Terça, 26 de Dezembro de 2017 - 13:50

Curtas do Poder

Curtas do Poder

Antes de vir passar uns dias na Ilha, resolvi reunir os melhores momentos das Curtas do Poder de 2017. Como sabem, previ algumas situações que aconteceriam meses depois. Afinal, não era tão difícil prever o que aconteceria com Jacaré, Bitelo e companhia. Teve secretário que caiu quando falei, teve secretário que foi e voltou – mas que todo mundo esperava que ficasse -, teve suplente achando que era deputado. Não faltaram curtas no ano que passou. Enquanto eu aproveito meus Drehers aqui na beira da praia, aproveitem para lembrar tudo o que passou por essas bandas ao longo do ano.

 

Fevereiro

 

“Bitelo” tomou uma "chapoletada" que tá tonto até agora. Pensou que ia levar a vice na Câmara de Deputados. Acabou sendo rebaixado para a série B. (E depois do “bunker” está a caminho da série D)

 

 

* E o objetivo da turma agora é dar um chega prá lá da presidência do partido em Marcelo. Rei morto, rei posto. (Isso foi em fevereiro. O objetivo foi alcançado pouco tempo depois)

 

* O clima entre  Correria  Soberano está nublado com forte possibilidade de chuvas torrenciais, mesmo em pleno verão. (E sobrou trovoada o ano inteiro)

 

* Eu fico imaginando esse mauricinho,  Arthur Maia, presidindo a  Reforma da Previdência. Se ele me mostrar carteira assinada, com mais de dez anos de experiência, eu peço desculpa pública. (Desde fevereiro aguardo a foto da carteira)

 

* Agora, se você tem algum amigo feirense desempregado deve encaminhar currículo para a  Sedur. É vaga garantida. Não se esquecer de levar comprovante de residência, de  Feira, é claro. (Agora precisa ser de Barreiras, uma ligeira mudança geográfica)

 

Março

 

* Vem aí trabalho para o “ Protetor dos Animais”. Esquenta a notícia que querem prender o “ Jacaré” do  Rio São Francisco até o fim deste mês. Mesmo em estágio de hibernação, nem a “associação” protetora dos animais salva. (Pouco tempo depois foi confirmado que não tinha proteção certa para Jacaré)


* O nosso secretário,  Almir Mello, fez bariátrica. Tá diminuindo o corpo e aumentando os terrenos da  Prefeitura. Virou grileiro. (E fingiu esquecer que Jacaré e Bitelo foram seus padrinhos pra chegar no cargo)

 

* “ Cara de Paisagem” anunciou que viria passear no metrô. Depois que lembraram a ele do processo que corre no  Ministério Público  Federal da época em que era prefeito, o “ Cara” resolveu não aparecer. O  Soberano agradeceu e fez as honras sozinho. (Não apareceu e ainda viu ressurgir a investigação do Cartel quando a Camargo Correia fechou o acordo de leniência)

 

Coronel da “ Cesta” vai peitar o  Correria. Quer aprovar  PEC que permita aos deputados interferirem na aplicação dos gastos do governo.  Correria tá de olho bem aberto. (Coronel perdeu a parada, meses depois)

 

* O “ Pernambucano” vai de vento em polpa na direção de construir sua candidatura a deputado federal. Com mais de dez vereadores apalavrados para apoia-lo, vem deixando muito cacique com ciúme. É melhor tomar um banho de pipoca porque ciúme de homem, aqui na Bahia, acaba sendo transformado em mandinga das brabas. (Continua candidatíssimo)

 

Abril

 

* E o “Bonitinho” retou. Mesmo com o papai “Bonitão” afinado e alinhado com Correria, o menino anda a dizer cobras e lagartos. Alguns acham que ele, que gosta de “dengo”, está se chegando à turma dos “soberanistas”. (De abril para cá, só intensificou o flerte)


* O deputado  Paulo Maluf símbolo de corrupção do país está posando de bom moço. A turma do  PP ficou com medo de envolver  Maluf e não sobrar nada para eles. Certo,  “Conselheiro”? (Aconteceu o impensado e Maluf foi preso. Já o Conselheiro segue livre, leve e solto)

 

* O secretário de  Turismo José Alves finalmente vai resolver o problema do  ferry-boat. Está concluindo estudo para mandar afundar, sim afundar, dois ferries. Ou seja, dois problemas a menos. Êta solução prática! (Para constar, 8 meses depois a licitação afundou sem os ferries)

 

* Sobrenomes que ainda vão causar muita dor de cabeça ao  Anão, ao  Galego e ao  Jacaré Cardoso Daltro e  Ferraz. (Gustavo realmente causou indigestão ao Jacaré)

 

Maio

 

* O  Jurássico da CBPM, conterrâneo de  Brizola, vai ser peça de museu logo logo, a pedido do “ Gato Félix”. O “ Jurássico Jr.” já foi despachado pelo “ Defunto Lavado”. (O Jurássico ainda está lá)

