Festa do Nosso Senhor do Bonfim começa nesta quinta-feira com novena
Foto: Divulgação

A Festa de Nosso Senhor do Bonfim tem início nesta quinta-feira (4) com a Novena, a partir das 19h. A abertura contará com apresentação do Coletivo Rumpilezinho, sob regência do maestro Letieres Leite, às 18h. Às 18h30 será realizado o hasteamento da Bandeira do Sr. Bom Jesus do Bonfim, dando início às comemorações que se estendem até o dia 14. Na sexta-feira (5), a primeira do ano, as missas ocorrem a partir das 5h, de hora em hora até ás 18h30, com a novena tendo início às 19h. A programação da novena se repete até o dia 10. Na quinta-feira (11), acontece a  Lavagem do adro da Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Neste dia, será realizada a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, que sairá às 9 horas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, tendo à frente o reitor da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes Silva e membros da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Os fiéis conduzirão o andor até a Colina Sagrada.

 

A novena será retomada na sexta-feira (12), sendo repetida no sábado (13). Neste dia, terá a tradicional apresentação dos Ternos de Reis, à noite. Domingo (18), será o dia maior da festa, com missa solene, às 10 horas, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger. A festa de 2018 terá como tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)”, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da novena. Os fiéis podem fazer seus pedidos e amarrar fitinhas do Sr. do Bonfim ao andor que conduzirá a imagem do Senhor do Bonfim da Igreja da Conceição da Praia à Colina Sagrada, até o dia (6). No dia seguinte, a imagem será levada à Igreja da Conceição da Praia.

 

Nesta primeira sexta-feira do ano a Vila Criativa, espaço de exposição e comercialização de artesanato e decoração, localizado na Casa dos Romeiros, Praça do Bonfim (ao lado da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim) vai abrir seu restaurante a partir das 11h. O cardápio para almoço terá comida baiana , caruru, vatapá, xinxim de galinha, feijão fradinho, farofa, acarajé, arroz. Também no espaço Casa dos Romeiros, os visitantes têm a disposição o Café Cultural, cafeteria com espaço para exposições que está funcionando de segunda a quinta-feira, das 14 às 18h; sexta e sábado, das 10 às 21h e aos domingos entre 10 e 18h.

Histórico de Conteúdo