra os “impostores da fé”, o espetáculo “Impopstor” estreia na próxima terça-feira (24), às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha. O solo, dirigido por Susan Kalik, entra em cartaz justamente próximo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, oficializado em 21 de janeiro. Com texto e atuação de Daniel Arcades, o solo convida a plateia a participar de um dia crucial na vida de um show-man religioso. Dentro do programa televisivo “Valor Global”, o protagonista expõe as facetas de sujeitos que exploram o “mercado da fé”. 
 
Serviço
O QUÊ: Espetáculo “Impopstor”
QUANDO: Terças e quartas-feiras, de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre às 19h
ONDE: Espaço Cultural da Barroquinha
VALOR: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Ilustradora brasileira faz adaptação em HQ do ‘Diário de Anne Frank’
Foto: Divulgação
O clássico “Diário de Anne Frank” ganhou uma adaptação em quadrinhos, realizada pela ilustradora mineira Mirella Spinelli. Lançada pela editora Nemo, a obra retrata o período em que Anne Frank foi forçada a viver escondida junto com sua família no sótão de um prédio comercial em Amsterdã, entre 12 de junho de 1942 a agosto de 1944, para fugir da ameaça Nazista. De acordo com a sinopse, “a experiência visual da HQ exibe uma jovem sensível, engraçada e cheia de esperança que sonha em ter sua liberdade de volta”. A revista mostra ainda o desfecho dos personagens da história, além de contextualizar a vida de Otto Frank – pai de Anne -, que dedicou a vida para divulgar o diário da filha e combater a intolerância e o preconceito. A obra estará à venda nas livrarias brasileiras a partir de fevereiro.
 
Mineira de São João del-Rei, a ilustradora Mirella Spinelli é formada em Desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG. Ela fez ainda pós-graduação em Arte Contemporânea pela PUC Minas e História da Cultura e da Arte pela UFMG. Além de ilustradora e artista plástica, Mirella escreve livros de arte e foi professora de ensino superior de Desenho e de Teoria da Cor.
Após anunciar cancelamento, Olodum volta atrás e confirma Femadum 2017
Foto: Divulgação
Após ter anunciado o cancelamento do Femadum 2017 por falta de apoio financeiro (clique aqui e saiba mais), o Olodum emitiu uma nota oficial na qual confirma a realização do evento, neste sábado (21) e domingo (22), no Pelourinho. A nota oficial atribui a decisão de manter as atividades à “sensibilidade cultural e o esforço pessoal do governador Rui Costa, ao tomar conhecimento do cancelamento do evento”. 

Confira a programação:
Sábado, 21 de janeiro
12h00 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto
13h00 -  Apresentação das três músicas finalistas
13h30 – Banda Jahdirá (Reggae)
14h00 - Banda Percussiva Olodum e ala de canto
15h20 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto
16h00 – Encerramento
 
Domingo, 22 de janeiro
12h00 – Abertura  - MC
12h10 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto
12h40 –  La 14 Bis (Samba-reggae)
13h10 -  Banda Percussiva Olodum e ala de canto
13h40 – Entrega dos troféus
14h10 –  Apresentação da “Literatura Faraônica”
15h30 – Banda Percussiva Olodum
16h00 – Encerramento
Sexta, 20 de Janeiro de 2017 - 10:20

Vanessa da Mata lança novo single em parceria com duo Felguk; ouça a música

por Jamile Amine

Vanessa da Mata lança novo single em parceria com duo Felguk; ouça a música
Foto: Divulgação
A cantora mato-grossense Vanessa da Mata lançou, nesta sexta-feira (20), o single “É Tudo o Que Eu Quero Ter”. A nova música, com letra da própria artista, é produzida pelo Felguk, duo de DJs e produtores musicais, formado pelos cariocas Felipe Lozinsky e Gustavo Rozenthal. A canção dançante está disponível em plataformas digitais como Youtube e Spotify. O single pode ser o prenúncio do lançamento de um novo disco ainda este ano, conforme sugeriu a artista, em entrevista ao Bahia Notícias (clique aqui).
 
