Colunistas

Marcello Fontes

01/04/2015 - 19:00

Giro: Ponte aérea entre Bahia e Alagoas

Empresária Lívia Lopes do Zank by Toque divide seu tempo entre Bahia e Alagoas cuidando de mais dois hotéis, a Pousada do Toque, e o Kaza Tao, que está prestes a inaugurar na capital alagoana

Veja mais

Marcos Preto

06/03/2015 - 09:39

RelP: Entenda a febre e o poder da pulseira Pandora

Bracelete Pandora vira febre, ganha r¨¦plicas de outras marcas e inaugura mais uma loja no Shopping Barra. Saiba detalhes sobe o novo desejo das mulheres.

Veja mais

Paulo Roque Garcia

22/02/2015 - 09:00

Sampaulices: É skate. É mochila. É um jeito descolado de ir trabalhar ou estudar. E é uma startup baiana

Campus Party 2015. O carnaval, o Woodstock, a Disneylândia dos geeks.O maior evento do mundo nas áreas de inovação, criatividade, ciência, entretenimento e empreendedorismo, celebrou sua 8ª edição em São Paulo.

Veja mais

Literatura

Recado ao morto

Mandar um recado a alguém que já morreu pode não ser missão impossível. Há maneiras diversas. Algumas um tanto lastimáveis para o mensageiro, outras nem tanto. O jornalista Biaggio Talento é que nos conta essa história com sua verve de autor de obras sobre temas históricos, frutos de pesquisa. Por exemplo, na África do século 19 chefes tribais cortavam as cabeças dos portadores do recado para que tivessem acesso ao além. Aqui no Nordeste a comunicação era menos traumática, bastava aproveitar um velório e sussurrar o recado ao ouvido do defunto. Leia e confira. Carlos Navarro Filho

 

A ORDEM DOS OLHOS DE SÃO PEDRO

O jornalista, ensaísta e escritor Luis Guilherme Pontes Tavares nos conta esta semana a história da iniciação de um garoto em uma secular, ordem religiosa preconceituosa e arrogante, cultivada e mantida a sete chaves pela família. A iniciação era um processo que durava, às vezes, décadas. No caso em questão duraria 24 anos. Veja como foi o processo de iniciação. O último livro do autor é denominado 200 anos de imprensa na Bahia, sobre o Idade d’Ouro do Brazil, o primeiro jornal a circular no estado, em 1811. Boa leitura. Carlos Navarro Filho

Veja mais

Entrevistas

‘Eu sou movido a desafios’, diz Pedro Mariano sobre show que apresenta com a Osba neste domingo

Depois de se apresentar em diversas capitais do país, acompanhado por uma orquestra, o cantor Pedro Mariano chega a Salvador com o show de lançamento do CD e DVD “Pedro Mariano e Orquestra”, em única apresentação, neste domingo (22), às 20h, no Teatro Castro Alves. Em entrevista ao Bahia Notícias ele falou sobre a composição do repertório para a apresentação, a parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) para o show em Salvador, além de seus novos projetos, a situação política no país, e do lançamento da biografia de Elis Regina, lançada nesta terça-feira (17), que considera “incrível”.

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Diga aí

Promoção Relâmpago: O BN te leva para assistir peça

É tudo nosso e nada deles !!!

30/03/2015 - 16:04

robson rodrigues da silva

Clima de agradecimento e celebração marca show de Maria Bethânia no Farol da Barra

Mariene de Castro é, sem dúvida, uma boa cantora, mas ela precisa deixar de se "fantasiar" de Clara Nunes e formar sua própria identidade de grande sambista.

