Mister M pede ajuda para tratar câncer terminal; brasileiro cria vaquinha online
Foto: Divulgação

Conhecido no Brasil pelo apelido de Mister M, usado no quadro que teve no Fantástico, o mágico Val Valentino está com câncer terminal na próstata, segundo o programa Balanço Geral, da Record. O mágico de 61 anos disse que passa por dificuldades financeiras e que conta com a ajuda de um amigo brasileiro, que iniciou uma espécie de vaquinha online para arrecadar 45.000 reais para que Val possa fazer uma cirurgia de emergência. Há dois anos, o artista foi diagnosticado com câncer na próstata, mas se recusou a fazer cirurgias e quimioterapias. “O urologista que descobriu me disse que eu tinha menos de um ano e que eu teria que operado, ou estaria morto. A única coisa que ele poderia fazer era a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, e eu não queria fazer isso. Então perguntei quanto tempo eu teria. Seria um ano. E fui embora do consultório. Não tomei a medicação que ele gostaria que eu tomasse por causa dos efeitos colaterais, que eram terríveis. Um ano depois do diagnóstico, eu continuava vivo e isso foi incrível”, contou. Devido o avanço da doença, o mágico passou os últimos cinco anos impedido de pegar aviões e trabalhar, pois à pressão do meio de transporte inchava ainda mais a próstata. “Eu acabei com as minhas economias”, revelou ao programa. Em seguida, Val Valentino agradeceu aos brasileiros que contribuírem com a vaquinha. “Eu amo todos vocês, o Brasil é a minha casa e seria o lugar onde eu viveria se não morasse nos Estados Unidos.”

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 20:50

Peça infantojuvenil do Bando De Teatro Olodum volta a cartaz neste final de semana

por Lucas Arraz

Peça infantojuvenil do Bando De Teatro Olodum volta a cartaz neste final de semana
Foto: Divulgação

Durante o mês das crianças, “Áfricas”, o primeiro espetáculo infantojuvenil do Bando De Teatro Olodum, volta a cartaz em apresentação única durante o festival de arte negra “A Cena Tá Preta”, neste domingo (22) às 11h. Dirigido por Chica Carelli, uma das fundadoras do Bando, a montagem traz à cena o continente africano, através da suas histórias, seus mitos e religiosidade com o propósito de ser uma espécie de antídoto para o imaginário infantil carente de referências africanas. O elenco canta, toca e dança neste espetáculo que pretende recriar a riqueza cultural da África, sem os estereótipos de selvageria, doenças e fome. Além da peça, o festival “A Cena Tá Preta” acontece entre os dias 13 e 22 de novembro no Teatro Vila Velha. Confira a programação completa do festival:

 

SERVIÇO:
O QUE: Áfricas, espetáculo infanto-juvenil do Bando De Teatro Olodum
QUANDO: Domingo, 22 de outubro, às 11h
ONDE: Teatro Vila Velha - Campo Grande - Salvador
VALOR: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 19:50

'Top': Instagram lança stickers com expressões típicas do Brasil

por Estadão Conteúdo

'Top': Instagram lança stickers com expressões típicas do Brasil
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (19) o Instagram lançou stickers especiais com expressões tipicamente brasileiras para os usuários utilizarem nos Stories da rede social. A novidade traz 25 figurinhas com termos incorporados ao vocabulário informal no Brasil. Entre os stickers disponíveis, estão expressões como "seje menas", "eita", "crush", "lacrou" e "miga sua louca". O famoso "top" também ganhou espaço e está no catálogo de stickers, que podem ser adicionados a postagens de fotos ou vídeos em qualquer quantidade.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 18:50

Café filosófico discute o destino do povo brasileiro no Goethe-Institut

por Lucas Arraz

Café filosófico discute o destino do povo brasileiro no Goethe-Institut
Foto: Divulgação

Discutindo o tema “O Destino do Povo Brasileiro”, o Goethe-Institut de Salvador, localizado no Corredor da Vitória, realiza no próximo sábado (21) uma nova edição do Café Filosófico. O convidado da edição será o escritor Elizeu Moreira Paranaguá, que fará reflexões críticas sobre o conceito de povo enquanto nação, sua identidade e suas mazelas na nossa sociedade. Elizeu publicou os livros “Terra Castro Alves”, “O Fogo do Invisível”, “Silêncio da Pedra do Caos” e “Saramboke”. O evento marcado para às 18h ainda conta com uma mostra de abertura e encerramento com o fotógrafo Bernardo Almeida e sua arte denominada “híbrida digital” que explora os limites entre realidade e ficção.


SERVIÇO:
O QUÊ: Café Filosófico Salvador discute “O Destino do Povo Brasileiro”
QUANDO: Sábado, 21 de outubro, às 18h
ONDE: Goethe-Institut - Vitória - Salvador
VALOR: Gratuito

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 17:50

Série do Justiceiro ganha novo trailer e data de estreia

por Lucas Arraz

Série do Justiceiro ganha novo trailer e data de estreia
Foto: Reprodução

No dia 17 de novembro a série do Justiceiro estará disponível globalmente na Netflix. A nova produção original do serviço de streaming ganhou data e um novo trailer nesta quinta-feira (19). Na trama de "Justiceiro", Frank Castle (Jon Bernthal) tenta desmantelar uma conspiração criminosa em Nova York depois de ter vingado a morte da sua família. O personagem foi introduzido no universo da Marvel na Netflix durante a segunda temporada de "Demolidor".

