Com o intuito de divulgar a produção feminina, projeto '#LeiaMulheres' estreia em Salvador
Edição do projeto em São Paulo | Foto: Divulgação
A fim de chamar a atenção de leitores e editoras para a disparidade no número de publicações entre autores e autoras, a escritora inglesa Joanna Walsh propôs o projeto "#readwomen2014". No ano passado, a iniciativa chegou a São Paulo com o título de "leiamulheres" e neste fim de semana estreia em Salvador. A reunião do clube de leitura será às 14h no próximo sábado (23), na Livraria Leitura, que fica localizada no Shopping Bela Vista. "A ideia é que cada mês a gente escolha um determinado tema, como escritoras africanas, brasileiras, de ficção científica, quadrinhos pra ficar bem representativo", explica a blogueira Eduarda Sampaio ao Bahia Notícias. Eduarda e a também blogueira Ilmara Fonseca farão a mediação do clube nesta primeira edição. As colegas dividem a organização do projeto com outras três mulheres.
 
"Para essa primeira edição, a gente escolheu o 'Americanah', da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que é um livro que está fazendo muito sucesso. Ela é uma escritora jovem, que migrou para os Estados Unidos, então é a história de uma mulher negra que teve que se inserir em uma cultura americana, o que é bem difícil", define. Os livros lidos são escolhidos por meio de votação na página do projeto no Facebook para que os membros possam decidir juntos a próxima leitura. "Inclusive a gente está tentando conseguir sugestão de livros porque algumas das autoras que a gente pensou são difíceis de conseguir porque os livros são caros ou porque são impressas poucas tiragem", explica a blogueira.
 
Com apoio único da livraria, o #leiamulheres de Salvador terá encontros mensais, pré-agendados através da rede social do grupo. Homens e mulheres de todas as idades são convidados a participar e discutir as produções textuais. "A gente só pede que os frequentadores tenham em mente que o objetivo é ler mulheres, então discussões sobre diversidade, gênero estarão sempre ali", ressalta.
 
#leiamulheres Salvador
Data: 23 de janeiro de 2016
Local: Livraria Leitura (Shopping Bela Vista)
Horário: 14h
Nome do livro: Americanah
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Mediadoras: Eduarda Sampaio e Ilmara Fonseca
Entrada: Gratuita

Histórico de Conteúdo