29/03/2015 - 12:15

Betão

Veja mais

Quinta, 28 de Fevereiro de 2013 - 16:06

Gilda Mattoso revela bastidores de quando esteve longe, do lado de Renato Russo

por Evilásio Júnior | Fotos: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O cantor e compositor Renato Russo (1960-1996) foi para a Itália com a assessora de imprensa Gilda Mattoso em 1995 já com as cores do álbum "Equilíbrio Distante", o seu segundo e último disco solo em vida, praticamente escolhidas. Parecia que era só para improvisar, mas os desafios do membro da família Manfredini eram específicos: além de pesquisar a música local, vasculhar a certidão de casamento dos avós para obter o passaporte italiano. "Assessora de encrenca", como se autodefine em seu livro, Gilda – nona mulher do poeta Vinicius de Moraes, há três décadas no mercado artístico –, revelou ao Bahia Notícias quase sem querer os bastidores da ida ao país da bota com o filho da revolução. Entre a busca por canções comerciais, documentos na periferia de Cremona – terra do violinista Antonius Stradivarius e dos seus ancestrais – e a sua ignorância com a língua local, Renato e Gilda viveram algumas histórias pelo avesso. Da "crise de ciúme" de Caetano Veloso à festa estranha na casa de um escritor comunista, ela conta detalhes de como o líder da Legião Urbana reagia quando achava não haver compaixão: "Sabe o que eles fazem com gente gay como eu? Eles botam no paredão! É o fim do mundo!", reclamou Renato ao tentarem catequizá-lo sobre Cuba. Ela não fazia ideia de que a aventura reabriria a janela para a então esquecida música italiana – na época, a desconhecida Laura Pausini emplacara quatro faixas: "La solitudine", "Gente", "Strani amori" e "Lettera" – e muito menos de que o desejo inverso de Renato já estava ao seu lado. Quis partir menos de um ano depois, mas ela guarda consigo um retrato e a saudade mais bonita: "O Renato faz muita falta".

Bahia Notícias – Eu li em casa o encarte do disco "Equilíbrio Distante", de 1995, e vi que você tem outra faceta. Além de assessora de imprensa do meio artístico, você também é pesquisadora musical e viajou com Renato Russo a Itália toda. Me conta como foi a experiência.

Gilda Mattoso – Olha, foi ótimo e foi complexo, porque Renato foi uma pessoa complexa. Ele ficou muito feliz porque eu não sou propriamente uma pesquisadora, mas morei na Itália, tenho amigos, músicos e radialistas italianos, então facilitou para ele. Ele, na viagem, teve duas intenções: pesquisar o Equilíbrio Distante e ir atrás de documentos para tirar o passaporte italiano. Foi atrás da certidão de casamento dos avós deles, e nós achamos.

BN – Em qual região?

GM – Em Cremona [na Lombardia, norte italiano, terra do violinista Antonius Stradivarius]. Na periferia de Cremona. Os avós eram de um lugar chamado Sesto Cremonese. Nós fomos para Milão, em Milão pegamos um trem, fomos para Cremona e chegamos lá. Foi ótimo. Foi uma delícia. Apresentei ele a Fiorella Mannoia [cantora italiana de pop, rock e folk], ao Sergio Bardotti [autor do musical infantil Os Saltimbancos, adaptado por Chico Buarque no Brasil], que era um compositor da antiga muito amigo do Vinicius (de Moraes), e ao Massimiliano de Tomasi [parceiro de Renato na versão "Wave (Come Fa Un'Onda)"], mais ou menos da idade dele, talvez o Max seja mais novo um pouco, que tem um programa na RAI só de música brasileira, então faz muito bem essa ponte entre o Brasil e a Itália.

BN – Você tem noção de que houve uma reabertura da porta para a música italiana no Brasil a partir daquele momento? Depois dos anos 60 e 70, quando havia uma abertura maior, com nomes como Rita Pavone, Pepino di Capri, a música italiana caiu no esquecimento e só a partir do Equilíbrio Distante o país descobriu a geração de Laura Pausini e Eros Ramazzotti...

GM – É, a música italiana conheceu um sucesso estrepitoso nos anos 60 no Brasil, com Sergio Endrigo, Pepino di Capri, Nico Fidenco, enfim. Depois veio Rita Pavone, que foi um fenômeno. Na época nem se falava em marketing, mas era uma coisa meio de marketing, assim. Tinha talento e tudo. Desde Dommenico Modugno [cantor dos anos 50] muitos italianos conheceram o sucesso. E aí o Renato, com a legião de fãs que ele tinha, fez as pessoas começaram a ouvir de novo. Ele deu um gás à música italiana. Mas acho que caiu de novo. Tem um ranço com a música francesa, com a música italiana...