Confira o novo single de Vanessa da Mata e Felguk:

‘O Direito à Vida’: MAB recebe lançamento de livro de Heitor Pedra Azul nesta sexta
Foto: Divulgação
O livro “O Direito à Vida”, do autor, compositor e intérprete mineiro Heitor Pedra Azul, será lançado nesta sexta-feira (20), às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB). O evento contará ainda com a participação do maestro Fred Dantas, que tocará composições do autor. A obra é um resumo do repertório do concerto "Brésil Sertão et Mer", escrito em português e francês pelo compositor e lustrado pelo pintor/artista-plástico francês Yvan Jourdain. “Foi uma verdadeira revolução cultural franco/brasileira!”, resume ele, sobre o concerto que passa pelos sambas, toadas, lundus, serenatas, cantos de trabalho, baião, xotes, emboladas e boleros latinos. Heitor Pedra Azul que publicou 14 livros e tem músicas gravadas por Dércio Marques, Saulo Laranjeira, Grupo Raízes, Cláudio Cartier, Cartier & Burnier e Orquestra Sinfônica de Sidney (Austrália), Charles Perrone e Damien Hennicker.
 
Serviço
O QUÊ: Lançamento do livro “O Direito à Vida”
QUANDO: Sexta-feira, 20 de janeiro, às 19h
ONDE: Museu de Arte da Bahia (MAB) – Corredor da Vitória
VALOR: Entrada franca
Secult emite nota oficial em resposta às críticas da APC a Edital Setorial
Foto: Divulgação
A assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) emitiu uma nota oficial após a divulgação de uma carta aberta da Associação dos Produtores e Cineastas da Bahia (APC), na qual a entidade critica o Edital Setorial do Audiovisual 2016 e a falta de diálogo eficiente com a pasta, além de apontar problemas em todo o processo de seleção (clique aqui). Segundo o comunicado, a Secult “rebate que os projetos desclassificados nos Editais Setoriais do Fundo de Cultura da Bahia, inclusive os relacionados ao Setor do Audiovisual, não atenderam aos critérios estabelecidos na seleção”. “Os 72 proponentes que tiveram a desclassificação publicada no Diário Oficial, mesmo aprovados pelas comissões temáticas, somente poderiam conveniar se tivessem apresentado toda a documentação exigida. Os projetos desclassificados foram individualmente comunicados sobre os respectivos motivos de desclassificação. Nove deles estão relacionados ao setorial de Audiovisual, sendo que outros 43 deste mesmo setor foram conveniados e ativados, com a primeira parcela do pagamento já depositada em conta corrente”, afirma a Secult, destacando que os procedimentos do edital são públicos e que os demais 288 projetos conveniados já receberam os recursos para iniciar suas atividades.
 
Ainda no comunicado oficial, a Secult envia esclarecimentos sobre pontos citados na carta reivindicatória da APC. Confira abaixo:
 
- O texto do ato convocatório foi elaborado pela Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), conforme orientações da Agência Nacional do Audiovisual (Ancine) e em diálogo com entidades representativas do setor na Bahia. É equivocado a APC desvincular sua participação bem como da Dimas no processo de formulação dos itens do edital; 
 
- Além disso, o texto passou por consulta pública e foi submetido ao aval da própria Ancine e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Foram garantidas, de forma sistemática e em todos os aspectos técnicos e jurídicos, a participação dos interessados e a sustentação nas regras a serem adotadas;
 
- A Suprocult – Superintendência de Promoção Cultural – é apenas a gestora do Fundo e não houve envolvimento dos seus dirigentes nas decisões das comissões de avaliação, compostas de especialistas das áreas afins, boa parte deles convidados de outros Estados, escolhidos com consulta pública, e de servidores das unidades executoras durante a etapa de mérito de cada ato convocatório; no caso do Audiovisual, o setor responsável foi a Dimas/Funceb;
 
- Os suplentes foram definidos pelas Comissões Temáticas de maneira livre e soberana, seguindo as regras do edital;
 
- A SecultBa acrescenta que os Editais Setoriais 2016 envolveram o maior aporte de recursos da história do Fundo de Cultura da Bahia, cerca de R$ 30,5 milhões, sendo que dos 288 projetos conveniados, boa parte está localizado no interior do Estado, envolvendo todos os 27 territórios de identidade da Bahia. Foram 23 setoriais distintos, de teatro, dança, a culturas populares, passando pela capoeira, museus e incluindo o setor de audiovisual, sendo que o convênio de R$ 8,5 milhões com a Ancine somente foi  possível graças aos aporte de R$ 6 milhões feito pelo Governo do Estado;
 