 

 

"Justiceiro" tem produção executiva de Jeph Loeb das séries da Marvel "Demolidor", "Jessica Jones" e "Luke Cage" e também do produtor de Haniball, Jim Chory. No elenco estão Ebon Moss-Bachrach (Girls, A Casa do Lago), Deborah Ann Woll (Demolidor, True Blood) e Ben Barnes (Westworld, As Crônicas de Nárnia). Segundo os produtores, a série promete ser uma das mais violentas da Marvel na televisão até então.

Ufba realiza multirão para retificação de nome social em evento sobre sexualidade
Foto: Divulgação

Como parte da programação do projeto "aceita!", que discutirá políticas para o respeito à diversidade sexual e de gênero na Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento recebe na tarde desta quinta-feira (19) um estande da Defensoria Pública da Bahia que realiza um mutirão para a retificação de nome e sexo nos documentos de travestis e transexuais. Para retificar o nome, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais e eventuais documentos sobre intervenção corporal ou hormonal, fotos que demonstrem que no convívio social se porta com o gênero auto-determinado, escritos diversos que comprovem o uso do nome social (originais e cópias). É necessário também uma certidão do 4º cartório de protesto de títulos e documentos – localizado na rua Pará, Edifício Amazonas Empresarial, 278, Pituba -, Certidão de Quitação Eleitoral, Certidão da Justiça Federal, Cível, Criminal e Execução Penal, Certidão da Justiça Estadual, Cível, Criminal e Execução Penal. Além da documentação, é importante trazer quatro testemunhas com nome, identidade e endereço. As testemunhas não podem ser familiares ou amigos íntimos. Em caso da pessoa não estar com todos os documentos, deve comparecer ao local para abrir o processo.

 

O "aceita!" foi lançado nesta tarde, às 16h, na Praça das Artes. O evento conta com apresentações e performances artísticas diversas comandadas pela drag Malayka SN e falas de diversas autoridades da Ufba e de coordenadores do projeto. O projeto foi contemplado no Edital Sankofa da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) e é coordenado pelo professor da instituição Leandro Colling  e pelas professoras Graciela Natansohn e Maíra Kubik.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 15:50

The Pussycat Dolls negam denúncias de prostituição feitas por ex-integrante

por Estadão Conteúdo

The Pussycat Dolls negam denúncias de prostituição feitas por ex-integrante
Foto: Reprodução / All Music

O grupo The Pussycat Dolls negou as acusações feitas na última segunda-feira (16) pela ex-integrante Kaya Jones, de que a girl band seria, na verdade, uma "rede de prostituição". No Twitter, ela escreveu que as integrantes da banda eram obrigadas a dormir com executivos musicais para conquistar espaço. "Nós não podemos ficar quietas quanto às falsas acusações sobre membros do grupo participando de atividades que não aconteceram", escreveram em comunicado obtido pela revista Entertainment Weekly. "Fazer comparações entre nossas atividades profissionais no Pussycat Dolls com um grupo de prostituição não só desvaloriza tudo pelo o qual nós trabalhamos em todos esses anos, mas também tira o foco das milhões de vítimas que estão denunciando abusos pelo mundo inteiro", continuaram. Atualmente Nicole Scherzinger, Carmit Bachar, Ashley Roberts, Jessica Sutta, Melody Thornton e Kimberly Wyatt ensaiam um retorno para o grupo.

 

A declaração da girlband ainda afirma que apesar de não poder atestar o que Jones diz que experimentou, “podemos declarar firmemente que não estávamos informadas de qualquer má conduta que ocorria em torno de nós”. “Nós realmente desejamos o melhor para Kaya e esperamos que ela obtenha a ajuda que merece”, conclui o comunicado. Em seus tweets, Jones alegou que ela e os outros membros foram obrigadas a fazer sexo com pessoas para permanecerem no grupo. A banda afirmou que não presenciou nada que Kaya alega ter acontecido e ainda oferece apoio à ex-colega caso ela precise. "Se Kaya participou de alguma experiência de que nós não soubemos, a encorajamos a procurar ajuda e a lembramos que estamos aqui para prestar apoio", finalizaram. Integrante do grupo na época de formação da banda, Kaya acusou a líder do grupo, Robin Antin, de acobertar a prostituição. De acordo com ela, o esquema se estendia a outros grupos de mulheres, como o G.R.L., sendo essa a causa do suicídio da cantora Simone Battle, em 2014.

Premiados em Cannes, Berlim e Roterdã serão exibidos no Panorama Coisa de Cinema
Medea | Foto: Divulgação

Filmes premiados em festivais internacionais serão exibidos pela primeira vez em Salvador na Competitiva Internacional do Panorama Coisa de Cinema. A mostra, que acontece de 8 a 15 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, reúne sete longas-metragem e 13 curtas produzidos nas Américas, Ásia, Europa e África entre 2016 e 2017. A seleção de longas conta "Rei", uma coprodução entre Chile, França, Holanda e Alemanha; o vencedor do Europa Cinemas Label do Festival de Cannes, "A Ciambra"; "O Inverno", "Luz Obscura", "A mão invisível", "Um lugar tranquilo" e "Medea".

