Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Número de brasileiros que vão ao cinema e teatro dobrou em oito anos, diz pesquisa

Número de brasileiros que vão ao cinema e teatro dobrou em oito anos, diz pesquisa
Foto: Divulgação
Uma pesquisa nacional feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, revelou o crescimento de alguns hábitos na cultura do brasileiro nos últimos oito anos. Em 72 cidades do Brasil, foram ouvidos 1.200 consumidores culturais entre os dias 2 e 14 de dezembro de 2015. Os dados garantem que o número de pessoas que disseram ter ido ao cinema e ao teatro durante do ano de 2007 cresceu 100%, passando de 17%, em 2007, para 35%, em 2015, e de 6% para 12%, na mesma comparação.
 
“Para surpresa nossa, uma boa notícia é que mais brasileiros estão indo, principalmente, ao cinema e ao teatro, ao contrário do que se imaginava com o avanço da internet, em que havia uma preocupação de o brasileiro diminuir sua ida a esses dois programas culturais, em função de estar mais conectado à internet, vendo filmes ou peças de teatro pelo celular ou computador. A gente não percebe isso na comparação mais dilatada, em oito anos, na medida em que dobraram os percentuais dos brasileiros que foram ao cinema ou ao teatro”, relatou o gerente de Economia da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, à Agência Brasil.
 
Dos sete programas culturais pesquisados, só o item "visita à exposição de arte" permaneceu estável, com 8%. No caso da leitura, o percentual aumentou de 31%, em 2007, para 36%, em 2015. Em oito anos, o percentual de brasileiros que afirmou ter feito pelo menos um programa cultural subiu 10 pontos percentuais, de 43% para 53%. Em contrapartida, 47% dos entrevistados relataram não fazer nenhum programa de lazer cultural. Christian Travassos indicou que há ainda um grande caminho a percorrer para elevar os hábitos culturais dos brasileiros. “É um mercado a ser aproveitado ainda do ponto de vista tanto das empresas quanto do poder público”. Entre os 47% que não fizeram nenhuma atividade cultural listada na pesquisa, o momento de lazer mais citado foi ver televisão, para 77% dos consultados, seguido da ida à igreja, com 24%.