- Ressalta-se que a Secretaria da Cultura da Bahia trabalha com lisura e transparência, sendo todo o processo que envolveu os Editais Setoriais 2016 tornado público. A SecultBA disponibiliza um canal de comunicação com o público em geral através da Central de Atendimento, que pode ser acessada pelo telefone: (71) 3103-3489 ou do e-mail: atendimento@cultura.ba.gov.br. 
Festival Maré de Março abre inscrições para artistas baianos de circo e teatro de rua
Foto: Divulgação
Em comemoração ao Mês do Teatro e do Circo, o Festival Maré de Março abre inscrições para artistas baianos que desenvolvam espetáculos de rua nestas duas áreas, além de shows musicais que flertem com a linguagem teatral. Os interessados em participar da mostra devem se inscrever até a próxima quarta-feira (25), através da internet (clique aqui)
 
Dos 20 espetáculos que comporão a grade do festival, 11 foram convidados previamente e nove serão selecionados por meio de curadoria.  Os já selecionados são: “O Segredo da Arca de Trancoso”, “O Castelo da Torre”, “Ruína de Anjos”, “O que de Você ficou em Mim”, “Dissidente”, “Rebola”, “Circocicleta”, “Bolero de 4”, “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”, “Canela Fina” e “Toada Crianceira”.
Sexta, 20 de Janeiro de 2017 - 07:30

Goku é nomeado embaixador dos Jogos Olímpicos de 2020

Goku é nomeado embaixador dos Jogos Olímpicos de 2020
Foto: Divulgação
Depois de anunciar uma linha de produtos com personagens de animações (clique aqui), o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2020 divulgou que o super-herói Goku, da série Dragon Ball, será um dos embaixadores da competição que será realizada na cidade de Tóquio.

Com isso, o Japão estreita os laços entre os seus produtos ficcionais e a maior competição esportiva do planeta. Além de Goku, outros personagens como Naruto, Luffy (de One Piece), Sailor Moon e Astro Boy também carregarão essa função até a realização do evento.