 

Já a lista de curtas inclui "Sauidações de Aleppo", que foi premiado no Festival de Roterdã; "Centauro", contemplado no Festival de Berlim"; "Uma Noite Suave", também premiado em Cannes; "Penúmbria; "Altas cidades de Ossadas"; "Farpões Baldios"; "Vovô Morsa"; "As ilhas"; "Morte do Técnico de Som"; "Terça-feira de Nder"; "Cucli" "After School Knife Fight" e "Uma breve história da princesa".

Em audiência sobre exposições, deputado insulta mãe do ministro da Cultura
Foto: Reprodução / TV Câmara | Reprodução / TV Globo

Uma audiência conjunta com as comissões de Cultura e de Segurança Pública da Câmara dos Deputados teve discussão e declarações ofensivas do deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL) ao ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão. A reunião discutia a exposição Queermuseu, que foi cancelada pelo Santander em Porto Alegre, e uma performance em São Paulo em que um artista nu pode ser tocado pelo público e foi alvo de polêmica nas redes sociais. Em crítica ao uso de nudez nas peças artísticas, Carimbão insultou a mãe do ministro. “Tenho duas mães, minha Maria de Deus que me gerou pelo ventre. E na minha fé tenho Maria Santíssima. Queria que fosse com a mãe do ministro, mijando na cabeça dela. Queria que fosse com a mãe do ministro... Maria é minha mãe, é minha mãe. Queria pegar a mãe do ministro e botar de perna aberta para ver se ele gostava. Pegar sua filha...”, afirmou o parlamentar. Sá Leitão reagiu levantando-se da mesa. “Ah não quer não [ficar na sessão]? Quer ser ministro para encobrir”, provocou o deputado. Em pé e com o dedo em riste, o ministro reclamou: “Eu não admito. O senhor ofendeu a minha mãe. A minha falecida mãe merece todo o seu respeito”. O deputado Alberto Fraga, que presidia a sessão, solicitou a retirada das notas taquigráficas referentes às ofensas de Carimbão. “Vamos encerrar isso sem nenhum problema. O ministro veio com educação. Deputado Carimbão não podemos chegar a esse nível. Peço desculpas ministro e declaro encerrada a sessão”. Na noite desta quarta, o ministro divulgou um comunicado sobre o caso. "Em sua fala, o ministro tratou da posição do Ministério da Cultura em relação a exposições artísticas realizadas recentemente em Porto Alegre e São Paulo, e prestou os esclarecimentos pedidos pelos deputados. Sá Leitão reforçou a posição do MinC favorável à extensão da classificação indicativa para exposições de artes visuais”, aponta, para completar: “Em determinado momento da audiência, houve colocações ofensivas dirigidas ao ministro, sem qualquer relação com o objeto ou com o tom do conjunto da audiência. Diante das repetidas ofensas, o ministro encerrou sua participação. Após o incidente, o deputado Alberto Fraga, da Comissão de Segurança, ligou para o ministro Sá Leitão e pediu desculpas em nome da Comissão e dos deputados que a compõem. O deputado Thiago Peixoto, presidente da Comissão de Cultura, fez o mesmo”. Veja abaixo o momento da discussão:

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 14:00

Giro: Aura Botanica Experience no Horto Fashion

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Aura Botanica Experience no Horto Fashion
Mariko Terruel promove evento no seu Horto Fashion

Acontece nos próximos dias 26 e 27 de outubro, das 8h30 às 19h, um evento pra lá de especial no badalado salão de beleza Horto Fashion: Aura Botanica Experience. Por lá, os participantes poderão realizar o tratamento Aura Botanica, da Kérastase Paris, uma experiência refinada. Tudo embalado por música de qualidade, crepes, drinks e mimos especiais. O valor do convite individual – que já pode ser adquirido no próprio salão - é de R$ 150 (para qualquer tamanho de cabelo). Uma grande oportunidade para curtir momentos especiais e realizar este novo tratamento com um desconto espetacular.

Serviço:

O que: Aura Botanica Experience

Onde: Horto Fashion (R. Waldemar Falcão, 1115 - Horto Florestal)

Quando: 26 e 27 de outubro, das 8h30 às 19h

 
 
Cerca de 80 universitários vão assistir ensaio de Paul McCartney na Arena Fonte Nova
Foto: Reprodução / Instagram Paul McCartney

Para repetir uma ação já realizada em outras cidades onde Paul McCartney se apresentou, a produção do show do Beatle em Salvador convidou 80 estudantes da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para assistir à passagem de som do músico na Arena Itaipava Fonte Nova. Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio*, além de conferir o ensaio, os universitários vão poder testar todos os oito instrumentos usados pelo músico britânico no palco. Os alunos e seis coordenadores da Emus ganharão ainda um ingresso para o show. "Fizemos isto no passado em lugares diferentes e vimos que os estudantes realmente aproveitam esse momento inesquecível", afirmou a coordenadora de produção da turnê, Aielka Marin, no convite encaminhado à escola, de acordo com o jornal. A apresentação da turnê “One on One”, na capital baiana, acontece na noite desta sexta-feira (20), na Arena.

Katy Perry fará três shows no Brasil em 2018; Salvador está fora
Foto: Reprodução / Instagram Katy Perry

Com "Witness: the tour", Katy Perry fará três shows no Brasil em março de 2018. As apresentações serão em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba. Segundo informações do jornal Destak, o show na capital paranaense será no dia 15 de março, já as demais datas ainda não foram divulgadas.

