Terça, 22 de Novembro de 2016 - 13:00

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

* Os principais apoiadores externos dos candidatos à presidência da Câmara de Vereadores começaram a se manifestar. “Caroço” tem o apoio declarado de “Cara de Paisagem” e Uldorico “Quem?” Pinto. Os dois juntos garantem um voto: o do próprio “Caroço”.

* Tiago “Coelho” tem o apoio da 1ª irmã e da turma do “Galinho”. Este pode surpreender, apesar de devagar, é da cozinha. #sabetudoAlôPrates é apoiado pela primeira mãe e pelo vice Bruno Reis, que manda na usina de asfalto da prefeitura. Ajudou muita gente.

* “Rolando Lero” tem o apoio do espelho de casa. Empata com “Caroço”, um voto (o próprio). Acaba de declarar apoio a #sabetudo, consciente que só possui o próprio voto. O bispo Isnard confia (?) em Tio Edir e na “nega”. Coitado dele. O “Padre” está confiando em Dom Murilo e nas preces a Santo Expedito. E Téo Senna conta com a ajuda da turma boa do pessoal do baba, e mais nada.

* Depois que “Cara de Paisagem” se antecipou e anunciou apoio a “Caroço”, Bruno Reis, que estava quieto, entrou em campo e declarou apoio à #sabetudoAlôPrates. Apressado come cru, já dizia minha vó.

* Daqui para janeiro com certeza vão aparecer inúmeros outros nomes.

* Vem rolando uma lista de apoio a um candidato a presidente na Câmara de Vereadores. Passados quase quinze dias que a dita lista está rolando, a realidade é que a mesma empacou com apenas quatro assinaturas. O fato que chama atenção é que dois dos apoios são dos jurássicos daquele parlamento. Renovação já.

* O assessor de imprensa de “Caroço” disse que a oposição na Assembleia ficou entusiasmada com a possibilidade de tê-lo concorrendo contra Marcelo “Cunha”. Não ouvi ninguém se manifestar em apoio ao rapaz. Vive de oba-oba.

* A entrevista entre o dito “Protetor dos Animais” e Eduardo Sales quase vira MMA em programa da TV do estado. De vaguejada à luta livre. Vale tudo. E olhe que eles são vizinhos de gabinete na Assembleia.

* O “ex-Protetor dos Animais” adora criar um factóide. Depois de se lançar candidato a presidente da Assembleia saltou para imprensa que a irmã será secretária da Juventude na nova gestão do Soberano. Achou pouco um factoide, criou logo dois.

* “Correria”, a esta altura do campeonato, ainda colocar o nome de dona Dilma nas placas de inaugurações de obra é demais. Tá parecendo viúva inconformada.

* Salvador agora tem seu aroma exclusivo criado por uma marca de cosméticos. Até agora achava que o “Xêro” era de xixi. E olhe que existe uma lei que pune os mijões. Sendo a abordagem no ato, imagino que seja algo bem constrangedor.

* A eleição americana deixou uma lição para todos nós: instituto de pesquisa com credibilidade é o nosso DataNilo. O resto é o resto.

* Quem conhece nosso querido ministro Geddel sabe que ele não fez só inocentes ponderações a respeito do embargo do Iphan em relação a construção do prédio na Ladeira da Barra que ele diz ter adquirido (??). Nunca soube que ele fosse tão educado.

* Aliás,  ficar sabendo das coisas, às vezes, angustia. É o meu caso. Quem fez pressão pela liberação do prédio do Iphan foi um dos principais líderes do PT na Bahia, que quis retribuir a Cosbat numa ajudinha da campanha

* Sabe quem vai se lenhar? Quem comprou do 13º em diante, pois vai ter dificuldades para receber seu dinheirinho de volta e muito provavelmente sem correção. O cabra da Cosbat vai embolsar o lucro de 13 apartamentos, Geddel, na brodagem, o mordomo conseguiu segurar seu cargo e o 14º em diante não vai ver navios.

* Depois do quiproquó da proibição das vaquejadas, o STF agora quer proibir o sacrifício de animais nos cultos religiosos. Os atabaques vão bater forte. Os ministros do Supremo que se protejam.

* O TJ homologar registro de preço de papel higiênico para compra de 3,2 mil pacotes com preço três vezes maior do que o praticado no mercado é prova cabal que o nosso Tribunal encontra-se na maior m* do mundo.

Isidório se lança candidato a presidente da Assembleia com as bênçãos do presidente do partido “Feliz” Mendonça. Aliás, esse Isidório e Mendonça se completam no quesito sanidade mental.

* Falando nisso, Sandrinho e o Doido quase se pegaram em pleno Plenário da Assembleia. “Vossa Excelência é um Moleque” foi um dos elogios mais leves que ecoaram do plenário.

* Agora que o PT resolveu apoiar desde o início a eleição de “Cunha” à presidência da Assembleia, partidos como o PP e PSD se lançam como candidatos.

* O ditado é certo: alegria de pobre dura pouco. A Justiça Eleitoral está a meio passo de confirmar a eleição do vereador Cezar Leite. Com isto, Atanázio Júlio volta a ser o primeiro suplente do PSDB. A esperança agora de Atanázio é que o Soberano puxe “Coelho” ou “Caroço” e ele fique na ponga.

* As críticas contundentes que o presidente da CVC dirigiu ao Estado mostra o quanto foi infeliz o “Correria” nas escolhas para o Turismo da Bahia. Zé Alves tá fora desta. Entrou agora, mas já está pagando o pato.