No encerramento dos Jogos de 2016, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, fez uma brincadeira com o personagem Mario, famoso pela série de games, e apareceu ‘surgindo’ de um cano, marca registrada do jogo eletrônico.
Cantora foi queimada viva e assassinos cantaram ‘Chorando se foi’, diz delegado
Foto: Reprodução / Facebook
A cantora Loalwa Braz, de 64 anos, foi queimada viva dentro do próprio carro, informou nesta quinta-feira (19) o delegado responsável pelo caso, Leonardo Macharet. De acordo com o investigador, os dois suspeitos presos – identificados como Wallace, de 23 anos, e Gabriel, de 21 – não demonstraram arrependimento com o crime e chegaram a debochar da situação. "Eles entraram na pousada, bateram nela com um pedaço de madeira, que já foi localizado. Também apreendemos uma faca e a camisa de um dos elementos com sangue. Ela estava gritando muito, eles resolveram levá-la para o carro. Um deles iria sair com ela do local, mas parece que o carro morreu e eles atearam fogo nela. Ela estava viva no momento que a queimaram. Foi queimada viva. Essa foi a parte mais cruel", contou Macharet. "Os presos não demonstram arrependimento e ainda brincaram com a música sucesso dela ('Chorando se foi'). Demonstraram total certeza do que faziam e nenhum arrependimento. É um crime bárbaro, bastante violento, e foge até da normalidade de Saquarema. Vamos trabalhar para prender o terceiro elemento ainda. Não temos o nome, apenas a descrição", completou. Loalwa era vocalista do grupo Kaoma, que ficou famoso nos anos 1980 com a música de lambada. Ela foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro em Saquarema, no Rio de Janeiro, a cerca de 800 metros de sua pousada, que também foi parcialmente incendiada pelos criminosos (veja aqui). Wallace trabalhava na pousada há 15 dias como caseiro. A polícia já identificou que os dois, com a ajuda de um terceiro suspeito, teriam levado R$ 15 mil em pertences como louças, itens pessoais e até um disco de ouro que o grupo Kaoma ganhou.  "Quando a ocorrência chegou para a Polícia Militar, o suspeito (Wallace) se apresentou como vítima, como se também tivesse sofrido o roubo, como se fosse vítima e não autor. Começamos a suspeitar porque ele aparentou estar nervoso e depois ele acabou confessando", disse o delegado. Os presos foram levados para o Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Celine Dion interpretará canção original na trilha sonora de ‘A Bela e a Fera’
Foto: Reprodução / Montagem BN
A cantora Celine Dion interpretará uma das músicas originais da trilha sonora da versão com atores de “A Bela e a Fera”. De acordo com informações do site norte-americano “Coming Soon” nesta quinta-feira (19), Dion cantará a "How Does A Moment Last Forever", escrita pelos vencedores do Oscar Tim Rice e Alan Menken, que embalará os créditos finais do longa-metragem. Já o dueto “Beauty and the Beast”, tema principal da animação de 1991 que ganhou um Oscar e três Grammys na ocasião do lançamento, ganhará uma nova versão com Ariana Grande e John Legend. Emma Watson (a Hermione da saga “Harry Potter”) e Dan Stevens (da série “Legion”) dão vida aos personagens títulos em um elenco que também conta Ewan McGregor (“Trainsporting”), Ian McKellen (trilogia “O Senhor dos Anéis”) e Luke Evans (“Velozes & Furiosos 7”), entre outros. “A Bela e a Fera” chegará aos cinemas brasileiros em 30 de março, enquanto a trilha sonora do filme estará disponível a partir do dia 10 do mesmo mês.
Espetáculo ‘Três Cigarros & A Última Lasanha’ volta a ser encenado no MAB em fevereiro
Foto: Divulgação
O espetáculo “Três Cigarros & A Última Lasanha”, volta a ser encenado em Salvador nos dia 2 e 9 de fevereiro, às 19h, desta vez no Laboratório de Experimentação Estética, Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. A peça, que estreou em agosto de 2015, é um relato em primeira pessoa da história de um homem que segue uma rotinha regrada, repetindo rigorosamente os mesmos atos a cada dia, até que perde uma das mãos enquanto come lasanha. é um relato em primeira pessoa, que incorpora personagens e situações à descrição do último almoço no restaurante costumeiro, quando cigarro e lasanha são interrompidos por algo que lhe decepa a mão. Dirigida por Djalma Thurler, a montagem é inspirada no caso verídico de um operário inglês, interpretado por Rafael Medrado. Os ingressos para as apresentações, que fazem parte do projeto “Solos Voadores”, custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Serviço
O QUÊ: “Três Cigarros & A Última Lasanha”
QUANDO: Laboratório de Experimentação Estética - Corredor da Vitória
ONDE: Quinta-feira, 2 e 9 de fevereiro, às 19h
QUANTO: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Gorillaz divulga clipe da canção ‘Hallelujah Money’ após hiato de seis anos
Foto: Reprodução / NPR
A banda virtual Gorillaz lançou nesta quinta-feira (19) o clipe da canção “Hallelujah Money”, escrita em parceria como o compositor Benjamin Clementine. De acordo com a descrição do vídeo no YouTube, a performance serve como um comentário artístico sobre o atual contexto político e histórico. Vale ressaltar que o lançamento do single acontece na véspera da cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump. O vídeo, dirigido pela banda e Giorgio Testi, traz a performance de Clementine enquanto imagens são projetadas em uma parede. O lançamento de “Hallelujah Money” marca o retorno da banda, criada pelo músico Damon Albarn (líder da banda Blur) e pelo quadrinista Jamie Hewlett, seis anos após seu último álbum, "The Fall" (2011), e não deixa de servir como prévia do novo trabalho de estúdio previsto ainda para esse ano.

Festival Universitário reúne arte e cultura no MAM nesta sexta-feira
Foto: Divulgação
O Museu de Arte Moderna (MAM-BA) recebe nesta sexta-feira (20), das 10h às 22h, o Festival Universitário Baiano de Ate e Cultura (Fuba).  De acordo com a coordenadora do Circuito Universitário de Cultura e Artes (CUCA) da União Nacional dos Estudantes (UNE), o evento reunirá obras selecionadas através de edital, “em meio ao contexto cultural de resistência popular e reinvenção de estéticas e formas de luta”. O diretor de cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) Caio Teixeira explica que o Fuba servirá de atividade preparatória para a 10ª Bienal de Cultura, Arte, Ciências e Novas Tecnologias da instituição. “Também estamos com o intuito de aprofundar os debates da cultura, convidando o movimento estudantil, os movimentos sociais, grupos culturais, artistas e demais agentes culturais para construir o FUBA colaborativamente conosco”, explica. Vale ressaltar que a Bienal acontece entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, em Fortaleza (CE).