 

Pelo que já foi apresentado no Canadá, onde a turnê estreou, são 21 músicas que mesclam uma seleção do novo álbum e sucessos mais antigos da carreira de Katy. Algumas das canções presentes no setlist são "Firework", "California Gurls" e as novas "Bon Appétit" e "Swish Swish". Quem também chega ao Brasil para shows em março do próximo ano é a cantora Shakira, que se apresenta em São Paulo, Rio e Porto Alegre (veja aqui).

Terceiro show de Shakira no Brasil será em Porto Alegre; cantora se apresenta em março
Foto: Reprodução / Instagram Shakira

Com três shows agendados para o Brasil em março de 2018, Shakira deve se apresentar em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A última capital foi confirmada pelo jornal Destak, conhecido por noticiar informações sobre shows e festivais no país. As datas, no entanto, ainda não foram divulgadas.

 

A cantora colombiana volta ao Brasil com a "El Dorado World Tour", de seu último álbum, lançado em maio deste ano.  A turnê passa também por Alemanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Itália, Suíça, Estados Unidos e Canadá.

Com show de Paul McCartney na Arena, metrô funciona até 1h nesta sexta
Foto: Divulgação

O metrô estenderá seu horário de funcionamento até 1h deste sábado (21) para atender ao público do show do beatle Paul McCartney que será realizado nesta sexta-feira (20) na Arena Fonte Nova em Salvador, encerrando sua turnê no Brasil. Apenas a estação Campo da Pólvora fará embarques até este horário – as demais funcionarão normalmente até a 0h e depois disso, somente para desembarque. A alteração no horário foi feita após um pedido do governador Rui Costa feito nesta quarta-feira (17) à CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema. A apresentação é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa). De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (ABIH-BA), Glicério Lemos, a taxa de ocupação dos hotéis de Salvador chegará a 84% no dia do show. “Um show deste porte é muito bem-vindo a Salvador, outros artistas deveriam vir também. Isso interfere não só na hotelaria, mas toda a cadeia do turismo é beneficiada”, afirma. O presidente da superintendência, Diogo Medrado, aponta que cerca de 30% do público do show será de turistas. “Esse público vai gerar uma renda muito grande para o estado. São 5 a 6 mil pessoas que virão a Salvador devido ao show de Paul McCartney. Esse foi o maior objetivo do Governo do Estado, trazer um show que atrai a atenção de todo o Brasil e do mundo todo”, avalia. Os ingressos para os setores premium estão esgotados, mas ainda restam 5 mil, de um total de 59 mil bilhetes, nos setores mais simples, que podem ser comprados pela internet (clique aqui) ou nas bilheterias da Arena Fonte Nova, das 10h às 18h. Será exigida a apresentação da carteira de estudante para a compra da meia-entrada. A abertura dos portões será às 17h30 e o show começa às 21h30. 

Compositor de mais de 450 músicas, Altay Veloso se apresenta em Salvador
Foto: Geremia Photography / Divulgação

Autor de mais de 450 músicas, dentre elas o samba-enredo da Mocidade Independente para o Carnaval 2018, o cantor, compositor e instrumentista carioca Altay Veloso fará duas apresentações em Salvador, na próxima semana. Os shows serão nos dias 27 e 28 de outubro, às 20h30, no Café-Teatro Rubi, no Sheraton da Bahia.

 

Veloso iniciou a carreira aos 17 anos como guitarrista de conjuntos de baile de São Gonçalo. Com 21, ele começou a compor e passou a ser convidado para integrar alguns grupos da capital fluminense. A partir daí, o músico teve músicas incluídas em trilhas sonoras de novela e participa há três anos do festival de jazz de Montreal.

 

Com canções famosas na voz de artistas como Elba Ramalho, Alcione, Jorge Aragão e Fagner, o repertório do show vai contemplar faixas conhecidas do samba e da MPB. O ingresso para a apresentação é no valor de R$ 60, com vendas já disponíveis na bilheteria do hotel e no site Compre Ingressos.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Altay Veloso Canta Seus Sucessos

QUEM: Altay Veloso

QUANDO: 27 e 28 de outubro, às 20h30

ONDE: Café-Teatro Rubi, Sheraton da Bahia

VALOR: Couvert artístico – R$ 60

'Cinema na Praça': Projeto estreia com exibição de filme sobre vida e obra de Batatinha
Foto: Reprodução / O Que Fazer na Bahia

Uma das ações do "Pelourinho Dia e Noite", o projeto "Cinema na Praça" estreia na noite desta quinta-feira (19), no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Às 19h, será exibido o filme "Batatinha - Poeta do Samba", primeiro longa-metragem de Marcelo Rabelo.

 

A trama conta a vida, obra e trajetória de Oscar da Penha, o Batatinha, conhecido como um dos maiores sambistas baianos. Natural de Salvador, o músico que faleceu em 1997 deixou discos e composições , que posteriormente foram gravadas por nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Algumas de suas músicas mais conhecidas na voz de outros artistas são "Toalha da Saudade" e "Hora da Razão". Realizado em parceria com a Fundação Gregório de Mattos e o Sesc, o Cinema na Praça será realizado sempre às quintas-feiras até 7 de dezembro.