 

* O  Jacaré não quer largar o osso. Volta e meia vai ao  Mordomo para receber um afago, e nada mais. Buzinaram no ouvido dele que queriam tomar a chefia do partido na Bahia. O Mordomo garantiu ao Jacaré que ele continua reinando no zoo. (Tiraram ele da chefia pouco tempo depois)

 

* O deputado estadual  Sidelvan Nóbrega nega de pés juntos, mas já recebeu o cartão vermelho do  PRB, leia-se  Tia Eron. A ordem é ele passar no RH para pegar “os tempos”, e cair fora. (Até hoje Sidelvan segue sem destino)


* Por falar em  Orla, é lindo ver os pombinhos  Tony Ávilla (ex de  Gretchen) e a deputada  Maria Luiza desfilando na  Orla aos domingos. (Deu casamento: a cerimônia acontece agora em janeiro, em Camaçari)

 

Junho

 

* Tá na hora da prefeita de  Lauro de Freitas assumir o mandato – sair das ruas de  Brasília e assumir a sua cidade. Aliás, nunca na história da Bahia tivemos tantos prefeitos ruins na  Região Metropolitana de Salvador Camaçari Candeias Simões Filho. Todos são abaixo da média. (Moema continua mais fora de Lauro do que na própria cidade)

 

Marcelo  Cunha” queria um partido para chamar de seu. Pelo andar da carruagem daqui a pouco vai ficar sozinho no seu naniquinho  PSL. Também um partido liderado por  Alan Castro não pode ser coisa que preste. Certo está “ Cunha”: antes só que mal acompanhado. (Agora nem o próprio Marcelo “Cunha” quer ficar por lá)

 

* A “ Santíssima Trindade” anda a aporrinhar o  Soberano. O beato  Maurício tomou uma enquadrada do vice “ Gatinho” e ficou murchinho. O beato  Zé “Costa” continua praticando suas “ Ruindades”. O Soberano não vê a hora de dar uma paulada no moço. (Nada mudou)

 

* O  Jacaré, temendo ser liberada a caça dentro do zoológico, tratou logo de entregar suas credenciais. O couro é grosso, mas tem medo de paulada. (15 dias depois, acabou enjaulado)

 

* Ah... Esse negócio do  aeroclube é conversa pura. Soube que o terreno já está reservado para, em caso de liberação dos cassinos, a área já estar negociada. Pode até mudar de nome -  Park Atlantic City. (Agora está com a promessa de virar centro de convenções)

 

* Se você é dono de cursinho, ou de escola de conceito no segundo grau e está precisando de um professor de português, dá uma ligadinha para nosso amigo  Jorge Portugal. Por muito em breve ele estará disponível na área. (A demissão até que demorou)

 

Julho

 

* Com a prisão de Geddel, o homem da mala que se deslocou de São Paulo até a capital baiana, trazendo o capilé do chefe, deve estar desesperado. Não duvide nada se ele se jogar de uma encosta. (Não se jogou da encosta e acabou preso, dois meses depois)

 

* Sobre o ex-secretário assediador, falta uma decisão judicial. Protelam a tanto tempo, que é capaz de prescrever. (Diferente do caso do outro cliente, o advogado ainda consegue adiar decisões sobre ele)

 

Marcelo  Cunha” está se achando. Vetou os nomes de “ Bonitão” e dos “ Comunas” na majoritária de  Correria Acorda “ Cunha”, seu tempo passou. (Como a PF ainda bateu na porta dele, a coisa só piorou)

 

* O ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo “Bobina” Machado, todo enrolado na Operação Adsumus é acusado de integrar um esquema corrupção que desviou o “singelo” valor de R$ 38 milhões dos cofres públicos. Deveria ir se acostumando a ver o sol nascer quadrado. (Em dezembro, finalmente ele viu o sol quadrado)


* O “ Defunto Lavado” vai ter que trabalhar, o que não é o seu forte. Depois do  Jacaré, o  assediador do MP também esta na espera de ganhar sua bijuteria. São tantas opções para os adereços que a turma vai parecer  Carmem Miranda. (O mercado de tornozeleiras continuou em alta desde então)

 

Agosto

 

* A partir de hoje na  Assembleia quem faltar vai ter o ponto cortado. Como ficará a comprovação de presença da primeira-dama com a colocação dos equipamentos de ponto digital? Será que foi cadastrada como “eminência parda” da Casa? (Alguém viu a lista dos pontos cortados?)