Serviço 
O QUE: Festival Universitário Baiano de Arte e Cultura (FUBA)
QUANDO: sexta-feira, 20 de janeiro, das 10h às 22h 
ONDE: Museu de Arte Moderna (MAM), Avenida do Contorno, s/nº, Salvador-BA
QUANTO: Entrada Franca
Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 17:50

Longa-metragem ‘Logan’ ganha novo trailer; veja vídeo

Longa-metragem ‘Logan’ ganha novo trailer; veja vídeo
Foto: Reprodução
Após divulgação de imagens e trecho da trilha sonora do longa-metragem “Logan” – terceiro solo de Wolverine –, foi lançado, nesta quinta-feira (18), um novo trailer do filme. Nas imagens é possível ver a relação do protagonista com a pequena Laura Kinney (ou X-23) e também com o Professor Xavier. Outro ponto que se destaca é quando o personagem interpretado por Hugh Jackman segura uma HQ dos X-Men, e explica à garota que “um quarto disso aconteceu, e não foi assim”. O filme tem estreia prevista para 2 de março.

Confira o segundo trailer de "Logan":

Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 17:05

Giro: Claudia Leitte brilha em lançamento de produtos no Amado

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Claudia Leitte brilha em lançamento de produtos no Amado
Fotos: Manuela Scarpa/Divulgação

Nesta quinta-feira, 19, a cantora Claudia Leitte encontrou com a imprensa de todo o Brasil no restaurante Amado, em Salvador, para lançar, em primeira mão, os produtos idealizados por ela em parceria com Eudora – marca de produtos de beleza do Grupo Boticário.

Os itens serão lançados com edição limitada especialmente para o Carnaval. São eles o batom vermelho Rouge Carnaval e o Bronze Splendor, produto multifuncional para corpo e rosto. No palco, a cantora teve companhia do maquiador oficial de Eudora, Lavoisier, e da gerente de marketing da marca, Patricia Scholz.

“Um evento em Salvador para falar de carnaval ao lado de uma marca que amo tanto me deixa radiante. Fico muito feliz em criar um laço tão grande com Eudora a ponto de ter dois desejos realizados: a criação do “meu batom vermelho” e um bronzer de corpo e rosto”, festeja a cantora.

Além de dividir segredos de beleza, a musa animou os convidados cantando grandes sucessos, como Claudinha Bagunceira, Amor Perfeito e também sua principal aposta para o Carnaval, a música Taquitá.

A cantora ainda revelou que o tema do seu trio elétrico em 2017 será ‘Claudia Leitte a bordo’. A loira investirá em makes poderosas assinadas por Lavoisier com produtos Eudora para realçar looks de pirata, marinheira e salva-vidas.

Olodum cancela Femadum 2017 por falta de apoio público e privado
Foto: Reprodução / TV Servidor
O Festival de Música e Artes Olodum (Femadum 2017), que seria realizado neste sábado (21) e domingo (22) foi cancelado. De acordo com comunicado emitido pela diretoria executiva do Olodum na última quarta-feira (19), a principal razão para a suspensão foi o número insuficiente de patrocinadores necessários para a realização do evento, apesar da aprovação de captação de recursos para viabilizar a ação. Da mesma forma, a entidade afirma que não conseguiu apoios necessários junto ao governo do Estado da Bahia e iniciativa privada. “Realizar o evento sem perspectiva de recursos financeiros, mesmo a longo prazo, seria o mesmo que optarmos pelo suicídio financeiro e pela irresponsabilidade administrativa que inevitavelmente se refletiria mais à frente no calote a fornecedores, prestadores de serviços, bem como àqueles que trabalham diariamente nas organizações Olodum”, justifica. Ainda de acordo com o comunicado, a decisão de cancelar o festival não se estende, “a priori”, aos ensaios do bloco e desfile de carnaval.

Histórico de Conteúdo