Quinta, 19 de Outubro de 2017 - 09:00

Giro: Mudar de Casa

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Mudar de Casa
Marcia Meccia | foto: Divulgação

A Novo Projeto promoveu nesta quarta-feira (18), o encontro entre as arquitetas Ana Paula Magalhães e Márcia Meccia. Na ocasião, as colegas de longa data conversaram sobre o recém-lançado livro 'Mudar de Casa', escrito por Márcia.


O bate-papo aconteceu no Espaço Vitrine, ambiente assinado por Ana Paula que integra a Mostra de Verão da Novo Projeto. Cada um dos seis espaços em exibição foi criado por um arquiteto ou designer diferente com a proposta de apresentar a nova coleção de veraneio da loja.


Em seu livro, Márcia Meccia usou sua experiência de 35 anos como arquiteta para tirar dúvidas e facilitar o processo de mudança de casa, tanto para o cliente, quanto para o profissional de arquitetura. 'Mudar de Casa é voltado principalmente para o público leigo. Nele, coloco diversas orientações e informações técnicas para que o leitor passe a ser o protagonista da sua mudança de casa', explica a autora.

Parceria entre George Michael e Nile Rodgers é lançada 10 meses após morte do cantor
George Michael | Foto: Reprodução / TV Foco

Quase um ano depois da morte de George Michael, a equipe do músico britânico lançou "Fantasy". A música é uma parceria com o produtor Nile Rodgers, que havia sido contratado por Michael pouco antes de ele falecer. Segundo informações do Papel Pop, os dois pretendiam trabalhar justamente na faixa, originalmente lançada em 1990 em B-Side. A intenção era repaginar a música, que agora foi remixada.

 

 

Além da versão em áudio, o lançamento contou com clipe, que faz uma homenagem póstuma à carreira de Michael com imagens referentes a outros clipes do músico. De acordo com a publicação, a “Fantasy” vai integrar uma nova edição do álbum "Listen Without Prejudice Vol. 1", que a Sony vai relançar para celebrar o aniversário de 25 anos do disco. Além disso, ainda este ano será lançado o documentário "Freedom: Goerge Michael", que vai contar com depoimentos de artistas como Elton John e Stevie Wonder. Com 53 anos, o britânico morreu de insuficiência cardíaca, em sua própria casa, no Natal de 2016 (lembre aqui).

Polenguinho é atacada após post com capa de Pink Floyd ser confundida com arco-íris LGBT
Foto: Reprodução / Facebook

A marca Polenguinho postou uma imagem nas redes sociais que está sendo mal interpretada por alguns internautas. A empresa publicou uma montagem do queijo Polenguinho em homenagem à capa do disco da banda de rock Pink Floyd, "The Dark Side of The Moon" com a legenda "Dark Side da Fominha". Após a postagem, pessoas começaram a atacar a marca dizendo que a empresa estava incitando a "ideologia de gênero" devido ao arco-íris da imagem."Até o Polenguinho fazendo ideologias de gênero. Boa empresa põe arco íris, já está incitando o fato. Menos um produto em meu lar e dos meus familiares", diz um dos internautas na postagem da marca. Por conta do número de comentários, os autores da campanha publicaram uma resposta para explicar o post.

 

 

"Nossa equipe criativa teve como inspiração a capa do álbum The Dark Side of The Moon, da banda Pink Floyd, para 'brincar' com o conceito de fominha, tão utilizado quando o assunto é Polenguinho. Prezamos pela paz, pelo respeito e pela igualdade em nossa comunidade aqui. Embora não tenhamos feito alusão ao movimento LGBT+, temos máximo respeito pela causa. Contamos com todos que adoram o queijinho mais querido do Brasil desde mil novecentos e bolinha para fomentar uma comunicação afetuosa e fluída por aqui! Obrigado", declarou a empresa na resposta. 

Cases do Festival de Cannes terão exibição comentada em Salvador
Foto: Divulgação

Os cases vencedores do Festival de Cannes em 2017 serão destaque no Cannes Lions Road Show, que chega a Salvador, no dia 25 de outubro, na sala 4 do Cinemark do Salvador Shopping, das 20h às 23h. A atividade faz parte das comemorações dos 30 anos de atuação do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) e conta com o apoio da Flix Media e com a parceria do Grupo de Mídia da Bahia e da UP Media. As películas serão apresentadas de forma comentada, com o objetivo de levar este conteúdo a estudantes, professores e publicitários baianos que não tiveram a oportunidade de ir ao festival. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Cannes Road. 


O Road Show será conduzido por Alexis Pagliarini, superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e contará também a participação do presidente do Sinapro-Bahia e sócio-diretor da agência Morya, Gustavo Queiroz, e do diretor de planejamento e desenvolvimento do Sindicato e co-founder do Grupo PPG (que engloba as agências Propeg, Revolution Brasil, Menta Propaganda, iNvent Live Marketing e inFavela), Vitor Barros, com vasta experiência no Cannes Lions.


Entre os cases exibidos está o da polêmica campanha desenvolvida para a empresa de serviços financeiros State Street Global Advisors, “Fearless Girl”, da McCann New York, que conquistou três Grand Prix, nas categorias de Relações Públicas, Outdoor e Glass. A campanha envolveu a instalação em Wall Street de uma estátua de bronze com a forma de uma menina enfrentando um touro. O objetivo era incentivar as empresas e organizações a colocarem mais mulheres em posições de liderança.