* O “Mordomo” anunciou nova redução no preço dos combustíveis. Os postos de Salvador fazem ouvido de mercador. Dane-se o “Mordomo”.

* O ex-afilhado de Luiz Caetano tomou um chega prá lá. Com apenas dois meses no governo do “Mordomo”, a mulher de Junior Muniz foi demitida. O presidente do PHS elegeu quatro vereadores em Salvador sob as bênçãos de Bruno Reis. Como presente perdeu a boquinha.

* O PTN vai mudar de nome. A sigla passará a se chamar “Podemos”. Faz mais sentido. Apesar de ser nanico no estado, o slogan mais adequado seria “Podemos Tudo” no governo do estado.

* Até o deputado Alex Lima já anunciou saída do PTN. Com todas as letra disse que não fica mais em partido nanico. O partido vai acabar só com “Pierre” e seus dois “afilhados” na Câmara de Salvador. Ele tá de malas afiveladas para ir para o PDT. Menos um voto prá “Cunha” ?

* Robinson Almeida buscava uma vaga no governo da Bahia. Alguma secretaria, conselho ou presidência de autarquia. Tem grande chance de assumir uma vice-presidência ...do conselho do Vitória.

* O “Pernambucano”, mão de vaca da prefeitura, aproveitou almoço de um site de fofoca, e comemorou o aniversário. Levou a esposa e os amigos mais íntimos. São por estas e outras que o cara tá bem de bolso.

* O Sindilimp, comandado pelo líder do Soberano na Câmara, vereador Suíca, não cansa de bater sem pena no governo do Estado. Ninguém consegue acreditar que um dia o rapaz foi da turma petista. Coisas da vida.

* O “Roda Presa” do “Correria”, agora com o “Galego” na parada, articula para voltar a Sedur. Já o “Freio de Mão” deve ir para o Palácio de Buckingham. Vai disputar o cargo com a Rainha da Inglaterra.

* Marcelo “Cunha” e sua trurma do PSL partiram pra cima de “Correria”. Pediram logo a secretaria de “ O Mauricinho”. Este deve ter ido imediatamente lá em Ondina.

* O professor “Aprovado” mostrou que “manda” na Cultura. Não conseguiu manter uma simples diretora no comando do Teatro em Santo Amaro. Precisou que artistas se mobilizassem para que “Correria” voltasse atrás no ato de exoneração. É o retrato de um “secretariado forte”.

* “Correria” deveria aproveitar a virada de ano e mandar metade - estou até bonzinho – do seu secretariado prá casa. Do jeito que as coisas vão, ou “Correria” manda, ou quem vai, daqui a dois anos, é ele.

* Ouvi aqui em Itaparica uma frase que retrata bem a situação: “Correria” tem um secretariado “wagareza”. Tudo a ver.

* Na última sexta o jornal de “Seo Barriga”, ao anunciar a nomeação do “Galego” no “Conselhão” colocou foto do “Galego” na cabeceira da mesa ainda como governador do Estado despachando com o então secretário Rui Costa. Pura maldade?

* “Edvardo, Meu Filho” presidiu o Conselhão no governo do “Galego”. Passou despercebido todo tempo. Não tinha nada para fazer e, portanto, não fez nada. Agora com o “Galego” no comando a história é outra. Aposto na romaria de empresários e políticos.

* Encontrei o Soberano na PF no feriadão da República. Calma pessoal, foi na PF (Praia do Forte) no Litoral Norte. Entre um gole e outro de um bom 12 anos ele deu algumas dicas: nosso “Harry Poter Envelhecido” será um super secretário. Quando perguntei por Silvinho, o “Terrível”, ele me disse que este sonha com uma vaga no Tribunal quando o Soberano for governador. Enquanto isso, pode passar uma temporada em Brasília.

* Sobre “Rolando Lero” disse que pode comprar uma chuteira nova para assumir uma secretaria. Tudo tem relação. O “Camaleão” sobrou e vai ficar liderando os vereadores.

* Quanto a “Caroço”, este vem implorando para ser secretário no governo municipal. Está querendo ir para a Educação, mas para onde for, vai ter a companhia de diversos indicados dos deputados do PSDB. A briga no partido tá boa. E o Soberano já escolheu seu candidato à presidência da Câmara. Ele “sabetudo” que ocorre nos bastidores e no momento certo anuncia.

* Quem não se arrumar por aqui em Salvador não tem o que se preocupar. O Soberano arranja uma boquinha em Camaçari. Já despachou Alexandre “Paupérrimo” prá arrumar a casa de Elinaldo. Será que vai levar seu laranjal?

* Afonso Florence acertou fazer rodízio na liderança do PT na Câmara Federal. Agora quer manter na sua corrente a liderança nacional. Seu maior feito foi adiar a votação da LDO. Quando foi pra convencer os colegas pela manutenção de dona Dilma deu no que deu.

* Aécio Neves anunciou que se Rodrigo Maia se viabilizar juridicamente será o candidato apoiado pelo PSDB. O “Cara de Paisagem”, seu fiel escudeiro, vai ficar a ver navios. Coitadinho!

* Pelo ritmo, Moro terá que construir uma ala nova em Curitiba para acomodar o pessoal do PMDB. Se houver licitação para construção, o consórcio baiano OAS/UTC/ Odebrecht leva vantagem. O pessoal já visitou as instalações.

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo