Colunistas

Elane Varjão

20/09/2014 - 08:00

Giro: Karina Facó e Maria do Carmo Queiroz apresentam novos looks da Elementais

A coleção será apresentada com exclusividade no Bahia Moda Design nesta terça-feira (23)

20/09/2014 - 08:00

Giro: Marianna Andrade coordena simpósio de cardiologia em Brasília

A cardiologista divide a responsabilidade com o especialista Jorge Ilha Guimarães, do Rio Grande do Sul.

Veja mais

Marcos Preto

18/09/2014 - 16:41

RelP: Extra: Ivete e Claudia Leitte juntas, nesta sexta-feira, 19, em Salvador

RelP: As “Deusas do Amor” da Gillete, conciliaram as agendas e lançarão, juntas, o Gillete Vênus na Bahia.

17/09/2014 - 11:25

RelP: Shopping Barra lança nova campanha com ações luxuosas e inovadoras

Shopping Barra aposta no olhar de Formadores de Opinião, desfiles e lounges de grandes grifes para anunciar as novidades do Verão 2015

Veja mais

Mayana Winck

18/09/2014 - 10:40

Make Up & Hair: Como se maquiar segundo seu tipo de pele

Qualquer que seja sua pele, seca, oleosa, clara ou negra, ela é a expressão de seus gestos de beleza, assim como sua maquiagem. Pois a chave de uma maquiagem perfeita é sem dúvida aquela que transmite um ar natural. A escolha da base e da cobertura tem que ser feita segundo a natureza de sua pele e sua cor. Seja qual for seu perfil, descubra aqui todos os conselhos para uma pele e uma maquiagem perfeita.

31/08/2014 - 09:10

Make Up & Hair: seus cabelos e o clima

As mudanças de estações, calor, frio, vento, chuva, as colorações repetitivas, os alisamentos, a exposição ao secador, pranchinhas, blábláblá... Nossos cabelos não ficam nada satisfeitos... A mudança de clima constante e a umidade acabam deixando nossos cabelos expostos a agressões extremas, entre elas o frízz, as pontas duplas e o ressecamento excessivo.

Veja mais

Paulo Roque Garcia

21/09/2014 - 13:00

Sampaulices: O Deus inca da fotografia e as Deusas do mundo fashion

Vamos falar de um grande fotógrafo do Peru, em cartaz em São Paulo. Trata-se da vibrante mostra do genial Mário Testino e a exposição intitulada “In Your Face”. São 122 imagens minuciosamente montadas e distribuídas em quatro salões do Museu de Arte da FAAP. A mostra já esteve no Museu de Belas Artes de Boston e no MALBA, em Buenos Aires.

07/09/2014 - 09:30

Sampaulices: Caldeirão cultural aquece corações e mentes no inverno de SP

Veja mais

Savana Caldas

02/09/2014 - 15:31

Municipal Lounge Bar aposta na gastronomia

Vencedora na categoria “Melhor Música ao Vivo”, do prêmio Veja Comer & Beber, uma das casas de shows mais badaladas da cidade tem sua maior inspiração na culinária.

31/07/2014 - 09:02

Gourmet - Outback revela surpresa para o Dia dos Pais

O Outback Steakhouse, em parceria com a Coca-Cola, preparou uma surpresa especial para o Dia dos Pais. Em todos os restaurantes da rede no domingo, 10 de agosto, os pais que forem comemorar a data no restaurante também receberão...

Veja mais

Literatura

Quando o mangueiral florece

Esta semana fazemos homenagem póstuma a Paulo Muniz, publicando um capítulo do livro Terra Grande, que tem programação de lançamento para 4 de janeiro de 2015 na ilha de Itaparica, onde ele nasceu e viveu. A obra é ambientada na Ilha de Itaparica, nas belas praias e aldeias de pescadores, onde o autor a escreveu há 54 anos. Carlos Navarro Filho

 

A lã e a linha

Autor de várias obras, o jornalista e escritor Jolivaldo Freitas nos brinda esta semana com o conto A lã e a linha. Seus livros de maior sucesso são Histórias da Bahia - Jeito Baiano, que ultrapassou a marca dos 30 mil exemplares vendidos, e Baianidade, Balangandãs & Mandingas, esgotados. Estão entre os mais procurados em literatura nacional. Neste trabalho ele fala do reencontro em um shopping de duas figuras carentes e solitárias, que não se viam há muitos anos (Carlos Navarro Filho).

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Entrevistas

'Na Bahia ainda faltam espaços legais', diz Russo Passapusso, que lança novo disco em São Paulo

Depois de 10 anos de carreira, como voz dos grupos BaianaSystem, Ministereopúblico e Bemba Trio, o cantor baiano de Feira de Santana Russo Passapusso lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Paraíso da Miragem”, pela Oloko Records. O disco teve forte influência da parceria com o músico paulista Curumin, que assina a produção junto com Zé Nigro e Lucas Martins, e apresenta um repertório intimista, com uma poética confessional, flertando entre o samba soul e o eletrônico, passando por rock e black music, tudo de forma espontânea e despretensiosa. O álbum, que nasceu e foi gravado em encontros musicais com Curumin em São Paulo, traz ainda participações de artistas como BNegão, Edgard Scandurra, Anelis Assumpção e Marcelo Jeneci. O show de lançamento acontece dia 11 de setembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, mas Passapusso promete apresentar o trabalho em Salvador, onde mora e atua com seus grupos. "A gente achou essa data no Sesc Vila Mariana para fazer o show e tem a facilidade para ensaiar com os caras, em respeito ao processo musical e por causa das carências de bons espaços em Salvador, decidimos tocar em São Paulo mesmo. Na Bahia ainda faltam espaços legais, com aparato legal, falta entender que as casas de show precisam ter som. Primeiro isso, e depois pensar na cerveja, na entrada e na bilheteria". Confira a entrevista que o músico concedeu ao Bahia Notícias.