 

Recentemente, porém, a campanha foi apontada como o mais novo caso de cause-washing. A empresa que levantou a bandeira da equidade de gênero e ganhou o mundo com a audaciosa campanha teria fechado há poucas semanas um acordo de conciliação com o Office of Contract Compliance Programs do US Department of Labor, que é responsável por proteger trabalhadores e. justamente, garantir a diversidade e o cumprimento das leis de trabalho. No acordo, a State Street Global Advisors teria se comprometido a pagar US$ 5 milhões para mais de 300 mulheres e 15 negros, funcionários que recebiam menos do que seus pares brancos.

 

Durante o Cannes Lions Road Show será lançado o FenapróUniversitário 2017, concurso realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda destinado a estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda de todo o país. O objetivo do concurso é descobrir e dar oportunidade para os talentos que ainda estão nas universidades e valorizar o profissional da propaganda. São premiadas as melhores peças criadas sobre um tema indicado pela organização.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Cannes Lions Road Show
QUANDO: Quarta-feira, 25 de outubro, às 20h
ONDE: Salvador Shopping - Salvador
VALOR: Entrada gratuita para quem se inscrever no site do Cannes Road

Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 19:50

Ed Sheeran cancela shows após atropelamento

por Lucas Arraz

Ed Sheeran cancela shows após atropelamento
Foto: Reprodução

Ed Sheeran usou seu instagram nesta quarta-feira (18) para comunicar que irá cancelar alguns dos seus shows após ter fraturado o pulso direito e o cotovelo esquerdo em um atropelamento. O cantor se chocou contra um carro enquanto andava de bicicleta na manhã desta terça (17), em Londres. Com o braço imobilizado devido a fratura, o cantor postou uma foto informando que os médicos não o liberaram para se apresentar em Taipé, Osaka, Seul, Tóquio e Hong Kong. “Estou aguardando para ver como será o processo de recuperação antes de decidir como serão os próximos shows além destes. Por favor, fiquem ligados em mais detalhes. PS – Ed não está digitando esse texto pois seus dois braços estão imobilizados/enfaixados”, escreveu alguém ligado ao cantor que está impossibilitado de escrever. 

 

 

Os shows do cantor são conhecidos por ter somente a presença de Sheeran no palco na companhia no seu violão. Atualmente o artista está rodando o mundo com a turnê no seu álbum mais recente, intitulado “Divide”. A nova turnê passou pelo Brasil em maio deste ano. 

Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 19:00

Giro: Oficina de Escrita Criativa no Shopping Bela Vista

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Quatro horas de dinâmicas de escrita manual para exercitar a criatividade através de provocações e inspirações variadas. Essa é a pegada da Oficina de Escrita Criativa Tráfego de Ideias, que tem como facilitadora a escritora e jornalista Isa Lorena e está com inscrições abertas para nova turma, que acontece no dia 21 de outubro, das 14h às 18h na loja Coreto Store, no Shopping Bela Vista.

Com apenas 20 vagas, a Oficina é voltada para profissionais e estudantes de todas as áreas. Utilizando diferentes plataformas como livros, poemas, músicas, cartas, vídeos e quadrinhos, a oficina é um convite para mergulhar em si e transbordar através da escrita, desbloqueando palavras e sentimentos para deixar fluir novas possibilidades.

Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 18:50

Trancoso recebe a europeia Orquestra Sinfônica de Bucareste

Trancoso recebe a europeia Orquestra Sinfônica de Bucareste
Foto: Divulgação

Nos dias 3 e 4 de novembro, Trancoso, na Bahia, recebe a Orquestra Sinfônica de Bucareste, considerada uma melhores da Europa. A orquestra romena se apresenta no Teatro L’Occitane. Criada em 2007, a Sinfînica de Bucareste é regida pelo francês BenoIt Fromanger e vem ao Brasil para encerrar a temporada de concertos pelo Mozarteum Brasileiro. Os ingressos custam R$ 200 a inteira e R$ 100 a meia-entrada. A classificação etária é de 6 anos. 

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Orquestra Sinfônica de Bucareste
QUANDO: Sexta-feira e Sábado, 3 e 4 de novembro, às 18h30
ONDE: Teatro L’Occitane - Trancoso
VALOR: R$ 200 a inteira e R$ 100 a meia-entrada

Ataque de atirador interrompe filmagens da série 'House of Cards'
Foto: Divulgação

As filmagens da sexta temporada da série da Netflix "House of Cards" foram interrompidas nesta quarta-feira (18) depois que disparos foram realizados em uma área próxima ao local das filmagens em Baltimore, cidade do estado americano de Maryland. De acordo com o jornal Washington Post, o ataque aconteceu num centro de negócios da cidade e deixou três pessoas mortas e duas feridas. O atirador ainda está desaparecido e a polícia montou um cerco para tentar prendê-lo.  O ocorrido manteve a equipe técnica e parte do elenco de House of Cards "presos" no set de filmagens, que fica na área do cerco da polícia, que teria pedido para ninguém deixar o local por segurança. Entre o elenco no local está a protagonista da série, Robin Wright. Kevin Spacey, outro protagonista da série, não estava no local. Este é o segundo ataque envolvendo séries da Netflix. Em setembro deste ano, um produtor de "Narcos" foi morto enquanto procurava locações para a série (leia aqui)

Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 16:50

Em meio a polêmicas, Masp abre pela primeira vez mostra só para maiores de 18 anos

por Lucas Arraz

Em meio a polêmicas, Masp abre pela primeira vez mostra só para maiores de 18 anos
Foto: Divulgação

Reunindo 400 obras que discutem como as tentativas de reprimir o erotismo na arte e fora dela se transformam em violência, a mostra “História da Sexualidade” entra em cartaz nesta sexta-feira (20) no Museu de Arte de São Paulo (Masp) de uma forma inédita: esta é a primeira exposição da história do museu, inaugurado em 1947, que terá classificação indicativa para maiores de 18 anos. Isso significa que apenas maiores de idade poderão visitar a exposição e ver as obras de artistas como Francis Bacon e Picasso. 

 

A decisão de inaugurar a exposição com classificação indicativa foi tomada com base na orientação do departamento jurídico do museu, segundo informações do jornal Estado de S. Paulo. O parecer sobre o assunto permanece confidencial. Contudo, existe nesta decisão o peso da polêmica que envolveu o Museu de Arte Moderno de São Paulo (MAM-SP), alvo de protestos por causa da interação de uma criança com um performer nu (leia aqui), e o Santander de Porto Alegre, que suspendeu a exposição Queermuseu depois que grupos conservadores inconformados com o conteúdo da mostra ameaçaram depredar o espaço.


Maria Auxiliadora da Silva, Três mulheres, 1972 / Foto: Reprodução / "Histórias da Sexualidade"

 

“História da Sexualidade” compila todo tipo de prática sexual existente e inclui, na sua curadoria, uma das obras que esteve na mostra Queermuseu. A curadoria da exposição foi feita por quatro artistas que respondem pela mostra sob supervisão do diretor artístico do museu, Adriano Pedrosa. Entre as peças que retratam histórias fictícias e reais está uma estátua de bronze de uma menina belga que foi possivelmente uma prostituta aos 14 anos.

Com os casos do Queermuseu e do La Bête, as discussões sobre os limites na arte não saem de cena. Recentemente a classe artística nacional integrou um grupo que alinha os discursos contra o que chamam de “censura às artes” (leia aqui). Em âmbitos menores as dos cancelamentos de exposições, a Universidade de Fortaleza (Unifor) pediu, na tarde desta terça-feira (17), que a artista Simone Barreto retirasse seus desenhos que representavam corpos de mulheres nuas de uma exposição que ocupa os corredores da universidade.

 

Segundo a artista, a reitoria da instituição disse que a temática das obras não é um tema que a Universidade quer tratar e que era melhor ela virar a página do caderno de desenhos que estava exposto. “A minha obra é sobre o meu corpo, sobre desejo, sexualidade. Virar a página desse caderno é virar a página pro nosso corpo”, escreveu a estudante protestando contra o pedido da universidade. A Unifor recebe atualmente a exposição XIX Unifor Plástica. Com o tema “Uma constelação para Sérvulo Esmeraldo", a obra de Simone Barreto apareceu coberta no primeiro dia de exposição. Um protesto foi organizado no local, onde pessoas carregaram os desenhos de Simone nesta terça (17).

 

 

Na Bahia, o vereador Alexandre Aleluia (DEM) acionou o Ministério Público para investigar crime de incitação à pedofilia durante apresentação da performance "La Bête", que aconteceu em Salvador no Goethe Institut, localizado no bairro da Vitória (leia aqui). Em nota, o Goethe de Salvador declarou que “não poderia estar mais afastado de qualquer incitação erótica ou pornográfica” e que “a nudez, comunicada previamente ao público, é usada apenas como artifício teatral” na performance La Bête. 

Projeto didático de música clássica, 'Segundas Concertantes'  volta ao Palácio Rio Branco
Foto: Paula Fróes / GOVBA

Com seu projeto didático de música clássica, o grupo TCA Instrumental volta ao Palácio Rio Branco para uma edição do "Segundas Concertantes". O evento, que será realizado na próxima segunda-feira (23), das 13h30 às 14h30, consiste na descrição e execução de peças de compositores característicos dos cinco períodos históricos em que a música ocidental se desenvolveu e expandiu por todo o mundo.

 

Gratuita, a atividade foi dividida em dois módulos, tendo o primeiro sido apresentado em maio deste ano sobre os períodos Barroco e Clássico. Assim, nesta segunda fase, o grupo vai retratar o Romântico, o Moderno e o Contemporâneo, incluindo a música brasileira. Feito com mediação dos próprios músicos da orquestra, o repertório contempla obras de Bach, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Brahms, Stravinsky, Villa-Lobos e Luiz Gonzaga.

 

SERVIÇO

O QUÊ: TCA Instrumental – “Segundas Concertantes”

QUEM: Ana Zanata (violino), Diogo Pimentel (violino), Daniel Aly (violino), Antônio Amorim (violino), Rodolfo Lima (contrabaixo), Sandra Romero (oboé) e Stephan Sanches (trombone)

QUANDO: 23 de outubro (segunda-feira), 13h30 às 14h30

ONDE: Palácio Rio Branco, Ladeira da Praça, S/N - Centro, Salvador- BA

VALOR: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Menores de 10 anos são proibidos de entrar em shows de Paul McCartney no Brasil
Foto: Divulgação

Com rigidez na fiscalização etária, crianças menores de 10 anos estão proibidas de assistir aos shows de Paul McCartney no Brasil. Para aqueles entre 10 e 15 anos, a entrada só será permitida mediante a presença dos pais ou responsáveis legais. A medida foi descrita nos ingressos comercializados, como é o caso do show que acontece em Salvador, nesta sexta-feira (20).

