Confronto entre Bahia e Bragantino terá exibição do curta ‘Fonte Nova’ neste sábado
Foto: Divulgação
A partida entre Bahia e Bragantino, que pode entrar para a história como o jogo do acesso tricolor à elite do futebol após o rebaixamento em 2014, neste sábado (19), às 16h30, na Arena Fonte Nova, contará com a exibição do curta-metragem “Fonte Nova”, dirigido por Matheus Vianna. O filme de 15 minutos, que acompanha a história de um jovem que precisa lidar com a grave doença de seu avô (com quem aprendeu a amar o futebol e o Bahia), será exibido nos telões do estádio antes do início da partida, das 14h30 e 15h25.

Em entrevista ao Bahia Notícias, Vianna explicou que a ideia por trás da história do curta surgiu a partir de um dos relatos colhidos durante a produção do documentário “Bahêa Minha Vida”, de 2011. “Entre os mais de 100 entrevistados com quem eu e o Marcio Cavalcante [diretor do documentário] conversamos, um dos depoimento foi de Marcos Reis, um torcedor fanático de Salvador, que contou a história do dia que ele tirou o pai, que estava bastante doente, do hospital para leva-lo a Fonte Nova para um BA-VI que poderia ser o último jogo da vida dele”, disse.

Para Vianna, a história de gratidão de um filho pelo pai que lhe ensinou o amor ao time do coração pareceu simbólica e digna de um argumento, que acabou sendo desenvolvido em parceria com Pedro Perazzo tempos depois. Parte das cenas, com os atores Talis Castro e Geraldo Portela, foram gravadas durante um Ba-Vi, na Fonte Nova, neste ano. Vale salientar que também em 2011, Vianna realizou o documentário “O Tricolor Voltou”, que registra cenas da campanha do acesso de 2010 e alcançou a marca de 30 mil DVDs vendidos. 

Agora o resultado dessa nova parceria com o time, que já foi exibido no Los Angeles Brazilian Film Festival e na décima segunda edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, poderá ser conferido pelo público pagante do jogo deste sábado em um momento potencialmente histórico. “Foi uma coincidência incrível finalizarmos o filme nesse período, a tempo de ser exibido na ocasião desse jogo que pode selar o retorno do Bahia mais uma vez a série A. É muito bacana essa união do cinema com o futebol”, comemora.

‘Fonte Nova’, que ainda reúne o levantamento de imagens do estádio e da torcida do Esquadrão de Aço, poderá ser assistido em breve na mostra “Rebobinando o Panorama” que será realizada na Sala Walter da Silveira, nos Barris, em uma data ainda a ser definida. 

Histórico de Conteúdo