BN – Mas você se sente parte da retomada também, né? Porque você estava ao lado dele cavando o repertório...

GM – ... apresentando ele a essas pessoas. É, eu fiquei muito feliz com o trabalho, embora eu viajei pensando que ele quisesse uma coisa e ele queria música comercial italiana, entendeu?

BN – Música pop...

GM – É. E eu estava pensando nos cantautori [cantor-compositor], no Lucho Battisti, Lucio Dalla e tal, mas ele foi mesmo para Laura Pausini... caiu no popular (risos).


BN – Naquela época, foi o último disco antes de ele ficar mal da doença, porque teve o sucesso do Equilíbrio Distante, em 1995, mas na sequência veio  "A Tempestade ou O Livro dos Dias" (1996), pela Legião Urbana, em que ele já estava mal e pouco depois de o disco ser lançado (20 de setembro), em 11 de outubro, ele morreu. Ele já mostrava que ele estava com a saúde debilitada?

GM – Eu não sabia que ele estava doente quando nós viajamos. Eu não sabia. Ele manteve muito isso com o empresário [Rafael Borges], os meninos da Legião [Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá] e pouquíssima gente. Acho que nem a família na época sabia. Ele viajou muito bem. Ele era muito temperamental, né? Assim, eu um dia quando o vi enlouquecido na loja de discos Virgin de Milão, eu falei 'Renato, como é que você vai levar isso tudo?' – 'Eu dou um jeito'. Eu falei com ele que eu viajo com uma malinha mínima para não ter problema e não compro nada. Ele falou assim: 'Se fosse o Caetano [Veloso] você carregava as coisas para ele'. (muitos risos).

BN – (risos) Crise de estrelismo?

GM – (risos) Crise de ciúme! Eu falei, 'primeiro que eu não carrego a mala do Caetano, eu sou uma senhora', mas aí ele comprou uma caixa cheia de Brancas de Neve, de coisas, e foi enchendo aquilo de livro e disco, livro e disco, livro e disco. Aí depois pagou excesso, trouxe aquilo tudo, quando chegou no Rio ele esvaziou a caixa e mandou para a minha filha, que era pequena na época, de presente.

BN – A Marina [integrante da equipe de produção do Camarote Expresso 2222]?

GM – É (risos). Eu falei 'nossa, me deu tapa com luva de pelica' (risos). Era uma caixa linda. Ela guardava todos os joguinhos e as coisas dela nessa caixa. Tinha Branca de Neve, tinha Cinderela...


BN – Como era a convivência com ele nessa temporada na Itália?

GM – Era muito boa porque ele era muito inteligente! Tinha um senso de humor muito peculiar e a gente se divertia bastante. Teve um episódio até muito engraçado que, quando nós estávamos em Roma, eu liguei para o Gianni Minà, que é um jornalista que cobre esportes e era muito amigo de Vinicius, e é assim comunista de carteirinha. Foi o primeiro italiano a ir a Cuba na revolução entrevistar Fidel, aquelas coisas assim. E o Minà, eu liguei para ele e ele me chamou para jantar na casa dele. Eu falei: 'Ah Minà, eu estou acompanhando um artista pop brasileiro...' – 'Traz ele também! Eu estou recebendo um escritor peruano' – comunista, claro, porque na casa dele só ia gente comunista (risos). E eu tentei falar 'Gianni...' e ele: 'não, eu quero muito te ver'. Ele estava com uma mulher nova e disse que queria que eu a conhecesse – 'pode trazer seu amigo! Oito horas em ponto'. Italiano marca a hora porque eles fazem o macarrão quando a pessoa chega, senão a massa fica dura ou mole, enfim, aquelas coisas de italiano. Mas aí eu falei 'eu vou desencorajar o Renato porque isso não vai prestar. Esse elenco junto?'. Falei para o Massimiliano: 'Inventa alguma coisa para fazer com o Renato? É porque eu tenho um jantar na casa do Minà. Você acha que vai combinar?'. Ele disse 'não. Renato, Gianni? Não!' Bom, mas aí eu falei para ele, disse quem era o Gianni Minà e ele ficou interessadíssimo – 'Eu quero ir com você. Eu não quero sair com o Max, não'. Aí eu falei 'olha, Renato, mas tem que ser na hora certa porque italiano tem o negócio da massa, não-sei-quê'. Aí ele atrasou horas, nós chegamos lá e as pessoas já tinham comido a massa e já estavam no segundo prato. A mulher do cara se levantou da mesa, foi para a cozinha fazer um pouquinho de macarrão. Eu falei 'não, não precisa. A gente come a partir do segundo prato' – 'Não, não, não. É uma pasta que eu faço. É a minha especialidade'. Aí, enfim, a conversa estava indo, ele meio assim, porque não falava italiano...