 

Segundo informações de O Estado de S. Paulo, a proibição já causou problemas para expectadores do show na capital paulista, no último domingo (15). Um homem, que estava acompanhado do filho de oito anos, acabou perdendo a apresentação. De acordo com a publicação, ele chegou a procurar o Conselho Tutelar no local a fim de garantir a autorização da Justiça, mas, sem sucesso, voltou para Piracicaba sem assistir ao show.

 

A apresentação do ex-Beatle em Salvador acontece a partir das 21h, na Arena Itaipava Fonte Nova. Com a turnê "One on one", o músico de 75 anos vai apresentar canções de toda a sua carreira, abordando também sua fase no grupo The Quarrymen e seu trabalho solo.

Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 14:00

Giro: Isabelle Borges conecta Bahia com vanguarda alemã em mostra em Salvador

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Isabelle Borges conecta Bahia com vanguarda alemã em mostra em Salvador
Foto: Divulgação

A artista baiana Isabelle Borges reflete sobre o espaço e entrelaça segmentos artísticos em sua primeira grande exposição em Salvador depois de mais de 20 anos morando na Alemanha. A mostra, intitulada L'espace indicible - O espaço inefável, será aberta nesta quarta-feira (18), às 20 horas, na Roberto Alban Galeria, em Ondina. Isabelle tem um trabalho já bastante reconhecido em esfera internacional, sendo constantemente requisitada para exposições na Alemanha e outros países da Europa. A mostra poderá ser visitada pelo público até 20 de novembro. A entrada é franca.

Em sua trajetória, Isabelle já realizou inúmeras exposições individuais e coletivas na China, Estados Unidos, Itália e Austrália, além da Alemanha. Entre suas mostras mais recentes, destacam-se Standart International, Geistberg- Loop Raum Berlim, Alemanha – 2015 / Interaktion, 27 Artistas brasileiros, Castelo de Sacrow, Posdam, Alemanha – 2015 / Kunsthalle PLU 41 – 2015 /  individual, SMAC- Art Space, Berlim,  Alemanha, 2014 / Kunstverein Uelzen, Uelzen, Alemanha 2014 / Eigen + Art Leipzig, Alemanha, 2014/ Kunstverien Melle, Melle, Alemanha 2004 / Individual, Museu Brasileiro da Escultura, São Paulo, Brasil, 2013/ Kunstverien Ulm, Ulm, Alemanha, 2013.

Vereador ameaça Pabllo Vittar se artista aparecer em cidade: 'Vou lá prender'
Foto: Divulgação

Um vereador do município de Ponta Grossa, no Paraná, ameaçou a drag queen Pabllo Vittar durante discurso na tribuna da Câmara. Também pastor evangélico, Ezequiel Bueno criticou uma "turnê" de Pabllo com o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) para falar sobre diversidade sexual nas escolas. A informação, no entanto, é falsa, de acordo com o Estado de Minas. "Queria lamentar por trazer essa pessoa em Ponta Grossa, uma cidade família. Brigamos no plano de educação para tirar a ideologia de gênero das escolas; numa cidade a qual somos conservadores, pais, mães trabalhadores. Quem quiser ir assistir, se não for com meu dinheiro, pode ir. Mas só lá também, porque se inventar de sair pra rua em escolas, vou lá prender. Nem que depois eu seja preso por abuso de autoridade", disse o vereador.

O gancho para a ameaça foi a participação de Pabllo em um festival de Ponta Grossa  chamado Munchen Fest, em dezembro. Por causa disso, Bueno disse que faria requerimentos à prefeitura para excluir a artista do evento. O discurso foi feito na última segunda-feira (16). Revoltados com o posicionamento do vereador, internautas têm postado fotos de Pabllo na página do edil no Facebook.

Stand Up umbandista 'Humor de Santo' se apresenta em Salvador no final de semana
Foto: Samira Chaves / Divulgação

O humorista Paulo Mansur traz para Salvador neste final de semana o primeiro Stand Up Comedy Umbandista do Brasil. As apresentações de "Humor de Santo" acontecerão no sábado (21), às 21h, e no domingo (22), às 19h, no Teatro Isba. "É um espetáculo divertido para todas as pessoas e no teatro sempre vai muita gente de outras religiões", destacou Mansur, que recentemente passou por uma turnê na Europa. Cerca de cinco mil pessoas em dois continentes, três países e 18  cidades assistiram à peça, que une religiosidade e descontração. "Não é brincar com o divino, é se divertir com o humano", acrescentou. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Isba e no site Compre Ingressos, com valores de R$ 60 e R$ 30.

SERVIÇO
O QUÊ: 1º Stand Up Comedy Umbandista do Brasil - Humor de Santo
QUANDO: 21 de outubro, às 21, e 22 de outubro, às 19h
ONDE: Teatro Isba
VALOR: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Histórico de Conteúdo