 

* Ficou feio para o “ Cara de Paisagem” não garantir ao  Mordomo os outros dois votos do partido na  Bahia. O “ Cara” sempre foi líder de si mesmo. É conhecido por não fazer grupo, porque só coça pra dentro. (Tempos depois, finalmente caiu da Esplanada)

 

* Falando no  "Dotô" Otto parece que a entrevista para MK no dia da votação alterou a posição do PSD na Câmara. Antes do almoço era uma coisa, no meio do almoço era outra e no final foi outra. (Mudanças de ventos e de empréstimos)

 

* O  Soberano quer tudo, menos  Bitelo como seu vice.  Não ia dar sossego um só minuto. (E agora quer distância)

 

* A lagoa do  Jacaré anda secando dia a dia. Fora os problemas pessoais, a turma do MP e, principalmente, da PF, não largam do seu pé. Fora os amigos que vão se tornando cada vez mais escassos. (Isso foi antes do bunker)

 

Setembro

 

* Será que pegaram Jacaré com a boca na botija?! Gente que não tem o que fazer disse que o dinheiro está no apartamento porque o gordo nunca confiou na Caixa e nem acredita no rendimento da poupança. Os mais maldosos ainda acreditam que foi pra esconder de Bitelo, seu irmão.

* Literalmente chegamos ao fundo do poço. O Mordomo passeando na China, e o Brasil sendo entregue ao comandado de Rodrigo Maia no Palácio do Planalto e, acreditem, Fufuca no Congresso. Tiririca errou: pior do que está, pode ficar, e muito.

* O “Defunto Lavado” providenciou, em tempo recorde, a bijuteria para Jacaré. Agora, com moderna tornozeleira e monitorado pela PF, não pode nem “assaltar” a geladeira. Dos crimes o menor.

* A Paloma Modesto está deixando a secretaria da Educação não é pela sua modéstia, é porque é “honestia”.

* Depois de ouvir “RUIindade” discursar chamando a bancada do Soberano de “submissa e subserviente”, o líder Camaleão tomou as dores e disparou contra o colega chamando-o de “capacho do Correria”. Quase vão as vias de fato. O clima esquentou.
 

Outubro


* O que tem de urubu sobrevoando a “carniça” do PMDB não é brincadeira. Arthur “Belezura” Maia, ex-morador do partido, e o “Cara de Paisagem” brigam para ver quem é o mais querido, ou melhor, quem puxa mais o saco do Mordomo e em troca ganham o partido na Bahia.

* Ademais, na verdade, o “Gatinho” quer aumentar o balaio de votos para não dar a menor chance do Soberano sonhar em desistir de concorrer ao governo. Querendo concorrer, o Soberano tem que renunciar ao cargo, e quem assume? Ninguém é besta, é a chance da prefeitura cair no colo.

* Vende-se uma arena multiuso em Salvador. Oportunidade, praticamente nova. Pouco uso. Bem localizada e capacidade para quase 50 mil pessoas. Vantagens adicionais: metrô na porta, área para expansão, espaço para shows com extensão de volume do som, liberação de anexo para hotel e shopping. Rombo garantido pelo governo. Procurar senhor Dênio em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

 

Novembro

 

* Essa história da prefeitura de Salvador ter R$ 1,5 bilhão em caixa, pedir R$ 2 bilhões de empréstimo e transformar Paulo Souto no coletor maior de impostos (inclusive, atos impopulares fazem parte do seu jeito de ser) me fez lembrar de Bitelo. Ele, junto com Jacaré, tinha R$ 51 milhões em bufunfa, mas Bitelo não aguentava ver um empresário que tomava "milzinho" pra campanha da sapatinha. E Jacaré, "invez" de alugar um jatinho, segundo Cunha, queixou o do doleiro Funaro. Ou seja, uns verdadeiros acumuladores.

* A defesa do Jacaré fez um pedido inusitado à Justiça: quer saber o nome e telefone do dedo duro. Não sou Madame Beatriz, mas apostaria que foi alguém que sabia das coisas e estava se sentido de escanteio. Descobrindo, o Jacaré vai com apetite para cima da presa.

* Os tucanos estão se bicando cada vez mais. Em Brasília o “general” Aécio desbancou Tasso, o “coronel” do Ceará. Por aqui o apito do Cara de Paisagem é quase mudo. Quem manda cada vez mais é a dupla João Gualberto de Garcia D'Ávila Peter e Mandacaru. A turma é pequena, mas briga é grande.

* Mandacaru se aliou de vez com João Gualberto de Garcia D'Ávila Peter e colocou de escanteio qualquer pretensão do Cara fazer parte da chapa do Soberano. Ele vai ter que procurar outro ninho.

 

Dezembro


* Duas trapalhadas do governo de Correria: a ponte e o Centro de Convenções. Este, aliás, se depender dos lobistas e captadores de recursos, sai é nunca.

* Essa delação de Job deve tá tirando o sono de Bitelo e Jacaré. Quebra-faca promovido a carregador de mala, Job não deve parar na matriarca da família. Dizem que pode entregar "Largatixa", importante "causista" carregador de mala.

* O novo diretor-geral da PF, Fernando Segóvia, chegou para a alegria dos “maleiros”. Uma “simples” mala com apenas R$ 500 mil não representa prova de corrupção. Os advogados de Jacaré querem saber: qual a regra quando forem seis malas, tipo as encontradas no apartamento na Graça?

Histórico de Conteúdo