BN – Renato não falava italiano?

GM – Nada! Mas tanto o Minà quanto o escritor, que era de língua espanhola, começaram a falar espanhol para ele poder compreender. E
aí eles começaram a fazer elogio a Cuba, a falar das coisas de Cuba e perguntaram ao Renato: 'Você conhece Cuba?'. Ele bem sério, ficou em pé e falou assim: 'Não. Sabe o que eles fazem com gente gay como eu? Eles botam no paredão! É o fim do mundo!' Menino (risos), eu queria me enterrar, entrar debaixo da mesa... Ele tinha toda a razão no que ele estava dizendo, mas... Aí depois o Minà foi na biblioteca, pegou um livro dele sobre Fidel, fez uma dedicatória para o Renato e me disse: 'molto interessante questo amico'. Eu falei: 'é' (muitos risos)!

BN – Você conviveu com um dos ícones de toda uma geração e, hoje em dia, a gente não tem mais esse tipo de personalidade dentro do cenário rock'n'roll. É claro que a cultura brasileira é rica, mas no rock perdeu-se um pouco daquela essência crítica que se tinha com Legião Urbana, Plebe Rude, Barão Vermelho, Titãs, Ira!, enfim. Para você, o que aconteceu? É uma questão de época apenas?

GM – Eu acho que é. Eu acho que essa coisa da internet é uma faca de dois gumes, entendeu? Acho que pulverizou tudo e eu acho muito inconsistente o rock de hoje. Não acompanho muito de perto porque não é muito a minha praia, mas não se pode comparar com Paralamas, Cazuza, Legião, enfim. O Renato faz muita falta.

BN – Como amigo também?

GM –Como amigo também. Muito divertido o Renato, inteligente... nossa! Uma loucura!

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Abril / 2015

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Ildázio Tavares Jr

Ildázio Tavares Jr: mais um carnaval e mudanças!

20/02/2015 09:00

Como gosto de escrever sobre o que vejo e tenho experiência, corri esse carnaval de ponta a ponta! Na pipoca do BaianaSystem e do furdunço, nos trios de Durval e Tuca, no Campo Grande, nos camarotes institucionais como o 2222 e o de Marta Goés, e nos camarotes comerciais da Skol, Salvador e Axé Mix! Enfim, o que vi segue abaixo.

Veja mais

Edimário Duplat

BN HQ: Após críticas de fãs, DC Comics decide cancelar capa polêmica com Coringa e Batgirl

17/03/2015 17:20

Divulgada na última sexta-feira (13), a capa variante da edição #41 de Batgirl nos Estados Unidos, desenhada pelo brasileiro Rafael Albuquerque, acabou sendo cancelada pela DC Comics nesta terça-feira (17) após diversas críticas feitas pelos fãs da série mensal norte-americana.

Veja mais

GastrôBahia - por Marcello Fontes

GastrôBahia: Almoço Domingo de Páscoa no Othon Palace

01/04/2015 18:53

O Menu do Almoço Domingo de Páscoa tem assinatura do novo chef executivo Marcos Brito e tem tudo para reunir a família

Veja mais

Mayana Winck

Make Up & Hair: tendências de cortes femininos para 2015

27/01/2015 16:44

Para quem gosta de estar sempre na moda, aí vai as dicas de cortes que estão fazendo a cabeça das mulheres neste verão. Sejam eles Repicados, ondulados, lisos, curtos ou longos, nossos cabelos falam da nossa personalidade, e eles devem se adaptar ao nosso modo de vida, trazendo praticidade e facilidade no dia a dia.

Veja mais