Veja mais

Sexta, 16 de Agosto de 2013 - 10:20

'É uma história de amor', diz Glória Pires sobre 'Flores Raras', que estreia nesta sexta

por Marília Moreira

'É uma história de amor', diz Glória Pires sobre 'Flores Raras', que estreia nesta sexta
Dezoito anos se passaram desde a compra dos direitos do livro “Flores Raras e Banalíssimas”, de Carmen L. Oliveira, até a chegada do filme “Flores Raras” às salas de cinema de todo o Brasil nesta sexta-feira (15). O filme, dirigido por Bruno Barreto e protagonizado por Glória Pires e pela australiana Miranda Otto, se passa no Rio de Janeiro dos anos 50 e 60 e conta a história de amor entre a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (interpretada pela primeira) – criadora do Aterro do Flamengo, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa – e a poetisa norte-americana Elizabeth Bishop (interpretada pela segunda). 
 
Glória Pires está no projeto desde o início, antes mesmo do diretor Bruno Barreto – que foi convidado anos depois por sua mãe, também produtora do filme. Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (12), em Salvador, Glória Pires e Bruno Barreto comemoram o fato de o filme estrear em um momento propício ao debate sobre os direitos civis dos homossexuais. “Esse momento é maravilhoso, porque o filme contribui positivamente para esse debate. Não é um filme sobre a homossexualidade, mas tem esse fato como a situação das personagens que protagonizam a história. E, por isso, contribui de uma maneira muito positiva, mostrando essa relação amorosa e o desejo, às vezes tão prosaicos, dessas duas mulheres”, afirmou Glória Pires.
 
Nascida nos Estados Unidos, Elizabeth Bishop sempre esteve à deriva. Nos anos 50, decidiu viajar ao Brasil para uma “cura geográfica”; acreditava que novos ares fariam bem a ela e à sua poesia. No Rio de Janeiro, ficou hospedada na casa de Lota de Macedo Soares, então companheira de Mary Morse, antiga colega sua de faculdade. Logo de início, o encontro entre Bishop e Lota pareceu um desastre. Devido a uma crise alérgica que a impediu de retornar aos Estados Unidos no tempo previsto, Bishop teve de ficar mais um tempo na casa de Lota e Mary. Foi nesse ínterim que surgiu a paixão arrebatadora entre as duas. Com o romance, que durou cerca de 14 anos, as duas potencializaram suas criações: Bishop recebeu o Prêmio Pulitzer pelo livro “North and South” e Lota criou o Aterro do Flamengo. 
 

 
Para Bruno Barreto, o filme é essencialmente isso: uma história de amor. “É uma história de amor, que mostra como uma das personagens, no caso a Lota, que é a forte, a vencedora, a que sabe o que quer, fica cada vez mais fraca porque não sabe lidar com a perda, e como a fraca, perdedora, alcoólatra, indecisa, que vive viajando pelo mundo e não tem residência fixa, que é a Bishop, vai ficando cada vez mais forte, porque mal ou bem ela lida com as perdas e não as joga para debaixo do tapete”, sintetizou o diretor.
 
Apesar de ser uma produção nacional, o filme é quase que integralmente falado em inglês. Há uma semana "Flores Raras" abriu o 41º Festival de Gramado, com direito a homenagem a Glória Pires, que ganhou o Troféu Oscarito. Internacionalmente, o filme foi agraciado com o prêmio de público no Festival de São Francisco, maior festival gay do mundo. “Embora nosso filme não levante nenhuma bandeira, ele está contribuindo de uma forma muito positiva, muito clara, sobre a questão”, afirmou Glória Pires, que também acredita no preparo do público para lidar com tema quando tratado com seriedade.
 
Com uma trilha sonora impecável, o filme, segundo o diretor, pode ser definido com uma música que não faz parte da produção: “Fugaz”, de Marina Lima. “Acho que quando a Lota abre os braços, a Bishop diz a ela: "e a gente faz um país". E quando elas se abraçam elas criam realmente esse país, que é a Samambaia, o mundo delas”, contou o diretor.

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Ildázio Tavares Jr.

Ildázio Tavares Jr.: O ressurgimento do gostar da Rua

09/09/2014 18:10

Na coluna desta semana, Ildázio fala sobre a relação do soteropolitano com as atividades na rua e o retorno da população local para este tradicional hábito. "Jamais por livre espontânea vontade um baiano ‘retado’ se afastaria deste fenômeno que é a rua na sua vida! Agora oito maléficos anos do ex-alcaide João Henrique, que maltratou esta cidade como nunca, sim afastaram!". Leia a íntegra do texto.

Veja mais